Thamiris Bastos Lopes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1973458272062174
  • Última atualização do currículo em 16/10/2018


Doutoranda em Educação (PPGE PUC-Rio/Início 2015), Mestra em Ciências em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/2014) e Graduada em Pedagogia (UERJ/2011). Atuou como Professora de Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ). Atualmente é Bolsista CAPES de dedicação exclusiva do doutorado no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE PUC-Rio) e membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Museus, Cultura e Infância (GEPEMCI PUC-Rio). Sua pesquisa concentra-se nas áreas de infância, educação infantil, cultura,formação cultural e estética, museus, educação formal e não formal. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thamiris Bastos Lopes
Nome em citações bibliográficas
LOPES, T. B.;LOPES, THAMIRIS BASTOS;LOPES, THAMIRIS


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Orientador: Maria Cristina Monteiro Pereira de Carvalho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2014
Mestrado em Museologia e Patrimönio.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: O PÚBLICO INFANTIL NO MUSEU INTERNACIONAL DE ARTE NAÏF DO BRASIL,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Cazelli, S..
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Museologia; Museu de Arte; Educação não formal; Público Infantil; Estudo de Público.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Museologia e Patrimônio.
2007 - 2011
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Educação e Patrimônio: A importância do fazer pedagógico nos museus.
Orientador: Erivaldo Pedrosa dos Santos.




Formação Complementar


2017 - 2017
Práticas Artísticas Contemporâneas: Infâncias, educação e práticas. (Carga horária: 9h).
Museu de Arte do Rio, MAR, Brasil.
2013 - 2013
Museu como Lugar de Criança Pequena. (Carga horária: 15h).
Museu de Arte do Rio, MAR, Brasil.
2006 - 2006
Treinamento para Visitação didática.
Jardim Botânico do Rio de Janeiro, JBRJ, Brasil.
2005 - 2005
Treinamento de Normalistas nas Exposições Permanen. (Carga horária: 10h).
Museu Nacional, MN, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Docente de Extensão, Enquadramento Funcional: Docente de Extensão, Carga horária: 4

Atividades

08/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação, .


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.


Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, SME RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Infantil, Carga horária: 20


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Extensão da UNATI ? Universidade Aberta da Terceira Idade Auxílio na elaboração, execução e avaliação de projetos pedagógicos voltados ao público da terceira idade; Reformulação, em processo contínuo das propostas pedagógicas tendo em vista o aprimoramento progressivo de sua adequação aos objetivos dos cursos oferecidos; Redação de cartas, memorandos, comunicados e correspondências; Colaboração na execução de rotinas administrativas; Atendimento ao corpo docente e discente; Aplicação de palestras referentes a temáticas apresentadas nos programas do ?Canal Futura -TVE?.


Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro, DETRAN RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Pedagogia da Coordenadoria de Educação do DETRAN RJ Auxílio na elaboração, execução e avaliação dos projetos pedagógicos desenvolvidos; Desenvolvimento de estudos que tinham por objetivo a experimentação, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de materiais didáticos e de novas metodologias; Reformulação, em processo contínuo das propostas pedagógicas tendo em vista o aprimoramento progressivo de sua adequação aos objetivos do DETRAN-RJ; Seleção dos meios que proporcionaram a melhoria qualitativa da prática educativa; Redação de cartas, memorandos, comunicados e correspondências; Colaboração na execução de rotinas administrativas; Atendimento ao cliente por meio de e-mail e telefone


Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, PMERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsita, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Pedagogia na Divisão Pedagógica do Centro de Formação de Praças 31 de Voluntários - PMERJ Auxílio na elaboração, execução e avaliação dos projetos pedagógicos desenvolvidos; Auxílio pedagógico ao corpo docente; Desenvolvimento de pesquisas que tinham por objetivo a experimentação, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de materiais didáticos e de novas metodologias; Reformulação, em processo contínuo das propostas pedagógicas tendo em vista o aprimoramento progressivo de sua adequação aos objetivos dos Cursos de Formação de Policias Militares; Redação de cartas, memorandos, comunicados e correspondências; Colaboração na execução de rotinas administrativas; Atendimento ao corpo docente e discente.



