Jane Cleide de Sousa Maciel

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5252254291806209
  • Última atualização do currículo em 28/09/2018


Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora e mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - ECO/UFRJ, na linha de pesquisa Tecnologias da Comunicação e Estética. Graduada em Comunicação Social - Relações Públicas pela UFMA. Formação em Artes pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem (IF-MA) e do Laboratório em Mídias e Métodos Digitais da UFRJ (MediaLab-UFRJ). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Imagem e Cultura Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, redes digitais, estética e arte. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jane Cleide de Sousa Maciel
Nome em citações bibliográficas
MACIEL, J

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Sociais, Departamento de Comunicação Social.
Avenida dos Portugueses
Vila Bacanga
65080805 - São Luís, MA - Brasil
Telefone: (98) 32728430
URL da Homepage: http://www.comunicacao.ufma.br/


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Comunicação e Cultura.
Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ECO-UFRJ, Brasil.
Título: Imago Mundi e a Fotografia em Rede: tramas tecnopolíticas do Atlas #ProtestosBR, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Fernanda Glória Bruno.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA, FAPEMA, Brasil.
Palavras-chave: fotografia; Rede; Tecnologias da Comunicação; Estética; Arte Contemporânea.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação / Especialidade: Comunicação e Cultura.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
2010 - 2012
Mestrado em Comunicação e Cultura.
Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ECO-UFRJ, Brasil.
Título: EXPOSIÇÕES PARA A FOTOGRAFIA COMUM: imagem, tecnologia e estética no Flickr,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Fernanda Glória Bruno.
Coorientador: Victa de Carvalho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: fotografia; Estética; Rede; Flickr.
2003 - 2009
Graduação em Comunicação Social Relações Públicas.
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Título: Retratos do Sensível: Fotografia Contemporânea e Estetização do Cotidiano.
Orientador: Francisco Gonçalves da Conceição.




Formação Complementar


2018 - 2018
MULHERES NA FOTOGRAFIA. (Carga horária: 3h).
Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem, NUPPI, Brasil.
2017 - 2017
Ciclo de Estudos em Comunicação Digital e Inovação no Jornalismo. (Carga horária: 24h).
Laboratório de Convergência de Mídias, LABCOM, Brasil.
2012 - 2012
Uma lógica das imagens: leituras de Aby Warburg. (Carga horária: 12h).
Laboratório de Imagem e Som - UFF, LISUFF, Brasil.
2011 - 2011
A fotografia brasileira no século XIX. (Carga horária: 17h).
Instituto Moreira Salles, IMS, Brasil.
2011 - 2011
Teorias da Arte. (Carga horária: 32h).
Escola de Artes Visuais do Parque Lage, EAV, Brasil.
2011 - 2011
Entre palavra e imagem: a obra de Walter Benjamin. (Carga horária: 15h).
Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, IL-UFF, Brasil.
2011 - 2011
Fotografia contemporânea: Desenvolvimento. (Carga horária: 45h).
Escola de Artes Visuais do Parque Lage, EAV, Brasil.
2011 - 2011
Programa Fundamentação em Artes Visuais. (Carga horária: 162h).
Escola de Artes Visuais do Parque Lage, EAV, Brasil.
2010 - 2010
Tratamento de Imagem com Photoshop. (Carga horária: 40h).
SENAC COPACABANA, SENAC, Brasil.
2010 - 2010
Fotografia. (Carga horária: 24h).
Escola de Artes Visuais do Parque Lage, EAV, Brasil.
2010 - 2010
Arte Sonora. (Carga horária: 30h).
Escola de Artes Visuais do Parque Lage, EAV, Brasil.
2010 - 2010
Produção de Fotografia. (Carga horária: 42h).
Escola de Artes Visuais do Parque Lage, EAV, Brasil.
2010 - 2010
Incubadora de Monitores. (Carga horária: 30h).
Escola de Artes Visuais do Parque Lage, EAV, Brasil.
2010 - 2010
Iluminação para Arte. (Carga horária: 42h).
Escola de Artes Visuais do Parque Lage, EAV, Brasil.
2005 - 2006
Francês para Estrangeiros. (Carga horária: 314h).
Chambres de Commerce et d?Industrie de Nantes, CCI, França.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da UFMA.

Atividades

07/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais, Departamento de Comunicação Social.

