Ronaldo Francisco dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2870830100319239
  • Última atualização do currículo em 16/01/2019


Ator-Pesquisador. Doutorando em Artes da Cena pela UNICAMP (2019). Mestre em Artes da Cena pela UNICAMP (2014). Especialista em Gestão e Políticas Culturais pela ITAU/UNIVERSIDADE DE GIRONA/Espanha (2010). Licenciando em Artes pela Faculdade de Administração e Artes/FAAL (2018). Graduado em Artes Cênicas pela UNICAMP (2000). É Professor Auxiliar nos Cursos de Bacharelado em Teatro e Licenciatura em Artes na Universidade do Sagrado Coração (USC). Foi Pesquisador do LAPCA (Laboratório de Processos de Criação Atorais) orientado pela Profa. Dra. Lucia Romano (UNESP). Foi Pesquisador no Grupo de Pesquisa PRESENÇA & VIDA do LUME Teatro, orientado pelos Profs. Drs. Renato Ferracini, Raquel Scott Hirson e Ana Cristina Colla (LUME/UNICAMP). Participou do projeto A ARTE SECRETA DO ATOR, orientado por Eugênio Barba (Odin Teatret/Dinamarca). Participou do projeto EXERCISES FOR REBEL ARTISTS: RADICAL PERFORMANCE PEDAGOGY orientado por Guillermo Gomez-Peña (UABC/ La Pocha Nostra/EUA/México). Sua formação é resultante do encontro com profissionais como: Guillermo Gomez-Peña, Antônio Januzelli, Eugênio Barba, Julia Varley, Renato Cohen, Ana Cristina Colla, Renato Ferracini, Alito Alessi, Tica Lemos, Lucia Romano, Marcelo Lazzaratto, Tiche Vianna, Maria Thais, Jean-Jacques Mutin, Marcin Rudy, Francisco Medeiros, Henrique Sitchin, Marcio Aurelio, Verônica Fabrini e Marinês Calori. Tem interesse nas áreas de Atuação em Teatro, Dança e Performance, Pedagogias Performativas, Treinamento dx Ator/Atriz/Performer, Dança-Teatro, Teatro Físico, Teatro e Meditação, Encenação e Arte-Educação, Comunicação e Cultura e sobretudo interesse na VIDA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ronaldo Francisco dos Santos
Nome em citações bibliográficas
ZAPHAS, Ronaldo.;ZÁPHAS, RONALDO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Sagrado Coração, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.
Rua Irmã Arminda - até Quadra 10
Jardim Brasil
17011160 - Bauru, SP - Brasil
Telefone: (14) 21077000
URL da Homepage: www.usc.br


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Mestrado em ARTES DA CENA.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: PERFORMANCE COMO UMA PRÁTICA DE SI: Mapeando noções de treinamento performativo,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Ana Cristina Colla.
Palavras-chave: treinamento; intensificação de si; artevida; performer.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teoria da Arte.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação.
2010 - 2011
Especialização em Gestão em Políticas Culturais. (Carga Horária: 210h).
Universidade de Girona/Espanha, UNIV DE GIRONA, Espanha.
Título: Avenida Dinâmica - A dinâmica cultural na Avenida Paulista.
Orientador: Teixeira Coelho.
Bolsista do(a): Itau Cultural, ITAU, Brasil.
2018
Graduação em andamento em Licenciatura em Artes.
Faculdade de Administração e Arte de Limeira, FAAL, Brasil.
2000 - 2004
Graduação em Artes Cênicas - Ênfase em Interpretação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: CRUZADAS de Michel Azama.
Orientador: Jean-Jacques Mutin.




