José Rodrigues de Mesquita Neto

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  • Última atualização do currículo em 14/10/2018


Graduado em Letras/Língua Espanhola e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em 2009. Especialista em Docência da Língua Espanhola pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ). Mestre em Lingüística Española pela Universidad San Lorenzo - Py (2016), mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte campus Central e doutorando em Letras pela UERN campus Pau dos Ferros. Atualmente é membro do Núcleo de estudos e pesquisa de espanhol como língua estrangeira no Brasil (NUPELE), do Grupo de Pesquisa e Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras (EALE) e do Grupo de Pesquisa em Fonética e Fonologia (GPeFF). Professor do curso de Letras/Língua Espanhola da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atuou como professor conteudista e orientador pela Universidade Aberta do Brasil (UAB - IFRN). Foi coordenador do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) do curso de Letras/Língua Espanhola (UERN) de 2015 a 2018. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
José Rodrigues de Mesquita Neto
Nome em citações bibliográficas
MESQUITA NETO, J. R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Instituto de Letras e Artes.
AC Pau dos Ferros
Centro
59900970 - Pau dos Ferros, RN - Brasil
Telefone: (84) 33513909
URL da Homepage: www.uern.br


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Letras.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Título: Efeitos da variação rótica do português brasileiro no percurso de construção da fonologia do espanhol como língua estrangeira,
Orientador: Antônio Luciano Pontes.
2016 - 2018
Mestrado em Pós Graduação em Ciências da Linguagem.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Título: Interfonologia dos róticos na realização de professores de espanhol como língua estrangeira: uma visão multirepresentacional,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Clerton Luiz Felix Barboza.
2014 - 2016
Mestrado em Linguística Española.
Universidad San Lorenzo, UNISAL, Paraguai.
Título: Interlengua: un análisis de las interferencias sonoras en la enseñanza de E/LE de los(as) estudiantes brasileños(as) del curso de letras de UERN/CAMEAM,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Nélida Idalina Palacios.
Palavras-chave: Interferencia; Pronunciación; Errores; Fonemas; Sonidos.
2009 - 2010
Especialização em Especialização em Língua Espanhola. (Carga Horária: 360h).
Faculdade do Vale do Jaguaribe, FVJ, Brasil.
Título: Dificuldades de pronuncias das vogais espanholas e as interferências da língua portuguesa.
Orientador: Maria Solange Farias.
2005 - 2009
Graduação em Letras habilitação em língua espanhola.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Título: Os artigos na irterlíngua de brasileiros estudantes de espanhol.
Orientador: Maria Solange de Farias.




Formação Complementar


2018 - 2018
Fonética e Prosódia no Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira. (Carga horária: 15h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2012 - 2012
Perfeccionamiento de Español para Profesores. (Carga horária: 40h).
COINED, COINED, Argentina.
2008 - 2008
Extensão universitária em Curso de Atualização para Professores de Espanhol. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do Departamento de Letras Estrangeiras (DLE) do curso de Letras com habilitação em Língua espanhola das disciplinas: I) Fundamentos da Língua Espanhola II) Lingua espanhola II II) Língua espanhola III III) Língua espanhola IV IV) Língua espanhola VII V) Fonética e Fonologia da língua espanhola VI) Estágio Supervisionado I VII) Estágio Supervisionado II VIII) Metodologia de Ensino e Aprendizagem de Línguas I e II

Atividades

01/2017 - Atual
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia (Espanhol)
Fonética e Fonologia II
07/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras Estrangeiras, .

Cargo ou função
Orientador Acadêmico do curso Letras/Espanhol.
04/2015 - Atual
Extensão universitária , Departamento de Letras Estrangeiras, .

Atividade de extensão realizada
Coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).
02/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Letras Estrangeiras, .

Linhas de pesquisa
Linguística Aplicada
09/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras Estrangeiras, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante.
08/2017 - 11/2017
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola III
Língua Espanhola VI
07/2017 - 11/2017
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola III
Língua Espanhola VI
08/2017 - 10/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras Estrangeiras, .

Cargo ou função
Banca para teste de proficiência em Língua Espanhola.
04/2017 - 06/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras Estrangeiras, .

Cargo ou função
Banca para teste de proficiência em Língua espanhola.
07/2016 - 12/2016
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola III
Língua Espanhola V
Metodologia II
07/2016 - 12/2016
Extensão universitária , Departamento de Letras Estrangeiras, .

Atividade de extensão realizada
Tutor do Projeto NECLE (Núcleo de Ensino, Cultura e Literatura de Espanhol).
01/2016 - 06/2016
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Língua Espanhola
Fonética e Fonologia (Espanhol)
Língua Espanhola IX - Variação Linguística
12/2015 - 12/2015
Extensão universitária , Departamento de Letras Estrangeiras, .

Atividade de extensão realizada
I SEMANA HISPÂNICA DO CAMEAM E I SEMINÁRIO DO PIBID DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS.
02/2015 - 11/2015
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II
Língua Espanhola III
Metodologia II
08/2015 - 08/2015
Extensão universitária , Departamento de Letras Estrangeiras, .

Atividade de extensão realizada
II Semana Hispânica do CAMEAM e I Encontro do PIBID de Espanhol do CAMEAM.
05/2015 - 07/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras Estrangeiras, .

Cargo ou função
Banca para teste de proficiência em Língua Espanhola.
09/2014 - 01/2015
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia da língua espanhola, Estágio I, Língua Espanhola II e Língua Espanhola VI
08/2014 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras Estrangeiras, .

Cargo ou função
Banca para elaboração de prova de proficiência em Língua Espanhola.
04/2014 - 08/2014
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola V e Língua espanhola VII
11/2013 - 03/2014
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola II e Fonética e Fonologia
11/2013 - 03/2014
Extensão universitária , Departamento de Letras Estrangeiras, .

Atividade de extensão realizada
Tutor do NECLE.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professor pelo DPEC (Departamento de Prática Educacionais e Currículo)das disciplinas: I) Estágio Supervisionado de Formação de Professores I. II) Estágio Supervisionado de Formação de Professores II. III) Estágio Supervisionado de Formação de Professores para o Ensino Fundamental. IV) Estágio Supervisionado de Formação de Professores para o Ensino Médio. Professor pelo Departamento de Letras que faz parte do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da disciplina: I) Linguística Aplicada.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professor das disciplinas de Língua Espanhola *tanto nos cursos técnicos, subsequentes e superior), Fonética e Fonologia da Língua Espanhola e Metodologia para o Ensino-Aprendizagem.


Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor formador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor formador da disciplina Metodologia de ensino e aprendizagem de línguas.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Tutor bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distancia, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor da disciplina Fonética y Fonología de la Lengua Española.


Faculdade Sete de Setembro, FA7, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor da pós-graduação, Carga horária: 5
Outras informações
Professor das disciplinas: Fonética e fonologia da língua espanhola e Metodologia de ensino-aprendizagem de LE.