08/2014 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação
Comunicação e Cultura Organizacional
Estética e Mídia
Planejamento de Mídia
Relações Públicas Governamentais
Teoria da Opinião Pública
Teorias da Comunicação

Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem, NUPPI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, produtora e artista
Outras informações
Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem (www.coletivonuppi.wordpress.com) vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, do qual é membro fundador. Link para o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0477609MW8HPYS


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Pesquisadora do Laboratório em Mídias e Métodos Digitais da UFRJ (MediaLab-UFRJ).

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Doutorando, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina eletiva "Fotografia e Rede" coordenada pela professora doutora Victa de Carvalho na Escola de Comunicação da UFRJ.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Estágio Docência
Outras informações
Professora convidada na disciplina "Fotografia-Ciclo Básico" coordenada pela professora doutora Victa de Carvalho na Escola de Comunicação da UFRJ durante os períodos 2010.2, 2011.1 e 2011.2.


Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Assessoria de Comunicação e Relações Públicas, Carga horária: 30


Escola Popular de Comunicação Crítica, ESPOCC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Disciplina Comunicação, Ética e Estética


Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Assistente da área de Fotojornalismo do curso de Jornalismo da UFRRJ.


Escola de Artes Visuais do Parque Lage, EAV, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria de Exposição
Outras informações
Monitoria da exposição "Forma(ação) gráfica"



