Aline de Souza Janerine

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9582805803528117
  • Última atualização do currículo em 30/10/2018


Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação "Conhecimento e Inclusão Social em Educação" da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Processos Socieducativos e Práticas Escolares da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Licenciada em Química pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente, é professora de Magistério Superior do Quadro Permanente da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Química, com ênfase na formação de professores, nos processos de constituição das identidades profissionais docentes e na educação em espaços não-formais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aline de Souza Janerine
Nome em citações bibliográficas
JANERINE, A. S.;DE SOUZA JANERINE, ALINE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Faculdade de Ciências Exatas - FACET, Departamento de Química - DEQUI.
Campus JK - Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5000
Alto da Jacuba
39100000 - Diamantina, MG - Brasil
Telefone: (38) 35321200
Ramal: 1252
URL da Homepage: http://www.ufvjm.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Os processos reflexivos como estratégia de formação de licenciandos em química,
Orientador: Ana Luiza de Quadros.
2011 - 2013
Mestrado em Mestrado Educação.
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Título: Vozes normalizadoras presentes no processo de identificação profissional de professores de Química do Ensino Médio em início de carreira,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Murilo Cruz Leal.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Professores de Química do Ensino Médio; Vozes normalizadoras; Marcadores identitários; Processos de Identificação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Discursos/Linguagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Identidade Docente.
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2010
Graduação em Quimica.
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
Título: A construção da Identidade Profissional Docente e os Discursos Presentes na Formação Inicial de Professores de Química.
Orientador: Bruno Andrade Pinto Monteiro.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Workshop: ?Coleção: Temas de Estudo em Química?. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
2017 - 2017
Palestra: (Re)Pensando a formação do professor de Química. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
2014 - 2014
Situações Problemas como Estratégia Didática no En. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
2012 - 2012
Transcrição de Dados Qualitativos. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
2011 - 2012
Inglês Habilidades Integradas. (Carga horária: 135h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2011 - 2012
Inglês Instrumental - módulos I e II. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2011 - 2011
Conceitos Bakhtinianos e a pesquisa em educação. (Carga horária: 8h).
Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, Brasil.
2011 - 2011
Ensino de Química e Inclusão Escolar. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2011 - 2011
Os desafios do ensino e da aprendizagem Química. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2010 - 2010
Minicurso: Análise de Discurso. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
2009 - 2009
ABC da Astronomia. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
2009 - 2009
Determinação de metais tóxicos em matrizes ambient. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
2008 - 2008
Palestra: Prevenção Contra Incêndios e Resgate. (Carga horária: 1h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
2008 - 2008
Plaestra: Determinação de Arsênio em Águas Contami. (Carga horária: 1h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
2008 - 2008
Palestra: Toxiconologia de Acidentes com Animais P. (Carga horária: 1h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
2008 - 2008
Química Ambiental: ciclos biogeoquímicos e impacto. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Exatas - FACET, Departamento de Química - DEQUI, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Química- Licenciatura - FACET/UFVJM.
04/2014 - Atual
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino em Química
10/2013 - Atual
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
Estágio Supervisionado II
Estágio Supervisionado III
Introdução à Informática
Química Geral I
01/2016 - 01/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Exatas - FACET, Departamento de Química - DEQUI, .

Cargo ou função
Representante.
01/2015 - 01/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Exatas - FACET, Departamento de Química - DEQUI, .

Cargo ou função
Representante suplente do Colegiado do curso de Licenciatura em Química - FACET- UFVJM.
10/2014 - 10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Exatas - FACET, Departamento de Química - DEQUI, .

Cargo ou função
Representante titular da FACET na Comissão Proape - Programa de Apoio à participação em eventos do campus da UFVJM - Campus de Diamantina.
05/2014 - 04/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Exatas - FACET, Departamento de Química - DEQUI, .

Cargo ou função
Membro da Comissão responsável pela implantação do Núcleo de Licenciaturas - Re´presentante titular da Licenciatura em Química da UFVJM.
11/2013 - 10/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus Mucuri, .