Linhas de pesquisa


1.
Linguística Aplicada


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Análise interfonológica dos róticos na aquisição do Espanhol como Língua Estrangeira
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a emergência da interfonologia rótica envolvendo o português brasileiro (PB) e o espanhol como língua estrangeira (ELE) na realização de alunos brasileiros futuros professores de espanhol. Partimos da seguinte pergunta: de que maneira emerge a interfonologia dos róticos envolvendo o PB e o ELE de alunos futuro professores de espanhol? Temos por hipótese básica que os discentes apresentam dificuldades na produção dos róticos devido à influência de sua língua materna e que a experiência de uso da língua estrangeira influencia diretamente na sua realização. Utilizaremos autores como Quilis (2010) e Fernández (2007) que tratam da gramática fonológica da língua espanhola, já Cristófaro-Silva (2003) e Masip (2014) lidam exclusivamente com a língua portuguesa. Discutimos também autores que trabalham diretamente com a interfonologia dos róticos como é o caso de Silva (2007) e Carvalho (2004), bem como Masip (2005) e Brisolara e Semino (2014) que fazem um estudo comparativo entre os sistemas fônicos do espanhol e do português mostrando a influência de uma língua sobre a outra. Para a realização da pesquisa utilizaremos o método quantitativo, com metodologia experimental e corte transversal e teremos como corpus de análise a gravação de discentes do curso de Letras-Espanhol da UERN, do campus de Pau dos Ferros. Decidimos aprofundar nossos estudos no campo da interfonologia devido à ausência de trabalhos nessa temática, sobretudo no espanhol. Apesar de analisarmos alunos futuros professores, os resultados da pesquisa podem auxiliar alunos de diferentes níveis de proficiência de ELE a entenderem como funciona o sistema fônico das vibrantes das línguas analisadas assim como ajudar a se aproximar da gramática fonológica da LE estudada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: José Rodrigues de Mesquita Neto - Coordenador / Juliana Silva Oliveira - Integrante / Mayza Rosângela de Oliveira Duarte - Integrante / Patrícia de Queiroz Cardoso - Integrante.
2017 - 2018
Análise acústico-articulatória das líquidas na aquisição de espanhol como língua estrangeira por alunos de Letras
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a interfonologia das líquidas envolvendo o português brasileiro e o espanhol língua estrangeira (ELE) de alunos futuros professores de espanhol. Partimos da seguinte pergunta: de que maneira emerge a interfonologia das líquidas envolvendo o português brasileiro e o ELE de alunos futuros professores de espanhol no Brasil? Temos por hipótese básica que esses alunos apresentam dificuldades, em todos os níveis de ensino, na produção dos fonemas analisados devido à influência de sua língua materna. Utilizaremos autores como Quillis (1997) e Fernández (2007) que tratam da gramática fonológica da língua espanhola, já Cristófaro-Silva (2003) e Masip (2014) lidam exclusivamente com a língua portuguesa. Discutimos também autores que trabalham diretamente com a inter-fonologia como Masip (2005) e Brisolara e Semino (2014) que fazem um estudo comparativo entre os sistemas fônicos do espanhol e do português mostrando a influência de uma língua sob a outra. Para a realização da pesquisa utilizaremos o método indutivo-dedutivo, com metodologia experimental e corte transversal e teremos como corpus de análise a gravação de alunos do curso de Letras-Espanhol da UERN/CAMEAM. Para as análises acústicas usaremos a ferramenta PRAAT. Decidimos aprofundar nossos estudos no campo da interfono-logia devido à dificuldade constante, em diferentes níveis de ensino, ao pronunciar alguns fonemas, em especial os líquidos do ELE. Apesar de analisarmos alunos futuros professores desse idioma, os futuros resultados da pesquisa podem auxiliar qualquer pessoa, em qualquer contexto educacional, que esteja interessada em aprender a língua espanhola e entender como funciona o sistema fônico das línguas analisadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: José Rodrigues de Mesquita Neto - Coordenador / Marcos Antonio da Silva - Integrante / Juliana Silva Oliveira - Integrante / Mayza Rosângela de Oliveira Duarte - Integrante / Patrícia de Queiroz Cardoso - Integrante.
2016 - 2017
Interlíngua: uma análise dentro da fala dos alunos do curso de Letras/espanhol do CAMEAM
Descrição: Com o crescimento nos estudos na área de aquisição de línguas, principalmente quando se trata de uma língua estrangeiras, e da importância da habilidade oral dentro do processo comunicativo e de ensino e aprendizagem de línguas, este trabalho surge pensado em responder algumas inquietudes como: Quais são os erros de pronuncia causados pela influência da língua materna dos alunos do curso de letras/espanhol? Quais são as causas mais frequentes dos erros de pronuncia? Como a língua materna influencia na pronuncia da língua estrangeira? Em que circunstâncias podem os erros de pronuncia chegar a se fossilizar? Quais são os fonemas que mais sofrem a interferência? Como podemos, enquanto professor, trabalhar estes erros para evitar a fossilização? Assim, partimos de um vasto e rico percurso bibliográfico do qual utilizaremos como aporte teórico Durão (2007), Baralo (2004), Amalia e Arenas (2005), entre outros, para depois passarmos para uma pesquisa de campo de cunho quali-quantitativo e de caráter descritivo. Com isso objetivamos desenvolver uma reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem, tanto da língua materna quanto da língua estrangeira, a partir dos estudos da Linguística Aplicada e da Linguística Contrastiva; analisar os principais erros de pronuncia dos alunos do curso de Letras-Espanhol do CAMEAM verificando se estes erros são de origem interlingual mostrando a importância do conhecimento dos mesmos e verificar a origem desses erros. Por fim, acreditamos que é importante mencionar que já se sabe de antemão que a interlíngua é um acontecimento existente e recorrente, principalmente quando se trata de línguas tão próximas, como as que serão estudadas e que o que faz com que este trabalho seja relevante é o foco da pesquisa que está voltado para a parte comunicativa e para o ensino da língua (quando se pretende verificar a origem de tais interferências para evitar uma possível fossilização e permitir que o docente trabalhe na melhoria desses erros)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: José Rodrigues de Mesquita Neto - Coordenador / Marta Jussara Frutuoso da Silva - Integrante / Maria Suedna Delmiro - Integrante / Hortência Natália da Costa Nascimento - Integrante / Maria Ruana Epifânio de Oliveira - Integrante.
2015 - 2015
A América Latina e sua representação no Livro Didático de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE): silenciamento, projeção e (in) visibilidade discursiva.
Descrição: Motivados pelo desejo e pela necessidade de discutir questões relacionadas à reprodução de aspectos culturais no ensino de línguas estrangeiras, objetivamos, neste projeto, analisar os processos discursivos pelos quais a América Latina (doravante AL) é representada no livro didático de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), mais especificamente nas coleções adotadas nas escolas públicas brasileiras a partir do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), edição 2015. Para tal, tomamos como macrocategorias de análise dos dados o processo de representação da América Latina, enquanto objeto de discurso, a partir das seguintes microcategorias: silenciamento, projeção e (in) visibilidade discursiva. Para tanto, tomamos como corpus amostras de todas as unidades didáticas dos livros Síntesis (Editora Ática) e Cercanía (Editora SM), ambos selecionados pelo PLND 2015. Em termos teóricos, apoiamo-nos, principalmente, nos estudos sobre a América Latina e sua identidade cultural (O?GORMAN, 1992; GUIRIN, 2007; BRANDALISE, 2008), e nos estudos sobre (in) visibilidade discursiva e representações sociais (DOISE, 2001; IRINEU, 2014), entre outros temas, no âmbito dos Estudos Culturais de base antropológica e da Análise do Discurso de orientação francesa, em diálogo com os pressupostos epistemológicos da Linguística Aplicada.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: José Rodrigues de Mesquita Neto - Integrante / Marta Jussara Frutuoso da Silva - Integrante / Lucineudo Machado Irineu - Coordenador.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Leio você, você me lê: a leitura literária na perspectiva interdisciplinar e multiprofissional
Descrição: Descrição: O projeto visa a promoção da leitura literária no Estado do Rio Grande do Norte. As ações propostas são leituras públicas em espaços escolares e não escolares (teatro, supermercado, feiras livres, casa de cultura, shopping, rádio,TV, internet ), realizadas por alunos e professores da educação básica e da universidade, em parceria com profissionais de diversas áreas (artistas, empresários, desportistas etc.). O grupo envolvido na organização integra representantes de diversas instituições (UFRN, UERN, IFRN, UNP,IFESP, IDE, Coletivo Canto de Página e escolas públicas estaduais e municipais) de várias áreas do conhecimento...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) .
Integrantes: José Rodrigues de Mesquita Neto - Integrante / Ana Santana Souza - Coordenador.


