Elianne Barreto Sabino

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9302207290830081
  • Última atualização do currículo em 15/01/2018


Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2009). Especialista em Educação, Cultura e Organização Social pela Universidade Federal do Pará (2010). Mestre em Educação ( Currículo e Formação de Professores) pela Universidade Federal do Pará (2012). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Pará. Membro do grupo de pesquisa: Educação e Constituição do Sujeito ECOS/CNPQ. Coordenado pela professora Drª Laura Maria da Silva Araújo Alves e do Grupo de pesquisa José Veríssimo, coordenado pela professora Drª Sônia Maria da Silva Araújo. Sócia da Sociedade Brasileira de História da Educação. Atualmente é professora substituta da Universidade Federal do Pará, Campus de Castanhal. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elianne Barreto Sabino
Nome em citações bibliográficas
SABINO, E. B.;SABINO, ELIANNE BARRETO


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Crianças órfãos tuteladas em processos judiciais (1899-1910): A infância desassistida da educação e da familia,
Orientador: Laura Maria Silva Araujo.
Palavras-chave: tutela;; autos;; Educação; familia; criança.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2012
Mestrado em Educacao.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A assistência e a Educação de meninas desvalidas no Colégio Nossa Senhora Amparo na Província do Grão-Pará (1860-1889).,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Profª. Drª. Laura Maria da Silva Araújo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: meninas;; desvalidas;; educação;; instrução pública..
Grande área: Ciências Humanas
2009 - 2010
Especialização em Educação, Cultura e Organização Social. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A instrução pública para as crianças pobres no império e no Grão-Pará.
Orientador: Profª. Drª. Laura Maria da Silva Araújo Alves.
2004 - 2009
Graduação em PEDAGOGIA.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A contação de Estória: Um estudo experimental na educação infantil.
Orientador: Laura Maria da Silva Araújo Alves.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Substituta, Carga horária: 60
Outras informações
Foi ministrada para a turma de pedagogia PARFOR, o disciplina : Planejamento e Organização do Ensino-Aprendizagem, no período de 10 a 15 de fevereiro de 2014.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Substituta, Carga horária: 40
Outras informações
Professora substituta, atua nos seguintes temas: História da infância na Amazônia; História das Instituições educativas na Amazônia; didática e formação de professores.

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista-PARFOR
Outras informações
Elianne Barreto Sabino ministrou a disciplina PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA, para graduandos do curso de PEDAGOGIA-PARFOR Campus Universitário de Marabá - Pólo goianésia do Pará. Nos turnos matutinos e vespertinos, no período de 30/07 a 04/08/2012.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Colaborador
Outras informações
Ministrou a disciplina Desenvolvimento Psicosocial na Infância, com Carga horária de 60 horas, para o curso de Pedagogia/Parfor.


Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: tutora à distância, Carga horária: 20
Outras informações
Elianne Barreto Sabino, exerceu atividades de tutoria à distância no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia- Modalidade a distância, na instituição de ensino superior (UEPA) Universidade do Estado do Pará, no período de 05/01 a 05/06/2010.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Crianças órfãos tuteladas em processos judiciais (1899-1910)
Descrição: O referido projeto, tem como objetivo analisar, por meios de autos de tutela, a educação que era dada pelo Estado, as crianças tuteladas, bem como desvelar o papel da família para com a infância..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Elianne Barreto Sabino - Integrante / LAURA MARIA DA SILVA ARAUJO ALVES - Coordenador.
2013 - 2016
A História do Instituto de Proteção e Assistência à infância do Pará 91912 -1934)
Descrição: A História do Instituto de Proteção e Assistência à Infância do Pará (1912-1934) Descrição: Este projeto de pesquisa, vinculado a História Social e Educacional da Assistência à Infância na Amazônia Paraense, tem como objetivo analisar, por meio de documentos oficiais (relatórios, prontuários, jornais, estatutos, atas, inventários, ofícios, material fotográfico etc.) o significado e sentido que as ações sociais e educativas do Instituto de Proteção e Assistência à Infância do Pará, criado em 1912, na cidade de Belém, pelo médico pediatra Ophir Pinto de Loyola A Infância no Pará, enquanto campo de intervenção, cuidados e estudos sobre a criança, não teve nada estruturado ou sistematizado até o século XIX, somente no início do século XX é efetivado às primeiras ações de atendimento médico-social a partir da fundação do Instituto de Proteção e Assistência à Infância no Pará (IPAI). Este projeto insere-se no contexto do Pará Republicano do início do século XX, momento em que os cuidados com a infância na região amazônica consolidam-se com a fundação de instituições de amparo às crianças pobres como a criação do Instituto de Proteção e Assistência à Infância do Pará- IPAI. A produção historiográfica paraense encontra-se ainda limitada no que se refere aos estudos sobre essa temática e, principalmente sobre o Instituto de Proteção e Assistência à Infância do Pará, hoje conhecido hospital de referência no Pará no atendimento de crianças, jovens e adultos com câncer. Numa perspectiva da História Social e Educacional da Infância e da Medicina Pediátrica no Pará, busca-se compreender a chamada modernização da Belém do Grão Pará, no qual, dentre outros aspectos que permeiam as mudanças no pensamento e nas práticas desta sociedade paraense, está à criação de institutos, asilos e educandários com o objetivo de cuidar da criança pobre e desvalida da região Norte.Objetivo Geral: Analisar, por meio de documentos oficiais (relatórios, prontuários, cartas, jornais, estatutos, atas, inventários, ofícios etc.) e material fotográfico, o sentido que as ações sócioeducativas do Instituto de Proteção e Assistência à Infância do Pará, criado em 1912, na cidade de Belém, pelo médico pediatra Ophir Pinto de Loyola, assumiram no atendimento de crianças pobres da capital do Pará no período republicano. Objetivos Específicos - Verificar que significado e sentido das ações do Instituto de Proteção e Assistência à Infância do Pará para o contexto político e ideológico do Estado e para o fortalecimento da pediatria do Pará; - Pontuar a relação do Instituto com o fortalecimento da Educação Pediátrica no Pará; - Identificar as motivações higienista que levaram o jovem médico Ophir Loyola a criar o Instituto de Proteção e Assistência à Infância pobre do Pará; - Destacar a repercussão da criação desse instituto para política higienista que circulava na capital do Pará; - Identificar a relação da criação do instituto com a política de proteção materno-infantil que se desenvolvia na capital da República; - Apontar a participação da sociedade paraense, sobretudo da elite paraense, na criação e ações desse instituto; - Descrever as ações e metas sócioeducativas implementadas no Instituto; - Preservar, recuperar, catalogar, organizar e inventariar documentos históricos do acervo documental do Instituto. Metodologicamente o presente projeto está inserido no âmbito da pesquisa qualitativa a partir da discussão sobre a pesquisa documental como método de compreensão e produção do conhecimento científico acerca de determinados recortes da realidade sócio-educacional. Nesta perspectiva, a pesquisa documental permite a investigação de determinada problemática não em sua interação imediata, mas de forma indireta, por meio do estudo dos documentos que são produzidos pelo homem e por isso revelam o seu modo de ser, viver e compreender um fato social. Tendo como objetivo analisar.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) .
Integrantes: Elianne Barreto Sabino - Integrante / LAURA MARIA DA SILVA ARAUJO ALVES - Coordenador / Antônio Valdir Monteiro Duarte - Integrante / Raimunda Dias Duarte - Integrante / Maria do P. Socorro G. de Souza Avelino França - Integrante / Welington da Costa Pinheiro - Integrante / Jacqueline Tatiane da Silva Guimarães - Integrante / Sheila Alves de Araújo - Integrante / Maria do Socorro Pereira Lima - Integrante.
2010 - 2012
A assistência e a Educação de meninas desvalidas no Colégio Nossa Senhora do Amparo na província do Grão-Pará (1860-1889).
Descrição: A presente pesquisa visa resgatar a história social e educacional do Colégio Nossa Senhora do Amparo, instituição pública que atendia crianças pobres na Província do Grão Pará, no período de 1860 a 1889. Criada para instruir, abrigar e educar as meninas pobres, a referida instituição foi pensada a partir de uma política de higienizar e de estabelecer ordem na Província do Grão-Pará, pois muitas crianças dormiam e viviam nas ruas, nos becos e em cortiços. Deste modo, as questões que norteiam esse estudo são: Que significado a instituição Nossa Senhora do Amparo teve para a sociedade paraense nesse período de 1860-1889? Que propósito educacional, político e social se tinha com a manutenção do Colégio Nossa Senhora do Amparo? Que concepção de infância desvalida encontra-se presente nos documentos do Colégio de Nossa Senhora do Amparo? Que atividades educativas foram implementadas no Colégio Nossa Senhora do Amparo? Para tentarmos responder tais questionamentos o objetivo principal deste estudo é compreender a instrução dada no Colégio Nossa Senhora do Amparo para as crianças desvalidas na província do Grão-Pará entre os anos 1860 a 1889..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Elianne Barreto Sabino - Integrante / LAURA MARIA DA SILVA ARAUJO ALVES - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SABINO, ELIANNE BARRETO2017SABINO, ELIANNE BARRETO. AUTOS DE TUTELA: UMA POSSIBILIDADE PARA COMPREENSÃO HISTÓRICA DA FAMÍLIA E DA INFÂNCIA NO PARÁ NO FINAL DO SÉCULO XIX. @RQUIVO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, v. 4, p. 7, 2017.

