Thais Yuri Matsumoto Takaoka

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2023538679340264
  • Última atualização do currículo em 07/03/2018


Graduada em Administração em Marketing e Pedagogia, pós-graduada no MBA em Marketing com minor em Comunicação na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), licenciada em Gestão, especialização em Gestão de Políticas Públicas. Tem experiência na área de Marketing e de Educação como Diretora, Assistente Técnica Administrativa I e atualmente como Coordenadora de Projetos na Supervisão Pedagógica Regional de Marília. Também é docente na área de Marketing, Comunicação e Gestão de Pessoas com as disciplinas ministradas em Comunicação e Eventos, Gestão de Serviços, Planejamento em Marketing, Marketing Internacional, Gestão de Pessoas, Endomarketing, Gestão de Marketing, Comportamento do Consumidor, Gestão de Processos. Atuou como Professora - Autora da disciplina de Planejamento de Marketing no curso de Gestão Empresarial (Educação a distância) das Fatecs do Centro Paula Souza e atualmente é Mediadora On-Line da disciplina Gestão de Marketing (Educação a distância). Leciona atualmente na Fatec Assis na área de Gestão, Marketing, Comunicação e Gestão de Pessoas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thais Yuri Matsumoto Takaoka
Nome em citações bibliográficas
MATSUMOTO, T. Y.;TAKAOKA, T. Y. M.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Supervisão Pedagógica Regional.
Rua Senhor do Bonfim - 1226
Vila Xavier
19802130 - Assis, SP - Brasil
Telefone: (18) 33231530
URL da Homepage: www.centropaulasouza.sp.gov.br


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Educacao.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: O CONSELHO ESCOLAR NA ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO PLURIANUAL DE GESTÃO DA ETEC ANTONIO DEVISATE,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Candido Giraldez Vieitez.
2003 - 2006
Especialização em MBA Executivo em Marketing. (Carga Horária: 600h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: Gestão simulada de um negócio.
2007 - 2008
Aperfeiçoamento em Licenciatura em Administração. (Carga Horária: 540h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
Título: Estágio Profissional Supervisionado Formação em Serviço. Ano de finalização: 2008.
2011 - 2014
Graduação em Pedagogia.
Anhanguera Educacional - Valinhos, ANHANGUERA, Brasil.
Título: Aprendizagem baseada em Projetos aplicado à Educação de Jovens e Adultos.
Orientador: Luciana Teixeira Leite de Oliveira.
1999 - 2002
Graduação em Administração com ênfase em Marketing.
Centro Universitário Euripedes de Marília, UNIVEM, Brasil.
Orientador: Luis Roberto Del Carratore.




Formação Complementar


2015 - 2015
Emprendimiento e Innovación. (Carga horária: 12h).
Universidad Complutense de Madrid, UCM, Espanha.
2015 - 2015
Gestão de Conflitos. (Carga horária: 4h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2015 - 2015
Reuniões Produtivas. (Carga horária: 4h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2014 - 2014
EAD - Moodle Sala Virtual para Moderadores de Curs. (Carga horária: 8h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2014 - 2014
Tutores do Grupo de Supervisão Educacional. (Carga horária: 20h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2014 - 2014
Introdução à Gerência de Projetos. (Carga horária: 8h).
Serviço Federal de Processamento de Dados, SERPRO, Brasil.
2014 - 2014
Noções introdutórias do Orientador Educacional. (Carga horária: 4h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2014 - 2014
Observatório Escolar 2014. (Carga horária: 8h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2013 - 2013
Metodologia Diferenciada e Uso do Moodle em Enferm. (Carga horária: 8h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2013 - 2013
Pedagogia Profissional: reflexão e debate. (Carga horária: 40h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2013 - 2013
Oficina de Libras. (Carga horária: 20h).
Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais, AME, Brasil.
2012 - 2012
Gestão e negócios: perspectivas e desafios. (Carga horária: 30h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2012 - 2012
EI Empreendedor Individual. (Carga horária: 3h).
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2012 - 2012
Capac. Orientadores Educacionais das Esc. Agrícola. (Carga horária: 7h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2012 - 2012
Reflexões sobre o Ensino Técnico integr. ao Médio. (Carga horária: 4h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2012 - 2012
Elaboração de artigos científicos. (Carga horária: 8h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2010 - 2011
Extensão universitária em Administração pública. (Carga horária: 160h).
Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal, CEPAM, Brasil.
2010 - 2010
Gestão de Conflitos. (Carga horária: 2h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2009 - 2009
Aprendizagem baseada em projetos. (Carga horária: 60h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2009 - 2009
Programa Gestão Escolar e Tecnologias. (Carga horária: 136h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2009 - 2009
Proeja: Capacitação de professores. (Carga horária: 160h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2009 - 2009
Programa Gestão Escolar e Tecnologias. (Carga horária: 136h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2007 - 2008
Progr. Especial de Formação Pedagógica de Docentes. (Carga horária: 540h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Tecnologia de Assis/SP, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente do Ensino Superior à distância, Carga horária: 4
Outras informações
Mediadora (Tutora) 07/2016 a data atual - Gestão de Marketing Professora Autora 01/2017 a 07/2017 - Planejamento de Marketing Âncora (Acompanhamento dos mediadores) 07/2016 a 12/2016

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior I, Carga horária: 12
Outras informações
Docente nas disciplinas de Gestão de Processos; Gestão de Pessoas; Comunicação Interna e Endomarketing; Gestão de Marketing; Comportamento do Consumidor; Projeto Integração Multidisciplinar em Tecnologia V, II e VI; Gestão de Qualidade em Serviços; Promoção e Merchandising.


Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Projetos, Carga horária: 40
Outras informações
Atuando na Gestão Pedagógica na Coordenadoria do Ensino Técnico, na regional de Marília e Presidente Prudente (22 Escolas Técnicas e 32 Classes Descentralizadas).

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente Técnica Administrativa, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Diretora pro-tempore, Carga horária: 40
Outras informações
Direção temporária, por meio de indicação da Direção anterior e avaliação da matriz (Centro Paulo Souza), por meio de entrevista.

Vínculo institucional

2004 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
No momento estou afastada das aulas por recondução de cargo como Diretora Pro-tempore (até 07/2011).

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente Técnica Administrativa, Carga horária: 40
Outras informações
Fui indicada para o cargo pelo Diretor da Escola na Etec Antonio Devisate na cidade de Marília/SP. Vínculo: cargo de confiança, atuando como docente na Etec Paulo Guerreiro Franco na cidade de Vera Cruz-SP

Atividades

02/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, .

08/2011 - 01/2012
Direção e administração, Escola Técnica Estadual Antonio Devisate, .

Cargo ou função
Asssitente Técnico Administrativo.
01/2011 - 07/2011
Direção e administração, Escola Técnica Estadual Antonio Devisate, .

Cargo ou função
Diretor de Unidade.
03/2009 - 12/2010
Direção e administração, Escola Técnica Estadual Antonio Devisate, .

Cargo ou função
Assistente Técnica Administrativa.
02/2009 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Gestão Empresarial I
Gestão de Marketing II
Gestão de Marketing I
Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso
Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso
07/2004 - 07/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Organização Empresarial (Informática e Secretariado)
Planejamento Estratégico e Tático
Pesquisas e estudos Tecnológicos
Planejamento de Trabalho de Conclusão de Curso - Contabilidade
Ciclo de Comunicação Mercadológica
Etiqueta, Protocolo e Cerimonial
Assessoria Empresarial e de Eventos I e II

Centro Universitário Euripedes de Marília, UNIVEM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 8
Outras informações
Docente em Gestão de Serviços; Planejamento de Marketing; e Marketing Internacional; Orientadora de Relatório de Estágio; Orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso.


Fundação de Apoio à Tecnologia, FAT, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Geral, Carga horária: 400
Outras informações
Atuação como Coordenadora Geral do Curso de Atendimento e Vendas firmado entre Fundação de Apoio à Tecnologia e Spaipa S.A. Indústria Brasileira de Bebidas. Atividades: Elaboração de Programação; Seleção de Docentes; Reunião com Contratante; Apoio logístico; Elaboração de Diário de Classe; Acompanhamento do Diário de Classe; Reunião com Docentes; Organização de Material para aulas; Organização logística para visitas e uso de laboratório; Elaboração e acompanhamento de processo de avaliação; Reunião discente; Emissão de relatórios e pagamentos.


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 17
Outras informações
Carta-Convite Professor na área de Gestão Comercial, Empreendedorismo, Ambientação Profissional.


TVC Oeste Paulista Ltda, TVC MARÍLIA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Supervisora de Marketing, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Gestão Educacional
2.
Orientação Educacional