Projetos de ensino


2015 - 2018
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)
Descrição: A língua Espanhola é uma disciplina relativamente recente no nosso currículo e sempre esteve em uma situação marginal entre as demais disciplinas do currículo. Além disso, tem sido afetada diretamente com as mudanças educacionais do momento atual do nosso país, sobretudo com a revogação da lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005, que dispõe sobre o ensino da língua espanhola. A mesma foi revogada pelo Art. 22 da MP nº 746/2016. A língua espanhola, enquanto disciplina, precisa ser revista assim como as abordagens utilizadas no seu ensino. Este subprojeto objetiva, primeiramente, oportunizar uma formação inicial contextualizada, na qual o exercício da docência faça parte da vivência dos estudantes do Curso de Letras com habilitação em Língua Espanhola e respectivas literaturas, buscando, assim, qualificar suas práticas pedagógicas possibilitando a interlocução escola/universidade assim como professor/aluno. Já no que diz respeito à linguagem, a educação linguística deve abarcar as quatro habilidades básicas no ensino de uma língua estrangeira (oralidade, escrita, audição e leitura), mas sem deixar de lado o papel fundamental que a língua materna do estudante possui. Além disso, promover o letramento em uma língua estrangeira deve acontecer através da ludicidade, interdisciplinaridade e da interculturalidade..
Situação: Concluído;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Inserção de tecnologias no ensino, Integração social(escola, familia, comunidade), Projeto de Intervenção, Ação inclusiva, Formação inicial ou continuada de professores, Ensino e aprendizagem.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: - Promover a integração entre educação superior e educação básica das escolas estaduais e municipais; - Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura; - Inserir futuros profissionais no cotidiano de escolas da rede pública de educação; e - Proporcionar oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar..
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: José Rodrigues de Mesquita Neto - Coordenador / Maria Suedna Delmiro - Integrante / Maria Alcione Duarte - Integrante / Hortência Natália da Costa Nascimento - Integrante / Ivoneide Aires Alves do Rego - Integrante / Mayara Bento Correia - Integrante / Juliana Silva Oliveira - Integrante / Fernanda Gonçalves Dantas - Integrante / Daniel Joca do Nascimento - Integrante / Francisca Raquel Araújo Nogueira - Integrante / Maria Clarisse de Queiroz Sousa - Integrante / Maria Herbênia Dias da Silva - Integrante / Maria Talita Alves Dias - Integrante / Nataly Aparecida Rodrigues da Silva - Integrante / Silvana Maria de Freitas - Integrante / Amanda Síntia Fernandes Soares - Integrante / Jakelyne Santos Apolônio - Integrante / Francisca Camila da Silva Lima - Integrante / Josiele de Queiroz Lopes - Integrante / Lyandra Bessa de Carvalho - Integrante / Erica Katiane de Lima Rodrigues - Integrante / Alisan Delmiro Silva - Integrante / Janicleia Morais Oliveira - Integrante.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
Aprovado no Concurso Público de Provas e Títulos, IFRN.
2013
Aprovado no Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto, UFRN.
2013
Aprovado no Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto, UERN.
2010
Aprovado no Concurso Público de Provas e Títulos, UERN.
2009
Aprovado no Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto, IFRN.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MESQUITA NETO, J. R.2017MESQUITA NETO, J. R.; Palacios, N. I. . INTERLENGUA: Un análisis de las interferencias sonoras en la enseñaza del español como lendua extranjera de estudiantes del curso de letras. REVISTA TRAMA (UNIOESTE. ONLINE), v. 13, p. 157-179, 2017.

2.
MESQUITA NETO, J. R.2017MESQUITA NETO, J. R.; FREITAS, A. M. M. ; BARBOSA, J. R. A. . Uma análise comparativa de propagandas publicitárias do ensino de inglês e espanhol em franquias de idiomas no Brasil. Diálogo das Letras, v. 06, p. 405-418, 2017.

3.
MESQUITA NETO, J. R.2017MESQUITA NETO, J. R.; BARBOZA, C.L.F . A interfonologia dos róticos do Português Brasileiro e do Espanhol. REVISTA COLINEARES, v. 4, p. 03-22, 2017.

4.
MESQUITA NETO, J. R.2017MESQUITA NETO, J. R.. Bilinguismo paraguaio e sua relação sociocomunicativa. REVISTA LAMPEJO, v. 6, p. 199-209, 2017.

5.
MESQUITA NETO, J. R.2016MESQUITA NETO, J. R.. INTERLENGUA: UN ANÁLISIS DE LOS FONEMAS ALVEOLARES EN LA ENSEÑANZA DE ESPAÑOL DE ESTUDIANTES BRASILEÑOS. Inventário (Universidade Federal da Bahia. Online), v. 1, p. 1-15, 2016.

6.
MESQUITA NETO, J. R.2014 MESQUITA NETO, J. R.; BATISTA, A. E. V. M. . SITE CENTRO VIRTUAL CERVANTES: UMA ANÁLISE METODOLÓGICA DE SUAS ATIVIDADES. Diálogo das Letras, v. 03, p. 119, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MESQUITA NETO, J. R.; Delmiro, M.S . Interfonologia vocálica de aprendentes brasileiros de espanhol como LE: Uma análise acústico-articulatória. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2018. v. 1. 57p .