Cargo ou função
Membro representante (suplente) da Faculdade de Ciências Exatas na Comissão para o Programa de Apoio a Participação em Eventos - PROAPE do Campus de Diamantina/UFVJM..
10/2013 - 04/2014
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos de Ensino de Química em Espaços não-formais
10/2013 - 03/2014
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Química

Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista de mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista de Iniciação Científi, Enquadramento Funcional: Bolsista de IC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica (BIC), edital FAPEMIG processo: APQ-02386-08, desenvolvendo o Projeto de Pesquisa intitulado "Museu Para Todos", sob a orientação do professor Walclée de Carvalho Melo, do Departamento de Química da Universidade Federal de Lavras.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Bolsa Atividade, Enquadramento Funcional: Bolsista Atividade, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
288 horas dsenvolvendo atividades na Secretaria do Latu Sensu DAE na Pró-Reitoria de Pós-Graduação; 480 horas desenvolvendo atividades no Laboratório de Química Ambiental no Departamento de Química (UFLA).


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Aluna de doutorado, Enquadramento Funcional: Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhec

Atividades

03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

Linhas de pesquisa
Formação de professores


Linhas de pesquisa


1.
Formação de professores

Objetivo: Grupo Multidisciplinar de Estudos em Ensino de Química (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2571236089181058) Líder: Ana Luiza de Quadros.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Os processos reflexivos como estratégia de formação de licenciandos em química
Descrição: Este projeto, em andamento e realizado em uma pesquisa de doutorado da Faculdade de Educação da UFMG, tem como foco o fortalecimento da formação inicial de professores de Química da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), por meio de processos de reflexão orientada durante o período de Estágio Supervisionado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Aline de Souza Janerine - Coordenador / Ana Luiza de Quadros - Integrante.
2011 - 2013
Vozes normalizadoras presentes no processo de identificação profissional de professores de Química do Ensino Médio em início de carreira
Descrição: Esse projeto constitui uma investigação que busca compreender as identidades profissionais docentes e os processos de constituição destas, a partir das vozes normalizadoras presentes nos enunciados de professores de Química do Ensino Médio em início de carreira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Aline de Souza Janerine - Coordenador / Murilo Cruz Leal - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Projetos de extensão


2008 - 2010
Projeto Museu para Todos
Descrição: O "Projeto Museu Para Todos" é um projeto desenvolvido por pesquisadores (professores e estudante) da Universidade Federal deLAvras (UFLA), que está sendo executado por meio de uma ação conjunta entre os Departamentos de Química/ Biologia, Educação, Ciências Exatas e Biologia, com apoio da Fundação de Amparo a Pesqui do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Sua proposta está atrelada à elaboração de e à execução de atividades dinâmicas e diferentes práticas culturais, no intuito de democratizar e popularizar aspectos da ciência e tecnologia. O projeto se desenvolve em torno do Museu de História Natural da UFLA, havendo também o uso do Centro de Integração Universitária (CIUNI), além de atividades itinerantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (8) .

Integrantes: Aline de Souza Janerine - Integrante / Walclée de Carvalho Melo - Coordenador / Luciana A. Matos Pinto - Integrante / Márcio Norberto Farias - Integrante / Luciana Azevedo Rodrigues - Integrante / José Sebastião de Andrade Melo - Integrante / Jaques Lages Magalhães - Integrante / Bruno Andrade Pinto Monteiro - Integrante / Angela Maria Soares - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Ciência em Tela


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação em Ciências e Formação de Professores.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Discursos/Linguagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
JANERINE, A. S.2018 JANERINE, A. S.; QUADROS, A. L. . A formação de professores: analisando uma experiência formativa. Insignare Scientia, v. 1, p. 1-21, 2018.

2.
JANERINE, A. S.2017 JANERINE, A. S.; QUADROS, A. L. . ANÁLISE DA PRÓPRIA PRÁTICA DOCENTE COMO ESTRATÉGIA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA. Revista Ciências em Foco, v. 10, p. 34-43, 2017.

3.
MONTEIRO, BRUNO ANDRADE PINTO2016 MONTEIRO, BRUNO ANDRADE PINTO ; MARTINS, ISABEL ; DE SOUZA JANERINE, ALINE ; DE CARVALHO, FABIANA CRISTINA . The issue of the arrangement of new environments for science education through collaborative actions between schools, museums and science centres in the Brazilian context of teacher training. CULTURAL STUDIES OF SCIENCE EDUCATION (PRINT), v. 11, p. 419-437, 2016.

