Daniel Alejandro Ponce Saldias

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0400321536793591
  • Última atualização do currículo em 20/11/2018


Doutor em Engenharia Mecânica pela UFSC (2014 - Conceito CAPES 7). Possui Mestrado em Engenharia Mecânica pela UFSC (2009 - Conceito CAPES 7), graduação em Ingeniería Civil Mecánica pela Universidad de Tarapacá - Chile (2005) e obteve validação da graduação em Engenharia Mecânica pela UFSC (2014). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Blumenau, ministrando as disciplinas de Mecânica dos Sólidos e Acionamentos Hidráulicos e Pneumáticos. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Robótica, Elementos de Máquinas e Biomecânica, sendo revisor de artigos da área. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniel Alejandro Ponce Saldias
Nome em citações bibliográficas
PONCE S. DANIEL;PONCE, DANIEL;Daniel P. Saldías;Saldias D. A. P;Daniel Ponce S.;PONCE SALDÍAS, DANIEL ALEJANDRO;Ponce, D;Ponce D.;Ponce, D.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Egenharia Mecânica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: MODELAGEM DA ARTICULAÇÃO DO JOELHO HUMANO VISANDO APOIO AO PLANEJAMENTO PRÉ-OPERATÓRIO, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Daniel Martins.
Coorientador: Carlos Rodrigo de Melo Roesler.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Biomecânica; Modelagem computacional do joelho; Planejamento pré-operatório; Mecanismos; Método de Davies; Otimização.
Grande área: Outros
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Biomecânica.
2007 - 2009
Mestrado em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Estudo introdutório e desenvolvimento experimental de sistemas automatizados para exercícios terapêuticos e esportivos,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Carlos Alberto Martin, Dr.Ing..
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Dinamômetro Isocinético; Mecatrônica; Controle; Fisioterapia.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: elementos Finitos.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos.
Setores de atividade: Atividades profissionais, científicas e técnicas; Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
1997 - 2005
Graduação em Ingeniría Civil Mecánica.
Universidad de Tarapacá, UTA, Chile.
Título: Estudio del Funcionamiento del Proceso de carguío de Barras en Molinos de Barras de la Gran Minería.
Orientador: Alberto Gallegos Araya.




Formação Complementar


2016 - 2016
PROFOR: MULTIMODALIDADE E A PRÁTICA DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
PROFOR: DESENV. TECNOLOGIA DIFERENCIADA EM UMA RELAÇÃO UNIVERSID. EMPRESA. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
PROFOR: GESTÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
PROFOR: INTEGRAÇÃO INSTITUCIONAL AOS NOVOS DOCENTES,. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
PROFOR: LEGISLAÇÃO DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO FEDERAL. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2013 - 2013
Summer Screws 2013 - International Summer School o. (Carga horária: 54h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2009
Modeling and Simulation of Mechatronic Systems. (Carga horária: 64h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto lotado no Campus Blumenau, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Metalproc Ingeniería y Servicios Ltda, METALPROC, Chile.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Jefe área mecatrônica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Metalproc Ingeniería y Servicios Ltda. é uma companhia terceirizada de CODELCO (Corporación del Cobre ? CHILE).


Universidad de Tarapacá, UTA, Chile.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Substituto em Engenharia Mecânica - Universidad de Tarapacá, oferecendo as seguintes disciplinas: 1.- Aplicações Computacionais. 2.- Projeto Mecânico. 3.-Projeto com Elementos Finitos.


Renault Cormecánica Los Andes, CORMECÁNICA, Chile.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Realizou-se apoio na seção de Controle de Qualidade e Metrologia, operação e calibração do sistema de medição Mitutoyo de três coordenadas.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
A moda é para todos: estudo dos princípios do Desenho Universal aplicados ao vestuário
Descrição: A moda atual está cada vez mais democrática atendendo aos diferentes estilos, gostos e bolsos. Embora as empresas de moda estejam preocupadas em atender diferentes segmentos e perfis de consumidores, ainda se percebe pouco estudo e desenvolvimento de produtos voltados para pessoas com necessidades. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é estudar os princípios do desenho universal para serem aplicados aos projetos e produtos de moda, já que seus fundamentos podem nortear o desenvolvimento de produtos que atendam a todos os tipos de pessoas ou um maior número, fazendo um estudo aprofundado em ergonomia e antropometria, por exemplo. Outro objetivo é desenvolver projetos inclusivos voltados para a área de moda que proporcionem prazer às pessoas com deficiência, tendo em vista as referências e as representações sociais do profissional, na intenção de oferecer uma formação mais humana e reflexiva. O projeto parte também das diferentes dimensões da sustentabilidade, ao focar, em especial no princípio social da sustentabilidade. A pesquisa será de origem qualitativa, de natureza exploratória, buscando analisar fatores que possam influenciar na visão da realidade detida pelos sujeitos envolvidos. A criação do projeto se justifica pela necessidade de conhecer e, de certa forma, ampliar o olhar para o mercado de produtos inclusivos no Brasil. Os resultados esperados consistem em atingir os objetivos traçados neste trabalho, ao pesquisar e propor coleções de moda inclusivas estudando o público-alvo e tentando entender suas reais necessidades..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Estudo da capacidade de força em mecanismos e robôs com potencial de aplicação em biomecânica
Descrição: A crescente necessidade de dotar as máquinas, mecanismos e robôs com um certo nível de independência a fim de enfrentar as mudanças rápidas no ambiente circundante, tem feito com que novas tecnologias sejam requeridas para dar solução aos diversos problemas que esta situação demanda. O estudo da capacidade de força em mecanismos e robôs representa uma importante possibilidade de resolver os problemas implícitos da interação de estes equipamentos com o entorno circundante. O principal objetivo da presente proposta de pesquisa é o de propor soluções que possam resolver o problema da capacidade de força em manipuladores e sistemas robotizados espaciais em contato com o meio, fazendo um ênfase especial nos robôs de tipo humanoide realizando tarefas que implicam a interação com o entorno e tirando vantagem da maneira mais eficiente possível das redundâncias cinemáticas e de atuação quando estas estejam presentes. Devido que o corpo humano pode ser estudado mediante simplificações mecânicas onde os métodos e modelos matemáticos para obter a capacidade de força em robôs humanoides podem também ser usados a fim de aprimorar ou estudar atividades desenvolvidas pelo corpo humano. Os resultados da presente pesquisa podem ter aplicação prática em diversas áreas do conhecimento diferentes da robótica como são a ergonomia, terapia ocupacional, fisioterapia, entre outras. A metodologia empregada para a execução do projeto segue a seguinte sequência: Revisão da literatura recente e atualização dos dados bibliográficos, Adaptação dos método para a resolução da estática dos sistemas robotizados, Desenvolvimento de modelos matemáticos e métodos que descrevam de maneira eficiente a capacidade de força de manipuladores e robôs espaciais e em particular de robôs humanoides, Avaliação das correlações existentes nas posturas entre os robôs humanoides e o corpo humano, realizar simulações computacionais e desenvolvimento de protótipos para dar suporte a inovações resultantes da pesquisa e finalmente publicação de resultados. O projeto proposto será desenvolvido em parceria com o Laboratório de Robótica da UFSC (LRRG), cujas infraestruturas e equipamentos permitem o desenvolvimento de protótipos e levantamentos experimentais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Plataforma Reconfigurável de Tecnologia Assistiva para Pacientes Acamados