2.
MESQUITA NETO, J. R.. Interlengua: un análisis de las interferencias sonoras de brasileños estudiantes de Español como Lengua Extranjera. 1. ed. Editorial Académica Española, 2018. v. 1. 125p .

Capítulos de livros publicados
1.
MESQUITA NETO, J. R.; LIMA, M. N. P. . A Interculturalidade nos PCN+ de Línguas Estrangeiras em um breve recorte. In: Maria Robervânia das Virgens. (Org.). Educação: Território de Múltiplas Vozes. 1ed.Recife: Libertas, 2016, v. 1, p. 67-85.

2.
MESQUITA NETO, J. R.. Ensino de Línguas: Diferenças na aquisição da língua materna e da língua estrangeira. In: Maria Robervânia das Virgens. (Org.). Mosaico Interdisciplinar: Propostas e Intervenções. 1ed.Recife: Libertas, 2016, v. 1, p. 123-134.

3.
MESQUITA NETO, J. R.. La interlengua dentro del proceso de enseñanza y aprendizaje del español como lengua adicional y su interferencia en las consonantes alveolares. In: Maria Rubervânia das Virgens. (Org.). Mosaico: Propuestas e Intervenciones. 1ed.Recife: Libertas, 2015, v. , p. 177-190.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MESQUITA NETO, J. R.; BARBOZA, C.L.F . Interfonologia dos róticos por professores de espanhol como língua estrangeira (ELE). In: ABRALIM, 2017, Niterói. ANAIS DO X CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN UFF 2017. Niterói: UFF, 2017. v. 1. p. 883-893.

2.
MESQUITA NETO, J. R.. O ensino da literatura como fator humanizador do aluno/leitor no ensino médio. In: Seminário Nacional do Ensino Médio - SENACEM, 2016, Mossoró. IV Seminário Nacional do Ensino Médio / I Encontro Nacional Ensino Interdisciplinaridade. Mossoró, 2016. p. 3161-3173.

3.
MESQUITA NETO, J. R.. La interferencia en la pronunciación de alumnos de niveles iniciales del curso de Letras/Español del CAMEAM/UERN. In: II Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino, 2016, Mossoró. Letramento: Múltiplos Olhares. Mossoró: Edições UERN, 2016. p. 726-737.

4.
MESQUITA NETO, J. R.; BARBOZA, C.L.F . As consonantes róticas do espanhol e a interferência do português de alunos do 7º período do curso de letras/espanhol da UERN/CAMEAM. In: II Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino, 2016, Mossoró. Letramento: Múltiplos Olhares. Mossoró: Edições UERN, 2016. p. 738-747.

5.
Delmiro, M.S ; NASCIMENTO, H. N. C. ; MESQUITA NETO, J. R. . O uso das vogais médias do espanhol por estudantes brasileiros. In: II Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino, 2016, Mossoró. Letramento: Múltiplos Olhares. Mossoró: Edições UERN, 2016. p. 858-865.

6.
MESQUITA NETO, J. R.. Vogais espanholas: Interferência da língua portuguesa e dificuldades de pronuncia. In: SETEPE - V SEMANA DE ESTUDOS, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS - I COLÓQUIO DAS LICENCIATURAS QUE INTEGRAM O PIBID/UERN, 2014, Pau dos Ferros. Anais SETEPE, 2014. v. 1.

7.
MESQUITA NETO, J. R.; SILVA, L. M. . O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS DIVERSIFICADOS PARA DINAMIZAR O PROCESSO EDUCATIVO. In: SETEPE - V SEMANA DE ESTUDOS, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS - I COLÓQUIO DAS LICENCIATURAS QUE INTEGRAM O PIBID/UERN, 2014, Pau dos Ferros. ANAIS SETEPE, 2014. v. 1.

8.
Da Silva, E.P ; MESQUITA NETO, J. R. . AMOR, PECADOS E MORTES: A relação entre esses elementos na obra La Celestina. In: Simposio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino - SINALLE, 2014, Mossoró. Anais do I SINALLE. Mossoró: Queima-Bucha, 2014. p. 295-304.

9.
MESQUITA NETO, J. R.; SIlva ; OLIVEIRA, M. R. . LA ENSEÑANZA DE LA PRONUNCIACIÓN: Factores que intervienen. In: Simposio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino - SINALLE, 2014, Mossoró. Anais do I SINALLE. Mossoró: Queima-Bucha, 2014. p. 305-312.

10.
MESQUITA NETO, J. R.; Dias Aquino, M.L. ; Alves dos Santos, A.M. ; Gomes de Souza, M.R . Contribuições da Fonética e da Fonologia na Formação de professores de E/LE. In: V Congresso Norte-Nordeste de pesquisa e Inovação, 2010, Maceió. V Congresso Norte-Nordeste de pesquisa e Inovação, 2010.

11.
MESQUITA NETO, J. R.; Carvalho ; SILVA, V. R. ; Fonseca, F. N. . A Música no Contexto Acadêmico: Um Instrumento Didático. In: V Congresso Norte-Nordeste de pesquisa e Inovação, 2010, Maceió. http://connepi.ifal.edu.br/ocs/anais/, 2010.

12.
MESQUITA NETO, J. R.; De Barros, N.O ; Da Silva, E.P ; Da Silva, F.L . Para Sentir e Aprender: A Confecção de Materiais Táteis na Formação do Professor de Língua Espanhola. In: V Congresso Norte-Nordeste de pesquisa e Inovação, 2010, Maceió. V Congresso Norte-Nordeste de pesquisa e Inovação, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MESQUITA NETO, J. R.. Interfonologia dos róticos em posição de coda por falantes potiguares estudantes de ELE. In: XVII Semana Universitária do CAMEAM, 2017, Pau dos Ferros. Anais XVII Semana Universitária, 2017. p. 121-126.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MESQUITA NETO, J. R.; Delmiro, M.S ; NASCIMENTO, H. N. C. . O USO DAS VOGAIS MÉDIAS DO ESPANHOL POR ESTUDANTES BRASILEIROS. In: II Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino, 2016, Mossoró. Anais do II Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino.. Mossoró: Edições UERN, 2016. p. 155-155.

2.
MESQUITA NETO, J. R.; BARBOZA, C.L.F . AS CONSONANTES RÓTICAS DO ESPANHOL E A INTERFERÊNCIA DO PORTUGUÊS DE ALUNOS DO 7º PERÍODO DO CURSO DE LETRAS/ESPANHOL DA UERN/CAMEAM. In: II Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino, 2016, Mossoró. Anais do II Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino. Mossoró: Edições UERN, 2016. p. 140-140.

3.
MESQUITA NETO, J. R.. LA INTERFERENCIA EN LA PRONUNCIACIÓN DE ALUMNOS DE NIVELES INICIALES DEL CURSO DE LETRAS/ESPAÑOL DEL CAMEAM/UERN. In: II Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino, 2016, Mosorró. Anais do II Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino. Mossoró: Edições UERN, 2016. p. 139-139.

