Verônica Lopes Pereira de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3681364524156637
  • Última atualização do currículo em 08/08/2018


Mestre em Educação Matemática - UFOP (2013). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário de Caratinga (UNEC- 2005). Especialista em Matemática Superior (UNEC - 2006) e em Tutoria em EAD (UFOP - 2010). Atualmente é professora de Matemática do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - Campus Ipatinga. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Verônica Lopes Pereira de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, V. L. P.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Minas Gerais, IFMG Ipatinga.
Rua Maria Silva
Veneza
35164261 - Ipatinga, MG - Brasil
Telefone: (31) 3829
Ramal: 8615
URL da Homepage: https://www2.ifmg.edu.br/ipatinga/


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado profissional em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: Vivenciando Objetos de Aprendizagem na perspectiva da Aprendizagem Significativa: análise de uma formação continuada desenvolvida com um grupo de Professores de Matemática de Ipatinga - MG, Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Frederico da Silva Reis.
Coorientador: João Bosco Laudares.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO; MATEMÁTICA.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra.
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2010
Especialização em Tutoria para EAD. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: As tecnologias da informática e o processo de ensino aprendizagem: a visão dos alunos do curso de matemática da UFOP, pólo de Ipatinga..
Orientador: Wanderlei Sebastião Gabini.
2006 - 2006
Especialização em Matemática Superior. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário de Caratinga, UNEC, Brasil.
Título: Aplicação prática da Trigonometria.
Orientador: Hernani Oliveira Miranda.
2002 - 2005
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Centro Universitário de Caratinga, UNEC, Brasil.
Título: Matemática Significativa: História e Aplicação Prática da Trigonometria.
Orientador: Hernani Oliveira Miranda.




Formação Complementar


2011 - 2011
GESTAR II. (Carga horária: 300h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2010 - 2010
PARA LER INGLÊS (PLI). (Carga horária: 70h).
Number One, NO, Brasil.
2004 - 2004
"Água que te quero viva". (Carga horária: 60h).
Centro Educacional de Niterói, FUBRAE, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Minas Gerais, IFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de polo de EAD

Atividades

01/2018 - Atual
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral II
08/2017 - 12/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática para o ENEM
07/2016 - 12/2016
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
03/2016 - 07/2016
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I; Cálculo Numérico
12/2014 - 02/2016
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I, Geometria Analítica e Álgebra Linear, Cálculo Numérico
06/2014 - 12/2014
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral II e Cálculo Numérico.

Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Pesquisadora

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora presencial, Carga horária: 20

Atividades

06/2014 - 12/2014
Ensino, Especialização em Práticas Pedagógicas, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Elaboração de Monografia
10/2007 - 06/2009
Ensino, Matemática - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tutoria presencial

Instituto Ensinar Brasil, ISB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Universitária, Carga horária: 19
Outras informações
Professora do curso de Licenciatura em Matemática ministrando as disciplinas Matemática Básica I, Matemática Básica III, Álgebra e Desenho Geométrico/Geometria Descritiva. Professora do curso de Sistema de Informação ministrando as disciplinas Cálculo, Geometria Analítica e Álgebra Linear.

Atividades

02/2013 - 06/2014
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica e Álgebra Linear
Cálculo
02/2013 - 06/2014
Ensino, Matemática Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra
Desenho Geométrico/Geometria Descritiva
Matemática Básica I
Matemática Básica III

Prefeitura Municipal de Ipatinga, PMI, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 20
Outras informações
Efetiva como professora de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico de Matemática, Carga horária: 40
Outras informações
Responsável pela formação continuada dos professores de Matemática e pela assessoria às escolas municipais.

Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Efetiva como professora de Matemática dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano).

Atividades

01/2013 - 06/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática 6ª e 7º anos
02/2010 - 12/2012
Treinamentos ministrados , Prefeitura Municipal de Ipatinga, .

