Celina Franco Hoffmann

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0627353261685006
  • Última atualização do currículo em 11/10/2018


Doutoranda em Administração na área de Sistemas, Estruturas e Pessoas - PPGA, Mestre em Engenharia de Produção na área de Métodos Quantitativos Aplicados à Tomada de Decisão - PPGEP, Graduada em Processos Gerenciais e Bacharelado em Administração, todos pela Universidade Federal de Santa Maria. Temas de interesse: Estrutura Organizacional, Valores Culturais, Educação Superior, Teoria Institucional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Celina Franco Hoffmann
Nome em citações bibliográficas
HOFFMANN, C. F.;HOFFMANN, CELINA


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Administração.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Interfaces entre características da estrutura organizacional e as dimensões culturais de Hofstede,
Orientador: Gilnei Luiz de Moura.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2014
Mestrado em Engenharia de Produção.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Fatores e Indicadores críticos para o Adoecimento no Magistério Superior: uma análise comparativa entre docentes da UFSM e ULisboa,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Roselaine Ruviaro Zanini.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012
Graduação em andamento em Administração Bacharelado.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2009 - 2012
Graduação em Tecnologia em Processos Gerenciais.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: O Contexto de Trabalho das Pessoas com Deficiência no Serviço Público Federal de Santa Maria.
Orientador: Luciana Davi Traverso.




Formação Complementar


2010 - 2010
As transformações no mundo do trabalho. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2009 - 2009
Oficina Elaborando um Plano de Negócio. (Carga horária: 8h).
SEBRAE, SEBRAE, Brasil.
2008 - 2009
Metodo Callan - nível básico. (Carga horária: 66h).
Challenger Brasil, CHALLENGER, Brasil.
2007 - 2007
Assistente em Administração/Recursos Humanos. (Carga horária: 180h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista Capes, Carga horária: 20

Atividades

08/2013 - 12/2013
Ensino, Estatística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Séries Temporais
03/2013 - 07/2013
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística

Grécia Cursos, GRÉCIA CURSOS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 4

Atividades

06/2015 - Atual
Ensino, Administração Estratégica - curso preparatório, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
Administração Estratégica
Administração de Marketing
Tópicos Especiais em Administração

SESTSENAT, SESTSENAT, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.


Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de Santa Maria, SINDISAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Secretária, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
SIMPÓSIO DE GESTÃO DE PESSOAS E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL ? SIMGPCO
Descrição: O SIMGPCO é um espaço de discussão de temas de alto nível e atuais na área de Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional. A intenção é a cada evento, por meio de conferências, mesas redondas e divulgação de pesquisas junto às comunidades acadêmica e organizacional se estabelecer como um destacado evento de abrangência internacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Estrutura, Processo e Mudança
Descrição: Trata-se de um projeto "Guarda-Chuva" que tem por finallidade trazer muitos ganhos para o grupo de pesquisa MUTARE - Grupo de Pesquisa em Mudanças Organizacionais, Inovação e Comportamento Organizacional. Esse projeto terá sua materialização por meio das pesquisas de iniciação cientifica, dissertações, teses e publicações a fim esttimular o estudo e investigação desse macro-tema, incentivando inclusive o processo de internacionalização de estudos, seja por meio de pesquisas bi-laterais, seja por meio de intercambios de estudantes, viagens de estudos ou estudos aprofundados como pós-doc. Os métodos utilizados ora serão estudos de caso, ora pesquisas surveys, podendo haver investigações e análises tanto quantitativas quanto qualitativas conforme for o objeto de investigação. Em termos práticos supõe-se que essa investigação poderá oferecer uma considerável contribuição para o cotidiano corporativo, assim como para a literatura no campo da administração..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Estrutura Organizacional e Desempenho em Micro e Pequenas Empresas Brasileiras: um Estudo Comparativo Brasil-Holanda
Descrição: Este projeto tem como ponto de partida o estudo da relação entre a estrutura e dos processos na variável desempenho organizacional, um dos pontos da ementa na disciplina de doutorado Estrutura, Processo e Mudanças e de investigação do grupo de pesquisa MUTARE. Esses estudos levaram ao contato com um artigo de 2005, publicado em um periódico (Small Business Economics) com alto fator de impacto (1.641) e também em um documento eletrônico denominado SCALES-paper series do EIM Business and Policy Research, o qual faz parte do Programa 'SMEs and Entrepreneurship' financiado pelo Ministério de Economia Holandês, i.e., o artigo, por seus autores (Joris Meijaard; Maryse J. Brand; Marco Mosselman), por seu periódico, e pro sua relevância mereceu o estudo na disciplina. Em termos de resultado trás justificativas para a inclusão da estrutura organizacional na análise de desempenho de pequenas empresas, e apresenta nove estereótipos em que a estrutura pode ser delineada, considerando a variável desenvolvimento organizacional relacionado, em termos taxonômicos, ao crescimento de vendas, a rentabilidade e a capacidade de inovação. Diante deste retrato do setor das pequenas empresas holandesas (estudo realizado com 1.411 empresas), despertou-se a ideia de num primeiro momento replicar o estudo no Brasil. A partir dessa fagulha, discutiu-se a viabilidade com o alguns professores e decidiu-se pelo contato direto com o professor Joris, e este projeto materializa-se e toma forma de um estudo cross-country onde busca verificar e comparar a realidade das micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras com as neerlandesas, a partir do instrumento de pesquisa proposto pelo professor Joris. A relevância desse estudo está em que as MPEs representam aproximadamente 99% das empresas nacionais (SEBRAE, 2012), e contribuem apenas com 27% do PIB (IBGE, 2011), ou seja, os resultados podem contribuir para reflexão dos micro e pequenos empresários a respeito dessa importante variável em sua gestão, fornecerá um quadro da realidade nacional de um país de dimensão continental, com diferentes culturas e comportamentos, que pode auxiliar órgãos de apoio e fomento às MPEs e pesquisas de gestão, e.g., SEBRAE. E por fim, propiciar, por ser um estudo cross-country, um inicio de processo de internacionalização de estudos, embora primário, que pode resultar em futuros intercâmbios de estudantes, viagens de estudos ou estudos aprofundados como pós-doc..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
DESENHO ORGANIZACIONAL, GESTÃO ESTRATÉGICA PARA A INOVAÇÃO E MUDANÇA ESTRATÉGICA
Descrição: Este projeto de pesquisa, procura investigar como as organizações reagem e se comportam concomitantemente diante das necessidades de inovação e da escolha e enfrentamento de mudanças estratégicas. A estrutura, os processos, a cultura, o comportamento e os valores organizacionais são essenciais para entender as transformações, aceitação ou rejeição das inovações e mudanças estratégicas que acarretam. O propósito central deste projeto é o de identificar o desenho organizacional necessário para implantação dos processos de gestão estratégica para inovação em uma organização. Em termos específicos espera-se atingir os seguintes objetivos: (a) Mapear a estrutura organizacional das empresas; (b) Descrever o comportamento organizacional das empresas; (c) Medir os fatores de diferenciação, formalização, centralização e integração nas empresas frente aos processos de inovação e às mudanças estratégicas; (d) Investigar a formação da cultura organizacional dentro das empresas; (e) Identificar que elementos organizacionais menos e/ou mais resistentes a mudanças; (f) Analisar