Formação Complementar


2017 - 2017
Curso de Dança - Técnica Klauss Vianna. (Carga horária: 8h).
Sala Crisantempo, SCT, Brasil.
2017 - 2017
Construindo Competências por meio de Projetos. (Carga horária: 8h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SP, SENAC-SP, Brasil.
2017 - 2017
Laborartório de Butô. (Carga horária: 12h).
Núcleo Experimental de Butô, N.E.B, Brasil.
2016 - 2016
Oficina de Sentai-Ho e Do-Ho. (Carga horária: 24h).
Jardim dos Ventos, JDV, Brasil.
2016 - 2016
Avaliação do Processo de Desenvolvimento de Competências. (Carga horária: 8h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC-SP, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Primier Laboratorio Transcontinental de arte Vivo de La Pocha Nostra. (Carga horária: 80h).
Universidad Autónoma de Baja California, UABC, México.
2015 - 2015
Exercises for Rebel Artistis. (Carga horária: 40h).
La Pocha Nostra, LPN, Estados Unidos.
2014 - 2014
Extensão universitária em Dança Sem Limites. (Carga horária: 64h).
SP Escola de Teatro, SP ESCOLA, Brasil.
2014 - 2014
Integração Educacional: Jeito Senac de Educar. (Carga horária: 12h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC-SP, Brasil.
2013 - 2014
Extensão universitária em Laboratório de Práticas Atorais. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2013 - 2013
Método Viewpoints de Composição Cenica. (Carga horária: 20h).
Secretaria Estadual de Cultura, POIESIS, Brasil.
2012 - 2012
Dança-Literatura. (Carga horária: 6h).
Estúdio Nova Dança, ENV, Brasil.
2012 - 2012
Violão Popular. (Carga horária: 16h).
Secretaria Estadual de Cultura, POIESIS, Brasil.
2012 - 2012
Exercises for Rebel Artistis. (Carga horária: 50h).
La Pocha Nostra, LPN, Estados Unidos.
2011 - 2011
Performance: teoria e prática. (Carga horária: 60h).
Escola de Comunicação e Artes, ECA-USP, Brasil.
2010 - 2010
Viewpoints & Círculo Neutro. (Carga horária: 40h).
Escola SP Teatro, ESPT, Brasil.
2010 - 2010
A Arte Secreta do Ator - Masters-in-Residence. (Carga horária: 32h).
Eugênio Barba & Julia Varley / Odin Teatret, ODIN TEATRET, Dinamarca.
2009 - 2009
Curso Intensivo de Teatro Físico, com Marcin Rudy. (Carga horária: 15h).
Sala Crisantempo, SCT, Brasil.
2008 - 2008
Gestão e Otimização dos Espaços de Cultura, Esportes e Lazer. (Carga horária: 24h).
Serviço Social da Indústria - Diretório Regional São Paulo, SESI/SP, Brasil.
2005 - 2005
Contato-Improvisação e Body-work. (Carga horária: 16h).
Estúdio Nova Dança, ENV, Brasil.
1999 - 1999
Teatro-Treinamento. (Carga horária: 33h).
Prefeitura Municipal de Pouso Alegre MG, PMPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
Vínculo institucional

2019 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 14
Outras informações
Professor de Artes, Teatro e Educação Física Ministra as disciplinas: Expressão Corporal Direção

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Artes Cênicas, Carga horária: 14
Outras informações
Professor nos Cursos Licenciatura em Artes Licenciatura em Pedagogia Licenciatura em História Educação Artística: Artes Cênicas

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Artes Cênicas, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso de Graduação, Carga horária: 6
Outras informações
Coordenação do curso de Licenciatura em Artes

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Educação Artística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Expressão Corporal
Folclore Brasileiro (Cultura Brasileira)
Fundamentos Metodológicos do Ensino de Arte
História e Apreciação da Dança
Laboratório de Encenação I
Técnicas de Comunicação e Expressão em Sala de Aula
Técnicas de Dança
08/2017 - 01/2018
Direção e administração, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Artes.

Fundação das Artes de São Caetano do Sul, FASCS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Teatro, Carga horária: 10
Outras informações
Professor de Técnicas Expressivas - Encenação I, II e III.

