Dinameire Oliveira Carneiro Rios

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4002325750046594
  • Última atualização do currículo em 10/04/2018


Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2010). É pesquisadora desde 2009 do NELCI (Núcleo de Estudos em Literatura e Cinema), na Universidade Estadual de Feira de Santana. Desenvolveu no período de 2009-2010 o projeto de pesquisa intitulado "Da literatura ao cinema: Aspectos do Romanceiro da Inconfidência no filme Os inconfidentes". Possui Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana, onde trabalhou em pesquisa relacionada à obra do escritor e cineasta baiano Olney São Paulo. Com financiamento FAPESB desenvolveu o projeto de pesquisa "O cinema de Olney São Paulo: Grito da terra e o Cinema Nacional" entre 2011 e 2013. Atualmente é estudante do Doutorado em Literatura e Cultura na Universidade Federal da Bahia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Dinameire Oliveira Carneiro Rios
Nome em citações bibliográficas
RIOS, D. O. C.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em LITERATURA E CULTURA.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
com período sanduíche em Universidade do Porto (Orientador: Ana Paula Coutinho Mendes).
Título: Vozes dissonanates: a representação da mulher colonial no novo romance histórico, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Décio Torres Cruz.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
Palavras-chave: Mulher; Representação; História; Literatura; Colonial.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2011 - 2013
Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural.
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Título: Olney São Paulo:Aspectos líricos, trágicos e dramáticos na adaptação de Grito da terra.,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Claudio Cledson Novaes.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
Palavras-chave: Cinema; Olney São Paulo; Cinema Novo; Análise fílmica; Adaptação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação; Atividades profissionais, científicas e técnicas.
2013 - 2014
Especialização em Especialização em Estudos Literários. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Título: Quando realidade e ficção se (con)fundem: uma análise da metaficção em Lygia Fagundes Telles e Julio Cortázar.
Orientador: Claudio Cledson Novaes.
2006 - 2010
Graduação em Letras Vernáculas.
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Bolsista do(a): UEFS, PROBIC, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Curso de Capacitação à Distância para Avaliação de Redações do ENEM- 2017. (Carga horária: 90h).
Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista, VUNESP, Brasil.
2015 - 2015
Programa de Atualização e Qaulificação de Avaliadores das Redações do ENEM. (Carga horária: 120h).
Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção, CEBRASPE, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Sala de Cinema- Subjetividade, Cultura e Poder. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2011 - 2011
Francês Instrumental. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Antropologia indígena. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2009 - 2009
Olhando o céu com história e arte. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2008 - 2008
Inglês instrumental I. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2007 - 2007
Gestão da Aprendizagem. (Carga horária: 60h).
Secretaria Municipal de educação, SME, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Porto, U.PORTO, Portugal.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora- Graduação em Letras Vernáculas, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora presencial do Curso de Licenciatura em Letras Vernáculas da Universidade Aberta do Brasil-UAB. Disciplinas orientadas: Estágio Supervisionado II e Estágio Supervisionado III.


Projeto Universidade Para Todos, UPT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 14
Outras informações
Professora de Literatura Brasileira- Pré-vestibular


Universidade Para Todos, UPT, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor- Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20


Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12


Colégio Limite, CL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Titular, Carga horária: 12


Escola Municipal Antonio Alves Oliveira, EMAAO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Titular, Carga horária: 20


Colégio Nobre, CN, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Redação e Literatura, Carga horária: 23



Projetos de pesquisa


2017 - 2017
Vozes dissonantes: a representação da mulher no novo romance histórico português
Descrição: Este plano de estudos está inserido em uma pesquisa mais ampla que desenvolvi junto ao Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia, intitulada ?Vozes dissonantes: a representação da mulher no novo romance histórico?, sob a orientação do Professor Doutor Décio Torres Cruz, e que mapeia representações femininas conforme construídas em algumas narrativas brasileiras e portuguesas. Assim, esse plano apresenta os aspectos gerais da pesquisa que desenvolvi no estágio de doutorado na Universidade do Porto, sob a orientação da Professora Doutora Ana Paula Coutinho Mendes, investigando, especificamente, as narrativas de autoras portuguesas que se inscrevem no corpus geral da pesquisa. O projeto contou com o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) A pesquisa contou com o financiamento d.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Dinameire Oliveira Carneiro Rios - Coordenador / Ana Paula Coutinho Mendes - Integrante.
2014 - 2018
Vozes dissonanates: a representação da mulher no novo romance histórico
Descrição: No projeto de pesquisa intitulado Vozes dissonantes: a representação da mulher no novo romance histórico se propõe a repensar criticamente as linhas de forças que atravessam os campos discursivos da História e da Literatura, através de produções literárias que reinterpretam os discursos sobre o passado, revisam conceitos fundamentais como verdade, centro, neutralidade, homogeneidade, e reivindicam a inscrição na história de sujeitos que tiveram a sua participação apagada no discurso historiográfico. A contribuição deste projeto de pesquisa consiste em sistematizar, através do método de análise oferecido pela Teoria da Literatura e pelos Estudos Culturais e de Gêneros, como o Novo Romance Histórico contribui para reorganizar os discursos construídos sobre a história marcadamente sobre o modo como se deu a participação da mulher em fatos históricos significativos, possibilitando uma descentralização dos acontecimentos e descortinando as relações de poder envolvidas neles. O corpus da pesquisa é composto pelos romances Tropical sol da liberdade (1988) e Desmundo (1996), das escritoras brasileiras Ana Maria Machado e Ana Miranda, respectivamente, e pelo romance A árvore das palavras (1997), da escritora portuguesa Teolinda Gersão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Olney São Paulo: Aspectos líricos, trágicos e dramáticos da adaptação de Grito da terra
Descrição: Este projeto de pesquisa visa construir um mapeamento crítico da obra do escritor e cineasta baiano Olney São Paulo. Pesquisando especificamente o primeiro longa-metragem produzido por Olney São Paulo, Grito da terra (1964), pretende-se levantar a fortuna crítica produzida no Brasil na época de produção e lançamento deste filme, como também reconstruir o contexto histórico e cinematográfico em que se insere esta produção para, a partir daí, analisar os aspectos éticos e estéticos da obra fílmica de Olney São Paulo, centrando-se basicamente nesta sua primeira realização cinematográfica de caráter profissional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Dinameire Oliveira Carneiro Rios - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.