o comportamento cultural do fator humano em relação às mudanças estratégicas e os processos de inovação; (g) Verificar qual a relevância da cultura organizacional para os dirigentes das empresas, para os pesquisadores das áreas de P&D; (g) Verificar a relação entre as áreas funcionais e a área de P&D nas empresas tecnológicas; (h) Descrever como as organizações conduzem as mudanças estratégicas; (i) Levantar quais as principais facilidades e dificuldades enfrentadas pelas empresas frente à adoção e implementação de novas estratégias; e (j) Verificar o impacto da mudança estratégica nas organizações e seu potencial de inovação. Na dimensão teórico-conceitual espera-se que o trabalho apresente fluidez e consistência literária suficiente para que possa validar a proposição de que o desenho organizacional e a gestão estratégica para a inovação devem estar sintonizados e co-relacionados, independentemente da natureza empresarial da organização em questão. Em termos prático-investigativos uma simples investigação traz uma considerável contribuição ao apresentar uma realidade implicitamente conhecida, mas pouco formalizada no cotidiano corporativo. O método de investigação predominante nesse projeto será de pesquisas exploratórias, do tipo avaliação, com observações diretas, com a coleta de dados de natureza quantitativa e qualitativa, por meio de uso de métodos Survey, pesquisas Delphy Eletrônico, Soft System Methodology (SSM), conforme o objeto de pesquisa, e em sua maioria serão caracterizadas como Estudo de Casos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Produção brasileira dos últimos 10 anos sobre Aprendizagem Organizacional com enfoque na Àrea de Estratégia
Descrição: Aprendizagem organizacional é um tema bastante amplo, com várias publicações com diferentes embasamentos teóricos, resultando em pouco consenso sobre o assunto. Preocupada com a popularidade do tema, Argote (1999, p. 13) explica que é provável que o conceito de aprendizagem organizacional permaneça como um conceito guarda-chuva para muitos conceitos relacionados . Observam-se trabalhos com o intuito de tentar classificar a literatura do campo em diferentes disciplinas. No Brasil este tipo de estudo foi desenvolvido por Antonello (2004), Loiola e Bastos (2003) e Antonello e Godoy (2010). Observando este contexto, pretende-se compreender como a produção sobre aprendizagem organizacional, alinhada à estratégia, está estruturada no contexto brasileiro. Para tanto pretende-se responder à seguinte questão de pesquisa: Quais trajetórias estão sendo escolhidas para construir o campo conceitual da aprendizagem nas organizações com foco na área de estratégia?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2014
A aplicação na área da saúde dos gráficos estatísticos de controle de qualidade
Descrição: Os métodos estatísticos e os gráficos de controle são importantes recursos para detectar mudanças em vários tipos de processos. Constata-se que, ao longo dos anos, esses gráficos têm sido teoricamente aprimorados e diante da analogia e da simplicidade de alguns métodos estatísticos de controle de qualidade, tem havido uma maior divulgação e incentivo para a aplicação dos mesmos na análise de dados em diversas na área da saúde. Com o propósito de colaborar com os profissionais de ensino e de serviços de saúde, esta pesquisa tem por objetivo descrever e exemplificar alguns dos principais tipos de gráficos estatísticos de controle de qualidade. Para isso, serão utilizados alguns indicadores obtidos no Hospital Universitário de Santa Maria: taxa de ocupação do hospital geral, taxa de ocupação do pronto atendimento, taxa de ocupação da unidade psiquiátrica, taxa de ocupação na UTI de recém-nascidos e taxa de mortalidade institucional - diálise. Será realizada uma análise descritiva para verificar os pressupostos de normalidade e independência, exigidos pelas técnicas tradicionais de gráficos de controle. Posteriormente, serão ajustados modelos ARIMA de Box e Jenkins para aquelas séries que apresentaram autocorrelação serial, para posterior construção dos gráficos de controle dos resíduos. Apesar das dificuldades iniciais de implementação de algumas metodologias mais complexas, a aplicação desses gráficos é um recurso muito eficiente para controle de processos, devido ao grande número de variáveis que poderiam ser controladas num ambiente hospitalar ou qualquer outro setor relacionado à saúde das pessoas, propiciando melhorias em outros setores, como no pessoal, familiar e profissional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2010 - 2011
GESTÃO EMPRESARIAL: O DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA JUNIOR NA UNIDADE DESCENTRALIZADA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA UFSM EM SILVEIRA MARTINS/RS
Descrição: Este projeto se desenvolverá com o envolvimento de alunos de graduação, o que permite o seu crescimento pessoal e profissional e a ligação contínua dos conteúdos teóricos aprendidos em sala de aula com a vivência cotidiana das organizações. Neste sentido, é importante destacar que os mesmos terão de participar de ações voluntárias, reforçando o seu compromisso com o desenvolvimento social e com pleno exercício da cidadania.Nesse sentido, o presente projeto caracteriza-se por possibilitar aos universitários implantar suas próprias idéias, participar de um trabalho em equipe, fomentando as características empreendedoras de liderança e de habilidade gerencial..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Revista Gestao Universitaria na America Latina - GUAL