Atividades

08/2018 - 10/2018
Ensino, Curso Técnico em Teatro, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Técnicas Expressivas - Encenação I
Técnicas Expressivas - Encenação II
Técnicas Expressivas - Encenação III

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Teatro, Carga horária: 21
Outras informações
Disciplinas ministradas: - Expressão Corporal - Interpretação Teatral - Montagem Teatral - Oficina de Iniciação Teatral - Gestão Empreendedora de Cultura e Arte (Produção Teatral) - História do Teatro Mundial e Brasileiro

Atividades

06/2013 - 06/2017
Ensino, Técnico em Arte Dramática, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Expressão Corporal
Gestão Empreendedora em Artes
História do Teatro Mundial
Improvisação
Iniciação ao Teatro
Interpretação Dramática
Montagem Teatral

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador CNPq-LUME da Unicamp, Carga horária: 40
Outras informações
Pesquisador CNPq-LUME/Unicamp dentro do Grupo de Pesquisa PRESENÇA & VIDA coordenado pelos Profs. Dr. Renato Ferracini e Dra. Ana Cristina Colla. O projeto acadêmico ?Entre Diferenças: Presença ? Uma cartografia para a presença do Performer? está inserido no Projeto Temático ?Presença & Vida?. Este projeto se propõe tomar os conceitos de ?presença? e ?vida? como temas atravessadores, entendidos como aspectos relacionais e composicionais que rejeitam serem atributos específicos de corpos individuais, o projeto pretende problematizar e investigar, por meio de Laboratórios de Experiência de Presença (LEPs), de Linhas de Investigação Conceitual (LICs) e de Espaços de Contaminação a dupla pergunta: a realização de experiências, ou efeitos de presença, pensados como tensão de encontro na busca de um aumento qualitativo de potência, podem ser produtores de vida enquanto geração e recomposição de graus ampliados de intensidade nos encontros? E podemos produzir saúde, com essas experiências, uma saúde que não passa pelo saudável do músculo, do orgânico e do bem vivido, mas pelo compartilhamento de experiências poéticas coletivas?

Atividades

09/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas.


Teatro da Passagem, T. P., Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Ator/Performer, Carga horária: 8
Outras informações
- Treinamento em Teatro e Performance - Criação de experimentos, ações e cenas em Teatro e Performance - Laboratório de Teatro, Dança e Performance - Laboratório de Pesquisa da Presença do Ator-Performer, a partir das palavras ?intuição? e ?impressão?, orientado pelo professor, o Dr.º Antônio Luiz Dias Januzelli - Pesquisador da "Potencialização".

Atividades

01/2006 - Atual
Treinamentos ministrados , Núcleo de Pesquisa Cênica da Cooperativa Paulista de Teatro, .

Treinamentos ministrados
Treinamento Performativo: Potencialização dx ator/atriz/performer

Cia. Artesãos do Corpo, CAC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador em Dança-Teatro, Carga horária: 8
Outras informações
- Acompanhamento do Processo de Criação em Teatro-Dança; - Criação de cenas e experimentos para o projeto TEMPO SUSPENSO; - Ensaios e criação do espetáculo "Estranhos Seres Nebulosos e Ilusórios.


Serviço Social da Indústria, SESI-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente de Produção Teatral, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas: - Manifestação Artístico-Cultural, - Representação do Lazer e Cultura, - Elaboração de Projetos Culturais.

Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coord. Pedagógico e Produtor em Teatro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades realizadas (coordenação): - Coordenação dos Núcleos de Iniciação Teatral do SESI-SP no estado. - Fomentação de atividades artístico-pedagógicas para Orientadores de Artes Cênicas, Técnicos de Iluminação e Sonorização. - Formação pedagógica e produção do CENA LIVRE (evento de trocas de saberes entre alunos e orientadores). Atividades realizadas (produção): - Curadoria e produção teatral e de dança dos projetos em artes cênicas do SESI-SP. - Seleção de projetos artísticos, elaborando a programação teatral nos teatros do SESI-SP. - Produção da Mostra SESI de Teatro Infantil (2007/2008), - Produção da Mostra SESI de Teatro de Formas Animadas (2007/2008), - Produção da Mostra SESI de Dança (2007/2008), - Produção da Viagem Teatral (2007/2008/2009/2010 e 2011), - Produção do Circuito SESI de Produções Teatrais Inéditas (2007/2008/2009/2010), - Produção de Montagens Inéditas da Vila Leopoldina (2009/2010) - Produção do Circuito SESI de Montagens Inéditas na Capital (2009/2010).


