Josimar Monteiro Santos

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  • Última atualização do currículo em 07/01/2019


Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade de Uberaba (2009), graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2017). Atualmente é Gerente de Formação e Avaliação Educacional da Prefeitura Municipal de Viana. Tem experiência na área de História e Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: ontologia do espaço; fenomenologia e horizonte humanista na geografia; fenomenologia geográfica; (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Josimar Monteiro Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, J. M.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Geografia.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Título: HORIZONTE HUMANISTA E FENOMENOLOGIA NA GEOGRAFIA: O Problema da Assimilação Humanista do Pensamento de Martin Heidegger,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Luiz Carlos Tosta dos Reis.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2010 - 2010
Especialização em Teologia e Ensino Religioso. (Carga Horária: 420h).
Instituto Superior de Educação e Cultura Ulisses Boyd, ISECUB, Brasil.
Título: Ética e Ensino Religioso: uma educação pela alteridade..
Orientador: Frederico André Gonçalves Feital..
2009 - 2009
Especialização em Psicopedagogia Institucional. (Carga Horária: 360h).
Instituto Superior Educação e Cultura Ulysses Boyd, ISECUB, Brasil.
Título: A Ludicidade na Matemática: O Lúdico nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
Orientador: Frederico André Gonçalves Feital.
2009 - 2014
Graduação em Licenciatura em Geografia.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Título: Sobre saberes e práticas de professores de geografia do ensino fundamental: educação geográfica e formação da consciência espacial-cidadã.
Orientador: José Américo Cararo.
2006 - 2009
Graduação em Licenciatura Plena em História.
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Título: O surgimento dos Annales e sua relação com as Ciências Sociais.
Orientador: Mônica Alves.




Formação Complementar


2016 - 2016
Leitura de Ser e Tempo de Martin Heidegger. (Carga horária: 24h).
Instituto Dasein, INSTITUTO DASEIN, Brasil.


Atuação Profissional



PREFEITURA MUNICIPAL DE VIANA - ES, P.M.V - ES, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25

Atividades

02/2018 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , PREFEITURA MUNICIPAL DE VIANA - ES, PREFEITURA MUNICIPAL DE VIANA - ES.

Atividade realizada
Gerente de Formação e Avaliação Educacional.
01/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, PREFEITURA MUNICIPAL DE VIANA - ES, .

Cargo ou função
Comissão de Diversidade Sexual, de Gênero e Estudos em História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.
02/2017 - 12/2017
Treinamentos ministrados , PREFEITURA MUNICIPAL DE VIANA - ES, .

Treinamentos ministrados
Formação Continuada dos Professores de História

Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Globalização e Metafísica: A contribuição de Mikko Joronen à assimilação do pensamento de Heidegger no debate teórico da geografia anglófona atual.
Descrição: O projeto aspira desenvolver uma pesquisa sobre a contribuição de Mikko Joronen na assimilação do pensamento do filósofo Martin Heidegger ao debate teórico recente na geografia anglófona. O objetivo básico do projeto consiste em sistematizar os principais atributos do pensamento de Martin Heidegger, identificados por Mikko Joronen como fundamentais à ampliação do entendimento da Globalização, temática fundamental à teoria da geografia contemporânea. Não obstante a inserção do pensamento de Heidegger no debate teórico da geografia na disciplina possa ser considerada inequívoca, sobretudo no âmbito da filiação à matriz fenomenológica cara à geografia humanista, a contribuição de Mikko Joronen ? notadamente a perspectiva de assimilação do pensamento de Heidegger à interpretação da Globalização por ele desenvolvida ? permanece relativamente pouco difundida entre os estudos que abordam a Globalização na geografia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Ontologia do Espaço e Dialética Sócio- Espacial: uma interpretação ontológica da(s) ?Geografias Pós-Modernas? de Edward W. Soja."
Descrição: O projeto objetiva promover uma análise crítica sobre a concepção de ontologia do espaço elaborada pelo geógrafo Edward W. Soja em sua obra ?Geografias Pós-Modernas: A reafirmação do espaço na teoria social crítica?. A referida obra desenvolve, notadamente em torno da noção de dialética sócio-espacial, uma ontologia social do espaço geográfico, tributária, em última instância, do pensamento marxiano e/ou marxista. Por sua vez, a mesma obra reserva um capítulo exclusivo à temática da ontologia do espaço lançando mão das concepções de ontologia dos filósofos Jean-Paul Sartre e Martin Heidegger. Se, por um lado, o pensamento tardio de Jean-Paul Sartre é convergente com o marxismo, o pensamento de Martin Heidegger é, no que diz respeito à esfera ontológica, frontalmente divergente ao pensamento de Karl Marx, na medida em que este seria indiferente ao atributo dimensionado por Heidegger como pressuposto de toda investigação ontológica, a saber: a diferença ontológica entre ser e ente. O projeto visa, assim, fornecer uma interpretação crítica da posição assumida na referida obra por Edward Soja em relação as duas perspectivas ontológicas divergentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Comenda "Professor Noêmia de Almeida Cunha", Câmara Municipal de Cariacica - ES..


