Nadja Regina Sousa Magalhaes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5252794642374099
  • Última atualização do currículo em 17/01/2019


Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas na Linha de Pesquisa Currículo, Profissionalização e Trabalho Docente. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC na linha de Pesquisa: Ensino e Formação de Educadores. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, com especialização em Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes-RJ e especialização em Gestão Educacional pela Faculdade de Teologia Integrada - PE. É participante do grupo de estudos e pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino - FOPPE/ Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC-. Também integra o grupo de Pesquisa ?INTERDISCIPLINAR: Educação, Saúde e Sociedade? da Universidade Estadual do Maranhão. Realiza estudos referentes à Educação Integral em Tempo Integral. Possui experiência na área de coordenação pedagógica e formação de professores e Educação a Distância. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nadja Regina Sousa Magalhaes
Nome em citações bibliográficas
MAGALHAES, N. R. S.;MAGALHÃES, NADJA REGINA SOUSA


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO CONTEXTO CURRICULAR E DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS,
Orientador: VALDELAINE DA ROSA MENDES.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL; POLITICAS PUBLICAS; CURRICULO.
2012 - 2014
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: EDUCAÇÃO INTEGRAL: OLHARES EM TORNO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE CAXIAS-MA,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Ana Maria Borges de Sousa.
Coorientador: Patrícia de Moraes Lima.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Missão da Escola; Ensino Integral; Formação de Professores.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2011
Especialização em GESTÃO EDUCACIONAL. (Carga Horária: 420h).
Faculdade de Teologia Integrada-FATIN, FATIN, Brasil.
Título: A PRÁTICA AVALIATIVA NAS SÉRIES INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: desvelando suas contribuições para o processo ensino ? aprendizagem dos alunos das Escolas Públicas Municipais em Caxias-Ma..
2001 - 2003
Especialização em Supervisão escolar. (Carga Horária: 360h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: A ação Supervisora à luz da Avaliação qualitativa.
Orientador: Jeiel Maira lucena.
1997 - 2001
Graduação em pedagogia.
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Título: Avaliação qualitativa: para além do classificatório numérico ou comparativo.
Orientador: Jeiel Maira Lucena.




Formação Complementar


2017
MBA em EDUCAÇÃO ESPECIAL E TGD. (Carga Horária: 700h).
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOM ALBERTO LTDA, CESDA_PPROV, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: doutoranda, Enquadramento Funcional: estudante, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação

Atividades

03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , PRGRAMA DE POS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE PELOTAS, .


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estudante, Carga horária: 40


Prefeitura Municipal de Caxias - MA, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENADORA PEDAGÓGICA NA U. I. M. P FREIRE, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENADORA PEDAGÓGICA NA U. I. M.H. QUEIROZ, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENADORA PEDAGÓGICA NA U.I.M.S.C. LABORÉ, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENADORA PEDAGÓGICA E EDUCACIONAL NA GMDH, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: COORDENADORA DO GRUPO DE ESTUDOS PCNs EM AÇÃO, Carga horária: 4

Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora das séries iniciais e Ed. Infantil, Carga horária: 20


Secretaria do Estado da Educação, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Sociologia, Carga horária: 20


Instituto Superior de Educação Continuada, ISEC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Profa. Metodologia da Avaliação Educacacional, Carga horária: 30


Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR- TUTOR/ PEDAGOGIA, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: SELETIVADA, Enquadramento Funcional: Professora de Avaliação da Aprendizagem, Carga horária: 60

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de Metodologia Científica


Centro de Estudos Superiores de Codó, CESCD, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Profa teoria e prática da alfabetização, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Substituta em Sociologia, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: COORDENADORA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EJAI, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Prof. Pesquisa em Educação na EJAI, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora do Programa Intergeracional
Outras informações
Publico alvo foram jovens, adultos e idosos


CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PEDREIRAS, CESPE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor de Didática, Carga horária: 20


Centro de Estudos Superiores de Timon/UEMA, CESTI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Didática e Avaliação Educaciona, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Psicologia do Desenvolvimento, Carga horária: 60


Núcleo de Tecnologias para Educação, UEMANET, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora dos cursos Técnicos do E-Tec, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalhos presenciais e à distância

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Profª-Tutora / Licenc. Ciências da Religião, Carga horária: 4


Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Sociologia da Educação I


FACULDADE DA IBIAPABA, FACIB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professora Contratada, Enquadramento Funcional: Profª de Teoria e Prática de Alfabetização, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.


PREFEITURA MUNICIPAL DE ALDEIAS ALTAS, SEMEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: TUTORA, Carga horária: 4


C.E.M. José Sarney, CEMJS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Médio de Filosofia


Creche Rosalina Barros, CRB, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Infantil


Educandário Cristo Rei, ECR, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Infantil


Secretaria de Estado da Educação, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora do EJA NA U.E. JOVEM TALES, Carga horária: 20


U.E. Gilberto Barbosa, U.E.G.B., Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de 1º ao 5º ano


U.I.M. Joaquim Francisco de Sousa, U.I.M.J.F.S., Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Religioso


U.I.M. Paulo Freire, U.I.M.P.F., Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2009
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Filosofia


CENTRO DE FORMAÇÃO EDUCACIONAL DO LESTE MARANHESE, CEFELMA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: contratada da Disciplina Didática
Outras informações
prestadora de serviço como professora da Disciplina Didática no curso de Licenciatura de Pedagogia.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Profa. contratada de metodologia cientifica
Outras informações
prestadora de serviço como professora da Disciplina metodologia cientifica no curso de Licenciatura de Pedagogia.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Profa. contratada da Avaliação Educacacional
Outras informações
prestadora de serviço como professora da Disciplina Avaliação Educacional no curso de Licenciatura de Pedagogia.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFª DE METODOLOGIA CIENTIFICA, Carga horária: 20
Outras informações
A PROFESSORA TRABALHOU EM DISCIPLINAS DE FÉRIAS


Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA, FAPEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: CONTRATADA, Enquadramento Funcional: supervisor de estágio dos acadêmicos - PEDA., Carga horária: 8
Outras informações
desempenhou a função de supervisor de estágio dos acadêmicos do Polo de Florianópolis do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Educação a distância- CEAD/UDESC no período de 05/04/2017 a 02/06/2017. Função de caráter temporário proveniente do PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS DE APOIO À EQUIPE MULTIDISCIPLINAR - FUNÇÃO SUPERVISÃO DE ESTÁGIO - EDITAL CEAD/UDESC Nº 0003/2017, resultado publicado por portaria interna do CEAD nº 013/2017.



Linhas de pesquisa


1.
CURRÍCULO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO CONTEXTO CURRICULAR E DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
EDUCAÇÃO INTEGRAL: OLHARES EM TORNO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE CAXIAS-MA.
Descrição: Dissertação submetida ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores, como requisito para obtenção do Grau de Mestre em Educação. Orientadora: Drª Ana Maria Borges de Sousa Co-orientadora: Drª Patrícia de Moraes Lima.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2017 - Atual
RESGATE DA CULTURA POPULAR AA RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE, TRADIÇÃO E VALORIZAÇÃO SOCIAL DO FESTEJO JUNINO MARANHENSE
Descrição: CIÊNCIA CULTURAL - APOIO A PROJETOS ARTÍSTICOS E CULTURAIS NAS ESCOLAS.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (80) .
Integrantes: Nadja Regina Sousa Magalhaes - Integrante / Franc-lane S Carvalho - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Bolsa.


Outros Projetos


2016 - 2016
ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL E ACESSÍVEL: A PARTIR DA HORTA ESCOLAR E PRODUTOS LOCAIS"
Descrição: A proposta ?ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ACESSÍVEL: A PARTIR DA HORTA ESCOLAR E PRODUTOS LOCAIS? por meio do Edital da FAPEMA n.º 17/2016, da linha de ação ?Popularização da Ciência? em consonância com o tema da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia 2016, ?Ciência Alimentando o Brasil?, haja vista da importância do incentivo dessa parceria para atender realidades distintas, como é o caso da Escola citada acima, pois ajudará a implementar um trabalho educativo no contexto escolar, bem como estimular as famílias dos discente na implementação de uma alimentação saudável a partir dos alimentos locais, isto é, na cidade de Codó..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino e Formação de Educadores.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Coordenação Pedagógica.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente.
Inglês
Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Aprovação no Processo Seletivo no Curso de Administração, Universidade Estadual do Maranhão - Centro de Estudos Superiores de Codó - CESCD.
2010
Aprovação no Processo Seletivo no Curso de Pedagogia em Didática e Avaliação Educacional, Universidade Estadual do Maranhão - Centro de Estudos Superiores de Timon - CESTI.
2009
Aprovação no processo seletivo para provimento de professor de Didática do Magistério Superior, Universidade Estadual do Maranhão-UEMA/CESP.
2009
Aprovação em concurso no Ensino Médio Regular em Sociologia da Rede Estadual de Ensino do Maranhão, Secretaria de Estado da Administração e Previdência Social-SEAPS.
2005
Aprovação no concurso para provimento de professor de Avaliação Educacional do Magistério Superior, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA/CESB.
2005
Concurso para Supervisora Escolar - Classe II, Governo do Estado do Maranhão.
2004
Processo Seletivo na área de Didática, Universidade Federal do Maranhão-UFMA-Campus VII / Codó-MA.
2003
Seletivo no Professora do Programa Vamos Ler, Gerência de Articulação e Desenvolvimento da Região do Leste Maranhense.
2001
Concurso para Supervisora Escolar de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, Prefeitura Municipal de Caxias-MA.
1997
Concurso para Professora de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, Prefeitura Municipal de Caxias-MA..