4.
JANERINE, A. S.;DE SOUZA JANERINE, ALINE2010 JANERINE, A. S.; MONTEIRO, B. A. P. ; MELO, J. S. A. ; MONTEIRO, R. ; SÁNCHEZ, C. ; MELO, W. C. . Formação Inicial de Professores de Química na Universidade Federal de Lavras: O Discurso dos Licenciandos e o Projeto Uflaciência. REVISTA DIDÁTICA SISTÊMICA, v. 12, p. 11-27, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
JANERINE, A. S.; MONTEIRO, B. A. P. . Compreendendo os processos de constituição das identidades profissionais docentes durante a formação inicial de um grupo de licenciandos em química. In: Leonardo Maciel Moreira, Guilherme Cordeiro da Graça Oliveira, Paula Macedo Lessa dos Santos, Jussara Lopes de Miranda. (Org.). Ensino de Química em Revista. 1ed.Rio de Janeiro: Instituto de Química da UFRJ, 2017, v. 1, p. 2-176.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
JANERINE, A. S.; LEAL, M. C. ; QUADROS, A. L. . Vozes normalizadoras das identidades profissionais de professores de Química do Ensino Médio. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. Anais do X ENPEC- 2015, 2015.

2.
JANERINE, A. S.; LEAL, M. C. . Vozes normalizadoras e marcadores identitários de professores de Química do Ensino Médio em início de carreira. In: 11º Encontro Regional de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2014, São João del-Rei. Anais do 11º Encontro Regional de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2014.

3.
MONTEIRO, B. A. P. ; MARTINS, I. G. R. ; JANERINE, A. S. ; SÁNCHEZ, C. . Compreendendo as relações colaborativas entre Museus e Centros de Ciências e Tecnologia e as Escolas na perspectiva dos licenciandos em Química. In: IX ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia - SP. IX ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.

4.
JANERINE, A. S.; MONTEIRO, B. A. P. ; MARTINS, I. G. R. . Estudo da Dimensão Motivacional da Identidade Profissional Docentes por meios dos discursos produzidos durante a formação inicial de professores de Química. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias, 2011, Campinas - SP. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias, 2011.

5.
JANERINE, A. S.; LEAL, M. C. . Visões sobre Ciência, Cientista e Método Científico em os Licenciandos em Química da Universidade Federal de Lavras. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias, 2011, Campinas - SP. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias, 2011.

6.
SUART, R. C. ; MARCUSSI, S. ; JANERINE, A. S. . Investigando as concepções de alunos licenciandos em Química sobre a atividade docente. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ), 2010, Brasília. XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010.

7.
MELO, W. C. ; PINTO, L. A. M. ; FARIAS, M. N. ; BIANCHI, M. L. ; RODRIGUES, L. A. ; MELO, J. S. A. ; JANERINE, A. S. . Articulações entre os Museu de História Natural da UFLA na Ampliação dos Espaços de Formação de Professores e de Divulgação em Ciências. In: I Fórum Franco-Brasileiro sobre Museus, Museologia e Sociedade, 2009, Belo Horizonte. I Fórum Franco-Brasileiro sobre Museus, Museologia e Sociedade, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
JANERINE, A. S.; QUADROS, A. L. . Ensinar Química a partir de temas do contexto: o que dizem os professores em formação?. In: VI Seminario Iberoamericano CTS y X Seminario CTS, 2018, Buenos Aires, Argentina. Anais do VI Seminario Iberoamericano CTS y X Seminario CTS,, 2018.

2.
JANERINE, A. S.; QUADROS, A. L. . Análise da própria prática docente como estratégia reflexiva na formação inicial de professores de Química. In: IX ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, 2017, Campinas, SP. Anais do [...] / IX Encontro de Formação Continuada de Professores de Ciências - Enfoco, de 9 a 11 de novembro de 2017, Campinas, São Paulo. Campinas, São Paulo, 2017. p. 14-133.

3.
CALDEIRA, J. L. M. ; JANERINE, A. S. ; MELO, J. S. A. ; OLIVEIRA JUNIOR, R. C. ; MELO, W. C. ; RODRIGUES, L. A. ; FARIAS, M. N. . O uso da mídia como meio de reflexão do esporte e corpo nas aulas de educação física. In: XXX Encontro Nacional de Estudantes de Educação Físisica (XXX ENEEF), 2009, São Paulo - SP. XXX Encontro Nacional de Estudantes de Educação Física, 2009.

