Adriana Branco Correia Souto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7943966147453695
  • Última atualização do currículo em 15/04/2018


Adriana Branco C. Souto, graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Instituto Multidisciplinar - UFRRJ/IM. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial e Politicas Públicas (PPGDT/UFRRJ) com o trabalho: As Comissões Federais de Saneamento da Baixada Fluminense (1910/1933); doutoranda no Programa de Pós Graduação em Historia da Ciências e da Saúde (PPGHCS-COC) da FIOCRUZ. Atualmente trabalhando com o projeto de Comissão, Diretoria e Departamento de Saneamento: A atuação das Políticas Públicas de saneamento e combate a malária na Baixada Fluminense, de 1933 a 1960 e professora da rede particular de ensino médio de História e Filosofia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adriana Branco Correia Souto
Nome em citações bibliográficas
SOUTO, A. B. C.

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Oswaldo Cruz, Casa Oswaldo Cruz.
Avenida Brasil - 4036 - 4º andar - Sala 420
Bonsucesso
21040361 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 38829093


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em História das Ciências.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Orientador: Luiz Otávio Ferreira.
Bolsista do(a): Fiocruz, COC, Brasil.
2014 - 2016
Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Título: As Comissões de Saneamento da Baixada Fluminense,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Lúcia Helena Pereira da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2014
Graduação em Historia.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Título: Tabuleiro de damas para um jogo de xadrez: A emancipação de Duque de Caxias vista pelo Correio da Lavoura de Nova Iguassu..
Orientador: Lúcia Helena Pereira da Silva.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
2008 interrompida
Graduação interrompida em 2010 em História.
ABEU Centro Universitário, UNIABEU, Brasil.
Bolsista do(a): Programa Universidade para todos., PROUNI, Brasil.
Ano de interrupção: 2010




Formação Complementar


2009 - 2009
Extensão universitária em Oriente Médio em Ebulição: o surgimento do Islamis. (Carga horária: 25h).
ABEU Centro Universitário, UNIABEU, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 20


Colégio Ouro Preto, COP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações
Professora de História e Filosofia do 1º e 2º Ano do Ensino Médio


Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando pesquisador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisadora do Tema Comissões Federais de Saneamento da Baixada Fluminense (1910, 1930).

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2013 - 2016
A Baixada para os de Baixo:aspectos do planejamento urbano na região metropolitana do Rio de Janeiro 1930/2000
Descrição: É a pesquisa mais ampla que abriga os demais projetos, inclusive o já em curso intitulado de Gênese da região metropolitana do Rio de Janeiro: Fundrem, administração pública e relações de poder". Esta grande pesquisa tem por objetivo, a partir da leitura do processo histórico de urbanização analisar a atuação do Estado em suas múltiplas esferas (municipal, estadual e federal) em uma parte do território denominado, de uma forma geral, de Baixada Fluminense, e mais especificamente no município de Nova Iguaçu. A ideia é por meio do processo de ocupação analisar a dinâmica de urbanização e de construção dos modos de vida dos diversos grupos que se fixaram no município e atuação do Estado nesse processo. Neste projeto em particular, o objeto de análise é a atuação do espaço institucional denominado de FUNDREM (Fundação para o Desenvolvimento da Região Metropolitana) na região metropolitana do Rio de Janeiro e mais especificamente no município de Nova Iguaçu durante o período de sua existência (1975/1989).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Adriana Branco Correia Souto - Integrante / Lucia helena Pereira da Silva - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 4


