Mayã Polo de Campos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6873570805621545
  • Última atualização do currículo em 01/03/2018


Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da UEPG. Membro do Grupo de Estudos Territoriais. Pesquisadora na área de Geografia, Gênero e Sexualidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mayã Polo de Campos
Nome em citações bibliográficas
CAMPOS, M. P.;CAMPOS, MAYÃ POLO DE


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Geografia.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Título: MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL E OS SIGNIFICADOS DE SUAS EXPERIÊNCIA CORPORAIS E ESPACIAIS: TEU CORPO É O ESPAÇO MAIS TEU POSSÍVEL,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Joseli Maria Silva.
Coorientador: Maria Rodó-de-Zárate.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Corpo; Espaço; Violência Sexual.
Grande área: Ciências Humanas
2010 - 2014
Graduação em Licecnciatura em Geografia.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Título: ESPAÇO COMO COMPONENTE DOS ATOS DE VIOLÊNCIA SEXUAL NA CIDADE DE PONTA GROSSA ? PARANÁ NO ANO DE 2012.
Orientador: Joseli Maria Silva.
2005 - 2008
Curso técnico/profissionalizante.
Colégio Estadual Paulo Leminski, CEPL, Brasil.




Formação Complementar


2005 - 2008
Formação de Docentes. (Carga horária: 3000h).
Colégio Estadual Paulo Leminski, CEPL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Doutorado

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Mestrado, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Tutora online, Enquadramento Funcional: Tutora online

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Título: Espaço e adolescentes meninas em conflito com a lei. Orientadora: Prof Dr. Joseli Maria Silva

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Título: Espaço como componente da sociabilidade de diferentes grupos de gays em Curitiba- PR. Orientadora: Prof Dr. Joseli Maria Silva

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Título: Espaço e as sociabilidades gays em bares e boates na cidade de Curitiba- PR

Atividades

08/2015 - 12/2015
Extensão universitária , Departamento de Geociências, .

Atividade de extensão realizada
Espaço Escolar e Diversidade Sexual: esse é um tema da educação - 2a Ed. 2015.
06/2015 - 12/2015
Extensão universitária , Departamento de Geociências, .

Atividade de extensão realizada
Oficinas de Educação Não-Formal: Prática de Campo e Educação Inclusiva para Adolescentes Atendidos pela 'Comunidade Terapêutica Marcos Fernandes Pinheiro'.


Projetos de pesquisa


2012 - 2013
Poder e subversão na produção do espaço urbano: superando as ausências e silêncios do discurso geográficobrasileiro.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Poder e subversão na produção do espaço urbano: superando as ausências e silêncios do discurso geográficobrasileiro.
Descrição: Compreender a forma como os diferentes grupos de gays concebem seus espaços de sociabilidades na cidade de Curitiba ? PR. Assentamo-nos na necessidade de subsidiar a inclusão da perspectiva de gênero e sexualidades na produção científico geográfica brasileira, pois como argumentado por Ornat (2008) é pequena a quantidade de reflexões desenvolvidas na área da Geografia. Bem como temáticas feministas ao longo da produção do conhecimento geográfico brasileiro, foram desconsideradas por geógrafos heterossexistas como argumenta Silva (2009) ao abordar que desde 70 existe uma crítica na produção científica que aponta a ausência da mulher na ciência geográfica e ganha força na década de 80 e 90 quando incorpora categorias sociais como classe, gênero, raça e sexualidades. Partindo dessa necessidade e entendendo que a contribuição da geografia para certos fenômenos parte da ordem espacial dos mesmo como aponta Gomes (2009) assim, buscamos reflexões sobre o espaço urbano em Corrêa (1989) que explica o mesmo como reflexo e condição da sociedade, composto não apenas pelo presente, mas pelas marcas deixada no passado. Levamos também em consideração as preposições que Massey (2008) faz do espaço, quando pensa, que este é formado a partir de inter-relações sendo constituído a partir das mais variadas interações, colocado de forma escalar, desde a imensidão global, até o intimamente pequeno. Quando compreende o espaço como uma esfera de possibilidades da existência e multiplicidade. E na sua última e não menos importante preposição, reconhece o espaço como estando sempre em construção. Através dessas ideias podemos compreender que uma sociedade que reflete a norma heterossexual, condiciona os indivíduos que compõe o espaço a seguir as mesmas normas, e esse condicionamento acontece a partir de um conjunto de regras feitas pela própria humanidade através do tempo. Desse modo, percebemos que a subordinação grupos, no nosso caso, LGBTs que não se enquadram na sociedade, sã.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Mayã Polo de Campos - Integrante / Joseli Maria Silva - Coordenador.Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2010 - 2011
Imigração feminina latino-americana e a atividade comercial sexual de brasileiras na espanha.
Descrição: A pesquisa tem por objetivo a compreensão da relação entre espaço e as sociabilidades gays em bares e boates na cidade de Curitiba ? PR. O espaço urbano, conforme Corrêa (1995), é reflexo e condição das relações da sociedade. Numa sociedade heteronormativa, pessoas que não se enquadram na organização binária dos gêneros, masculino e feminino, sofrem uma série de exclusões e têm dificuldades de expressar suas relações fora do controle social. Vieira (2010) argumenta que as vivências homossexuais masculinas são expressas em determinadas espacialidades em que se funda uma apropriação por grupos identitários. Chaves (2010) mapeia determinados espaços no Rio de Janeiro que tornaram-se territórios de grupos homossexuais masculinos e argumenta a importância destas espacialidades na construção da visibilidade social de grupos que fogem às norma hegemônicas de gênero. Costa (2010), por sua vez, traz a discussão sobre as espacialidades das práticas homoeróticas e sustenta sua discussão em torno das micro-territorialidades urbanas que tornam-se cada vez mais expressivas. Estudar os grupos sociais de pequena visibilidade social como os gay justifica-se pela pequena quantidade de trabalhos científicos desenvolvidos na área de geografia, gênero e sexualidades como argumenta Ornat (2008)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Mayã Polo de Campos - Integrante / Przybysz, Juliana - Integrante / Joseli Maria Silva - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2017 - 2017
Periódico: Revista do NUPEM


