Lis Ingrid Roque Lopes Custódio

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7796140172610375
  • Última atualização do currículo em 15/01/2019


Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2007), mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010) e doutorado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lis Ingrid Roque Lopes Custódio
Nome em citações bibliográficas
CUSTÓDIO, L. I. R. L.;INGRID, LIS;CUSTÓDIO, LIS;CUSTO, LIS;CUSTO'DIO, LIS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Tecnologia e Ciências, Instituto Politécnico do Rio de Janeiro.
Rua Bonfim, 25
Vila Amélia
28625570 - Nova Friburgo, RJ - Brasil
Telefone: (021) 35271751


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Matemática.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
com período sanduíche em Polytechnic School of Engineering (Orientador: Claudio Silva).
Título: Revisitando o Marching Cubes 33: Garantias Topológicas e Qualidade da Malha., Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Sinesio Pesco.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2008 - 2010
Mestrado em Matemática.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Mesh Deformation,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Sinesio Pesco.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2003 - 2007
Graduação em Matemática.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.


Pós-doutorado


2014 - 2015
Pós-Doutorado.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Tecnologia e Ciências, Instituto Politécnico do Rio de Janeiro.

03/2010 - 03/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, .

Linhas de pesquisa
Visualização científica


Linhas de pesquisa


1.
Computação Gráfica
2.
Modelagem Computacional
3.
Visualização científica


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Faperj-INST
Descrição: Extração de Isosurperfícies: Coerência Topológica e Qualidade da Malha Resultante.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
APQ1 - FAPERJ - Análise da coerência topológica de algoritmos extratores de isosuperfícies e sua aplicação na medicina, no desenvolvimento de ferramentas computacionais que auxiliem em um correto diagnóstico.
Descrição: Análise da coerência topológica de algoritmos extratores de isosuperfícies e sua aplicação na medicina, no desenvolvimento de ferramentas computacionais que auxiliem em um correto diagnóstico.\\ \textbf{Resumo:} Visualização científica é uma área dedicada à geração de imagens que auxiliam seus usuários na compreensão de dados e processos. A visualização volumétrica, dentro desse contexto de visualização científica, denota o conjunto de técnicas utilizadas na apresentação de dados científicos de volume, que consistem em dados associados a regiões ou pontos regular ou irregularmente destruídos no espaço. Diversas aplicações da visualização volumétrica tem ajudado médicos a melhorar seus diagnósticos, com por exemplo um melhor entendimento das imagens geradas por equipamentos como tomografia computadorizada e ressonância magnética. Uma vez obtido o dado volumétrico, obtemos as informações nele contidas através do cálculo e representação das isosurperfícies associadas a este dado. E, para que os dados sejam corretamente interpretados, é crucial que a isosuperfície seja interpretada e representada de forma correta. Dentre os algoritmos de extração de isosuperfícies o Marching Cubes, proposto por Lorensen e Cline em 1987, se destaca devido a sua simplicidade, robustez e velocidade. Por estes motivos o Marching Cubes é amplamente utilizado em ferramentas de visualização científica. No entanto, a grande maioria dessas ferramentas utilizam em seu implementação a primeira versão do algoritmo que, desde sua publicação, vêm sofrendo melhorias para garantir a continuidade a coerência topológica da representação gerada. Recentemente em no trabalho "Practical considerations on marching cubes 33 topological correctness" [CUSTODIO:2013], apontei problemas ainda existentes em uma versão atual do algoritmo Marching Cubes. E propus resultaram em um algoritmo Marching Cubes comprovadamente topologicamente correto. Este projeto busca estudar o problema da coerência topológica da representação gerada por ferramentas de visualização científica atualmente disponíveis. E propor uma ferramenta de visualização volumétrica de simples interface, baseada em um algoritmo topologicamente correto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2019 - Atual
Desenvolvimento de ferramentas computacionais e produção de vídeos didáticos para auxiliar no ensino e aprendizagem do Cálculo de Numérico
Descrição: Os softwares computacionais são importantes ferramentas de apoio à pesquisa, ao ensino e atividades de profissionais das áreas de Ciências Exatas e Engenharias. O desenvolvimento de ferramentas educacionais adequadas para o auxílio no processo de aprendizagem dará condições para que o estudante prossiga na construção do seu conhecimento de forma cooperativa. Com o advento dos computadores e o maior acesso das pessoas à internet, todo o cotidiano do homem vem sofrendo mudanças e a universidade também tem sido influenciada por esta tendência, onde os alunos vêm experimentando esse novo meio de acesso ao conhecimento. Hoje, é grande o número alunos que recorrem à internet em busca de vídeo-aulas e ferramentas computacionais, querendo uma complementação para o foi visto em sala de aula. Neste projeto propomos o desenvolvimento de uma ferramenta computacional para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do Cálculo Numérico e a utilização desta ferramenta na produção de vídeos didáticos para a disciplina..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lis Ingrid Roque Lopes Custódio - Coordenador / Victor Almeida - Integrante.
2017 - 2018
Oficinas de introdução aos conceitos de linguagem de programação como meio de estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico e o estudo da matemática
Descrição: A matemática, embora esteja presente no cotidiano dos alunos das mais diversas formas, é uma disciplina na qual muitos deles encontram dificuldades. O domínio das técnicas que constituem esta disciplina é importante, mas a dificuldade na resolução de problemas decorre, na maior parte das vezes, não da falta de conhecimentos, mas sim da ineficácia da articulação desses conhecimentos. Neste projeto busca-se oferecer para alunos do ensino médio de escolas públicas da cidade de Nova Friburgo oficinas de introdução aos conceitos de linguagem de programação. Onde, através de aplicações como criação de jogos, será estimulado o desenvolvimento do raciocínio lógico e serão novamente apresentados os conceitos matemáticos aprendidos em sala de aula que, até então, poderiam parecer distantes ou sem aplicação real..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2012 - 2013
Periódico: Graphical Models (Print)
2012 - 2013
Periódico: Computers & Graphics
2012 - 2013
Periódico: IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics
2016 - Atual
Periódico: CNMAC
2016 - Atual
Periódico: Revista de Ensino de Engenharia
2016 - Atual
Periódico: The Visual Computer
2016 - Atual
Periódico: American Journal of Engineering and Applied Sciences