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Raimundo Nonato Silva Mesquita  Data: 02/07/2011

Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRANDT, ANDRESSA GRAZIELE2018BRANDT, ANDRESSA GRAZIELE ; NASCIMENTO, FRANC-LANE SOUSA CARVALHO DO ; MAGALHÃES, NADJA REGINA SOUSA . Avaliação compatilhada entre professores formadores e estudantes dos cursos de licenciatura. POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (ONLINE), v. 22, p. 507-523, 2018.

2.
MORAIS, J. S.2016MORAIS, J. S. ; CARVALHO, F. S. ; MAGALHAES, N. R. S. . PROFESSORAS INICIANTES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: TECENDO IDENTIDADES PROFISSIONAIS NO COTIDIANO ESCOLAR?. Linguagem, Educação e Sociedade (UFPI), v. 35, p. 46-67, 2016.

3.
MAGALHAES, N. R. S.;MAGALHÃES, NADJA REGINA SOUSA2016MAGALHAES, N. R. S.; CARVALHO, F. S. ; MORAIS, J. S. . A PRÁTICA PEDAGÓGICA DIANTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: TECENDO OLHARES. Teoria e Prática da Educação, v. 19, p. 63-76-76, 2016.

4.
MAGALHAES, N. R. S.;MAGALHÃES, NADJA REGINA SOUSA2015MAGALHAES, N. R. S.. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL, ARTICULADA ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM CAXIAS - MA.. TICs e EaD em Foco, v. 1, p. 2-12, 2015.

5.
BRANDT, A. G.2014BRANDT, A. G. ; CARVALHO, F. S. ; MAGALHAES, N. R. S. ; SILVA, M. C. . O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS IFs: UMA BUSCA PELA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA'. Revista Eixo, v. 3, p. 6, 2014.

6.
CARVALHO, F. S.2014 CARVALHO, F. S. ; BRANDT, A. G. ; MAGALHAES, N. R. S. . A FORMAÇÃO DO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO SOBRE AS DIMENSÕES PROFISSIONALISMO E PROFISSIONALIZAÇÃO. Revista FAED - UNEMAT, v. 25, p. 31, 2014.

7.
CARVALHO, F. S.2013CARVALHO, F. S. ; MORAIS, J. S. ; MAGALHAES, N. R. S. . A Construção da Identidade Profissional de Pedagogos Docentes: Entre a Formação Inicial e a Prática Pedagógica. Revista de Educação Dom Alberto, v. 1, p. 1, 2013.

8.
BRANDT, A. G.2013BRANDT, A. G. ; MAGALHAES, N. R. S. . AS CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PEDAGOGO PELA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS IFETs'.. Revista Técnico-Científica do IFSC, v. 2, p. 566, 2013.

9.
CARVALHO, F. S.2013CARVALHO, F. S. ; JOELSON ; MAGALHAES, N. R. S. . A formação do Pedagogo e a gestão democrática na interface com as políticas educacionais. Cadernos ANPAE, v. 17, p. 2, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MORAIS, J. S. ; CARVALHO, F. S. ; MAGALHAES, N. R. S. . Grandes temas da educação nacional 2. 2. ed. Ponta Grossa: Atena, 2018. v. 2. 221p .

2.
MAGALHAES, N. R. S.; BRANDT, A. G. . A formação docente e a Prática Educativa: mediações pelos saberes da pesquisa. 1. ed. Teresina: Edufpi, 2018.

Capítulos de livros publicados
1.
MAGALHAES, N. R. S.. Formação e Práticas Pedagógicas na Educação em Tempo Integral: diálogos possíveis a partir do desenvolvimento profissional. In: Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento. (Org.). FORMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PROFISSIONALIZAÇÃO EM CONTEXTOS DE MUDANÇAS. 1ªed.SÃO LUIS: EditoraUEMA., 2017, v. , p. 32-50.

2.
CARVALHO, F. S. ; MAGALHAES, N. R. S. ; CABRAL, C. L. O. . Formação Continuada e o Desenvolvimento Profissional do Coordenador Pedagógico nas Escolas Públicas Municipais.. In: Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento. (Org.). FORMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PROFISSIONALIZAÇÃO EM CONTEXTOS DE MUDANÇAS. 1ªed.SÃO LUIS: EditoraUEMA., 2017, v. , p. 112-131.

3.
MAGALHAES, N. R. S.. As Práticas da Docência: Ensino, Pesquisa e Construção de Saberes. In: Carmen Lúcia de Oliveira Gabral;Eliane Freire Nascimento;Mariangela S. G. Santos. (Org.). Ensino e a aquisição de saberes docentes na Educação em Tempo Integral. 1ed.Teresina: Edufpi, 2017, v. , p. 305-318.

4.
MAGALHAES, N. R. S.. As Práticas da Docência: Ensino, Pesquisa e Construção de Saberes. In: Carmen Lúcia de Oliveira Gabral;Eliane Freire Nascimento;Mariangela S. G. Santos. (Org.). Ensino e a aquisição de saberes docentes na Educação em Tempo Integral. 1ªed.Teresina: Edufpi, 2017, v. , p. 305-318.

5.
CABRAL, C. L. O. ; CARVALHO, F. S. ; OLIVEIRA, C. M. B. ; MAGALHAES, N. R. S. . As Práticas de Ensino Formativas à luz da Didática: repercussões no desenvolvimento profissional. In: Carmen Lúcia de Oliveira Cabral, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Cleidinalva Maria Barbosa Oliveira. (Org.). A PROFESSORALIDADE E AS PRÁTICAS DA DOCÊNCIA: IDENTIDADE, SABERES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. 1ªed.Teresina: EDUFPI, 2016, v. 1, p. 7-233.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRANDT, A. G. ; CARVALHO, F. S. ; MAGALHAES, N. R. S. . AVALIAÇÃO COMPARTILHADA ENTRE PROFESSORES FORMADORES E ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA A PRÁXIS DOCENTE. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS DE ENSINO, 2018, JOAÇABA. SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS DE ENSINO - ANAIS ELETRÔNICOS. JOAÇABA-SC: Editora Unoesc, 2018. v. 1. p. 999-918.

2.
MAGALHAES, N. R. S.; BRANDT, A. G. ; Aline Cezar Costa ; LOHN, L. G. . OS SABERES CONSTITUÍDOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO EM TEMO INTEGRAL A LUZ TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO'' , F. In: XVIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO NO MERCOSUL; XV SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL; VII ENCONTRO ESTADUAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES; VI CURSO DE PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS INTERDISCIPLINARES; III MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO PIBID E II MOSTRA DE T, 2018, CRUZ ALTA. XVIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO NO MERCOSUL; XV SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL; VII ENCONTRO ESTADUAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES; VI CURSO DE PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS INTERDISCIPLINARES; III MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO PIBID E II MOSTRA DE T. CRUZ ALTA: UNICRUZ, 2018.

3.
BRANDT, A. G. ; MAGALHAES, N. R. S. ; Aline Cezar Costa ; LOHN, L. G. . ''A PESQUISA ETNOGRÁFICA COM CRIANÇAS PEQUENOS APROXIMAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS''. In: XVIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO NO MERCOSUL; XV SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL; VII ENCONTRO ESTADUAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES; VI CURSO DE PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS INTERDISCIPLINARES; III MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO PIBID E II MOSTRA DE T, 2018, CRUZ ALTA. XVIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO NO MERCOSUL; XV SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL; VII ENCONTRO ESTADUAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES; VI CURSO DE PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS INTERDISCIPLINARES; III MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO PIBID E II MOSTRA DE T. CRUZ ALTA, 2018.

4.
SGARDELA, A. P. ; MAGALHAES, N. R. S. . AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E A FORMAÇÃO CONTINUADA E DIDÁTICA: BUSCANDO A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO. In: XIX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2018, BAHIA. XIX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. BAHIA: UFBA, 2018. p. 27-38.

5.
MAGALHAES, N. R. S.; BRANDT, A. G. . A PESQUISA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS): uma prática dos cursos de licenciatura. In: XIX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2018, BAHIA. XIX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. BAHIA: UFBA, 2018. v. 1. p. 1-14.

6.
MAGALHAES, N. R. S.; MENDES, V. . RELAÇÕES CONCEITUAIS ENTRE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL E FORMAÇÃO HUMANA OMNILATERAL. In: XX ENPOS - Encontro de Pós Graduação UFPEL, 2018, PELOTAS. XX ENPOS - Encontro de Pós Graduação UFPEL. PELOTAS: UFPEL, 2018. p. 1-4.

7.
MAGALHAES, N. R. S.; CARVALHO, F. S. ; MORAIS, J. S. . POLÍTICA PÚBLICA DA JORNADA AMPLIADA A PARTIR DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO. In: XIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2017, CURITIBA - PR. XIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO- Formação de professores: contextos, sentidos e práticas. CURITIBA - PR: PUCPRess - Editora Universitária Champagnat, 2017. p. 6019-6032.

8.
CARVALHO, F. S. ; MAGALHAES, N. R. S. ; MORAIS, J. S. . FORMAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA PERCEPÇÃO DO PROFESSOR DO BRASIL E DE PORTUGAL. In: O EDUCERE ? Congresso Nacional de Educação, 2017, CURITIBA - PR. O EDUCERE ? Congresso Nacional de Educação. CURITIBA - PR: PUCPRess - Editora Universitária Champagnat, 2017. p. 4037-4053.

