Karim Abdalla Helayel

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9330118481044145
  • Última atualização do currículo em 13/11/2018


Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ). Vem desenvolvendo, atualmente, pesquisa sobre a relação entre teoria e história na obra do sociólogo Fernando Henrique Cardoso. Mestre em Sociologia (com concentração em Antropologia) pela mesma instituição, tendo desenvolvido pesquisa sobre a questão substantiva das relações de favor na obra do crítico literário Roberto Schwarz. Graduado em Licenciatura em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui também experiência em pesquisa empírico-documental em acervos. Tem interesse nas seguintes áreas: Pensamento Social Brasileiro, Teoria Sociológica, Sociologia Política, Sociologia Histórica e Sociologia da Literatura. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Karim Abdalla Helayel
Nome em citações bibliográficas
HELAYEL, K. A.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Sociologia e Antropologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Orientador: André Pereira Botelho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2015
Mestrado em Sociologia e Antropologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O favor e a sociedade brasileira: a interpretação de Roberto Schwarz,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: André Pereira Botelho.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: Roberto Schwarz; relações de favor; interpretações do Brasil; Pensamento Social Brasileiro.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas / Especialidade: PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Política.
2009 - 2012
Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Orientador: André Pereira Botelho.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista-IC, Enquadramento Funcional: Estudante de Graduação

Atividades

04/2016 - 08/2016
Estágios , IFCS, .

Estágio realizado
Estágio-docente realizado na disciplina "Questões sociológicas contemporâneas", oferecida para o curso de Licenciatura em Ciências Sociais..
02/2014 - 06/2014
Estágios , IFCS, .

Estágio realizado
Estágio-docente realizado na disciplina "Sociologia da Literatura", oferecida para o curso de Licenciatura em Ciências Sociais..