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, J. M.2014 SANTOS, J. M.. Sobre os saberes dos professores de Geografia, a partir da Educação Geográfica. Anais do VII Congresso Brasileiro de Geógrafos, v. 07, p. 01, 2014.

2.
SANTOS, J. M.2014 SANTOS, J. M.. Globalização e Metafísica: A contribuição de Mikko Joronen à assimilação do pensamento de Heidegger no debate teórico da geografia anglófona atual.. Anais da Jornada de Iniciação Científica da UFES, v. 05, p. 01, 2014.

3.
SANTOS, J. M.2012 SANTOS, J. M.. Ontologia do Espaço e Dialética Sócio-Espacial: uma interpretação ontológica da(s) ?Geografias Pós-Modernas? de Edward W. Soja.. Anais da Jornada de Iniciação Científica da Ufes, v. 03, p. 01, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, J. M.; REIS, L. C. T. . O HORIZONTE HUMANISTA NA GEOGRAFIA E A FENOMENOLOGIA: O PROBLEMA DA ?FENOMENOLOGIA GEOGRÁFICA". In: Ingrid Aparecida Gomes. (Org.). A produção do conhecimento geográfico 3. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. 3, p. 44-52.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, J. M.; REIS, Luis Carlos Tosta dos . O HORIZONTE HUMANISTA NA GEOGRAFIA E A FENOMENOLOGIA: O PROBLEMA DA ?FENOMENOLOGIA GEOGRÁFICA?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
REIS, Luis Carlos Tosta dos ; SANTOS, J. M. . O RESGATE DA INVESTIGAÇÃO ONTOLÓGICA NA GEOGRAFIA ATRAVÉS DA FENOMENOLOGIA-HERMENÊUTICA DE MARTIN HEIDEGGER. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SANTOS, J. M.. Geografia humanista brasileira e fenomenologia: uma apreciação a partir da fenomenologia hermenêutica de Martin Heidegger. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII ENANPEGE.O HORIZONTE HUMANISTA NA GEOGRAFIA E A FENOMENOLOGIA: O PROBLEMA DA ?FENOMENOLOGIA GEOGRÁFICA". 2017. (Encontro).

2.
A implementação do Art. 26-A (Alterado pelas Leis nº 10.639/11.645/2008). 2016. (Seminário).

3.
VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. Sobre saberes e práticas de professores de geografia do ensino fundamental: educação geográfica e formação da consciência espacial-cidadã. 2014. (Congresso).

4.
4º Seminário Estadual de Educação e Diversidade Sexual.. 2013. (Seminário).

5.
III Colóquio Internacional: A educação pelas imagens e suas geografias. 2013. (Outra).

6.
V Semana de Pedagogia.Percepção de professores de geografia sobre sua identidade, formação e atuação docente.. 2011. (Outra).




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