Eduardo Dias Fonseca

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6376884361609407
  • Última atualização do currículo em 01/12/2018


Eduardo Dias Fonseca é professor da área de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA) na subárea de Produção e Administração Cultural na América Latina. Doutorando do programa Artes (linha de pesquisa: Cinema) da Escola de Belas Artes da UFMG. Mestre em Artes ( linha de pesquisa: Criação e Crítica da Imagem em Movimento) pela Escola de Belas Artes da UFMG, transferido da UBA (Universidad de Buenos Aires) onde iniciou o programa Maestria en Estudios de Cine y Teatro Latinoamericano de Faculdade de Filosofia de Letras Ffyl-UBA. Pesquisador de Cinema, nas áreas da indústria audiovisual, cinema latino americano e do cinema brasileiro. Formado pelo Teatro Universitário da UFMG, obtendo especialização em atuação, pelo HB Studio de New York, USA. Membro da LASA ( Latin American Studies Association) e da RICILA (Red de Investigadores sobre el Cine Latinoamericano). Graduado em Administração de empresas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eduardo Dias Fonseca
Nome em citações bibliográficas
FONSECA, E. D.;Fonseca, Eduardo Dias;Dias Fonseca, Eduardo

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
AC Parque Tecnológico Itaipu
Conjunto B
85867970 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil - Caixa-postal: 31015370
Telefone: (45) 35767307
URL da Homepage: www.unila.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Artes.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: A construção da narração do nacional no cinema brasileiro e argentino (1995-2002),
Orientador: Evandro José Lemos da Cunha.
Palavras-chave: Cinema Latino-americano; CInema Brasileiro; Cinema Argentino; Nação; Narração do nacional.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Administração e Produção de Filmes.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Interpretação Cinematográfica.
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
2010 - 2012
Mestrado em Artes.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Mundialização no cinema brasileiro dos anos 90: Hibridação cultural e antropofagia como enunciação da identidade e alteridade,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Evandro José Lemos da Cunha.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Palavras-chave: CInema Brasileiro; Globalização; Identidade.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música; Educação.
2008 interrompida
Mestrado interrompido em 2010 em Maestria en teatro y cine latinoamericano.
Universidade de Buenos Aires, UBA, Argentina.
Título: Mundialización en el cine brasileño del los 90.,Orientador: Andrea Molfetta.
Ano de interrupção: 2010
Palavras-chave: CInema Brasileiro; Globalização; Identidade.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação.
1998 - 1999
Especialização em ACTING. (Carga Horária: 250h).
UTA HAGEN INSTITUTE-HB STUDIO, UHHB, Estados Unidos.
Título: Não houve - Trabalhos práticos apenas.
Orientador: Não houve.
1992 - 1995
Graduação em Comércio Exterior.
Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.
Título: Internacionalização das Empresas Brasleiras no âmbito da America Latina.
Orientador: Sinval de Oliveira Filho.
1995 - 1997
Curso técnico/profissionalizante.
Teatro Universitário UFMG, TU-UFMG, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Curso geral de Propriedade Intelectual. (Carga horária: 75h).
World Intellectual Property Organization, WIPO, Suiça.
2009 - 2009
Semiótica cinematográfica y teatral. (Carga horária: 48h).
Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.
2009 - 2009
Panorama del cine argentino 60/90. (Carga horária: 32h).
Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.
2009 - 2009
Moder. y microsistemas en la dramaturgia Argentina. (Carga horária: 48h).
Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.
2008 - 2008
Teoría y metodología para una historia del cine. (Carga horária: 64h).
Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.
2008 - 2008
Entre el cine mudo y el sonoro: géneros, industria. (Carga horária: 32h).
Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.
2008 - 2008
Trayectos socio-culturales del teatro en el mundo. (Carga horária: 48h).
Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.
2008 - 2008
Perspectivas histórico-culturales del cine actual. (Carga horária: 48h).
Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Dedicação exclusiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do curso de Cinema e Audiovisual

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Economia do audiovisual latino-americano; Lab. Criativo Audiovisual II - Produção II
04/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Interdisciplinar de Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro da comissão de implementação do Curso de Artes Cênicas - Habilitação Teatro..
03/2018 - 07/2018
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção audiovisual; Cinematografias latino-americanas: cinema argentino e brasileiro nos anos 1990; Oficina Criativa Audiovisual 2
09/2016 - 03/2018
Direção e administração, Curso de cinema e audiovisual, .