9.
MORAIS, J. S. ; CARVALHO, F. S. ; MAGALHAES, N. R. S. . A CRIAÇÃO CURRICULAR NO COTIDIANO DE PROFESSORAS INICIANTES: OUTRAS FACETAS DO VIVIDO. In: XIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO- Formação de professores: contextos, sentidos e práticas, 2017, CURITIBA - PR. XIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO- Formação de professores: contextos, sentidos e práticas. CURITIBA - PR: PUCPRess - Editora Universitária Champagnat, 2017. p. 916-928.

10.
DEMENECH, F. ; MAGALHAES, N. R. S. . O ?NOVO? ADENTRA A ESCOLA: TECENDO OLHARES EM TORNO DA CULTURA ESCOLAR E CULTURA DA ESCOLA. In: ANPED SUL 2016Reunião Científica Regional da ANPED ? De 24 a 27 de julho ? UFPR /, 2016, Curitiba / PR. ANPED SUL 2016Reunião Científica Regional da ANPED ? EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E POLITICAS GORVERNAMENTAIS, 2016.

11.
MAGALHAES, N. R. S.; MORAIS, J. S. . AS NARRATIVAS DO COTIDIANO DE PROFESSORES COMO CONSTRUÇÕES EPISTEMOLÓGICAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO. In: VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica (VI CIPA), 2014, Rio de Janeiro. VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica (VI CIPA). Rio de Janeiro, 2014. p. 31.

12.
BRANDT, A. G. ; MAGALHAES, N. R. S. . O CURRICULO E CULTURA ESCOLAR SUA INFLUENCIA NOS SABERES DO TRABALHO DOCENTE. In: II Congresso Ibero-americano de Estilos de Aprendizagem, Tecnologias e Inovações na Educação, 2013, BRASILIA. II Congresso Ibero-americano de Estilos de Aprendizagem, Tecnologias e Inovações na Educação, 2013.

13.
CARVALHO, F. S. ; MAGALHAES, N. R. S. ; BRANDT, A. G. . FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR E O DESENVOLVIMENTO DO PROFISSIONALISMO E DA PROFISSIONALIZAÇÃO In: V ENFORSUP (Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Formação Docente para a Educação Superior). In: V ENFORSUP (Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Formação Docente para a Educação Superior), 2013, Teresina - Pi. V ENFORSUP (Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Formação Docente para a Educação Superior), 2013.

14.
BRANDT, A. G. ; MAGALHAES, N. R. S. ; CARVALHO, F. S. ; ROCHA, A. L. O. . ATRIBUIÇÕES, CONTRIBUIÇÕES, SABERES E CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PEDAGOGO PELA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS IFETs. In: V ENFORSUP (Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Formação Docente para a Educação Superior), 2013, Teresina - Pi. V ENFORSUP (Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Formação Docente para a Educação Superior), 2013.

15.
CARVALHO, F. S. ; MAGALHAES, N. R. S. ; MARIA AUREA MASCARENHAS CRUZ . FORMAÇÃO INICIAL E A PRATICA PEDAGÓGICA DO PEDAGOGO DOS ANOS INICIAI S DO E FUNDAMENTAL. In: XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 2013, CURITIBA. XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - FORMAÇÃO DOCENTE E SUSTENTABILIDADE\; UM OLHAR INTERDISCIPLINAR, 2013.

16.
BRANDT, A. G. ; MAGALHAES, N. R. S. . AS CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PEDAGOGO PELA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS IFETs'. In: 2º SICT-SUL - Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense,. In: 2º SICT-SUL - Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, 2013, Araranguá. 2º SICT-SUL - Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, 2013.

17.
MAGALHAES, N. R. S.; CARVALHO, F. S. ; MARIA AUREA MASCARENHAS CRUZ . AS FACES DA MOEDA DAS POLITICAS EDUCACIONAIS. In: XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 2013, CURITIBA - PR. XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - FORMAÇÃO DOCENTE E SUSTENTABILIDADE\; UM OLHAR INTERDISCIPLINAR, 2013.

18.
CARVALHO, F. S. ; MAGALHAES, N. R. S. ; MARIA AUREA MASCARENHAS CRUZ . EDUCAÇÃO BÁSICA PUBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS: ALGUNS IDEÁRIOS PEDAGÓGICOS. In: XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 2013, CURITIBA - PR. XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - FORMAÇÃO DOCENTE E SUSTENTABILIDADE\; UM OLHAR INTERDISCIPLINAR, 2013.

19.
MAGALHAES, N. R. S.; BRANDT, A. G. . A FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR MEDIADA PELA LEITURA E ESCRITA ACADÊMICA In: II Congresso Ibero-americano de Estilos de Aprendizagem, Tecnologias e Inovações na Educação,. In: II Congresso Ibero-americano de Estilos de Aprendizagem, Tecnologias e Inovações na Educação, 2013, BRASILIA. II Congresso Ibero-americano de Estilos de Aprendizagem, Tecnologias e Inovações na Educação, 2013.

20.
MAGALHAES, N. R. S.. A identidade do coordenador pedagógico e sua interação na formação continuada dos professores. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação, 2010, Teresina-PI. O PENSAMENTO PEDAGÓGICO NA CONTEMPORANEIDADE. Teresina-PI: EDUFPI, 2010.

21.
MAGALHAES, N. R. S.. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. In: VII ESUD - Congresso Brasileiro de Ensino Superior à Distância, 2010, Cuiabá-MT. A EaD e sua institucionalização: reflexões e processos. Cuiabá-MT: UNIRED, 2010.

22.
MORAIS, J. S. ; MAGALHAES, N. R. S. . A avaliação da aprendizagem escolar como processo otimizador da prática docente. In: V Congresso Internacional em Avaliação Educacional, 2010, Fortaleza. Avaliar e intervir: novos rumos da avaliação educacional. Fortaleza: Imprece, 2010.

23.
MAGALHAES, N. R. S.; MORAIS, J. S. . A prática avaliativa em sala de aula: reflexos na (de)formação do aluno. In: V Congresso Internacional em Avaliação Educacional, 2010, Fortaleza-CE. Avaliar e intervir: novos rumos da avaliação educacional. Fortaleza-CE: Imprece. v. 05. p. 48-48.

24.
MAGALHAES, N. R. S.; SILVA, A. M. C. E. . A utilização da rádio na escola como recurso otimizador do processo ensino-aprendizagem no 6º ao 9º ano e EJA na U.I.M. Paulo Freire em Caxias-MA. In: VII ESUD - Congresso Brasileiro de Ensino Superior à Distância, 2010, Cuiabá-MT. A EaD e sua institucionalização: reflexões e processos, 2010.

25.
MAGALHAES, N. R. S.. A ERA DAS TECNOLOGIAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: DESAFIOS À FORMAÇÃO PROFISSIONAL. In: V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2004, SÃO LUIS. V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2004.

26.
MAGALHAES, N. R. S.. A ação Supervisora à luz da Avaliação qualitativa. In: IV FORUM INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2004, NATAL. IV FORUM INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MAGALHAES, N. R. S.. A PRÁTICA DIDÁTICA E PEDAGÓGICA DIANTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL. In: XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino Didática e Prática de Ensino no Contexto Político Contemporâneo: cenas da educação brasileira, 2016, Cuiabá-MT. XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino Didática e Prática de Ensino no Contexto Político Contemporâneo: cenas da educação brasileira. Cuiabá-MT: instituto de educação, 2016.

2.
CARVALHO, F. S. ; MORAIS, J. S. ; MAGALHAES, N. R. S. . EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO BRASIL E EM PORTUGAL: EDUCAÇÃO INTEGRAL, APRENDER A ENSINAR E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. In: XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino Didática e Prática de Ensino no Contexto Político Contemporâneo: cenas da educação brasileira, 2016, Cuiabá-MT. XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino Didática e Prática de Ensino no Contexto Político Contemporâneo: cenas da educação brasileira. Cuiabá-MT: INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, 2016.

3.
MAGALHAES, N. R. S.; MENDES, V. . A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO CONTEXTO CURRICULAR E DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS. In: XVII ENCONTRO DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UFPEL, 2016, PELOTAS. XVII ENCONTRO DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UFPEL - ENPOS. PELÓTAS: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, 2016.