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Daniel Martins em 23/01/2015.
Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver uma ?plataforma reconfigurável de tecnologia assistiva para pacientes acamados? a fim de facilitar a vida tanto das pessoas acamadas quanto dos profissionais da saúde. Para os pacientes acamados, especialmente aqueles que devem ficar deitados por longos períodos, este projeto permitiria devolver sua mobilidade mediante uma plataforma robotizada. Para os profissionais da saúde, este projeto auxiliaria diminuindo os esforços físicos que devem ser executados nas manobras para acomodar ou deslocar o paciente. A restrição da mobilidade é um grande problema para os pacientes acamados, devido à necessidade de movimentar-se para atividades básicas do dia-a-dia como, por exemplo, comer, ir ao banheiro, vestir-se e etc. A implementação do projeto permitirá auxiliar aos pacientes na solução dos problemas citados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (4) .
Integrantes: Daniel Alejandro Ponce Saldias - Integrante / Carlos Rodrigo de Mello Roesler - Integrante / Daniel Martins - Coordenador / Roberto Simoni - Integrante / Henrique Simas - Integrante / Luiz Alberto Radavelli - Integrante / Eduardo Guy Perpétuo Bock - Integrante / Aníbal Alexandre Campos Bonilla - Integrante / Bilal Orun - Integrante / Estevan Hideki Murai - Integrante / Thaís Muraro - Integrante / Sergio Yoshinobu Araki - Integrante / Rosa Corrêa Leoncio de Sá - Integrante / Gitirana Gomes Ferreira - Integrante / Noé Borges - Integrante.
2015 - Atual
Aspectos do amarrotamento e da descoloração de substratos têxteis relacionados ao processo de lavação doméstica
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Pesquisa em biomecânica humana para o desenvolvimento de tecnologias assistivas
Descrição: As tecnologias assistivas proporcionam qualidade de vida e inclusão social às pessoas idosas, com deficiências físicas e mobilidade reduzida. Também melhoram a ergonomia de trabalhadores submetidos a esforço físico e diminuem o tempo de recuperação no pós-operatório de pacientes submetidos a cirurgias. Porém, a maior parte das tecnologias assistivas no Brasil são importadas, possuem um alto preço e barreiras técnicas comerciais. Portanto, a fabricação a nível local de estas tecnologias pode trazer benefícios na economia nacional e especificamente aos usuários pelo menor preço e facilidade de acesso. Além disso, a comprovação da qualidade do produto fabricado no Brasil pode promover um maior alcance social com menores dispêndios para o SUS (Sistema Único de Saúde). O objetivo deste projeto é desenvolver a pesquisa biomecânica, robótica e mecatrônica, para promover com subsídios científicos e tecnológicos a produção nacional das tecnologias assistivas de maior importância para a população brasileira. A metodologia empregada para a execução do projeto segue a seguinte sequência: determinar as necessidades dos usuários (quais tecnologias são as mais importantes a serem desenvolvidas), obter as especificações de projeto, sintetizar e escolher os princípios de solução e finalmente obter uma solução projetiva aprimorada. Nessa última etapa serão realizadas simulações computacionais e desenvolvimento de protótipos para dar suporte a inovações e a futura fabricação. O projeto proposto será desenvolvido em parceria com o Laboratório de Engenharia Biomecânica da UFSC (LEBm) e o Laboratório de Robótica da UFSC (LRRG), cujas infraestruturas e equipamentos permitem o desenvolvimento de protótipos e levantamentos experimentais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Daniel Alejandro Ponce Saldias - Coordenador / PONCE, ERNESTO - Integrante / Fabiola S. Rosa - Integrante / Martin Vincent Bloedorn - Integrante.
2013 - Atual
Projeto, Fabricação e Avaliação de Segurança de Implantes Bioabsorvíveis para Bucomaxilofacial e Crânio
Descrição: A existência no Brasil de indústrias dedicadas a fabricação de implantes bioabsorvíveis é incipiente. Assim, O objetivo geral da presente proposta é promover a atualização tecnológica nacional por meio da pesquisa, desenvolvimento e avaliações biomecânicas de implantes ortopédicos fabricados em material polimérico bioabsorvível. Em particular, pretende-se desenvolver os modelos de PRODUTOS (placas e parafusos para sua fixação) e os PROCESSOS para fabricar IMPLANTES para cirurgia bucomaxilofacial e de crânio compostos por polímeros bioabsorvíveis. A fabricação e a avaliação destes produtos deverão ser realizadas no Brasil. Os produtos resultantes deverão ser registrados na ANVISA para viabilizar sua comercialização no país. Os produtos objeto do projeto são placas (reta, ponte, L, Y) e parafusos ósseos utilizados em osteossíntese ou cirurgias reconstrutoras de face..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Avaliação da tecnologia de próteses ortopédicas nacionais e importadas utilizadas em artroplastia total de quadril