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Capacitações Regionais - Supervisão Regional de Marília
Descrição: Este projeto tem por finalidade gerenciar as capacitações regionais nas modalidades presenciais, semipresenciais e a distância. As capacitações são direcionadas à equipe de gestão pedagógica das unidades escolares do Centro Paula Souza composta pelo Diretor, Coordenadores Pedagógicos, Coordenadores de Curso, Auxiliares de Docentes, Assistentes Técnicos Administrativos e Orientadores Educacionais. O objetivo do projeto é de promover a formação continuada ao oferecer subsídios à equipe de forma a contribuir com a excelência do processo de ensino e aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2014
Formação continuada e boas práticas da Equipe de apoio das Etecs da Região de Marília.
Descrição: As atribuições da equipe de apoio das Etecs refletem diretamente na aprendizagem dos alunos com o planejamento e organização dos ambientes pedagógicos; com oportunidades de experiências de aprendizagem por meio das visitas, eventos e estágios; e por meio do apoio educacional com o acompanhamento e orientação educacional, individualizada ou em grupo. Estas ações refletem-se diretamente no desempenho dos alunos em sala de aula e os preparam mais próximos à realidade do mercado de trabalho, aumentando suas chances de se colocarem no mercado e se tornarem profissionais de sucesso. As ações da equipe de apoio trazem o diferencial da educação para a sala de aula e para a Etec com a atuação dos profissionais: Orientador Educacional, do Assistente Técnico Administrativo e do Auxiliar de Docente. Este projeto, iniciado em 2012, proporcionará a continuidade do processo de formação da equipe de apoio. Em 2014 as ações estarão voltadas ao planejamento, acompanhamento e redirecionamento da atuação destes profissionais, como também um momento de compartilhar as boas práticas nas Etecs, demonstrando o reflexo de suas ações na qualidade dos processos de ensino e nos resultados de aprendizagem. A carga horária prevista neste projeto também se refere à rotina prevista conforme atribuições do GSE constante da Deliberação CEETEPS 3, de 30.5.08, alterada pela Deliberação CEETEPS 4, de 5.2.2009.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2013
?Integração para educação: boas práticas dos serviços de apoio? - Etecs das Região Marília e Presidente Prudente
Descrição: Todas as Etecs possuem objetivos e metas a serem cumpridas geralmente pela equipe de gestão e pelos professores. A educação e o ambiente educacional não dependem somente da qualidade das aulas e dos professores, mas fazem parte do contexto outros colaboradores. Estes que muitas vezes não se sentem valorizados pela instituição, mas desempenham um importante papel na construção de um ambiente propício para a permanência docente e melhor qualidade do desenvolvimento das aulas, inclusive as aulas práticas. Sendo assim, a necessidade de oferecer um projeto de formação continuada aos profissionais de apoio à educação tem sido solicitada e identificada no trabalho cotidiano da Supervisão Educacional junto às 22 escolas que compõem a região Marília. Com a instituição em franca expansão até o último ano de 2012, faz-se necessário o permanente alinhamento das práticas entre as escolas, visando a excelência nos processos técnicos e pedagógicos. Nos anos anteriores, foram desenvolvidas pelo GSE/GEPED/ Reg. Marília ações de formação continuada isoladas, mas que tiveram impacto positivo nas unidades escolares: capacitação para Auxiliar de Docente, Orientador Educacional, entre outros profissionais. Devido à rotatividade dos profissionais de apoio nas Etecs e a necessidade de aperfeiçoamento das práticas daqueles que vem atuando regularmente, concebeu-se o presente projeto como um agregador das diferentes ações que o GSE/GEPED regional vem desenvolvendo nos últimos dois anos, tendo ainda o propósito de ampliar o atendimento às necessidades técnicas, administrativas e pedagógicas verificadas, minimizando ou solucionando situações-problema identificadas nas escolas. A carga horária prevista neste projeto também se refere à rotina prevista conforme atribuições do GSE constante da Deliberação CEETEPS 3, de 30/05/2008, alterada pela Deliberação CEETEPS 4, de 05/02/2009..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2012
Estudo sobre perdas discentes das unidades escolares da Supervisão Pedagógica Regional ? Marília
Descrição: O projeto constitui no desenvolvimento de uma ferramenta padrão para levantamento de índices de perdas e também identificar quais as motivações para a tomada de decisão, refletindo diretamente nos índices. Trata-se de um projeto voltado exclusivamente para obter um estudo mais aprofundado dos dados qualitativos e quantitativos levantados dos discentes. Ao obter maior conhecimento, proporcionaremos às unidades a análise dos dados e a fomentação de futuras ações com o objetivo de reduzir e/ou obter maior controle sobre as variáveis que influenciam diretamente as decisões discentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2010 - 2010
Espaço Aberto de Leitura
Descrição: O projeto consiste em montar um espaço para que os estudantes possam ler, em um ambiente descontraído, aconchegante e receptivo. O ambiente conta com almofadas, poltronas e pufs, com revistas e livros em que os estudantes poderão ler no local e também levar. No ambiente terá uma televisão com informativos da instituição de ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (99) .
Integrantes: Thais Yuri Matsumoto Takaoka - Coordenador / Cláudia Mara Piloto Parolisi - Integrante.Financiador(es): Associação de Pais e Mestres da Escola Técnica Antonio Devisate - Auxílio financeiro.
2009 - 2009
Inovando com tecnologia da informação e comunicação.
Descrição: A tecnologia está presente em todas as Organizações e a Unidade Escolar está buscando a excelência nos procedimentos por meio do desenvolvimento em novas tecnologias. Todas as salas de aula possuem computadores para professores, com datashow fixo, com caixas de som instaladas, aparelhagem de som, vídeo, DVDs, Internet wi-fi, redes de Internet a cabo e Intragov, laboratórios informatizados, além de salas de aula com computadores disponíveis para enriquecer o desenvolvimento das aulas, diversificando a metodologia de ensino.Apesar do avanço da tecnologia é necessária a capacitação de todos os docentes da Unidade Escolar para que a tecnologia funcione eficazmente.Esta capacitação tem como objetivo incorporar as tecnologias na gestão e no cotidiano da Unidade Escolar, por meio do desenvolvimento de ações de gestão de tecnologias junto à comunidade educativa, tanto no que se refere ao uso da tecnologia na gestão, como na gestão da tecnologia utilizada nos processos de ensino e aprendizagem. Busca criar condições para a incorporação de tecnologias no trabalho pedagógico, mobilizando a criação de redes para o diálogo, a troca de experiências e a procura conjunta de soluções para os problemas..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Outros Projetos