Líquido Noir - Performance Art, LIQUIDO NOIR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Performer-Pesquisador, Carga horária: 10
Outras informações
Performer-pesquisador e produtor, criador e atuador em peças teatrais e performances.


Centro de Promoção da Mulher Marginalizada, CEPROMM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Educador de Teatro, Carga horária: 20
Outras informações
Educador de teatro no projeto "Rotas Recriadas" realizando atividades ludopedagógicas com crianças e adolescentes que sofrem de violencia domestica e abuxo sexual


Escola da Teatro Catarse, E. T. CATARSE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Expressão Corporal, Carga horária: 10
Outras informações
Professor de expressão corporal na Escola de Teatro Catarse.


Associação Zero Zero de Cultura, HANGAR 00, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Produtor, assistente de iluminação, anjo etc., Carga horária: 40
Outras informações
produtor, ator, pesquisador, criador, assistente de iluminação, gestor cultural, administrador de espaço cultural, anjo, bilheteiro do Espaço Cultural (teatro alternativo) Hangar Zero Zero.


Secretaria Estadual de Educação (SP), SEC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Educador Teatral, Carga horária: 20
Outras informações
educador de teatro no projeto "Parceiros do Futuro" realizando aulas de teatro para adolescentes de 12 a 17 anos.


Prefeitura Municipal de Campinas, P/CAMPINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Educador de Teatro e Coordenador de Equipe, Carga horária: 20
Outras informações
Educador de teatro no projeto "Letra Viva" trabalhando com letramento de adultos, através do teatro. Coordenador da equipe de educadores de musica, fotografia, literatura.


Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP, FUNCAMP/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Educador de Teatro, Carga horária: 15
Outras informações
Educador de Artes (Teatro) no Projeto "Raio de Sol" sob orientação da Prof. Drª Fumiko Takasu


Zero Zero Cia de Teatro, ZERO ZERO CIA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Ator e Produtor Teatral, Carga horária: 40
Outras informações
Ator e Produtor da Zero Zero Cia de Teatro, criando e realizando oito espetáculos entre 200 e 2006.



Linhas de pesquisa


1.
1. Pedagogia da Performance

Objetivo: O objetivo desta linha é problematizar a noção de treinamento em performance a partir do mapeamento de um processo criativo que vislumbra a produção de efeitos de presença do corpo. Para este desafio, a proposta é utilizar alguns vetores teóricos como norteadores da produção de reflexões. Um deles é a relação entre os pressupostos de Jerzy Grotowski e Guillermo Gomez-Peña sobre a noção de treinamento do corpo-em-arte no teatro e na performance. Outros são os pontos de intersecção destes com os pensamentos de George Gurdjieff, Hans Ulrich Gumbrecht e Richard Schechner, no que tange as ideias de ?estudo de si?, ?presença? e ?pedagogia da performance?..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Pedagogia do Teatro.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Interpretação Teatral.
Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: presença; Pedagogia da Performance; Ator-Performer; filosofia da diferença.
2.
2. Pesquisa sobre os conceitos de Presença & Vida


Projetos de pesquisa


2014 - 2017
Performance como uma Prática de Si: mapeando noções de treinamento performativo
Descrição: O projeto Performance como uma prática de si pretende mapear noções de treinamento performativo do corpo em processo de (prepar)ação, (cri)ação e (apresent)ação em arte presencial..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Ronaldo Francisco dos Santos - Integrante / Ana Cristina Colla - Coordenador.
2006 - Atual
Laboratório de Treinamento Performativo: princípios para o trabalho atoral e performático
Descrição: O objetivo deste projeto é a organização de um treinamento performativo-atoral chamado de "Potencialização" , treinamento este que procura quebrar a dicotomia pensamento-ação. Esse treinamento atoral visa - pela respiração, escuta dos estímulos e impulsos corporais, repetição, aceleração, suspensão e exaustão de movimentos e outra qualidades - a descoberta de novos níveis de energia. Ele deve ser realizado por um longo período para que os vícios corporais e sua racionalização se esgotem. O objetivo é deixar o corpo em um fluxo continuo de estimulo/impulso/reação/ação. Deste modo, exigindo cada vez mais que pensamento não seja um aparte que controle o corpo, mas o corpo um todo orgânico pensante. Rompendo a dicotomia pensamento-ação, e longe da censura da racionalização, o corpo e voz dilatados presentificam sem escapes todas as nuances da emoção..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Ronaldo Francisco dos Santos - Coordenador / Nunes, H. G. - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de desenvolvimento