4.
CALDEIRA, J. L. M. ; JANERINE, A. S. ; MELO, J. S. A. ; OLIVEIRA JUNIOR, R. C. ; MELO, W. C. ; RODRIGUES, L. A. ; FARIAS, M. N. . Utilizando filmes nas Aulas de Educação Fíisca. In: XXX Encontro Nacional de Estudantes de Educação Física (XXX ENEEF), 2009, São Paulo- SP. XXX Encontro Nacional de Estudantes de Educação Física, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NUNES, L. A. ; SILVA, C. P. ; JANERINE, A. S. ; DINIZ, C. F. . Ensino por Temas: Entendendo o Ciclo da Água. In: VI Semana da Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM - VI SINTEGRA, Pesquisar para Transformar, 2018, Diamantina, MG. Anais da VI Semana da Integração, Ensino, Pesquisa e Extensão. Diamantina, 2018. p. 1-1161.

2.
JANERINE, A. S.; LEAL, M. C. . Compreendendo os processos de constituição das identidades profissionais de professores de Química do Ensino Médio em início de carreira. In: XXVIII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química - Minas Gerais, 2014, Poços de Caldas. Anais do XXVIII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química - Minas Gerais, 2014.

3.
JANERINE, A. S.; LEAL, M. C. . Identificação profissional de professores de Química do Ensino Médio em início de carreira: vozes normalizadoras e os marcadores identitários. In: II Simpósio Mineiro de Educação Química - Compartilhando Saberes e Ressignificando os Espaços Educativos, 2013, Lavras - MG. II Simpósio Mineiro de Educação Química - Compartilhando Saberes e Ressignificando os Espaços Educativos, 2013.

4.
JANERINE, A. S.; LEAL, M. C. . Analisando a concepção de alunos do 2º ano EJA sobre o papel da experimentação no Ensino de Ciências. In: I Simpósio Mineiro de Educação Química, 2011, Viçosa - MG. I Simpósio Mineiro de Educação Química, 2011.

5.
JANERINE, A. S.; LEAL, M. C. . Concepção de Método Científico entre os licenciandos em Química da Universidade Federal de Lavras. In: I Simpósio Mineiro de Educação Química, 2011, Viçosa - MG. I Simpósio Mineiro de Educação Química, 2011.

6.
JANERINE, A. S.; MONTEIRO, B. A. P. . O processo de construção da Identidade Profissional Docente: a Dimensão Socioprofissional de Licenciandos em Química. In: I Simpósio Mineiro de Educação Química, 2011, Viçosa - MG. I Simpósio Mineiro de Educação Química, 2011.

7.
JANERINE, A. S.; LEAL, M. C. . Concepção de Método Científico entre os licenciandos em Química da Universidade Federal de Lavras. In: I Simpósio Mineiro de Educação Química, 2011, Viçosa - MG. I Simpósio Mineiro de Educação Química, 2011.

8.
JANERINE, A. S.; MELO, J. S. A. ; MELO, W. C. ; MONTEIRO, B. A. P. . Divulgação da Ciência: Os Licenciandos em Química e o Projeto 'Museu para Todos' na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. In: 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Águas de Lindóia - SP. 33ª eunião Anual da Sociedade Brsileira de Química, 2010.

9.
JANERINE, A. S.; MELO, W. C. ; RODRIGUES, L. A. ; FARIAS, M. N. ; MONTEIRO, B. A. P. . A imagem da Ciência e do Cientista apresentada na Mostra de Cinema. In: 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Águas de LIndóia. 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010.

10.
JANERINE, A. S.; MONTEIRO, B. A. P. ; MELO, W. C. . A Dimensão Motivacional na Identidade Docente: Análise de uma Turma de Licenciandos em Química da UFLA por meio de seus Discuros. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Lavras (XXIII CIUFLA), 2010, Lavras - MG. XXIII CIUFLA, 2010.