2018 - Atual
Gestão das práticas integradoras e da permanência estudantil no Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio.
Descrição: Tem por finalidade contribuir com a permanência discente das turmas do Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio (ETIM) com perdas discentes acima de 10% na região de Marília e Presidente Prudente e contribuir com o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem do projeto piloto Ensino Médio Técnico Profissional (M-Tec) na Etec Pedro D`Acárdia Neto. As ações do projeto serão embasadas no acompanhamento, orientação e avaliação dos profissionais educadores (Coordenadores Pedagógicos, Coordenadores de Curso e Orientadores Educacionais) envolvidos no ETIM de forma a contribuir com o direcionamento de suas ações para o cumprimento dos objetivos determinados. Como resultado do projeto, esperamos reduzir os índices de perdas discentes das turmas do Etim que serão objeto de acompanhamento em 2018, além da promoção dos alunos no M-Tec. A carga horária semanal para o presente projeto será de 6 (seis) horas, correspondendo a 20% do total de carga horária semanal de atividades de rotina, previstas nas atribuições do GSE constante na deliberação CEETEPS, de 30/05/2008, alterada pela deliberação CEETEPS 4, de 05/02/2009. Para a corresponsabilidade serão destinadas 1 (uma) hora semanal para sua elaboração..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2017 - 2017
Formação continuada das práticas integradoras no Ensino Técnico em integrado ao Ensino Médio e gestão da permanência estudantil das Etecs da Regional de Marília.
Descrição: Tem por finalidade fomentar as práticas de integração dos currículos e a melhoria do processo de ensino e aprendizagem no Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio (ETIM) por meio do acompanhamento e orientação dos Coordenadores Pedagógicos, Coordenadores de Curso e Orientadores Educacionais. Como resultado, visa promover a integração dos currículos e a consequente redução indireta dos índices de perdas discentes, calculada sobre o número de alunos ingressantes e concluintes na série/ curso do ETIM com maiores índices de perdas discentes. A carga horária semanal para o presente projeto será de 4 horas referente à rotina prevista e em conformidade com as atribuições do GSE constante na deliberação Ceeteps, de 30/05/2008, alterada pela deliberação Ceeteps 4, de 05/02/2009. Para a corresponsabilidade serão destinadas 1 hora semanal para sua elaboração..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2016 - 2016
Práticas integradoras do Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio das Etecs da Região de Marília.
Descrição: Tem por finalidade organizar e fomentar as práticas integradoras do Ensino Médio integrado ao Ensino Técnico por meio de encontros e capacitações regionais nas modalidades à distância sobre atividades interdisciplinares e integradoras no processo de ensino-aprendizagem dos currículos do Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico. As capacitações são direcionadas à equipe de gestão pedagógica das unidades escolares do Centro Paula Souza que ofertam o ensino integrado na região de Marília, composta por 22 unidades com aproximadamente 66 profissionais entre Coordenadores Pedagógicos, Coordenadores de Curso e Orientadores Educacionais. A capacitação será oferecida a grupos divididos por Eixo Tecnológico para proporcionar maior reflexão e a aplicabilidade das propostas nas especificidades de cada habilitação. A carga horária semanal para o presente projeto será de 4 horas referente à rotina prevista e em conformidade com as atribuições do GSE constante na deliberação Ceeteps, de 30/05/2008, alterada pela deliberação Ceeteps 4, de 05/02/2009, correspondendo assim a 20% do total de carga horária semanal de atividades da Supervisão Educacional. Para a corresponsabilidade serão destinadas 1 hora semanal para sua elaboração..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2015 - 2015
Capacitações Regionais - Supervisão Regional de Marília
Descrição: Este projeto tem por finalidade gerenciar as capacitações regionais nas modalidades presenciais, semipresenciais e a distância. As capacitações são direcionadas à equipe de gestão pedagógica das unidades escolares do Centro Paula Souza composta pelo Diretor, Coordenadores Pedagógicos, Coordenadores de Curso, Auxiliares de Docentes, Assistentes Técnicos Administrativos e Orientadores Educacionais. O objetivo do projeto é de promover a formação continuada ao oferecer subsídios à equipe de forma a contribuir com a excelência do processo de ensino e aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2014 - 2014
Formação continuada e boas práticas da Equipe de apoio das Etecs da Região de Marília.
Descrição: As atribuições da equipe de apoio das Etecs refletem diretamente na aprendizagem dos alunos com o planejamento e organização dos ambientes pedagógicos; com oportunidades de experiências de aprendizagem por meio das visitas, eventos e estágios; e por meio do apoio educacional com o acompanhamento e orientação educacional, individualizada ou em grupo. Estas ações refletem-se diretamente no desempenho dos alunos em sala de aula e os preparam mais próximos à realidade do mercado de trabalho, aumentando suas chances de se colocarem no mercado e se tornarem profissionais de sucesso. As ações da equipe de apoio trazem o diferencial da educação para a sala de aula e para a Etec com a atuação dos profissionais: Orientador Educacional, do Assistente Técnico Administrativo e do Auxiliar de Docente. Este projeto, iniciado em 2012, proporcionará a continuidade do processo de formação da equipe de apoio. Em 2014 as ações estarão voltadas ao planejamento, acompanhamento e redirecionamento da atuação destes profissionais, como também um momento de compartilhar as boas práticas nas Etecs, demonstrando o reflexo de suas ações na qualidade dos processos de ensino e nos resultados de aprendizagem. A carga horária prevista neste projeto também se refere à rotina prevista conforme atribuições do GSE constante da Deliberação CEETEPS 3, de 30.5.08, alterada pela Deliberação CEETEPS 4, de 5.2.2009.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2013 - 2013
Integração para educação: boas práticas dos serviços de apoio.