Cargo ou função
Vice coordenador.
08/2017 - 12/2017
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Economia do Audiovisual latino-americano; TCC - Obra audiovisual
03/2017 - 07/2017
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
América Latina no cinema e audiovisual
Produção Audiovisual
08/2016 - 03/2017
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
América Latina no cinema e audiovisual
Economia do audiovisual Latino-americano
Produção Audiovisual
Trabalho de conclusão de curso - TCC OBRA
12/2013 - 12/2015
Extensão universitária , PROEX - Pró-reitoria de extensão da UNILA, .

Atividade de extensão realizada
Atividade na fronteira trinacional..
03/2015 - 07/2015
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
América Latina no Cinema e Audiovisual
Produção Audiovisual
06/2014 - 07/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Interdisciplinar de Letras e Artes, .

Cargo ou função
Secretário do NDE (Núcleo Docente Estruturante) do Curso de Cinema e Audiovisual.
08/2013 - 07/2015
Direção e administração, Centro Interdisciplinar de Letras e Artes, .

Cargo ou função
Vice-coordenador.
08/2014 - 12/2014
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Economia do audiovisual latino-americano
Introdução ao trabalho audiovisual
08/2014 - 12/2014
Ensino, História - América Latina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da América Latina II
03/2014 - 07/2014
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
América Latina no cinema e audiovisual
Tópicos em cinema e audiovisual latino-americano I: Cinema Brasileiro
06/2013 - 02/2014
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
América Latina no cinema e audiovisual
Produção Audiovisual
09/2013 - 12/2013
Extensão universitária , PROEX - Pró-reitoria de extensão da UNILA, .

Atividade de extensão realizada
Curso básico de realização audiovisual.

Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prof. da Pós-grad. em Jorn. Cinematográfico, Carga horária: 4

Atividades

08/2012 - 12/2012
Ensino, Jornalismo cinematográfico, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Indústria Audiovisual

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estágio Docência, Enquadramento Funcional: Estágio Docência - Monitor, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio docência realizado na matéria: Autores e estilos cinematográficos, sob a supervisão da Prof. Ana Lúcia Andrade

Atividades

08/2011 - 12/2011
Ensino, Cinema de Animação e Artes Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Autores e estilos cinematográficos


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
A produção para cinema e construção da narração do nacional no Nuevo Cine Argentino e no Cinema da Retomada (1995-2002)
Descrição: O presente projeto propõe o cruzamento dos processos e modos de produção no cinema e das teorias de narração e estrutura fílmica como forma de articulação de construção de discursos, como aporte para a identificação da presença de marcas da construção da narração do nacional no chamado Nuevo Cine Argentino e no Cinema da Retomada. Este projeto contempla como objetivo principal pesquisar comparativamente as formas de configuração dos processos de construção das narrações do nacional existentes em um grupo de textos fílmicos produzidos no Brasil e na Argentina, no período de 1995 a 2002, e as suas relações com os processos de produção em cinema estabelecidos nos territórios em questão. As ditas formas de configuração serão evidenciadas na análise dos processos narrativos tendo em conta as teorias que problematizam a representação (David Bordwell) e a análise estrutural das formas (Vicent Benet, Andre Gaudreault & François Jost)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
NATLA - Núcleo de Arte e Tecnologia Latino-americano
Descrição: O grupo pretende não só pesquisar mas lidar com mídias novas e antigas, combinando o pré-cinema e o pós cinema, o cinema e a instalação, a performance e experimentos técnico-sinestésicos. Investigar essas relações e estudar as experimentações que o espectador faz com seu corpo sob o encantamento das imagens em movimento e a possibilidade de interagir, de produzir imagens, seja de forma muito ativa ou de forma mental apenas. Propor e viabilizar, no âmbito da Universidade e do entorno desta, o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, investigativos e de estruturas artísticas que propiciem essas experimentações e suas recepções..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Eduardo Dias Fonseca - Integrante / Virgínia Osorio Flores - Coordenador / Kira Santos Pereira - Integrante / Gabriela Canale Miola - Integrante / Felipe de Mello Prando - Integrante / Fernando Mesquita de Faria - Integrante.


