Patricia Neumann

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9354677539847614
  • Última atualização do currículo em 15/02/2019


Graduada em Psicologia pela FAG (2012) com ênfase em Psicologia e Processos Educativos. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO (2015). Cursa Licenciatura em Filosofia pela UNICENTRO. Em Educação, atua na linha de pesquisa Educação, Altas Habilidades/Superdotação e Avaliação Psicológica e Pedagógica. Os temas de interesse são altas habilidades/superdotação, vida adulta, inteligência emocional, desenvolvimento socioemocional, relações interpessoais, identidades de gênero e aprendizagem. Em Psicologia, investiga a afetividade em teorias da personalidade e sua relação com processos educativos individuais e sociais. Trabalha no ensino de línguas, na formação continuada de professores, na avaliação psicoeducacional de superdotadas (os), na psicoterapia de abordagem humanista (Psicoterapia Centrada na Pessoa, especificamente a individual de adultos) e na supervisão de casos clínicos. Concomitante, trabalha como tradutora e revisora de livros e demais produções científicas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patricia Neumann
Nome em citações bibliográficas
NEUMANN, P.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: O Sentido Simbólico das Atitudes Emocionais na Experiência Educativa em John Dewey: uma perspectiva dos afetos na educação,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Emerson Luís Velozo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação; Afetividade; John Dewey.
Grande área: Ciências Humanas
2013
Graduação em andamento em Filosofia.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2008 - 2012
Graduação em Psicologia.
Faculdade de Guairacá, FAG, Brasil.
Título: Princípios do Entendimento Humano: possíveis contribuições de David Hume à Psicanálise.
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.




Formação Complementar


2019 - 2019
Desconstruindo o Racismo na Prática. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2018 - 2018
O Naturalismo Filosófico e a Metafísica da Moralidade. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2017 - 2018
Educação para a Sexualidade: temas contemporâneos em discussão. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2017 - 2017
Avaliação Cognitiva: inteligência, criatividade e Sobredotação. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2017 - 2017
Semântica e Objetividade: Bolzano e as origens da filosofia contemporânea. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2017 - 2017
Realismo e Anti-realismo na Ciência. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2016 - 2016
Educação para a Sexualidade: dos currículos escolares aos espaços educativo. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2016 - 2016
Relações Internacionais: teoria e história. (Carga horária: 60h).
Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2016 - 2016
Doutrina Política: novas esquerdas. (Carga horária: 20h).
Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2016 - 2016
Introdução a Poiética de Aristóteles. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2015 - 2015
Pluralismo de Crenças: uma abordagem epistemológica. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2014 - 2014
A Racionalidade Científica. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2014 - 2014
Problemas Metafísicos da Ciência Contemporânea. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Libras. (Carga horária: 96h).
Faculdade de Guairacá, FAG, Brasil.
2009 - 2009
Psicologia e Saúde Coletiva. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2009 - 2009
Saúde e Doença na Perspectiva Fenomenológica. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Médico, CM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Profissional liberal, Enquadramento Funcional: Psicóloga
Outras informações
Supervisão de casos clínicos, psicoterapia humanista com atendimento em Psicoterapia Centrada na Pessoa, realização de avaliação psico-educacional de altas habilidades/superdotação, TDAH e TEA em adultos e orientação a pais de crianças, adolescentes e adultos superdotados. Cursos de formação e palestras em escolas da rede pública de ensino com vistas à capacitação de profissionais da educação para trabalhar com estudantes com altas habilidades/superdotação e dupla-excepcionalidade como TDAH e TEA.


Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Membro do NEA, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Membro do Núcleo de Educação Ambiental. Linha de pesquisa: A Educação Ambiental no Ensino de Ciências. Realização de estudos e colaboração em projetos de extensão referentes à formação continuada de professores no que tange a relação entre epistemologia, filosofia da ciência e educação ambiental. Temas correlatos: ciência moderna, ciências naturais, ciências humanas, educação científica, fenomenologia, hermenêutica e teoria da complexidade. Teórico: Edgar Morin,

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Membro do GIEDH, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano e Educação. Linha de Pesquisa: Educação, Altas Habilidades/Superdotação e Avaliação Psicológica e Pedagógica. Pesquisa longitudinal com adultos superdotados com início em 2015 e previsão de término em 2025. Tema central de pesquisa: Altas Habilidades/Superdotação Temas correlatos: Inteligência Emocional - autoconsciência, automotivação, empatia, gestão de relacionamentos e gestão de emoções. Inteligências inter e intrapessoais e aprendizagem. Afetividade: linguagem não verbal e elementos sócio-emocionais na aprendizagem. Gênero: identidades e seu desenvolvimento. Epistemologia: teorias da personalidade e sua relação com a educação. Teórico: Kazimiers Dabrowski.