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carlos Rodrigo de Mello Roesler em 04/12/2014.
Descrição: Determinar e comparar a qualidade das próteses de quadril nacionais e importadas com base em avaliações dimensionais, testes de composição química, e ensaios mecânicos/tribológicos, seguindo diretrizes normativas previamente definidas e analisadas, a fim de identificar parâmetros que possam ser responsáveis pelas diferenças entre as mesmas. Se existentes tais diferenças, também será objetivo recomendar e subsidiar as melhorias tecnológicas das próteses nacionais para impulsionar a indústria brasileira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2006
Diseño de nueva generación de maquinaria en la minería
Descrição: Pesquisa feita mediante modelação computacional com Elementos Finitos do comportamento de ondas na cabeça humana, com a finalidade de projetar equipamentos que evitem lesões cerebrais produzidas no ambiente da grande mineração de Chile. Este projeto foi realizado pela Universidade de tarapacá em cooperação com CODLECO (Corporación del cobre)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - 2018
4° WORKSHOP ON MECHANISM AND ROBOT DESIGN
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Mestrado acadêmico: (20) / Doutorado: (10) .
Integrantes: Daniel Alejandro Ponce Saldias - Coordenador / Daniel Martins - Integrante / Roberto Simoni - Integrante / Leonardo Mejia - Integrante / Ebrahim Samer Elyoussef - Integrante / Adriano Peres - Integrante / Mauri Ferrandin - Integrante.
2017 - Atual
Tecnologias para o desenvolvimento inclusivo: coprodução de tecnologias assistivas para cegos em interação social
Descrição: O projeto de extensão ?Tecnologias para o desenvolvimento inclusivo: coprodução tecnologias assistivas para cegos com base na interação sociotécnica? objetiva desenvolver com os alunos e professores dos cursos de Engenharia da UFSC, campus Blumenau, uma proposta de intervenção para o desenvolvimento de tecnologias assistivas para cegos e pessoas com baixa visão pautada por uma abordagem de interação sociotécnica. A temática ?tecnologias assistivas? foi eleita como objeto de intervenção tendo em vista a amplitude que seu processo de produção gera e o envolvimento que o futuro engenheiro (de controle e automação, têxtil e de materiais) pode ter com a comunidade na qual a universidade está inserida. Os alunos, além de reconhecerem a rede sociotécnica que envolve o desenvolvimento de artefatos com essas especificidades, proporão projetos em tecnologias assistivas de acordo com as demandas que serão coletadas diretamente com pessoas cegas e com baixa visão na Associação de Cegos do Vale do Itajaí (ACEVALI), tendo como ponto de partida a participação ativa dos associados no desenvolvimento dos projetos. Para isso, o referencial teórico da Sociologia das Ciências e das técnicas, as metodologias da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) e do desenvolvimento de projetos centrado no usuário subsidiarão este projeto de extensão. A ideia é que os alunos construam conjuntamente com os professores da área e com os associados e profissionais da ACEVALI (que já sinalizou positivamente pela parceria para o desenvolvimento deste projeto), atividades e estratégias que resultem em tecnologias assistivas para os grupos envolvidos, voltadas para o desenvolvimento regional e para interações sociais implementadoras de diálogos de saberes entre os sujeitos do processo. O pressuposto de formação desse engenheiro, como se pode ver, perpassa a concepção de que as sociedades são tecnologicamente construídas, ao mesmo tempo em que as tecnologias são socialmente configuradas. Tendo-se isso presente, a relação problema/solução passa necessariamente por compreender que os problemas, assim como as soluções, são construídos socialmente a partir da interação com os diferentes grupos sociais. É da compreensão de que todos os indivíduos possuem algum tipo de conhecimento que emerge a necessidade de formar engenheiros com a capacidade de trabalhar com os sentidos da alteridade na identificação e solução de problemas sociotécnicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Daniel Alejandro Ponce Saldias - Coordenador / Grazyella Cristina Oliveira de Aguiar - Integrante / Marilise Luiza Martins dos Reis - Integrante / Brenda Teresa Porto de Matos - Integrante / Renata Orlandi - Integrante / Sérgio Luiz Ferreira - Integrante / George Coriolano dos Santos Filho - Integrante / Hiana Nahring - Integrante / Larissa Satomi da Costa - Integrante / Laura Palermo Gomes - Integrante.
2017 - Atual
APRENDENDO A EMPREENDER E INOVAR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Descrição: Projeto aprovado no EDITAL DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR/SEBRAE OBJETIVO GERAL Incentivar e fomentar a cultura do empreendedorismo através da educação de professores e alunos, principalmente pela aplicação da expertise do SEBRAE através de seus produtos e serviços. OBJETIVOS ESPECÍFICOS a) Implementar os jogos de empresas (Desafio Universitário) nos diversos campi da UFSC através de incentivo pela divulgação e premiação dos melhores qualificados. b) Estimular os alunos da UFSC a elaborar um Plano de Negócios do SEBRAE, por meio de divulgação e premiação dos melhores colocados. c) Promover cursos de empreendedorismo e empreendedorismo social para os professores da UFSC, visando à aplicação dos conceitos nas disciplinas dos cursos de graduação. d) Realizar o EMPRETEC na UFSC - Campus Blumenau. e) Promover palestras com os autores das cartilhas do SEBRAE voltadas ao segmento têxtil. f) Realizar eventos de cunho científico e tecnológico voltados ao empreendedorismo e inovação, por meio da SNCT, workshop e Congresso..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - 2017
Organização de encontros para a consolidação da formação científica de discentes dos cursos de Engenharia da UFSC ? Centro Blumenau
Descrição: O objetivo geral deste projeto é promover a organização de uma série de encontros para apresentar aos alunos dos cursos de Engenharia da UFSC, Centro Blumenau fundamentos sobre a realização de pesquisa.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Daniel Alejandro Ponce Saldias - Integrante / José Alexandre Borges Valle - Coordenador / Ana Paula Serafini Immich Boemo - Integrante / Catia Rosana Lange De Aguiar - Integrante / Cintia Marangoni - Integrante / Rita De Cássia Siqueira Curto Valle - Integrante / Grazyella Cristina Oliveira de Aguiar - Integrante / Andrea Cristiane Krause Bierhalz - Integrante / Fernanda Steffens - Integrante / Francisco Claudivan Da Silva - Integrante.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering (Im
2015 - Atual
Periódico: Proceedings of the Institution of Mechanical Engineers. Part H, Journal of
2016 - Atual
Periódico: Revista Facultad de Ingeniería Universidad de Antioquia
2016 - Atual
Periódico: International Journal of Industrial Ergonomics - Elsevier
2017 - Atual
Periódico: TEXTILE RESEARCH JOURNAL
2018 - Atual
Periódico: Proceedings of the Institution of Mechanical Engineers, Part G: Journal of
2018 - Atual
Periódico: JOURNAL OF AEROSPACE ENGINEERING