Projetos de extensão


2013 - 2015
O uso do audiovisual como ferramenta de arte/educação
Descrição: O projeto tem como proposta a realização de cursos básicos de realização audiovisual em escolas públicas da região da tríplice fronteira, objetivando a maior conscientização do audiovisual como ferramenta no processo de arte educação. Por parte da comunidade o projeto contempla a conscientização da leitura de obras audiovisuais e uma instrumentalização básica para a construção e produção de material audiovisual. Pelo lado dos discentes participantes o objetivo é a conscientização de passos metodológicos do uso do audiovisual como ferramenta de arte/educação, assim como primeiros passos para a construção de uma pesquisa comparativa dos discursos criados pelos produtos audiovisuais gerados..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Eduardo Dias Fonseca - Coordenador / Ivich Barrett Queirolo - Integrante / Camila Larroca Ferrari - Integrante.
2013 - 2013
Curso básico de realização audiovisual
Descrição: Ferramentas introdutórias para a realização audiovisual, breve contextualização do audiovisual, diferentes departamentos de uma produção audiovisual, como lemos uma história em um produto audiovisual, experimentação em realização audiovisual.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Eduardo Dias Fonseca - Coordenador / Felipe Eugenio Lovo - Integrante.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Cadernos da Forcine


Revisor de periódico


2018 - 2018
Periódico: Archivos de la Filmoteca
2017 - 2017
Periódico: Archivos de la Filmoteca
2016 - 2016
Periódico: CAIANA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Administração e Produção de Filmes.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Interpretação Cinematográfica.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FONSECA, E. D.2018FONSECA, E. D.. The narration of the nationhood in Brazilian´s Cinema da Retomada: The imagined community and territoriality in Foreign Land (Terra Estrangeira, 1995) and How the angels are born (Como nascem os anjos, 1996).. STUDIES IN VISUAL ARTS AND COMMUNICATION, v. 5, p. 1/artigo 5-13, 2018.

2.
FONSECA, E. D.2018FONSECA, E. D.. Uma proposta de narração do nacional no Cinema da Retomada: A comunidade imaginada Brasil em Terra Estrangeira (1995) e Como nascem os anjos (1996). Revista Toma Uno, v. 6, p. 79-91, 2018.

3.
FONSECA, E. D.2015FONSECA, E. D.; REBELATTO, F. . Fórum Entre Fronteiras: uma experiência de produção cinematográfica transnacional no Mercosul. REVISTA DIGITAL DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA- UNILA, v. 1, p. 138-153, 2015.

4.
FONSECA, E. D.2012FONSECA, E. D.. ?MundoBraz?: interpenetrações da mundialização no cinema da retomada. RUA. REVISTA UNIVERSITÁRIA DO AUDIOVISUAL, v. 1, p. 1-12, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Dias Fonseca, Eduardo. Mundialização no cinema da retomada. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2017. v. 1. 160p .

Capítulos de livros publicados
1.
FONSECA, E. D.. Mundialização no Cinema da Retomada: Hibridação cultural e antropofagia como enunciação da identidade e alteridade. In: António Costa Valente; Rita Capucho. (Org.). Avanca | Cinema 2012. 1ed.Avanca: Edições Cine-Clube Avanca, 2012, v. , p. 0623-0631.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FONSECA, E. D.. El sin cara. Ruleta China, Buenos Aires - Argentina, 17 ago. 2010.

2.
FONSECA, E. D.. Marlene Dietrich: Estrella de dos cuerpos. Ruleta China, Buenos Aires - Argentina, 10 maio 2010.

3.
FONSECA, E. D.. La desnaturalización del genero. Ruleta China, Buenos Aires, 22 mar. 2010.

4.
FONSECA, E. D.. A dónde vamos? (Déjala Sangrar dirigida por Patricio Contreras). Ruleta china, Buenos Aires, 11 out. 2008.

