Iselino Nogueira Jardim

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4123360555867762
  • Última atualização do currículo em 22/12/2018


Bacharel em Ciências-Modalidade Química pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestre em Química pela Universidade Federal do Pará (1998) e Doutorado em Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares (2017) pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), onde desenvolveu estudos de uso de óleos essenciais e de seus componentes no controle de doenças e pragas agrícolas. Atualmente é professor adjunto II da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Altamira, onde desenvolve trabalhos de extração de óleos essenciais e de produção de extratos para o controle de fungos e nematoides de interesse agrícola. Também desenvolve levantamentos etnobotânico e etnofarmacologia com o objetivo de compreender, valorizar e registrar o conhecimento e percepções dos povos tradicionais sobre espécies de Plantas Medicinais e Aromáticas usadas nos cuidados da saúde. Além disso, também desenvolve trabalhos em produção de mudas de qualidade das espécies Amazônicas com fins medicinais para a conservação in situ e ex situ objetivando a preservação de espécies com alta taxa de erosão. É responsável pelas disciplinas de Química Geral, Analítica e Orgânica, além das optativas Plantas Medicinas e de Produtos Naturais na Faculdade de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira-PA. E, atualmente coordena o Laboratório de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares da Faculdade de Engenharia Florestal. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Iselino Nogueira Jardim
Nome em citações bibliográficas
JARDIM, I. N.;Jardim, Iselino Nogueira;Jardim, Iselino N.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira.
Rua Coronel Porfírio
São Sebastião
68372040 - Altamira, PA - Brasil
Telefone: (93) 35157316
URL da Homepage: Jardim@ufpa.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares.
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
Título: Óleos essenciais e seus componentes no controle de Meloidogyne incognita em plantas de soja e tomateiro, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Paulo Estevão de Souza.
Grande área: Ciências Agrárias
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade.
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade / Especialidade: Fitopatologia.
Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.
1996 - 1998
Mestrado em Química.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Análise de Neolignanas Sintéticas com Efeito Sobre Esquistossomose, Através de,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Lourivaldo da Silva Santos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1991 - 1995
Graduação em Química Bacharelado.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Fungicidas: cálculos de aplicação, grupos químicos, modo de ação e uso raci. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
2014 - 2014
Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
2014 - 2014
Análise de experimentos utilizando o programa R. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
2014 - 2014
Diagnóstico e manejo de doenças causadas por Fusar. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
2013 - 2014
Extensão universitária em Núcleo de Estudos em Produtos Naturais. (Carga horária: 250h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
2013 - 2014
Extensão universitária em Núcleo de Estudos em Plantas Medicinais, Aromática. (Carga horária: 250h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador Acadêmico do Curso de Licenciatut, Carga horária: 10
Outras informações
Exerceu o Cargo de Coordenador Acadêmico do Curso de Licenciatura em Química Modalidade à Distância no Pólo de Altamira/PA no Período de 01 de janeiro de 2010 a 31 de dezembro de 2012 pela portaria nº 01/2010 - FAQUI.

Atividades

12/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Universitário de Altamira, .



Linhas de pesquisa


1.
Bioatividade de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares

Objetivo: Avaliar a eficácia dos produtos oriundos do metabolismo secundário das Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares (óleos essenciais e extratos brutos e suas frações) no controle de doenças e pragas de interesse agrícola..
Palavras-chave: Plantas Medicinais; Óleos essenciais; Nematoides; Fungos; Insetos.