Artigos aceitos para publicação
1.
BRANDT, A. G. ; MAGALHAES, N. R. S. ; CARVALHO, F. S. . AVALIAÇÃO COMPARTILHADA ENTRE PROFESSORES FORMADORES E ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA'.. POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (ONLINE), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
BRANDT, A. G. ; CARVALHO, F. S. ; MAGALHAES, N. R. S. . AVALIAÇÃO COMPARTILHADA ENTRE PROFESSORES FORMADORES E ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA A PRÁXIS DOCENTE .. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MAGALHAES, N. R. S.; BRANDT, A. G. . A PESQUISA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS): uma prática dos cursos de licenciatura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MAGALHAES, N. R. S.; MENDES, V. . AS RELAÇÕES CONCEITUAIS ENTRE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL E FORMAÇÃO HUMANA OMNILATERAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MAGALHAES, N. R. S.. A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SGARDELA, A. P. ; MAGALHAES, N. R. S. . AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E A FORMAÇÃO CONTINUADA E DIDÁTICA: BUSCANDO A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MAGALHAES, N. R. S.; CARVALHO, F. S. ; MORAIS, J. S. . Política Pública da Jornada Ampliada a Partir do Programa Mais Educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MORAIS, J. S. ; CARVALHO, F. S. ; MAGALHAES, N. R. S. . A CRIAÇÃO CURRICULAR NO COTIDIANO DE PROFESSORAS INICIANTES: OUTRAS FACETAS DO VIVIDO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
CARVALHO, F. S. ; MAGALHAES, N. R. S. ; MORAIS, J. S. . Formação e o Desenvolvimento Profissional Na Percepção do Professor do Brasil e de Portugal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MAGALHAES, N. R. S.; DEMENECH, F. . Educação em tempo integral e o contexto escolar a partir do programa mais educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
DEMENECH, F. ; MAGALHAES, N. R. S. . COTIDIANO ESCOLAR: TECENDO OLHARES EM TORNO DA RELAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MAGALHAES, N. R. S.. A DIDÁTICA NA AQUISIÇÃO DE SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MAGALHAES, N. R. S.; DEMENECH, F. ; CARVALHO, F. S. ; SCALZITTI, C. M. K. . ESCOLA, INFÂNCIA E VIOLÊNCIAS: TECENDO OLHARES EM TORNO DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO COTIDIANO ESCOLAR,. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
DEMENECH, F. ; MAGALHAES, N. R. S. . 2- RELAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA NO COTIDIANO ESCOLAR: AÇÕES, REAÇÕES, PRODUÇÕES E REPRODUÇÕES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CARVALHO, F. S. ; MAGALHAES, N. R. S. ; JOELSON . 'EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO BRASIL E EM PORTUGAL: EDUCAÇÃO INTEGRAL, APRENDER A ENSINAR E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MAGALHAES, N. R. S.. A PRÁTICA DIDÁTICA E PEDAGÓGICA DIANTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
CARVALHO, F. S. ; MORAIS, J. S. ; MAGALHAES, N. R. S. . A formação do Pedagogo e a gestão democrática na interface com as políticas educacionais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CARVALHO, F. S. ; MAGALHAES, N. R. S. ; BRANDT, A. G. ; ROCHA, A. L. O. . A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR E O DESENVOLVIMENTO DO PROFISSIONALISMO E DA PROFISSIONALIZAÇÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
BRANDT, A. G. ; MAGALHAES, N. R. S. ; CARVALHO, F. S. ; ROCHA, A. L. O. . ATRIBUIÇÕES, CONTRIBUIÇÕES, SABERES E CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PEDAGOGO PELA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS IFET's. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MAGALHAES, N. R. S.. VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
MAGALHAES, N. R. S.; CARVALHO, F. S. ; MARIA AUREA MASCARENHAS CRUZ . AS FACES DA MOEDA DAS POLITICAS EDUCACIONAIS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
CARVALHO, F. S. ; MAGALHAES, N. R. S. ; MARIA AUREA MASCARENHAS CRUZ . EDUCAÇÃO BÁSICA PUBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS: ALGUNS IDEÁRIOS PEDAGÓGICOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
CARVALHO, F. S. ; MAGALHAES, N. R. S. ; MARIA AUREA MASCARENHAS CRUZ . FORMAÇÃO INICIAL E A PRATICA PEDAGÓGICA DO PEDAGOGO DOS ANOS INICIAI S DO E FUNDAMENTAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MAGALHAES, N. R. S.; BRANDT, A. G. ; CARVALHO, F. S. . A FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR MEDIADA PELA LEITURA E ESCRITA ACADÊMICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
BRANDT, A. G. ; CARVALHO, F. S. ; MAGALHAES, N. R. S. . CURRÍCULO E CULTURA ESCOLAR: SUA INFLUÊNCIA NOS SABERES DO TRABALHO DOCENTE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
MAGALHAES, N. R. S.. A avaliação no contexto escolar: buscando a construção de novas posturas e práticas no âmbito sócio-educativo atual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
MAGALHAES, N. R. S.. As tecnologias da informação e do conhecimento como prática do pedagogo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
MAGALHAES, N. R. S.; MORAIS, J. S. . A avaliação da aprendizagem escolar como processo otimizador da prática docente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
MAGALHAES, N. R. S.. A Construção da Identidade Docente na Educação à Distância. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
MAGALHAES, N. R. S.. A utilização da Rádio na escola como recurso otimizador do processo ensino-aprendizagem no 6º ao 9º ano e EJA da U. I. M. Paulo Freire em Caxias-MA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
MAGALHAES, N. R. S.. A identidade do coordenador pedagógico e sua interação na formação continuada dos professores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
MAGALHAES, N. R. S.; MORAIS, J. S. . A prática avaliativa em sala de aula: reflexos na (de)formação do aluno. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
MAGALHAES, N. R. S.. Apresentação de pôster do Trabalho do curso de Formação de Tutores, Tema: A Era das Tecnologias na Sociedade Contemporânea: desafios à formação profissional, no V Congresso Internacional de Educação. São Luís -MA, 10 de Julho.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
MAGALHAES, N. R. S.. Apresentação de pôster do trabalho de pós-graduação da Universidade Cândido Mendes-RJ, Tema: Ação Supervisora à Luz da Avaliação Qualitativa. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MAGALHAES, N. R. S.. PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES INTEGRANDO SABERES. 2010.

2.
MAGALHAES, N. R. S.. Programa da EJA e Brasil Alfabetizado. 2010.

3.
MAGALHAES, N. R. S.. Projetos Educacionais. 2009.

4.
MAGALHAES, N. R. S.. Coordenação da Capacitação dos Profissionais do Ensino Fundamental de 1ª a 8ª séries, EJA, Educação Infantil e profissionais de apoio. 2007.

Trabalhos técnicos
1.
MAGALHAES, N. R. S.. Projeto Político Pedagógico da U.I.M. PAULO FREIRE. 2009.

2.
MAGALHAES, N. R. S.. Participação da Elaboração do Projeto Político Pedagógico da Unidade I. Municipal Hélio de Sousa Queiroz.. 2003.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BRANDT, A. G. ; CARVALHO, F. S. ; MAGALHAES, N. R. S. . CURRÍCULO E CULTURA ESCOLAR: SUA INFLUÊNCIA NOS SABERES DO TRABALHO DOCENTE. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MAGALHAES, N. R. S.; CARVALHO, F. S. ; BRANDT, A. G. . A FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR MEDIADA PELA LEITURA E ESCRITA ACADÊMICA. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MAGALHAES, N. R. S.. RESGATE DA CULTURA POPULAR E A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE, TRADIÇÃO E VALORIZAÇÃO SOCIAL DO FESTEJO JUNINO MARANHENSE ?,. 2018. (EQUIPE EXECUTORA).

2.
MAGALHAES, N. R. S.. Formação Continuada de Professores - RME/SJ - Educação Integral. 2018. (FORMADORA).

3.
MAGALHAES, N. R. S.. SEMINÁRIO VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MAGALHAES, N. R. S.. A PEDOGOGIA TRANSCENDENDO OS MUROS DA ESCOLAS. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MAGALHAES, N. R. S.. Capacitação sobre Mertodologias de Ensino de Português, Matemática, Temas Transversais e Círculo de Cultura de Paulo Freire. 2010. .

6.
MAGALHAES, N. R. S.. Escola e família: uma parceria necessária. 2009. .

7.
MAGALHAES, N. R. S.. CURSO DE FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO. 2009. .

8.
MAGALHAES, N. R. S.. Curso de Capacitação dos profissionais do Ensino Fundamental, EJA Educação de 1ª a 8ª série Educação Infantil e profissionais de Apoio.. 2007. .

9.
MAGALHAES, N. R. S.. Curso de Capacitação para Professores Alfabetizadores do Programa Alfabetização Solidária. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
MAGALHAES, N. R. S.. Curso de Capacitação para Professores Alfabetizadores do Programa Alfabetização Solidária. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
MAGALHAES, N. R. S.. Curso de Capacitação de Professores Alfabetizadores do Programa ?Brasil Alfabetizado?-AJA-Alfabetização de Jovens e Adultos. 2004. .

12.
MAGALHAES, N. R. S.. Semana Pedagógica.. 2004. .

13.
MAGALHAES, N. R. S.. Curso de Educação Profissional-Habilitação Básicas e Gestão para Estagiários do Programa 1º Emprego Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. 2003. .

14.
MAGALHAES, N. R. S.. Curso para Secretaria-Qualidade no atendimento ao Público-Serviço Nacional de Aprendizagem. 2003. .

15.
MAGALHAES, N. R. S.. Avaliação Escolar e o Diário Escolar. 2003. .

16.
MAGALHAES, N. R. S.. Semana Pedagógica - Tema: Quem Ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. 2002. .

17.
MAGALHAES, N. R. S.. Planejamento da Ação Didática. 2002. .

18.
MAGALHAES, N. R. S.. Curso de Relações Interpessoais. 2002. .

19.
MAGALHAES, N. R. S.. AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO. 2001. .

20.
MAGALHAES, N. R. S.. Capacitação de professores do Ensino Fundamental, Tema: Avaliação educacional e lei de diretrizes e base da educação. 2001. .

21.
MAGALHAES, N. R. S.. Semana Pedagógica, Tema: Do Prazer de ensinar ao prazer de aprender. 2001. .

22.
MAGALHAES, N. R. S.. I Encontro sobre Avaliação Educacional. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
MAGALHAES, N. R. S.. II Seminário de Divulgação da Produção Cientifica da Disciplina Metodologia do Ensino Fundamental II. 1999. .