Prêmios e títulos


2017
Menção Honrosa - Trabalho de Iniciação Científica, 26 a Semana de Iniciação Científica da UERJ.
2011
Melhor Dissertação de Mestrado em Computação Gráfica., SIBGRAPI.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CUSTÓDIO, LIS2018CUSTÓDIO, LIS; PESCO, S. . Derivation of Mean Value Coordinates Using Interior Distance and Their Application on Mesh Deformation. REVISTA DE INFORMÁTICA TEÓRICA E APLICADA: RITA, v. 25, p. 11-18, 2018.

2.
CUSTÓDIO, L. I. R. L.;INGRID, LIS;CUSTÓDIO, LIS;CUSTO, LIS;CUSTO'DIO, LIS2018CUSTÓDIO, L. I. R. L.; PESCO, S. . Derivation of Mean Value Coordinates Using Interior Distance and Their Application on Mesh Deformation. REVISTA DE INFORMÁTICA TEÓRICA E APLICADA: RITA, v. 25, p. 11-18, 2018.

3.
MEDEIROS, ESDRAS2014 MEDEIROS, ESDRAS ; INGRID, LIS ; PESCO, SINÉSIO ; SILVA, CLAUDIO . Fast adaptive blue noise on polygonal surfaces. GRAPHICAL MODELS, v. 76, p. 17-29, 2014.

4.
CUSTÓDIO, L. I. R. L.;INGRID, LIS;CUSTÓDIO, LIS;CUSTO, LIS;CUSTO'DIO, LIS2013 CUSTÓDIO, L. I. R. L.; ETIENI, T. ; PESCO, S. ; SILVA, C. . Practical considerations on Marching Cubes 33 topological correctness. Computers & Graphics, v. 37, p. 840, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CUSTO'DIO, LIS; PESCO, SINESIO . A Evoluc a o do Algoritmo Marching Cubes. In: CNMAC 2016 XXXVI Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2017. v. 5.

2.
CUSTÓDIO, LIS; PESCO, S. . Derivation of Mean Value Coordinates Using Interior Distance and Their Application on Mesh Deformation. In: XX Encontro Nacional de Modelagem Computacional, 2017, Nova Friburgo. XX Encontro Nacional de Modelagem Computacional, 2017.

3.
LEWINER, T ; VIEIRA, T ; BORDIGNON, A ; CABRAL, A ; MARQUES, C ; PAIXA, JOA ; CUSTO, LIS ; LAGE, M ; ANDRADE, M ; NASCIMENTO, R ; DE BOTTON, SCARLETT ; PESCO, SINE ; LOPES, HE ; MELLO, VINI ; PEIXOTO, A ; MARTINEZ, D . Tuning Manifold Harmonics Filters. In: 2010 23rd SIBGRAPI Conference on Graphics, Patterns and Images (SIBGRAPI 2010), 2010, Gramado. 2010 23rd SIBGRAPI Conference on Graphics, Patterns and Images. p. 110.