Projetos de pesquisa


2017 - 2018
Bioprospecção de óleos essenciais e seus componentes com atividade nematicida
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
BIOPROSPECÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS COM ATIVIDADE NEMATICIDA
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2013
Aproveitamento de Resíduos - Produção de Biogás do Biofertilizante a partir da Torta de Babaçu.
Descrição: O principal subproduto do processo de extração do óleo do babaçu é a torta. O aproveitamento desse produto permite o aumento das receitas da cadeia produtiva e conseqüentemente, a sua rentabilidade. A torta de babaçu é geralmente, empregada para ração animal, portanto, recebendo pouca ou nenhuma atenção para outras aplicações, por exemplo, produção de biogás e de biofertilizante. A falta de mais estudos e de tecnologias simples que permita o aproveitamento da torta de babaçu para outros fins, nos motiva a pensar em maneiras simples em nível de bancada (escala laboratorial) na transformação da mesma (torta de babaçu) em outros produtos que venham trazer impactos positivos sobre as atividades do pequeno agricultor, gerando renda e energia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Iselino Nogueira Jardim - Coordenador / Marlon Costa de Menezes - Integrante / Luiz Carlos Bastos santos - Integrante.
2010 - 2013
Sensibilização para o Manejo Florestal Comunitário nas Comunidades Extrativistas da RESEX Verde para Sempre, Porto de Moz-PA
Descrição: As comunidades extrativistas da RESEX Verde para Sempre estão desde a sua criação (2004) necessitando de apoio para o desenvolvimento de alternativas econômicas que promovam a melhoria da qualidade de vida aliada a conservação de suas florestas. A presente proposta vem de encontro ao anseio das comunidades e famílias extrativistas, objetivando sensibilizá-los e capacitá-los para que adotem práticas de uso sustentável dos recursos florestais (madeireiro e não-madeireiro) e fortaleçam a gestão coletiva. Para atingir este objetivo o projeto construirá um arranjo metodológico que permita a participação ativa da comunidade no desenvolvimento de ferramentas baseadas no conhecimento tradicional aliado ao apoio científico dos profissionais da Instituição proponente. Espera-se que no final do projeto tenhamos o fortalecimento das organizações formais existentes, capacitação de comunitários nas 30 comunidades da Zona Floresta e do Conselho Gestor da RESEX Verde para Sempre, definição da área de uso florestal das Comunidades, estabelecidos acordos de uso dos recursos florestais e discutido a gestão florestal com experiências desenvolvidas na própria RESEX. Assim, esperamos ter contribuído para que as comunidades da RESEX Verde para Sempre tenham dado um grande passo em direção a gestão coletiva dos recursos florestais, afastando de vez a problemática de exploração ilegal e pilhagem de madeira, melhorando a qualidade de vida dos seus moradores e garantindo a existência de floresta para as gerações futuras. O projeto terá duração de 36 meses e um orçamento total de R$ 102.526,66..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Iselino Nogueira Jardim - Integrante / Marlon Costa de Menezes - Coordenador / Jaime Barros dos Santos Junior - Integrante / Alisson Rodrigo Souza Reis - Integrante.Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro.
2009 - 2012
Caracterização botânica e físico-química de méis produzidos na região da Transamazônica, Pará elementos para o desenvolvimento do Arranjo Produtivo da Criação de Abelhas integrada à Agricultura Familiar
Descrição: O projeto pretende caracterizar a origem botanica e fisico quimica de meis produzidos na regiao da Transamazônica contribuindo para aumentar a produção com qualidade do mel produzido por agricultores familiares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Iselino Nogueira Jardim - Integrante / Léa Maria Medeiros Carreira - Integrante / Cristina do Socorro Fernandes de Senna - Integrante / Giorgio Cristino Venturieri - Integrante / Ronilson de Souza Santos - Integrante / Alberdan Silva Santos - Integrante / Francisco Plácido Magalhães Oliveira - Coordenador.Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro.
2009 - 2010
Construindo e Avaliando a Gestão Florestal no PDS Virola Jatobá, Anapu-PA
Descrição: As famílias nas áreas foco do projeto, as suas organizações representativas, assim como as organizações governamentais e não governamentais de apoio já conseguiram perceber a necessidade de adotar uma nova abordagem de apoio ao desenvolvimento local sustentável na Amazônia. Em particular, identificaram a importância de trabalhar com base nas realidades, demandas e capacidades das famílias. Porém, falta uma visão operacional para efetivamente implementar este conceito de governança local que será o foco deste projeto no trabalho conjunto entre produtores e a Universidade Federal do Pará. A estratégia do presente projeto é permitir uma interlocução entre uma comunidade de pequenos produtores familiares da região da Transamazônica e Xingu com a Faculdade de Engenharia Florestal, através da construção de aprendizados mútuos, focado principalmente em ações voltadas ao desenvolvimento de um Sistema de avaliação e monitoramento que possa ser conduzido pela comunidade afim de construir uma Gestão Florestal participativa, construindo dessa forma um modelo de manejo florestal sustentável adaptado aos interesses e capacidades da comunidade. Os principais atores na construção desses processos serão os moradores do PDS Virola Jatobá (construindo a gestão florestal através de seus aprendizados), a Empresa Vitória Régia (parceira na execução do Projeto de Manejo Florestal), a Universidade Federal do Pará (através de Professores da Faculdade de Engenharia Florestal e seus discentes) e as Instituições governamentais e não governamentais que apóiam essa iniciativa de uso dos florestais. O projeto terá duração de 18 meses e um orçamento total de R$ 55.965,00..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Iselino Nogueira Jardim - Integrante / Marlon Costa de Menezes - Coordenador.