2011 - 2011
Curso Técnico em Lazer
Descrição: O objetivo deste projeto é a criação do Curso Técnico em Lazer do SESI-SP, possibilitando a formação complementar de alunos do Ensino Médio da Rede de Ensino do SESI-SP, para o mercado de trabalho na área de recreação em lazer e produção cultural..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2009 - 2011
Núcleo de Artes Cênicas
Descrição: Este projeto teve como objetivo a reestruturação do serviço de iniciação teatral dos NACs - Núcleos de Artes Cênicas do SESI-SP. Minha função foi a de propor outras formas de desenvolvimento humano e artístico, bem como outras possibilidades de formação estética para atores e não-atores que queriam se aprofundar o universo teatral..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) .
Integrantes: Ronaldo Francisco dos Santos - Coordenador / Bárbara Albano Zampol - Integrante / Vaneide de Castro - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Pedagogia da Performance.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Pedagogia do Teatro.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Interpretação Teatral.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teoria da Arte.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Produção Cultural.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2008
"COexistência" - Melhor Performance no IV Festival Nacional de Performance de Mogi, Secretaria Municipal de Cultura.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ZAPHAS, Ronaldo.2018 ZAPHAS, Ronaldo.. Atuar-se como um treinamento performativo: mergulhando na metodologia Pocha. CONCEIÇÃO/CONCEPTION REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES DA CENA, v. 7, p. 28-49, 2018.

2.
ZÁPHAS, RONALDO2017 ZÁPHAS, RONALDO. Treinamento Performativo como Modos de Existencia. RASCUNHOS - CAMINHOS DA PESQUISA EM ARTES CÊNICAS, v. 4, p. 92-104, 2017.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ZAPHAS, Ronaldo.. ENTRE GROTOWSKI E GOMEZ-PEÑA: PRESENÇA - UMA NOÇÃO DE TREINAMENTO PARA O PERFORMER - vinculado ao projeto ?Presença e Vida? na linha de Pesquisa Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena?. In: Jornada de Pesquisa em Artes PPG IA UNESP - Edição Internacional - Processo Criativo, 2015, São Paulo. Anais da Jornada de Pesquisa em Artes UNESP - Edição Internacional. São Paulo: Instituto de Artes - UNESP, 2015. v. 1. p. 325-334.

2.
ZAPHAS, Ronaldo.. Entre Diferenças: Presença - vinculado ao projeto ?Presença e Vida? na linha de Pesquisa Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena?. In: 5º SPA - Seminário de Pesquisas em Andamento do PPGAC-ECA-USP - Tema: Prática como Pesquisa, 2015, São Paulo. Resumos do Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes, 2015. v. 1. p. 173-173.

Apresentações de Trabalho
1.
ZAPHAS, Ronaldo.. O Teatro como uma Metodologia Ativa: o aluno protagonista. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ZAPHAS, Ronaldo.. Entre Diferenças: Presença - vinculado ao projeto ?Presença e Vida? na linha de Pesquisa Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ZAPHAS, Ronaldo.. Entre Grotowski e Gomez-Peña: Presença - Uma noção de treinamento para o performer - vinculado ao projeto ?Presença e Vida? na linha de Pesquisa Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ZAPHAS, Ronaldo.. Jam de Performance - vinculado ao projeto ?Presença e Vida? na linha de Pesquisa Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ZAPHAS, Ronaldo.; FERRACINI, Renato ; COLLA, A. C. . Debate Aberto - Grupo de Pesquisa PRESENÇA E VIDA do LUME/Unicamp - vinculado ao projeto ?Presença e Vida? na linha de Pesquisa Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
La Pocha Nostra ; ZAPHAS, Ronaldo. . Corpo Insurrecto: Psycho-Magic Actions for a World Gone Wrong. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BRAMANTE, A. C. ; ZAPHAS, Ronaldo. . Os espaços culturais do SESI no interior do Estado de São Paulo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
ZAPHAS, Ronaldo.. Entre Diferenças: Presença. São Paulo: PPGAC-ECA/USP, 2015 (Resumos expandidos publicados em anais de congressos).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
ZAPHAS, Ronaldo.; Rudson Marcello . PlatoniK. 2010.