Projetos de desenvolvimento


2009 - 2010
Da literatura ao cinema:aspectos do Romanceiro da Inconfidência no filme Os inconfidentes
Descrição: Desenvolvido com o financiamento PROBIC , este projeto visa compreender aspectos/diálogos significativos entre as duas artes( cinema e literatura) a partir do corpus constituído pelo livro Romanceiro da inconfidência e o filme Os inconfidentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Revista Graduando


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2009
Premiação do 13º Semic, Universidade Estadual de Feira de Santana.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RIOS, D. O. C.2017RIOS, D. O. C.; MENDES, A. P. C. . Relações Portugal-Brasil: uma leitura da representação da mulher no novo romance histórico. Água vai: Revista portuguesa de cultura, v. 1, p. 14-19, 2017.

2.
RIOS, D. O. C.2016RIOS, D. O. C.. Quando realidade e ficção se (con)fundem: uma análise da metaficção em Lygia Fagundes Telles e Julio Cortázar. Estrema- Revista Interdisciplinar em Humanidades, v. 1, p. 221, 2016.

3.
RIOS, D. O. C.2016RIOS, D. O. C.. UMA VOZ DISSONANTE: DESMUNDO E O LUGAR SOCIAL DA MULHER NO BRASIL COLONIAL. ContraCorrente: Revista de Estudos Literários, v. 1, p. 8, 2016.

4.
RIOS, D. O. C.2016RIOS, D. O. C.; CRUZ, D. T. . Ser Mulher em um 'Desmundo' Hostil. Revista Sísifo, v. 1, p. sp, 2016.

5.
RIOS, D. O. C.2014RIOS, D. O. C.; SEIDEL, R. H. . LIRISMO, HISTÓRIA E MEMÓRIA EM BOM DIA CAMARADAS, DE ONDJAKI. Revista Africa(s), v. 1, p. 253-264, 2014.

6.
RIOS, D. O. C.2012RIOS, D. O. C.. NUANÇAS DO CONTO ROSIANO: OS SENTIDOS E O SER EM ?LUAS DE MEL?. Ave Palavra (UNEMAT), v. 1, p. 1-13, 2012.

7.
RIOS, D. O. C.2012RIOS, D. O. C.. A ESTÉTICA DA ANTROPOFAGIA: DEVORAÇÃO, CRÍTICA E CINEMA EM OSWALD DE ANDRADE, GLAUBER ROCHA E OLNEY SÃO PAULO. Memento (Três Corações), v. 3, p. 208-217, 2012.

8.
RIOS, D. O. C.2012RIOS, D. O. C.. A estética da antropofagia: devoração, crítica e cinema em Oswald de Andrade, Glauber Rocha e Olney São Paulo. Revista Saberes, v. 10/2012, p. 122, 2012.

9.
RIOS, D. O. C.2012RIOS, D. O. C.; Novaes . Olney São Paulo e a produção nacional-popular em 1950/60. Revista Vozes dos Vales, v. 02, p. 1, 2012.

10.
RIOS, D. O. C.2012RIOS, D. O. C.; Novaes . Por uma estética antropofágica em Oswald de Andrade, Glauber Rocha e Olney São Paulo. Revista Letrando, v. 1, p. 1-9, 2012.

11.
RIOS, D. O. C.2011RIOS, D. O. C.. MENINO DE ENGENHO: O INÍCIO DO CICLO SOCIOLÓGICO EM JOSÉ LINS DO REGO. Revista Saberes, v. 9, p. 278, 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RIOS, D. O. C.. VOZES DISSONANTES: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NO NOVO ROMANCE HISTÓRICO. In: VIII Seminário de Estudos Filológicos, 2016, Feira de Santana. Anais do VIII Seminário de Estudos Filológicos, 2016. v. 1. p. 482-489.

2.
RIOS, D. O. C.; Novaes . O telúrico em Olney São Paulo:Grito da terra e suas perspectivas críticas. In: II Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso- II CONLID, 2012, Mossoró. Linguagem, Sujeito e Sociedade- Anais do II Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso. Mossoró: Edições UERN, 2011. v. 1. p. 796-803.

3.
RIOS, D. O. C.. O ser- tão de Olney São Paulo: uma análise das representações sertanejas em Grito da terra. In: III Encontro Baiano de Estudos em Cultura- III EBECULT, 2012, Cachoeira. Artigos ompletos- III Encontro Baiano de Estudos em Cultura- III EBECULT, 2012.

4.
RIOS, D. O. C.; Novaes . Grito da terra: o livro, o filme e suas perspectivas críticas. In: II Seminário de Estudos em Linguagem e Educação- II SELED, 2011, Vitória da Conquista. Anais- II Seminário de Estudos em Linguagem e Educação- II SELED, 2011.