Linhas de pesquisa


1.
Diferenças Culturais, Espaços de Formação e Processos Educativos


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
AS CRIANÇAS E OS MUSEUS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: CONHECENDO ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS E REPENSANDO UMA PEDAGOGIA MUSEAL PARA CRIANÇAS
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: REVISTA FORMAÇÃO@DOCENTE


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Museologia e Patrimônio.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.
Francês
Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARVALHO, CRISTINA2017 CARVALHO, CRISTINA ; LOPES, T. B. ; RESINENTTI, P. M. . Educação infantil e Espaços Culturais: possibilidades de apropriação na cidade do Rio de Janeiro. Perspectiva (UFSC), v. 35, p. 300-322, 2017.

2.
CARVALHO, CRISTINA2017CARVALHO, CRISTINA ; LOPES, THAMIRIS ; RESINENTTI, PRISCILA ; SANTOS, MARIA EMILIA TAGLIARI ; ALEXANDRE, ROSANA . Educação infantil e patrimônio cultural: diálogo entre educadores do Rio de Janeiro e de São Tomé e Príncipe. HORIZONTES (EDUSF), v. 35, p. 175-183, 2017.

3.
CARVALHO, CRISTINA2016 CARVALHO, CRISTINA ; LOPES, THAMIRIS . O Público Infantil nos Museus. EDucação e Realidade Edição eletrônica, v. 41, p. 911-930, 2016.

4.
CARVALHO, CRISTINA2015 CARVALHO, CRISTINA ; LOPES, THAMIRIS BASTOS ; CANCELA, CLARISSE DUARTE MAGALHÃES . From comics to the museum: the democratization of information in arts for children. ARS (São Paulo), v. 13, p. 169-181, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
LOPES, T. B.. Crianças no Museu: estudos e relatos de mediação. In: COSTA, A. (Org.) ; RANGEL, A. (Org.) ; HENZE, I. A. M. (Org.) ; VALENTE, E. (Org.) ; SOARES, Ozias de Jesus (Org.) ; HORTA, V. (Org.) .. (Org.). Crianças no Museu: mediação, acessibilidade e inclusão: Museu de Ideias ? edição 2016. 1ed.Rio de Janeiro: Museus Castro Maya, 2017, v. 1, p. 1-118.

2.
CARVALHO, M. C. M. P. ; LOPES, T. B. . Concepções, percursos, e desafios da educação não formal em museus no Brasil. In: Alexandre Shigunov Neto; Ivan Fortunato; José Manuel Touriñán López. (Org.). Educação não formal e museus: aspectos históricos, tendências e perspectivas. 370ed.São Paulo: Edições Hipótese, 2017, v. , p. 14-25.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LOPES, T. B.; CARVALHO, M. C. M. P. ; SANTOS, M. E. T. . Museus e Infância ? o que os museus da cidade do Rio de Janeiro oferecem para o público da Educação Infantil?. In: 5º Seminário de Grupos de Pesquisa Sobre Crianças e Infâncias, 2016, Florianópolis. Anais do 5º Seminário de Grupos de Pesquisa Sobre Crianças e Infâncias, 2016.

2.
GEWERC, M. ; CARVALHO, M. C. M. P. ; LOPES, T. B. . Espaços Museais e a formação cultural do professor de Educação Infantil: um encontro necessário. In: V Seminário de Grupos de Pesquisa Sobre Crianças e Infâncias, 2016, Florianópolis. Anais do 5º Seminário de Grupos de Pesquisa Sobre Crianças e Infâncias, 2016.

3.
LOPES, T. B.; RESINENTTI, P. M. ; CARVALHO, M. C. M. P. ; ALEXANDRE, R. F. ; SANTOS, M. E. T. . DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE AO RIO DE JANEIRO: CONSTRUINDO UM NOVO OLHAR ACERCA DO PATRIMÔNIO CULTURAL. In: III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura, 2015, Crato - CE. Anais do III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura, 2015. p. 131-141.