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Teoria e história na obra de Fernando Henrique Cardoso
Descrição: A pesquisa que venho desenvolvendo possui como temática mais ampla a relação entre teoria e história, a qual se afigura patente em diversos trabalhos da sociologia brasileira, como é o caso daqueles vinculados à chamada ?escola sociológica paulista?, nomenclatura comumente atribuída ao grupo que possui como centro o sociólogo Florestan Fernandes e seus assistentes. Mais precisamente, tomo como objeto de estudo o processo de constituição de uma perspectiva sociológica histórico-comparada por parte de Fernando Henrique Cardoso, concedendo ênfase ao modo pelo qual o sociólogo logra articular a teoria e a história ao longo de seus trabalhos. Minha hipótese é de que teria sido a utilização de uma metodologia histórico-comparada, por parte de Cardoso, o que teria lhe permitido uma visão mais matizada e sofisticada das relações existentes entre a teoria sociológica e a história em sua obra. Podemos perceber que a formulação de sua sociologia histórico-comparada se sucedeu mediante um processo de construção intelectual cumulativo, por meio do qual a história e a comparação emergem como potentes recursos teóricos heurísticos, conferindo a força e a densidade de sua sociologia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Karim Abdalla Helayel - Coordenador.
2013 - 2015
As relações de favor na obra de Roberto Schwarz
Descrição: A pesquisa a ser desenvolvida possui, como temática mais ampla, as relações de favor nos textos de interpretação do Brasil. Afigura-se relevante sublinhar que tais relações serão entendidas enquanto dinâmica sociocultural, tomando como horizonte analítico as interpretações do Brasil, que sobre elas se debruçam. Neste sentido, nosso objeto é a interpretação do sociólogo e crítico literário Roberto Schwarz, a respeito deste aspecto constitutivo central da experiência social brasileira, também codificada nos romances de Machado de Assis, os quais ele vem estudando..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Karim Abdalla Helayel - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
2010 - 2012
O autoritarismo na obra de Oliveira Vianna
Descrição: Este plano de trabalho se insere em um projeto de pesquisa mais amplo, intitulado ?Oliveira Vianna e a Sociologia Política no Brasil?, coordenado pelo Professor-Orientador André Botelho, que se propõe a investigação do legado intelectual do ensaísta fluminense Oliveira Vianna, tendo em vista a formação de uma sociologia política no Brasil, entre os anos 1920-70 e, concomitantemente, avaliar os seus significados teóricos heurísticos contemporâneos. O presente subprojeto tem como objetivo precípuo analisar o significado do autoritarismo presente na obra do ensaísta fluminense, concedendo ênfase à relação Estado/sociedade. Deve-se ressaltar que serão utilizados, como referências bibliográficas principais, os livros ?Populações Meridionais do Brasil? (1920) e ?Instituições Políticas Brasileiras? (1949). É importante salientar que, de acordo com o Orientador deste Projeto, trabalhar-se-á com o objetivo de contingenciar as ideias de Vianna, formalizadas nos livros publicados, fazendo vir à tona informações desconhecidas e inexploradas que tangem a obra do autor, a fim de contribuir para a construção de uma inteligibilidade sociológica renovada de sua obra. Para tanto, mobilizar-se-ão materiais primários pouco explorados, tais como: marginálias de livros, correspondência, artigos de imprensa e pareceres técnicos depositados no Museu Casa de Oliveira Vianna, em Niterói, cidade localizada no estado do Rio de Janeiro. Menciono que, para fins de análise, recortar-se-ão os aspectos referentes ao autoritarismo e à relação entre Estado e sociedade, que permeiam a obra de Oliveira Vianna, no intuito de perscrutar as possíveis continuidades e descontinuidades no decorrer de sua produção..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
Oliveira Vianna e a sociologia política no Brasil
Descrição: Os objetivos da pesquisa são (1) investigar o legado intelectual do ensaísta fluminense Oliveira Vianna para a formação de uma sociologia política no Brasil entre os anos 1920-70 e (2) avaliar seus significados teóricos heurísticos contemporâneos. A investigação se abre em duas frentes analíticas distintas, mas complementares: trata-se, na primeira, de retomar obras do próprio Vianna; na segunda, a recepção das suas teses na formação de uma agenda posterior de pesquisas. No primeiro caso, procurar-se-á mobilizar materiais primários pouco explorados, como marginálias de livros, correspondência, artigos de imprensa e pareceres técnicos entre outros depositados na Casa de Oliveira Vianna. Isso permitirá tanto contingenciar as suas idéias formalizadas nos livros, quanto fazer emergir novas informações, outros temas e dimensões analíticas inexploradas para a construção de uma inteligibilidade sociológica renovada da sua obra. No segundo, dar-se-á continuidade à investigação da capacidade de interpelação cognitiva da obra de Vianna e sua recepção em pesquisas das ciências sociais institucionalizadas, como nas de Nunes Leal, Costa Pinto, Pereira de Queiroz e Carvalho Franco. Dessa feita, acrescentando aos dados já identificados sobre as questões da solidariedade social e dominação política, novos vezos cognitivos da agenda da sociologia política, especialmente a caracterização da sociedade brasileira como uma ordem social pessoalizada e violenta. Espera-se, assim, produzir subsídios empíricos e teórico-metodológicos sobre a contribuição de Oliveira Vianna em questões cruciais delineadas nas relações entre Estado e sociedade, público e privado, instituições e vida social, autoridade e solidariedade, entre outras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Diploma Dignidade Acadêmica SUMMA CUM LAUDE, UFRJ.
2014
Bolsa Mestrado Nota 10, Faperj.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
HELAYEL, K. A.2016HELAYEL, K. A.; MALCHER, B. M. G. . Notas sobre o sentido da história: as interpretações de W.G. Sebald e Roberto Schwarz. REVISTA GARRAFA (PPGL/UFRJ), v. 38, p. 69-91, 2016.

2.
HELAYEL, K. A.2016 HELAYEL, K. A.. Diálogos sobre as relações de favor: entre o passado e o presente. Pensata Revista dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNIFESP, v. 5, p. 183-209, 2016.

3.
HELAYEL, K. A.2013HELAYEL, K. A.. Oliveira Vianna e o debate epistolar com os atores políticos. REVISTA SEM ASPAS, v. 2, p. 11-21, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
HELAYEL, K. A.. Uma sociologia histórico-comparada em formação: os primeiros passos de Fernando Henrique Cardoso. In: Maro Lara Martins. (Org.). Intelectuais, Cultura e Democracia. 1ed.São Paulo-SP: Perse, 2018, v. 1, p. 245-261.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HELAYEL, K. A.. Uma sociologia histórico-comparada em formação: os primeiros passos de Fernando Henrique Cardoso. In: I Seminário de Pensamento Social Brasileiro, 2018, Vitória-ES. Intelectuais, Cultura e Democracia, 2018. p. 200-209.