5.
FONSECA, E. D.. Mediana puesta en escena (Celestina, Dir. Daniel Suárez Marzal. Ruleta China, Buenos Aires, 10 maio 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FONSECA, E. D.. Ensaio sobre Garage Olimpo (1999): rastros e reconhecimento na imageria da ditadura argentina.. In: AVANCA | CINEMA 2017 Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação., 2017, Avanca. AVANCA | CINEMA 2017. Avanca: Edições Cine Clube de Avanca, 2017. v. 1. p. 333-337.

2.
FONSECA, E. D.. Formas sociais e formas de produção na imageria: a ambiguidade em Pizza, birra, faso (1998). In: 3ª Jornada de Cinema e Ficção Audiovisual, 2017, Curitiba. Anais da Jornada de Cinema e Ficção Audiovisual. Curitiba: GRUDES / PPGCOM - UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ e NEFICS / PPGCOM - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, 2017. v. 1. p. 1-12.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FONSECA, E. D.. Território, idioma e identidade: as leis do audiovisual no Mercosul. In: XVII Encontro Socine - A sobrevivência das imagens, 2013, Palhoça - SC. Anais digitais do XVII Encontro Socine. Rio de Janeiro: Socine, 2013.

2.
FONSECA, E. D.. Cinema da retomada: mundialização de uma comunidade híbrida imaginada. In: 15º Encontro da Sociedade brasileira de estudos de cinema ( Socine), 2011, Rio de Janeiro. Imaginários Invisíveis - 15º Encontro da Socine. Rio de Janeiro: Socine, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FONSECA, E. D.. Formas sociais e formas de produção na imageria: a ambiguidade em Pizza, birra, faso (1998).. In: 3ª Jornada de cinema e ficção audiovisual 2017, 2017, Curitiba. CADERNO DE RESUMOS JORNADA DE CINEMA E FICÇÃO AUDIOVISUAL. Curitiba: GRUDES / PPGCOM e NEFICS / PPGCOM, 2017. v. 1. p. 34-34.

Apresentações de Trabalho
1.
FONSECA, E. D.. Políticas públicas para cinema no Brasil: a questão do fomento direto e indireto após a criação da ANCINE.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FONSECA, E. D.. Os modos de produção para cinema e a narração do nacional em Carlota Joaquina (1995) e Como nascem os anjos (1997). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FONSECA, E. D.. Representaciones de Latinoamérica en el cine contmporáneo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FONSECA, E. D.. Brecht e a indústria cinematográfica alemã. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FONSECA, E. D.; REBELATTO, F. . Fórum Entre Fronteras: una experiencia de producción cinematográfica transnacional en Mercosur. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FONSECA, E. D.. Horizontes Interdisciplinares no Cinema e Audiovisual na América Latina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FONSECA, E. D.. Diáspora, hibridismo, território e ironia: a relação Brasil e Portugal no ciclo do Cinema da Retomada no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
FONSECA, E. D.. Território, idioma e identidade: as leis do audiovisual no Mercosul. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
FONSECA, E. D.. O choque do latino-americano em También la LLuvia de Iciar Bollaín. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
FONSECA, E. D.. Debate sobre o filme 'Tiro de Gracia' Dir. Ricardo Becher. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
FONSECA, E. D.. O discreto charme de Buñuel: uma proposta de revisitar a sua obra. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
FONSECA, E. D.. Mundialização no Cinema da Retomada: Hibridação cultural e antropofagia como enunciação da identidade e alteridade.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
FONSECA, E. D.. Antropofagia como aporte teórico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
FONSECA, E. D.. (Re) Semantização e atualização dos conceitos antropofágicos na retomada do cinema brasileiro dos anos 90, apresetados como processos interculturais híbridos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FONSECA, E. D.. Consultor e parecerista Ad Hoc do PROEXT 2015 MEC. 2014.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
FONSECA, E. D.. Museu Revisitado. 2012. (Tradução).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
FONSECA, E. D.. Macarrão com cachaça. 1998. Audiovisual.