Linhas de pesquisa


1.
Fotografia e tecnopolítica: cartografias, saberes e estéticas visuais em redes digitais de comunicação


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Fotografia e tecnopolítica: cartografias, saberes e estéticas visuais em redes digitais de comunicação
Descrição: Investigação sobre os aspectos contemporâneos da produção e circulação das imagens fotográficas, considerando as relações que estas estabelecem entre si e com outras imagens, que nesta pesquisa visam ser exploradas, apreendidas e apresentadas através da proposição e experimentação de metodologias cartográficas voltadas para o estudo das agências políticas das imagens no ambiente das redes digitais de comunicação. Buscamos pesquisar os usos e agências da fotografia entendendo que esta mídia pode assumir diferentes estatutos como imagem dependendo das atribuições expressivas de suas relações. Entendendo a fotografia como meio pelo qual as imagens circulam e movimentam as dinâmicas sociais, culturais e políticas, não sendo somente compreendida como inscrição midiática/tecnológica estritamente atrelada à origem/real, faz-se necessário examinar suas agências que ora fazem ver, o que permite percebê-las como superfícies que transportam sentidos e instigam sentimentos; ora fazem fazer, são atos, gestos, práticas, performances. Diante do impacto que as tecnologias digitais têm gerado em nossa experiência de subjetivação política, este projeto visa questionar quais imagens-redes podemos cartografar para definirmos e problematizarmos a tecnopolítica. Não apenas aquelas que se referem ou se relacionam de algum modo aos protestos (como realizado na pesquisa anterior), mas toda imagem que ponha em discussão o que são as práticas políticas hoje, especialmente quando mediadas por tecnologias de comunicação e imagem. Quais teorias, perspectivas e associações permitem ampliar o entendimento sobre o que é uma ?manifestação política?, considerando que as imagens manifestam no espaço público o logos e o pathos em torno da distribuição dos lugares, funções e formas de existência. Pretendemos contribuir com esta pesquisa tanto para o estudo das dimensões de mídia, tecnologia e linguagem da fotografia, bem como das operações e redes por elas mobilizadas na política contemporânea..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2017
Imago Mundi e a Fotografia em Rede: Tramas Tecnopolíticas do Atlas #ProtestosBR
Descrição: Projeto de pesquisa de doutorado, realizado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ, que explorou "imagens-redes" como condutoras de um conhecimento constelar, desdobradas e planificadas pela aproximação e distanciamento de seus rastros, considerando que os sentidos e os afetos de suas agências tornam-se visíveis e logo, possíveis de serem estudados, nas relações entre imagens. Para tanto, pesquisou-se duas perspectivas conceituais como instrumentos de orientação e navegação pelo o que chamamos de imago mundi, mundo de imagens amplamente expandido pelas tecnologias digitais: a Forma Atlas, inspirada pelo Atlas de Imagens Mnemosyne, de Aby Warburg; e a Forma Cartográfica Ator- Rede, guiada pela Teoria Ator-Rede a partir da obra de Bruno Latour. Essas teorias auxiliaram no experimento de pesquisa e montagem de imagens de protestos brasileiros a partir dos acontecimentos conhecidos como jornadas de junho de 2013, que foram reunidas primeiramente no arquivo do projeto ?Atlas #ProtestosBR?, construído de maneira colaborativa na internet, e que foi expandido em nossa pesquisa pela elaboração de um inventário de imagens políticas e da construção de pranchas, planos de trabalho que relacionam diferentes imagens a partir de suas formas/forças que expõem as tensões de heterogêneas manifestações políticas, tornando visíveis cenas dissensuais. As pranchas são acompanhadas de relatos que re-traçam os caminhos percorridos na busca por imagens e pelas formas de existências que as atravessam na assimilação dos seus movimentos fluidos nas redes digitais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
MEDIALAB.UFRJ Laboratório de pesquisa em mídias e métodos digitais para a produção e divulgação de conhecimento em humanidades
Descrição: Um dos efeitos da chamada revolução digital foi a multiplicação e ampliação das fontes de conhecimento e dos seus meios de difusão. Ainda que este processo seja notável na experiência cotidiana com as mídias digitais, especialmente na Internet, a pesquisa acadêmica ainda dispõe de poucos recursos para lidar com o imenso e diversificado volume de dados hoje disponíveis nas redes digitais, bem como para usar tais redes e tecnologias na ampla divulgação da produção acadêmica. O objetivo deste projeto é explorar as potencialidades deste cenário para a investigação de métodos de pesquisa, análise e visualização de dados digitais que contribuam para uma renovação das metodologias e meios de difusão do conhecimento na área de ciências humanas e sociais. Para isso, pretende-se constituir um laboratório de pesquisa em mídias e métodos digitais para a produção e divulgação de conhecimento em humanidades - MEDIALAB/UFRJ, a ser sediado na Escola de Comunicação/UFRJ, integrando três grupos de pesquisa da UFRJ: CiberIDEA, IDEA e Cultura Contemporânea: Subjetividade, Conhecimento e Tecnologia. No eixo de produção de conhecimento, o laboratório irá explorar, nesta primeira etapa, a metodologia de cartografia de controvérsias, que vem sendo desenvolvida em centros de pesquisa internacionais , visando a testagem de instrumentos de coleta, análise e visualização de dados digitais para a pesquisa em humanidades. Serão realizadas três cartografias de controvérsias, coordenadas pelos pesquisadores que integram esta proposta. Já no eixo da divulgação do conhecimento, o laboratório focaliza inicialmente duas vias: a) construção de plataforma digital interativa de visualização das cartografias de controvérsias e de disponibilização on-line da base de dados da pesquisa, possibilitando a sua reutilização por grupos interessados; b) desenvolvimento de plataforma de edição de livros eletrônicos (e-books) de acesso livre e gratuito, com previsão de publicação de dois e-books iniciais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Exposições para a fotografia comum: imagem, tecnologia e estética no Flickr