Processos ou técnicas
1.
SHIN, K. ; ZAPHAS, Ronaldo. . Curso Técnico em Lazer. 2011.

Trabalhos técnicos
1.
ZAPHAS, Ronaldo.. Viagem Teatral - Ação Arte-Educativa - SESI-SP. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
ZAPHAS, Ronaldo.. O Teatro como uma Metodologia Ativa: o aluno protagonista. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
ZAPHAS, Ronaldo.; COLLA, A. C. . II Relatório de Pesquisa - Pós-Graduação/IA. 2015. (Relatório de pesquisa).

3.
ZAPHAS, Ronaldo.; COLLA, A. C. . III Relatório de Pesquisa - Pós-Graduação/IA. 2015. (Relatório de pesquisa).

4.
ZAPHAS, Ronaldo.; COLLA, A. C. . I Relatório de Pesquisa - Pós-Graduação/IA. 2014. (Relatório de pesquisa).

5.
ZAPHAS, Ronaldo.; Henrique Godoy Nunes . Oficina de Potencialização. 2009. .


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
ZAPHAS, Ronaldo.. Lapsos - Um poema para o Esquecimento. 2018. Teatral.

2.
ZAPHAS, Ronaldo.. Don't Let Me Down. 2017. Performática.

3.
ZAPHAS, Ronaldo.. O que não se vê. 2017. Teatral.

4.
ZÁPHAS, RONALDO. Todas as Crianças Crescem. 2017. Teatral.

5.
ZAPHAS, Ronaldo.. Malditas Sejam Todas as Navalhas. 2016. Teatral.

6.
ZAPHAS, Ronaldo.. Hamlet. 2016. Teatral.

7.
ZAPHAS, Ronaldo.. Ausentes. 2015. Teatral.

8.
ZAPHAS, Ronaldo.. Viúva, Porém Honesta. 2014. Teatral.

9.
ZAPHAS, Ronaldo.; NAVEGA, D. A. . VISTA MINHA PELE. 2014. Performática.

10.
ZAPHAS, Ronaldo.; ESPINDOLA, F. ; PANAMBY, S. ; SIFUENTES, R. ; DE PAULA, E. . Corpo Insurrecto: Ações Psicomágicas para um Mundo Estragado. 2012. Performática.

11.
ZAPHAS, Ronaldo.; Rudson Marcello . PlatoniK. 2011. Performática.

12.
ZAPHAS, Ronaldo.; Henrique Godoy Nunes . COexistência. 2009. Performática.

13.
ZAPHAS, Ronaldo.; Henrique Godoy Nunes . Como se formam as Ilhas?. 2008. Performática.

14.
PESTANA, S. ; Rudson Marcello ; ZAPHAS, Ronaldo. . Olhos de Coral. 2006. Teatral.

15.
ZAPHAS, Ronaldo.; CORAL, M. ; PESTANA, S. . Água Desnuda. 2003. Teatral.

16.
CORAL, M. ; PESTANA, S. ; Rudson Marcello ; ZAPHAS, Ronaldo. . O Círculo de Giz Caucasiano. 2003. Teatral.

Artes Visuais
1.
ZAPHAS, Ronaldo.; LOPEZ, S. G. ; GOMEZ-PENA, G. . Jam de Performance - La Pocha Summer School. 2015. Performance.