2.
SABINO, E. B.;SABINO, ELIANNE BARRETO2011SABINO, E. B.; SILVA, L. S. ; NASCIMENTO, S. V. S. ; ALVES, L. M. S. A. . O'revelar' da(s) infância(s) pelas fotografias da primeira metade do século XX na capital paraense.. Interletras (Dourados), v. 2, p. 14, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
SABINO, E. B.; ALVES, L. M. S. A. . HISTÓRIA DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DO AMPARO: A EDUCAÇÃO DAS MENINAS DESVALIDAS DA PROVÍNCIA DO GRÃO-PARÁ (1838-1889). In: Magali Reis; Roberta Rocha Borges. (Org.). EDUCAÇÃO INFANTIL: Arte, Cultura e Sociedade. Ied.CURITIBA: CRV Ltda., 2016, v. I, p. 240-261.

2.
SABINO, E. B.; ALVES, L. M. S. A. . Colégio Nossa Senhora do Amparo e a Educação das Meninas Desvalidas na Província do Grão-Pará (1850-1890). In: Sônia Maria da Silva Araújo Alves; Maria do P. Socorro G.de Souza Avelino França; Laura Maria da Silva Araújo Alves.. (Org.). Educação e Instrução Pública no Pará Imperial e Repúblicano. 1ed.Belém/ Pa: EDUEPA, 2015, v. 1, p. 105-132.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SABINO, E. B.; SILVA, L. S. ; NASCIMENTO, S. V. S. ; ALVES, L. M. S. A. . O 'revelar' da(s) infância(s) pelas fotografias da primeira metade do século XX na capital paraense.. Interletras (Dourados), 14 set. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MACIEL, R. A. ; SOUZA, M. S. A. ; SABINO, E. B. . INCURSÕES TEÓRICAS NAS DEFINIÇÕES DA CULTURA MATERIAL ESCOLAR: Contribuições de Souza, Julia, Bencosta, Vidal e Vinão.. In: IX EMHE ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: LEITURA, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2016, MARANHÃO. IX EMHE ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO:Leitura, alfabetização e letramento na História da Educação;. MARANHÃO: EDUFMA, 2016. v. X.

2.
MACIEL, R. A. ; SOUZA, M. S. A. ; SABINO, E. B. . INCURSÕES TEÓRICAS NAS DEFINIÇÕES DA CULTURA MATERIAL ESCOLAR: Contribuições de souza, julia, bencosta, vidal e Vinão. In: I CIHLILEB COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE HISTÓRIA DO LIVRO, DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS, ENTRE SABERES E FAZERES PEDAGÓGICOS, 2016, MARANHÃO. I CIHLILEB COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE HISTÓRIA DO LIVRO, DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS ENTRE SABERES E FAZERES PEDAGÓGICOS. SÃO LUIZ: EDUFMA, 2016. v. I.

3.
SABINO, E. B.. AUTOS DE TUTELA: UMA POSSIBILIDADE PARA A COMPREENSÃO HISTÓRICA DA FAMÍLIA E DA INFÂNCIA NO PARÁ NO FINAL DO SÉCULO XIX. In: III SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA INFÂNCIA NA AMAZÔNIA ; V COLÓQUIO CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO , CULTURA E EDUCAÇÃO , HISTÓRIA DA INFÂNCIA E DAS INSTITUIÇÕES DE ASSISTÊNCIA E EDUCAÇÃO NOS 400 ANOS DA CIDADE DE BELÉM, 2016, BELÉM. III SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA INFÂNCIA NA AMAZÔNIA ; V COLÓQUIO CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO , CULTURA E EDUCAÇÃO , HISTÓRIA DA INFÂNCIA E DAS INSTITUIÇÕES DE ASSISTÊNCIA E EDUCAÇÃO NOS 400 ANOS DA CIDADE DE BELÉM. BELEM, 2016. v. III.