4.
MESQUITA NETO, J. R.; Da Silva, E.P . Amor, pecados e mortes: A relação entre esses elementos no obra La Celestina. In: I SINALLE - I Simpósio Nacional de literatura, linguística e ensino, 2014, Mossoró. Caderno de resumos. Mossoró: UERN, 2014. v. 1. p. 77-77.

5.
MESQUITA NETO, J. R.; SIlva ; OLIVEIRA, M. R. . La enseñanza de la pronunciación: Factores que interfieren. In: I SINALLE - I Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino, 2014, Mossoró. Caderno de Resumos. Mossoró: UERN, 2014. v. 1. p. 79-79.

6.
MESQUITA NETO, J. R.; NUNES, F. R. . O estágio docente e suas contribuições para a formação do professor de língua espanhola na modalidade EAD. In: II Seminário Internacional de EAD - SEMEAD, 2014, Natal. Perspectivas Teóricas e Experiências Práticas em EAD. Natal: IFRN editora, 2014. p. 67-67.

7.
MESQUITA NETO, J. R.; SILVA, L. M. . O aspecto dinâmico e interativo nas aulas de espanhol como língua estrangeira na Escola Estadual Desembargador Licurgo Nunes de Marcelino Vieira/RN. In: II Seminario Internacional de EAD, 2014, Natal. Perspectivas Teóricas e Experiências Práticas em EAD. Natal: IFRN Editora, 2014. p. 119-119.

8.
MESQUITA NETO, J. R.; SANTOS, T. S. . Las interferencias de las Consonantes Liquidas Vibrantes /r/ y /ȓ/ en las producciones orales de brasileños aprendices de español como LE. In: ENALIC, 2014, Natal. Professores em espaço de formação: mediações, práxis e saberes docentes. Natal: EDUFRN, 2014. p. 3913-3913.

9.
SIlva ; MESQUITA NETO, J. R. . O ensino de língua espanhola no curso de licenciatura em Letras no CAMEAM: Elaborando uma proposta pedagógica baseada em componentes culturais. In: ENALIC, 2014, Natal. Professores em espaço de formação: mediações, práxis e saberes docentes. Natal: EDUFRN, 2014. p. 2197-2197.

Artigos aceitos para publicação
1.
MESQUITA NETO, J. R.. Realização do rótico no espanhol em posição de coda por falantes brasileiros futuros professores. Revista CELL Revista discente do Centro de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Federal de Ouro Preto, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
MESQUITA NETO, J. R.. Interfonologia na realização do rótico em posição de coda absoluta de brasileiros falantes de ELE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MESQUITA NETO, J. R.; Delmiro, M.S . Interfonologia: uma análise acústico-articulatória das vogais do português e do espanhol. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MESQUITA NETO, J. R.; DANTAS, F. G. . Variações linguísticas no nível fônico: um estudo das influências diatópicas na língua estrangeira dos discentes de Letras Espanhol CAMEAM/UERN. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MESQUITA NETO, J. R.. La enseñanza de la pronunciación: un análisis contrastivo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MESQUITA NETO, J. R.; BARBOZA, C.L.F . Interfonologia dos róticos por professores de espanhol como língua estrangeira (ELE). 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
NASCIMENTO, H. N. C. ; MESQUITA NETO, J. R. . As vogais epentéticas na pronúncia de oclusivas espanholas em posição de coda realizada por alunos da graduação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
Delmiro, M.S ; MESQUITA NETO, J. R. . Interfonologia das vogais do português brasileiro no ensino e aprendizagem de espanhol: Uma análise acústico-articulatória. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
LIMA RODRIGUES, E. K. ; CORREIA, M. B. ; MESQUITA NETO, J. R. . Cómo trabajar la pronunciación dentro de las clases utilizando música. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
MESQUITA NETO, J. R.. Bilinguismo paraguaio e sua relação sociocomunicativa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
OLIVEIRA, M. R. ; MESQUITA NETO, J. R. . Ensino e aprendizagem de espanhol como língua estrangeira: que abordagem utilizar?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MESQUITA NETO, J. R.. A interlíngua e o ensino de línguas: diferentes olhares. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
OLIVEIRA, M. N. ; SAMPAIO, M. L. P. ; SOARES, F. M. G. C. ; MESQUITA NETO, J. R. . O PIBID e a formação acadêmica no CAMEAM. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MESQUITA NETO, J. R.. Vestibular (UERN) X ENEM: Uma análise da habilidade leitora nas provas de espanhol. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MESQUITA NETO, J. R.. O ensino da literatura como fator humanizador do aluno/leitor no ensino médio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
MESQUITA NETO, J. R.. La importancia de la pronunciación y técnicas de aprendizaje. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
MESQUITA NETO, J. R.. LA INTERFERENCIA EN LA PRONUNCIACIÓN DE ALUMNOS DE NIVELES INICIALES DEL CURSO DE LETRAS/ESPAÑOL DEL CAMEAM/UERN. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MESQUITA NETO, J. R.; BARBOZA, C.L.F . As consoantes róticas do espanhol e a interferência de alunos do 7º período do curso de Letras Espanhol da UERN/CAMEAM. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MESQUITA NETO, J. R.; Delmiro, M.S ; NASCIMENTO, H. N. C. . O uso das vogais médias do espanhol por estudantes brasileiros. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MESQUITA NETO, J. R.; Padilla, N.G ; SIlva . Experiencias Internacionales: estudio y trabajo. Qué hacer y dónde buscar.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
Delmiro, M.S ; Costa, L. K. ; MESQUITA NETO, J. R. . La variación linguística en la pronunciación entre dos professores no nativos de UERN. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
Duarte, M. A. ; Lima, A. M. ; MESQUITA NETO, J. R. . Habla x Escritura: Una relación práctica docente y formación de enseñanza del español. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SIlva ; MESQUITA NETO, J. R. . Cine Cultural: um projeto de extensão como ferramenta para o ensino de espanhol através de filmes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MESQUITA NETO, J. R.. Vogais espanholas: Interferências da língua portuguesa e dificuldades de pronuncia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
MESQUITA NETO, J. R.; SILVA, L. M. . O uso de recursos didáticos diversificados para dinamizar o processo educativo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
MESQUITA NETO, J. R.; SIlva ; OLIVEIRA, M. R. . LA ENSEÑANZA DE LA PRONUNCIACIÓN: FACTORES QUE INTERVIENEN. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

26.
MESQUITA NETO, J. R.. Las interferencias de la lengua portuguesa en la enseñanza de español como LE: cómo preverlas y cómo superarlas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
MESQUITA NETO, J. R.. El papel del docente y su evolución dentro del proceso de enseñanza-aprendizaje.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
MESQUITA NETO, J. R.. Dificultades de pronunciación de las vocales españolas y las interferencias de la lengua portuguesa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
MESQUITA NETO, J. R.. Os ciganos dentro da sociedade contemporânea espanhola. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
MESQUITA NETO, J. R.. La enseñanza intercultural en las clases de E/LE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
MESQUITA NETO, J. R.. Os artigos na interlíngua de braileiros estudantes de espanhol. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

32.
MESQUITA NETO, J. R.. La interferencia dentro del proceso de enseñanza. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
MESQUITA NETO, J. R.. Selección de materiales para las actividades de comprension lectura de las clases de español com LE.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
MESQUITA NETO, J. R.. El conocimiento de la neutralización: lo importante es hablar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
MESQUITA NETO, J. R.; SIlva . Por qué los brasileños deben aprender español?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
MESQUITA NETO, J. R.; VIRGENS, M. R. . Mosaico Multidisciplinario: Propuestas e Intervenciones. Recife: Libertas, 2016. (Tradução/Livro).