Revisor de projeto de fomento


2017 - 2017
Agência de fomento: Secretaria de Ciencia y Técnica de la Universidad Adventista del Plata
2017 - Atual
Agência de fomento: Oxford Brookes University. Newton Advanced Fellowships


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: elementos Finitos.
5.
Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação.
6.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Biomecânica.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Prêmio Trabalho Destaque: "A CONTROL BASED SOFT-ROBOTIC GLOVE FOR REHABILITATION AND PHYSIOTHERAPY OF STROKE PATIENTS", 3° Congresso de Engenharia e Ciências Aplicadas nas Três Fronteiras.
2017
Best Applied Paper Award, 6th Internacional Symposium on Multibody Systems and Mechatronics.
2008
Certificado de Nível Avançado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros Celpe-Bras, Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Ponce, D2018Ponce, D; GOLIN, J. F. ; MEJIA, L. ; PONCE, L. ERNESTO. ; MARTINS, D. ; RODRIGO DE MELLO ROESLER, CARLOS . Method and clinical validation of a kinetostatic model of the human knee. INTERNATIONAL JOURNAL OF MECHANISMS AND ROBOTIC SYSTEMS, v. 4, p. 368-382, 2018.

2.
PONCE SALDÍAS, DANIEL ALEJANDRO2015 PONCE SALDÍAS, DANIEL ALEJANDRO; MARTINS, D. ; ROESLER, C. R. M. ; PINTO, O. T. ; FANCELLO, E. . Relevance of the hyperelastic behavior of cruciate ligaments in the modeling of the human knee joint in sagittal plane. Revista Facultad de Ingeniería Universidad de Antioquia, v. 1, p. 123-133, 2015.

3.
PONCE SALDÍAS, DANIEL ALEJANDRO2015PONCE SALDÍAS, DANIEL ALEJANDRO; MARTINS, DANIEL ; MARTIN, CARLOS ; DA SILVA ROSA, FABÍOLA ; DE MELLO ROESLER, CARLOS RODRIGO ; OCAMPO MORÉ, ARI DIGIÁCOMO . Development of a scale prototype of isokinetic dynamometer. Ingeniare. Revista Chilena de Ingeniería (En línea), v. 23, p. 196-207, 2015.

4.
PONCE, ERNESTO2014PONCE, ERNESTO ; PONCE, DANIEL ; ANDRESEN, MAX . Modeling Heading in Adult Soccer Players. IEEE Computer Graphics and Applications, v. 34, p. 8-13, 2014.

5.
PONCE, ERNESTO2014PONCE, ERNESTO ; PONCE, DANIEL ; ANDRESEN, M. . EFECTOS NEUROLÓGICOS POR TELÉFONOS CELULARES: REVISIÓN BIBLIOGRÁFICA Y MODELOS MATEMÁTICOS. Interciencia (Caracas), v. 39, p. 843-849, 2014.

6.
PONCE S. DANIEL;PONCE, DANIEL;Daniel P. Saldías;Saldias D. A. P;Daniel Ponce S.;PONCE SALDÍAS, DANIEL ALEJANDRO;Ponce, D;Ponce D.;Ponce, D.2012PONCE S. DANIEL; ROESLER, C. R. M. ; MARTINS, D. . A Human Knee Joing Model Based on Screw Theory and its Relevance for Preoperative Planning. Mecánica Computacional, v. XXXI, p. 3847-3871, 2012.

7.
PONCE, ERNESTO2011 PONCE, ERNESTO ; PONCE, DANIEL . Modeling Neck and Brain Injuries in Infants. IEEE Computer Graphics and Applications, v. 31, p. 90-96, 2011.

8.
PONCE, ERNESTO2011PONCE, ERNESTO ; PONCE, DANIEL ; PÉREZ, JESÚS ; ANDRESEN, MAX . Traumas cerebrales en niños secundarios a cabeceo de balones en fútbol: Modelo de simulación matemática. Revista Médica de Chile (Impresa), v. 139, p. 1089-1096, 2011.

9.
PONCE S. DANIEL;PONCE, DANIEL;Daniel P. Saldías;Saldias D. A. P;Daniel Ponce S.;PONCE SALDÍAS, DANIEL ALEJANDRO;Ponce, D;Ponce D.;Ponce, D.2011PONCE S. DANIEL; MARTINS, D. ; MARTIN, C. A. ; ANDRADE, Mário César de . Conceitualização e Análise Crítica dos Dinamômetros Isocinéticos. Revista Brasileira de Biomecânica (Impresso), v. 12, p. 65-74, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
MEJIA, L. ; Ponce, D. ; Herrera, J. C. ; SIMAS, H. ; MARTINS, D. . Influence of the Working Mode on the Maximum Isotropic Force Capability Maps for a 3RRR Planar Parallel Manipulator. In: João Carlos Mendes Carvalho, Daniel Martins, Roberto Simoni, Henrique Simas. (Org.). Mechanisms and Machine Science. 1ed.Switzerland: Springer International Publishing, 2018, v. 54, p. 151-159.

2.
Ponce D.; MEJIA, L. ; PONCE, ERNESTO ; MARTINS, D. ; ROESLER, C. R. M. ; GOLIN, J. F. . Kinetostatic Model of the Human Knee for Preoperative Planning: Part A. Method and Validation. In: João Carlos Mendes Carvalho, Daniel Martins, Roberto Simoni, Henrique Simas. (Org.). MuSMe 2017: Multibody Mechatronic Systems. 1ed.Switzerland: Springer Nature, 2017, v. 54, p. 444-454.