4.
BORTOLOSSI, H. J. ; CUSTÓDIO, L. I. R. L. ; DIAS, S. M. M. . Uma Versão Interativa da Enciclopédia dos Centros do Triângulo. In: IV Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática, 2008, Rio de Janeiro. IV Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Diego Miguez ; CUSTO'DIO, LIS . Estudo e comparação de interpolantes utilizados na visualização de dados volumétricos em relação à coerência topológica da representação gerada. In: 25 SEMIC 2017 - Semana de Iniciação Científica - UERJ, 2017, Rio de Janeiro. 25 SEMIC 2017 - Semana de Iniciação Científica - UERJ, 2017. v. 1. p. 392-393.

2.
ALMEIDA, VICTOR ; CUSTÓDIO, LIS . Desenvolvimento de Ferramenta Computacional para o Ensino e Aprendizagem do Cálculo Numérico. In: ETARSERRA, 2016, Nova Friburgo. ETARSERRA, 2016.

3.
ALMEIDA, VICTOR ; CUSTO'DIO, LIS . CN Visual: Uma ferramenta computacional para auxiliar o ensino e aprendizagem do cálculo numérico. In: 25 SEMIC 2016 - Semana de Iniciação Científica, 2016, Rio de Janeiro. 25 SEMIC 2016 - Semana de Iniciação Científica, 2016. v. 1. p. 392-392.

Artigos aceitos para publicação
1.
CUSTÓDIO, LIS; PESCO, S. ; SILVA, C. . An Extended Triangulation to the Marching Cubes 33 Algorithm. Journal of The Brazilian Computer Society (Online), 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
CUSTÓDIO, LIS. Um convite à computação Gráfica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CUSTÓDIO, LIS. Coerência Topológica na Representação de Dados Volumétricos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
CUSTÓDIO, LIS; ETIENE, T. ; PESCO, S. ; SILVA, CLAUDIO . Practical considerations on Marching Cubes 33 topological correctness. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CUSTÓDIO, LIS; ETIENE, T. ; PESCO, S. ; SILVA, C. . Marching Cubes 33: Coerência Topológica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
CUSTÓDIO, LIS. Um convite à computação gráfica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
CUSTÓDIO, LIS; ETIENI, T. ; PESCO, S. ; SILVA, C. . Topology correctness of isosurface extraction algorithms. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
CUSTÓDIO, L. I. R. L.; LEWINER, T. ; PESCO, S. . Extensões de Coordenadas Baricêntricas para Deformação de Malhas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
CUSTÓDIO, LIS; PESCO, S. . Generalized Barycentric Coordinates for mesh deformation. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
ALMEIDA, VICTOR ; CUSTÓDIO, LIS . CN-Visual. 2016.

2.
BORTOLOSSI, H. J. ; CUSTÓDIO, L. I. R. L. ; DIAS, S. M. M. . Enciclopédia dos Centros do Triângulo. 2007.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Fabbri, R.; CUSTÓDIO, LIS; Carvalho, N.. Participação em banca de David da Costa de Pinho. Geometria trifocal em reconstrução 3D. 2016. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
PESCO, S.; BARRETO, A. B.; Lopes, H.; CUSTÓDIO, LIS. Participação em banca de Yulieth Alzate Cardona. Object-based Modelling of Turbidity Lobes using non parametric B-Splines. 2016. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
PESCO, S.; BARRETO, A. B.; CUSTÓDIO, LIS. Participação em banca de Rafael Antonio Sanabria Villalobos. Object-Based Modeling of Fluvial Reservoirs. 2016. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