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Estudante
Outras informações
Pesquisa que objetivou debater a irracionalidade na ciência a partir da crítica de Paul Feyerabend ao racionalismo científico. Tratou-se de investigar as problemáticas que derivam das concepções de ciência e conhecimento em Feyerabend que envolvem a noção de irracionalidade na ciência e seu papel na constituição de uma ciência plural, dinâmica e crítica. Esta pesquisa foi preliminar à investigação acerca da educação científica em Feyerabend, a qual se encontra em desenvolvimento como requisito para a conclusão do curso de Licenciatura em Filosofia.


Mocidade para Cristo, MC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 3
Outras informações
Professora de língua inglesa em 2008, 2009 e 2011 e língua espanhola e portuguesa em 2010 na preparação de estudantes para o exercício do vestibular da UNICENTRO (Universidade Estadual do Centro Oeste), sob direção do Curso Pré-Vestibular Acesso organizado pela organização não governamental Mocidade para Cristo.


Sapiens Instituto de Psicologia, SIP, Brasil.
Vínculo institucional

2019 - 2019
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15
Outras informações
Disciplina ministrada na especialização em Altas Habilidades/Superdotação titulada "O Desenvolvimento Socioemocional nas Altas Habilidades/Superdotação a partir de Dabrowski: orientações ao AEE", com carga horária de 15h/a. Na disciplina, foi trabalhado uma noção introdutória da personalidade na Teoria da Desintegração Positiva (TDP) ,a sobre-excitabilidade emocional (SE), características socioemocionais nas AH/SD e orientações a famílias e profissionais.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Teorias da Personalidade - Processos Afetivos, Cognitivos e Sociais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2004
Le Mot d'Or, Association Actions pour Promouvoir le Français des Affaires (APFA).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
KATAOKA, A. M.2018KATAOKA, A. M. ; ANTONIO, J. M. ; NEUMANN, P. . Contribuições de Edgar Morin para um Curso de Formação Continuada para Professores em Educação Ambiental. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL (CURITIBA. ONLINE), v. n.especial, p. 67-84, 2018.

2.
NEUMANN, P.2018NEUMANN, P.. Desigualdade de Gênero e Altas Habilidades/Superdotação. REVISTA DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO, v. 6, p. 62-70, 2018.

3.
NEUMANN, P.2016 NEUMANN, P.; VESTENA, C. L. B. . A Relação entre Idade e Inteligência Emocional em Adultos com Altas Habilidades/Superdotação. DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 3, p. 77-94, 2016.

4.
VALENTIM, B. F. B.2014VALENTIM, B. F. B. ; VESTENA, C. L. B. ; NEUMANN, P. . Educadores e estudantes: um olhar para a afetividade nas Altas Habilidades/Superdotação. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 27, p. 713-723, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
HEINZ, N. ; NEUMANN, P. . O Pato é Pop. 1. ed. Londrina: Midiograf, 2015. v. 1. 32p .

Capítulos de livros publicados
1.
MELO, A. ; NEUMANN, P. . Desafios Antissistêmicos no Brasil. In: Alessandro de Melo. (Org.). Descolonizar a Rebeldia: uma alternativa desde baixo e à esquerda. 1ed.Guarapuava: Apprehendere, 2018, v. 1, p. 117-128.

2.
FREITAS, S. P. ; VESTENA, C. L. B. ; NEUMANN, P. . Afetividade nas Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). In: Fernanda Hellen Ribeiro Piske; Carla Luciane Blum Vestena; Tania Stoltz; Jarci Maria Machado; Ana Aparecida de Oliveira Barby; Sara Bahia; Samarah Perszel Freitas. (Org.). Processos Afetivos e Cognitivos de Superdotados e Talentosos. 1ed.Curitiba: Prismas, 2017, v. 1, p. 225-239.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
NEUMANN, P.. A Vida Boa: eu estou em pleno funcionamento. Folha Extra, p. 2 - 2, 17 jun. 2015.