4.
CARVALHO, M. C. M. P. ; LOPES, T. B. ; ALEXANDRE, R. F. ; FERNANDES, R. F. ; CAVALHEIRO, T. P. . ANTES DAS CRIANÇAS HAVIA UM GUIA. In: IV GRUPECI - SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE CRIANÇAS E INFÂNCIAS, 2014, GOIÂNIA. IV GRUPECI - SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE CRIANÇAS E INFÂNCIAS - ÉTICA E DIVERSIDADE NA PESQUISA. Goiânia: CegrafUFG, 2014.

5.
ALEXANDRE, R. F. ; CARVALHO, M. C. M. P. ; LOPES, T. B. . MUSEU, INTERAÇÃO E O PÚBLICO INFANTIL: ALGUNS DIÁLOGOS POSSÍVEIS. In: IV GUPECI - SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE CRIANÇAS E INFÂNCIAS, 2014, GOIÂNIA. IV GUPECI - SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE CRIANÇAS E INFÂNCIAS - ÉTICA E DIVERSIDADE NA PESQUISA. Goiânia: CegrafUFG, 2014.

6.
LOPES, T. B.; CARVALHO, M. C. M. P. ; ALEXANDRE, R. F. . O LÚDICO E A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUSEU INTERNACIONAL DE ARTE NAIF DO BRASIL. In: IV SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE CRIANÇAS E INFÂNCIAS, 2014, GOIÂNIA. IV SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE CRIANÇAS E INFÂNCIAS - ÉTICA E DIVERSIDADE NA PESQUISA. Goiânia: CegrafUFG, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
LOPES, T. B.. Educação Museal: o trabalho do pedagogo nos museus. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LOPES, T. B.. Infância e Museu. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LOPES, T. B.. O lugar da educação nos museus: institucionalização dos setores educativos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LOPES, T. B.; CARVALHO, M. C. M. P. ; SANTOS, M. E. T. . QUANDO OS PEQUENOS CARIOCAS VÃO AOS MUSEUS DA CIDADE: QUE LUGAR É ESSE?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
LOPES, T. B.. O público infantil nos museus. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
LOPES, THAMIRIS BASTOS; CARVALHO, M. C. M. P. ; SANTOS, M. E. T. . MUSEUS E INFÂNCIA ? O QUE OS MUSEUS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO OFERECEM PARA O PÚBLICO DE EDUCAÇÃO INFANTIL?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GEWERC, M. ; CARVALHO, M. C. M. P. ; LOPES, T. B. . Espaços Museais e a formação cultural do professor de Educação Infantil: um encontro necessário. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LOPES, T. B.; CARVALHO, M. C. M. P. ; RESINENTTI, P. M. ; ALEXANDRE, R. F. ; SANTOS, M. E. T. . DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE AO RIO DE JANEIRO: CONSTRUINDO UM NOVO OLHAR ACERCA DO PATRIMÔNIO CULTURAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CARVALHO, M. C. M. P. ; LOPES, T. B. ; RESINENTTI, P. M. ; ALEXANDRE, R. F. ; SANTOS, M. E. T. . A formação cultural na primeira infância. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
LOPES, T. B.; CARVALHO, M. C. M. P. ; ALEXANDRE, R. F. . O LÚDICO E A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUSEU INTERNACIONAL DE ARTE NAIF DO BRASIL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
ALEXANDRE, R. F. ; CARVALHO, M. C. M. P. ; LOPES, T. B. . MUSEU, INTERAÇÃO E O PÚBLICO INFANTIL: ALGUNS DIÁLOGOS POSSÍVEIS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
CARVALHO, M. C. M. P. ; LOPES, T. B. ; CAVALHEIRO, T. P. ; FERNANDES, R. F. . ANTES DAS CRIANÇAS HAVIA UM GUIA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
LOPES, T. B.. As diversas áreas de atuação do pedagogo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
LOPES, T. B.. Educação Patrimonial: Uma nova concepção educacional de valorização dos patrimônios culturais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
LOPES, T. B.. O público infantil no Museu Internacional de Arte Naif do Brasil. Rio de Janeiro: Revista Museologia e Patrimônio, 2015 (Resumo de dissertação publicado em periódico).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
LOPES, T. B.; RESINENTTI, P. M. . Infância, ciências e educação nos museus: como fazer na prática. 2015.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LOPES, T. B.; CARVALHO, M. C. M. P. ; SANTOS, M. E. T. . Crianças no Museu: estudos e relatos de mediação. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
LOPES, T. B.. Quando o MUSEU vai à Escola. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LIMA, Isabel Victória Corrêa Van Der Ley; LOPES, T. B.; Maciel, Carla Mendes. Participação em banca de Larissa Rangel Miranda. Percepção dos professores de uma escola em Maricá (RJ) sobre as visitas aos museus com seus alunos: diálogos entre espaços de educação formal e não-formal. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
LOPES, T. B.; PULCINO, Rachel. Participação em banca de ANDREA MARIA DA SILVA. CAMINHOS E DESAFIOS PERCORRIDOS PELA EAD-EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PLANEJAMENTO, IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense.