2.
FONSECA, E. D.. Troços e destroços. 1997. Teatral.

3.
FONSECA, E. D.. Vitrine Viva - uma crônica noturna. 1997. Audiovisual.

4.
FONSECA, E. D.. A hoteleira. 1996. Teatral.

5.
FONSECA, E. D.. Vinte para 7. 1995. Teatral.

Outras produções artísticas/culturais
1.
FONSECA, E. D.. Antes que eu me esqueça. 2017 (Audiovisual).

2.
FONSECA, E. D.. 9ª Mostra de cinema e direitos humanos do hemisfério sul. 2015 (Mostra de Cinema).

3.
FONSECA, E. D.. Do amor: Pequenas Coisas. 2015 (Filme curta metragem).

4.
FONSECA, E. D.. Mostra dos melhores minutos do Festival do minuto 2013. 2014 (Mostra de Cinema).

5.
FONSECA, E. D.. 8ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos. 2013 (Mostra de Cinema).

6.
FONSECA, E. D.. Vago Vizinho. 2013 (Audiovisual).

7.
FONSECA, E. D.. Vitrine Viva - uma crônica noturna. 1997 (Audiovisual).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FONSECA, E. D.; FLORES, V. O.; PETZOLDT, B. L.. Participação em banca de Jefferson Leite Vilela.Da Script-girl ao profissional continuísta: o lugar da continuidade nos cursos de cinema e audiovisual. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
FONSECA, E. D.; ZANDONADE, P.; SILVA, Marcos E. V. da; Rodrigues, Liebert B.. Participação em banca de Diego Augusto Lobo.Papo &Yo e a representação da favela no videogame. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
FONSECA, E. D.; RAMALHO, F. A. M.; PETZOLDT, B. L.. Participação em banca de Maickol Ayala.Visibilidad LGBTI en el cine de Paraguay: Las Herederas, un estudio de caso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

4.
FER, Ester, M.; FONSECA, E. D.; VILLAVICENCIO, Pablo. Participação em banca de Lincoln André Bolzon Hygino.Childish Gambino e a série "Atlanta": o uso da internet para uma experiência imersiva. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

5.
FLORES, V. O.; FONSECA, E. D.; PEREIRA, K. S.. Participação em banca de Laura Silva Muniz.O videoclipe e a sincronização dos sentidos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

6.
FONSECA, E. D.; FER, Ester, M.; RAMALHO, F. A. M.. Participação em banca de Brenda dos Santos Lelis.Do outro lado ( roteiro audiovisual). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

7.
FONSECA, E. D.; FER, Ester, M.; PEREIRA, K. S.. Participação em banca de Francieli Vicencia Farias.4M´s (roteiro audiovisual). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

8.
REBELATTO, F.; XAVIER, T.; FONSECA, E. D.. Participação em banca de Juan Camilo Ortiz Gomes.Análisis del impacto y los resultados obtenidos en la comunidad con el desarrollo del proyecto de extensión ?cinema na curva do rio??: abordaje al cine comunitario regional.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

9.
FONSECA, E. D.; ALMENDRA FILHO, D. S.; FLORES, V. O.. Participação em banca de Felipe Eugenio Lovo; Mauricio Rodrigo Ferreira.Terreiros -Obra Audiovisual. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

10.
FONSECA, E. D.; PEREIRA, K. S.; MARTINS, P. G. P. C.; DAVILA, I. V.. Participação em banca de Cynthia Norma Consuelo Quitoran Retamozo.Cinelandia - Roteiro obra audiovisual. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

11.
FONSECA, E. D.; FLORES, V. O.; RAMALHO, F. A. M.. Participação em banca de Ivich Barrett Queirolo.Formacão audiovisual e subjetividade: aproximações. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

12.
DAVILA, I. V.; SOUZA, B. T. C.; FONSECA, E. D.. Participação em banca de Rafael Gomes de Jesus.Caminhos e descaminhos para o cinema político. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

13.
FONSECA, E. D.; ALMENDRA FILHO, D. S.; RAMALHO, F. A. M.. Participação em banca de Luiz Fernando Roos Todeschini.Discursos fotográficos no cinema brasileiro contemporâneo: os deslocamentos do corpo e a violência urbana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