Demais trabalhos
1.
MAGALHAES, N. R. S.. A ação Supervisora á luz da avaliação qualitativa. 2004 (Apresentação de trabalho) .

2.
MAGALHAES, N. R. S.. A era das Tecnologias na Soiociedade Contemporânea: desafios a formação Profisional. 2004 (Apresentação de Poster) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MAGALHAES, N. R. S.; SOUSA, A. M. B.. Participação em banca de ROSANI PIMENTEL GRANVILLE. COORDENADOR PEDAGÓGICO DESAFIOS E CONQUISTAS NA EDUCAÇÃOINFANTIL. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
MAGALHAES, N. R. S.; SOUSA, A. M. B.. Participação em banca de JANETE DIAS SIQUEIRA. COORDENADOR PEDAGÓGICO: SEU PAPEL NA TRANSIÇÃO ESCOLAR. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
MAGALHAES, N. R. S.. Participação em banca de Evandro Antonio Pereira Marcelino. O papel do Psicopedagogo na instituição escolar. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Instituto Superior de Educação Continuada.

4.
MAGALHAES, N. R. S.. Participação em banca de Ana Cristina Pereira da Silva. Avaliação escolar no 4º ano do ensino fundamental, na Unidade Escolar Lauro Rodrigues de Sampaio, TImon-MA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Instituto Superior de Educação Continuada.

5.
MAGALHAES, N. R. S.. Participação em banca de Jaeline Moura Silva. A afetividade no processo ensino-aprendizagem de crianças da 1ª série do ensino fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Instituto Superior de Educação Continuada.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MAGALHAES, N. R. S.. Participação em banca de Eliete da Silva Alves; Idorlene da Silva Hoepers.A SÍNDROME DE DOWN NO CONTEXTO DA FAMÍLIA, ESCOLA E SOCIEDADE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal Catarinense.

2.
MAGALHAES, N. R. S.. Participação em banca de Geneci Daiane da Silva; Idorlene da Silva Hoepers.ALUNOS COM NECESSIDADES EXPECÍFICAS E SUA INSERÇAO NA REDE MUNICÍPAL DE ENSINO EMCAMBORIÚ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE.

3.
MAGALHAES, N. R. S.. Participação em banca de Angela Mª de Camargo dos Santos; Idorlene da Silva Hoepers.As Políticas de Incentivo ao Uso das Tecnologias no Âmbito da Educação Básica Brasileira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE.

4.
MAGALHAES, N. R. S.. Participação em banca de Michele Catherin Arend; Jefferson Krebs; Raphael S. Amaral.COLETA E REUSO DE ÁGUA DO DRENO DO APARELHO DE AR CONDICIONADO PARA UM SISTEMA AUTOMATIZADO DE IRRIGAÇÃO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Sistema de Informação) - INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE.

5.
MAGALHAES, N. R. S.. Participação em banca de Alexandra C. da R. B.; Rogério A. da Silva; Elisângela S. R..LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE RETORNO DAS PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE MARKETING PROMOCIONAL UTILIZADAS NO MERCADO IMOBILIÁRIO REGIONAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Negócios Imobiliários) - INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE.

6.
MAGALHAES, N. R. S.. Participação em banca de Jucilene R. M.; Juventino T. da S. F.; Elisangêla da S. R..Jucilene Rocha Medeiros1; Juventino Theodoro da Silva Filho2; Elisângela da Silva Rocha3. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Negócios Imobiliários) - INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE.

7.
MAGALHAES, N. R. S.. Participação em banca de Rosilene Feitosa Lima, Maria Laide da Conceição.A prática pedagógica dos professores de Ensino Religioso do 2º ao 4º ano: uma perspectiva não proselitista. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Religião) - Núcleo de Tecnologias para a Educação.

8.
MAGALHAES, N. R. S.. Participação em banca de Loide Vieira dos Santos.A experiência de alunos deficientes intelectuais com o transcendente: uma proposta metodológica em Caxias-Ma. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Religião) - Núcleo de Tecnologias para a Educação.

9.
MAGALHAES, N. R. S.. Participação em banca de Flávia V. do C. Rosa, Maria do Carmo B. e Ciderlene A.dos S.A relevância da prática pedagógica dos professores do Ensino Religioso nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Religião) - Núcleo de Tecnologias para a Educação.

10.
MAGALHAES, N. R. S.. Participação em banca de Antonio Fernando Guimarães T. Filho.O perfil do professor do Ensino Religioso como fator de construção da cidadania dos alunos na CEJA ? Lucia Bayma em Codó.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Religião) - Núcleo de Tecnologias para a Educação.

11.
MAGALHAES, N. R. S.. Participação em banca de Antonio Kleuton Costa e Osmarinho Carvalho.Uma análise dos valores éticos e atitudinais do ensino religioso com docentes e discentes do 5º ano do ensino Fundamental da U. I. M. Antenor Viana Junior em Caxias - Ma. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Religião) - Núcleo de Tecnologias para a Educação.

12.
MAGALHAES, N. R. S.. Participação em banca de Fábio Rodrigues Medeiros, Francileide da S. de Sousa e Anton.O perfil do professor do Ensino Religioso como fator de construção da cidadania dos alunos na CEJA ? Lucia Bayma em Codó.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Religião) - Núcleo de Tecnologias para a Educação.

13.
MAGALHAES, N. R. S.. Participação em banca de Kátia Mª V. de S. Nunes, Francinete S. da S., Maria L. G. R..O Ensino Religioso Sem Proselitismo No Ensinode 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública Mun. de Caxias-MA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Religião) - Núcleo de Tecnologias para a Educação.

14.
SILVA, M. R. F.; MAGALHAES, N. R. S.. Participação em banca de Maria do Rosário de Fátima Silva.O Assédio Moral no ambiente de Trabalho. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade do Vale do Itapecuru.

15.
MAGALHAES, M. S.; MAGALHAES, N. R. S.. Participação em banca de Michele Sousa Magalhães.Aplicabilidade das Normas Trabalhistas em Relação ao Trabalho da Mulher em Caxias-Ma. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade do Vale do Itapecuru.

16.
DIAS, S. S.; MAGALHAES, N. R. S.. Participação em banca de Suzana santos Dias.Assédio Moral no Serviço Público em Caxias-Ma. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade do Vale do Itapecuru.

17.
MAGALHAES, N. R. S.. Participação em banca de Elizangela Lopes/ Elizete Barbosa/ Jacira Bandeira.Avaliação da aprendizagem como ação contínua e significativa no 4º ano do ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

18.
MAGALHAES, N. R. S.. Participação em banca de Maria do Amparo/ Maria Rita Paiva/ Régia Katia.A TV e o DVD como recursos metodológicos no cotidiano escolar da Unidade de Ensino Antonieta Castelo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

19.
MAGALHAES, N. R. S.. Participação em banca de Jeane Carvalho/ Márcio André/ Mosaniel Reis.A Ressignificação do Planejamento de Ensino: Uma análise da prática pedagógica dos professores de 4ª série do Ensino Fundamental na Escola Antonieta Castelo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
MAGALHAES, N. R. S.. Presidente da banca do Processo seletivo do CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. 2014. Universidade Estadual do Maranhão.

Concurso público
1.
MAGALHAES, N. R. S.. secretária da banca examinadora. 2015. Universidade Estadual do Maranhão.

2.
MAGALHAES, N. R. S.. secretária da banca examinadora para contratação de professor substituto. 2015.

3.
MAGALHAES, N. R. S.. CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. 2010. Centro de Estudos Superiores de Timon/UEMA.

Avaliação de cursos
1.
MAGALHAES, N. R. S.; CARVALHO, F. S.; MORAIS, J. S.; SERRA, D. C.. A avaliação institucional do curso de pedagogia. 2015. Faculdade do Leste Maranhense.

2.
MAGALHAES, N. R. S.. V FICE - Feira de Iniciação Científica e de Extensão. 2014. INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE.

3.
MAGALHAES, N. R. S.. VI MICTI - MOSTRA NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INTERDISCIPLINAR. 2013. INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE.

4.
MAGALHAES, N. R. S.. AVALIAÇÃO DOS CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CODÓ. 2012. Universidade Estadual do Maranhão.

Outras participações
1.
MAGALHAES, N. R. S.. X MICTI ? MOSTRA NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTIFICAE TECNOLÓGICA E INTERDISCIPLINAR. 2018. Instituto Federal Catarinense.

2.
MAGALHAES, N. R. S.; SILVA, R. A. D.; CORREA, C.. COMISSÃO EXAMINADORA PARA ANALISE DE CURRICULO PARA CONTRATAÇÃ DE PROFESSORES PARA O MAGISTÉRIO DO SISTEMA MUNICIPAL DE CODÓ. 2017. SECRETARIA MUNIC. DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA E INOVAÇÃO.

3.
MAGALHAES, N. R. S.. MEMBRO DA BANCA EXAMINADORA DE CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO. 2016. Universidade Estadual do Maranhão.

4.
MAGALHAES, N. R. S.. MEMBRO DA BANCA EXAMINADORA DE PROFESSOR SUBSTITUTO. 2016. Universidade Estadual do Maranhão.

5.
MAGALHAES, N. R. S.. XXV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA - II SEMANA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2016. Universidade Federal de Pelotas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino.Avaliação compartilhada entre professores formadores e estudantes dos cursos de licenciatura: um caminho possível para a práxis docente. 2018. (Encontro).