Projetos de extensão


2013 - 2013
INCENTIVO AO USO RACIONAL DE PLANTAS MEDICINAIS NO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL VIROLA-JATOBÁ, MUNICÍPIO DE ANAPU.
Descrição: Algumas famílias da comunidade do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Virola Jatobá localizada no município de Anapu, as margens da rodovia Transamazônica, será o foco da ação piloto da Universidade Federal do Pará (UFPA) que busca incentivar um pequeno grupo de agricultores a fazer o uso racional das plantas medicinais e de seu potencial curativo. A matéria prima (plantas medicinais) será obtida da própria área de reserva legal do assentamento. O projeto pretende fazer com que as famílias dessa comunidade, em geral, sem escolaridade e sem emprego fixo, vivendo apenas da agricultura de subsistência ? adquira conhecimento a respeito do uso e também da manipulação das plantas medicinais em prol da saúde e que, ainda, diminua os gastos familiares com a aquisição de medicamentos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Iselino Nogueira Jardim - Coordenador / Marlon Costa de Menezes - Integrante / Luiz Carlos Bastos santos - Integrante.
2012 - 2012
Viabilidade Econômica dos Sistemas Agroflorestais Estabelecidos no Projeto de Desenvolvimento Sustentável Viroloa-Jatobá, Município de Anapu, como Alternativa de Emprego e Renda para as Famílias Residentes.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Iselino Nogueira Jardim - Integrante / Marlon Costa de Menezes - Integrante / Vinícius Campos Paraense - Coordenador / Alessandra Doce Dias de Freitas - Integrante.
2011 - 2012
Produtos Florestais Não Madeireiros Fonte de renda e de Desenvolvimento social: estudo de caso reserva extrativista Verde para Sempre
Descrição: As comunidades da Reserva Extrativista Verde para Sempre (VPS) localizada no município de Porto de Moz, será o foco da ação piloto da Universidade Federal do Pará que busca se envolver mais com os problemas políticos, sócio-econômico e ambiental das unidades de conservação de uso sustentável. A pesquisa irá abordar a contribuição dos Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNMs) para a geração de trabalho e renda das comunidades rurais tradicionais, localizadas na ResEx Verde para Sempre. Nela serão analisadas as características sob o ponto de vista sócio-econômico das famílias extrativistas, os principais PFNMs extraídos e comercializados e sua cadeia produtiva, analisando aspectos econômicos como lucratividade, margem de comercialização e markup ? sistemas de produção agropecuários mais importantes e a participação dos PFNMs na composição da renda das famílias extrativistas. Espera-se com este trabalho subsidiar o poder público para que se faça mais presente através de programas e projetos capazes de melhorar as demandas sociais, bem como contribuir para o desenvolvimento e consolidação das atividades extrativistas e de outras, num contexto de sustentabilidade como fonte importante de geração de trabalho e renda para as comunidades da ResEx..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Iselino Nogueira Jardim - Coordenador / Marlon Costa de Menezes - Integrante / Luiz Carlos Bastos santos - Integrante / Cláudio Wilson Soares Barbosa - Integrante.
2011 - 2012
Produção de Móveis Artesanais, como instrumento de trabalho e renda por Famílias do PDS Virola-Jatobá, Município de Anapu.
Descrição: Algumas famílias da comunidade do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Virola Jatobá localizada no município de Anapu, as margens da rodovia Transamazônica, será o foco da ação piloto da Universidade Federal do Pará (UFPA) que busca incentivar um pequeno grupo de artesãos a se especializar na produção de Móveis Artesanais. A matéria prima para a produção dos Móveis Artesanais será obtida da própria área de reserva legal do assentamento. O projeto pretende fazer com que as famílias dessa comunidade, em geral, sem escolaridade e sem emprego fixo, vivendo apenas da agricultura de subsistência - se firmem nesse segmento, conquistem mercado e, desta forma, gere uma fonte de renda complementar e segura e, acima de tudo, em completa harmonia com o meio ambiente..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Iselino Nogueira Jardim - Coordenador / Marlon Costa de Menezes - Integrante / Luiz Carlos Bastos santos - Integrante.