11.
JANERINE, A. S.; MONTEIRO, B. A. P. ; MELO, W. C. . Analisando as Redes Sociais de Pertencimento dos Licenciandos em Química da UFLA. In: XIII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Lavras (XXIII CIUFLA), 2010, Lavras - MG. XXIII CIUFLA, 2010.

12.
JANERINE, A. S.; MONTEIRO, B. A. P. ; MELO, W. C. . Análise da Concepção do Público em Geral sobre as Atividades Promovidas pelo "Projeto Museu Para Todos". In: XXIII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Lavras (XXIII CIUFLA), 2010, Lavras - MG. XXIII CIUFLA, 2010.

13.
JANERINE, A. S.; MONTEIRO, B. A. P. . Formação Inicial de Professores de Química da Universidade Federal de Lavras: Expectativas e Necessidades Formativas. In: 23º Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química em Minas Gerais, 2009, Juíz de Fora. 23º Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química em Minas Gerais, 2009.

14.
JANERINE, A. S.; MAGALHAES, J. L. ; MELO, J. S. A. ; OLIVEIRA JUNIOR, R. C. ; SEABRA, M. E. ; MELO, W. C. ; RODRIGUES, L. A. ; FARIAS, M. N. . A imagem da Ciência e do Cientista no filme 'Naqoyqatsi'. In: VII Congresso de Educação do Unilavras, 2009, Lavras - MG. VII Congresso de Educação do Unilavras, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
JANERINE, A. S.; QUADROS, A. L. . Ensinar Química a partir de temas do contexto: o que dizem os professores em formação?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
NUNES, L. A. ; SILVA, C. P. ; JANERINE, A. S. ; DINIZ, C. F. . Ensino por Temas: Entendendo o Ciclo da Água. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
JANERINE, A. S.; QUADROS, A. L. . Análise da própria prática docente como estratégia reflexiva na formação inicial de professores de Química. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
JANERINE, A. S.; LEAL, M. C. . Vozes normalizadoras e marcadores identitários de professores de Química do Ensino Médio em início de carreira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
JANERINE, A. S.; LEAL, M. C. . Compreendendo os processos de constituição das identidades profissionais de professores de Química do Ensino Médio em início de carreira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MONTEIRO, B. A. P. ; MARTINS, I. G. R. ; JANERINE, A. S. ; SÁNCHEZ, C. . Compreendendo as relações colaborativas entre Museus e Centros de Ciências e Tecnologia e as Escolas na perspectiva dos licenciandos em Química. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
JANERINE, A. S.; LEAL, M. C. . Identificação profissional de professores de Química do Ensino Médio em início de carreira: vozes normalizadoras e os marcadores identitários. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
JANERINE, A. S.. Palestra: Caminhos Trilhados e Projeções da Pesquisa em Ensino de Química no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
JANERINE, A. S.; MONTEIRO, B. A. P. . O processo de construção da Identidade Profissional Docente: a Dimensão Socioprofissional de Licenciandos em Química. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
JANERINE, A. S.; MONTEIRO, B. A. P. ; MARTINS, I. G. R. . Estudo da Dimensão Motivacional da Identidade Profissional Docentes por meios dos discursos produzidos durante a formação inicial de professores de Química. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
JANERINE, A. S.; LEAL, M. C. . Visões sobre Ciência, Cientista e Método Científico em os Licenciandos em Química da Universidade Federal de Lavras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SUART, R. C. ; MARCUSSI, S. ; JANERINE, A. S. . Investigando as concepções de alunos licenciandos em Química sobre a atividade docente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MELO, W. C. ; PINTO, L. A. M. ; FARIAS, M. N. ; BIANCHI, M. L. ; RODRIGUES, L. A. ; MELO, J. S. A. ; JANERINE, A. S. . Articulações entre o Museu de História Natural da UFLA na Ampliação dos Espaços de Formação de Professores e de Divulgação em Ciências. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
JANERINE, A. S.; MONTEIRO, B. A. P. . Formação Inicial de Professores de Química da Universidade Federal de Lavras: Expectativas e Necessidades Formativas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CALDEIRA, J. L. M. ; JANERINE, A. S. ; MELO, J. S. A. ; OLIVEIRA JUNIOR, R. C. ; MELO, W. C. ; RODRIGUES, L. A. ; FARIAS, M. N. . As dimensões do esporte e do corpo na comtemporaneidade, reflexões a partir do documentário Naqoyqatsi. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
JANERINE, A. S.. Novas Perspectivas para a formação de professores de Ciências - II Simpósio Mineiro de Educação em Química. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
JANERINE, A. S.. A educação em ciências em espaços não formais de ensino. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
JANERINE, A. S.. O uso de filmes e vídeos para abordagens temáticas no ensino de química e as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
JANERINE, A. S.. Participação em banca de Thays Alves da Cruz.Avaliação Físico-Química e Química dos cafés das Microregiões da Chapada de Minas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