5.
RIOS, D. O. C.; Novaes . OLNEY SÃO PAULO EM GRITO DA TERRA: POLÍTICA AUDIOVISUAL NA CONJUNTURA NACIONAL DO CINEMA BRASILEIRO. In: VII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2011, Salvador. Anais- VII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2011.

6.
RIOS, D. O. C.. Grito da Terra e a inserção do cinema de Olney São Paulo no dircurso da cinematografia rural brasileira. In: III Colóquio da Pós-graduação em Letras, 2011, Assis. Anais Cpgl. Assis, 2011. v. 1. p. 1-8.

7.
RIOS, D. O. C.. OLNEY SÃO PAULO: ASPECTOS LÍRICOS, DRAMÁTICOS E TRÁGICOS NAS ADAPTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DE GRITO DA TERRA E O FORTE. In: III Colóquio da Pós-graduação em Letras, 2011, Assis. Anais Cpgl. Assis, 2011. v. 1. p. 1-9.

8.
RIOS, D. O. C.; Novaes . O Cinema de Olney São Paulo: uma análise de Grito da terra no contexto do cinema novo. In: 3º Colóquio do Grupo de Estudos Literários Contemporâneos: Um cosmopolitismo nos trópicos e 100 anos de Afrânio Coutinho (1911-2011): A crítica literária no Brasil, 2011, Feira de Santana. Anais- 3º Colóquio do Grupo de Estudos Literários Contemporâneos: Um cosmopolitismo nos trópicos e 100 anos de Afrânio Coutinho (1911-2011): A crítica literária no Brasil, 2011. v. 1.

9.
RIOS, D. O. C.. Olney São Paulo e a recepção crítica de O forte. In: III Seminário Nacional de Literatura e Cultura, 2011, São Cristovão. Anais do III Seminário Nacional de Literatura e Cultura, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RIOS, D. O. C.; Novaes . Grito da terra: o livro, o filme e suas perspectivas críticas. In: II Seminário de Estudos em Linguagem e Educação- II SELED, 2011, Vitória da Conquista. Resumos Expandidos- II Seminário de Estudos em Linguagem e Educação- II SELED, 2011.

2.
RIOS, D. O. C.. A inconfidência mineira pela ótica literária e cinematográfica. In: XIV Seminário de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Feira de Santana, 2010, Feira de Santana. Anais do XIV Seminário de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Feira de Santana, 2010. p. 344-346.

3.
RIOS, D. O. C.. Da Literatura ao Cinema: Aspectos do Romanceiro da Inconfidência no Filme Os Inconfidentes. In: XIII Seminário de Iniciação Científica, 2009, Feira de Santana. ANAIS 2009 - Ciência na UEFS, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RIOS, D. O. C.. Trânsitos, paragens e identidade em A árvore das palavras. In: Espaços Literários e territórios críticos, 2017, Porto. Espaços Literários e territórios críticos- Livro de resumos. Porto: ILCML, 2017. v. 1. p. 33-34.

2.
RIOS, D. O. C.. Trânsitos e identidade em A árvore das palavras. In: Moving texts: mediations and transculturations, 2017, Aveiro. Livro de resumos: conferência internacional Itinerâncias: textos, mediações e transculturções. Aveiro. v. 1. p. 118-118.

3.
RIOS, D. O. C.. A estética da antropofagia: devoração, crítica e cinema em Oswald de Andrade, Glauber Rocha e Olney São Paulo. In: Fluxos Literários: Ética e Estética, 2012, Florianópolis. Cadernos de Resumos, 2012. v. 1. p. 48.

4.
RIOS, D. O. C.. A estética da antropofagia: devoração, crítica e cinema em Oswald de Andrade, Glauber Rocha e Olney São Paulo. In: IV Seminário Nacional Literatura e Cinema, 2012, São Cristovão. Cadernos de Resumos, 2012. p. 17.

5.
RIOS, D. O. C.. Um estudo sobre a transposição fílmica: Grito da terra na literatura e no cinema. In: Curso Castro Alves 2012- VII Colóquio de Literatura Baiana, 2012, Salvador. Resumos- Curso Castro Alves 2012- VII Colóquio de Literatura Baiana, 2012.

6.
RIOS, D. O. C.. Grito da terra e a inserção do cinema de Olney São Paulo no discurso da cinematografia rural brasileira. In: III Colóquio da Pós-Graduação em Letras, 2011, Assis. Caderno de Resumos e Programação- III Colóquio da Pós-Graduação em Letras, 2011.

7.
RIOS, D. O. C.. Olney São Paulo: Aspectos líricos, trágicos e dramáticos nas adaptações cinematográficas de Grito da terra e O forte. In: III Colóquio da Pós-Graduação em Letras, 2011, Assis. Caderno de Resumos e Programação- III Colóquio da Pós-Graduação em Letras, 2011.

8.
RIOS, D. O. C.; Novaes . Um discurso sobre o Nordeste no filme 'Grito da terra" de Olney São Paulo. In: III Seminário de Estudos Linguísticos e Literários- III SELL, 2011, Brumado. Caderno de Resumos- III SELL, 2011.

9.
RIOS, D. O. C.; Novaes . O cinema de Olney São Paulo: Uma análise de Grito da terra no contexto do Cinema Novo. In: III Colóquio do Grupo de Estudos Literários Contemporâneos: Um cosmopolitismo nos Trópicos / 100 anos de Afrânio Coutinho (1911-2011), 2011, Feira de Santana. Caderno de Resumos- III Colóquio do Grupo de Estudos Literários Contemporâneos: Um cosmopolitismo nos Trópicos / 100 anos de Afrânio Coutinho (1911-2011), 2011.