Projetos de extensão


2011 - 2013
A Cultura, o Trabalho e a Natureza através do uso de fontes históricas no ensino fundamental.
Descrição: Este subprojeto objetiva melhorar o processo de ensino/aprendizagem da disciplina História na educação fundamental do município de Nova Iguaçu. Trata-se de uma ação que visa, a partir do diálogo entre a comunidade acadêmica e a comunidade escolar, propor atividades condizentes tanto com a realidade local quanto com as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o segundo segmento do ensino fundamental. Estes, ao valorizarem o trabalho intelectual ativo do professor, abrem espaço para a liberdade de escolha no referente às metodologias adotadas em sala de aula. Portanto, não se pretende aqui indicar metodologias, mas conhecer a realidade vivenciada pelos professores do segundo segmento do ensino fundamental para, a partir da análise desta realidade com seus limites e possibilidades, criar alternativas de uso de fontes históricas pertinentes a cada ciclo do segundo segmento. O Projeto contempla 15 alunos bolsistas divididos em 2 escolas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional/Especialidade: História Urbana.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Regional do Brasil.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional/Especialidade: Teoria do Planejamento Urbano e Regional.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUTO, A. B. C.. O Departamento Nacional de Obras e Saneamento e o problema das 'Baixadas' no Estado do Rio de Janeiro. In: 5º Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História, 2017, Rio de Janeiro. https://site.anpuh.org/index.php/encontros-regionais/seminario-fluminense-de-pos-graduandos-em-historia/item/3972-anais, 2017.

2.
SOUTO, A. B. C.. Saúde e Saneamento: Interfaces Possíveis.. In: XVII Encontro de História da Anpuh-Rio, 2016, NOVA IGUAÇU. Anais do XVII Encontro de História da Anpuh-Rio: entre o global e o local.. Rio de Janeiro: Anpuh-Rio, 2016.

3.
SOUTO, A. B. C.. Nilo Peçanha e a Primeira Comissão Federal da Baixada Fluminense: Política e Saneamento nos anos 10.. In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis. Anais Eletronico, 2015.

Artigos aceitos para publicação
1.
SOUTO, A. B. C.; SILVA, L. H. P. da . As Comissões Estaduais de Saneamento: política e território no Rio de Janeiro. Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUTO, A. B. C.. Saúde e saneamento: interfaces possíveis.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SOUTO, A. B. C.. Política e Saneamento nos anos 10: A Primeira Comissão Federal da Baixada Fluminense. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SOUTO, A. B. C.. XXVIII Simpósio Nacional de História, promovido pela Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil). 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
SOUTO, A. B. C.. APONTAMENTOS DA HISTÓRIA DA BAIXADA FLUMINENSE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SOUTO, A. B. C.. A Comissão Federal de Saneamento: Intervenção na Baixada Fluminense 1910-1916.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SOUTO, A. B. C.. As Comissões Federais de Saneamento na Baixada Fluminense: experiências pretéritas de Políticas públicas e leituras de desenvolvimento territorial.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOUTO, A. B. C.. A ?COMISSÃO DE NILO?: ATUAÇÃO DA PRIMEIRA COMISSÃO FEDERAL DE SANEAMENTO NA BAIXADA FLUMINENSE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SOUTO, A. B. C.. Um Doce El Dourado: Historiografia de Maxambomba a Nova Iguaçu'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SOUTO, A. B. C.; BRITO, A. C. S. de . Fontes para pensar planejamento urbano na Baixada Fluminense. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUTO, A. B. C.; ALEXANDRE, M. L. B. S.; SILVA, L. H. P. da. Participação em banca de Elenice Paz de Souza.Nos caminhos de Nilópolis de Ontem e de Hoje de Ernesto Cardoso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2.
SILVA, L. H. P. da; SOUTO, A. B. C.; ALEXANDRE, M. L. B. S.. Participação em banca de Márcio Pereira da Silva.Campo Alegre e mutirão do Eldorado: traços urbanos nos assentamentos da Baixada Fluminese. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Instituto Multidiciplinar) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

3.
SILVA, L. H. P. da; SOUTO, A. B. C.; ALEXANDRE, M. L. B. S.. Participação em banca de Jason Perciliano Montes.Nova Iguaçu e a emancipação de Belford Roxo: um olhar sobre o município de 1980 a 1990. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Instituto Multidiciplinar) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Fórum da Pós-Graduação da UFRRJ.Saneamento da Baixada Fluminense: Hildebrando de Góes e a Comissão de 1933.. 2015. (Outra).