14.
FONSECA, E. D.; FLORES, V. O.; DAVILA, I. V.; XAVIER, T.. Participação em banca de Libia Alejandra Castaneda Lopez.Esbozos del recuerdo: cartografias de la memoria a traves de la serie animada Cuentos de Viejos.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

15.
FONSECA, E. D.; FLORES, V. O.; REBELATTO, F.. Participação em banca de Cynthia Norma Consuelo Quitoran Retamozo.Pequeñas historias cuentan grandes realidades: análisis de la construcción narrativa en el documental peruano Sigue Siendo Kachqaniraqmi. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

16.
FONSECA, E. D.; RAMALHO, F. A. M.; FER, Ester, M.. Participação em banca de Luiz Fernando Roos Todeschini; Camila Vital; Mateo Bravo.Caburé - Obra Audiovisual. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

17.
FONSECA, E. D.; SOUZA, B. T. C.; SOUZA, Angela. Participação em banca de Guilherme Januário, Emílio Santor, Manuel Corman.Noiz por Noiz - Obra Audiovisual. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

18.
FONSECA, E. D.; FER, Ester, M.; XAVIER, T.. Participação em banca de Jefferson Leite Vilela; Pedro da Cunha Germano.Apocalipse- as ruinas de sina - Obra audiovisual. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

19.
FONSECA, E. D.; FER, Ester, M.; XAVIER, T.. Participação em banca de Gabriel Martins; Karen Nolasco; e equipe..Conectados - sem acesso - Obra audiovisual. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

20.
FONSECA, E. D.; RAMALHO, F. A. M.; BRAGA, Cintia Guedes. Participação em banca de Adriano Alves de Souza.Corpo-espetáculo: O audiovisual como ferramenta de expansão das identidades de corpos dissidentes.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

21.
FONSECA, E. D.; FER, Ester, M.; SOUZA, B. T. C.. Participação em banca de William Fragata Santos.Canhamo - Obra audiovisual. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

22.
FONSECA, E. D.; FER, Ester, M.; FLORES, V. O.. Participação em banca de Adriana Elizabeth Quintana; Laura Camila Hernandez Cely.Sonitus - Obra Audiovisual. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

23.
FONSECA, E. D.; DAVILA, I. V.; FLORES, V. O.. Participação em banca de Luis David Damico Molina.Un golpe midiático. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

24.
FONSECA, E. D.; REBELATTO, F.; PEREIRA, K. S.; XAVIER, T.. Participação em banca de Carol Annabel Vitimila Espinosa.Audiovisual en comunitario: un análisis identitario de jovenes misioneros. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

25.
FONSECA, E. D.; XAVIER, T.; REBELATTO, F.. Participação em banca de Mijail Luis Intriago Valdivieso.El impacto de las nuevas tecnologías de información y comunicación en el campo audiovisual latino americano: Ecuador ? Estudio del caso: Webserie Enchufetv. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

26.
FONSECA, E. D.; REBELATTO, F.; PIEDRAS, P.. Participação em banca de Adolfo Germán Delvalle Fernández.La formación actoral en el Paraguay ysu impacto en el teatro y cine contemporáneos: un análisis desde la Escuela Municipal de Arte Dramático "Roque Centurión Miranda" (EMAD).. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

27.
FONSECA, E. D.; DULCI, T. M. S.; ALMENDRA FILHO, D. S.; HONORIO, K. S.. Participação em banca de Daniela Ivanna Galli Mattiauda.La relación entre el Departamento de Estado y la industria cinematografica de Hollywood en la era Bush (2001-2009). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FONSECA, E. D.; COSTA, F. M.; VIDIGAL, L. A.. Banca Professor Magistério Público Superior - Edição e design de som. 2014. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
FONSECA, E. D.; HOLANDA, K.; LEBLANC, P. B.. Banca Professor Magistério Público Superior - Realização cinematográfica e audiovisual. 2014. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Outras participações
1.
FONSECA, E. D.; BRAGA, B.. Concurso Vestibular -Artes cênicas - UFMG. 2000. Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3ªJornada de cinema e ficcção audiovisual 2017. Formas sociais e formas de produção na imageria: a ambiguidade em Pizza, birra, faso (1998).. 2017. (Congresso).