10.
RIOS, D. O. C.. Realidade e ficção em Ronda: oratório malungo- o quilombo como espaço de cultura e resistência. In: I Simpósio Internacional de Baianidade- Sinbaianidade, 2011, Seabra. Resumos- I Simpósio Internacional de Baianidade- Sinbaianidade, 2011.

11.
RIOS, D. O. C.. Aproximações entre a pintura de Cândido Portinari e a arte proposta para este milênio. In: III Colóquio Internacional - Desenho, Cultura e Interatividade, 2011, Feira de Santana. Resumos- III Colóquio Internacional - Desenho, Cultura e Interatividade, 2011.

12.
RIOS, D. O. C.. Aproximações entre a pintura de Cândido Portinari e a arte proposta para este milênio. In: III Colóquio Internacional - Desenho, Cultura e Interatividade, 2011, Feira de Santana. Resumos- III Colóquio Internacional - Desenho, Cultura e Interatividade, 2011.

13.
RIOS, D. O. C.. Cinema e Educação: Imbricamentos sobre este diálogo. In: V SETRANS- Seminário Transdisciplinar da UEFS, 2011, Feira de Santana. Caderno de Resumos- V SETRANS- Seminário Transdisciplinar de Letras, 2011.

14.
RIOS, D. O. C.. Olney São Paulo e a recepção crítica de O forte. In: SENALIC- III Seminário Nacional Literatura e Cultura, 2011, São Cristovão. Cadernos de Resumos e Programação- SENALIC- III Seminário Nacional Literatura e Cultura, 2011. p. 48-48.

15.
RIOS, D. O. C.; Damasceno . O vocabulário fúnebre na coluna de obitiuários no Jornal Folha do Norte nos anos de 1940. In: Seminários Interdisciplinares de Letras, 2010, Feira de Santana. Caderno de Resumos e Programação Seminários Interdisciplinares de Letras, 2010.

16.
RIOS, D. O. C.. Traspasses, Féretros e Capelas: o vocabulário fúnebre na coluna de obituários no jornal Folha do Norte na década de 1940. In: IV ENAPEL- Encontro Nacional de Pesquisadores de Periódicos Literários: percursos e propostas, 2010, Feira de Santana. Caderno de Programa de Resumos- IV ENAPEL- Encontro Nacional de Pesquisadores de Periódicos Literários: percursos e propostas, 2010.

17.
RIOS, D. O. C.. A inconfidência mineira pela ótica literária e cinematográfica. In: IX ENIL- Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não Verbal: Linguagens e Ciultura, 2010, João Pessoa. Cadernos de Resumos: IX ENIL- Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não Verbal: Linguagens e Ciultura, 2010. p. 409-410.

18.
RIOS, D. O. C.. O negro na obra de Cecília Meireles. In: II EBECULT, 2009, Feira de Santana. Livro de resumos do II EBECULT, 2009. v. 1.

19.
RIOS, D. O. C.. A inconfidência mineira na poesia de Cecília Meireles. In: IV SETRANS- Seminário transdisciplinar da UEFS, 2009, Feira de Santana. IV SETRANS- Seminário transdisciplinar da UEFS, 2009.

20.
RIOS, D. O. C.. O épico na obra de Cecília Meireles:um olhar sob o Romanceiro da Inconfidência. In: V Seminário da Pós-graduação e senho,Cultura e Interatividade, 2009, Feira de Santana. Caderno de Resumos-V Seminário da Pós-graduação e senho,Cultura e Interatividade, 2009.

21.
RIOS, D. O. C.. A inconfidência mineira na poesia de Cecília Meireles. In: IV SETRANS- Seminário Transdisciplinar da UEFS, 2009, Feira de Santana. IV SETRANS- Seminário transdisciplinar da UEFS, 2009.

22.
RIOS, D. O. C.. A representação do samba de roda no Recôncavo baiano. In: IV SETRANS- Seminário Transdisciplinar da UEFS, 2009, Feira de Santana. IV SETRANS- Seminário transdisciplinar da UEFS, 2009.

