Larissa Velasquez de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6777726674676125
  • Última atualização do currículo em 06/08/2018


Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Mestre em História das Ciências e da Saúde pelo PPGHCS/Fiocruz. Graduada no curso de Bacharelado em História pelo Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e licenciada em História pela Faculdade de Educação da UFRJ. Atuou como bolsista no Programa de Iniciação Científica na Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz (PIBIC) no período de 2010 a 2013 e como bolsista no Programa de Iniciação Artística e Cultural (PIBIAC) no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH-UFRJ). Participou do projeto intitulado Medicalização do Parto (COC/Fiocruz) como Auxiliar de Pesquisa. Atua como professora de História na Rede Municipal de Educação de Saquarema, Rio de Janeiro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Larissa Velasquez de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, L. V.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em programa de Pós Graduação em História das Ciências.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Título: Violência contra a Mulher e iniciativas de enfrentamento: o Centro de Referência de Mulheres da Maré Carminha Rosa-Rio de Janeiro- (2000-2013),Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Tania Maria Dias Fernandes.
Bolsista do(a): Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Palavras-chave: Violência contra a mulher; Políticas Públicas; Gênero e saúde; História das Mulheres; Violência e Saúde.
Grande área: Ciências Humanas
2007 - 2013
Graduação em História.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Memorias da FEB: uma abordagem de gênero. A trajetória de Virgínia Maria de Niemeyer Portocarrero na carreira militar..
Orientador: Maria Paula Nascimento Araújo.




Atuação Profissional



Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisa, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIAC, Carga horária: 12
Outras informações
Atuação como bolsista no projeto Arranjo e Descrição Arquivística do acervo do Projeto GECEM (Gênero, Etnia, Classe, Estudos Multidisciplinares) ,com apoio do Programa de Iniciação Artístico e Cultural - PIBIAC/UFRJ. As atividades são desenvolvidas no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ, e minha participação se concentra nas atividades de organização e descrição do acervo como um todo, juntamente com a equipe do projeto.

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Bolsa de Iniciação científica, Enquadramento Funcional: Bolsista Cnpq, Carga horária: 20
Outras informações
Atuando como bolsista de iniciação científica no projeto Sob o signo do desenvolvimento: ciências sociais, educação sanitária e alimentação (1945-1964). Integrante do grupo de pesquisa Ciência, Saúde e Pensamento Social O grupo tem por objetivo realizar pesquisas sobre as representações da vida social apoiadas em discursos e teorias científicas, notadamente os que se referem à área de saúde. Reúne estudos que discutem as relações entre saúde e os processos de construção do Estado Nacional; entre saúde, discurso médico-higienista e história das ciências sociais; e entre ciência, território e representações da identidade nacional. O histórico de pesquisas inclui parcerias que se realizaram em projetos anteriores, a exemplo de Brasil Imenso Hospital(1916-1960), também apoiado pelo CNPq por meio do Edital de Ciências Humanas (2006)e Sob o signo do desenvolvimneto:ciências sociais, educação sanitária e alimentação (1945-1964, apoiado pelo edital Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Outra base importante consiste nos resultados alcançados pelo projeto Memória das Políticas de Saúde Pública no Brasil Contemporâneo, que teve como objetivo a organização do fundo documental da Fundação Serviço Especial de Saúde Pública, realizado na Casa de Oswaldo Cruz, com apoio da FINEP e do DCIT/Ministério da Saúde. Com ênfase nos estudos sobre pensamento social no Brasil, preocupa-se também com perspectivas comparativas, sobretudo com outros países da América Latina, como pode ser exemplificado na realização do projeto Culturas da Higiene na América Latina. As repercussões das atividades, no que concerne à produção bibliográfica, consistem em publicação de livros e artigos sobre movimento sanitarista na Primeira República; atividades científicas da Comissão Rondon; pensamento médico e história da antropologia, sobretudo através do estudo da trajetória de Edgard Roquette-Pinto; idéias científicas e representações sociais sobre a doença de Chagas nos debates sobre a nação na primeira

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Minha atuação foi como Auxiliar de Pesquisa no Projeto A trajetória da Enfermeira Virginia Maria de Niemeyer Portocarrero ao longo da 2a. Guerra Mundial: história, memória e fontes documentais.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação no projeto: História do Pavilhão Nossa Senhora dos Remédios da Colônia Juliano Moreira


Restauro-Editora, Pesquisas e Projetos., RESTAURO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação como monitora de aula-passeio no centro histórico do Rio de Janeiro com turmas do ensino Fundamental da Rede Pública do Estado e Município do Rio. Nova inserção no projeto em 2015 (três meses)