2.
JANERINE, A. S.. Participação em banca de Maria das Dores Silva Cordeiro.As contribuições do PIBID-QUÍMICA para a qualidade do ensino na educação básica de Diamantina- MG. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

3.
JANERINE, A. S.. Participação em banca de Mírian de Jesus Souza.Determinação de compostos tóxicos em mandioca comercializada na cidade de Diamantina - MG.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

4.
ANDRADE, H. R. C. S.; DINIZ, C. F.; LEMOS, L. R.; JANERINE, A. S.. Participação em banca de Crislen Musamara Santos Miranda e Ione de Andrade.Elaboração e avaliação de material de apoio nas aulas de Química Ambiental para o Ensino Médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

5.
ANDRADE, H. R. C. S.; JANERINE, A. S.; DINIZ, C. F.. Participação em banca de Ernani Carlos de Amorin.O papel do professor sob o ponto de vista do discente do Ensino Superior. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
JANERINE, A. S.; QUEIROZ, M. G. M. N.; SILVA, P. D. S.. Banca de prova escrita correspondente ao cargo 8.3.2 - Educação em Química - Mestrado do Edital 08/2014 do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Montes Claros. 2014. Universidade Estadual de Montes Claros.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Seminário Iberoamericano CTS Y X Seminário CTS.Ensinar Química a partir de temas do contexto: o que dizem os professores em formação?. 2018. (Seminário).

2.
X ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Vozes normalizadoras das identidades profissionais de professores de Química do Ensino Médio. 2015. (Encontro).

3.
11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Vozes normalizadoras e marcadores identitários de professores de Química do Ensino Médio em início de carreira. 2014. (Encontro).

4.
IV Encontro de Química da UFVJM - Do texto ao contexto: a Química e suas vertentes. 2014. (Encontro).

5.
XXVIII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química.Compreendendo os processos de constituição das identidades profissionais de professores de Química do Ensino Médio em início de carreira. 2014. (Encontro).

6.
III Encontro de Química - Fortalecendo a Química nos Vales.Caminhos Trilhados e Projeções da Pesquisa em Ensino de Química no Brasil. 2013. (Encontro).

7.
II Simpósio Mineiro de Educação Química - Compartilhando Saberes e Ressignificando os Espaços Educativos.Identificação Profissional de professores de Química do Ensino Médio em início de carreira: vozes normalizadoras e os marcadores identitários. 2013. (Simpósio).

8.
II Simpósio Mineiro de Educação Química - Compartilhando Saberes e Ressignificando os Espaços Educativos.Novas Perspectivas para a Formação de Professores de Ciências. 2013. (Simpósio).

9.
IX ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Compreendendo as relações colaborativas entre Museus e Centros de Ciências e Tecnologia e as Escolas na perspectivas dos licenciandos em Química. 2013. (Encontro).

10.
I Simpósio Mineiro de Educação Química.O processo de construção da Identidade Profissional Docente: a Dimensão Socioprofissional de Licenciandos em Química. 2011. (Simpósio).

11.
VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias.Estudo da Dimensão Motivacional da Identidade Profissional Docentes por meios dos discursos produzidos durante a formação inicial de professores de Química. 2011. (Encontro).

12.
33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química."Divulgação da Ciência: Os Licenciandos em Química e o Projeto Museu Para Todos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia"/ A imagem da Ciência e do Cientista apresentada na Mostra de Cinema Ciência Com Vida, promovida pelo Projeto Museu Para Todos". 2010. (Outra).

13.
4ª Semana Acadêmica da UFLA. 2010. (Outra).