2010 - 2011
Monitoramento da Qualidade das Águas do Rio Xingu como Instrumento de Gestão dos Recursos Hídricos e Controle Ambiental
Descrição: Este projeto possui um caráter interdisciplinar e tem como enfoque principal a problemática dos recursos hídricos de parte da bacia do Rio Xingu compreendido entre Rio Iriri até a cidade de Porto de Moz, localizada próximo a foz do Rio Xingu com o rio Amazonas. O estudo envolverá, não apenas a investigação científica, mas a intervenção. O trabalho será realizado em um contexto sócio-econômico e ambiental, através dos seus resultados, pretende-se subsidiar políticas públicas voltadas à problematica dos recursos hídricos de parte da bacia do Rio Xingu. Pretende-se, ainda, sensibilizar a população pertencente a área sob estudo sobre seus direitos e deveres referentes ao acesso e ao uso da água. A análise será baseada em um levantamento de dados qualitativos e quantitativos primários. Espera-se que o trabalho desenvolvido neste projeto venha a contribuir para o planejamento e a gestão de políticas públicas voltados para a melhoria da qualidade da água e também a preservação deste bem precioso para a manutenção da vida..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Iselino Nogueira Jardim - Coordenador / Ronilson de Souza Santos - Integrante / Miguel Alves Junior - Integrante / José Eduardo Martinelli Filho - Integrante.
2009 - 2011
Aproveitamento dos Produtos Florestais Não Madeireiros para a Produção de Biojóias e Móveis Artesanais por Famílias do PDS Virola-Jatobá, Município de Anapu.
Descrição: Algumas famílias da comunidade do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Virola Jatobá localizada no município de Anapu, as margens da rodovia Transamazônica, será o foco da ação piloto da Universidade Federal do Pará que busca incentivar um pequeno grupo de artesãos a se especializar na produção de biojóias (pulseiras, colares, brincos, e outros adereços produzidos com sementes amazônicas) e de móveis artesanais. A matéria prima para produção de das biojóias, assim como a dos móveis artesanais serão obtidos da própria área de reserva legal do assentamento. O projeto pretende fazer com que as famílias dessa comunidade, em geral, sem escolaridade e sem emprego fixo - se firmem nesse segmento, conquistem mercado e, desta forma, conquistem uma fonte de renda complementar e segura, e acima de tudo, em completa harmonia com o meio ambiente..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Iselino Nogueira Jardim - Coordenador / Marlon Costa de Menezes - Integrante / Miquéias Freitas Calvi - Integrante.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: Revista Agricultura Familiar: Pesquisa, Formação e Desenvolvimento
2018 - Atual
Periódico: Revista de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Química dos Produtos Naturais.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia / Subárea: Etnofarmacologia.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: etnobotânica.
4.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agronomia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, S. C. B.2018PEREIRA, S. C. B. ; JARDIM, I. N. ; FREITAS A. D. D. ; PARAENSE, V. C. . Levantamento Etnobotânico de Quintais Agroflorestais em Agrovila no Município de Altamira, Pará. REVISTA VERDE DE AGROECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, v. 13, p. 200-207, 2018.

2.
Mendonça, L. P.2017Mendonça, L. P. ; JARDIM, I. N. . Viabilidade econômica de sistemas agroflorestais estabelecidos na Gleba Assurini, Altamira-PA. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, v. Setembro, p. 1, 2017.