Idiomas


Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DUARTE, R.2018DUARTE, R. ; TRAVERSO, L. D. ; HOFFMANN, C. F. ; BOBSIN, D. . Turismo Gay-Friendly um segmento de demanda latente. ROSA DOS VENTOS, v. 10, p. 798-813, 2018.

2.
HOFFMANN, C. F.2018HOFFMANN, C. F.; MARCHI, J. ; COMORETTO, E. ; MOURA, G. L. . RELAÇÕES ENTRE AUTOCONCEITO PROFISSIONAL E PRODUTIVISMO NA PÓS-GRADUAÇÃO. PSICOLOGIA & SOCIEDADE (ONLINE), v. 30, p. 1-10, 2018.

3.
HOFFMANN, CELINA2017HOFFMANN, CELINA; ZANINI, R. R. ; MOURA, G. L. ; COMORETTO, E. ; COSTA, V. . AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICODINÂMICA DO TRABALHO PARA A IDENTIFICAÇÃO DE RISCOS DE ADOECIMENTO NO MAGISTÉRIO SUPERIOR. Estudos Avançados (USP. Impresso), v. 31, p. 257-276, 2017.

4.
HOFFMANN, C. F.2017HOFFMANN, C. F.; LEBIODA, L. ; COMORETTO, E. ; MOURA, G. L. . EXPORT ACTIVITY AS JOINT SOURCE BETWEEN ORGANIZATIONAL STRUCTURE AND SUSTAINABILITY: THE CASE OF A GLOBAL COMPANY ADAMI S/A MADEIRA.. ENVIRONMENTAL QUALITY MANAGEMENT (PRINT), v. 26, p. 105-124, 2017.

5.
BEURON, T. A.2016BEURON, T. A. ; GONCALVES, V. R. C. ; HOFFMANN, C. F. . COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES BRASILEIROS DE VINHOS PRODUZIDOS POR UMA EMPRESA GAÚCHA. Revista GESTO, v. 4, p. 30-42-42, 2016.

6.
FILIPPIM, E. S.2016FILIPPIM, E. S. ; BECKER, M. ; TRAVERSO, L. D. ; TESSER, M. R. ; HOFFMANN, CELINA . RELAÇÕES DE TRABALHO PARA ALÉM DO CONTEXTO ORGANIZACIONAL: OS DESAFIOS NA GESTÃO DE UMA VILA DE TRABALHADORES. REVISTA UNIFAMMA, v. 15, p. 66-82, 2016.

7.
CORREA, ANGELA CRISTINA2015CORREA, ANGELA CRISTINA ; ÁVILA, LUCAS VEIGA ; SCHUCH JR., VITOR FRANCISCO ; MADRUGA, LUCIA REJANE DA ROSA GAMA ; HOFFMANN, CELINA ; ERDMANN, ROLF HERMANN . Sustentabilidade das políticas e estratégias para a educação superior no Brasil: uma análise sob a ótica da teoria dos sistemas autopoiéticos. Revista Gestao Universitaria na America Latina - GUAL, v. 8, p. 153, 2015.