2.
XIX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino.AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E A FORMAÇÃO CONTINUADA E DIDÁTICA: BUSCANDO A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO. 2018. (Encontro).

3.
Encontro Nacional Em Universidade Sobre Diversidade Sexual e de Gênero. 2016. (Encontro).

4.
II SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA. 2016. (Seminário).

5.
II Seminário Nacional de Pesquisa em Educação: CONEXÕES E DIÁLOGOS NA PÓS-GRADUAÇÃO.Pesquisa em Educação: CONEXÕES E DIÁLOGOS NA PÓS-GRADUAÇÃO. 2016. (Seminário).

6.
II Seminário Nacional de Pesquisa em Educação: CONEXÕES E DIÁLOGOS NA PÓS-GRADUAÇÃO. 2016. (Seminário).

7.
XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino Didática e Prática de Ensino no Contexto Político Contemporâneo: cenas da educação brasileira. 2016. (Encontro).

8.
A arte de ler, escrever e pensar na academia- jorge Larrosa.A arte de ler, escrever e pensar na academia- jorge Larrosa. 2015. (Encontro).

9.
SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADEMICOS - CEPEJAI.SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADEMICOS - CEPEJAI / CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS E IDOSOS. 2014. (Seminário).

10.
VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica (VI CIPA). VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica. 2014. (Congresso).

11.
X ANPED SUL-Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.A PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA REGIÃO SUL: PERCURSOS E TEDÊNCIAS. 2014. (Seminário).

12.
XVII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO.XVII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. 2014. (Encontro).

13.
Biodança: aprendizagem vivencial do cuidado.Biodança: aprendizagem vivencial do cuidado. 2013. (Outra).

14.
II Congresso Ibero-americano de Estilos de Aprendizagem, Tecnologias e Inovações na Educação. A FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR MEDIADA PELA LEITURA E ESCRITA ACADÊMICA. 2013. (Congresso).

15.
Nuvic e Cinema em Pensamento- sessão de filme e debate.Nuvic e Cinema em Pensamento. 2013. (Outra).

16.
SIIEPE - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO- REGIÃO SUL NO.A INTERDISCIPLINARIDADE PARA O SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR NO PAÍS. 2013. (Simpósio).

17.
V ENFORSUP (Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Formação Docente para a Educação Superior).A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR EO DESENVOLVIMENTO DO profissionalismo E DA profissionalização. 2013. (Encontro).

18.
XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE. AS FACES DA MOEDA DAS POLITICAS EDUCACIONAIS. 2013. (Congresso).

19.
XXVI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO.A formação do Pedagogo e a gestão democrática na interface com as políticas educacionais. 2013. (Simpósio).

20.
11ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC.Dez anos sem Perre Bourdieu: revisitando sua trajetória, produção e categorias. 2012. (Oficina).

21.
11ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC.Novo Acordo ortográfico. 2012. (Oficina).

22.
Atividades de 10 anos do Nucleo Vida e Cuidado sobre Violências.10 anos de Nuvic: Violência e Gestão de Cuidado. 2012. (Encontro).

23.
Comunicação, Endereçamento e Linguagem.Comunicação, Endereçamento e Linguagem. 2012. (Oficina).

24.
Capacitação em Avaliação Mediadora.Reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem da U.I.M. Paulo Freire com recursos do PDE. 2011. (Outra).

25.
X EMEPe - Encontro Maranhense dos Estudantes de Pedagogia.As tecnologias da informação e do conhecimento como prática do pedagogo. 2011. (Encontro).

26.
Congresso Internacional sobre Dificuldades de Aprendizagem e Ensino. 2010. (Congresso).

27.
V Congresso Internacional em Avaliação Educacional. 2010. (Congresso).

28.
V Congresso Internacional em Avaliação Educacional. A prática avaliativa em sala de aula: reflexos na (de)formação do aluno. 2010. (Congresso).

29.
VI Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI.O Pensamento Pedagógico na contemporaneidade. 2010. (Encontro).

30.
VI Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI. 2010. (Encontro).

31.
VI Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI.A identidade do coordenador pedagógico e sua interação na formação continuada dos professores. 2010. (Encontro).

32.
VII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. 2010. (Congresso).

33.
VII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Mini-curso: Aplicação do Design Instrucional na elaboração de material para Educação a Distância. 2010. (Congresso).

34.
VII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a DIstância. Tutoria a Distância - construindo competências. 2010. (Congresso).

35.
Libras Básico.Libras Básico. 2009. (Encontro).

36.
Mídias na Educação.Mídias na Educação módulo do ciclo básico. 2009. (Encontro).

37.
Técnicas de Leitura.Técnicas de Leitura. 2009. (Oficina).

38.
4º Congresso Internacional de Formação de Professores. Ensino Público no Brasil. 2008. (Congresso).

39.
1º Congresso dos trabalhadores Publicos Municipais. Gestão Democrática e Respeito aos Direitos dos Trabalhadores Municipais para garantir o Ensino Público. 2007. (Congresso).

40.
Curso de Diversidade Sexual: como abordar e Inserir o Gênero Transdisciplinarmente.Diversidade Sexual. 2007. (Outra).

41.
Curso de formação em Educação a distância.Formação em Educação a Distância. 2006. (Outra).

42.
Curso de Gramática Contextualizada.Curso de Gramática Contextualizada. 2006. (Encontro).

43.
Curso de Redação Oficial e Empresarial.Curso de Redação Oficial e Empresarial. 2006. (Encontro).

44.
Curso de Gestão Escolar.Gestão Escolar. 2005. (Outra).

45.
Capacitação de Docentes em Competências Básicas - Módulo II.Capacitação de Docentes em Competências Básicas. 2004. (Oficina).

46.
Capacitação para professores alfabetizados do Programa "Alfabetização Solidária".Capacitação para professores alfabetizados do Programa "Alfabetização Solidária". 2004. (Oficina).

47.
Curso de Formação de Tutores.Formação de tutores. 2004. (Outra).

48.
I Fórum Municipal de Educação Especial.Planejamento curricular da educação inclusiva: Da teoria a prática. 2004. (Encontro).

49.
IV Fórum Internacional de Educação.Minicurso: Elaboração de projeto de pesquisa em educação. 2004. (Encontro).

50.
V Congresso Internacional de Educação. Avaliação: o cotidiano como ferramenta de ensino-aprendizagem. 2004. (Congresso).

51.
Curso de Capacitação do Programa "Vamos Ler". 2003. (Encontro).

52.
III Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos. Educação de Jovens e Adultos. 2003. (Congresso).

53.
Capacitação de Docentes em Competências Básicas - Módulo I.Capacitação de Docentes em Competências Básicas. 2002. (Oficina).

54.
Conversação em Inglês Inicial.Conversação em Inglês Inicial. 2002. (Oficina).

55.
II Encontro Estadual de PCN em Ação.PCN em Ação. 2002. (Encontro).

56.
II Fórum Caxiense sobre AIDS.AIDS. 2002. (Encontro).

57.
II Fórum Nacional de Educação.Minicurso: As relações interpessoais no contexto educacional. 2002. (Encontro).

58.
III Feira Municipal de Leitura Infantil.Leitura Infantil. 2002. (Seminário).

59.
II Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos. Educação de Jovens e Adultos. 2002. (Congresso).

60.
VI Encontro Municipal do PROLER.VI Encontro Municipal do PROLER. 2002. (Encontro).

61.
Encontro de 1ª Fase do PCN em Ação.1ª Fase dlo PCN em Ação. 2001. (Encontro).

62.
Encontro de 1ª Fase do PCN em Ação.1ª Fase do PCN em Ação. 2001. (Encontro).

63.
Formação Profissional em Informática.Formação Profissional em Informática. 2001. (Outra).

64.
I Congresso de Divulgação da Produção Científica da Disciplina Prática de Ensino. Divulgação da Produção Científica da Disciplina Prática de Ensino. 2001. (Congresso).

65.
III Conferência Municipal de Assistência Política-Social.Uma trajetória de avanços e desafios. 2001. (Seminário).

66.
I Encontro sobre Avaliação Educacional.Avaliação Educacional. 2000. (Encontro).

67.
IV Encontro Municipal do PROLER.IV Encontro Municipal do PROLER. 2000. (Encontro).

68.
Educação e Meio Ambiente.Educação e Meio Ambiente. 1999. (Seminário).

69.
II Seminário de Divulgação da Produção Científica.Divulgação da Produção Científica da Disciplina Metodologia do Ensino Fundamental II. 1999. (Seminário).

70.
I Congresso Regional de Educação. Minicursos: Elaboração de projeto de Pesquisa / Considerações Práticas. 1998. (Congresso).

71.
II Encontro Municipal do PROLER.II Encontro Municipal do PROLER. 1998. (Encontro).

72.
IV Seminário de Magistério.IV Seminário de Magistério. 1998. (Seminário).

73.
Semana Pedagógica. Semana Pedagógica. 1998. (Congresso).

74.
Seminário PCN da Lingua Portuguesa.Seminário PCN da Lingua Portuguesa. 1998. (Seminário).

75.
Um Salto para o Futuro - Série Educação Especial.Um Salto para o Futuro - Série Educação Especial. 1998. (Simpósio).

76.
XVIII Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia.XVIII Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia. 1998. (Encontro).