4.
MACIEL, R. A. ; SOUZA, M. S. A. ; SABINO, E. B. . INCURSÕES TEÓRICAS NAS DEFINIÇÕES DA CULTURA MATERIAL ESCOLAR: Contribuições de Souza, Julia, Bencosta, Vidal e Vinão.,. In: IX EMHE ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO; LEITURA, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2016, SÃO LUIZ. IX EMHE ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, LEITURA, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. SÃO LUIZ: EDUFMA, 2016. v. IX.

5.
SABINO, E. B.. AUTOS DE TUTELA: UMA POSSIBILIDADE PARA COMPREENSÃO HISTÓRICA DA FAMÍLIA E DA INFÂNCIA NO PARÁ NO FINAL DO SÉCULO XIX. In: III SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA INFÂNCIA NA AMAZÔNIA, V COLÓQUIO CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO, CULTURA E EDUCAÇÃO. ' História da Infância e das instituições de assistência e educação nos 400 anos da cidade de Belém, 2016, Belém. III SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA INFÂNCIA NA AMAZÔNIA, V COLÓQUIO CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO, CULTURA E EDUCAÇÃO. " História da Infância e das instituições de Assistência e educação nos 400 anos na cidade de Belém". BELÉM: EDUFPA, 2016. v. III.

6.
SABINO, E. B.. A CULTURA MATERIAL ESCOLAR NO COLÉGIO NOSSA SENHORA DO AMPARO: O COTIDIANO E AS NORMAS DE UMA INSTITUIÇÃO PARA MENINAS DESVALIDAS NA PROVÍNCIA DO GRÃO-PARÁ (1860-1889). In: III COLÓQUIO DE PESQUISA DA LINHA EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA AMAZÔNIA, 2015, BELÉM. III COLÓQUIO DE PESQUISA DA LINHA EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA AMAZÔNIA. BELEM: EDUFPA, 2015. v. III.

7.
SABINO, E. B.. A CULTURA MATERIAL ESCOLAR NO COLÉGIO NOSSA SENHORA DO AMPARO: O COTIDIANO E AS NORMAS DE UMA INSTITUIÇÃO PARA MENINAS DESVALIDAS NA PROVÍNCIA DO GRÃO-PARÁ (1860-1889). In: III COLÓQUIO DE PESQUISA DA LINHA EDUCAÇÃO,CULTURA E SOCIEDADE: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA AMAZÔNIA, 2015, BELÉM. III COLÓQUIO DE PESQUISA DA LINHA EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA AMAZÔNIA. BELÉM: UDUFPA, 2015. v. III.

8.
SABINO, E. B.. A assistência e a Educação das meninas desvalidas no colégio Nossa Senhora da Amparo na Província do Grão-Pará (1860-1889). In: VII Encontro Maranhense de História da Educação: Infância, escola e família na história da educação, 2014, Maranhão. VII Encontro Maranhense de História da Educação, 2014. v. Vii.

9.
SABINO, E. B.. Colégio Nossa Senhora do Amparo e a educação das meninas desvalidas da província do Grão-Pará (1860-1889). In: II Colóquio de Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade: Educação e história das diferenças socioculturais no Brasil, 2013, Belém. II Colóquio de Pesquisas em Educação, Cultura e Sociedade. belém: uepa, 2013.

10.
SABINO, E. B.. 'A assistencia e a educação das meninas desvalidas no Colégio Nossa Senhora do Amparo'. In: I Seminário de História da Infância na Amazônia ' Educação e Cultura: pesquisa sobre infância e constituição do sujeito na Amazônia', 2012, Belém-Pa. I Seminário de história da infância na Amazônia "Educação e Cultura: pesquisas sobre infância e constituição do sujeito na Amazônia", 2012.

11.
SABINO, E. B.; ALVES, L. M. S. A. . A instrução pública para crianças pobres no Colégio Nossa Senhora do Amparo na província do Grão-Pará: um estudo da infância na Amazônia (1850-1890). In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação Invenção, Tradição e Escrita da História da Educação no brasil., 2011, Vitória-Es. VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011. v. VI.

12.
SILVA, L. S. ; SABINO, E. B. . A divinização do conhecimento: do olimpo aos mortais.. In: 9º Seminário Nacional de Política Educacional e Currículo., 2010, Belém.. 9º Seminário nacional de Políticas Públicas e Currículo 2010., 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SABINO, E. B.. A instrução pública para meninas desvalidas no Colégio Nossa Senhora do amparo na província do Grão-Pará: um estudo da infância na Amazônia.. In: 1º Colóquio de História da Educação do Pará: O estado do conhecimento em história da educação do Pará, 2011, Belém. 1º Colóquio de História da Educação do Pará, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SABINO, E. B.. Colégio Nossa Senhora do Amparo e a educação das meninas desvalidas da província do Grão-Pará (1860-1889). In: II Colóquio de pesquisas em Educação, cultura e sociedade: Educação e história das diferenças socioculturais no Brasil, 2013, Belém. II Colóquio de Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade. belém: uepa, 2013.

2.
SABINO, E. B.. A educação pedagógica para meninas desvalidas no Colégio Nossa Senhora do Amparo. In: 41ª Reunião Anual da Sociedade brasileira de Psicologia Formação e produção do Conhecimento em Psicologia., 2011, Belém-Pará. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2011.

3.
SABINO, E. B.; SILVA, L. S. ; NASCIMENTO, S. V. S. ; Soares ; ALVES, L. M. S. A. . O 'revelar' da(s) infância(s) pelas fotografias fotografias da primeira metade do século XX na capital paraense.. In: III Congresso Internacional de estudos Linguisticos e literários na Amazônia., 2011, Belém.. IIICIELLA Estudos Linguisticos e Literários: História e perspectivas., 2011. p. 97-98.