8.
BURG, F.2014BURG, F. ; BURG, G. M. ; AVILA, L. V. ; HOFFMANN, C. F. ; MADRUGA, L. R. R. G. . A PERSPECTIVA DA SUSTENTABILIDADE NO SETOR DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO. Educação Ambiental em Ação, v. 46, p. 1-16, 2014.

9.
HOFFMANN, CELINA2014HOFFMANN, CELINA; ZANINI, ROSELAINE RUVIARO ; CORRÊA, ÂNGELA CRISTINA ; SILUK, JULIO CEZAR MAIRESSE ; SCHUCH JÚNIOR, VITOR FRANCISCO ; ÁVILA, LUCAS VEIGA . O desempenho das universidades brasileiras na perspectiva do Índice Geral de Cursos (IGC). Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 2, p. 1-16, 2014.

10.
HOFFMANN, CELINA2014HOFFMANN, CELINA; TRAVERSO, LUCIANA DAVI ; ZANINI, ROSELAINE RUVIARO . Contexto de trabalho das pessoas com deficiência no serviço público federal: contribuições do inventário sobre trabalho e riscos de adoecimento. Gestão & Produção (UFSCAR. Impresso), v. 21, p. 707-718, 2014.

11.
BURG, F.2014BURG, F. ; BURG, G. M. ; AVILA, L. V. ; HOFFMANN, C. F. ; MADRUGA, L. R. R. G. . AS CONTRIBUIÇÕES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL PARA AS EMPRESAS DO SETOR DE TRÂNSITO BRASILEIRO. Educação Ambiental em Ação, v. 47, p. 1-15, 2014.

12.
HOFFMANN, C. F.;HOFFMANN, CELINA2013HOFFMANN, C. F.; TRAVERSO, L. D. ; FRANCANI, F. . A Produção Brasileira sobre Aprendizagem Organizacional com enfoque na área de Estratégia no período de 2001 a 2010. FACEF Pesquisa, v. 16, p. 1, 2013.

13.
ÁVILA, LUCAS VEIGA2013ÁVILA, LUCAS VEIGA ; HOFFMANN, CELINA ; CORRÊA, ANGELA CRISTINA ; DA ROSA GAMA MADRUGA, LÚCIA REJANE ; SCHUCH JÚNIOR, VITOR FRANCISCO ; DE SOUSA JÚNIOR, AFONSO FARIAS ; ZANINI, ROSELAINE RUVIARO . Social Responsibility Initiatives Using ISO 26000: An Analysis from Brazil. Environmental Quality Management (Print), v. 23, p. 15-30, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
HOFFMANN, CELINA; TRAVERSO, L. D. ; ZANINI, R.R. . O Contexto de Trabalho das Pessoas com Deficiência no setor Público Federal: uma avaliação na perspectiva da Psicodinâmica do Trabalho. 1. ed. Mauritius: Novas Edições Acadêmicas, 2018. v. 1. 101p .

2.
HOFFMANN, C. F.; AVILA, L. V. ; ZANINI, R.R. . University Management in Practice and Performance Evaluation. 1. ed. , 2015. v. 1. 64p .

Capítulos de livros publicados
1.
TRAVERSO, L. D. ; CALEFFI, M. ; HOFFMANN, C. F. ; GLASENAPP, S. ; BOBSIN, D. . Aprendizagem Individual e Organizacional: uma análise da função gerencial no contexto de equipamentos hoteleiros. In: Elídio Vanzella; Adriana Brambilla; Márcia Félix da Silva.. (Org.). T & H: Turismo e Hotelaria no Contexto da Gestão. 1ed.João Pessoa: Editora do CCTA - UFPB, 2018, v. 1, p. 1-249.