2.
HELAYEL, K. A.. Teoria, história e comparação na sociologia de Fernando Henrique Cardoso. In: 42º Encontro Anual da Anpocs, 2018, Caxambu-MG. 42º Encontro Anual da Anpocs, 2018.

3.
HELAYEL, K. A.. O 'marxismo acadêmico':Roberto Schwarz e o seminário d'O capital. In: VIII Colóquio Internacional Marx e Engels, 2015, Campinas-SP. Anais do VIII Colóquio Internacional Marx e Engels, 2015. v. 1.

4.
HELAYEL, K. A.. As relações de favor e a interpretação do Brasil de Roberto Schwarz. In: VI Seminário Nacional de Sociologia e Política, 2015, Curitiba-PR. Anais do VI Seminário Nacional de Sociologia e Política, 2015.

5.
HELAYEL, K. A.. Anatol Rosenfeld, Roberto Schwarz e a ideologia do progresso. In: Seminário Nacional Sociologia & Política, 2014, Curitiba-PR. Anais do V Seminário Nacional Sociologia & Política, 2014.

6.
HELAYEL, K. A.. Roberto Schwarz e a obra de Machado de Assis: uma leitura das relações de favor. In: 38º Encontro Anual da Anpocs, 2014, Caxambu-MG. Anais do 38º Encontro Anual da Anpocs, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
HELAYEL, K. A.. Uma sociologia histórico-comparada em formação: os primeiros passos de Fernando Henrique Cardoso. In: I Seminário de Pensamento Social Brasileiro, 2018, Vitória-ES. Intelectuais, Cultura e Democracia, 2018.

2.
HELAYEL, K. A.. Teoria, história e comparação na sociologia de Fernando Henrique Cardoso. In: 42º Encontro Anual da Anpocs, 2018, Caxambu-MG. 42º Encontro Anual da Anpocs, 2018.

3.
HELAYEL, K. A.. Limites históricos da teoria sociológica: a sociologia histórico-comparada de Fernando Henrique Cardoso em questão. In: 18º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2017, Brasília-DF. 18º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2017.

4.
HELAYEL, K. A.. Roberto Schwarz e a obra de Machado de Assis: uma leitura das relações de favor. In: 38º Encontro Anual da Anpocs, 2014, Caxambu-MG. Anais do 38º Encontro Anual da Anpocs, 2014.

5.
HELAYEL, K. A.. 'Leitura em processo' de Populações Meridionais do Brasil. In: 36º Encontro anual da ANPOCS, 2012, Águas de Lindóia. Encontro ANPOCS de Iniciação Científica, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
HELAYEL, K. A.. Uma sociologia histórico-comparada em formação: os primeiros passos de Fernando Henrique Cardoso. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
HELAYEL, K. A.. Teoria, história e comparação na sociologia de Fernando Henrique Cardoso. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
HELAYEL, K. A.. Alguns pressupostos da sociologia histórica de Fernando Henrique Cardoso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
HELAYEL, K. A.. Uma 'desfaçatez de classe': a leitura a contrapelo de Roberto Schwarz. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
HELAYEL, K. A.; MALCHER, B. M. G. . A Indústria Cultural & A Sociedade do Espetáculo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
HELAYEL, K. A.. O importante papel da literatura na sociologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
HELAYEL, K. A.. As relações de favor e a interpretação do Brasil de Roberto Schwarz. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
HELAYEL, K. A.. O 'marxismo acadêmico':Roberto Schwarz e o seminário d'O capital. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
HELAYEL, K. A.. Anatol Rosenfeld, Roberto Schwarz e a ideologia do progresso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
HELAYEL, K. A.. Roberto Schwarz e a obra de Machado de Assis: uma leitura das relações de favor. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
HELAYEL, K. A.. Forma literária e processo social: Roberto Schwarz e as relações de favor nos primeiros romances de Machado de Assis. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
HELAYEL, K. A.. Roberto Schwarz e os primeiros romances de Machado de Assis: linhas para uma interpretação do favor. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
HELAYEL, K. A.; SOUZA, N. C. . A pesquisa empírico-documental sobre Oliveira Vianna: os artigos de imprensa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
HELAYEL, K. A.. As relações de favor na perspectiva de Roberto Schwarz. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
HELAYEL, K. A.; SOUZA, N. C. . A pesquisa empírico-documental sobre Oliveira Vianna: os artigos de imprensa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
HELAYEL, K. A.; OLIVEIRA, F. L. . A correspondência passiva de Oliveira Vianna: o debate com os atores políticos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
HELAYEL, K. A.. Estado/sociedade na obra de Oliveira Vianna: a construção de uma problemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
HELAYEL, K. A.. Diálogo com o acervo de Oliveira Vianna: primeiros resultados. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
HELAYEL, K. A.. Diálogo com o acervo de Oliveira Vianna: primeiros resultados. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
42º Encontro Anual da Anpocs.Teoria, história e comparação na sociologia de Fernando Henrique Cardoso. 2018. (Encontro).