77.
A Balaiada.A Balaiada. 1997. (Seminário).

78.
I Congresso Internacional em Educação. I Congresso Internacional em Educação. 1997. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MAGALHAES, N. R. S.. SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA de 17 a 21 de Outubro de 2016. 2016. .

2.
MAGALHAES, N. R. S.. I simpósio do Curso de Administração. 2012. (Outro).

3.
MAGALHAES, N. R. S.. X EMEPe - Encontro Maranhense dos Estudantes de Pedagogia. 2011. (Congresso).

4.
MAGALHAES, N. R. S.. II EMP - SEGUNDO ENCONTRO MUNICIPAL DE PEDAGOGIA. 2010. (Outro).

5.
MAGALHAES, N. R. S.. I Forum Municipal de Educação Especial. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ELISANGELA GALM NICOLETTI. PROJETO INTERDISCIPLINAR UM ENFOQUE SOBRE A ALFABETIZAÇÃO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO) - Instituto Federal Catarinense. Orientador: Nadja Regina Sousa Magalhaes.

2.
MARINA KINSCHIKOWSKI FERRARI. FRUIÇAO: A LEITURA DELEITE PARA ESTÍMULOS DA ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO) - Instituto Federal Catarinense. Orientador: Nadja Regina Sousa Magalhaes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Loide V. dos Santos. A experiência de alunos deficientes intelectuais com o transcendente: uma proposta metodológica em Caxias-Ma. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião) - Núcleo de Tecnologias para Educação. Orientador: Nadja Regina Sousa Magalhaes.

2.
Fábio Rodrigues Medeiros, Francileide da S. de Sousa e Anton. O perfil do professor do Ensino Religioso como fator de construção da cidadania dos alunos na CEJA ? Lucia Bayma em Codó.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião) - Núcleo de Tecnologias para Educação. Orientador: Nadja Regina Sousa Magalhaes.

3.
Rosilene Feitosa Lima, Maria Laide da Conceição. A prática pedagógica dos professores de Ensino Religioso do 2º ao 4º ano: uma perspectiva não proselitista. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião) - Núcleo de Tecnologias para Educação. Orientador: Nadja Regina Sousa Magalhaes.

4.
Kátia Mª V. de S. Nunes, Francinete S. da S., Maria L. G. R.. O Ensino Religioso Sem Proselitismo No Ensinode 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública Mun. de Caxias-MA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião) - Núcleo de Tecnologias para a Educação. Orientador: Nadja Regina Sousa Magalhaes.

5.
Antonio Kleuton Costa e Osmarinho Carvalho. Uma análise dos valores éticos e atitudinais do ensino religioso com docentes e discentes do 5º ano do ensino Fundamental da U. I. M. Antenor Viana Junior em Caxias - Ma. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião) - Núcleo de Tecnologias para a Educação. Orientador: Nadja Regina Sousa Magalhaes.

6.
Margarida M. Gonçalves, Alberto R. Filho, Maria B. de Moura. A interação professor-aluno e sua contribuição para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem do 5º ano do E. F. na U.I.M. Raimundo Nunes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião) - Núcleo de Tecnologias para a Educação. Orientador: Nadja Regina Sousa Magalhaes.

7.
Benedita Rocha de Oliveira. A ação didática do ensino religioso na construção da consciência Ante drogas no 6º ano do Ensino fundamental da Unidade Escolar Fontes Ibiapina em Teresina - PI. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião) - Núcleo de Tecnologias para a Educação. Orientador: Nadja Regina Sousa Magalhaes.

8.
Flávia V. do C. Rosa, Maria do Carmo B. e Ciderlene A.dos S. A relevância da prática pedagógica dos professores do Ensino Religioso nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião) - Núcleo de Tecnologias para a Educação. Orientador: Nadja Regina Sousa Magalhaes.

9.
Regina Lúcia Aquino Almeida, Silvana Vieira da Silva. Escola e família no processo de formação de valores religiosos das crianças de 1º ao 5º ano da U.E.M Leôncio Alves de Araujo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião) - Núcleo de Tecnologias para a Educação. Orientador: Nadja Regina Sousa Magalhaes.

10.
Marino F. da C. Junior, Antonio de Pádua P. e Ana Lucia B. A. Pluralidade Religiosa na Sociedade contemporânea: uma analise do ensino religioso na U. I. Odolfo Medeiros em Caxias-Ma.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião) - Núcleo de Tecnologias para a Educação. Orientador: Nadja Regina Sousa Magalhaes.

11.
Ligia Santos e Silva e Cleonice de S. Freitas. A analise do ensino religioso vivenciado por alunos e professores da Unidade I. Coelho Neto, numa perspectiva não proselitista, em Coelho Neto ? Ma. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião) - Núcleo de Tecnologias para a Educação. Orientador: Nadja Regina Sousa Magalhaes.

12.
Francisca Sousa Santos, Izamar de A. Chagas e Silvana Q. dos. A Inclusão da diversidade religiosa em sala de aula com os alunos do 1º ano da escolinha Tia Joana.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião) - Núcleo de Tecnologias para a Educação. Orientador: Nadja Regina Sousa Magalhaes.

13.
Marcia C. S. Carvalho, Maria do Socorro P. S., Socorro de Mª. A influência da diversidade de credo religioso no processo de formação das crianças de 1º ao 5º ano: uma proposta metodológica para a escola.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião) - Núcleo de Tecnologias para a Educação. Orientador: Nadja Regina Sousa Magalhaes.

14.
Osmarina Gonçalves da Cunha, Bianca Ribeiro Alves. Uma analise das implicações da diversidade Religiosa dos alunos e professores do Ensino fundamental de 4º e 5º ano da U.I.M. Joaquim Francisco de Sousa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião) - Núcleo de Tecnologias para a Educação. Orientador: Nadja Regina Sousa Magalhaes.

15.
Fancisca S. Damaceno, e Luciene S. Rodrigues. Os recursos audiovisuais como mediadores educacionais na prática pedagógica docente do ensino religioso nas séries finais do Ensino fundamental, na Unidade de Ensino ?Antonieta Castelo?em Aldeias Altas Maranhão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Religião) - Núcleo de Tecnologias para Educação. Orientador: Nadja Regina Sousa Magalhaes.

16.
Antonio Bahia/ Cleidiane Silva/ Deuzamar Fialho. A avaliação formativa enquanto recurso de aprendizagem na disciplina de português na 4ª série (5º ano) do ensino fundamental da escola Vidigal Rodrigues Filho em Aldeias Altas-MA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Nadja Regina Sousa Magalhaes.

17.
Jeane Cristina/ Márcio André/ Mosâniel Reis. A ressignificação do planejamento de Ensino: Uma análise da prática pedagógica dos professores de 4ª série do Ensino Fundamental na Escola Antonieta Castelo em Aldeias Altas-MA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Nadja Regina Sousa Magalhaes.

18.
Cleonice da Silva/ Carlos Fernandes/ Maria do Socorro. A ressignificação do planejamento na educação de jovens e adultos: uma proposta (para) na unidade Escolar Vidigal Rodrigues Filho Graduação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Nadja Regina Sousa Magalhaes.

19.
(Francisca Lopes/ Joana Andréia/ Márcia Dulce). A utilização dos recursos audiovisuais TV e DVD como instrumentos mediadores de interdisciplinaridade da prática pedagógica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Nadja Regina Sousa Magalhaes.

20.
Elizete Rodrigues/ Jacira da Costa/ Elizângela Lopes. Avaliação da Aprendizagem como ação contínua e significativa da 3ª série do ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Nadja Regina Sousa Magalhaes.

21.
Antonio Edinaldo/ Euzangela Basto/ Flávio dos Anjos. O planejamento de escolar como prática da interdisciplinaridade 1º ano do ensino fundamental da escola Padre Antonio Ferraris do Município de Aldeias Altas-MA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Nadja Regina Sousa Magalhaes.

22.
Aldefrança Diniz/ Swyanne Sousa/ Tatiane de Aguiar. O processo de avaliação nas salas multisseriadas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Nadja Regina Sousa Magalhaes.

23.
Carlos André / Francilene Silva / Jorge Fernando. Planejamento de Ensino como componente interdisciplinar da 3ª e 4ª séries multisseriada da escola Risonha. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Nadja Regina Sousa Magalhaes.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MAGALHAES, N. R. S.;MAGALHÃES, NADJA REGINA SOUSA2015MAGALHAES, N. R. S.. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL, ARTICULADA ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM CAXIAS - MA.. TICs e EaD em Foco, v. 1, p. 2-12, 2015.

2.
MORAIS, J. S.2016MORAIS, J. S. ; CARVALHO, F. S. ; MAGALHAES, N. R. S. . PROFESSORAS INICIANTES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: TECENDO IDENTIDADES PROFISSIONAIS NO COTIDIANO ESCOLAR?. Linguagem, Educação e Sociedade (UFPI), v. 35, p. 46-67, 2016.

3.
MAGALHAES, N. R. S.;MAGALHÃES, NADJA REGINA SOUSA2016MAGALHAES, N. R. S.; CARVALHO, F. S. ; MORAIS, J. S. . A PRÁTICA PEDAGÓGICA DIANTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: TECENDO OLHARES. Teoria e Prática da Educação, v. 19, p. 63-76-76, 2016.