2.
AVANCA | CINEMA 2017 Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação.. Ensaio sobre Garage Olimpo (1999): rastros e reconhecimento na imageria da ditadura argentina.. 2017. (Congresso).

3.
II COLOQUIO INTERDISCIPLINARIO DE ESTUDIOS DE CINE Y AUDIOVISUAL LATINOAMERICANO DE MONTEVIDEO.Estratégias do testemunho e do arquivo em busca do relato de si mesmo: a ausência no filme Diário de uma busca (2011), dirigido por Flávia Castro. 2016. (Seminário).

4.
VI Encuentro de invstigación sobre el cine Chileno y Latinoamericano.Políticas públicas para cinema no Brasil: a questão do fomento direto e indireto após a criação da ANCINE.. 2016. (Encontro).

5.
XXXIV International Congress of the Latin American Studies Association. Os modos de produção para cinema e a narração do nacional em Carlota Joaquina (1995) e Como nascem os anjos (1997). 2016. (Congresso).

6.
6º Brasil Cinemundi - International Coproduction Meeting. 2015. (Encontro).

7.
Taller de actualización didáctica para profesores.Representaciones de Latinoamérica en el cine contmporáneo. 2015. (Oficina).

8.
Audiovisual e comunidade na fronteira trinacional.Projeto de extensão nas escolas e a relação com os espaços de circulação e exibição. 2014. (Encontro).

9.
Intercom 2014 - XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Horizontes Interdisciplinares no Cinema e Audiovisual na América Latina. 2014. (Congresso).

10.
IV Encuentro de Investigadores en Cine.Fórum Entre Fronteras: una experiencia de producción cinematográfica transnacional en Mercosur. 2014. (Encontro).

11.
Mostra Brecht no cinema.Brecht e a indústria cinematográfica alemã. 2014. (Outra).

12.
Mostra Brecht no cinema.Mediador da apresentação dos filmes Kuhle Wampe (1932) e Os carrascos também morrem (1943). 2014. (Outra).

13.
Seminário de Extensão UNILA. 2014. (Seminário).

14.
Cinelatino.Debate sobre o filme "Tiro de Gracia" Dir. Ricardo Becher. 2013. (Outra).

15.
I Seminário América Latina: diversidade, cultura e mídia..O choque do latino-americano em También la LLuvia de Iciar Bollaín. 2013. (Seminário).

16.
XVII Encontro SOCINE - a sobrevivência das imagens.Território, idioma e identidade: as leis do audiovisual no Mercosul. 2013. (Encontro).

17.
XV Encontro Internacional SOCINE - Imaginários invisíveis.Cinema da retomada: mundialização de uma comunidade híbrida imaginada. 2011. (Encontro).

18.
Encuentro Latinoamericano de Investigadores de Cine - Epistemiologias, Herramientas y Metodologias de la investigación del cine latinomaericano.(Re)Semantiização e atualização dos conceitos antropofágicos na retomada do cinema brasileiro dos anos 90, apresentados como processos interculturais híbridos. 2010. (Encontro).

19.
Imagens de fora: transformações midiáticas no cinema contemporâneo. 2010. (Outra).

20.
Ismail Xavier: Cinema Brasileiro - a palavra e imagem no cinema: uma discussão da montagem vertical. 2010. (Oficina).

21.
La escena y la pantalla - cine contemporáneo Argentino y Brasileño, entre la teatralidad y la inscripción de lo real. 2010. (Simpósio).

22.
1º Congreso Internacional de la Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual. 2009. (Congresso).

23.
Ciclo de Cine y Conferencias. Pasado y presente en el cine político y social en Argentina. 2009. (Outra).

24.
Ciclo de conferencias - Tendencias y variantes expresivas en el cine documental contemporáneo. 2009. (Outra).

25.
Una história del cine político y social en Argentina. 2009. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FONSECA, E. D.; DAVILA, I. V. ; XAVIER, T. ; FLORES, V. O. ; AGUIAR, C. . III Colóquio de Cinema e História. 2018. (Congresso).