2.
XXVIII Simpósio Nacional de História, promovido pela Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil). 2015. (Simpósio).

3.
XXVIII Simpósio Nacional de História, promovido pela Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil).Nilo Peçanha e a Comissão da Baixada Fluminense: Política e Saneamento nos anos 10.. 2015. (Simpósio).

4.
II Fórum de Desenvolviemento Territorial e Políticas Públicas.As Comissões Federais de Saneamento na Baixada Fluminense: experiências pretéritas de Políticas públicas e leituras de desenvolvimento territorial.. 2014. (Outra).

5.
IX Fórum da Pós-Graduação da UFRRJ.A Comissão Federal de Saneamento: Intervenção na Baixada Fluminense 1910-1916.. 2014. (Outra).

6.
XIII Seminário de História da Cidade e do Urbanismo.A Comissão de Nilo: atuação da primeira Comissão Federal de Saneamento na Baixada Fluminense. 2014. (Seminário).

7.
Do quilombo a Favela: Intervenção Estatal, segregação Socio-espacial. 2013. (Encontro).

8.
Em letras garrafais: O Correio da Lavoura e a Crítica na Baixada Fluminense. 2013. (Encontro).

9.
VI Congresso de História da Baixada Fluminense. 2013. (Congresso).

10.
IV Semana Acadêmica de História. 2011. (Outra).

11.
Formação de professores em Debate. 2010. (Oficina).

12.
Formação de professores em Debate. 2010. (Oficina).

13.
Formação de professores em Debate. 2010. (Outra).

14.
1º Encontro de Estudantes do ProUni do Rio de Janeiro. 2008. (Encontro).

15.
Formação de Professores: analise de uma experiência. 2008. (Outra).

16.
III Encontro de História. 2008. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUTO, A. B. C.. X Fórum da Pós Graduação da UFRRJ. 2015. (Outro).

2.
SOUTO, A. B. C.. IX Fórum da Pós-Graduação da UFRRJ. 2014. (Outro).

3.
SOUTO, A. B. C.. II Fórum de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas. 2014. (Outro).

4.
SOUTO, A. B. C.. Fórum Mundial de Educação Baixada Fluminense. 2008. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
SOUTO, A. B. C.; SILVA, L. H. P. da . As Comissões Estaduais de Saneamento: política e território no Rio de Janeiro. Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
SOUTO, A. B. C.. APONTAMENTOS DA HISTÓRIA DA BAIXADA FLUMINENSE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOUTO, A. B. C.. A Comissão Federal de Saneamento: Intervenção na Baixada Fluminense 1910-1916.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOUTO, A. B. C.. As Comissões Federais de Saneamento na Baixada Fluminense: experiências pretéritas de Políticas públicas e leituras de desenvolvimento territorial.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOUTO, A. B. C.. A ?COMISSÃO DE NILO?: ATUAÇÃO DA PRIMEIRA COMISSÃO FEDERAL DE SANEAMENTO NA BAIXADA FLUMINENSE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SOUTO, A. B. C.. Política e Saneamento nos anos 10: A Primeira Comissão Federal da Baixada Fluminense. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SOUTO, A. B. C.. XXVIII Simpósio Nacional de História, promovido pela Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil). 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
SOUTO, A. B. C.. Saúde e saneamento: interfaces possíveis.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUTO, A. B. C.. IX Fórum da Pós-Graduação da UFRRJ. 2014. (Outro).

2.
SOUTO, A. B. C.. II Fórum de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas. 2014. (Outro).

3.
SOUTO, A. B. C.. X Fórum da Pós Graduação da UFRRJ. 2015. (Outro).

4.
SOUTO, A. B. C.. Fórum Mundial de Educação Baixada Fluminense. 2008. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 12:01:13