3.
LOPES, T. B.; PULCINO, Rachel. Participação em banca de GRACE KELLY MARCELINO. FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PLANEJAMENTO, IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense.

4.
LOPES, THAMIRIS; PULCINO, Rachel. Participação em banca de DANIELA OLIVEIRA. AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E AS MÍDIAS DE COMUNICAÇÃO COMO FACILITADORES. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PLANEJAMENTO, IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense.

5.
LOPES, THAMIRIS; PULCINO, Rachel. Participação em banca de MARCOS EVANDRO GALINI. METODOLOGIAS ATIVAS NA EAD: DESAFIOS E OPORTUNIDADES. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PLANEJAMENTO, IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense.

6.
LOPES, THAMIRIS; PULCINO, Rachel. Participação em banca de MATTEO RICCIARDI. A EFICÁCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM EAD. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PLANEJAMENTO, IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense.

7.
LOPES, THAMIRIS; PULCINO, Rachel. Participação em banca de SIMONE APARECIDA RULIM. EXPERIÊNCIAS EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PLANEJAMENTO, IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense.

8.
LOPES, THAMIRIS; PULCINO, Rachel. Participação em banca de IVANA VIVIAN DE CARVALHO. INTERAÇÃO PELAS FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM EM EAD. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PLANEJAMENTO, IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense.

9.
LOPES, THAMIRIS; PULCINO, Rachel. Participação em banca de FRANCISCO MANOEL FILHO. REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DE PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS DE FOMENTO À EAD: DESAFIOS PEDAGÓGICOS E ADMINISTRATIVOS. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PLANEJAMENTO, IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense.

10.
LOPES, THAMIRIS; PULCINO, Rachel. Participação em banca de GRAZIELA DOMINGOS DOS SANTOS. REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DE PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS DE FOMENTO À EAD: DESAFIOS ESTRUTURANTES. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PLANEJAMENTO, IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense.

11.
LOPES, THAMIRIS; PULCINO, Rachel. Participação em banca de LIDIANE CRISTINA LOIOLA SOUZA. REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DE PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS DE FOMENTO À EAD: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PLANEJAMENTO, IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense.

12.
LOPES, THAMIRIS; PULCINO, Rachel. Participação em banca de ALLAN NILTON DOS REIS. DESENVOLVIMENTO DE CURSO A DISTÂNCIA COM FOCO NO ALUNO. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PLANEJAMENTO, IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense.

13.
LOPES, THAMIRIS; PULCINO, Rachel. Participação em banca de JOSÉ ANTONIO CONSENTINO. DESENVOLVIMENTO DE CURSO A DISTÂNCIA COM FOCO NO ALUNO. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PLANEJAMENTO, IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense.