Descrição: Todas as Etecs possuem objetivos e metas a serem cumpridas geralmente pela equipe de gestão e pelos professores. A educação e o ambiente educacional não dependem somente da qualidade das aulas e dos professores, mas fazem parte do contexto outros colaboradores. Estes que muitas vezes não se sentem valorizados pela instituição, mas desempenham um importante papel na construção de um ambiente propício para a permanência docente e melhor qualidade do desenvolvimento das aulas, inclusive as aulas práticas. Sendo assim, a necessidade de oferecer um projeto de formação continuada aos profissionais de apoio à educação tem sido solicitada e identificada no trabalho cotidiano da Supervisão Educacional junto às 22 escolas que compõem a região Marília. Com a instituição em franca expansão até o último ano de 2012, faz-se necessário o permanente alinhamento das práticas entre as escolas, visando a excelência nos processos técnicos e pedagógicos. Nos anos anteriores, foram desenvolvidas pelo GSE/GEPED/ Reg. Marília ações de formação continuada isoladas, mas que tiveram impacto positivo nas unidades escolares: capacitação para Auxiliar de Docente, Orientador Educacional, entre outros profissionais. Devido à rotatividade dos profissionais de apoio nas Etecs e a necessidade de aperfeiçoamento das práticas daqueles que vem atuando regularmente, concebeu-se o presente projeto como um agregador das diferentes ações que o GSE/GEPED regional vem desenvolvendo nos últimos dois anos, tendo ainda o propósito de ampliar o atendimento às necessidades técnicas, administrativas e pedagógicas verificadas, minimizando ou solucionando situações-problema identificadas nas escolas. A carga horária prevista neste projeto também se refere à rotina prevista conforme atribuições do GSE constante da Deliberação CEETEPS 3, de 30/05/2008, alterada pela Deliberação CEETEPS 4, de 05/02/2009..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2012 - 2013
Estudo sobre perdas discentes das unidades escolares da Supervisão Pedagógica Regional ? Marília
Descrição: O projeto constitui no desenvolvimento de uma ferramenta padrão para levantamento de índices de perdas e também identificar quais as motivações para a tomada de decisão, refletindo diretamente nos índices. Trata-se de um projeto voltado exclusivamente para obter um estudo mais aprofundado dos dados qualitativos e quantitativos levantados dos discentes. Ao obter maior conhecimento, proporcionaremos às unidades a análise dos dados e a fomentação de futuras ações com o objetivo de reduzir e/ou obter maior controle sobre as variáveis que influenciam diretamente as decisões discentes..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2011 - 2011
Projeto ETEC Solidária
Descrição: Com o objetivo de formar cidadãos críticos, reflexivos e ativos diante dos problemas da sociedade, o projeto consiste em estimular a formação dos alunos por meio de ações práticas e participativa para estimular os conhecimentos e competências a fim de beneficiar a sociedade civil e entidades filantrópicas. As ações abrangem todos os alunos de todos os cursos da unidade com formação extracurricular com diversos temas como Campanhas do Agasalho, Campanhas de coletas de Vidros Solidários com arrecadação de vidros para o Banco de Leite Materno, visitas in loco com atividade lúdicas para as crianças do Cacam e do Amor de Mãe, ações de conscientização como a ação ?segurança se aprende brincando?, e participação em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Marília com a Campanha Mc Dia Feliz, entre outras ações. Todas as atividades como brainstorming, planejamento, organização, execução e controle envolveram os alunos a fim de promover ações práticas no desenvolvimento de atitudes, princípios e valores de acordo com o Plano de Curso..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2010 - 2010
?Meio ambiente, faça o lugar diferente?
Descrição: A mudanças nas indústrias, comércio e residencias devem partir de cada indíviduo que, conscientimente podem influenciar positivamente através de sua comunicação e conscientização. Lembrando que a conscietização é apenas o primeiro passo de todo um projeto. Na verdade, a conscientização existe, a ação já estamos adotando aos poucos, mas a sociedade precisa da continuidade das ações. Enfim, serem constantemente lembrados para ocorrer a mudança de hábito e principalmente de atitude verde. E é por meio da multiplicação de ações que este projeto vem com o intuito de fazer um mundo melhor. O intuito é mobilizar toda a comunidade escolar e comunidades-parceiras da UE para que possamos propor ações para a preservação do meio ambiente como a reciclagem de lixo, a menor produção do mesmo, economia em água, energia, menor poluição do ar, etc. O sucesso de qualquer projeto ambiental reside no compromisso coletivo..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2009 - 2011
Projeto Coração Criança
Descrição: Atualmente, 8 de cada 1.000 crianças precisam ser encaminhadas para São Paulo, porque não existem recursos disponíveis na região. Além disso, a criança precisa ficar na lista de espera por vaga nos hospitais que atendem a rede SUS; o stress que passa a família pelo desconhecimento de São Paulo; falta de recursos financeiros, necessidade de sair do hospital após o período pré-operatório, desconhecimento do corpo clínico que fará a cirurgia e incerteza do resultado, podendo ser fatal. O Projeto Coração de Criança tem caráter filantrópico e foi fundada em 31 de outubro de 2009 com a finalidade de angariar fundos e dar apoio às ações de saúde da criança ao implantar o centro cirúrgico cardiovascular pediátrico no Hospital Materno-Infantil da Faculdade de Medicina de Marília para atender crianças das camadas mais humildes da população. O Projeto é uma iniciativa da sociedade civil em parceria com a Faculdade de Medicina de Marília (Famema) e o CIESP ? Centro das Indústrias do Estado de São Paulo. A Etec Antonio Devisate, à convite do CIESP, envolveu os alunos de diversos cursos da unidade escolar que desenvolveram atividades como ações de conscientização e sensibilização; criação e distribuição dos Cofrinhos Solidários confeccionados com materiais reciclados em parceria com ACIM ? Associação Comercial de Marília e CIESP; e participação no Leilão Coração de Criança a ser realizado no dia 22 de novembro na Fazenda Paredão em Oriente/SP. Os Cofrinhos Solidários contou com a participação da Etec Paulo Guerreiro Franco ? Vera Cruz e também foram distribuídos em outras cidades pelos alunos residentes, obtendo a amplitude na ação e reconhecimento da ação. Os resultados foram a integração dos alunos, de outras Etecs e parceiras de Marília; maior conscientização de que a união e a solidariedade sempre prevalece em qualquer circunstância, especialmente diante da cidadania; o fortalecimento da imagem institucional; e a formação de competências para o mercado de trabalho..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Marketing.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Orientação Educacional.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Administração.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão de Pessoas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2008
Congratulações - Coordenação Geral da Festa Junina da Etec Antonio Devisate, Câmara Municipal de Marília.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MATSUMOTO, T. Y.; POLETINE, M. R. O. . Ética na gestão escolar: um ensaio sobre atitudes e valores. In: 2º SEMTEC - Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico, 2015, São Paulo. Práticas de ensino e pesquisa. São Paulo: Centro Paula Souza, 2015. p. 436-442.