4.
PESCO, S.; MEDEIROS, ESDRAS; FIGUEIREDO, L. H.; MARTHA, L. F.; CUSTÓDIO, LIS. Participação em banca de Pablo Vinícius Ferreira Telles. Amostragem de Ruído Azul em Classes para Superfícies. 2014. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PAULINO, A. A.; CUSTÓDIO, LIS; Dias, P. S.; MOREIRA, A.. Participação em banca de Raphael Paes Fernandes.Desenvolvimento de uma ferramente para o ensino e a utilização do framework Scrum. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
CUSTÓDIO, LIS; Domingos, P. R.; Dias, P. S.. Participação em banca de Luis Henrique Costa Vogt.Posicionamento procedural de itens em mapas de jogos através de algoritmos genéticos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
CUSTÓDIO, LIS; Dias, P. S.; Domingos, P. R.. Participação em banca de Luis Henrique Costa Vogt.Posicionamento procedural de itens em mapas de jogos através de algoritmos genéticos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
LIMA, E.; PAULINO, A. A.; CUSTÓDIO, LIS. Participação em banca de Simone Tardin Fagundes.FRITOURG: Um jogo baseado em geolocalização para incentivar o turismo em Nova Friburgo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
LIMA, E.; PAULINO, A. A.; CUSTÓDIO, LIS. Participação em banca de Dhiego Bastos de Moura.Geração Procedural de Mapas para Jogos 2D. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
LIMA, E.; PAULINO, A. A.; CUSTÓDIO, LIS. Participação em banca de Marcos de Oliveira Couto Filho.Desenvolvimento de uma rede social utilizando conceitos de gamificação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
Tien,T.,D.,J., M.; CUSTÓDIO, LIS; Domingos, P. R.. Participação em banca de Rodrigo Azevedo Santos.Aplicação de métodos matemáticos da Computação Simbólica no desenvolvimento de sistemas algébricos computacionais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CUSTÓDIO, LIS; Calvão, A.; Souza G.. Processo seletivo para contratação de professor substituto. 2018. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Encontro Fluminense de Mulheres em Biomatemática. 2018. (Encontro).

2.
International Congress of Mathematicians. 2018. (Congresso).

3.
IX Semana da Matemática UFF. Um convite à computação Gráfica. 2018. (Congresso).

4.
World Meeting for Women in Mathematics. 2018. (Encontro).

5.
CNMAC. A Evolução do Algoritmo Marching Cubes. 2016. (Congresso).

6.
ETARSERRA. Desenvolvimento de ferramentas computacionais para o ensino do cálculo numérico. 2016. (Congresso).

7.
SIBGRAPI.Practical Considerations on Marching Cubes 33 Topological Correctness. 2014. (Simpósio).

8.
SIBGRAPI ? Conference on Graphics, Patterns and Images.Extensões de Coordenadas Baricêntricas para Deformação de Malhas. 2011. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CUSTÓDIO, LIS; PAULINO, A. A. . Concurso para professor adjunto na área de metodologia e técnicas da computação no departamento de modelagem computacional. 2015. (Concurso).

2.
CUSTÓDIO, LIS; ROHRER, U. A. B. V. . Concurso para professor adjunto na área de matemática do departamento de modelagem computacional. 2015. (Concurso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Lohayne Santos. Análise da Coerência Topológica de Algoritmos Extratores de Isosuperfícies e Sua Aplicação na Medicina, no Desenvolvimento de Ferramentas Computacionais que Auxiliem em um Correto Diagnóstico. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Lohann Pelegrino. Estudo de Interpolantes Aplicados à Visualização Volumétrica. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Diego Aciole Menezes Miguez. Estudo e comparação de interpolantes utilizados na visualização de dados volumétricos em relação à coerência topológica da representação gerada.. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

4.
Franciely de Souza Mendes Caldas. Análise da Coerência Topológica de Algoritmos Extratores de Isosuperfícies e Sua Aplicação na Medicina, no Desenvolvimento de Ferramentas Computacionais que Auxiliem em um Correto Diagnóstico. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Diego Amoedo. Estudo de Interpolantes aplicados à visualização volumétrica. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Lis Ingrid Roque Lopes Custódio.

2.
Victor de Almeida Vieira. Desenvolvimento de Ferramentas Computacionais Para Auxiliar no Ensino e Aprendizagem do Cálculo Numérico. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Lis Ingrid Roque Lopes Custódio.

3.
João Victor Santana Cunha. Visualização não foto-realista em Web-GL. Início. 2016. Iniciação Científica - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lis Ingrid Roque Lopes Custódio.

4.
Victor de Almeida Vieira. Desenvolvimento de Ferramenta Computacional para o Ensino e Aprendizagem do Cálculo Numérico. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Lis Ingrid Roque Lopes Custódio.

5.
Diego Aciole Menezes Miguez. Estudo e comparação de interpolantes utilizados na visualização de dados volumétricos em relação à coerência topológica da representação gerada. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Lis Ingrid Roque Lopes Custódio.

6.
Rafael Vinicius de Oliveira Leite. Investigação de algoritmos de visualização volumétrica. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Computação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Lis Ingrid Roque Lopes Custódio.

7.
Victor de Almeida Vieira. Desenvolvimento de ferramentas computacionais para o ensino do cálculo numérico. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Lis Ingrid Roque Lopes Custódio.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
ALMEIDA, VICTOR ; CUSTÓDIO, LIS . CN-Visual. 2016.


Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Programa de Computador sem registro de patente
1.
ALMEIDA, VICTOR ; CUSTÓDIO, LIS . CN-Visual. 2016.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 3:18:52