Descrição: Estudo sobre a produção e estética comum da fotografia em rede. Com objetivo de analisar as formas de presença desta fotografia e suas respectivas partilhas do sensível (RANCIÈRE, 2009), abordamos a ferramenta do site de compartilhamento de imagens Flickr intitulada ?Exposições?, a partir de um levantamento empírico com 181 ?galerias? que analisamos ao longo do trabalho por dois eixos de operação: arquivo e circulação; produção e edição. Revemos aspectos históricos da constituição da fotografia como uma linguagem visual comum, distinguindo os modelos de visão do momento de seu aparecimento no século XIX e os que hoje se manifestam influenciados pela conjuntura das novas mídias. A partir de pressupostos metodológicos da Teoria Ator-Rede (LATOUR, 2007), esta análise visa seguir os fluxos imagéticos pelas cadeias de atores (humanos e não-humanos) que colocam estas fotografias e seus produtores em conexão. Buscamos pela descrição desta rede compreender como se processa a estetização desta criação fotográfica comum que se encontra na fronteira entre o analógico e digital, sendo marcada pela reapropriação de códigos e terminologias estéticas advindas de outros dispositivos, como o da arte, em um contexto contemporâneo de descentralização da produção de imagem e de ampliação das práticas de arquivos circulados na web..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Jane Cleide de Sousa Maciel - Coordenador / Fernanda Bruno - Integrante.
2010 - Atual
Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem
Descrição: Através de duas linhas de pesquisa, ?Imagem e Mediações Sociais? e ?Estética da Imagem e Poéticas Contemporâneas?, o Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem (NUPPI) integra o Campus Centro Histórico do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IF-MA) onde desenvolve estudos teóricos e práticos sobre imagem, nos seguintes aspectos: os usos sociais da imagem, relações políticas e processos de subjetivação envolvidos nas dinâmicas do visual; mediações postas em jogo nos atos de produção, edição, circulação e arquivamento de imagens; modos de visibilidade; práticas imagéticas em contextos educativos; história dos conceitos filosóficos de Arte e Estética; processos criativos contemporâneas; constituição do campo da arte contemporânea; caráter performático e social do gesto criativo no campo da arte. Realiza uma série de atividades vinculando o saber teórico e prático no campo da imagem, tais como palestras, exposições e curadorias, cursos, workshops, seminários, grupos de estudos, publicações, ações de produção e conservação de imagens..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Jane Cleide de Sousa Maciel - Integrante / Marcus Ramusyo de Almeida Brasil - Coordenador / Carolina Guerra Libério - Integrante / Bruno Soares Ferreira - Integrante / Carlos Eduardo Cordeiro - Integrante / Denise Bogéa Soares - Integrante / Francisca Rosemary Ferreira de Carvalho - Integrante / José Almir Valente Costa Filho - Integrante.
2010 - Atual
Midiateca Banco de Imagem, Acervo Bibliográfico, Módulo de Produção e Portal do Laboratório de Fotografia e Imagem Digital da ECO/UFRJ
Descrição: A Midiateca da Escola de Comunicação da UFRJ se propõe a ser um ambiente de apoio e desenvolvimento das pesquisas de Pós- Graduação, Graduação e Extensão da Escola de Comunicação da UFRJ. A equipe envolvida compreende 5 pesquisadores da UFRJ, 10 alunos da Pós- Graduação - 6 mestrandos e 4 doutorandos -, 1 pesquisador recém-doutor, 1 bolsista de iniciação científica (FAPERJ) e 3 monitores da graduação, 3 monitores voluntários de graduação, 1 bolsista de Iniciação científica e 3 alunos da graduação. Esse Projeto consiste na implementação do Banco de Imagem Geraldo de Barros, do Acervo Fotográfico José Oiticica Filho, do Módulo de Produção e do Portal do Laboratório de Fotografia e Imagem digital. O projeto contempla a aquisição de bens materiais e tecnológicos de modo a viabilizar o acesso aos conteúdos dessas iniciativas a toda comunidade acadêmica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
Narrativas do Cotidiano: Fotografia e Experiência na Contemporaneidade
Descrição: A partir dos anos 80, é possível identificar diversos trabalhos fotográficos com evidente interesse pelo cotidiano e pelo real. Nesse contexto, muitas são as propostas fotográficas que abordam o cotidiano a partir de uma problematização da lógica convencional de funcionamento do dispositivo fotográfico, seja através da espacialização das obras, da multiplicação dos tempos, ou de fraturas cognitivas. O cotidiano torna-se o território de pesquisa para a fotografia contemporânea à medida que é potencializado pela possibilidade de uma experiência que transita entre o banal, o comum, o reconhecido e o extraordinário..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Jane Cleide de Sousa Maciel - Integrante / Victa de Carvalho Pereira da Silva - Coordenador.
2009 - Atual
Laboratório de Fotografia e Imagem Digital
Descrição: Tendo em vista o cenário atual das novas tecnologias digitais, diferentes modalidades de imagens e possibilidades de tratamento surgem como elementos fundamentais tanto para o produtor quanto para o receptor de imagens. A fotografia integra este amplo contexto de inovações que influenciam e reestruturam diversas instâncias do cotidiano, convocando novas atitudes diante do ver e do fazer imagens. O Laboratório de Fotografia e Imagem Digital integrará a Central de Produção Multimídia (CPM), responsável pelo fornecimento de apoio logístico às atividades de ensino, pesquisa e extensão na graduação e pós-graduação, bem como base para a experimentação e para a produção audiovisual realizada por alunos, professores e técnicos. O Laboratório de Fotografia e Imagem Digital será um espaço de pesquisa e de produção de imagens analógicas e digitais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Jane Cleide de Sousa Maciel - Integrante / Victa de Carvalho Pereira da Silva - Coordenador / Antonio Pacca Fatorelli - Integrante / Teresa Bastos - Integrante.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Cambiassú (UFMA)
2015 - Atual
Periódico: REVISTA ECO-PÓS (ONLINE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Fotografia.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Tecnologias da Comunicação e da Informação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação e Arte.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MACIEL, J2016 MACIEL, J. Morte Imagem Viva: circulação das imagens e usos políticos das memórias entre as redes digitais e a cidade em disputa. DEVIRES (UFMG), v. 13, p. 66-87, 2016.