2.
MATSUMOTO, T. Y.; POLETINE, M. R. O. ; CONSTANTINO, P. R. P. . Formação à distância de coordenadores de Curso: concepção de módulo de formação continuada no contexto da educação profissional.. In: III Simpósio Internacional de educação à distância, 2015, Presidente Prudente. Anais do III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações. Presidente Prudente: Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciência e Tecnologia, 2015. p. 1119-1124.

3.
MATSUMOTO, T. Y.; POLETINE, M. R. O. . Formação continuada para novos diretores de escolas técnicas: relato de experiência sobre a organização do trabalho pedagógico. In: 1º SEMTEC - Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico, 2014, São Paulo. Anais dos trabalhos dos processores apresentados no 1º SEMTEC - Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico. São Paulo: Centro Paula Souza, 2014. p. 231-235.

Apresentações de Trabalho
1.
MATSUMOTO, T. Y.; POLETINE, M. R. O. . Ética na gestão escolar:um ensaio sobre atitudes e valores.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MATSUMOTO, T. Y.; POLETINE, M. R. O. ; CONSTANTINO, P. R. P. . Formação a distância de Coordenadores de Curso: concepção continuada no contexto da educação profissional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MATSUMOTO, T. Y.; POLETINE, M. R. O. . Formação Continuada para novos diretores para escolas técnicas: relatos de experiências sobre a organização do trabalho pedagógico.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
MATSUMOTO, T. Y.. Ensino e Aprendizagem na Formação de Educação de Jovens e Adultos - Projeto 12646. 2014. .

2.
MATSUMOTO, T. Y.. Programa Jovem Aprendiz - SENAC. 2011. .

3.
MATSUMOTO, T. Y.. Atendimento e Vendas - Spaipa S/A. 2011. .

4.
MATSUMOTO, T. Y.. Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) - Habilidades Gerais. 2010. .

5.
MATSUMOTO, T. Y.. Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) - Habilidades Gerais. 2009. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MATSUMOTO, T. Y.; ZAMAI, L. E.; SABES, S. F.. Participação em banca de Igor Medeiros de Oliveira; Italo Ferreira Gonçalves.O comportamento do consumidor: O perfil e os hábitos de consumo de cerveja dos universitários de Marília. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Euripedes de Marília.

2.
MATSUMOTO, T. Y.; ZAMAI, L. E.. Participação em banca de Patrick Amorim; Johnny de Almeida e Silva.Práticas de inovação: um estudo do marketing nos restaurantes da cidade de Marília. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Euripedes de Marília.

3.
MONASSA, J. M.; RINO, E.; MATSUMOTO, T. Y.. Participação em banca de Natália A. F. de Lima; Carolina Domingues; Letícia Alves.Reuso da água nas indústrias alimentícias: uma proposta de consumo consciente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Euripedes de Marília.

4.
MONASSA, J. M.; RINO, E.; MATSUMOTO, T. Y.. Participação em banca de Maurício T. Cezar; Graciele I. Ferreira; Gustavo U. L. B..Processo de melhoria continuada da qualidade na reutilização do PET nas indústrias. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Euripedes de Marília.

5.
MONASSA, J. M.; RINO, E.; MATSUMOTO, T. Y.. Participação em banca de Rosângela M. Conceição; Rosane Crispin; Jonathan Coneglian.Atuação responsável na indústria Brudden voltada ao reaproveitamento e descarte de resíduos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Euripedes de Marília.

6.
MONASSA, J. M.; RINO, E.; MATSUMOTO, T. Y.. Participação em banca de Cinthia Aparecida Rosa; Jaima Costa Ortiz.A logística reversa aplicada nas garrafas PET: um estudo de caso na empresa Coca-Cola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Euripedes de Marília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
MATSUMOTO, T. Y.. Comissão do Observatório Escolar. 2009. Escola Técnica Estadual Antonio Devisate.