Demais tipos de produção técnica
1.
MESQUITA NETO, J. R.. Metodologia do Ensino de Literatura. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

2.
MESQUITA NETO, J. R.. Gramática para futuros professores de espanhol como Língua Estrangeira. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MESQUITA NETO, J. R.; IRINEU, L. M. . Seleção e elaboração de material didático de língua espanhola. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MESQUITA NETO, J. R.. La Gastronomía Hispana. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MESQUITA NETO, J. R.. Fonética e Fonologia da Língua Espanhola. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
MESQUITA NETO, J. R.. Metodologia de Ensino-Aprendizagem de Espanhol com LE. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
MESQUITA NETO, J. R.. La Fonética y la Fonología: Cómo Clasificar y Comprender los Fonemas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
MESQUITA NETO, J. R.. Descubriendo Hispanoamérica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
MESQUITA NETO, J. R.. Produciendo textos en español. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
MESQUITA NETO, J. R.. Fonética y Fonología: Aprendiendo a pronunciar. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
MESQUITA NETO, J. R.. Los pretéritos en el modo indicativo. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MESQUITA NETO, J. R.. Participação em banca de Márcio Madeira Araújo. O gênero canção como ferramenta facilitadora no ensino/aprendizagem do E/LE. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguística Aplicada: Ensino) - Faculdade Sete de Setembro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MESQUITA NETO, J. R.; MOREIRA, E.. Participação em banca de Bruna Paula Santiago de Souza.As canções e a cultura no ensino de espanhol como língua estrangeira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Espanhol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

2.
MESQUITA NETO, J. R.; REGO, I. A. A.; LOPES, P. H. M.. Participação em banca de Aline Kelly Rebouças.O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE: dificuldades pedagógicas do docente de língua espanhola do Ensino Médio da Escola Estadual Desembargador Silvério Soares situada no município de Areia Branca. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciiatura em espanhol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

3.
MESQUITA NETO, J. R.; REGO, I. A. A.; Menacho, L.M.. Participação em banca de Aretuza Lourenço de Medeiros.O professor e a utilização das TICs na sala de aula: caminhos para uma aprendizagem inovadora. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciiatura em espanhol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

4.
MESQUITA NETO, J. R.; SIlva; Padilla, N.G. Participação em banca de Francisca Mariza da Silva Paulino.A literatura nas aulas de língua espanhola: atividades do PIBID no ensino médio na escola Estadual Profª Edilma de Freitas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
MESQUITA NETO, J. R.; OLIVEIRA, M. N.; REGO, I. A. A.. Participação em banca de Rebeca Sulamita de Moura Câmara.Ensino de língua espanhola para alunos surdo-mudo: teoria e prática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
MESQUITA NETO, J. R.; Queiroz, M.E. Participação em banca de Francisca Mariana Neta.A Sociolingupistica no PPC de letras do CAMEAM/UERN: uma abordagem para o ensinode Língua Espanhola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

7.
SIlva; MESQUITA NETO, J. R.; OLIVEIRA, M. R.. Participação em banca de Antônia Adriana Campos.A relação amorosa entre os casais protagonistas de "La Celestina" e de "Romeu e Julieta": uma análise comparada. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

8.
MESQUITA NETO, J. R.; SIlva; OLIVEIRA, M. R.. Participação em banca de Isabelle Matias Ferreira.Estratégias de leitura: um fator motivacional nas aulas de língua portuguesa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

9.
MESQUITA NETO, J. R.; SIlva. Participação em banca de Iraci Raposo de Lucena.Novas tecnologias no ensino do espanhol: crenças e expectativas de professores do ensino fundamental da escola pública. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

10.
BARBOSA, E. R.; MESQUITA NETO, J. R.; SANTOS, F. R. S.. Participação em banca de Ana Cristina Pereira da Silva.A contribuição das imagens presentes no livro didático síntesis para os processos de ensino e de aprendizagem da língua espanhola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

11.
SIlva; MESQUITA NETO, J. R.; Padilla, N.G. Participação em banca de Ranicléia de Oliveira Fontes.Análise do amor e da morte na obra La Celestina, de Fernando de Rojas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

12.
MESQUITA NETO, J. R.; Silva Freire, J.K.. Participação em banca de José Aparecido dos Santos.Considerações acerca do uso das TICs e o ensino de E/LE: um olhar sobre as dificuldades dos alunos da licenciatura em letras do IFRN/EAD. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Espanhol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

13.
MESQUITA NETO, J. R.; OLIVEIRA, M. R.; SIlva. Participação em banca de Luzia Beatriz Olegário Silva Dantas.Leitura na escola: o posicionamento do docente acerca das dificuldades de aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

14.
Silva Freire, J.K.; Menacho, L.M.; MESQUITA NETO, J. R.. Participação em banca de Francisco Radson Xavier de Araújo.Crenças dos alunos da Escola Estadua Aristófanes Fernandes na cidade de Santana do Mato sobre as dificuldades em aprender espanhol como língua estrangeira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciiatura em espanhol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

15.
MESQUITA NETO, J. R.; SIlva; Padilla, N.G. Participação em banca de Maria Conceição Silva Souza.Análise de Processamento de Léxico da Língua Espanhola como LE nos Alunos da 1ª Série do Ensino Médio da Escola Profª Maria Angelina Gomes da cidade de Riacho de Santana/RN. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

16.
MESQUITA NETO, J. R.. Participação em banca de Jacinta Maria da Costa.Produção de Material Didático de E/LE produzido pela turma 5.603V: uma análise das atividades propostas na perspectiva das OCN's. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciiatura em espanhol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

17.
MESQUITA NETO, J. R.. Participação em banca de Giury Geyson Modesto da Silva.Análise a partir de uma perspectiva intercultural da unidade I do livro Nuevo Expansión da editora FTD. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciiatura em espanhol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
GANDOUR, D. S.; SIlva; MESQUITA NETO, J. R.. Processo Simplificado para professor substituto. 2018. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
SIlva; MESQUITA NETO, J. R.; CARVALHO, T. L.. Processo Simplificado para professor substituto. 2018. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
SIlva; MESQUITA NETO, J. R.; Lopes, F. L.. Processo Simplificado para professor substituto. 2017.