Treinamentos ministrados
Formação continuada dos professores de Matemática
Assessoria às escolas municipais.
01/2007 - 01/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática - 6º a 9º anos

Centro Universitário de Caratinga, UNEC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de Cálculo Diferencial e Integral, Carga horária: 2


Centro Educacional de Niterói, FUBRAE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática e Física, Carga horária: 20
Outras informações
Orientação da aprendizagem aos alunos do Curso de Ensino Individualizado para funcionários da USIMINAS em Ipatinga- MG.


Escola Estadual Maurílio Albanese Novaes, EEMAN, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Médio, Carga horária: 9



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
O Cálculo além da sala de aula
Descrição: Esse projeto tem o objetivo de aplicar os conhecimentos do Cálculo Diferencial e Integral de funções de uma e várias variáveis reais para resolver problemas reais nos campos de economia, finanças, biologia, ciências sociais e exatas, a fim de minimizar as dificuldades na disciplina e se aproximar de uma aprendizagem significativa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Verônica Lopes Pereira de Oliveira - Coordenador.
2015 - 2016
Cálculo 10: uma oportunidade para consolidar conhecimentos básicos de Matemática
Descrição: Projeto de pesquisa com alunos ingressantes no curso de Engenharia de Produção (2015.2) que cursam a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (44) .
Integrantes: Verônica Lopes Pereira de Oliveira - Coordenador / Túlio Veiga - Integrante / Matheus Viana De Souza - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - 2016
Formação Continuada do Professor de Matemática: caminho para a orientação de um trabalho com as Tendências em Educação Matemática
Descrição: Este projeto de extensão tem o objetivo de orientar o professor de Matemática para a utilização das tendências em Educação Matemática em sua prática pedagógica por meio de aspectos teórico-metodológicos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Honra ao Mérito - Professor Destaque do Curso de Licenciatura em Matemática, Faculdade Doctum.
2005
Láurea Acadêmica - Aluna Destaque da turma de Licenciatura em Matemática, UNEC - Centro Universitário de Caratinga.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, V. L. P.2015OLIVEIRA, V. L. P.. Análise de um Objeto de Aprendizagem na Perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa: o professor diante da possibilidade de transformação. ForScience, v. 3, p. 10, 2015.

2.
OLIVEIRA, V. L. P.2014 OLIVEIRA, V. L. P.. Formação continuada do professor de Matemática: objetos de aprendizagem na perspectiva da aprendizagem significativa. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 14, p. 73, 2014.

3.
OLIVEIRA, V. L. P.2012OLIVEIRA, V. L. P.. Implicações do uso das TICE's na formação e prática docente: vivências num paradigma emergente. Revista Educação em Rede: formação e prática docente, v. 1, p. 1-26, 2012.

4.
REIS, F.S.2011REIS, F.S. ; OLIVEIRA, V. L. P. ; SOUZA, M.A. . Um olhar sobre a produção científica envolvendo tecnologias da informação e comunicação na Educação no Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP. Revista da Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 1, p. 1, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, V. L. P.; Sandra Helena Silva . O Programa GESTAR II de Matemática no município de Ipatinga: uma possibilidade de abertura de um espaço intersticial de formação continuada. In: Daniela Motta de Oliveira. (Org.). Formação Continuada de Professores: contribuições para o debate. 1ed.Juiz de Fora: UFJF, 2012, v. 1, p. 121-143.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, V. L. P.. Sequência didática utilizando o Objeto de Aprendizagem ?Equações do 1º grau com balança?: uma análise na perspectiva da aprendizagem significativa. In: 4º SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Ilheús. Educação Matemática e Contextos da Diversidade Cultural, 2015.

2.
OLIVEIRA, V. L. P.. Experimentando Objetos de Aprendizagem na perspectiva da Aprendizagem Significativa: atividades para uma formação continuada de Professores de Matemática. In: VII EMEM - Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2015, São João Del Rei. Práticas Educativas e de Pesquisa em Educação Matemática, 2015.