3.
Ponce D.; GOLIN, J. F. ; PONCE, L. ERNESTO. ; MARTINS, D. ; ROESLER, C. R. M. ; MEJIA, L. . Kinetostatic Model of the Human Knee for Preoperative Planning: Part B Clinical Application for Medical Decision Making. In: João Carlos Mendes Carvalho, Daniel Martins, Roberto Simoni, Henrique Simas. (Org.). MuSMe 2017: Multibody Mechatronic Systems. 1ed.Switzerland: Springer Nature, 2017, v. 54, p. 455-463.

4.
PONCE, L. ERNESTO. ; PONCE S. DANIEL . FEM 2D Analysis of Mild Traumatic Brain Injury on a Child. In: Springer Berlin. (Org.). Pattern Recognition and Machine Intelligence. 1ed.Berlin: Springer Berlin / Heidelberg, 2007, v. 4815, p. 186-191.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PONCE, DANIEL; GOLIN, JULIO F. ; MEJIA RINCON, LEONARDO ; RODRIGO DE MELLO ROESLER, CARLOS ; MARTINS, DANIEL ; PONCE LOPEZ, ERNESTO . ASPECTOS FISIOLÓGICOS NEGATIVOS DECORRENTES AO USO DE ÓRTESES FUNCIONAIS DE JOELHO- KNEE BRACES. In: 6º Encontro Nacional de Engenharia Biomecânica, 2018, àguas de Lindóia. Proceedings do 6º Encontro Nacional de Engenharia Biomecânica. São Paulo: ABCM, 2018. v. 1.

2.
CARVALHO NETO, S. L. ; VALLE, J. A. B. ; PONCE SALDÍAS, DANIEL ALEJANDRO ; VALLE, R. C. S. C. ; AGUIAR, C. R. L. ; AGUIAR, G. C. O. . AMARROTAMENTO DE SUBSTRATOS TÊXTEIS. In: 2° Seminário nacional em Blumenau debate ciência, tecnologia e inovação indústria têxtil, 2017, Blumenau. 2° Seminário nacional em Blumenau debate ciência, tecnologia e inovação indústria têxtil, 2017.

3.
Ponce, D; SZPOGANICZ, E. ; MEJIA, L. ; PONCE, L. ERNESTO. . A SPLINES BASED METHOD FOR MODELING THE HUMAN HEAD FOR USE IN FINITE ELEMENTS ANALYSIS. In: COBEM 2017 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2017, Curitiba. 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering COBEM 2017. Curitiba: PUC, 2017. v. 24. p. 10-18.

4.
MEJIA, L. ; Ponce, D ; FRANTZ, J. ; MARTINS, D. ; SIMAS, H. . ISOTROPIC WRENCH CAPABILITY MAPS AND ISOTROPIC VELOCITY CAPABILITY MAPS FOR A 3RRR PLANAR PARALLEL MANIPULATOR. In: COBEM 2017 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2017, Curitiba. 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering COBEM 2017. Curitiba: PUC, 2017. v. 24. p. 20-27.

5.
MEJIA, L. ; Ponce, D ; HERRERA, C. ; SIMAS, H. ; MARTINS, D. . Influence of the Working Mode on the Maximum Isotropic Force Capability Maps for a 3RRR Planar Parallel Manipulator. In: 6th International Symposium on Multibody Systems and Mechatronics ? MuSMe, 2017, Florianópolis. Proceedings of the MUSME Conference. Switzerland: Springer, 2017. v. 54. p. 151-159.

6.
PONCE, DANIEL; MARTINS, D. ; ROESLER, C. R. ; ARI D. O. MORÉ . MODELAGEM ESTÁTICA ESPACIAL DO JOELHO HUMANO PELO MÉTODO DE DAVIES: UMA ABORDAGEM PRELIMINAR. In: Encontro Naional de Engenharia Biomecânica ENEBI 2015, 2015, Uberlândia, MG.. ENEBI 2015. Uberlândia, 2015.

7.
Saldias D. A. P; RADAVELLI, L. A. ; ROESLER, C. R. M. ; MARTINS, D. . Kinematic Synthesis of the Passive Human Knee Joint by Differential Evolution and Quaternions Algebra: a Preliminary Study. In: 5th IEEE RAS/EMBS International Conference on Biomedical Robotics and Biomechatronics: BioRob2014, 2014, São Paulo. IEEE International Conference on Biomedical Robotics and Biomechatronics. New Yokr: IEEE, 2014. v. 1. p. 96-101.

8.
PONCE, DANIEL; MARTINS, D. ; ROESLER, C. R. M. ; ARI D. O. MORÉ ; ROSA, F. S. . MODELING OF HUMAN KNEE JOINT IN SAGITTAL PLANE CONSIDERING ELASTIC BEHAVIOR OF CRUCIATE LIGAMENTS. In: COBEM 2013, 2013, Ribeirão Preto. COBEM 2013, 2013.

9.
ROSA, F. S. ; PONCE, DANIEL ; MARTINS, D. ; ROESLER, C. R. M. ; MARTIN, C. A. ; ARI D. O. MORÉ . CONCEPTUAL DESIGN OF ISOKINETIC DYNAMOMETER: MODELING AND SIMULATION. In: COBEM 2013, 2013, Ribeirão Preto. COBEM 2013, 2013.

10.
PONCE, L. ERNESTO. ; Daniel Ponce S. . Two Dimensional Finite Element Analysis for the Effect of a Pressure Wave in the Human Brain. In: AIP Conference Proceedings, International Electronic Conference on Computer Science, 2009, New York. AIP Conference Proceedings, The SAO/NASA Astrophysics Data System. Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics. New York: American Institute of Physics, 2009. v. 1060. p. 106-112.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PONCE, DANIEL; SZPOGANICZ, E. ; PONCE, ERNESTO ; DE MELLO ROESLER, CARLOS RODRIGO . Metodologia Sistemática Para A Modelagem Da Cabeça Humana Visando A Análise Por Elementos Finitos. In: XVII congresso Brasileiro de Biomecânica, 2017, Porto Alegre. Anais XVII congresso Brasileiro de Biomecânica, 2017. v. 1. p. 430-431.

2.
PONCE S. DANIEL; MARTINS, D. ; ROESLER, C. R. M. ; ROSA, F. S. ; ARI D. O. MORÉ . MODELAGEM DA ARTICULAÇÃO DO JOELHO HUMANO NO PLANO SAGITAL PELO MÉTODO DE DAVIES. In: ENEBI 2013, 2013, Vitória. ENEBI 2013 4 ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA BIOMECÂNICA, 2013. p. 101-102.