2.
MACIEL, J2012MACIEL, J. CRIAÇÃO E ESTÉTICA COMUM NO FLICKR: um novo lugar para velhas ideias?. ÍCONE (RECIFE. ONLINE), v. 14, p. 9, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
MACIEL, J. Barreira Limítrofe: a que se opor nas/com imagens. In: Ramusyo Brasil. (Org.). História, política e imagem dialética. 1ed.São Luís: EDIFMA, 2017, v. 1, p. 7-26.

2.
MACIEL, J. Rochelle Costi: Coleções de Rastros do Cotidiano. In: Victa Carvalho; Antonio Fatorelli; Leandro Pimentel. (Org.). Escritos sobre fotografia contemporânea brasileira. 1ed.Rio de janeiro: Capes/Editora Circuito, 2015, v. 1, p. 101-106.

3.
MACIEL, J; COSTA FILHO, J. A. V. ; BRASIL, M. R. A. ; CARVALHO, F. R. F.de ; FERREIRA, B.S. ; Carolina Guerra Libério ; SOARES, Denise B. . Exposições do Flickr e as mediações estéticas da fotografia comum. In: José Almir Valente Costa Filho e Marcus Ramusyo de Almeida Brasil. (Org.). Visualidades: comunicação, arte, cultura nos anos 10. 1ed.São Luís: EDUFMA, 2014, v. , p. 25-46.

4.
MACIEL, J. Exposições do Flickr e as curadorias da fotografia comum. In: Arlete dos Santos Petry; Eneus Trindade; Luís Carlos Petry; Nicolás Llano. (Org.). Comunicação e Antropologia Visual.IX Seminário Internacional Imagens da Cultura. Cultura das Imagens. 21ed.São Paulo: INMOD / PPGCOM-ECA-USP, 2014, v. , p. 196-211.

5.
MACIEL, J. Flickr e o rizoma da fotografia em rede. In: José Carlos Ribeiro; Thiago Falcão; Tarcízio Silva. (Org.). MÍDIAS SOCIAIS: SABERES E REPRESENTAÇÕES. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2012, v. , p. 49-64.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MACIEL, J; PINHO, S. R. . CARTOGRAFIA ?IMAGENS FORAGIDAS E AS APARIÇÕES DO PRESO-AUTOR? ENTRE COMPOSIÇÕES MIDIÁTICAS SOBRE MODOS DE VER A PRISÃO. In: I Encontro Norte e Nordeste da ABCiber, 2018, São Luís. Anais do I Encontro Norte e Nordeste da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura ? ABCiber [recurso eletrônico]: interação homem-máquina simbiose, conflito, hibridização. São Luís: LABCOM DIGITAL, 2018. p. 789-798.

2.
MACIEL, J. Páthos e sobrevivência das imagens nas redes digitais a partir do projeto Atlas #ProtestosBR. In: Simpósio Internacional de Tecnologias e Narrativas Digitais, 2015, São Luís. I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA E NARRATIVAS DIGITAIS: SITND 2015. São uís: LABCOM DATA, 2015. p. 1-12.

3.
MACIEL, J. ATLAS #PROTESTOSBR: TRAMAS POLÍTICAS DE IMAGENS SOBREVIVENTES. In: VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, 2015, Goiânia. Anais do VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual: arquivos, memorias, afetos. Goiânio: Núcleo Editorial FAV, 2015. p. 990-1002.

4.
MACIEL, J. Aby Warburg, o ritual da serpente e as visões da ayahuasca. In: XII Congresso ALAIC, 2014, Lima. XII Congresso ALAIC, 2014.

5.
MACIEL, J. Olhar fotográfico e jogos de visibilidade. In: 9º Encontro Nacional de História da Mídia, 2013, Ouro Preto. 9º Encontro 2013 Alcar, 2013.