2.
LEAL, V. E. D. ; RIBEIRO, M. ; HOFFMANN, CELINA ; TRAVERSO, L. D. ; MOURA, G. L. . Turismo Acessível: uma análise sobre a acessibilidade dos atrativos turísticos localizados no centro-histórico de Porto Alegre. In: Elídio Vanzella; Adriana Brambilla; Márcia Félix da Silva.. (Org.). T & H: Turismo e Hotelaria no Contexto da Acessibilidade. 1ed.João Pessoa: Editora do CCTA - UFPB, 2018, v. 1, p. 1-289.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HOFFMANN, CELINA; LEBIODA, L. ; COMORETTO, E. ; MOURA, G. L. . A ATIVIDADE DE EXPORTAÇÃO COMO FONTE DE ARTICULAÇÃO ENTRE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E SUSTENTABILIDADE: O CASO DA EMPRESA GLOBAL ADAMI/SA. In: 5º FÓRUM INTERNACIONAL ECOINOVAR, 2016, Santa Maria. Anais 5º FÓRUM INTERNACIONAL ECOINOVAR, 2016.

2.
HORBE, T. ; HOFFMANN, CELINA ; COMORETTO, E. ; MOURA, G. L. . CAPACIDADE DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DA INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E DO ESTILO DE LIDERANÇA NESSE PROCESSO. In: XIX SemeAD, 2016, São Paulo. Anais XIX SemeAD, 2016.

3.
HOFFMANN, CELINA; SILVEIRA, M. M. ; MOURA, G. L. ; BEUST, C. . REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL SOBRE SUSTENTABILIDADE E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL NO PERÍODO DE 2005 - 2015. In: 5º Fórum Internacional Ecoinovar, 2016, Santa Maria. Anais 5º Fórum Internacional Ecoinovar, 2016.

4.
HOFFMANN, CELINA; ZANINI, R.R. ; TRAVERSO, L. D. ; MOURA, G. L. ; SOUZA, A. M. . Fatores Críticos para o Adoecimento no Magistério Superior: uma análise comparativa entre docentes da Universidade Federal de Santa Maria e universidade de Lisboa. In: XXXIX Encontro da ANPAD, 2015, Belo Horizonte. XXXIX Encontro da ANPAD, 2015.

5.
DICKEL, D. G. ; MOURA, G. L. ; MARCHI, J. ; HOFFMANN, CELINA ; TEIXEIRA, E. . Avaliação de fornecedores no setor de laticínios: uma modelagem baseada no atendimento a normas internacionais. In: 4º Fórum Internacional Ecoinovar, 2015, Santa Maria. 4º Fórum Internacional Ecoinovar, 2015.

6.
AVILA, L. V. ; HOFFMANN, CELINA ; BEURON, T. A. ; MADRUGA, L. R. R. G. ; MULINA, F. F. G. . INICIATIVAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS PARTICIPANTES DA NORMA NBR ISO 26000. In: Congresso Internacional de Administração, 2014, Ponta Grossa. Anais Congresso Internacional de Administração, 2014. v. 01. p. 15-01., 2014.

7.
HOFFMANN, C. F.; ZANINI, R.R. ; CORREA, A. C. ; SILUK, J. C. M. ; SCHUCH, Jr. ; AVILA, L. V. . O Desempenho das Universidades Brasileiras na Perspectiva do Índice Geral De Cursos (IGC). In: XIII Semana de Engenharia de Produção Sul-americana XIII SEPROSUL, 2013, Gramado. XIII Semana de Engenharia de Produção Sul Americana, 2013.

8.
HOFFMANN, C. F.; TRAVERSO, L. ; ZANINI, R.R. . Contexto de Trabalho das Pessoas com Deficiência no Setor Público Federal. In: IX CNEG - Congresso de Excelência em Gestão, 2013, Rio de Janeiro. Anais do IX CNEG - Congresso de Excelência em Gestão, 2013.