2.
NEUMANN, P.. A Vida Boa: aumento de confiança em si mesmo. Folha Extra, p. 2 - 2, 16 jun. 2015.

3.
NEUMANN, P.. A Vida Boa: aumento da nossa vivência existencial. Folha Extra, Wenceslau Braz, p. 2 - 2, 12 jun. 2015.

4.
NEUMANN, P.. A Vida Boa: crescente abertura as nossas experiências. Folha Extra, p. 2 - 2, 10 jun. 2015.

5.
NEUMANN, P.. A Vida Boa: liberdade de escolha. Folha Extra, Wenceslau Braz, p. 2 - 2, 09 jun. 2015.

6.
NEUMANN, P.. De Defeito à Virtude: Avareza. Jornal Folha Extra, Wenceslau Braz, p. 2 - 2, 12 fev. 2015.

7.
NEUMANN, P.. De Defeito à Virtude: Preguiça. Jornal Folha Extra, Wenceslau Braz, p. 2 - 2, 11 fev. 2015.

8.
NEUMANN, P.. De Defeito à Virtude: Ira. Jornal Folha Extra, Wenceslau Braz, p. 2 - 2, 10 fev. 2015.

9.
NEUMANN, P.. De Defeito à Virtude: Luxúria. Jornal Folha Extra, Wenceslau Braz, p. 2 - 2, 06 fev. 2015.

10.
NEUMANN, P.. De Defeito à Virtude: Gula. Jornal Folha Extra, Wenceslau Braz, p. 2 - 2, 05 fev. 2015.

11.
NEUMANN, P.. De Defeito à Virtude: Inveja. Jornal Folha Extra, Wenceslau Braz, p. 2 - 2, 04 fev. 2015.

12.
NEUMANN, P.. De Defeito à Virtude: Vaidade. Jornal Folha Extra, Wenceslau Braz, p. 2 - 2, 03 fev. 2015.

13.
NEUMANN, P.. Você não Vive sem Mim. Jornal Folha Extra, Wenceslau Braz, p. 2 - 2, 14 out. 2014.

14.
NEUMANN, P.. O Herói nosso de cada Dia. Jornal Folha Extra, Wenceslau Braz, p. 2 - 2, 06 out. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NEUMANN, P.. Sobre-excitabilidade Emocional e Frustração nas Altas Habilidades/Superdotação. In: I Congresso Brasileiro de Educação para Altas Habilidades/Superdotação, 2018, Londrina. Anais do I Congresso Brasileiro de Educação para Altas Habilidades/Superdotação, 2018. v. 1. p. 1-10.

2.
NEUMANN, P.. Autocontrole da Agressividade e Expressão de Sentimento Positivo nas AH/SD a partir de Dabrowski. In: XVIII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2018, São Carlos. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2018.

3.
NEUMANN, P.. Inteligência Emocional e Identidades de Gênero nas Altas Habilidades/Superdotação. In: Conversas Latinas em Comunicação, 2018, Guarapuava. Anais Conversas Latinas em Comunicação, 2018.

4.
NEUMANN, P.. 'O que tem de errado comigo?': empatia, autonomia e aprendizagem nas altas habilidades/superdotação a partir de Dabrowski. In: XIII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2017, Curitiba. Anais do XIII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2017. p. 1-17.

5.
NEUMANN, P.; VELOZO, E. L. . O Dualismo na Sociedade e na Educação: algumas reflexões a partir de John Dewey. In: XXII Semana de Pedagogia: Discutindo as Bases Epistemológicas da Pedagogia - reflexões para a sua prática, 2014, Guarapuava. Anais da XXII Semana de Pedagogia, 2014. v. 3. p. 1-13.

6.
NEUMANN, P.; MARTINS, E. V. . Dislexia em Sala de Aula Regular: sugestões de trabalho para professores. In: XXI Semana de Pedagogia II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação II Encontro PIBID Diversidade, 2013, Guarapuava. Anais do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação e Semana de Pedagogia, 2013. v. 1.

7.
VALENTIM, B. F. B. ; NEUMANN, P. . Altas Habilidades/Superdotação e Afetividade: reflexões a partir de um estudo de caso. In: XXI Semana de Pedagogia II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação II Encontro PIBID Diversidade, 2013, Guarapuava. Anais do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação e Semana de Pedagogia, 2013. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NEUMANN, P.. Talento e Altas Habilidades/Superdotação nas Artes. In: Mostra de Arte, 2018, Guarapuava. Anias da Mostra de Arte da Unicentro, 2018. v. 2.