3.
ROSA, F. S. ; PONCE S. DANIEL ; MARTINS, D. ; ROESLER, C. R. M. ; ARI D. O. MORÉ ; MARTIN, C. A. . CONCEITUALIZAÇÃO, ANÁLISE CRÍTICA E MODELAGEM DOS DINAMÔMETROS ISOCINÉTICOS. In: ENEBI 2013, 2013, Vitória. ENEBI 2013 4 ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA BIOMECÂNICA, 2013. p. 150-151.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, A. ; PARIZOTTO, V. ; Saldias D. A. P . A CONTROL BASED SOFT-ROBOTIC GLOVE FOR REHABILITATION AND PHYSIOTHERAPY OF STROKE PATIENTS. In: 3° Congresso de Engenharia e Ciências Aplicadas nas Três Fronteiras, 2018, Foz de Iguaçu. Anais do 3º Congresso de Engenharia e Ciências Aplicadas nas Três Fronteiras - MEC3F 2018. São Paulo: Instituto Federal de São Paulo, 2018. v. 1. p. 18-18.

Apresentações de Trabalho
1.
Ponce, D; BOCK, E. . Plataforma Reconfigurável de Tecnologia Assistiva para Pacientes Acamados. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PONCE SALDÍAS, DANIEL ALEJANDRO; SZPOGANICZ, E. ; PONCE, L. ERNESTO. ; ROESLER, C. R. . Metodologia Sistemática Para A Modelagem Da Cabeça Humana Visando A Análise Por Elementos Finitos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Ponce D.. Palestra de apertura: Síntese de articulações para exoesqueletos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Ponce, D; OECKSLER, C. ; SBARAINI, N. ; WEBER, R. ; SILVA, M. . Apresentação de Pôster na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017. Construção de um Braço Robótico Hidráulico para Ensino em Universidades. 2017. (Congresso).. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PONCE S. DANIEL. Palestra: 'Projetos em Biomecânica - Modelagem cinemática a estática de um joelho humano'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Daniel Ponce S.. Palestra: 'Trabalhos desenvolvidos no departamento de robótica da UFSC'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Daniel Ponce S.; AGUIAR, G. C. O. ; BOEIRA, A. M. G. . Palestra: 'Desenvolvimento e Inovação Social em Debate - Tecnologias Assistivas: Mobilidade e Moda Inclusiva'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
PONCE, DANIEL; MARTINS, D. ; RADAVELLI, L. A. ; ROESLER, C. R. . Kinematic Synthesis of the Passive Human Knee Joint by Differential Evolution and Quaternions Algebra: a Preliminary Study. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
PONCE, DANIEL; MARTINS, D. ; ROESLER, C. R. M. ; ARI D. O. MORÉ ; ROSA, F. S. . MODELING OF HUMAN KNEE JOINT IN SAGITTAL PLANE CONSIDERING ELASTIC BEHAVIOR OF CRUCIATE LIGAMENTS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
Saldias D. A. P; MARTINS, D. . Palestra: 'MODELING OF THE HUMAN KNEE JOINT BY MECHANISM THEORY, DAVIES' METHOD AND OPTIMIZATION'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
BORGES, J. V. ; SIMONI, R. ; MARTINS, D. ; PONCE S. DANIEL . Projeto de mecanismos paralelos para o auxílio fisioterapêutico na entorse de tornozelo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
PONCE S. DANIEL; MARTINS, D. ; ROESLER, C. R. . Modelagem da Articulação do Joelho Humano Visando Apoio ao Planejamento Pré-operatório. Florianópolis: UFSC, 2014 (Tese de Doutorado).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
PONCE S. DANIEL. Software para Obtenção das Forças internas no Joelho, para Apoio ao Planejamento Pré-operatório na Cirurgia de Substituição Ligamentar. 2014.

2.
PONCE S. DANIEL; RINCON, L. M. . Software para Determinação da melhor Posição de Inserção do Enxerto do Ligamento Cruzado Anterior, para o Planejamento Pré-operatório. 2013.

Trabalhos técnicos
1.
PONCE S. DANIEL. Revisor Papers do II CONSOSUL Congresso de Otimização e Simulação do Sul. 2017.

2.
PONCE S. DANIEL. Revisor de Papers do '6th International Symposium on Multibody Systems and Mechatronics'. 2017.

3.
PONCE SALDÍAS, DANIEL ALEJANDRO. Revisor de papers: The sixth IEEE RAS/EMBS International Conference on Biomedical Robotics and Biomechatronics - BioRob 2016. 2016.

4.
PONCE, DANIEL. Revisor de Papers do I CONSOSUL Congresso de Otimização e Simulação do Sul. 2016.

5.
PONCE S. DANIEL. Revisor de Artigos do ENEBI 2015.. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
Ponce, D; SZPOGANICZ, E. ; MEJIA, L. ; COGLIATTI, P. A. . DESENVOLVIMENTO DE UMA MÁQUINA DE TRAÇÃO DE PEQUENO PORTE PARA CARACTERIZAÇÃO MECÂNICA DE MATERIAIS (2017-2018).. 2018. (Pesquisa e extensão).

2.
Daniel Ponce S.. Minicurso ?Desenvolvimento de órteses e próteses?, no III Simpósio de Neuroengenharia do ISD. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
DOURADO, A. ; PONCE S. DANIEL . Desenvolvimento de Robô Simulador da Dinâmica Veicular para Treinamento de Pilotos.. 2011. (Pesquisa e extensão).

4.
PONCE S. DANIEL. Desenvolvimento de Protótipo de Dinamômetro Isocinético 'SMTE', para Reabilitação e Avaliação Muscular.. 2009. (Pesquisa e extensão).