9.
HOFFMANN, C. F.; ZANINI, R.R. ; CORREA, A. C. . Avaliação de desempenho da Engenharia de Produção sob a ótica do CPC. In: XXXIII Encontro Nacional em Engenharia de Produção - ENEGEP 2013, 2013, Salvador. Anais XXXIII Encontro Nacional em Engenharia de Produção - ENEGEP 2013, 2013.

10.
HOFFMANN, C. F.; ZANINI, R.R. . Utilização de modelos de alisamento de séries temporais para previsão de matrículas em cursos superiores presenciais no Rio Grande do Sul. In: 28ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI, 2013, Santa Maria. Anais da 28ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI, 2013.

11.
CORREA, A. C. ; AVILA, L. V. ; SCHUCH Jr, V. F. ; MADRUGA, L. R. R. G. ; HOFFMANN, C. F. ; ERDMANN, R. H. . Sustentabilidade das políticas e estratégias para a educação superior no Brasil: uma análise sob a ótica da teoria dos sistemas autopoiéticos. In: 2º Fórum Internacional Ecoinovar, 2013, Santa Maria. Anais do 2º Fórum Internacional Ecoinovar, 2013.

12.
BURG, F. ; BURG, G. M. ; AVILA, L. V. ; HOFFMANN, C. F. . As contribuições da responsabilidade social para as empresas do setor de trânsito brasileiro. In: 2º Fórum Internacional Ecoinovar, 2013, Santa Maria. Anais do 2º Fórum Internacional Ecoinovar, 2013.

13.
BURG, F. ; BURG, G. M. ; AVILA, L. V. ; HOFFMANN, C. F. . A perspectiva da sustentabilidade no setor do transporte rodoviário. In: 2º Fórum Internacional Ecoinovar, 2013, Santa Maria. Anais do 2º Fórum Internacional Ecoinovar, 2013.

14.
SANTOS, E. L. E. ; ZANINI, R.R. ; RADUNZ, A. P. ; SOUZA, A. M. ; SILVA, C. P. ; HOFFMANN, CELINA . Análise dos principais indicadores de saúde registrados pela estratégia da saúde da família (ESF) em Santa Maria - RS, de 2004 a 2012. In: 28ª Jornada Acadêmica Integrada, 2013, Santa Maria. 28ª Jornada Acadêmica Integrada, 2013.

15.
CORREA, A. C. ; SILUK, J. C. M. ; ZANINI, R.R. ; HOFFMANN, CELINA ; FLORES, R. D. ; WEISE, A. D. . PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL SOB A ÓTICA DA AUTOPOIESE: UMA ANÁLISE FACE AO MEES. In: Fórum da Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, 2013, Recife. Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, 2013.

16.
HOFFMANN, C. F.; ESPIG, P. ; BULIGON D. ; GLASENAPP, S. . Gestão de Pessoas nas Empresas da Região da Quarta Colônia. In: I Encontro Nacional de Educação e suas modalidades e do II Encontro Regional de Educação a Distância, 2010, Santa Maria. I Encontro Nacional de Educação e suas modalidades e do II Encontro Regional de Educação a Distância, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
HOFFMANN, C. F.; TRAVERSO, L. ; FRANCANI, F. . A produção brasileira sobre Aprendizagem Organizacional com enfoque na área de Estratégia no período de 2001 a 2010. In: 27ª Jornada Acadêmica Integrada, 2012, Santa Maria. 27ª Jornada Acadêmica Integrada.

2.
HOFFMANN, C. F.; MILANI, A. ; CAMARGO, A. ; GUTERRES, G. ; BULIGON D. ; GLASENAPP, S. . Satisfação em relação aos Empreendimentos de Silveira Martins: identificação de demandas na visão dos estudantes da UFSM do Campus de Silveira Martins. In: 26 ª Jornada Acadêmica Integrada, 2011, Santa Maria. Anais 26ª JAI, 2011.