2.
NEUMANN, P.; SZCZEPANIK, G. E. . Ciência Democrática em Paul Feyerabend. In: XVII Semana de Filosofia: a arte de argumentar sobre..., 2018, Guarapuava. Anais da XVII Semana de Filosofia, 2018. p. 1-4.

3.
NEUMANN, P.. 'Eu Gosto de Meninos e Meninas': gênero e altas habilidades/superdotação. In: I Jornada Científico-Cultural/LABECIR, 2018, Guarapuava. Anais da I Jornada Científico-Cultural/LABECIR, 2018.

4.
NEUMANN, P.; SZCZEPANIK, G. E. . A Irracionalidade na ciência em Feyerabend: a crítica ao racionalismo científico. In: XXVII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2018, Guarapuava. Anais do XXVII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2018.

5.
NEUMANN, P.. Otimismo e Educação nas Altas Habilidades/Superdotação. In: XXVI Semana de Pedagogia, 2018, Guarapuava. Anais da XXVI Semana de Pedagogia, 2018.

6.
ANTONIO, J. M. ; KATAOKA, A. M. ; NEUMANN, P. . A Complexidade em Edgar Morin e Educação Ambiental: da aproximação à integração. In: XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental, 2017, Curitiba. Anais do XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental, 2017. p. 1-4.

7.
NEUMANN, P.. A Relevância das Emoções para Adultos com Altas Habilidades/Superdotação na sua Relação com Professores. In: I Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação. I Jornada Paranaense de Altas Habilidades e Superdotação, 2017, Guarapuava. Anais do I Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação. I Jornada Paranaense de Altas Habilidades e Superdotação, 2017. v. 1. p. 1-5.

8.
SANTOS, D. A. ; KATAOKA, A. M. ; NEUMANN, P. . Uma Educação com e para o Amor: a afetividade no processo de ensino e aprendizagem de superdotados a partir de Morin. In: I Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação. I Jornada Paranaense de Altas Habilidades e Superdotação, 2017, Guarapuava. Anais do I Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação. I Jornada Paranaense de Altas Habilidades e Superdotação, 2017. v. 1. p. 1-5.

9.
NEUMANN, P.; SZCZEPANIK, G. E. . A Irracionalidade na Educação a partir de Feyerabend. In: XXV Semana de Pedagogia, 2017, Guarapuava. Anais da XXV Semana de Pedagogia, 2017. v. 1. p. 1-5.

10.
NEUMANN, P.. Alguns Componentes da Teoria da Personalidade de Dabrowski e Possíveis Contribuições à Educação. In: XXV Semana de Pedagogia, 2017, Guarapuava. Anais da XXV Semana de Pedagogia, 2017. v. 6. p. 1-5.

11.
NEUMANN, P.; SZCZEPANIK, G. E. . A Crítica de Chalmers a Paul Feyerabend. In: V SIEPE - Semana de Integração, Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017, Guarapuava. Anais da V SIEPE - Semana de Integração, Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017. p. 1-4.

12.
NEUMANN, P.; PRATES, M. . A Origem do Mal em Tomás de Aquino. In: V SIEPE - Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão - Direitos Humanos: dialogando sobre a diversidade, 2017, Guarapuava. Anais da V SIEPE - Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão - Direitos Humanos: dialogando sobre a diversidade, 2017. p. 1-4.

13.
NEUMANN, P.. Reflexos da Filosofia de John Locke na Educação Contemporânea. In: XXIV Semana de Pedagogia, 2016, Guarapuava. Anais da XXIV Semana de Pedagogia, 2016. v. 5. p. 1-5.

14.
NEUMANN, P.. A Hermenêutica Simbólica de Paul Ricoeur: uma contribuição à educação. In: XXIII Semana de Pedagogia: 40 anos de história do curso de pedagogia da Unicentro, 2015, Guarapuava. XXIII Semana de Pedagogia, 2015. v. 4. p. 1-4.

15.
NEUMANN, P.. O Pensamento Reflexivo como Finalidade Educacional para John Dewey. In: IX Congresso Internacional de Filosofia, 2015, Guarapuava. Anais do IX Congresso Internacional de Filosofia, 2015. v. 9. p. 1-5.

16.
NEUMANN, P.; BRANDELERO, N. . O Trabalho com Surdos: reflexões sobre as dificuldades de profissionais na educação. In: I Congresso Nacional de Educação dos Surdos, 2014, Guarapuava. Anais do I Congresso Nacional de Educação dos Surdos, 2014. v. 1. p. 1-5.