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Política.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Urbana.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Econômica.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Gênero.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Distinção Acadêmica na Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Ponta Grossa.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Silva, Edson Armando2017 Silva, Edson Armando ; Almeida, João Paulo Leandro de ; SILVA, Joseli Maria ; CAMPOS, MAYÃ POLO DE . Técnicas de Análise de Conteúdo: Experiências de Pesquisas Desenvolvidas pelo Grupo de Estudos Territoriais. Revista latino-americana de Geografia e Gênero, v. 8, p. 401-425, 2017.

2.
CAMPOS, MAYÃ POLO DE2017CAMPOS, MAYÃ POLO DE. O Movimento Feminista e a Luta Contra a Violência Sexual: Quando a Militância e Produção Científica se Encontram. Revista latino-americana de Geografia e Gênero, v. 8, p. 379-400, 2017.

3.
CABRAL, VINICIUS2013CABRAL, VINICIUS ; CESAR, TAMIRES REGINA AGUIAR DE OLIVEIRA ; CAMPOS, MAYÃ POLO DE ; SILVA, Joseli Maria ; ORNAT, MÁRCIO JOSÉ . Meninos e meninas: a construção dos papéis de gênero no Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas entre 1967 e 2002. Acta Geográfica (UFRR), v. 7, p. 213-224, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAMPOS, M. P.. Mulheres Vítimas de violência sexual e os significados de suas experiências corporais: Eu me senti violada, como se alguém tivesse ultrapassado tudo. In: IV SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE MÚLTIPLAS TERRITORIALIDADES e IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE MICROTERRITORIALIDADES NAS CIDADES Visibilidades, Escalas Geográficas e Desafios Metodológicos, 2016, Ponta Grossa. IV SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE MÚLTIPLAS TERRITORIALIDADES e IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE MICROTERRITORIALIDADES NAS CIDADES Visibilidades, Escalas Geográficas e Desafios Metodológicos, 2016. v. 1.

2.
CAMPOS, M. P.. Espaço e Viollência Sexual no Município de Ponta Grossa, Paraná no ano de 2012. In: II Seminário Latinoamericano de Geografia, Gênero e Sexualidades: Interseccionalidade. gênero e sexualidades na análise espacial, 2014, Porto Velho - RO. I Seminário Latino-Americano de Geografia, Gênero e Sexualidades Interseccionalidade, Gênero e Sexualidades na Análise Espacial, 2014.

3.
CAMPOS, M. P.; Przybysz ; SILVA . Espaço Privado como componente dos casos de violência sexual no município de Ponta Grossa - PR no ano de 2012. In: III Seminário Internacional sobre Múltiplas Territorialidades / III Seminário Internacional sobre Microterritorialidades nas cidades Escalas e plurilocalidades de sujeitos, 2014, Porto Alegre. Seminário Nacional Sobre Microterritorialidades Nas Cidades, 2014.

4.
HANKE ; HAVRECHAKI, C. F. ; CAMPOS, M. P. . Construindo espaços entre: sexualidades, violência e segregação urbana. In: VII SIMPÓSIO PARANAENSE DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA, 2014, Maringá. Multidisciplinaridades na pesquisa geográfica contemporânea, 2014.