Colégio Auxiliadora, CA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12


Escola Municipal José Bandeira, EMJB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora MG 2 do Município de Saquarema, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Medicalização dos nascimentos, uma visão comparada entre o Brasil, a França e a Turquia
Descrição: Este projeto é uma iniciativa do Observatório História e Saúde do Departamento de Pesquisas, com a participação do Museu da Vida (Fiocruz/COC), do Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), do Cermes (INSERN / Centre d?Etude des Mouvements sociaux / Institut Marcel Mauss). Objetivamos com essa proposta analisar, por intermédio de pesquisa histórica e sociológica, a trajetória da medicalização do parto no Brasil, França e Turquia. O recorte de análise compreende o século XX e o início do XXI, com ênfase no período que se estende da metade dos anos 1980 até o momento presente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Larissa Velasquez de Souza - Coordenador / Ilana Lowy (CERMES/INSERM) - Integrante / Maria do Carmo Leal (ENSP) - Integrante / Claudia Bonan (IFF) - Integrante / Andreza Nakano - Integrante / Marina Fisher Nucci - Integrante / Luiz Antonio Teixeira - Integrante.
2010 - 2013
Sob o signo do desenvolvimento: ciências sociais, educação sanitária e alimentação (1945-1964)
Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar os significados atribuídos ao termo desenvolvimento e suas implicações para as idéias e ações no campo da saúde, em sua interface com as ciências sociais. Pretende-se, ao mesmo tempo, observar as diferenças e críticas que então se enunciavam frente às concepções predominantes sobre desenvolvimento e modernização, entendendo a relação entre ciências sociais e o campo da saúde como uma via de mão dupla em relação a qual não se pode enfatizar qualquer influência unilateral. Pretende-se analisar as propostas de cientistas sociais; as campanhas de erradicação de doenças transmissíveis identificadas com o atraso nacional, caso da bouba e do bócio endêmico; a proposição de um projeto de alimentação nacional e ações de educação sanitária com foco nas populações resistentes à mudança , sobretudo as então denominadas comunidades rurais. Busca-se também contribuir para a análise da saúde internacional no decorrer da segunda metade do século XX, entendendo-a como uma arena dinâmica na qual atores locais, autoridades nacionais, pesquisadores e especialistas em políticas públicas, médicos, populações e agências internacionais interagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Larissa Velasquez de Souza - Integrante / Marcos Chor Maio - Integrante / André Luiz Vieira de Campos - Integrante / Maria Teresa Vilela Bandeira de Mello - Integrante / André Pereira Botelho - Integrante / Nísia Verônica Trindade Lima - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2010 - 2010
A trajetória da Enfermeira Virginia Maria de Niemeyer Portocarrero ao longo da 2a. Guerra Mundial: história, memória e fontes documentais
Descrição: Este projeto teve como objetivo a organização documental do arquivo pessoal de Virginia Maria de Niemeyer Portocarrero que foi Enfermeira da FEB no período da 2a. Guerra Mundial. É constituído de fotografias, manuscritos, impressos e recortes de jornais que refletem suas atividades nos anos 1940..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Larissa Velasquez de Souza - Integrante / Anna Beatriz de Sá Almeida - Integrante / Laurinda Rosa Maciel - Coordenador / Tatiana Campos Batista - Integrante / Renata Silva Borges - Integrante / Patrick Ribeiro - Integrante.
2010 - 2010
História do Pavilhão Nossa Senhora dos Remédios da Colônia Juliano Moreira
Descrição: Analise da trajetória das internas e do Pavilhão e a história da CJM, da psiquiatria e da tuberculose no Brasil, iniciado no ano de 2007..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Larissa Velasquez de Souza - Integrante / Anna Beatriz de Sá Almeida - Coordenador / Laurinda Rosa Maciel - Integrante / Tatiana Campos Batista - Integrante / Ana Carolina de Azevedo Guedes - Integrante / Beatriz Monteiro - Integrante.