17.
NEUMANN, P.. Conhecimento e Experiência Educativa em Dewey. In: XIII Semana de Filosofia, 2014, Guarapuava. Anais da Semana Acadêmica de Filosofia, 2014. v. 5. p. 1-5.

18.
NEUMANN, P.. O Método em Psicanálise: a interpretação. In: Congresso Internacional de Filosofia - A Filosofia e sua Pluralidade, 2013, Guarapuava. VIII CONIFIL: A Filosofia e sua Pluralidade, 2013.

19.
NEUMANN, P.. O Mito do Andrógino Contado por Aristófanes no Banquete: homossexual, heterossexual e amor. In: XII Semana de Filosofia III Semana PET Filosofia: Filosofia e Direitos Humanos, 2013, Guarapuava. Anais da Semana Acadêmica de Filosofia, 2013. v. 4.

20.
MELO, A. ; NEUMANN, P. . O Direito à Propriedade Privada: direito fundamental como fundamento da negação dos direitos humanos. In: XII Semana de Filosofia III Semana PET Filosofia: Filosofia e Direitos Humanos, 2013, Guarapuava. Anais da Semana Acadêmica de Filosofia, 2013. v. 4.

21.
SANTOS, L. M. ; NEUMANN, P. . A Indústria Cultural a partir do Pensamento de Adorno. In: XII Semana de Filosofia III Semana PET Filosofia: Filosofia e Direitos Humanos, 2013, Guarapuava. Anais da Semana Acadêmica de Filosofia, 2013. v. 4.

22.
NEUMANN, P.; HASS, Ana Paula . Sexualidade e Afetividade na Adolescência: atuação multidisciplinar na educação. In: Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2011, Maringá. Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional - Caminhos Trilhados Caminhos a Percorrer - Anais Online, 2011.

23.
NEUMANN, P.. Como Conhecer a Psicanálise e suas Contribuições. In: Congresso Internacional de Filosofia - Ciência, Ética e Filosofia, 2011, Guarapuava. VI CONIFIL - Ciência, Ética e Filosofia, 2011.

24.
NEUMANN, P.. O Desejo de Conhecer do Filósofo e a Sublimação. In: X Semana Acadêmica de Filosofia, 2011, Guarapuava. Anais da X Semana Acadêmica de Filosofia, 2011. v. 2. p. 1-4.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LAUREANO, D. S. ; NEUMANN, P. . Entre Donald W. Winnicott e Octavio Paz: psicanálise e poesia. In: VI Seminário de Dissertações em Andamento e I Simpósio do Laboratório de Linguagem, Variação e Ensino, 2018, Guarapuava. VI SEDAN e I SIMLIVE - VI Seminário de Dissertações em Andamento e I Simpósio do Laboratório de Linguagem, Variação e Ensino, 2018. v. 1. p. 1-1.