5.
CAMPOS, M. P.. A Geografia da Violência Sexual no Município de Ponta Grossa ? PR no ano de 2012. In: Congresso Brasileiro de Geógrafos, 2014, Vitória - ES. Anais Eletrônicos CBG, 2014.

6.
CAMPOS, M. P.; ORNAT, M. J. ; SILVA, J. M. . ESPACIALIDADES GAYS EM BARES E BOATES DA NOITE CURITIBANA. In: II Simpósio Internacional de Educação Sexual, 2011, Maringá. Anais do II Simpósio Internacional de Educação Sexual, 2011. v. 1. p. 1-9.

7.
CAMPOS, M. P.; SILVA . ESPACIALIDADE E SOCIABILIDADE GAY EM BARES E BOATES DA NOITE CURITIBANA. In: I Seminário Latino-Americano de Geografia e Gênero: Espaço, Gênero e Poder, 2011, Rio de Janeiro. I Seminário Latino-Americano de Geografia e Gênero: Espaço, Gênero e Poder / Pré-encontro da Conferência Regional da União Geográfica Internacional: C, 2011. p. 1182-1193.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CAMPOS, M. P.; SILVA, Joseli Maria ; ORNAT ; Przybysz . Espaço como componente dos casos violência sexual em Ponta Grossa - PR no ano de 2012. In: XI Encontro de Pesquisa da UEPG, 2013, Ponta Grossa. Anais do Encontro de Pesquisa da Universidade Estadual de Ponta Grossa - Ponta Grossa/PR - 13 e 15 de Agosto de 2013, 2013.

2.
CAMPOS, M. P.; SILVA, Joseli Maria . Espaço e os Casos de Violência Sexual na Cidade de Ponta Grossa Paraná no ano de 2012. In: 22° Encontro Anual de Iniciação Cientícia e 3° Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação, 2013, Foz do Iguaçu. Anais do 22° EAIC e 3° EAIT, 2013.

3.
CAMPOS, M. P.; SILVA, Joseli Maria . Adolescentes Meninas em Conflito com a Lei na Cidade de Ponta Grossa - Paraná. In: XXI Encontro Anual de Iniciação Científica, 2012, Maringá. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom), 2012.

4.
CAMPOS, M. P.; SILVA, Joseli Maria ; HANKE . Espaço Urbano e Meninas em Conflito com a lei na cidade de Ponta Grossa - Paraná. In: XVII Encontro Nacional de Geógrafos: Entre escalas, poderes, ações, Geografias, 2012, Belo Horizonte. XVII Encontro Nacional de Geógrafos: Entre escalas, poderes, ações, Geografias, 2012.

5.
CAMPOS, M. P.; SILVA, Joseli Maria ; Przybysz . Espaço e Expressão Homoafetiva de Homens Gays em Bares e Boates de Curitiba - PR. In: XX Encontro Anual de Iniciação Científica, 2011, Ponta Grossa. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom), 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMPOS, M. P.. Violência e Sexismo no Cotidiano Universitário. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CAMPOS, M. P.. Assédio Moral e Sexual Professores/Alunos: Implicações e Medidas de Prevenção. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CAMPOS, M. P.. Gênero e Formação de coletivos feministas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CAMPOS, M. P.. Retrato da violência sexual. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CAMPOS, M. P.. Espaço Público e Espaço Privado: sobre violência sexual, denúncia e prevenção.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CAMPOS, M. P.. Bate Papo Sobre Violência Sexual e o Papel do Professor. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CAMPOS, M. P.; ORNAT . Caos de estupro na cidade de Ponta Grossa: Algumas considerações. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CAMPOS, M. P.; SANTOS, S. K.; CUNHA, L. A. G.. Participação em banca de Ana Flávia Borges dos Santos.Caracterização da Mulher na Atividade de Turismo Rural no Município de Ponta Grossa, Paraná. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

2.
CAMPOS, M. P.; ORNAT, M. J.. Participação em banca de Lucélia de Fátima Rodrigues.Homicídios de Mulheres Moradoras de Periferias Pobres do Espaço Urbano de Ponta Grossa - PR entre 2010-2015 e as Significações de suas Feminilidades nos Inquéritos Policiais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licecnciatura em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

3.
SILVA; CAMPOS, M. P.; ROCHA, H. L.. Participação em banca de Fábia Alessandra Santos de Oliveira.Relações de Poder, Gênero e Sexualidades na Interação Cotidiana da Universidade Estadual de Ponta Grossa sob a Perspectiva do Corpo Discente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13º Congresso Mundos de Mulheres e Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 ? ?Transformações, Conexões, Deslocamentos. 2017. (Seminário).