14.
Reunião Regional da SBPC em Lavras. 2010. (Outra).

15.
XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. 2010. (Encontro).

16.
XXIII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Lavras. A Dimnesão MOtivacional na Identidade Profissional Docente: Análise de uma Turma de Licenciandos em Química da UFLA por meio de seus Discursos. 2010. (Congresso).

17.
23º Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química em Minas Gerais.Formação Inicial de Professores de Química na Universdade Federal de Lavras: Expectativas e Necessidades Formativas. 2009. (Encontro).

18.
I Fórum Franco-Brasileiro sobre Museus, Museologia e Sociedade.Articulações entre o Museu de História Natural da UFLA na Ampliação dos Espaços de Formação de Professores e de Divulgação em Ciências. 2009. (Outra).

19.
II Fórum de Química Ambiental: "A Química Aplicada aos Solos". 2009. (Outra).

20.
III Semana Acadêmica da UFLA. 2009. (Outra).

21.
VII Congresso de Educação do UNILAVRAS. A Imagem da Ciência e do Cientista no Filme: "Naqoyqatsi". 2009. (Congresso).

22.
XXII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química (UFMG). 2008. (Encontro).

23.
1ª Semana Acadêmica da UFLA. 2007. (Outra).

24.
I Fórum de Química Ambiental - Tendências e Realidades no Tratamento de Efluentes Líquidos e Águas Contaminadas. 2007. (Outra).

25.
Viagem Técnica ao Projeto Maria de Barro. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
JANERINE, A. S.. IV Encontro de Química da UFVJM - Do Texto ao contexto: a química e suas vertentes. 2014. (Outro).

2.
JANERINE, A. S.; FERREIRA, D. E. C. ; LEMOS, L. R. ; MESQUITA, J. P. ; SILVA, L. M. . III Encontro da Química - Fortalecendo a Química nos Vales. 2013. (Outro).

3.
MONTEIRO, B. A. P. ; SUART, R. C. ; JANERINE, A. S. . II Simpósio Mineiro de Educação Química - Compartilhando Saberes e Ressignificando os Espaços Educativos. 2013. (Outro).

4.
JANERINE, A. S.; MELO, W. C. ; MONTEIRO, B. A. P. ; SOARES, A. M. ; FARIAS, M. N. ; BIANCHI, M. L. ; PINTO, L. A. M. ; MELO, J. S. A. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Município de Lavras/ MG. 2009. (Exposição).

5.
JANERINE, A. S.; MONTEIRO, B. A. P. ; MELO, W. C. ; SOARES, A. M. ; PINTO, L. A. M. ; MELO, J. S. A. . O Universo ao Nosso Alcance. 2009. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
JANERINE, A. S.2018 JANERINE, A. S.; QUADROS, A. L. . A formação de professores: analisando uma experiência formativa. Insignare Scientia, v. 1, p. 1-21, 2018.

2.
MONTEIRO, BRUNO ANDRADE PINTO2016 MONTEIRO, BRUNO ANDRADE PINTO ; MARTINS, ISABEL ; DE SOUZA JANERINE, ALINE ; DE CARVALHO, FABIANA CRISTINA . The issue of the arrangement of new environments for science education through collaborative actions between schools, museums and science centres in the Brazilian context of teacher training. CULTURAL STUDIES OF SCIENCE EDUCATION (PRINT), v. 11, p. 419-437, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
MELO, W. C. ; PINTO, L. A. M. ; FARIAS, M. N. ; BIANCHI, M. L. ; RODRIGUES, L. A. ; MELO, J. S. A. ; JANERINE, A. S. . Articulações entre o Museu de História Natural da UFLA na Ampliação dos Espaços de Formação de Professores e de Divulgação em Ciências. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
JANERINE, A. S.; QUADROS, A. L. . Ensinar Química a partir de temas do contexto: o que dizem os professores em formação?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
JANERINE, A. S.. A educação em ciências em espaços não formais de ensino. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
JANERINE, A. S.; MELO, W. C. ; MONTEIRO, B. A. P. ; SOARES, A. M. ; FARIAS, M. N. ; BIANCHI, M. L. ; PINTO, L. A. M. ; MELO, J. S. A. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Município de Lavras/ MG. 2009. (Exposição).

2.
JANERINE, A. S.. IV Encontro de Química da UFVJM - Do Texto ao contexto: a química e suas vertentes. 2014. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 17:54:55