3.
OLIVEIRA, V. L. P.. Objetos de Aprendizagem na perspectiva da Aprendizagem Significativa: Análise das contribuições de uma formação continuada de Professores de Matemática. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2014, Recife. Formação de professores que ensinam Matemática, 2014.

4.
OLIVEIRA, V. L. P.. Formação continuada do professor que ensina Matemática: possíveis movimentos em sua relação com as saberes sobre a Matemática. In: V Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto, 2013, Ouro Preto. Educação Matemática na sala de aula: múltiplos olhares sobre a prática pedagógica, 2013. v. 1. p. 1-25.

5.
OLIVEIRA, V. L. P.; REIS, F.S. . Ressonância entre os Objetos de Aprendizagem e a Teoria da Aprendizagem Significativa. In: VI EMEM ? Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2012, Juiz de Fora. Anais do VI EMEM, 2012.

6.
OLIVEIRA, V. L. P.; REIS, F.S. . Vivenciando Objetos de Aprendizagem na perspectiva da Aprendizagem Significativa: contribuições para p Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática. In: XVI EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática, 2012, Canoas - RS. As tintas da pesquisa em Educação Matemática nos papeis sociais., 2012.

7.
OLIVEIRA, V. L. P.. Objetos de Aprendizagem: a tecnologia como suporte para a Aprendizagem Significativa da Matemática. In: II EREM - Encontro Regional de Educação Matemática, 2011, IPATINGA. Pesquisas e práticas em Educação Matemática: contribuições para a sala de aula, 2011.

8.
REIS, F.S. ; OLIVEIRA, V. L. P. ; SOUZA, M.A. . Um olhar sobre a produção científica envolvendo tecnologias da informação e comunicação na Educação no Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP. In: III Colóquio de Educação Matemática de Juiz de Fora, 2011, Juiz de Fora. III Colóquio de Educação Matemática de Juiz de Fora, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, V. L. P.. Sequência didática utilizando o Objeto de Aprendizagem ?Equações do 1º Grau com balança?: uma análise na perspectiva da Aprendizagem Significativa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
OLIVEIRA, V. L. P.. Experimentando Objetos de Aprendizagem na perspectiva da Aprendizagem Significativa: atividades para uma formação continuada de Professores de Matemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
OLIVEIRA, V. L. P.. Objetos de Aprendizagem na perspectiva da Aprendizagem Significativa: análise das contribuições de uma Formação Continuada de Professores de Matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
OLIVEIRA, V. L. P.. O uso das tecnologias na Educação Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
OLIVEIRA, V. L. P.. Formação continuada do professor que ensina Matemática: possíveis movimentos em sua relação com as saberes sobre a Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
OLIVEIRA, V. L. P.; REIS, F.S. . Vivenciando objetos de aprendizagem na perspectiva da aprendizagem significativa: : CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
OLIVEIRA, V. L. P.; REIS, F.S. ; SOUZA, M.A. . Um olhar sobre a produção científica envolvendo tecnologias da informação e comunicação na Educação no Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
OLIVEIRA, V. L. P.. Objetos de Aprendizagem: a tecnologia como suporte para a Aprendizagem Significativa da Matemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, V. L. P.. Vivenciando Objetos de Aprendizagem na perspectiva da Aprendizagem Significativa.. 2014. .

2.
OLIVEIRA, V. L. P.. Lugar Geométrico por meio da Geometria Dinâmica. 2013. .

3.
OLIVEIRA, V. L. P.. Vivenciando Objetos de Aprendizagem na perspectiva da Aprendizagem Significativa: análise de uma proposta de formação de professores de Matemática. 2012. .

4.
OLIVEIRA, V. L. P.; SILVA, S. H. (Sandra Helena Silva) . Refletindo sobre o planejamento e avaliação. 2011. .

5.
OLIVEIRA, V. L. P.; SILVA, S. H. (Sandra Helena Silva) . Programa Gestão da Aprendizagem Escolar de Matemática - GESTAR II.. 2011. .