5.
Ponce, D. DESENVOLVIMENTO DE MECANISMO PARA AUTOMATIZAÇÃO DO PROCESSO DE CARGA DE BARRAS EM MOINHO PARA MINERAÇÃO. 2005. (Pesquisa e extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
OLIVEIRA, F. R.; MARANGONI, C.; PONCE, DANIEL. Participação em banca de SÁLVIO LIMA DE CARVALHO NETO. AVALIAÇÃO DE AMARROTAMENTO POR MEIO DE PROCESSAMENTO DE IMAGEM DE TECIDOS 100% ALGODÃO EM PROCESSOS DE LAVAGEM E SECAGEM DOMÉSTICOS. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
ROESLER, H.; MANOEL, E. J.; ARAUJO, A. P. de Araujo; PONCE SALDÍAS, DANIEL ALEJANDRO; RUSCHEL, C.; SILVA, R.. Participação em banca de Patricia Vieira de Souza Crippa. Desenvolvimento de método de reabilitação para crianças que não caminham. 2017. Tese (Doutorado em Ciências do Movimento Humano) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
BONILLA, A. A. C.; Ponce, D; MEDEIROS, R.. Participação em banca de Eliseo de Jesus Cortes Torres. Desenvolvimento de um sistema automatizado para reabilitação de pacientes acamados. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em ENGENHARIA MECÂNICA) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

2.
PONCE SALDÍAS, DANIEL ALEJANDRO; FANCELLO, E.. Participação em banca de Arthur Paiva Grimaldi Santos. Avaliação Experimental da Migração de Próteses de Quadril Cimentadas.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Egenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ponce, D; REIS, M. L. M.. Participação em banca de Nezeli Dolzan. Tecnologia e sua relação com a formação umana na perspectiva de Álvaro Vieira Pinto. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Escolar Contemporânea) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PONCE SALDÍAS, DANIEL ALEJANDRO; MEDEIROS, D.. Participação em banca de MÁRIO HENRIQUE ROMAGNA CESA.MODELAGEM, PROJETO E SIMULAÇÃO DE UM BRAÇO ROBÓTICO COM 4 GRAUS DE LIBERDADE (R) COM CONTROLEPD E COMPENSAÇÃO GRAVITACIONAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Faculdade SATC.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CARDOSO, C. L.; RINCON, L. M.; PONCE SALDÍAS, DANIEL ALEJANDRO; PETRI, M. R.. Participação de Banca Examinadora Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto, em cumprimento às disposições do Edital 48\DDP\2017 DE 31/08/2017. 2017. Universidade Federal de Santa Catarina.

Outras participações
1.
PONCE SALDÍAS, DANIEL ALEJANDRO. Avaliação de Projeto de Pesquisa para a Universidade Adventista del Plata. 2017. Universidade Advntista del Plata.

2.
PONCE SALDÍAS, DANIEL ALEJANDRO. Revisor de projeto: SAID Project. Using technology to burst functional recovery. Oxford Brookes University. 2017. Instituto Internacional de Neurociências de Natal - Edmond e Lily Safra (II.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2° Congresso de Otimização e Simulação do Sul CONSOSUL,. Participação da Comissão Técnica de Avaliação de artigos submetidos no 2° Congresso de Otimização e Simulação do Sul ? CONSOSUL. 2017. (Congresso).

2.
24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering COBEM 2017. A splines based method for modeling the human head for use in finite elements analysis. 2017. (Congresso).

3.
6th International Symposium on Multibody Systems and Mechatronics MuSMe. Kinetostatic Model of the Human Knee for Preoperative Planning: PART B CLINICAL APPLICATION. 2017. (Congresso).

4.
6th International Symposium on Multibody Systems and Mechatronics MuSMe.Chair do 6th International Symposium on Multibody Systems and Mechatronics MuSMe. 2017. (Simpósio).

5.
6th International Symposium on Multibody Systems and Mechatronics MuSMe.Kinetostatic Model of the Human Knee for Preoperative Planning: PART A METHOD AND VALIDATION. 2017. (Simpósio).

6.
6th International Symposium on Multibody Systems and Mechatronics MuSMe.Participante da comissão de avaliação de artigos apresentados no 6th International Symposium on Multibody Systems and Mechatronics MuSMe. 2017. (Simpósio).

7.
Congresso de Engenharia e Ciências Aplicadas nas Três Fronteiras. Membro da Comissão Científica do Congresso de Engenharia e Ciências Aplicadas nas Três Fronteiras. 2017. (Congresso).

8.
Robotics Experience 2017. Avaliador convidado da Robotics Experience 2017. 2017. (Olimpíada).

9.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017. Construção de um Braço Robótico Hidráulico para Ensino em Universidades. 2017. (Congresso).

10.
1° Congresso de Otimização e Simulação do Sul CONOSUL. Membro da Comissão Técnica de Avaliação dos Artigos submetidos do 1° Congresso de Otimização e Simulação do Sul ? CONSOSUL. 2016. (Congresso).

11.
SEPEX 2016. Explorando o Potencial de um Braço Robótico para Ensino de Matemática e Física no Ensino Fundamental. 2016. (Congresso).

12.
3° SEMINÁRIO DO CLUSTER DE TECNOLOGIAS INOVADORAS PARA SAÚDE. 2014. (Seminário).

13.
5th IEEE RAS/EMBS International Conference on Biomedical Robotics and Biomechatronics: BioRob2014. Kinematic Synthesis of the Passive Human Knee Joint by Differential Evolution and Quaternions Algebra: a Preliminary Study. 2014. (Congresso).

14.
II Congresso de Reabilitação CEFAI - Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologiagia. 2014. (Congresso).

15.
COBEM. CONCEPTUAL DESIGN OF ISOKINETIC DYNAMOMETER: MODELING AND SIMULATION. 2013. (Congresso).

16.
COBEM 2013. Modeling of human knee joint in the sagittal plane considering elastic behavior of cruciate ligaments. 2013. (Congresso).

17.
ENEBI 2013. MODELAGEM DA ARTICULAÇÃO DO JOELHO HUMANO NO PLANO SAGITAL PELO MÉTODO DE DAVIES. 2013. (Congresso).

18.
ENEBI 2013. CONCEITUALIZAÇÃO, ANÁLISE CRÍTICA E MODELAGEM DOS DINAMÔMETROS ISOCINÉTICOS. 2013. (Congresso).

19.
MEMCOM 2012. A HUMAN KNEE JOINT MODEL BASED ON SCREW THEORY AND ITS RELEVANCE FOR PREOPERATIVE PLANNING. 2012. (Congresso).