2.
FONSECA, E. D.; XAVIER, T. ; REBELATTO, F. . XVIII Congresso da Forcine 2017. 2017. (Congresso).

3.
FONSECA, E. D.. 9ª Mostra de cinema e direitos humanos do hemisfério sul - Democratizando. 2015. (Outro).

4.
FONSECA, E. D.. Mostra dos melhores minutos do Festival do minuto 2013. 2014. (Festival).

5.
FONSECA, E. D.; HOLANDA, K. ; NUNEZ, F. . Jornadas Internacionales de Problemas Latino-americanos - Coordenação do simpósio 21: Cinema Latino-americano. 2014. (Outro).

6.
REBELATTO, F. ; FONSECA, E. D. . Audiovisual e comunidade na fronteira trinacional (Colaborador). 2014. (Outro).

7.
FONSECA, E. D.. 8ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos. 2013. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Francieli Vivencias Farias. Oceano digital e onda coreana: um estudo sobre a circulação da Hallyu no Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Eduardo Dias Fonseca.

2.
Jairo Vinicio Romero Chamba. La Tradición Comercial de la Comedia en el Cine Brasileño: De las Chanchadas a las Comedias Contemporáneas.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Eduardo Dias Fonseca.

3.
André Lindolfo; Leonardo Molines; Gustavo Ferraz. O sol nasce depois do rio. (obra audiovisual). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Eduardo Dias Fonseca.

4.
Caio; Laura; Lincoln; Duda ; Gabriel; Sérgio; Jairo .. Figuras noturnas (obra audiovisual). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Eduardo Dias Fonseca.

5.
Guilherme Bordonalli Garcia. CASO MARVEL: O IMPACTO DOS HERÓIS NO MERCADO CINEMATOGRÁFICO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Eduardo Dias Fonseca.

6.
Fellipe de Jesus Quintão. LEI N° 12.485/2011: A atuação legislativa para a transformação da TV como um local da cultura.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Eduardo Dias Fonseca.

7.
Ritielle Moraes Pereira. Mulheres na área de produção: uma proposta para os estudos da presença feminina no cinema brasileiro.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Eduardo Dias Fonseca.

8.
Axcel Federico Ruiz Diaz Candia. Entre la inocencia, la sensualidad & la dominancia: análisis de las 3 fases de la construcción iconográfica en los videoclips de Britney Spears.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Eduardo Dias Fonseca.

9.
Carla Amaro Carbone. LA NARRATIVA COMO FACTOR DE INCIDENCIA EN LA IDENTIFICACIÓN ESPECTATORIAL - INVESTIGACIÓN EMPÍRICA: ?Elsa y Fred? y ?La casa muda?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Eduardo Dias Fonseca.

10.
Felipe Eugenio Lovo; Mauricio Rodrigo Ferreira. Terreiros - TCC Obra Audiovisual. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Eduardo Dias Fonseca.

11.
Ivich Barrett Queirolo. Formacão audiovisual e subjetividade: aproximações. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Eduardo Dias Fonseca.

12.
Gabriel Martins; Karen Nolasco; e equipe.. Conectado(s) (sem acesso). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Eduardo Dias Fonseca.

13.
Luiz Fernando Roos Todeschini; Camila Vital; Mateo Bravo. Caburé. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Eduardo Dias Fonseca.

14.
Guilherme Januário; Emilio Santor; Manuel Corman. Projeto Noiz por Noiz - Videoclip. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Eduardo Dias Fonseca.

15.
Libia Alejandra Castañeda Lopez. Esbozos del recuerdo: cartografias de la memoria a traves de la serie animada Cuentos de Viejos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Eduardo Dias Fonseca.

16.
Carol Anabel Vitimilla Espinosa. Audiovisual en comunitario: Un análisis identitario de jóvenes misioneros. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Eduardo Dias Fonseca.

17.
Daniela Ivanna Galli Mattiauda. La relación entre el Departamento de Estado y la industria cinematografica de Hollywood en la era Bush (2001-2009) ( Coorientação). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Eduardo Dias Fonseca.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 4:05:52