3.
HOFFMANN, C. F.; FRANCANI, F. ; TRAVERSO, L. D. . Produção brasileira dos últimos 10 anos sobre Aprendizagem Organizacional com enfoque na área de Estratégia (parciais). In: 26 ª Jornada Acadêmica Integrada, 2011, Santa Maria. Anais 26ª JAI, 2011.

4.
HOFFMANN, C. F.; BERTAGNOLLI, M. ; ESPIG, P. ; BULIGON D. ; GLASENAPP, S. . Gestão de Pessoas nas Empresas da Região da Quarta Colônia. In: I CICPG - Sul Brasil, 2010, Florianópolis. I CICPG - Sul Brasil HUMANAS, SOCIAIS APLICADAS, LINGUÍSTICAS, LETRAS, ARTESAdministração e Economia. Florianópolis: UDESC, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
HOFFMANN, C. F.. Normas da ABNT para formatação de artigos científicos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TRAVERSO, L. D.; PONS, M.E.D; HOFFMANN, CELINA. Participação em banca de Alinier da Maia Alves.Comunicação Interna na Hotelaria: uma análise realizada na recepção de um meio de hospedagem na região central do RS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Turismo) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
XAVIER, T. R.; KNEIPP, J. M.; HOFFMANN, C. F.. Participação em banca de Ananda Rodrigues Soares.Gestão de Pessoas na Hotelaria: uma análise dos processos de recrutamento e seleção em hotéis de Santa Maria - RS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Turismo) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
TRAVERSO, L. D.; ELESBAO, I.; HOFFMANN, C. F.. Participação em banca de Renata Cristina Fumagalli Duarte.As preferências de destinos turísticos do público LGBT residente de Santa Maria. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Turismo) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
TRAVERSO, L. D.; ELESBAO, I.; HOFFMANN, C. F.. Participação em banca de Gabriela do Carmo Lara.Potencialidades e Expectativas do roteiro ferradura dos vinhedos em Santana do Livramento, RS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Turismo) - Universidade Federal de Santa Maria.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2ª Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Ser.apresentação do evento para os visitantes. (anjo). 2012. (Outra).

2.
1ª Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Serviços UFSM.Apresentação do curso (expositor). 2011. (Outra).

3.
II Jantar Palestra da Empresa Gerencial Júnior.apresentação da empresa júnior (mestre de cerimônias).. 2011. (Outra).

4.
Visita Técnica - empresa Fruki S/A. 2011. (Outra).

5.
25ª Jornada Acadêmica Integrada. 2010. (Outra).

6.
I Congresso de Iniciação Científica e Pós- Graduação - Sul Brasil. 2010. (Congresso).

7.
I Encontro Nacional de Educação e suas modalidades II Encontro Regional de Educação a Distância. 2010. (Encontro).

8.
I Jantar Palestra da Empresa Gerencial Júnior.apresentação da empresa júnior (mestre de cerimônias).. 2010. (Outra).

9.
Palestra Inteligência Criadora. 2010. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HOFFMANN, C. F.; GLASENAPP, S. ; ESPIG, P. ; BULIGON D. ; CAMARGO, A. ; MILANI, A. ; MORI, G. ; GUTERRES, G. ; VOIGT L. ; HAACK Caroline . II Jantar Palestra. 2011. (Outro).

2.
HOFFMANN, C. F.; ESPIG, P. ; HAACK Caroline ; BULIGON D. ; GUTERRES, G. ; VOIGT L. ; GLASENAPP, S. ; MORI, G. . I Jantar Palestra. 2010. (Outro).



Outras informações relevantes


Passou em 1º lugar em concurso para professor substituto referente ao edital 050/2016 - Instituto Federal Farroupilha - campus Panambi
Passou em 2º lugar em concurso para professor substituto referente ao edital 060/2015 - Instituto Federal Farroupilha - campus Júlio de Castilhos



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 19:16:33