Apresentações de Trabalho
1.
SABINO, E. B.. AUTOS DE TUTELA: UMA POSSIBILIDADE PARA COMPREENSÃO HISTÓRICA DA FAMÍLIA E DA INFÂNCIA NO PARÁ NO FINAL DO SÉCULO XIX. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MACIEL, R. A. ; SOUZA, M. S. A. ; SABINO, E. B. . INCURSÕES TEÓRICAS NAS DEFINIÇÕES DA CULTURA MATERIAL ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DE SOUZA, JULIA, BENCOSTA, VIDAL E VINÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SABINO, E. B.. A ASSISTÊNCIA E A EDUCAÇÃO DE MENINAS DESVALIDAS NO COLÉGIO NOSSA SENHORA DO AMPARO NA PROVÍNCIA DO GRÃO-PARÁ (1860-1889). 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SABINO, E. B.. A ASSISTÊNCIA E A EDUCAÇÃO DE MENINAS DESVALIDAS NO COLÉGIO NOSSA SENHORA DO AMPARO NA PROVÍNCIA DO GRÃO-PARÁ (1860-1889). 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SABINO, E. B.. PEDAGOGIA EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SABINO, E. B.. Assistência e Educação: O regimento e o Estatuto do Colégio Nossa Senhora do Amparo na educação de Meninas desvalidas na Província do Grão-Pará. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SABINO, E. B.. A CULTURA MATERIAL ESCOLAR NO COLÉGIO NOSSA SENHORA DO AMPARO: O COTIDIANO E AS NORMAS DE UMA INSTITUIÇÃO PARA MENINAS DESVALIDAS NA PROVÍNCIA DO GRÃO-PARÁ (1860-1889). 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SABINO, E. B.. A CULTURA MATERIAL ESCOLAR NO COLÉGIO NOSSA SENHORA DO AMPARO: O COTIDIANO E AS NORMAS DE UMA INSTITUIÇÃO PARA MENINAS DESVALIDAS NA PROVÍNCIA DO GRÃO-PARÁ (1860-1889). 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SABINO, E. B.. PEDAGOGIA EM AMBIENTE NÃO ESCOLAR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SABINO, E. B.. Normas e Disciplinamento : O Regimento e o Estatuto do Colégio Nossa Senhora do Amparo na educação das meninas desvalidas na Província do Grão-Pará (1860-1889). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SOUSA ; ALVES, L. M. S. A. ; SILVA, L. S. ; SABINO ; SABINO, E. B. ; NASCIMENTO, S. V. S. . O revelar da(s) infancia(s) pelas fotografias da primeira metade do século XX na capital Paraense. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SABINO, E. B.. A educação pedagógica para meninas desvalidas no Colégio Nossa Senhora do Amparo: um estudo da infância na Província do Grão-Pará 1850-1890. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SABINO ; SILVA, L. S. ; SABINO, E. B. . DO OLÍMPO AOS MORTAIS: A DIVINIZAÇÃO DO CONHECIMENTO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SABINO, E. B.. A contação de Histórias: Um estudoexperimental com crianças na Educação Infantil.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
SABINO, E. B.. VI SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICA EDUCACIONAIS E CURRÍCULO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
SABINO, E. B.; SANTOS, L. S. . A artecomo Prática padagogica: desafios e possibilidades.. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MAIA, .. P. R.; SABINO, E. B.; NASCIMENTO, E.. Participação em banca de CLENILDA MONTEIRO DE SOUZA.A LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA COMO RECURSO METODOLOGICO NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

2.
MAIA, .. P. R.; SABINO, E. B.; NASCIMENTO, E.. Participação em banca de HERVILYS DE JESUS ASSIS.FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES PARA A EJA: UMA ANÁLISE NA ESCOLA MUNICIPAL EMILIA GIMENEZ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

3.
RAMOS, J. B. S.; SABINO, E. B.; NASCIMENTO, E.. Participação em banca de MARIA BEATRIZ ESPIRITO SANTO OLIVEIRA.A BRINQUEDOTECA SESC CASTANHA: ESPAÇO LÚDICO QUE CONTRIBUI NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

4.
RAMOS, J. B. S.; SABINO, E. B.; DIAS, L. C. C.. Participação em banca de CARLA CAROLINE DOS SANTOS BAIA.O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS SERIES INICIAIS NA ESCOLA SALVIANO JOSÉ DE FARIAS NA VILA DE AMERICANO PA.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

5.
MAIA, .. P. R.; SABINO, E. B.; RAMOS, J. B. S.. Participação em banca de MARCELLY REJANNE ARAÚJO DE MORAES.O USO DE JOGOS EDUCATIVOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFESSORA IRENE TORRES.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

6.
RAMOS, J. B. S.; SABINO, E. B.; DIAS, L. C. C.. Participação em banca de MERIANE DOS SANTOS SOARES.EDUCAÇÃO DE IDOSOS: UM ESTUDO DE CASO NO PROGRAMA GETI NA UFPA CAMPUS CASTANHAL-PA.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

7.
SILVA., L. C. F.; SABINO, E. B.; NASCIMENTO, E.. Participação em banca de KASSIANA VASCONCELOS RODRIGUES DE LIMA.POLÍTICAS PÚBLICAS E LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DA ESCOLA MUNICIPAL ?NOSSA SENHORA DA PIEDADE? ? IRITUIA/PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

8.
SILVA, L. S.; SABINO, E. B.; NASCIMENTO, E.. Participação em banca de PAULA ALESSANDRA NASCIMENTO LOPES.TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: NOVAS POSSIBILIDADES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

9.
PEREIRA, D. C. P.; SABINO, E. B.; ALVES, J. R. T.. Participação em banca de PATRÍCIA DA SILVA PESSOA.EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O TRABALHO DO INTÉRPRETE EDUCACIONAL DE LIBRAS NO ENSINO REGULAR EM UMA ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DE CASTANHAL-PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

10.
SABINO, E. B.; PEREIRA, D. C. P.; NASCIMENTO, E.. Participação em banca de VANESSA DA SILVA SOUZA.O USO DAS ATIVIDADES LÚDICAS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA ESCOLA MANOEL JOSÉ SANCHES DE BRITO, NO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA-PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

11.
SABINO, E. B.; OLIVEIRA, C. V. C.; CORREA, L. S. F.. Participação em banca de MONISE MAYARA M. DE SOUSA CARDOSO.MEMÓRIA DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO E SUA RELAÇÃO AFETIVA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

12.
SABINO, E. B.; PEREIRA, D. C. P.; NASCIMENTO, E.. Participação em banca de SORAYA CONCEIÇÃO DIAS.O ENSINO DA LEITURA NA FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE MARACANÃ-PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

13.
SABINO, E. B.; OLIVEIRA, C. V. C.; CORREA, L. S. F.. Participação em banca de SHEILA CHRYSTINA DE OLIVEIRA ARAÚJO.UM BREVE ESTUDO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE ORIENTAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS DE 2000 A 2015. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