20.
XIX JORNADAS DE JÓVENES INVESTIGADORES, 2011.. Projeto de mecanismos paralelos para o auxílio fisioterapêutico na entorse de tornozelo. 2011. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ponce, D; MEJIA, L. ; MARTINS, D. ; SIMAS, H. ; MATOS, B. T. P. ; ELYOUSSEF, E. S. . 4° Workshop on Mechanism and Robot Design. 2018. (Congresso).

2.
LEAO, T. F. ; BASSO, R. L. O. ; BOCK, E. G. P. ; Ponce D. . Membro da Comissão Organizadora do Congresso de Engenharia e Ciências Aplicadas nas Três Fronteiras. 2017. (Congresso).

3.
MARTINS, D. ; CARVALHO, J. C. M. ; SIMONI, R. ; SIMAS, H. ; Ponce D. . Membro da Comissão organizadora e Chair no 6th International Symposium on Multibody Systems and Mechatronics MuSMe. 2017. (Congresso).

4.
SILVA, W. S. ; SCHETTINO, J. ; Ponce D. . Membro da Comissão Organizadora da PALESTRA EMPREENDEDORISMO SOCIAL. 2017. (Congresso).

5.
Ponce, D; AGUIAR, G. C. O. ; BOEIRA, A. M. G. ; MATOS, B. T. P. ; REIS, M. L. M. . Membro da Comissão Organizadora do Ciclo de Palestras "Desenvolvimento e inovação social em debate Tecnologias assistivas: Mobilidade e moda inclusiva". 2016. (Outro).

6.
JANSCHEK, K. ; Ponce D. ; ELYOUSSEF, E. S. . Membro comissão Organizadora da Palestra "Relative Navigation for In Orvit Servicing of Non Cooperative Sapacecraft". 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Marcos Azevedo dos Santos. Controle de força para máquina de torção. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

2.
Álvaro Miranda Costa. Desenvolvimento de uma máquina de ensaios mecânicos para torção. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Fabíola da Silva Rosa. SISTEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATUADORES COM RIGIDEZ VARIÁVEL UTILIZANDO METODOLOGIA DE PROJETO DE MECANISMOS. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Daniel Alejandro Ponce Saldias.

Iniciação científica
1.
Vanessa Nogueira da Silva. Projeto mecânico de um robô paralelo para fisioterapia do tornozelo. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Daniel Alejandro Ponce Saldias.

2.
Pedro Arthur de Sá Peixoto Cogliatti. Automatização e sensoriamento de máquina de ensaios de materiais de pequeno porte. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Daniel Alejandro Ponce Saldias.

3.
Eduardo Szpoganicz da Silva. Projeto de Máquina para de ensaios de tração e compressão em materiais. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Daniel Alejandro Ponce Saldias.

4.
Eduardo Szpoganicz da Silva. Metodologia para implementação de imagens médicas em softwares de Elementos Finitos. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Daniel Alejandro Ponce Saldias.

5.
André Filipe Obenaus. Comparação entre diferentes abordagens na solução da cinemática de posição de um robô serial. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Daniel Alejandro Ponce Saldias.

6.
Fabiola da Silva Rosa. Atividades de Iniciação Científica em Pesquisa Biomecâcnica. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Daniel Alejandro Ponce Saldias.

7.
Fabiola da silva Rosa. Orientação de Iniciação Científica no Laboratório de Engenharia Biomeânica da UFSC (LEBM). 2014. Iniciação Científica - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Daniel Alejandro Ponce Saldias.

8.
Augusto Parigot de Souza. Levantamento do estado da arte das atuais tecnologias para captura do movimento humano. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Daniel Alejandro Ponce Saldias.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
PONCE S. DANIEL; RINCON, L. M. . Software para Determinação da melhor Posição de Inserção do Enxerto do Ligamento Cruzado Anterior, para o Planejamento Pré-operatório. 2013.

2.
PONCE S. DANIEL. Software para Obtenção das Forças internas no Joelho, para Apoio ao Planejamento Pré-operatório na Cirurgia de Substituição Ligamentar. 2014.


Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PONCE S. DANIEL. Palestra: 'Projetos em Biomecânica - Modelagem cinemática a estática de um joelho humano'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Daniel Ponce S.. Palestra: 'Trabalhos desenvolvidos no departamento de robótica da UFSC'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Daniel Ponce S.; AGUIAR, G. C. O. ; BOEIRA, A. M. G. . Palestra: 'Desenvolvimento e Inovação Social em Debate - Tecnologias Assistivas: Mobilidade e Moda Inclusiva'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PONCE SALDÍAS, DANIEL ALEJANDRO; SZPOGANICZ, E. ; PONCE, L. ERNESTO. ; ROESLER, C. R. . Metodologia Sistemática Para A Modelagem Da Cabeça Humana Visando A Análise Por Elementos Finitos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
Ponce, D; OECKSLER, C. ; SBARAINI, N. ; WEBER, R. ; SILVA, M. . Apresentação de Pôster na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017. Construção de um Braço Robótico Hidráulico para Ensino em Universidades. 2017. (Congresso).. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
Daniel Ponce S.. Minicurso ?Desenvolvimento de órteses e próteses?, no III Simpósio de Neuroengenharia do ISD. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINS, D. ; CARVALHO, J. C. M. ; SIMONI, R. ; SIMAS, H. ; Ponce D. . Membro da Comissão organizadora e Chair no 6th International Symposium on Multibody Systems and Mechatronics MuSMe. 2017. (Congresso).



Outras informações relevantes


1. Experiência em projetos Mecatrônicos na Indústria da Mineração, projetos de Automação de maquinas com aplicação na área Biomecânica e diversos trabalhos em Elementos Finitos.
2. Aprovado em terceiro lugar em Concurso Público - Processo Seletivo Simplificado- para professor substituto do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Campus Florianópolis, instituído pelo Edital nº 306/DDP/2014 de 20/11/2014 e publicado no DOU nº 226, Seção 3 de 21/11/2014.
3. Aprovado em Primeiro lugar em Concurso Público para Magistérios Superior na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Blumenau Portaria nº 455/DDP/2015, 16/03/2015.
4. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina- Campus Blumenau.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 13:55:09