2.
I Seminário de Pensamento Social Brasileiro.Uma sociologia histórico-comparada em formação: os primeiros passos de Fernando Henrique Cardoso. 2018. (Seminário).

3.
Leituras e Interpretações do Brasil.Uma "desfaçatez de classe": a leitura a contrapelo de Roberto Schwarz. 2017. (Encontro).

4.
Seminário Intermediário do GT de Pensamento Social no Brasil da ANPOCS.Alguns pressupostos da sociologia histórica de Fernando Henrique Cardoso. 2017. (Seminário).

5.
40º Encontro Anual da Anpocs. 2016. (Encontro).

6.
II Jornada Aberta do PVNC - Núcleo Petrópolis-RJ.A Indústria Cultural & A Sociedade do Espetáculo. 2016. (Outra).

7.
I Jornada Aberta-2015 do PVNC-Petrópolis/Conhecimento e Sociedade.O importante papel da literatura na sociologia. 2015. (Encontro).

8.
VIII Colóquio Internacional Marx e Engels.O "marxismo acadêmico":Roberto Schwarz e o seminário d'O capital. 2015. (Outra).

9.
VI Seminário Nacional de Sociologia e Política.As relações de favor e a interpretação do Brasil de Roberto Schwarz. 2015. (Seminário).

10.
38º Encontro Anual da Anpocs.Roberto Schwarz e a obra de Machado de Assis: uma leitura das relações de favor. 2014. (Encontro).

11.
III Seminário de Pensamento Social em Instituições do Rio de Janeiro. 2014. (Seminário).

12.
III Seminário Fluminense de Sociologia.Forma literária e processo social: Roberto Schwarz e as relações de favor nos primeiros romances de Machado de Assis. 2014. (Seminário).

13.
V Seminário Nacional Sociologia & Política: Desenvolvimento e mudanças sociais em contexto de crise.Anatol Rosenfeld, Roberto Schwarz e a ideologia do progresso. 2014. (Seminário).

14.
II Seminário de Pensamento Social em Instituições do Rio de Janeiro. 2013. (Seminário).

15.
XIV Jornada do PPGSA.Roberto Schwarz e os primeiros romances de Machado de Assis: linhas para uma interpretação do favor. 2013. (Outra).

16.
Debate "Filosofia/Sociologia para quê?". 2012. (Outra).

17.
III Encontro Estadual de Ensino de Sociologia. 2012. (Encontro).

18.
I Seminário de Pensamento Social em Instituições do Rio de Janeiro. 2012. (Seminário).

19.
XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ.As relações de favor na perspectiva de Roberto Schwarz. 2012. (Outra).

20.
XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ.A pesquisa empírico-documental sobre Oliveira Vianna: os artigos de imprensa. 2012. (Outra).

21.
35º Encontro Anual da Anpocs. 2011. (Congresso).

22.
XXXIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural.A correspondência passiva de Oliveira Vianna: o debate com os atores políticos. 2011. (Outra).

23.
XXXIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural.Estado/sociedade na obra de Oliveira Vianna: a construção de uma problemática. 2011. (Outra).

24.
Encontro Intermediário GT "Pensamento Social no Brasil" da ANPOCS. 2010. (Encontro).

25.
I Colóquio de Política Nacional e Internacional/UFRJ. 2010. (Outra).

26.
III Seminário do Projeto Temático Linhagens do Pensamento Político-Social Brasileiro. 2010. (Seminário).

27.
XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural.Diálogo com o acervo de Oliveira Vianna: primeiros resultados. 2010. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 21:45:57