14.
SABINO, E. B.; OLIVEIRA, C. V. C.; CORREA, L. S. F.. Participação em banca de PATRÍCIA RAPHAELE DA COSTA SILVA.A ORIENTAÇÃO SEXUAL NO AMBIENTE ESCOLAR: UM OLHAR SOB OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

15.
PEREIRA, D. C. P.; SABINO, E. B.; NASCIMENTO, E.. Participação em banca de MARIA DEILA GUEDES DE AZEVEDO.EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O TRABALHO DOCENTE COM UM ALUNO AUTISTA EM UMA TURMA REGULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL EM CASTANHAL-PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

16.
PEREIRA, D. C. P.; SABINO, E. B.; NASCIMENTO, E.. Participação em banca de ROMERITO BRITO PINHEIRO.INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: O TRABALHO DO PROFESSOR DA SALA DE AEE EM UMA ESCOLA MUNICIPAL EM VIGIA-PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

17.
SABINO, E. B.; RAMOS, J. B. S.; KIMURA, P. R. O.. Participação em banca de LUCIANE PEREIRA DE MORAES.A PRÁTICA DO CUIDADOR SOCIAL E DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO CENTRO DE ACOLHIMENTO ALZIRA CELY PINTO CARDOSO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTE INSTITUCIONALIZADAS NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL-PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

18.
SABINO, E. B.; PEREIRA, D. C. P.; NASCIMENTO, E.. Participação em banca de MONALISA DE OLIVEIRA FERNANDES.A MÚSICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL ANJINHO APRENDIZ NO MUNICÍPIO DE BELÉM-PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

19.
SABINO, E. B.; PINHEIRO, W. C.; KIMURA, P. R. O.. Participação em banca de AYLLA ISABELLE VAZ DE SOUZA.OS DESAFIOS ENCONTRADOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS : UMA VISÃO DOS PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL AIMEÉ SEMPLE MCPHERSON, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA-PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

20.
SABINO, E. B.; RAMOS, J. B. S.; KIMURA, P. R. O.. Participação em banca de KARLLA THAMYRES NEVES GUERREIRO.A PEDAGOGIA SOCIAL NA EDUCAÇÃO DOS SUJEITOS EM VULNERABILIDADE: UMA PESQUISA NO CENTRO DE ACOLHIMENTO MUNICIPAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

21.
SABINO, E. B.; RAMOS, J. B. S.; PINHEIRO, W. C.. Participação em banca de MARIA DO SOCORRO DAMASCENO DA SILVA.O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL JARDIM I: UM ESTUDO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL SÃO FRANCISCO DE ASSIS NO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO PARÁ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

22.
SABINO, E. B.; PEREIRA, D. C. P.; NASCIMENTO, E.. Participação em banca de SORAYA CONCEIÇÃO DIAS.O ENSINO DA LEITURA NA FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE MARACANÃ-PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

23.
SABINO, E. B.; OLIVEIRA, C. V. C.; CORREA, L. S. F.. Participação em banca de JÉSSICA MAYUMI SONODA.AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO NA ESCOLA INSTITUTO DE EDUCAÇÃO BETEL EM CASTANHAL-PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

24.
SABINO, E. B.; OLIVEIRA, C. V. C.; CORREA, L. S. F.. Participação em banca de MARIA DO SOCORRO DA COSTA PEREIRA.A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DAS PROFESSORAS QUE ATUAM NAS TURMAS DO MATERNAL DA ESCOLA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ NO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

25.
SABINO, E. B.; OLIVEIRA, C. V. C.; CORREA, L. S. F.. Participação em banca de ROSILENE MONTEIRO CASSEB.UM BREVE ESTUDO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE LEITURA DE 2001 A 2011 NO BRASIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

26.
SABINO, E. B.; ARAUJO, T. R. S.; PINHEIRO, W. C.. Participação em banca de LIDUINA MOTA ARAÚJO.O INCENTIVO DA LEITURA PARA CRIANÇAS DO 5º ANO NO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA JOÃO BOTELHO DE SOUZA, NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DO PARÁ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

27.
SABINO, E. B.; ARAUJO, T. R. S.; PINHEIRO, W. C.. Participação em banca de MÁRCIA CRISTINA DA SILVA FARIAS.RELAÇÃO DOS DOCENTES DAS SÉRIES INICIAIS DA ESCOLA VICENTE DE PAULA QUEIRÓZ NO MUNICÍPIO DE IRITUIA COM O PLANEJAMENTO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

28.
PEREIRA, D. C. P.; SABINO, E. B.; NASCIMENTO, E.. Participação em banca de KATIA VALÉRIA CAVALCANTE DA COSTA.O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PERSPECTIVA EDUCACIONAL DO ALUNO SURDO NA ESCOLA EMILIA GIMENNEZ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

29.
PEREIRA, D. C. P.; SABINO, E. B.; NASCIMENTO, E.. Participação em banca de MARILENE DE ARAÚJO OLIVEIRA.o DOCENTE AUXILIAR COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS INCLUSOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CASTANHAL-PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

30.
PEREIRA, D. C. P.; SABINO, E. B.; NASCIMENTO, E.. Participação em banca de MÁRCIA DO SOCORRO DA SILVA PINHEIRO.ANÁLISE DO ATENDIMENTO EM UMA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NO MUNICÍPIO DE MARACANÃ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

31.
PEREIRA, D. C. P.; SABINO, E. B.; NASCIMENTO, E.. Participação em banca de ILMA FERREIRA PIMENTEL.ANÁLISE DE METODOLOGIAS DA DISCIPLINA LIBRAS NO MUNICÍPIO DE MARACANÃ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

32.
PEREIRA, D. C. P.; SABINO, E. B.; NASCIMENTO, E.. Participação em banca de CILENE DO SOCORRO GOMES MONTEIRO.A INCLUSÃO DO ALUNO DEFICIENTE EM CLASSE MULTISERIADA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

33.
SABINO, E. B.; KIMURA, P. R. O.; PINHEIRO, W. C.. Participação em banca de Cristiane Ramos Aleixo.Educação de Jovens e Adultos: a Concepção dos professores-alfabetizadores sobre a Educação de Jovens e Adultos na Escola Profª. Maria da Encarnação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