Artigos aceitos para publicação
1.
RIOS, D. O. C.. A representação do samba de roda no Recôncavo baiano. IV SETRANS- Seminário transdisciplinar da UEFS, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
RIOS, D. O. C.. Vozes dissonanates: a construção da representação da mulher em romances históricos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
RIOS, D. O. C.. A mulher na história: representações femininas em romances históricos contemporâneos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
RIOS, D. O. C.. Literatura e cultura brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
RIOS, D. O. C.. O romance histórico da literatura brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
RIOS, D. O. C.. A mulher na história: uma análise do conto 'Colheita'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
RIOS, D. O. C.. Trânsitos e identidade em A árvore das palavras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
RIOS, D. O. C.; MENDES, A. P. C. . Relações Portugal-Brasil: uma leitura da representação da mulher no novo romance histórico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
RIOS, D. O. C.; MENDES, A. P. C. . Trânsitos, paragens e identidade em A árvore das palavras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
RIOS, D. O. C.. Vozes dissonanates: a representação da mulher no novo romance histórico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
RIOS, D. O. C.. O rural no cinema de Olney São Paulo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
RIOS, D. O. C.. Vozes dissonanates: a representação da mulher no novo romance histórico brasileiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
RIOS, D. O. C.. A importância da linguagem para a formação do Assistente social. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
RIOS, D. O. C.. A importância da linguagem no exercício do Assistente social. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
RIOS, D. O. C.. A representação da mulher no novo romance histórico brasileiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
RIOS, D. O. C.. O ser mulher no Brasil colonial: uma análise de Desmundo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
RIOS, D. O. C.. RELAÇÕES ENTRE LITERATURA E HISTÓRIA: ALGUNS APONTAMENTOS TEÓRICOS SOBRE O NOVO ROMANCE HISTÓRICO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
RIOS, D. O. C.. UMA VOZ DISSONANTE: DESMUNDO E O LUGAR SOCIAL DA MULHER NO BRASIL COLONIAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
RIOS, D. O. C.. CAMINHOS DA METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA: A REPRESENTAÇÃO DO SUJEITO HISTÓRICO EM TROPICAL SOL DA LIBERDADE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
RIOS, D. O. C.. MEMÓRIA E DITADURA: A REPRESENTAÇÃO DO SUJEITO HISTÓRICO EM TROPICAL SOL DA LIBERDADE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
RIOS, D. O. C.. As nuances da adaptação cinematográfica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
RIOS, D. O. C.. As interfaces da adaptação: o romance 'Grito da terra' e sua transposição fílmica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
RIOS, D. O. C.. Aspectos críticos da Literatura e do Cinema: Leituras, olhares e reflexões sobre a obra de Olney São Paulo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
RIOS, D. O. C.. 'Grito da terra': uma análise do aspecto rural no cinema de Olney São Paulo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
RIOS, D. O. C.. 'Grito da terra' e o cinema baiano na década de 1960. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
RIOS, D. O. C.. O ser-tão de Olney São Paulo: uma análise das representações sertanejas em Grito da Terra. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
RIOS, D. O. C.. Literatura e Cinema: Imbricações sobre este diálogo em Grito da terra. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
RIOS, D. O. C.; Juliana Silva ; Rios . Da literatura ao cinema: diálogos, traduções e adaptações. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
RIOS, D. O. C.; Juliana Silva ; Rios . Cinema na escola: Recursos e Metodologia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
RIOS, D. O. C.. Olney São Paulo e a recepção crítica de O forte. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
RIOS, D. O. C.; Novaes ; Reis ; Santos . Olney São Paulo: Narrativa Audiovisual e Recepção Crítica do Cinema Brasileiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
RIOS, D. O. C.. Olney São Paulo: Aspectos líricos, trágicos e dramáticos das adaptações cinematográficas de Grito da terra e O forte. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
RIOS, D. O. C.. Grito da terra e a inserção do cinema de Olney São Paulo na cinematografia rural brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
RIOS, D. O. C.. Cinema e Educação: Imbricamentos sobre este diálogo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
RIOS, D. O. C.; Novaes . O cinema de Olney São Paulo: Uma análise de Grito da terra no contexto do Cinema Novo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
RIOS, D. O. C.; Juliana Silva ; Rios . A linguagem cinematográfica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
RIOS, D. O. C.; Juliana Silva ; Rios . A utilização do audiovisual em sala de aula. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

37.
RIOS, D. O. C.. Com a palavra o narrador: uma análise do conto "Armado cavaleiro o audaz motoqueiro" de Herberto Sales. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
RIOS, D. O. C.. Da gerontologia à literatura: a sexualidade idosa em Guimarães Rosa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
RIOS, D. O. C.. Aproximações entre a pintura de Cândido Portinari e a arte proposta para este milênio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
RIOS, D. O. C.; Rios . A importância dos Programas de bolsas institucionais para os estudantes da universidades públicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

41.
RIOS, D. O. C.. Realidade e ficção em Ronda: oratório malungo- o quilombo como espaço de cultura e resistência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
RIOS, D. O. C.; Juliana Silva . A Gramática Cinematográfica: Linguagem, Imagem e Discurso. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

43.
RIOS, D. O. C.. O Cinema sob o Olhar do Educador. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

44.
RIOS, D. O. C.. Um discurso sobre o Nordeste no filme 'Grito da terra" de Olney São Paulo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
RIOS, D. O. C.; Novaes . Grito da terra: o livro, o filme e suas perspectivas críticas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
RIOS, D. O. C.. O telúrico em Olney Alberto São Paulo: Grito da terra e sua recepção crítica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
RIOS, D. O. C.. Diálogos Literários e Cinematográficos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

48.
RIOS, D. O. C.. Da palavra à imagem:obras literárias e suas adaptações cinematográficas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
RIOS, D. O. C.. Da palavra à imagem:obras literárias e suas adaptações cinematográficas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

50.
RIOS, D. O. C.. A inconfidência Mineira nos versos de Cecília Meireles. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

51.
RIOS, D. O. C.. Traspasses, féretros e capelas: o vocabulário fúnebre no Jornal Folha do Norte. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

52.
RIOS, D. O. C.. A inconfidência Mineira pela ótica literária e cinematográfica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

53.
RIOS, D. O. C.. O épico na poesia da modernsita Cecília Meireles. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

54.
RIOS, D. O. C.. Estudo Comparativo entre os personagens Fabiano, de Vidas Secas e Chico bento, de O Quinze. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

55.
RIOS, D. O. C.. O uso de Eufemismo em Textos Literários. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

56.
RIOS, D. O. C.. A influência do Simbolismo francês na poesia de Cecília Meireles. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

57.
RIOS, D. O. C.. O negro da obra de Cecília Meireles. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

58.
RIOS, D. O. C.. A poesia de Cecília Meireles e o Romanceiro da inconfidência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

59.
RIOS, D. O. C.. A poesia da iinconfidência mineira em Os inconfidentes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

60.
RIOS, D. O. C.. O histórico e o literário no filme Os inconfidentes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

61.
RIOS, D. O. C.. Da literatura ao cinema:aspectos do Romanceiro da inconfidência no filme Os inconfidentes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