2.
Cinema Comentado: Transamérica. 2012. (Outra).

3.
Encontro Regional dos Estudantes de Geografia. 2012. (Encontro).

4.
Palestra: Forças de Emergência da ONU: Batalhão Suez. 2012. (Outra).

5.
XIX Semana de Geografia, XIV Jornada Científica de Geografia e VIII Encontro do Saber Escolar e o Conhehecimento Geográfico jikj. 2012. (Outra).

6.
XVII Encontro Nacional de Geógrafos. 2012. (Outra).

7.
Aula Inaugural do Mestrado em Gestão do Território: Território e Desenvolvimento. 2011. (Outra).

8.
II Simpósio Internacional de Educação Sexual - Gênero, Direitos e Diversidade Sexual: Trajetórias Escolares.ESPACIALIDADE GAYS EM BARES E BOATES DA NOITE CURITIBANA. 2011. (Simpósio).

9.
I Seminário Latino-Americano de Geografia e Gênero: Espaço, Gênero e Poder.ESPACIALIDADE E SOCIABILIDADE GAY EM BARES E BOATES DA NOITE CURITIBANA. 2011. (Seminário).

10.
IX Seminário de Diversidade Sexual e VII Fórum de Direitos Humanos. 2011. (Seminário).

11.
Território e Desenvolvimento. 2011. (Outra).

12.
CIEPG - II Congresso Internacional de Educação de Ponta Grossa. 2010. (Congresso).

13.
Fazendo Gênero 9: Diasporas, Diversidades, Deslocamentos. 2010. (Congresso).

14.
I Encontro dos acadêmicos dos cursos de Licenciaturas da UEPG. 2010. (Encontro).

15.
VII Semana de integração - Geografia UEPG.. 2010. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAMPOS, M. P.; Morais, A de ; GELINSKI, A. ; HANKE ; GOMES, F. B. ; Przybysz . IV SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE MÚLTIPLAS TERRITORIALIDADES e IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE MICROTERRITORIALIDADES NAS CIDADES Visibilidades, Escalas Geográficas e Desafios Metodológicos. 2016. (Outro).

2.
CAMPOS, M. P.. Musicalização. 2015. (Outro).

3.
CAMPOS, M. P.. Oficinas de Educação Não-Formal: Prática de Campo e Educação Inclusiva para Adolescentes Atendidos pela ''Comunidade Terapêutica Marcos Fernandes Pinheiro''. 2015. (Outro).

4.
ORNAT ; CAMPOS, M. P. ; Morais, A de ; GOMES, F. B. ; GELINSKI, A. ; Przybysz ; HANKE . Oficinas de Educação Não-Formal: Prática de Campo e Educação Inclusiva para Adolescentes Atendidos pela 'Comunidade Terapêutica Marcos Fernandes Pinheiro'. 2014. (Outro).

5.
CAMPOS, M. P.. XIX Semana de Geografia, XIV Jornada Científica de Geografia e VIII Encontro do Saber Escolar e o Conhecimento Geográfico da UEPG. 2012. (Outro).

6.
HAVRECHAKI, C. F. ; DEUS, E. ; GELINSKI, A. ; CAMPOS, M. P. . II Semana de Integração da Terra dos Ventos Fortes e dos Ideais. 2012. (Outro).

7.
CAMPOS, M. P.; ORNAT ; HANKE . X Seminário da Diversidade Sexual e IX Fórum de Direitos Humanos - Estado, Atendimento Público e Inclusão. 2012. (Outro).

8.
CAMPOS, M. P.; GELINSKI, A. ; HAVRECHAKI, C. F. ; DEUS, E. . I Semana de Integração da Terra dos Ventos Fortes e dos Ideais. 2011. (Outro).

9.
GELINSKI, A. ; DEUS, E. ; CAMPOS, M. P. . XVIII SEMANA e XIII JORNADA CIENTÍFICA DE GEOGRAFIA DA UEPG: GEOGRAFIAS NÃO MAPEADAS. 2011. (Outro).

10.
CAMPOS, M. P.; CESAR, T. R. A. O. ; DEUS, E. ; GELINSKI, A. ; HAVRECHAKI, C. F. . Encontro Regional de Estudantes de Geografia ''GEOgrafia Além dOS mUROS''. 2010. (Outro).

11.
SILVA ; ORNAT ; CABRAL ; CAMPOS, M. P. . Diversidade Sexual e Eduacação para Tod@s. 2010. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 10:27:35