4.
BRANDT, ANDRESSA GRAZIELE2018BRANDT, ANDRESSA GRAZIELE ; NASCIMENTO, FRANC-LANE SOUSA CARVALHO DO ; MAGALHÃES, NADJA REGINA SOUSA . Avaliação compatilhada entre professores formadores e estudantes dos cursos de licenciatura. POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (ONLINE), v. 22, p. 507-523, 2018.


Livros e capítulos
1.
MORAIS, J. S. ; CARVALHO, F. S. ; MAGALHAES, N. R. S. . Grandes temas da educação nacional 2. 2. ed. Ponta Grossa: Atena, 2018. v. 2. 221p .

2.
MAGALHAES, N. R. S.; BRANDT, A. G. . A formação docente e a Prática Educativa: mediações pelos saberes da pesquisa. 1. ed. Teresina: Edufpi, 2018.

1.
MAGALHAES, N. R. S.. Formação e Práticas Pedagógicas na Educação em Tempo Integral: diálogos possíveis a partir do desenvolvimento profissional. In: Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento. (Org.). FORMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PROFISSIONALIZAÇÃO EM CONTEXTOS DE MUDANÇAS. 1ªed.SÃO LUIS: EditoraUEMA., 2017, v. , p. 32-50.


Apresentações de Trabalho
1.
MAGALHAES, N. R. S.. Apresentação de pôster do Trabalho do curso de Formação de Tutores, Tema: A Era das Tecnologias na Sociedade Contemporânea: desafios à formação profissional, no V Congresso Internacional de Educação. São Luís -MA, 10 de Julho.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MAGALHAES, N. R. S.. Apresentação de pôster do trabalho de pós-graduação da Universidade Cândido Mendes-RJ, Tema: Ação Supervisora à Luz da Avaliação Qualitativa. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MAGALHAES, N. R. S.; MORAIS, J. S. . A avaliação da aprendizagem escolar como processo otimizador da prática docente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MAGALHAES, N. R. S.. A Construção da Identidade Docente na Educação à Distância. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MAGALHAES, N. R. S.. A utilização da Rádio na escola como recurso otimizador do processo ensino-aprendizagem no 6º ao 9º ano e EJA da U. I. M. Paulo Freire em Caxias-MA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MAGALHAES, N. R. S.; MORAIS, J. S. . A prática avaliativa em sala de aula: reflexos na (de)formação do aluno. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MAGALHAES, N. R. S.. A avaliação no contexto escolar: buscando a construção de novas posturas e práticas no âmbito sócio-educativo atual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MAGALHAES, N. R. S.. As tecnologias da informação e do conhecimento como prática do pedagogo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
CARVALHO, F. S. ; MORAIS, J. S. ; MAGALHAES, N. R. S. . A formação do Pedagogo e a gestão democrática na interface com as políticas educacionais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CARVALHO, F. S. ; MAGALHAES, N. R. S. ; BRANDT, A. G. ; ROCHA, A. L. O. . A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR E O DESENVOLVIMENTO DO PROFISSIONALISMO E DA PROFISSIONALIZAÇÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BRANDT, A. G. ; MAGALHAES, N. R. S. ; CARVALHO, F. S. ; ROCHA, A. L. O. . ATRIBUIÇÕES, CONTRIBUIÇÕES, SABERES E CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PEDAGOGO PELA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS IFET's. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MAGALHAES, N. R. S.. VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
MAGALHAES, N. R. S.; CARVALHO, F. S. ; MARIA AUREA MASCARENHAS CRUZ . AS FACES DA MOEDA DAS POLITICAS EDUCACIONAIS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CARVALHO, F. S. ; MAGALHAES, N. R. S. ; MARIA AUREA MASCARENHAS CRUZ . EDUCAÇÃO BÁSICA PUBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS: ALGUNS IDEÁRIOS PEDAGÓGICOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CARVALHO, F. S. ; MAGALHAES, N. R. S. ; MARIA AUREA MASCARENHAS CRUZ . FORMAÇÃO INICIAL E A PRATICA PEDAGÓGICA DO PEDAGOGO DOS ANOS INICIAI S DO E FUNDAMENTAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MAGALHAES, N. R. S.; BRANDT, A. G. ; CARVALHO, F. S. . A FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR MEDIADA PELA LEITURA E ESCRITA ACADÊMICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MAGALHAES, N. R. S.; DEMENECH, F. . Educação em tempo integral e o contexto escolar a partir do programa mais educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
DEMENECH, F. ; MAGALHAES, N. R. S. . COTIDIANO ESCOLAR: TECENDO OLHARES EM TORNO DA RELAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MAGALHAES, N. R. S.. A DIDÁTICA NA AQUISIÇÃO DE SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
MAGALHAES, N. R. S.; DEMENECH, F. ; CARVALHO, F. S. ; SCALZITTI, C. M. K. . ESCOLA, INFÂNCIA E VIOLÊNCIAS: TECENDO OLHARES EM TORNO DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO COTIDIANO ESCOLAR,. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
DEMENECH, F. ; MAGALHAES, N. R. S. . 2- RELAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA NO COTIDIANO ESCOLAR: AÇÕES, REAÇÕES, PRODUÇÕES E REPRODUÇÕES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
CARVALHO, F. S. ; MAGALHAES, N. R. S. ; JOELSON . 'EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO BRASIL E EM PORTUGAL: EDUCAÇÃO INTEGRAL, APRENDER A ENSINAR E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MAGALHAES, N. R. S.. A PRÁTICA DIDÁTICA E PEDAGÓGICA DIANTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
MAGALHAES, N. R. S.; CARVALHO, F. S. ; MORAIS, J. S. . Política Pública da Jornada Ampliada a Partir do Programa Mais Educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
MORAIS, J. S. ; CARVALHO, F. S. ; MAGALHAES, N. R. S. . A CRIAÇÃO CURRICULAR NO COTIDIANO DE PROFESSORAS INICIANTES: OUTRAS FACETAS DO VIVIDO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
CARVALHO, F. S. ; MAGALHAES, N. R. S. ; MORAIS, J. S. . Formação e o Desenvolvimento Profissional Na Percepção do Professor do Brasil e de Portugal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
BRANDT, A. G. ; CARVALHO, F. S. ; MAGALHAES, N. R. S. . AVALIAÇÃO COMPARTILHADA ENTRE PROFESSORES FORMADORES E ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA A PRÁXIS DOCENTE .. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

28.
MAGALHAES, N. R. S.; BRANDT, A. G. . A PESQUISA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS): uma prática dos cursos de licenciatura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
MAGALHAES, N. R. S.; MENDES, V. . AS RELAÇÕES CONCEITUAIS ENTRE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL E FORMAÇÃO HUMANA OMNILATERAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
SGARDELA, A. P. ; MAGALHAES, N. R. S. . AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E A FORMAÇÃO CONTINUADA E DIDÁTICA: BUSCANDO A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MAGALHAES, N. R. S.. Escola e família: uma parceria necessária. 2009. .

2.
MAGALHAES, N. R. S.. Curso de Capacitação dos profissionais do Ensino Fundamental, EJA Educação de 1ª a 8ª série Educação Infantil e profissionais de Apoio.. 2007. .

3.
MAGALHAES, N. R. S.. Curso de Capacitação para Professores Alfabetizadores do Programa Alfabetização Solidária. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MAGALHAES, N. R. S.. Curso de Capacitação para Professores Alfabetizadores do Programa Alfabetização Solidária. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MAGALHAES, N. R. S.. Curso de Capacitação de Professores Alfabetizadores do Programa ?Brasil Alfabetizado?-AJA-Alfabetização de Jovens e Adultos. 2004. .

6.
MAGALHAES, N. R. S.. Curso de Educação Profissional-Habilitação Básicas e Gestão para Estagiários do Programa 1º Emprego Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. 2003. .

7.
MAGALHAES, N. R. S.. Curso para Secretaria-Qualidade no atendimento ao Público-Serviço Nacional de Aprendizagem. 2003. .

8.
MAGALHAES, N. R. S.. Avaliação Escolar e o Diário Escolar. 2003. .

9.
MAGALHAES, N. R. S.. Semana Pedagógica - Tema: Quem Ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. 2002. .

10.
MAGALHAES, N. R. S.. Planejamento da Ação Didática. 2002. .

11.
MAGALHAES, N. R. S.. Curso de Relações Interpessoais. 2002. .

12.
MAGALHAES, N. R. S.. Semana Pedagógica, Tema: Do Prazer de ensinar ao prazer de aprender. 2001. .

13.
MAGALHAES, N. R. S.. I Encontro sobre Avaliação Educacional. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
MAGALHAES, N. R. S.. II Seminário de Divulgação da Produção Cientifica da Disciplina Metodologia do Ensino Fundamental II. 1999. .

15.
MAGALHAES, N. R. S.. Capacitação sobre Mertodologias de Ensino de Português, Matemática, Temas Transversais e Círculo de Cultura de Paulo Freire. 2010. .

16.
MAGALHAES, N. R. S.. Semana Pedagógica.. 2004. .


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MAGALHAES, N. R. S.. I simpósio do Curso de Administração. 2012. (Outro).

2.
MAGALHAES, N. R. S.. II EMP - SEGUNDO ENCONTRO MUNICIPAL DE PEDAGOGIA. 2010. (Outro).

3.
MAGALHAES, N. R. S.. SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA de 17 a 21 de Outubro de 2016. 2016. .



Outras informações relevantes


Bolsista Capes como aluna de doutorado na Federal de Pelotas desde março de 2018.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 12:56:02