62.
RIOS, D. O. C.. O vocabulário fúnebre na coluna de obituários na Jornal Folha do Norte nos anos de 1940. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

63.
RIOS, D. O. C.; BARBOSA, T. S. . A terceira idade e a representação do samba de roda. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

64.
RIOS, D. O. C.. O épico na obra de Cecília Meireles:um olhar sob o Romanceiro da Inconfidência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

65.
RIOS, D. O. C.. O épico em Cecília Meireles:Um Olhar sob o Romanceiro da Inconfidência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

66.
RIOS, D. O. C.. A representação do samba de roda no Recôncavo baiano. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

67.
RIOS, D. O. C.. A inconfidência mineira na poesia de Cecília Meireles. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Brito ; RIOS, D. O. C. . A atuação do enfermeiro assitencial no atendimento a mulheres com diagnóstico de câncer uterino: uma revisão de literatura. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
RIOS, D. O. C.; Juliana Silva ; Rios . A utilização do audiovisual em sala de aula. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
RIOS, D. O. C.; Juliana Silva ; Rios . A linguagem cinematográfica. 2011. .

3.
RIOS, D. O. C.. Relatório Anual- Bolsa FAPESB. 2011. (Relatório de pesquisa).

4.
RIOS, D. O. C.. Relatório Parcial- Bolsa FAPESB. 2011. (Relatório de pesquisa).

5.
RIOS, D. O. C.. Relatório Final do Projeto de Pesquisa " Da literatura ao cinema: aspectos do Romanceiro da Inconfidência no filme Os inconfidentes". 2010. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
RIOS, D. O. C.; Rios . I Mostra de Cinema: A obra de Olney São Paulo em debate. 2011 (Mostra Cinematográfica).

2.
RIOS, D. O. C.; Rios . II Mostra de Cinema: o Cinema Novo em foco. 2011 (Mostra Cinematográfica).

3.
RIOS, D. O. C.; Rios . III Mostra de Cinema: redescobrindo o cinema baiano. 2011 (Mostra Cinematográfica).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5º Congresso de Lusitanistas da Polónia. Relações Portugal-Brasil: uma leitura da representação da mulher no novo romance histórico. 2017. (Congresso).

2.
Espaços Literários e Territórios críticos. Trânsitos, paragens e identidade em A árvore das palavras. 2017. (Congresso).

3.
I Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Literatura Comparada- EJICOMP.A mulher na história: representações femininas em romances históricos contemporâneos. 2017. (Encontro).

4.
II Encontro Nacional de Investigadores/as da Secção Temática da APS Sexualidade e Género.Vozes dissonanates: a construção da representação da mulher em romances históricos. 2017. (Encontro).

5.
Moving texts: mediations and transculturations. Trânsitos e identidade em A árvore das palavras. 2017. (Congresso).

6.
O conto: o cânone e as margens. A mulher na história: uma análise do conto "Colheita". 2017. (Congresso).

7.
Planejar 2017- A escola em movimento. 2017. (Encontro).

8.
Curso Jorge Amado 2016.A representação da mulher no novo romance histórico brasileiro. 2016. (Encontro).

9.
SEMINÁRIO DE PESQUISA ESTUDANTIL EM LETRAS.RELAÇÕES ENTRE LITERATURA E HISTÓRIA: ALGUNS APONTAMENTOS TEÓRICOS SOBRE O NOVO ROMANCE HISTÓRICO. 2016. (Seminário).

10.
VII Seminário de Estudos Filológicos.Vozes dissonanates: a representação da mulher no novo romance histórico. 2016. (Seminário).

11.
XVII Seminário de Literatura e Diversidade Cultural.Vozes dissonanates: a representação da mulher no novo romance histórico brasileiro. 2016. (Seminário).

12.
: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LITERATURA E DIVERSIDADE CULTURAL.MEMÓRIA E DITADURA: A REPRESENTAÇÃO DO SUJEITO HISTÓRICO EM TROPICAL SOL DA LIBERDADE. 2015. (Seminário).

13.
Diálogos interdisciplinares: Filosofia e Literatura Contemporâneas na América Latina. O ser mulher no Brasil colonial: uma análise de Desmundo. 2015. (Congresso).

14.
XIII Semana de Letras.RELAÇÕES ENTRE LITERATURA E HISTÓRIA: ALGUNS APONTAMENTOS TEÓRICOS SOBRE O NOVO ROMANCE HISTÓRICO. 2015. (Encontro).

15.
III SIMPÓSIO DE LITERATURA BAIANA E I SEMANA DE LETRAS.UMA VOZ DISSONANTE: DESMUNDO E O LUGAR SOCIAL DA MULHER NO BRASIL COLONIAL. 2014. (Simpósio).

16.
Seminrário de Pesquisa Estudantil em Letras.MEMÓRIA E DITADURA: A REPRESENTAÇÃO DO SUJEITO HISTÓRICO EM TROPICAL SOL DA LIBERDADE. 2014. (Seminário).

17.
XI SEMANA DE LETRAS DA UEFS.CAMINHOS DA METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA: A REPRESENTAÇÃO DO SUJEITO HISTÓRICO EM TROPICAL SOL DA LIBERDADE. 2014. (Encontro).

18.
Aspetos Críticos da Literatura e do Cinema: Leituras, Olhares e Reflexões sobre a obra de Olney São Paulo.Aspetos Críticos da Literatura e do Cinema: Leituras, Olhares e Reflexões sobre a obra de Olney São Paulo. 2012. (Outra).

19.
Celebração das Culturas dos Sertões."Grito da terra": uma análise do aspecto rural no cinema de Olney São Paulo. 2012. (Encontro).