3.
LEANDRO, Y. A. S.2017LEANDRO, Y. A. S. ; JARDIM, I. N. ; GAVILANES, M. L . Uso de plantas medicinais nos cuidados de saúde dos moradores de assentamento no município de Anapu, Pará, Brasil. BIODIVERSIDADE, v. 16, p. 30-44, 2017.

4.
Jardim, Iselino Nogueira2017 Jardim, Iselino Nogueira; OLIVEIRA, DENILSON FERREIRA ; SILVA, GERALDO HUMBERTO ; CAMPOS, VICENTE PAULO ; DE SOUZA, PAULO ESTEVÃO . (E)-cinnamaldehyde from the essential oil of Cinnamomum cassia controls Meloidogyne incognita in soybean plants. Journal of Pest Science, v. 91, p. 479-487, 2017.

5.
LOPES, K. C.2016 LOPES, K. C. ; TERRA, W. C. ; FREIRE, E. S. ; JARDIM, I. N. ; CAMPOS, V. P. ; CAMPOS, V. A. C. ; OLIVEIRA, D. F. . Substâncias análogas da di-idrouracila e 9H-purina controlam Meloidogyne incognita em tomateiro. Nematropica, v. 46, p. 138-146, 2016.

6.
Alves, Claúdio N.2002 Alves, Claúdio N. ; Macedo, Luiz G. M. de ; Honório, Káthia M. ; Camargo, Ademir J. ; Santos, Lourival S. ; Jardim, Iselino N. ; Barata, Lauro E. S. ; Silva, Albérico B. F. da . A Structure-Activity Relationship (SAR) Study of Neolignan Compounds with Anti-schistosomiasis Activity. Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso), v. 13, p. 300, 2002.

7.
Jardim, I1999 Jardim, I ; JARDIM, I. N. . Ab initio study of high tridymite by the formalism generator coordinate Hartree Fock. Journal of Molecular Structure. Theochem, v. 464, p. 15-21, 1999.

8.
Alves, Cláudio Nahum1998 Alves, Cláudio Nahum ; Barroso, Lúcia Pereira ; Santos, Lourivaldo S. ; JARDIM, I. N. . Structure-Activity Relationship of Compounds which are Anti-Schistosomiasis Active. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 9, p. 577, 1998.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Jardim, Iselino Nogueira. Oficinas geram renda em assentamento. Beira do Rio, Universidade Federal do Pará.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Jardim, Iselino N.; SILVA, G. J. C. ; CORREA, R. F. . Monitoramento da Qualidade das Águas do Rio Xingu como Instrumento de Gestão dos Recursos Hídricos e Controle Ambiental. In: 12ª Semana de Integração das Ciências Agrárias, 2012, Altamira. Organização Produtiva para o Desenvolvimento Rural da Amazônia, 2012. p. 95-99.

2.
JARDIM, I. N.. PRODUÇÃO DE BIOJÓIAS E MÓVEIS ARTESANAIS, COMO INSTRUMENTO DE GERAÇÃO DE RENDA POR FAMÍLIAS DO PDS VIROLA JATOBÁ, MUNICÍPIO DE ANAPU.. In: 10ª SEMANA DE INTEGRAÇÃO DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS ? SICA, 2010, Altamira. Políticas Públicas para uma Amazônia Sustentável: Desafios e Alternativas para o Desenvolvimento Rural. Altamira, 2010. v. unico. p. 304-311.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NEGREIRO, L. L. ; MELO, J. S. ; SILVA, D. P. ; JARDIM, I. N. ; REIS, A. R. S. . ANATOMIA DAS RAÍZES DE DUAS ESPÉCIES DO GÊNERO EUTERPE (ARECACEAE) DO BIOMA AMAZÔNICO. In: 69º Congresso Nacional de Botânica, 2018, Cuiabá-MT. Diversidade Florística e Sócioambiental na Amazônia, Cerrado e Pantanal, 2018.

2.
NEGREIRO, L. L. ; MELO, J. S. ; SILVA, D. P. ; JARDIM, I. N. ; REIS, A. R. S. . ANATOMIA FOLIAR DE DUAS ESPÉCIES DO GÊNERO EUTERPE (ARECACEAE) DO BIOMA AMAZÔNICO. In: 69º CNBot, 2018, Cuiabá-MT. Diversidade Florística e Socioambiental na Amazônia, Cerrado e Pantanal, 2018.