Outras produções artísticas/culturais
1.
ZAPHAS, Ronaldo.. Circuito SESI de Produções Teatrais Inéditas - capital. 2011 (Difusão Cultural e Fomento Artístico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ZAPHAS, Ronaldo.; GELONEZE, F. R.. Participação em banca de Lucas D' Alessandro Ribeiro. MÚSICA, POLÍTICA E GRANDE IMPRENSA: O SAMBA NAS PÁGINAS DE O ESTADO DE S. PAULO (1969 A 1984). 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade do Sagrado Coração.

2.
ZAPHAS, Ronaldo.; GELONEZE, F. R.. Participação em banca de Camilla da Costa Silvério. HOMOAFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: ANÁLISES E REFLEXÕES. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade do Sagrado Coração.

3.
ZAPHAS, Ronaldo.; GELONEZE, F. R.. Participação em banca de Marco Antonio de Morais Júnior. A PERCEPÇÃO DA MORTE PELOS VIVOS: AS INSCRIÇÕES FUNERÁRIAS DO CEMITÉRIO DA SAUDADE DE BAURU. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade do Sagrado Coração.

4.
ZAPHAS, Ronaldo.; GELONEZE, F. R.. Participação em banca de Vinicius Sales Barbosa. O SHOW DE TRUMAN: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DO GNOSTICISMO NO CINEMA. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade do Sagrado Coração.

5.
ZAPHAS, Ronaldo.; GELONEZE, F. R.. Participação em banca de Lucas D Alessandro Ribeiro. O SAMBA E O SAMBA-SOUL NA PRODUÇÃO MUSICAL DE TIM MAIA ENTRE 1972 E 1979. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musical) - Universidade do Sagrado Coração.

6.
GELONEZE, F. R.; ZAPHAS, Ronaldo.. Participação em banca de Lynker Pavarin Silva. RECURSOS CÔMICOS PARA A CRIAÇÃO DO ATOR NA CONTEMPORANEIDADE. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Artística: Artes Cênicas) - Universidade do Sagrado Coração.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BIONDO, V.; SILVA, R. R. M.; ZAPHAS, Ronaldo.. Técnico Esportivo, Cultural e Social ? Operador de sistemas cênico. 2018. Prefeitura Municipal de Bauru.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
24º Fórum de Iniciação Científica.24º Fórum de Iniciação Científica. 2018. (Encontro).

2.
6º SILE SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUAGENS EDUCATIVAS.O Teatro como uma Metodologia Ativa: o aluno protagonista. 2018. (Simpósio).

3.
5º Seminário de Pesquisas em Andamento do PPGAC-ECA/USP.Entre Diferenças: Presença. 2015. (Seminário).

4.
III Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena - UNICAMP.Debate Aberto - Grupo de Pesquisa PRESENÇA E VIDA do LUME/Unicamp. 2015. (Seminário).

5.
X Jornada de Pesquisa em Arte - Edição Internacional.Entre Grotowski e Gomez-Peña: Presença - Uma noção de treinamento para o Performer. 2015. (Seminário).

6.
Comunicarte 2014.Performances da Turma 28 de Arte Dramatica. 2014. (Encontro).

7.
13ª Mostra de Teatro SENAC.Cenas Curtas de Verissimo. 2013. (Encontro).

8.
8º Encontro Hemispheric Institute - Instituto Hemisférico de Performance e Política.Corpo Insurrecto: Ações Psicomágicas para um Mundo Estragado. 2012. (Encontro).

9.
Encontro de Estudos para otimização de espaço de lazer esporte e cultura.A área cultural do SESI-SP. 2010. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ZAPHAS, Ronaldo.. V Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas. 2016. (Outro).

2.
ZAPHAS, Ronaldo.. 14ª Mostra de Artes Cênicas do SENAC-SP - Unidade: Santana. 2016. (Festival).

3.
ZAPHAS, Ronaldo.. IV Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas. 2015. (Outro).

4.
ZAPHAS, Ronaldo.. 13ª Mostra de Artes Cênicas do SENAC. 2015. (Festival).



Inovação



Projeto de desenvolvimento tecnológico



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 11:46:51