4.
MESQUITA NETO, J. R.; SIlva; Lopes, F. L.; OLIVEIRA, M. N.. Professor substituto. 2016. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
MESQUITA NETO, J. R.; SIlva; Lopes, F. L.; REGO, I. A. A.. Seleção de alunos PIBID/UERN. 2016. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
SIlva; MESQUITA NETO, J. R.; Padilla, O. N.. Teste de proficiência. 2016. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

7.
SIlva; MESQUITA NETO, J. R.; Lopes, F. L.. Processo seletivo para o PIM. 2016. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

8.
MESQUITA NETO, J. R.; Lopes, F. L.; Queiroz, M.E. PIM - Programa Institucional de monitoria. 2015. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

9.
MESQUITA NETO, J. R.; Lopes, F. L.; Silva, P. A. Professor substituto. 2015. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

10.
Lopes, F. L.; MESQUITA NETO, J. R.; SIlva. Análise de requerimentos para vagas não-iniciais. 2015. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

11.
MESQUITA NETO, J. R.; SIlva; Lopes, F. L.. Comissão para recorreção de prova. 2015. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

12.
MESQUITA NETO, J. R.; Padilla, N.G; Lopes, F. L.. Banca para bolsistas PIBID. 2015. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

13.
SIlva; MESQUITA NETO, J. R.; Padilla, N.G. Teste de proficiência em Língua Estrandeiras. 2015. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

14.
Lopes, F. L.; SIlva; MESQUITA NETO, J. R.. Comissão Julgadora Vagas Não Iniciais nos Cursos de Graduação. 2015. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

15.
SIlva; MESQUITA NETO, J. R.; Padilla, O. N.. Teste de Proficiência. 2015. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

16.
SIlva; MESQUITA NETO, J. R.; Padilla, O. N.. Teste de Proficiência. 2015. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

17.
MESQUITA NETO, J. R.; SIlva; BARBOSA, E. R.. Projeto Institucional de Monitoria - PIM. 2014. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

18.
MESQUITA NETO, J. R.; Padilla, N.G. Projeto Institucional de Monitoria - PIM. 2014. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

19.
Fernandes Barbosa, M. S.; MESQUITA NETO, J. R.; Chaves da Silva, F. L.; Cardoso Neto, J. L.. Comissão eleitoral para Coordenador Pedagógico do NAESU. 2014. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encuentro Hispánico.Variedades lingüísticas: las múltiples caras del español. 2018. (Encontro).

2.
I Seminário de Estudos Funcionalistas e Ensino de Línguas. 2018. (Seminário).

3.
Aula Inaugural do Semestre 2017.2. 2017. (Outra).

4.
X Congresso Internacional da ABRALIN. Interfonologia dos róticos por professores de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). 2017. (Congresso).

5.
II Seminário Temático Núcleo Docente Estruturante e Ensino de Graduação: uma articulação necessária. 2016. (Seminário).

6.
II Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino.AS CONSONANTES RÓTICAS DO ESPANHOL E A INTERFERÊNCIA DO PORTUGUÊS DE ALUNOS DO 7º PERÍODO DO CURSO DE LETRAS/ESPANHOL DA UERN/CAMEAM,. 2016. (Simpósio).

7.
II Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino.LA INTERFERENCIA EN LA PRONUNCIACIÓN DE ALUMNOS DE NIVELES INICIALES DEL CURSO DE LETRAS/ESPAÑOL DEL CAMEAM/UERN. 2016. (Simpósio).

8.
II Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino.O USO DAS VOGAIS MÉDIAS DO ESPANHOL POR ESTUDANTES BRASILEIROS. 2016. (Simpósio).

9.
I Simpósio de Estudos Dinâmicos de Aquisição Fonológica de L@.Interfonologia dos róticos por professores de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). 2016. (Simpósio).

10.
Intensivo de oratoria con énfasis en defensa de tesis. 2015. (Seminário).

11.
SETEPE. Vogais espanholas: Interferências da língua portuguesa e dificuldades de pronuncia / O uso de recursos didáticos diversificados para dinamizar o processo educativo. 2014. (Congresso).

12.
Sinalle - Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino.LA ENSEÑANZA DE LA PRONUNCIACIÓN: FACTORES QUE INTERVIENEN. 2014. (Simpósio).

13.
Seminário Sobre o Plano Nacional de Educação - PNE. 2011. (Seminário).

14.
I Encontro Sergipano de Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas. 2010. (Encontro).

15.
I Fórum Nacional das Licenciaturas dos Institutos Federais. 2010. (Outra).

16.
II Jornada de Espanhol em ensino de Língua e Literatura.El papel del docente y su evolución dentro del proceso de enseñanza-aprendizaje/ La fonética y la fonología: cómo clasificar y comprender los fonemas.. 2010. (Outra).

17.
I Seminário Nacional da Copesbra. 2010. (Seminário).

18.
IV Jornada Hispânica Nacional & Internacional. 2010. (Oficina).

19.
III Jornada Hispânica do IFRN. 2009. (Outra).

20.
III Seminário de Pesquisa em Letras - SEPEL.Os artigos na interlíngua de brasileiros estudantes de espanhol. 2009. (Seminário).

21.
I jornada de estudos em ensino, língua e literatura espanhola. La importancia de la enseñanza intercultual en la enseñanza de E/LE. 2009. (Congresso).

22.
I Jornada de estudos em ensino, língua e literatura espanhola. Los gitanos dentro de la sociedad contemporanea española. 2009. (Congresso).

23.
Pensando en voz alta: la importanca del discurso en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la lengua española.. 2009. (Outra).

24.
I Congresso Nordestino de Espanhol. 2008. (Congresso).

25.
XIV Semana de Letras e Artes. 2007. (Simpósio).

26.
Encontros de Novembro. 2006. (Encontro).

27.
XIII Semana de Letras e Artes. 2006. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MESQUITA NETO, J. R.. II Seminário de Estudos Fonéticos da Língua Espanhola. 2017. (Outro).

2.
MESQUITA NETO, J. R.; SIlva ; Padilla, O. N. ; Lopes, F. L. . II Semana Hispânica do CAMEAM e I Encontro do PIBID/Espanhol do CAMEAM. 2017. (Congresso).

3.
MESQUITA NETO, J. R.. I Seminário de Estudos Fonéticos da Língua Espanhola. 2016. (Outro).

4.
MESQUITA NETO, J. R.; SIlva . I Encontro Cervantino. 2015. (Outro).

5.
MESQUITA NETO, J. R.; SIlva ; Padilla, N.G . I SEMANA HISPÂNICA DO CAMEAM E I SEMINÁRIO DO PIBID DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. 2015. (Outro).