Concurso público
1.
MATSUMOTO, T. Y.; LEITE, L. C.; HIDALGO JUNIOR, A. M.. Banca Examinadora do Processo Seletivo de docentes na ETEC Antonio Devisate (Componente curricular: Introdução ao Marketing). 2013. Escola Técnica Estadual Antonio Devisate.

2.
MATSUMOTO, T. Y.; LEITE, L. C.; ASSIS, M. L. D.. Banca Examinadora do Processo Seletivo de docentes na ETEC Antonio Devisate (Componente curricular: Comunicação Mercadológica). 2013. Etec Antonio Devisate.

3.
MATSUMOTO, T. Y.; PASSARONI, M. A. B. J.; SOUZA, L. R. M. T.. Banca Examinadora do Processo Seletivo de docentes na ETEC Antonio Devisate (Componente curricular: Comportamento do Consumidor). 2013. Etec Antonio Devisate.

4.
MATSUMOTO, T. Y.; SOUZA, L. R. M. T.; BORGES, A. E. T.. Banca Examinadora do Processo Seletivo de docentes na ETEC Antonio Devisate (Componente curricular: Marketing Institucional). 2013. Etec Antonio Devisate.

5.
MATSUMOTO, T. Y.. Planejamento Estratégico e Tático. 2009. Escola Técnica Estadual Antonio Devisate.

6.
MATSUMOTO, T. Y.. Planejamento Financeiro e Orçamentário. 2009. Escola Técnica Estadual Antonio Devisate.

7.
MATSUMOTO, T. Y.. Elementos de Custos no Processo Produtivo. 2009. Escola Técnica Estadual Antonio Devisate.

8.
MATSUMOTO, T. Y.. Planejamento dos Recursos e Processos Produtivos. 2009. Escola Técnica Estadual Antonio Devisate.

9.
MATSUMOTO, T. Y.. Logística de Mercados. 2009. Escola Técnica Estadual Antonio Devisate.

10.
MATSUMOTO, T. Y.. Técnicas de Recepção, Atendimento e Cobrança. 2009. Escola Técnica Estadual Antonio Devisate.

11.
MATSUMOTO, T. Y.. Inglês Instrumental. 2009. Escola Técnica Estadual Antonio Devisate.

Outras participações
1.
MATSUMOTO, T. Y.. (Balcão de Projetos) Perfomance Imports [Loja e Assessoria na importação de veículos de luxo]. 2014. Centro Universitário Euripedes de Marília.

2.
MATSUMOTO, T. Y.. (Balcão de Projetos) Sexy in Love [Motel/drive-in]. 2014. Centro Universitário Euripedes de Marília.

3.
MATSUMOTO, T. Y.. (Balcão de Projetos) Espaço Cownworking [Espaços Coletivos de trabalho]. 2014. Centro Universitário Euripedes de Marília.

4.
MATSUMOTO, T. Y.. (Balcão de Projetos) Fidalgo's Bar [Bar e entretenimentos]. 2014. Centro Universitário Euripedes de Marília.

5.
MATSUMOTO, T. Y.. (Balcão de Projetos) Pet-Home [Pet shop móvel]. 2014. Centro Universitário Euripedes de Marília.

6.
MATSUMOTO, T. Y.; GOFFREDO, B.; CASTILHO, M. L. R.. (TCC - curso técnico) Os novos papéis do profissional secretário frente ao mundo globalizado. 2011. Escola Técnica Estadual Antonio Devisate.

7.
MATSUMOTO, T. Y.. Comissão de Trabalho do Vestibulinho 2010 da Etec Antonio Devisate. 2010. Escola Técnica Estadual Antonio Devisate.

8.
MATSUMOTO, T. Y.. Avaliador de Mostra de Projetos. 2009. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Simpósio do Ensino Médio, Técnico e Tecnológico: práticas de ensino e pesquisa.Ética na gestão escolar:um ensaio sobre atitudes e valores.. 2015. (Simpósio).

2.
Simpósio do Ensino Médio, Técnico e Tecnológico: práticas de ensino e pesquisa. 2015. (Simpósio).

3.
Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico: profissionalização docente.Formação Continuada para novos diretores para escolas técnicas: relatos de experiências sobre a organização do trabalho pedagógico.. 2014. (Simpósio).

4.
Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico: profissionalização docente. 2014. (Simpósio).

5.
Gestão e negócios: ensino profissional e mundo corporativo. 2013. (Outra).

6.
Simpósio do Ensino Médio e Técnico: práticas integradoras e gestão de currículo.. 2012. (Simpósio).

7.
7º Congresso Estadual de Desenvolvimento educativo no trânsito. 2011. (Congresso).

8.
Seminário Gestão do Conhecimento sobre qualidade e equidade na formação profissional PGdeC. 2011. (Seminário).

9.
Encontro Regional de educadores do trânsito urbano. 2010. (Encontro).

10.
Encontro Regional de Educadores no Trânsito.Coordenadora de mesa de Trabalho Painel III. 2010. (Encontro).

11.
I Semana de Administração. 2010. (Seminário).

12.
Fórum de disseminação da cultura empreendedora no ensino formal do Centro Oeste Paulista. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MATSUMOTO, T. Y.. Semana Paulo Freire. 2011. (Outro).