6.
OLIVEIRA, V. L. P.. Objetos de Aprendizagem: uma ferramenta suporte para a aprendizagem da Matemática.. 2011. .

7.
OLIVEIRA, V. L. P.; SILVA, S. H. (Sandra Helena Silva) . Objetos de aprendizagem: a tecnologia aliada ao processo de ensino aprendizagem. 2010. .

8.
OLIVEIRA, V. L. P.; SILVA, S. H. (Sandra Helena Silva) . PNLD: Programa Nacional do Livro Didático. 2010. .

9.
OLIVEIRA, V. L. P.; SILVA, S. H. (Sandra Helena Silva) . Jogos Matemáticos: construção, utilização e ação no processo de ensino aprendizagem. 2010. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ROQUE, A. C. C.; REZENDE, F. M. C.; OLIVEIRA, V. L. P.. Participação em banca de Aparecida dos Reis Eufrásio Pereira. Refletindo sobre o ensino de Logaritmo: contribuições para um grupo de professores de Matemática. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Instituto Federal Minas Gerais.

2.
OLIVEIRA, V. L. P.. Participação em banca de Mirlane Rafaela de Souza Moura. A Etnomatemática na Formação de Professores de Matemática: características e consequências.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Práticas Pedagógicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
OLIVEIRA, V. L. P.. Participação em banca de Cristiane Ferreira de Oliveira. Etnomatemática: uma ferramenta para auxiliar os processos de ensino e aprendizagem da Matemática. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Práticas Pedagógicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
OLIVEIRA, V. L. P.. Participação em banca de Ana Lucia de Souza. Saber matemático no contexto da Etnomatemática: possibilidades de associar os conhecimentos cotidianos dos alunos de 6º ano à aprendizagem da Matemática em sala de aula.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Práticas Pedagógicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
OLIVEIRA, V. L. P.; ROQUE, A. C. C.; OLIVEIRA, C. R. A.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto de Matemática. 2016. Instituto Federal Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Sequência didática utilizando o Objeto de Aprendizagem ?Equações do 1º grau com balança?: uma análise na perspectiva da aprendizagem significativa. 2015. (Simpósio).

2.
Jornada Pedagógica 2015. 2015. (Encontro).

3.
VII EMEM ? Encontro Mineiro de Educação Matemática.Experimentando Objetos de Aprendizagem na perspectiva da Aprendizagem Significativa: atividades para uma formação continuada de Professores de Matemática. 2015. (Encontro).

4.
Pedagógica Ipatinga: Congresso Internacional de Educação. 2014. (Congresso).

5.
V Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática.Vivenciando Objetos de Aprendizagem na perspectiva da Aprendizagem Significativa.. 2014. (Encontro).

6.
XVIII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática.Objetos de Aprendizagem na perspectiva da Aprendizagem Significativa: análise das contribuições de uma Formação Continuada de Professores de Matemática. 2014. (Encontro).

7.
Seminário.O uso das tecnologias na Educação Matemática. 2013. (Seminário).

8.
V Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto.Formação continuada do professor que ensina Matemática: possíveis movimentos em sua relação com as saberes sobre a Matemática. 2013. (Encontro).

9.
Aprendizagem Significativa segundo David Ausubel. 2012. (Oficina).

10.
III Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. 2012. (Encontro).

11.
I Seminário do Projeto de Intervenção Pedagógica. 2012. (Seminário).

12.
XVI EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática.Vivenciando Objetos de Aprendizagem na perspectiva da Aprendizagem Significativa: contribuições para o Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática.. 2012. (Encontro).

13.
II ECEM - Encontro Científico de Educação e Matemática.Objetos de Aprendizagem: uma ferramenta suporte para a aprendizagem da Matemática.. 2011. (Encontro).

14.
II Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. 2011. (Encontro).

15.
II EREM - Encontro Regional de Educação e Matemática de Ipatinga - MGMG.Objetos de Aprendizagem: a tecnologia como suporte para a Aprendizagem Significativa da Matemática. 2011. (Encontro).