20.
Mostra de Cinema: o cinema brasileiro em debate."Grito da terra" e o cinema baiano na década de 1960. 2012. (Outra).

21.
Mostra de Cinema: o cinema brasileiro em debate."Grito da terra" e o cinema baiano na década de 1960. 2012. (Outra).

22.
XII Seminário de Literatura e Diversidade Cultural- As diversas faces do amor. 2012. (Seminário).

23.
XI Seminário de Literatura e Diversidade Cultural.LITERATURA E CINEMA: IMBRICAÇÕES SOBRE ESTE DIÁLOGO EM GRITO DA TERRA. 2012. (Seminário).

24.
X Seminário de Literatura e Diversidade Cultural.As interfaces da adaptação: o romance Grito da terra e sua transposição fílmica. 2012. (Seminário).

25.
Ciclo de Palestras: Canadá em foco. 2011. (Outra).

26.
Comunicação Audiovisual e Comunicação Contemporânea. 2011. (Outra).

27.
Curso Castro Alves- VI Colóquio de Literatura baiana.Com a palavra o narrador: uma análise do conto "Armado cavaleiro o audaz motoqueiro" de Herberto Sales. 2011. (Outra).

28.
III Colóquio da Pós-Graduação em Letras.Grito da Terra e a inserção do cinema de Olney São Paulo na cinematografia rural brasileira/ Olney São Paulo: Aspectos líricos, trágicos e dramáticos nas adaptações de Grito da terra e O forte. 2011. (Outra).

29.
III Colóquio do Grupo de Estudos Literários Contemporâneos: Um cosmopolitismo nos Trópicos / 100 anos de Afrânio Coutinho (1911-2011).Sertão: Construções Identitárias e Imaginário Cultural. 2011. (Outra).

30.
III Colóquio do Grupo de Estudos Literários Contemporâneos: Um cosmopolitismo nos Trópicos / 100 anos de Afrânio Coutinho (1911-2011).O cinema de Olney São Paulo: Uma análise de Grito da terra no contexto do Cinema Novo. 2011. (Outra).

31.
III Colóquio Internacional - Desenho: Educação, Cultura e Interatividade.Aproximações entre a pintura de Cândido Portinari e a arte proposta para este milênio. 2011. (Outra).

32.
III Mostra de Cinema: redescobrindo o cinema baiano.Redescobrindo o cinema baiano. 2011. (Outra).

33.
III Seminário de Estudos Linguísticos e Literários- III SELL.Um discurso sobre o Nordeste no filme Grito da terra de Olney São Paulo. 2011. (Seminário).

34.
III Seminário de Estudos Linguísticos e Literários- III SELL.Literatura: questões discursivas e teóricas. 2011. (Seminário).

35.
III Seminário Nacional Literatura e Cultura.Olney São Paulo e a recepção crítica e O forte. 2011. (Seminário).

36.
II Mostra de Cinema: O Cinema Novo em foco.O Cinema Novo em foco. 2011. (Outra).

37.
II Seminário de Estudos em Linguagem e Educação- II SELED.Grito da terra: o livro, o filme e suas perspectivas críticas. 2011. (Seminário).

38.
I Mostra de Cinema: a obra de Olney São Paulo em debate.A obra de Olney São Paulo em dabate. 2011. (Outra).

39.
I Seminário sobre Assistência Estudantil das Universidades Estaduais da Bahia (UEBAs).A importância dos Programas de bolsas institucionais para os estudantes da universidades públicas. 2011. (Seminário).

40.
I Simpósio Internacional de Baianidade- Sinbaianidade.Realidade e ficção em Ronda: oratório malungo- o quilombo como espaço de cultura e resistência. 2011. (Simpósio).

41.
IX Seminário de Literatura e Diversidade Cultural.Mesa de Comunicação- Identidade e Sertão. 2011. (Seminário).

42.
IX Seminário de Literatura e Diversidade Cultural.O telúrico em Olney Alberto São Paulo: Grito da terra e sua recepção crítica. 2011. (Seminário).

43.
Jornada de Popularização da Ciência e Tecnologia.O Cinema sob o Olhar do Educador. 2011. (Outra).

44.
O Expressionismo alemão. 2011. (Outra).

45.
VII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.Olney São Paulo: Narrativa audiovisual e recepção crítica do cinema brasileiro. 2011. (Encontro).

46.
VIII Semana de Ciência e Tecnologia.A linguagem cinematográfica. 2011. (Outra).

47.
VIII Semana de Ciência e Tecnologia.A utilização do audiovisual em sala de aula. 2011. (Outra).

48.
VI Simpósio do idoso: Desafios de Envelhecer.Da gerontologia à literatura: a sexualidade idosa em Guimarães Rosa. 2011. (Simpósio).

49.
V SETRANS- Seminário Transdisciplinar da UEFS.Cinema e Educação: Imbricamentos sobre este diálogo. 2011. (Seminário).

50.
XV Encontro Baiano dos Estudantes de Letras.A Gramática Cinematográfica: Linguagem, Imagem e Discurso. 2011. (Encontro).

51.
A Linguagem Cinematográfica. 2010. (Oficina).

52.
Ciclo de Debates: o cinema em perspectiva. 2010. (Outra).

53.
Encontro Regional dos Estudantes de Letras.Da palavra à imagem:obras literárias e suas adaptações cinematográficas. 2010. (Encontro).

54.
II Encontro Pedagógico. O sentido público da universidade: um desafio. 2010. (Encontro).

55.
II Jornada de Produção Científica da Graduação e Pós- Graduação do DLA.A inconfidência Mineira nos versos de Cecília Meireles. 2010. (Seminário).