6.
MESQUITA NETO, J. R.. II Jornada de Espanhol em ensino de Língua e Literatura. 2010. (Congresso).

7.
MESQUITA NETO, J. R.. II Jornada de Espanhol em Ensino de Língua e Literatura. 2010. (Outro).

8.
MESQUITA NETO, J. R.. I jornada de estudos em ensino, língua e literatura espanhola. 2009. (Congresso).

9.
MESQUITA NETO, J. R.. III Jornada Hispânica do IFRN. 2009. (Outro).

10.
MESQUITA NETO, J. R.. I Jornada de Espanhol em Ensino, Língua e Literatura. 2009. (Outro).

11.
MESQUITA NETO, J. R.. III Jornada Hispânica do IFRN. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Anderson Alves da Silva. TRADUÇÃO, POESIA E CANÇÃO: YOLANDA, MAIS QUE UMA CANÇÃO, UMA DECLARAÇÃO DE AMOR. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU LÍNGUA ESPANHOLA, LITERATURA E TRADUÇÃO) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: José Rodrigues de Mesquita Neto.

2.
Erivaneide Pereira da Silva. TRADUÇÃO, POESIA E CANÇÃO: YOLANDA, MAIS QUE UMA CANÇÃO, UMA DECLARAÇÃO DE AMOR. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU LÍNGUA ESPANHOLA, LITERATURA E TRADUÇÃO) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: José Rodrigues de Mesquita Neto.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Suedna Delmiro. Interfonologia das vogais do Português brasileiro no ensino e aprendizagem de Espanhol: Uma análise acústico-articulatória. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: José Rodrigues de Mesquita Neto.

2.
Hortência Natália da Costa Nascimento. A emergência da epêntese vocálica por estudantes brasileiros de língua espanhola. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: José Rodrigues de Mesquita Neto.

3.
Fernanda Gonçalves Dantas. Variações linguísticas no nível fônico: um estudo das influências diatópicas na língua estrangeira dos discentes de Letras-Espanhol CAMEAM/UERN. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: José Rodrigues de Mesquita Neto.

4.
Maria Edilma Estavam da Costa. A influência da metodologia para a motivação discente dentro do processo de ensino e aprendizagem da língua espanhola na escola estadual Vicente de Fontes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Espanhol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: José Rodrigues de Mesquita Neto.

5.
Liduina Maria de Queiroz. A influência da língua materna na pronúncia dos fonemas alveolares dos alunos em nível inicial do Curso de Letras Espanhol do CAMEAM/UERN. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: José Rodrigues de Mesquita Neto.

6.
Francisca Bruna de Oliveira Peixoto. Buscando vestígios da interculturalidade no ensino de Língua Espanhola no Brasil: uma anásile das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: José Rodrigues de Mesquita Neto.

7.
Caio Alex da Costa. O uso do texto literário como ferramenta didática nas aulas de Língua Espanhola na Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: José Rodrigues de Mesquita Neto.

8.
Maria Nayara Pessoa de Lima. A interculturalidade nos PCN+ de línguas estrangeiras: uma análise documental em busca de reflexões sobre um ensino de línguas baseado na aproximação de culturas.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: José Rodrigues de Mesquita Neto.

9.
Patricia Leite de Queiroz. Interferência linguística nas produções escritas de alunos de curso de Letras/Espanhol do CAMEAM/UERN: um estudo sobre acentuação gráfica.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: José Rodrigues de Mesquita Neto.

10.
Francisca Renata Fernandes Nunes. O estágio docente e suas contribuições para a formação do professor de língua espanhola na modalidade a distância. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Espanhol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: José Rodrigues de Mesquita Neto.

11.
Maria da Conceição Vieira Sales. O Ensino da Língua Espanhola no Ensino Médio da Escola Lourenço Gurgel de Oliveira: Uma análise através das OCNs. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Espanhol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: José Rodrigues de Mesquita Neto.

12.
Valdomira Ester Araujo de Rubim Costa Gurgel. A interlíngua de brasileiros estudantes de espanhol no uso das preposições "A" E "EN". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Espanhol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: José Rodrigues de Mesquita Neto.

13.
Antonia Elly Vanessa Moura Batista. O tratamento metodológico dado ao letramento digital nas atividades do site centro virtual cervantes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: José Rodrigues de Mesquita Neto.

14.
Luzinete Nunes da Silva. Dinamicidade e interatividade no ensino de espanhol como Língua Estrangeira na Escola Estadual Desembargador Licurgo Nunes em Marcelino Vieira - RN. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Espanhol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: José Rodrigues de Mesquita Neto.

Orientações de outra natureza
1.
Flávio Renan Epifânio de Oliveira. Projeto de Monitoria disciplina Fonética e fonologia. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: José Rodrigues de Mesquita Neto.

2.
Pâmela Martins e Wander Camera Borges. La interferencia de las preposiciones en la enseñanza para alumnos brasileños de E/LE. 2010. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras Espanhol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: José Rodrigues de Mesquita Neto.

3.
Erivaneide Pereira da Silva e Francisco Leilson da Silva. A aplicação fonética e fonológica como ferramenta de auxilio no ensino inicial de espanhol.. 2009. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras Espanhol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: José Rodrigues de Mesquita Neto.

4.
Diego Breno da Silva e Maykon Dennys Barros Pereira. Yeísmo rehilado: a importâcia no ensino de E/LE na sala de aula.. 2009. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras Espanhol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: José Rodrigues de Mesquita Neto.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
MESQUITA NETO, J. R.. Gramática para futuros professores de espanhol como Língua Estrangeira. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MESQUITA NETO, J. R.. La Fonética y la Fonología: Cómo Clasificar y Comprender los Fonemas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MESQUITA NETO, J. R.. Los pretéritos en el modo indicativo. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MESQUITA NETO, J. R.. Descubriendo Hispanoamérica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MESQUITA NETO, J. R.. Fonética e Fonologia da Língua Espanhola. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
MESQUITA NETO, J. R.. Metodologia de Ensino-Aprendizagem de Espanhol com LE. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
MESQUITA NETO, J. R.. La Gastronomía Hispana. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
MESQUITA NETO, J. R.. Produciendo textos en español. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
MESQUITA NETO, J. R.. Metodologia do Ensino de Literatura. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MESQUITA NETO, J. R.. II Jornada de Espanhol em Ensino de Língua e Literatura. 2010. (Outro).

2.
MESQUITA NETO, J. R.. III Jornada Hispânica do IFRN. 2009. (Outro).

3.
MESQUITA NETO, J. R.. I Jornada de Espanhol em Ensino, Língua e Literatura. 2009. (Outro).



Outras informações relevantes


Curso de Atualização realizado em 2008 de 80 h realizado pela UFC - Universidade Federal do Ceará e pela Universidad de Alcalá de Henares - UAH.

Curso básico de espanhol concluído em 24 de junho de 2004 pelo CNA (Cultual Norte Americano) na cidade de Fortaleza - Ce.

Curso Estensión de espanhol concluido em 20 de julio de 2005 pelo CNA (Cultual Norte Americano) na cidade de Fortaleza - Ce.



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