14.
LOPES, THAMIRIS; PULCINO, Rachel. Participação em banca de AMÉLIA LUANA DE SOUZA. DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DAS TEORIAS DE APRENDIZAGEM APLICADAS A EAD: AUTONOMIA COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DO CONHECIMENTO. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PLANEJAMENTO, IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DA EAD) - Universidade Federal Fluminense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MELO, K. S.; ALCANTARA, A. V.; LOPES, T. B.. Participação em banca de Livia Cardoso Pereira.O PAPEL DO PROFESSOR NA VIDA DA CRIANÇA - A IMPORTÂNCIA DE SEU COMPROMISSO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Internacional Desafios dos Museus no Século XXI. 2018. (Seminário).

2.
IV Seminário de Museologia Experimental e Simpósio Internacional do ICOFOM.QUANDO OS PEQUENOS CARIOCAS VÃO AOS MUSEUS DA CIDADE: QUE LUGAR É ESSE?. 2017. (Seminário).

3.
V Seminário de Grupos de Pesquisa Sobre Crianças e Infâncias.Museus e Infância ? o que os museus da cidade do Rio de Janeiro oferecem para o público da Educação Infantil?. 2016. (Seminário).

4.
ÉTICA, RELIGIÃO E CIDADANIA: LIMITES E POSSIBILIDADES DO DIÁLOGO EM SOCIEDADES PLURAIS. 2015. (Outra).

5.
III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura.DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE AO RIO DE JANEIRO: CONSTRUINDO UM NOVO OLHAR ACERCA DO PATRIMÔNIO CULTURAL. 2015. (Encontro).

6.
II Seminário Internacional do Laboratório Interdisciplinar Design Educação: Teaching material for early childhood education.A formação cultural na primeira infância. 2015. (Seminário).

7.
IV GRUPECI - SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE CRIANÇAS E INFÂNCIAS.O LÚDICO E A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUSEU INTERNACIONAL DE ARTE NAIF DO BRASIL. 2014. (Seminário).

8.
Museu Histórico Nacional - Encontro com Educadores. 2013. (Encontro).

9.
IV Seminário de Pesquisa em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola (IV SIAM) e XXI Encontro Anual do Subcomitê Regional de Museologia para a América Latina e o Caribe - ICOFOM LAM.. 2012. (Congresso).

10.
30º Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia.Aliança educacional Museu x Escola: Refletindo sobre práticas pedagógicas inovadoras de valorização dos patrimônios culturais.. 2010. (Encontro).

11.
Workshop de Atividades Artísticas e Práticas. 2010. (Oficina).

12.
XV Semana da Educação.A importância da atuação pedagógica em museus.. 2010. (Outra).

13.
29º Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia.Refletindo sobre novas propostas de educação no ambiente hospitalar: O apoio de recursos tecnológicos. 2009. (Encontro).

14.
Encontro com Educadores no Museu de Arte. 2009. (Encontro).

15.
Grupo de Estudos da Universidade Aberta da Terceira Idade. 2009. (Outra).

16.
XIV Semana da Educação.Educação Patrimonial: uma nova concepção educacional de valorização dos patrimônios culturais. 2009. (Outra).

17.
28º Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia. 2008. (Encontro).

18.
Fórum de Políticas Públicas em Educaçao. 2008. (Outra).

19.
I Debate sobre a criminalização da luta pela Terra.. 2008. (Outra).

20.
I Encontro de Escritores Indígenas da UERJ. 2008. (Encontro).

21.
II Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje.. 2008. (Seminário).

22.
Seminário Internacional: Pós-neoliberalismo, Movimentos Sociais e Desenvolvimento: Perspectivas comparadas na América Latina, Caribe, Ásia e África. 2008. (Seminário).

23.
XIII Semana da Educação. 2008. (Outra).

24.
Semana de Educação da UERJ. 2007. (Outra).

25.
Encontro de Matemática na Educação Infantil. 2006. (Encontro).

26.
Fórum Permanente de Linguagem, Educação e Surdez do Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LOPES, T. B.. III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura (Coordenação de GT). 2015. (Congresso).



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 9:35:41