2.
NEUMANN, P.; SZCZEPANIK, G. E. . A Irracionalidade na Ciência e o Conhecimento em Feyerabend. In: XVI Semana de Filosofia/ VII Semana PET Filosofia/ Colóquio Internacional: Intencionalidade Ontem e Hoje - 100 anos da morte de Franz Brentano, 2017, Guarapuava. Anais da XVI Semana de Filosofia/ VII Semana PET Filosofia/ Colóquio Internacional: Intencionalidade Ontem e Hoje - 100 anos da morte de Franz Brentano, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
NEUMANN, P.. Sobre-excitabilidade Emocional e Frustração nas Altas Habilidades/Superdotação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LAUREANO, D. S. ; NEUMANN, P. . Entre Donald W. Winnicott e Octavio Paz: psicanálise e poesia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
NEUMANN, P.. Talento e Altas Habilidades/Superdotação nas Artes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
NEUMANN, P.. Otimismo e Educação nas Altas Habilidades/Superdotação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
NEUMANN, P.. Experiência Educativa e Sentido. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
NEUMANN, P.. Um Diálogo entre Saúde e Educação: possibilidades na depressão e no suicídio'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
NEUMANN, P.; SZCZEPANIK, G. E. . Ciência Democrática em Paul Feyerabend. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
NEUMANN, P.. 'Eu Gosto de Meninos e Meninas': gênero e altas habilidades/superdotação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
NEUMANN, P.; SZCZEPANIK, G. E. . A Irracionalidade na ciência em Feyerabend: a crítica ao racionalismo científico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
NEUMANN, P.. Inteligência Emocional e Identidades de Gênero nas Altas Habilidades/Superdotação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ANTONIO, J. M. ; KATAOKA, A. M. ; NEUMANN, P. . A Complexidade em Edgar Morin e Educação Ambiental: da aproximação à integração. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
NEUMANN, P.. O Estilo Emocional e sua Influência na Educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
NEUMANN, P.. A Relevância das Emoções para Adultos com Altas Habilidades/Superdotação na sua Relação com Professores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SANTOS, D. A. ; KATAOKA, A. M. ; NEUMANN, P. . Uma Educação com a para o Amor: a afetividade no processo de ensino e aprendizagem de superdotados a partir de Morin. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
NEUMANN, P.; SZCZEPANIK, G. E. . A Irracionalidade na Educação a partir de Feyerabend. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
NEUMANN, P.. Alguns Componentes da Teoria da Personalidade de Dabrowski e Possíveis Contribuições à Educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
NEUMANN, P.. 'O que tem de errado comigo?': empatia, autonomia e aprendizagem nas altas habilidades/superdotação a partir de Dabrowski. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
NEUMANN, P.; SZCZEPANIK, G. E. . A Crítica de Chalmers a Paul Feyerabend. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
NEUMANN, P.; PRATES, M. . A Origem do Mal em Tomás de Aquino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
NEUMANN, P.; SZCZEPANIK, G. E. . A Irracionalidade na Ciência e o Conhecimento em Feyerabend. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
VALENTIM, B. F. B. ; NEUMANN, P. ; VESTENA, C. L. B. . La Afectividad en las Altas Habilidades/Superdotación:un estudio brasileño de caso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
NEUMANN, P.. Reflexos da Filosofia de John Locke na Educação Contemporânea. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
NEUMANN, P.. O Pensamento Reflexivo como Finalidade Educacional para John Dewey. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
NEUMANN, P.. A Hermenêutica Simbólica de Paul Ricoeur: uma contribuição à educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
NEUMANN, P.. Altas Habilidades/Superdotação: aspectos iniciais para a identificação nas escolas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
NEUMANN, P.. As Crenças sobre Altas Habilidades/Superdotação: o conhecimento científico como um dos componentes da identificação e intervenção. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
NEUMANN, P.. Afetividade e Sexualidade na Adolescência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
NEUMANN, P.; VELOZO, E. L. . O Dualismo na Sociedade e na Educação: algumas reflexões a partir de John Dewey. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
NEUMANN, P.. Conhecimento e Experiência Educativa em Dewey. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
NEUMANN, P.. O Método em Psicanálise: a interpretação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
NEUMANN, P.. O Mito do Andrógino Contado por Aristófanes no Banquete: homossexual, heterossexual e amor. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
NEUMANN, P.. A Dislexia em Sala de Aula Regular: sugestões de trabalho para professores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
MELO, A. ; NEUMANN, P. . O Direito à Propriedade Privada: direito fundamental como fundamento da negação dos direitos humanos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
NEUMANN, P.. A Função do Trabalhador no Capitalismo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
NEUMANN, P.. Como Conhecer a Psicanálise e suas Contribuições?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
NEUMANN, P.. Sexualidade e Afetividade na Adolescência: atuação multidisciplinar na educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
NEUMANN, P.. O Desejo de Conhecer do Filósofo e a Sublimação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
NEUMANN, P.. Da Cidade Maravilhosa à Cidade Negócio. In: Descolonizar a Rebeldia: uma alternativa desde baixo e à esquerda. Guarapuava: Compprehendere, 2018. (Tradução/Outra).

2.
NEUMANN, P.. Os Sem-Teto da Bahia: a utopia do 'bom viver'. In: Descolonizar a Rebeldia: uma alternativa desde baixo e à esquerda.. Guarapuava: Compprehendere, 2018. (Tradução/Outra).

3.
NEUMANN, P.. Mães de Maio: os limites da democratização do Estado genocida no Brasil. In: Descolonizar a Rebeldia: uma alternativa desde baixo e à esquerda. Guarapuava: Compprehendere, 2018. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MELO, A. ; NEUMANN, P. . Revisão textual de livro: Descolonizar a Rebeldia: uma alternativa desde baixo e à esquerda. 2018.