34.
SABINO, E. B.; PINHEIRO, W. C.; KIMURA, P. R. O.. Participação em banca de Vitária Carolina Pinto Machado.O trabalho Pedagógico na brinquedoteca do Hospital Municipal de Urgência e Emergência Drª. Maria Laise Pereira no Município de Castanhal-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

35.
SABINO, E. B.; ARAUJO, T. R. S.; KIMURA, P. R. O.. Participação em banca de Maria Suzane Silva Chaves.A Concepção Docente sobre a Coordenação Pedagógica na Escola Municipal Ana Paula dos Santos e Santos em Castanhal-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

36.
PEREIRA, D. C. P.; SABINO, E. B.; NASCIMENTO, E.. Participação em banca de Jéssica Sales de Lima.Relação entre o processo de ensino e aprendizagem e a violência escolar: Um estudo de caso na E. M. de Ensino Fundamental Rosália Pinheiro no Distrito de Americano/ Santa Izabel- PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

37.
PEREIRA, D. C. P.; LAMEIRA, A. P. G.; SABINO, E. B.. Participação em banca de Natali Cristina Brasil Melo.Pedagogia Social: A ação dos pedagogos ocasionais e suas práticas pedagógicas como intervenção de pesquisa social nos Bairros da Cremação, Guamá e Terra Firme. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

38.
SABINO, E. B.; RIBEIRO, M. E. D. S.; MAGALHAES, L.. Participação em banca de Maria do Socorro Faustino da Silva.A avaliação da aprendizagem: um estudo no 6º ano de ensino fundamental, na escola Raposo Tavares em São Francisco do Pará.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

39.
SABINO, E. B.; RIBEIRO, M. E. D. S.; MAGALHAES, L.. Participação em banca de Gilda Reis Soares.O pacto de alfabetização na E. M. E. F. " Deputado Nilson Célio Sampaio" na visão dos professores: Como foco a avaliação na lingua portuguesa no 2º ano do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

40.
SABINO, E. B.; RIBEIRO, M. E. D. S.; SILVA, E.. Participação em banca de Edilena Lopes Tavares.O processo de avaliaçãp da aprendizagemna educação infantilna Escola Municipal de Educação Infantil Maria Castro do Vale Vilar na cidade de Marapanim. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

41.
SABINO, E. B.; RIBEIRO, M. E. D. S.; SILVA, E.. Participação em banca de Edilena Lopes Tavares.O pçrocesso de avaliação da aprendizagem na educação infantil na Escola Infantil Maria Castro do Vale Vilar na cidade de Marapanim. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

42.
ARAUJO, T. R. S.; COSTA, R. P.; SABINO, E. B.. Participação em banca de Giullia Tatiane da Silva Teixeira; kátia Vasconcelos Santana.O ensino de História nas escolas do Baixo Tocantins: um estudo acerca da aplicabilidade da Lei 11.645/08 que rege a inclusão de conteúdos relacionados à História da áfrica.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.

43.
ARAUJO, T. R. S.; SABINO, E. B.; SILVA, A. P.. Participação em banca de Fabiano Darlindo Veloso.Entre a lei 11.645/08 e o ensino da história: a constituição de conteúdos relacionados à cultura e a história indígena nas escolas de Belém. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Escola Superior Madre Celeste.

44.
ARAUJO, T. R. S.; SILVA, A. P.; SABINO, E. B.. Participação em banca de Mariana do Socorro Bastos de Jesus de Souza.O ensino de história e as questões raciais no contexto da Lei 10.639/2003. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Escola Superior Madre Celeste.

45.
ALVES, L. M. S. A.; SILVA, L. S.; SABINO, E. B.. Participação em banca de Leonaldo Gonçalves dos Santos.BULLYING: Um estudo sobre as formas de afiirmação de poder interpessoal através da agressão moral, física e psicológica no ambiente escolar.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FONTES DOCUMENTAIS, MEMÓRIA E EDUCAÇÃO.DOCUMENTOS, ARQUIVOS E MEMÓRIA PARAENSE. 2017. (Encontro).

2.
CURRÍCULO EM MOVIMENTO: LIMITES, AVANÇOS E PERSPECTIVAS AS DA ESCOLA BRAGANTINA NA. 2016. (Outra).

3.
III SEMINÁRIO DA INFÂNCIA NA AMAZÔNIA, V COLÓQUIO CONSTITUIÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO ..AUTOS DE TUTELA: UMA POSSIBILIDADE PARA COMPREENSÃO HISTÓRICA DA FAMÍLIA E DA INFÂNCIA NO PARÁ NO FINAL DO SÉCULO XIX. 2016. (Seminário).

4.
IX EMHE ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: LEITURA, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.INCURSÕES TEÓRICAS NAS DEFINIÇÕES DA CULTURA MATERIAL ESCOLAR: contribuição de Souza , Julia, Bencosta, Vidal e Vinão. 2016. (Encontro).

5.
JANELAS PIA: PROGRAMA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA-PIA.A ASSISTÊNCIA E A EDUCAÇÃO DE MENINAS DESVALIDAS NO COLÉGIO NOSSA SENHORA DO AMPARO NA PROVÍNCIA DO GRÃO-PARÁ (1860-1889). 2016. (Outra).

6.
III COLÓQUIO DE PESQUISA DA LINHA EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA AMAZÔNIA. 2015. (Outra).

7.
III COLÓQUIO DE PESQUISA DA LINHA EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA AMAZÔNIA.A CULTURA MATERIAL ESCOLAR NO COLÉGIO NOSSA SENHORA DO AMPARO: O COTIDIANO E AS NORMAS DE UMA INSTITUIÇÃO PARA MENINAS DESVALIDAS NA PROVÍNCIA DO GRÃO-PARÁ (1860-1889). 2015. (Outra).

8.
VIII Encontro Maranhense de História da Educação : Os sujeitos Silenciados na História da Educação.Assistência e educação: o regimento e o estatuto do Colégio Nossa senhora do Amparo na educação das meninas desvalidas na Província do Grão-Pará (186-1889). 2015. (Encontro).

9.
II Seminário de História da Infância na Amazônia; IV Colóquio Constituição do Sujeito, Cultura e Educação ; História da infância , Educação e Práticas Culturais.Normas e Disciplinamento: O regimento e o Estatuto do Colégio Nossa Senhora do Amparo na Educação das meninas desvalidas na Província do Grão-Pará (1860-1889). 2014. (Seminário).

10.
VII Encontro Maranhense de História da Educação: Infância, escola e femília na história da educação. 2014. (Encontro).