56.
IV Encontro Nacional de Pesquisadores de Periódicos Literários: percursos e propostas.Traspasses, féretros e capelas: o vocabulário fúnebre no Jornal Folha do Norte. 2010. (Encontro).

57.
IX Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal.A inconfidência Mineira pela ótica literária e cinematográfica. 2010. (Encontro).

58.
100 anos do Manifesto Futurista e suas repercussões no Brasil. 2009. (Encontro).

59.
100 anos do Manisfesto Futurista.O épico na obra de Cecília Meireles. 2009. (Encontro).

60.
A aula de língua francesa pelo viés lietrário. 2009. (Oficina).

61.
Colóquio Internacional Eurico Alves Boaventura. 2009. (Outra).

62.
ENEL-Encontro Nacional dos Estudantes de Letras.O épico em Cecília Meireles : um olhar sob o Romanceiro da Inconfidência. 2009. (Encontro).

63.
I Encontro de (Re)Leituras Contemporâneas. 2009. (Encontro).

64.
II Colóquio da pós -graduação em desenho.O épico na obra de Cecília Meireles:um olhar sob o Romanceiro da Inconfidência. 2009. (Outra).

65.
II EBECULT-Encontro baiano de cultura.O negro na obra de Cecília Meireles. 2009. (Encontro).

66.
II Feira do livro. 2009. (Outra).

67.
III Encontro Nacional sobre Ensino-Aprendizagem. 2009. (Encontro).

68.
II Semana de Educação. 2009. (Seminário).

69.
II Seminário Regional de Gramáticas e Ensino. 2009. (Seminário).

70.
IV Seminário da Pós-graduação em Desenho.O épico na obra de Cecília Meireles:um olhar sob o Romanceiro da Inconfidência. 2009. (Seminário).

71.
IV Simpósio do idoso:na fluidez do envelhecer. 2009. (Simpósio).

72.
IV Simpósio do idoso: na fluidez do envelhecer.A terceira idade e a representação do samba de roda. 2009. (Simpósio).

73.
Ritmos afro-latinos americanos. 2009. (Oficina).

74.
Semana de Língua Estrangeira. 2009. (Outra).

75.
Semana França -Brasil.O simbolismo francês na poesia de Cecília Meireles. 2009. (Encontro).

76.
Semana França-Brasil. 2009. (Congresso).

77.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2009. (Congresso).

78.
Simpósio Feirense de Estudos em Literatura Brasileira.Literatura Regional. 2009. (Simpósio).

79.
Texto prateleira. 2009. (Oficina).

80.
XI EREL(Encontro regional dos estudantes de letras/NE). 2009. (Encontro).

81.
XI EREL(Encontro regional dos estudantes de letras/NE).Estudo comparativo entre os personagens Fabiano, de Vidas Secas e Chico Bento , de O Quinze. 2009. (Encontro).

82.
XII Encontro Baiano de Estudantes de Letras.O histórico e o literário no filme Os inconfidentes. 2009. (Encontro).

83.
XIII Seminário de iniciação científica. Da literatura ao cinema:aspectos do Romanceiro da Inconfidênciano filmeOs inconfidentes. 2009. (Congresso).

84.
XXX ENEL. 2009. (Encontro).

85.
IV Seminário de formação de professores. 2008. (Seminário).

86.
III Seminário de formação de professores. 2007. (Seminário).

87.
A linguagem na música e na dança. 2006. (Oficina).

88.
II Seminário de formação de professores. 2006. (Seminário).

89.
VII Semana de Letras. 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RIOS, D. O. C.; Rios ; FREITAS, S. P. . I Seminário de Literatura, Cinema e História. 2013. (Outro).

2.
RIOS, D. O. C.; Rios ; Novaes . Mostra de Cinema: o cinema brasileiro em debate. 2012. (Outro).

3.
RIOS, D. O. C.; Santos . Aspectos críticos da Literatura e do Cinema: Leituras, olhares e reflexões sobre a obra de Olney São Paulo. 2012. (Outro).

4.
RIOS, D. O. C.; Novaes ; Santos ; Rios ; Juliana Silva . IX Seminário de Literatura e Diversidade Cultural. 2011. (Outro).

5.
RIOS, D. O. C.; Rios . II Mostra de Cinema: o Cinema Novo em foco. 2011. (Exposição).

6.
RIOS, D. O. C.; Rios . III Mostra de Cinema: redescobrindo o cinema baiano. 2011. (Exposição).

7.
RIOS, D. O. C.; Rios . I Mostra de Cinema: a obra de Olney São Paulo em debate. 2011. (Exposição).

8.
RIOS, D. O. C.. Oficina :Diálogos Literários e Cinematográficos. 2010. (Outro).

9.
RIOS, D. O. C.. Seminários Interdisciplinares de Letras. 2009. (Outro).

10.
RIOS, D. O. C.. EBECULT. 2009. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
RIOS, D. O. C.2012RIOS, D. O. C.. A ESTÉTICA DA ANTROPOFAGIA: DEVORAÇÃO, CRÍTICA E CINEMA EM OSWALD DE ANDRADE, GLAUBER ROCHA E OLNEY SÃO PAULO. Memento (Três Corações), v. 3, p. 208-217, 2012.

2.
RIOS, D. O. C.2012RIOS, D. O. C.. A estética da antropofagia: devoração, crítica e cinema em Oswald de Andrade, Glauber Rocha e Olney São Paulo. Revista Saberes, v. 10/2012, p. 122, 2012.



Outras informações relevantes


Vice-representante discente da turma do Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural- UEFS (2011)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 24:45:30