2.
NEUMANN, P.. Avaliação de resumos do I Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação. I Jornada Paranaense de Altas Habilidades/Superdotação.. 2017.

3.
NEUMANN, P.. Avaliação de resumos do XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental. 2017.

4.
MELO, A. ; NEUMANN, P. . Revisão textual do livro: Educação de Tod@s para Tod@s. 2016.

5.
HEINZ, N. ; NEUMANN, P. . Revisão textual do livro: Osório quer Namorar. 2014.

6.
HEINZ, N. ; NEUMANN, P. . Revisão textual do livro: Uma Breve História da Humanidade. 2014.

7.
HEINZ, N. ; NEUMANN, P. . Revisão textual do livro: Somos todos Macacos. 2014.

8.
NEUMANN, P.. Avaliação de resumos da III SIEPE - Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão. 2013.

Redes sociais, websites e blogs
1.
NEUMANN, P.. Altas Habilidades/Superdotação. 2015; Tema: altas habilidades/superdotação. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
NEUMANN, P.. 'Por que sou diferente dos outros?' A Sobre-excitabilidade Emocional nas AH/SD. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
NEUMANN, P.; SANTOS, I. R. ; NASCIMENTO, S. M. B. . Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação na Educação Infantil: o desafio e identificar e atender. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
NEUMANN, P.; ANTONIO, J. M. . Fenomenologia e Hermenêutica na Educação Ambiental. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Áudioaula).

4.
NEUMANN, P.; ANTONIO, J. M. . Percepções e Interpretações na Educação Ambiental. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Paper).

5.
NEUMANN, P.; SZCZEPANIK, G. E. . A Irracionalidade na ciência em Paul Feyerabend. 2018. (Relatório de pesquisa).

6.
NEUMANN, P.. Inteligências Inter e Intrapessoal: considerações acerca da intensidade emocional e aprendizagem em pessoas superdotadas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
NEUMANN, P.. A Sobre-excitabilidade Emocional na Educação: considerações a partir de Dabrowski. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
NEUMANN, P.. As Características de Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação e o Atendimento Especializado. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
NEUMANN, P.. A Ingenuidade da Racionalidade Científica: a irracionalidade na ciência e educação a partir de Feyerabend. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
ANTONIO, J. M. ; KATAOKA, A. M. ; NEUMANN, P. . Tecendo a Educação Ambiental sob a Perspectiva da Complexidade. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
NEUMANN, P.. Uma Relação de Amor e Ajuda entre Racionalidade e Afetividade: identificação das altas habilidades/superdotação e possibilidades de intervenção nas aulas de biologia. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
ANTONIO, J. M. ; KATAOKA, A. M. ; NEUMANN, P. . Tecendo a Educação Ambiental sob a Perspectiva da Complexidade. 2017. (Coordenação Pedagógica).

13.
NEUMANN, P.. Inteligência Emocional na Educação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
NEUMANN, P.. Relações de Cuidado, Diversidade e Educação na Primeira Infância. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
NEUMANN, P.. Dislexia: sugestões para auxiliar professores e estudantes na sala de aula regular. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
NEUMANN, P.. Inteligência Emocional e Altas Habilidades. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
NEUMANN, P.. A Morte do Cacto: aspectos estruturais e psicológicos para apresentar o trabalho de conclusão de curso. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
NEUMANN, P.. A Pessoa como Centro: uma perspectiva humanista para a vida e a educação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
NEUMANN, P.. Dislexia: sugestões para auxiliar professores e estudantes na sala de aula regular. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
NEUMANN, P.; LUVIZA, J. . Curtametragem: E Faz Diferença?. 2013. Audiovisual.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
KATAOKA, A. M.; NEUMANN, P.; PEREIRA, V. A.. Participação em banca de João Fernando Ferrari Nogueira.Uma Análise Teórico Metodológica em Publicações de Educação Ambiental Formal no Brasil (2004-2013). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual do Centro Oeste.

2.
NEUMANN, P.. Participação em banca de Marcos Halma.A Relação do Nível de Ansiedade de Alunos do Ensino Fundamental do Município de Turvo segundo Sexo, Idade e Modalidade Esportiva. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Centro do Paraná.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Congresso Brasileiro de Educação para Altas Habilidades/Superdotação. Sobre-excitabilidade Emocional e Frustração nas Altas Habilidades/Superdotação. 2018. (Congresso).