2.
MATSUMOTO, T. Y.. Encontro Regional de Educadores do Trânsito Urbano. 2010. (Congresso).

3.
MATSUMOTO, T. Y.. Colação de Grau. 2010. (Outro).

4.
MATSUMOTO, T. Y.. Eleição do Grêmio Estudantil. 2010. (Outro).

5.
MATSUMOTO, T. Y.. Semana Paulo Freire. 2010. (Outro).

6.
MATSUMOTO, T. Y.. II Arraiá Tonho Devisate. 2009. (Outro).

7.
MATSUMOTO, T. Y.. Semana do Secretariado. 2009. (Outro).

8.
MATSUMOTO, T. Y.. I Arraiá Tonho Devisate. 2008. (Outro).

9.
MATSUMOTO, T. Y.. 10º Workshop de Gestão. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Igor Medeiros de Oliveira; Italo Ferreira Gonçalves. O comportamento do consumidor: O perfil e os hábitos de consumo de cerveja dos universitários de Marília. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Euripedes de Marília. Orientador: Thais Yuri Matsumoto Takaoka.

2.
Patrick Amorim; Johnny de Almeida e Silva. Práticas de inovação: um estudo do marketing nos restaurantes da cidade de Marília. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Euripedes de Marília. Orientador: Thais Yuri Matsumoto Takaoka.

Orientações de outra natureza
1.
João Domingos Marques Júnior. (Estágio Supervisionado) Acácia Eletro Paulista Ltda. 2014. Orientação de outra natureza. (Administração) - Centro Universitário Euripedes de Marília. Orientador: Thais Yuri Matsumoto Takaoka.

2.
Luciane Pereira dos Santos. (Estágio Supervisionado) Só Folha Soluções corporativas. 2014. Orientação de outra natureza. (Administração) - Centro Universitário Euripedes de Marília. Orientador: Thais Yuri Matsumoto Takaoka.

3.
Luís Carlos dos Santos Martins. (Estágio Supervisionado) Acácia Eletro Paulista Ltda. 2014. Orientação de outra natureza. (Administração) - Centro Universitário Euripedes de Marília. Orientador: Thais Yuri Matsumoto Takaoka.

4.
Luis Felipe Rodrigues Akkari. (Estágio Supervisionado) Academia Viva Leve Ltda ME. 2014. Orientação de outra natureza. (Administração) - Centro Universitário Euripedes de Marília. Orientador: Thais Yuri Matsumoto Takaoka.

5.
ALINE BOTELHO SILVA AGUIAR. A INFORMÁTICA EDUCATIVA COMO INSTRUMENTO AUXILIADOR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2014. Orientação de outra natureza. (Ensino e Aprendizagem na Formação do EJA) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Fundação Instituto de Administração. Orientador: Thais Yuri Matsumoto Takaoka.

6.
MESSIAS FLAUZINO DE SENNE. O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS JOVENS E ADULTOS.. 2014. Orientação de outra natureza. (Ensino e Aprendizagem na Formação do EJA) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Fundação Instituto de Administração. Orientador: Thais Yuri Matsumoto Takaoka.

7.
ANA FLAVIA CLIVE SANTOS MOREIRA. O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E SUPERAÇÕES.. 2014. Orientação de outra natureza. (Ensino e Aprendizagem na Formação do EJA) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Fundação Instituto de Administração. Orientador: Thais Yuri Matsumoto Takaoka.

8.
DANIELA FERNANDES DE SOUZA. COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO COM ÊNFASE NO ENSINO TÉCNICO. 2014. Orientação de outra natureza. (Ensino e Aprendizagem na Formação do EJA) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Fundação Instituto de Administração. Orientador: Thais Yuri Matsumoto Takaoka.

9.
DIOGENES LEANDRO LEITE PEREIRA. O PAPEL DO COORDENADOR DE PROJETOS RESPONSÁVEL PELA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NO ENSINO TÉCNICO DAS ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS DO CENTRO PAULA SOUZA.. 2014. Orientação de outra natureza. (Ensino e Aprendizagem na Formação do EJA) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Fundação Instituto de Administração. Orientador: Thais Yuri Matsumoto Takaoka.

10.
AFRANIO DE ALMEIDA. O ENSINO DE JOVENS E ADULTOS E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM. 2014. Orientação de outra natureza. (Ensino e Aprendizagem na Formação do EJA) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Fundação Instituto de Administração. Orientador: Thais Yuri Matsumoto Takaoka.

11.
ELISON DOS SANTOS DIAS. ESTUDO DE CASO: INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO TÉCNICO. 2014. Orientação de outra natureza. (Ensino e Aprendizagem na Formação do EJA) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Fundação Norte Riograndense de Pesquisa e Cultura. Orientador: Thais Yuri Matsumoto Takaoka.

12.
VALERIA REGINA DONATONI ANGUERA. PRÁTICAS INCLUSIVAS NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL.. 2014. Orientação de outra natureza. (Ensino e Aprendizagem na Formação do EJA) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Fundação Instituto de Administração. Orientador: Thais Yuri Matsumoto Takaoka.

13.
CIBELE REGINA MORTENSEN RONDO. O IMPORTANTE PAPEL DO EDUCADOR COMO FONTE INSPIRADORA E MOTIVACIONAL PARA ALUNOS EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2014. Orientação de outra natureza. (Ensino e Aprendizagem na Formação do EJA) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Fundação Instituto de Administração. Orientador: Thais Yuri Matsumoto Takaoka.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico

Outros projetos



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 7:35:34