3.
LEANDRO, Y. A. S. ; OLIVEIRA, W. S. ; JARDIM, I. N. . PLANTAS MEDICINAIS NATIVAS: UMA OPÇÃO TERAPÊUTICA PARA AS COMUNIDADES RURAIS DA AMAZÔNIA. In: VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais (VII SIPM) e do II Simpósio Iberoamericano de Investigação em Câncer (II SIIC), 2014, Ilhéus. A biodiversidade Iberoamaericana como fonte de produtos naturais bioativos, 2014. v. 27. p. 87-87.

Apresentações de Trabalho
1.
JARDIM, I. N.; Oliveira, DF . Toxicidade in vitro do óleo essencial de Cinnamomum cassia contra Meloidogyne incognita. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
Jardim, Iselino N.. Escrita Científica: da Teoria a Prática. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
JARDIM, I. N.; Moreira, S. M. C. O.; Silva, M. C. C.. Participação em banca de Luana Laignier de Souza Sillva.Níveis de Restrição Luminosa Influenciam o Crescimento do Jambu?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará.

2.
Pereira S. F. P.; Fernandes A. C.; JARDIM, I. N.. Participação em banca de Manoel Júlio Albuquerque Filho.PRODUTOS DE INTERESSE ECONOMICO DA RESEX RIOZINHO DO ANFRÍSIO: VERTICALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Pará.

3.
PEREIRA, S. F. P.; FERNANDES, A. C.; JARDIM, I. N.. Participação em banca de Everaldo Costa e Marcel Bernard Nascimento Quaresma.A experimentação de algumas reações aplicáveis à disciplina Química no ensino Médio: Limites e contribuições para o aprendizado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Pará.

4.
PEREIRA, S. F. P.; FERNANDES, A. C.; JARDIM, I. N.. Participação em banca de Rodrigo Kempner e Nixon Klauberg Calado.O ensino da Quimica na Escola Estadual de Ensino Medio Rosa Alvarez Rebelo em Senador José Porfirio-Pará. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Pará.

5.
PEREIRA, S. F. P.; FERNANDES, A. C.; JARDIM, I. N.. Participação em banca de Edna Maria Barradas da Silva e Irineu Jorger de Souza.O uso de Agrotóxicos em Plantações de Hortaliças nos municípios de Altamira e Medicilândia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Pará.

6.
JARDIM, I. N.; Reis, A. R. S.; Menezes, M. C.. Participação em banca de Yuri Arlindo da Silva Leandro.Estudo etnobotânico das plantas medicinais no assentamento Virola Jatobá em Anapu, PA, Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
49º Congresso Brasileiro de Fitopatologia. 2016. (Congresso).

2.
A Experiência da Escola Agroecológica Sítio Esperança. 2015. (Seminário).

3.
IV ENCONTRO DE ATUALIZAÇÕES EM FITOPATOLOGIA. 2015. (Encontro).

4.
XV Simpósio de Manejo de Doenças de Plantas - Avanços da Fitopatologia no Agronegócio. 2015. (Simpósio).

5.
I Ciclo de Palesttras do NESBI. 2014. (Outra).

6.
III Encontro de Atualizações em Fitopatologia - FRUTICULTURA. 2014. (Encontro).

7.
III Encontro de Engenharia Ambiental e Sanitária - Impactos de Grandes Empreendimentos os. 2014. (Encontro).

8.
III Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Nematologia - Sul de Minas. 2014. (Encontro).

9.
I Simpósio de Atualização nas Culturas de Milha e Soja - Milho e Soja no Contexto do Agronegócio. 2014. (Simpósio).

10.
Simpósio de Manejo de Unidades de Conservação. 2014. (Simpósio).

11.
XIV Simpósio de Manejo de Doenças de Plantas: Sanidade de Raízes. 2014. (Simpósio).

12.
XVIII Simpósio Internacional de Atualização em Genética e Melhoramento de Plantas. 2014. (Simpósio).

13.
XXIII Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil - Da Etnofarmacologia à Biotecnologia no Desenvolvimento de Medicamentos à Base de Plantas Medicinais. 2014. (Simpósio).