2.
Palestra A Origem do Mal. 2018. (Outra).

3.
XVII Semana de Filosofia: a arte de argumentar sobre....Ciência Democrática em Feyerabend. 2018. (Outra).

4.
I Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação. I Jornada Paranaense de Altas Habilidades e Superdotação I Jo.A Relevância das Emoções para Adultos com Altas Habilidades/Superdotação na sua Relação com Professores. 2017. (Seminário).

5.
X Conifil - Congresso Internacional de Filosofia e I Simpósio de Filosofia da Religião. 2017. (Congresso).

6.
XIII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. "O que tem de errado comigo?": empatia, autonomia e aprendizagem nas altas habilidades/superdotação a partir de Dabrowski. 2017. (Congresso).

7.
XXV Semana de Pedagogia - Paulo Freire.A Irracionalidade na Educação a partir de Feyerabend. 2017. (Outra).

8.
Palestra Afetividade e Práticas Pedagógicas. 2016. (Outra).

9.
XV Semana de Filosofia e VI Semana PET Filosofia. 2016. (Outra).

10.
XXIV Semana de Pedagogia - Pedagogia e Diversidade. 2016. (Outra).

11.
IX Conifil - Congresso Internacional de Filosofia: ser e pensar, inícios. O Pensamento Reflexivo como finalidade educacional para John Dewey. 2015. (Congresso).

12.
XXIII Semana de Pedagogia: 40 anos de história do curso de pedagogia.A Hermenêutica Simbólica de Paul Ricoeur: uma contribuição à educação. 2015. (Outra).

13.
Palestra Altas Habilidades/Superdotação. 2014. (Outra).

14.
II Encontro dos Pós-Graduandos da Unicentro. 2013. (Encontro).

15.
Seminário Internacional "Estado, Violência e Luta de Classes".A Função do Trabalhador no Capitalismo. 2013. (Seminário).

16.
Trilogias Culturais II: Cinema, Conhecimento e Interdisciplinariedade. 2013. (Outra).

17.
VIII Congresso Internacional de Filosofia: A Filosofia e sua Pluralidade. O Método em Psicanálise: a interpretação. 2013. (Congresso).

18.
V Simpósio de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica da Unicentro 2013 - Etapa 1. 2013. (Simpósio).

19.
V Simpósio de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica da Unicentro 2013 - Etapa 3. 2013. (Simpósio).

20.
XII Semana de Filosofia III Semana PET Filosofia: Filosofia e Direitos Humanos.O Mito do Andrógino contado por Arstófanes no Baquete: homossexual, heterossexual e amor. 2013. (Outra).

21.
Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Sexualidade e Afetividade na Adolescência: atuação muldiciplinar na educação. 2011. (Congresso).

22.
VI Congresso Internacional de Filosofia: Ciência, Ética e Política. Como Conhecer a Psicanálise e suas Contribuições?. 2011. (Congresso).

23.
I Jornada de Psicologia: Compromisso com a Subjetividade.Excentricidade, Exaltação, Objetos Quebrados: a expressão das emoções na nona sinfonia de Bethoven. 2010. (Outra).

24.
V Congresso Internacional de Filosofia da UNICENTRO - Linguagem, Ética e Política. 2010. (Congresso).

25.
Ciclo de Palestras em Psicologia. 2009. (Encontro).

26.
Conferencia Pastoral da Criança. 2009. (Outra).

27.
I Congresso Nacional de Filosofia da Unicentro e II Colóquio Kant da SKB - PR. 2009. (Congresso).

28.
IV Congresso Internacional e X Semana de Psicologia: Conhecimento e Saúde Mental: Compromisso com o Desenvolvimento Humano. 2009. (Congresso).

29.
Discussão e Análise do Filme Colcha de Retalhos. 2008. (Outra).

30.
Discussão e Análise do Filme Do Cárcere à Rua. 2008. (Outra).

31.
II Jornada o Trabalho e a Formação Profissional na Pedagogia, Psicologia e no Serviço Social. 2008. (Outra).

32.
Processo de Desistitucionalização e a Luta Antimanicomial. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NEUMANN, P.. I Seminário de Criatividade, Talento e Seperdotação. I Jornada Paranaense de Altas Habilidades e Superdotação. 2017. (Outro).

2.
NEUMANN, P.. II Encontro de Pós-Graduandos da Unicentro. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Adriene Laurie Belloni. Práticas Baseadas na Teoria da Complexidade para a Inserção da Educação Ambiental no Âmbito Escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Patricia Neumann.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 17:20:34