11.
XIX ENCONTRO PARAENSE DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA . GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NO PARÁ: CONSTITUIÇÃO DE SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE.PEDAGOGIA EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES. 2014. (Encontro).

12.
As pesquisas sobre a cultura material escolar no Brasil.. 2013. (Outra).

13.
II Colóquio de Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade: Educação e história das diferenças socioculturais no Brasil.. 2013. (Outra).

14.
II Colóquio de Pesquisas em Educação, Cultura e Sociedade: educação e história das diferenças socioculturais no Brasil..Colégio Nossa Senhora do Amparo e a Educação das meninas desvalidas da Província do Grão-Pará (1860-1889). 2013. (Outra).

15.
I Colóquio de Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade. 2012. (Outra).

16.
III Colóquio Constituição do Sujeito, Cultura e Educação. 2012. (Outra).

17.
III Colóquio Constituição do Sujeito Cultura e Educação.A assistência e a educação das meninas desvalidas no Colégio Nossa senhora do Amparo.. 2012. (Outra).

18.
I Seminário de História da Infância na Amazônia. 2012. (Seminário).

19.
I Seminário de História da Infância na Amazônia.A assistência e a educação das meninas desvalidas no Colégio Nossa Senhora do Amparo.. 2012. (Seminário).

20.
XVI Feira Pan-Amazônica do Livro.História da Infância no Brasil e Portugual: aproximações e distanciamentos.. 2012. (Outra).

21.
1º Colóquio de História da Educação no Pará: o Estado do conhecimento em História da educação do Pará.A instrução pública para meninas desvalidas no Colégio Nossa Senhora do Amparo na província do Grão-Pará: um estudo da infância na Amazônia.. 2011. (Outra).

22.
41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia Formação e produção do conhecimento em psicologia. 2011. (Encontro).

23.
41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia Formação e Produção do conhecimento em Psicologia. Senhora do Amparo: um estudo da infância na Amazônia paraense 1850-1890. 2011. (Congresso).

24.
IIICongresso Internacional de Estudos Linguisticos e Literários na Amaazônia.. 2011. (Congresso).

25.
III Congresso Internacional de Estudos Linguisticos e Literários na Amazônia. O revelar da(s) infância(s) pelas fotografias da primeira metade do século XX na capital Paraense.. 2011. (Congresso).

26.
XX EPENN (Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste). 2011. (Encontro).

27.
CÍRCULOS TEMÁTICOS DO ECOS. 2010. (Outra).

28.
IX SEMINARIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO: A EXPANSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO AXIOLÓGICA DOS PESQUISADORES: DIMENSÃO ÉTICO-POLÍTICA-EPISTEMOLÓGICA.DO OLÍMPO AOS MORTAIS: A DIVINIZAÇÃO DO CONHECIMENTO. 2010. (Seminário).

29.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DOS LUGARES E CONTEXTOS DAS POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA.. 2010. (Seminário).

30.
II COLÓQUIO CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO, CULTURA E EDUCAÇÃO. 2009. (Outra).

31.
II Seminário de Relatos de pesquisa sobre crianças e infância.II SEMINARIO DE RELATOS DE PESQUISAS SOBRE CRIANÇAS E INFÂNCIA.. 2009. (Seminário).

32.
Referêncial Curricular Nacional para a Educação Infantil. 2008. (Outra).

33.
II SEMINÁRIO ESTADUAL DO PROGRAMA CONEXÃO DE SABERES: DIÁLOGO ENTRE A UNIVERSIDADE E AS COMUNIDADES POPULARES.. 2007. (Seminário).

34.
IV Congresso Estudantil Da Universidade Federal do Pará. 2007. (Congresso).

35.
VI Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo: Avalialção da Pós-Graduação em Educação.." Comportamento de Leitura na Universidade: Relatos de Alunos de Pedagogia da UFPA.. 2007. (Seminário).

36.
VI SEMINÁRIO NACIONAL DE POLITICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO AVALIAÇÃO DA PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO.COMPORTAMENTO DE LEITURA NA UNIVERSIDADE: RELATOS DE ALUNOS DE PEDAGOGIA DA UFPA. 2007. (Seminário).

37.
VI SEMINÁRIO NACIONAL DE POLITICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO AVALIAÇÃO DA PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. 2007. (Seminário).

38.
A arte no processo ensino-aprendizagem.A arte no processo ensino aprendizagem. 2006. (Outra).

39.
CAMPANHA NACIONAL.CAMPANHA NACIONAL. 2006. (Seminário).

40.
Mini curso: Funcionamentos da Psicomotricidade Aplicados a Educação. 2005. (Outra).

41.
Planejamento e Organização do Trabalho Científico. 2005. (Outra).

42.
VI Encontro d Educação Especial no Município de Abaetetuba Educação para a Diversidade: Novas concepções, Novas atitudes.. 2005. (Encontro).

43.
Seminário de Educação Ambiental e Preservação do meio ambiente de Abaetetuba. 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SABINO, E. B.; PINHEIRO, W. C. . III COLÓQUIO DE PESQUISA DA LINHA EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA AMAZÔNIA. 2015. (Outro).

2.
SABINO, E. B.. III Colóquio Constituição do Sujeito, Cultura e Educação "Educação e Cultura: pesquisas sobre infância e constituição do sujeito na amazônia".. 2012. (Outro).

3.
SABINO, E. B.. I Seminário de História da Infância na Amazônia. 2012. (Outro).

4.
ALVES, L. M. S. A. ; SABINO, E. B. . II colóquio constituição do sujeito, cultura e educação. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luciane Pereira de Moraes. A prática do cuidador social e do coordenador pedagógico no Centro de Acolhimento Alzira Cely Pinto Cardoso de crianças e adolescentes institucionalizados no município de Castanhal (PA). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Elianne Barreto Sabino.

2.
MARIA DO SOCORRO DAMASCENO DA SILVA. O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL JARDIM I: UM ESTUDO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL SÃO FRANCISCO DE ASSIS NO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO PARÁ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Elianne Barreto Sabino.

3.
AYLLA ISABELLE VAZ DE SOUZA. OS DESAFIOS ENCONTRADOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS : UMA VISÃO DOS PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL AIMEÉ SEMPLE MCPHERSON LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Elianne Barreto Sabino.

4.
SHEILA CHRISTINA DE OLIVEIRA ARAÚJO. UM BREVE ESTUDO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE ORIENTAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS DE 2000 A 2015. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Elianne Barreto Sabino.