14.
XXIII Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil - Da Etnofarmacologia à Biotecnologia no Desenvolvimento de Medicamentos à Base de Plantas Medicinais.Plantas medicinais usadas no Assentamento Virola Jatobá no município de Anapu, Pará, Brasil. 2014. (Simpósio).

15.
Manejo Florestal Sustentável e EIR para Tomadores de - TD Governo.Manejo Florestal Sustentável e EIR para Tomadores de Decisão - TD Governo. 2010. (Outra).

16.
COLÓQUIO SOBRE METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM. 2009. (Outra).

17.
XV Simpósio Brasileiro de Química Teórica.Estudo Teórico do Mecanismo de Oxidação do Paracetamol pelo Cpd I. 2009. (Simpósio).

18.
IX Simpósio Brasileiro de Química Teórica.Relação Quantitativa entre Estrutura Química e Atividade de HEPT anti-HIV: Um Estudo Quimiométrico. 1997. (Simpósio).

19.
XXXVI Congresso Brasileiro de Química. Estudo Teórico da Estrutura Eletrônica e Vibracional da alfa-Tridimita. 1996. (Congresso).

20.
SEMANA DO QUÍMICO/1995. 1995. (Outra).

21.
SEMANA DO QUÍMICO/1995.BASES GAUSSIANAS CONTRAÍDAS PELO MÉTODO DA COORDENADA GERADORA HARTREE-FOCK E A APLICAÇÃO EM CÁLCULOS DE AFINIDADES ELETRÔNICAS. 1995. (Outra).

22.
VIII Simpósio Brasileiro de Química Teórica.A Influência do Ambiente Atômico na Escolha do Conjunto de Base para o Cálculo de Afinidades Eletrônicas de Boro, Carbono, Oxigênio e Fluor. 1995. (Simpósio).

23.
XXXXV Congresso Brasileiro de Química. Base Atômica de Qualidade para o Cálculo de Afinidade Eletrônica. 1995. (Congresso).

24.
CURSO DE EXTENSÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATASE NATURAIS - UFPA. 1994. (Oficina).

25.
SEMANA DO QUÍMICO/1993. 1993. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luana Laignier de Souza Silva. Níveis de Restrição Luminosa Influenciam o Crescimento do Jambu?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Iselino Nogueira Jardim.

2.
Walmazio Pessoa. MONITORAMENTO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS DO RIO XINGU COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS E CONTROLE AMBIENTAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Iselino Nogueira Jardim.

3.
José Carlos Gomes Araújo Junior e José Sérgio Farias de Quei. Máquinas Térmicas: Contribuicoes Para a Primeira e Segunda Leis da Termodinamica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Iselino Nogueira Jardim.

4.
Yuri Arlindo da Silva Leandro. Estudo etnobotânico das plantas medicinais no assentamento Virola Jatobá em Anapu, PA, Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Iselino Nogueira Jardim.

Iniciação científica
1.
Yuri Arlindo. Uso Racional das Plantas Medicinais no Projeto de Desenvolvimento Sustentável Virola Jatobá - Município de Anapu.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Iselino Nogueira Jardim.

2.
Alex Ferreira. Entrevistador e colaborador das atividades envolvidas na comunades da ResEx Verde para Sempre, Município de Porto de Moz.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Iselino Nogueira Jardim.

3.
Célia da Silva Nascimento. Entrevistadora e colaboradora na produção de Móveis Artesanais no PDS Virola Jatobá. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Pará. Orientador: Iselino Nogueira Jardim.

4.
Valesca Santos Morais. Entrevistadora e colaboradora na produção de Móveis Artesanais no PDS Virola Jatobá. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Pará. Orientador: Iselino Nogueira Jardim.

5.
Gilferson Jhony Coelho da Silva. Coleta e Análise das Amostras de Águas do Rio Xingu. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Agronomica) - Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Pará. Orientador: Iselino Nogueira Jardim.

6.
Roberley Fontenele Correa. Coleta e Análise das Amostras de Águas do Rio Xingu. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Iselino Nogueira Jardim.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
Jardim, Iselino N.. Escrita Científica: da Teoria a Prática. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 9:13:35