16.
III Colóquio de Educação Matemática de Juiz de Fora. Um olhar sobre a produção científica envolvendo tecnologias da informação e comunicação na Educação no Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP.. 2011. (Congresso).

17.
XI Semana da Matemática e III Semana Da Estatística e II Encontro Nacional de Matemática e Estatística.Um olhar sobre a produção científica envolvendo tecnologias da informação e comunicação na Educação no Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP. 2011. (Encontro).

18.
31º Fórum da EJA do Leste de Minas Gerais. 2010. (Outra).

19.
Conexa Eventos: Currículo. 2010. (Congresso).

20.
Orientações sobre o Plano de Desenvolvimento Individual. 2010. (Encontro).

21.
Curiosidades Matemáticas. 2007. (Oficina).

22.
O fazer investigativo como instrumento profissional permanente. 2004. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Aparecida dos Reis Eufrásio Pereira. Refletindo sobre o ensino de Logaritmo: contribuições para um grupo de professores de Matemática. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Instituto Federal Minas Gerais. Orientador: Verônica Lopes Pereira de Oliveira.

2.
Mirlane Rafaela de Souza Moura.. A Etnomatemática na Formação de Professores de Matemática: características e consequências.. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Práticas Pedagógicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Verônica Lopes Pereira de Oliveira.

3.
Cristiane Ferreira de Oliveira. Etnomatemática: uma ferramenta para auxiliar os processos de ensino e aprendizagem da Matemática.. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Práticas Pedagógicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Verônica Lopes Pereira de Oliveira.

4.
Ana Lucia de Souza. Saber matemático no contexto da Etnomatemática: possibilidades de associar os conhecimentos cotidianos dos alunos de 6º ano à aprendizagem da Matemática em sala de aula. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Práticas Pedagógicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Verônica Lopes Pereira de Oliveira.

Orientações de outra natureza
1.
Kailler Amaral. Tutoria de Cálculo Diferencial e Integral II. 2018. Orientação de outra natureza. (Engenharia Elétrica) - Instituto Federal Minas Gerais. Orientador: Verônica Lopes Pereira de Oliveira.

2.
Matheus Viana. Cálculo 10: uma oportunidade para consolidar conhecimentos básicos de Matemática. 2016. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Produção) - Instituto Federal Minas Gerais. Orientador: Verônica Lopes Pereira de Oliveira.

3.
Túlio Veiga. Tutoria de Cálculo Diferencial e Integral I. 2016. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Produção) - Instituto Federal Minas Gerais. Orientador: Verônica Lopes Pereira de Oliveira.

4.
Lucas Paulino. Tutoria de Cálculo Diferencial e Integral I. 2015. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Produção) - Instituto Federal Minas Gerais. Orientador: Verônica Lopes Pereira de Oliveira.

5.
Túlio Veiga. Tutoria de Cálculo Diferencial e Integral. 2015. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Produção) - Instituto Federal Minas Gerais. Orientador: Verônica Lopes Pereira de Oliveira.

6.
Matheus Viana. Cálculo 10: uma oportunidade para consolidar conhecimentos básicos de Matemática. 2015. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Produção) - Instituto Federal Minas Gerais. Orientador: Verônica Lopes Pereira de Oliveira.

7.
Lucas Paulino. Tutoria de Cálculo Diferencial e Integral I. 2014. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Produção) - Instituto Federal Minas Gerais. Orientador: Verônica Lopes Pereira de Oliveira.



Outras informações relevantes


Aprovada em concursos públicos, para o cargo de professor efetivo de Matemática, na Prefeitura Municipal de Belo Oriente (22/03/2006), Prefeitura Municipal de Ipatinga (2007), Colégio Militar de Belo Horizonte (DOU 30/10/2013) e Instituto Federal de Minas Gerais (DOU 06/05/2014).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 4:36:34