Outros Projetos


2013 - 2013
Caminhos do Rio
Descrição: É um projeto cultural realizado através dos incentivos fiscais do PRONAC ? Programa Nacional de Apoio à Cultura -, que tem como objetivo promover o conhecimento sobre o Patrimônio Histórico da cidade do Rio de Janeiro no ensino fundamental. Quer principalmente trazer a história, a arquitetura e a arte do Rio para as salas de aula, incentivando os estudantes a apreciar e analisar as construções e obras de arte antigas da cidade, através da participação fundamental do professor..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) .
Integrantes: Larissa Velasquez de Souza - Coordenador / Renata de Faria Pereira - Integrante / Natasha Correa Lima - Integrante / Karine Ferreira Brito - Integrante.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, L. V.. CENTRO DE REFERÊNCIA DE MULHERES DA MARÉ CARMINHA ROSA: UMA EXPERIÊNCIA DE IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA (2004-2013). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOUZA, L. V.. História das Políticas Públicas de Saúde no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SOUZA, L. V.. 'Agentes Comunitários de Saúde do Centro de Referência de Mulheres da Maré Carminha Rosa: implementação de Políticas Públicas de Assistência (2000-2009)'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SOUZA, L. V.. Memórias da FEB: uma abordagem de gênero. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SOUZA, L. V.. ?As Atividades do SESP no Processo de Formação e Treinamento de Trabalhadores para a Amazônia?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SOUZA, L. V.. ?AS ATIVIDADES DO SESP NO PROCESSO DE FORMAÇÃO E TREINAMENTO DE TRABALHADORES PARA A AMAZÔNIA?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SOUZA, L. V.. A descrição arquivística do Projeto GECEM: contribuições técnicas à pesquisa com fontes documentais institucionais. Rio de Janeiro: CFCH-UFRJ, 2014 (Resumo expandido).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, L. V.; GUEDES, A. C. de A. ; MONTEIRO, Beatriz ; ALMEIDA, A.B. de S. . " Mulheres Ínsanas-tísicas': a história do Pavilhão Nossa Senhora dos Remédios da Colônia Juliano Moreira ( 1950-1960)". 2010. (Cartas, mapas ou similares/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Simpósio da Rede de Pesquisas em Narrativas, Gênero e Política.Violência contra a mulher: implementação de políticas de assistência pelo Centro de Referência de Mulheres da Maré (2000-2013). 2016. (Simpósio).

2.
3 Semana de História da UFF.CENTRO DE REFERÊNCIA DE MULHERES DA MARÉ CARMINHA ROSA: UMA EXPERIÊNCIA DE IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA (2004-2013). 2015. (Encontro).

3.
Jornada de Estudos Históricos Professor Manoel Salgado ? PPGHIS/UFRJ.O feminismo e a constituição das políticas públicas de assistência a mulher vítima de violência. 2015. (Outra).

4.
Jornada de Pós Graduação em História das Ciências e da Saúddee.Violência contra a mulher: trajetória do Centro de Referência de Mulheres da Maré Carminha Rosa (2000-2003). 2015. (Outra).

5.
VI Encontro Estadual de História e Saúde.Violência contra a mulher: relatos de experiência de atuação profissional no Centro de Referência de Mulheres da Maré Carminha Rosa. 2015. (Outra).

6.
14º Seminário Nacional de História da Ciência e da Técnicnologia.CENTRO DE REFERÊNCIA DE MULHERES DA MARÉ CARMINHA ROSA: implementação de políticas públicas de assistência (2000- 2013). 2014. (Seminário).

7.
Semana de História da Universidade Federal Fluminense."As atividades do SESP no processo de formação e treinamento de trabalhadores para a Amazônia". 2012. (Encontro).

8.
XV Encontro Regional de História. Ofício do Historiador: Ensino e Pesquisa.Meórias da FEB: Uma abordagem de gênero.. 2012. (Encontro).

9.
19 Reunião Anual de Iniciação Científica da Fiocruz.?AS ATIVIDADES DO SESP NO PROCESSO DE FORMAÇÃO E TREINAMENTO DE TRABALHADORES PARA A AMAZÔNIA?. 2011. (Encontro).

10.
VII Encontro de Pesquisa de graduação em História."Memórias da FEB; uma abordagem de gênero- A trajetória de Virgínia maria Niemeyer Portocarrero na carreira militar, 1944-63. 2011. (Encontro).

11.
VII Encontro de Pesquisa de graduação em História.?AS ATIVIDADES DO SESP NO PROCESSO DE FORMAÇÃO E TREINAMENTO DE TRABALHADORES PARA A AMAZÔNIA?. 2011. (Encontro).

12.
XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural..Memórias da FEB: Uma Abordagem de Gênero. 2011. (Outra).

13.
III Encontro Da Rede Iberoamercana em História da Psiquiatria." Mulheres Ínsanas-tísicas': a história do Pavilhão Nossa Senhora dos Remédios da Colônia Juliano Moreira ( 1950-1960)". 2010. (Encontro).

14.
Seminário História da Psiquiatria no Brasil Republicano." Mulheres Ínsanas-tísicas': a história do Pavilhão Nossa Senhora dos Remédios da Colônia Juliano Moreira ( 1950-1960)". 2010. (Seminário).

15.
V Encontro de Pesquisa de Graduação em História."O futebol pela ótica infantil: as diferentes visões de uma mesma realidade". 2009. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Tania Maria Dias Fernandes. Violência contra a mulher e iniciativas de enfrentamento: o Centro de Referência de Mulheres da Maré Carminha Rosa ? Rio de Janeiro ? (2000-2013). 2016. Dissertação (Mestrado em História das Ciências) - Fundação Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz. Orientador: Larissa Velasquez de Souza.

Iniciação científica
1.
Nísia Trindade Lima. Sob o signo do desenvolvimento: ciências sociais, educação sanitária e alimentação (1945-1964). 2011. Iniciação Científica - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Larissa Velasquez de Souza.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 6:02:44