5.
PATRÍCIA RAPHAELA DA COSTA SILVA. A ORIENTAÇÃO SEXUAL NO AMBIENTE ESCOLAR: UM OLHAR SOB OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Elianne Barreto Sabino.

6.
MONISE MAYARA M. DE SOUSA CARDOSO. MEMÓRIA DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO E SUA RELAÇÃO AFETIVA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Elianne Barreto Sabino.

7.
VANESSA DA SILVA SOUZA. O USO DAS ATIVIDADES LÚDICAS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA ESCOLA MANOEL JOSÉ SANCHES DE BRITO NO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA- PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Elianne Barreto Sabino.

8.
JÉSSYCA MAYUMI SONODA. AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO NA ESCOLA INSTITUTO DE EDUCAÇÃO BETEL EM CASTANHAL- PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Elianne Barreto Sabino.

9.
MONALISA DE OLIVEIRA FERNANDES. A MÚSICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL ANJINHO APRENDIZ NO MUNICÍPIO DE BELÉM-PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Elianne Barreto Sabino.

10.
SORAYA CONCEIÇÃO DIAS. O ENSINO DA LEITURA NA FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE MARACANÃ-PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Elianne Barreto Sabino.

11.
MARIA DO SOCORRO DA COSTA PEREIRA. A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DAS PROFESSORAS QUE ATUAM NAS TURMAS DO MATERNAL DA ESCOLA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ NO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ-PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Elianne Barreto Sabino.

12.
MÁRCIA CRISTINA DA SILVA FARIAS. RELAÇÃO DOS DOCENTES DAS SÉRIES INICIAIS DA ESCOLA VICENTE DE PAULA QUEIRÓZ NO MUNICÍPIO DE IRITUIA COM O PLANEJAMENTO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Elianne Barreto Sabino.

13.
LIDUINA MOTA ARAÚJO. O INCENTIVO A LEITURA PARA CRIANÇAS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA JOÃO BOTELHO DE SOUZA, NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DO PARÁ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Elianne Barreto Sabino.

14.
ROSILENE MONTEIRO CASSEB. UM BREVE ESTUDO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE LEITURA DE 2001 A 2011 NO BRASIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Elianne Barreto Sabino.

15.
MARIA DO SOCORRO DAMASCENO DA SILVA. O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL JARDIM I:UM ESTUDO NA E. M. DE ENSINO INFANTIL SÃO FRANCISCO DE ASSIS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Elianne Barreto Sabino.

16.
KARLLA THAMYRES NEVES GUERREIRO. A PEDAGOGIA SOCIAL NA EDUCAÇÃO DOS SUJEITOS EM VULNERABILIDADE CRIANÇAS : UMA PESQUISA NO CENTRO DE ACOLHIMENTO MUNICIPAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Elianne Barreto Sabino.

17.
Cristiane Ramos Aleixo. Educação de Jovens e adultos: A concepção dos professores-alfabetizadores sobre a Educação de Jovens e Adultos na Escola Profª. Maria da Encarnação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Elianne Barreto Sabino.

18.
Maria Suzane Silva Chaves. A concepção Docente sobre a coordenação pedagógica na Escola Municipal Ana Paula dos Santos e Santos em Castanhal- PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Elianne Barreto Sabino.

19.
Vitória Carolina Pinto Machado. O trabalho Pedagógico na brinquedoteca do Hospital Municipal de Urgência e Emergência Drª. Maria Laise Pereira no Município de Castanhal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Elianne Barreto Sabino.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
SABINO, E. B.; ALVES, L. M. S. A. . Colégio Nossa Senhora do Amparo e a Educação das Meninas Desvalidas na Província do Grão-Pará (1850-1890). In: Sônia Maria da Silva Araújo Alves; Maria do P. Socorro G.de Souza Avelino França; Laura Maria da Silva Araújo Alves.. (Org.). Educação e Instrução Pública no Pará Imperial e Repúblicano. 1ed.Belém/ Pa: EDUEPA, 2015, v. 1, p. 105-132.

2.
SABINO, E. B.; ALVES, L. M. S. A. . HISTÓRIA DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DO AMPARO: A EDUCAÇÃO DAS MENINAS DESVALIDAS DA PROVÍNCIA DO GRÃO-PARÁ (1838-1889). In: Magali Reis; Roberta Rocha Borges. (Org.). EDUCAÇÃO INFANTIL: Arte, Cultura e Sociedade. Ied.CURITIBA: CRV Ltda., 2016, v. I, p. 240-261.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SABINO, E. B.; SILVA, L. S. ; NASCIMENTO, S. V. S. ; ALVES, L. M. S. A. . O 'revelar' da(s) infância(s) pelas fotografias da primeira metade do século XX na capital paraense.. Interletras (Dourados), 14 set. 2011.


Apresentações de Trabalho
1.
SABINO, E. B.. PEDAGOGIA EM AMBIENTE NÃO ESCOLAR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SABINO, E. B.. A CULTURA MATERIAL ESCOLAR NO COLÉGIO NOSSA SENHORA DO AMPARO: O COTIDIANO E AS NORMAS DE UMA INSTITUIÇÃO PARA MENINAS DESVALIDAS NA PROVÍNCIA DO GRÃO-PARÁ (1860-1889). 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SABINO, E. B.. A ASSISTÊNCIA E A EDUCAÇÃO DE MENINAS DESVALIDAS NO COLÉGIO NOSSA SENHORA DO AMPARO NA PROVÍNCIA DO GRÃO-PARÁ (1860-1889). 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Outras informações relevantes


A referida aluna participou no período de 05 a 30 de agosto de 2008, como monitora em estágio docencia na disciplina Psicologia da educação, do curso de licenciatura plena em letras, sob a coordenação de sua orientadora, prof. dra. Laura Maria silva Araújo Alves. A mesma, também, participou como bolsista na coleta e organização dos dados da pesquisa: " Desempenho em Leitura: Um Diagnóstico do comportamento e compreensão de leitura em universitários de pedagogia da UFPA", sob orientação de sua orientadora. prof dra. Laura Maria Silva Araújo Alves. A mesma ainda participou das atividades no projeto de extensão "SAEP" (SERVIÇO DE APOIO AO ALUNO DE PEDAGOGIA DA UFPA), sob coordenação da prof. e dra. Laura Maria da Silva Araújo Alves, na condição de bolsista. além disso realizou durante o segundo período de 2007, atividades de monitoria na disciplina Psicologia da aprendizagem e desenvolvimento, com carga horária de 60 horas, sob orientação da prof dra. Laura Maria da silva Araújo Alves.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 16:56:02