6.
MACIEL, J. Anonimato em vídeos dos #ProtestosBR. In: X Seminário dos alunos do programa de pós-graduação da PUC-Rio (POSCOM 2013), 2013, Rio de Janeiro. Revista Entre.Meios 2013/ Comunicação e Criatividade: A Reinvenção das Mídias, 2013. v. 10.

7.
MACIEL, J. CRIAÇÃO E ESTÉTICA COMUM NO FLICKR: um novo lugar para velhas ideias?. In: SIMSOCIAL ? Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade: Práticas Interacionais em Rede, 2012, Salvador. Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade, 2012.

8.
MACIEL, J. O desejo de ser artista/curador e o lugar do amador. In: V CONECO- Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação, 2012, Niterói. Reencontros em Comunicação, 2012.

9.
MACIEL, J. Flickr e o rizoma da fotografia em rede. In: Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade: Mídias Sociais, Saberes e Representações, 2011, Salvador. Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade: Mídias Sociais, Saberes e Representações, 2011.

10.
MACIEL, J. Experiência estética cotidiana na fotografia do homem comum. In: XVI Intercom Sudeste, 2011, São Paulo. Anais do XVI Congresso de Comunicação da Região Sudeste, 2011.

11.
MACIEL, J. Outras imagens, novas observações. In: IV Simpósio Nacional da ABCiber., 2010, Rio de Janeiro. IV Simpósio Nacional da ABCiber, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MACIEL, J. A forma atlas e a contribuição da teoria de Aby Warburg ao estudo das fotografias em rede. In: I Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (I SIICS) PGCult? UFMA, 2015, São Luís. Anais do I Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (I SIICS) PGCult? UFMA. São Luís: EDUFMA, 2015. p. 92-92.

2.
Carolina Guerra Libério ; MACIEL, J ; BRASIL, M. R. A. . Imagem técnicas, cultura e sociedade: reflexões sobre a transversalidade do saber visual. In: I Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (I SIICS) PGCult? UFMA, 2015, São Luís. Anais do I Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (I SIICS) PGCult? UFMA. São Luís: EDUFMA, 2015. p. 93.

Artigos aceitos para publicação
1.
MACIEL, J. Atlas Mnemosyne e Saber Visual: atualidade de Aby Warburg diante das imagens, mídias e redes. ÍCONE (RECIFE. ONLINE), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
MACIEL, J. DO ARQUIVO AO ATLAS DE IMAGENS: MONTAR PARA ATIVAR MEMÓRIAS DOS PROTESTOS DE 2013. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MACIEL, J. A atualidade do pensamento de Aby Warburg: a Forma Atlas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MACIEL, J. Disputa de sentidos nas superfícies das imagens: a controvérsia Queermuseu. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MACIEL, J. Atlas #Protestosbr: Tramas Políticas de Imagens Sobreviventes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MACIEL, J. Debate sobre o filme 'Em busca de Iara'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MACIEL, J; Carolina Guerra Libério . A fotografia entre a técnica e a intuição. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MACIEL, J. Exposições para a fotografia comum: problematizando os usos sociais da fotografia e suas estéticas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
MACIEL, J. Olhar fotográfico e jogos de visibilidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MACIEL, J. Anonimato em vídeos dos #ProtestosBR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
MACIEL, J. O desejo de ser artista/curador e o lugar do amador. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
MACIEL, J. Experiência estética cotidiana na fotografia do homem comum. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
MACIEL, J. Exposições do Flickr e a estetização da fotografia comum. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
MACIEL, J. Flickr e o rizoma da fotografia em rede. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
MACIEL, J. Outras imagens, novas observações. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
MACIEL, J. Espelho e fotografia: o corpo entre a presença e a representação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
MACIEL, J. Mitos e Fábulas na Fotografia Contemporânea. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
MACIEL, J; FERREIRA, B.S. . A punga como performance: comunicação corpo e música no Tambor de Crioula. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
MACIEL, J; BRASIL, M. R. A. . Revelando o Campus. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
MACIEL, J; BRASIL, M. R. A. . Auto-retrato na Fotografia Digital: Espelhos e Narcisos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
MACIEL, J. Espelho e Eu: o auto-retrato na fotografia digital. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MACIEL, J; BRASIL, M. R. A. . Revelando o Campus. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
MACIEL, J; BRASIL, M. R. A. ; FERREIRA, B.S. . Simpósio Nacional de Arte e Mídia: Entretecer: enredamentos e diálogo. São Luís: Editora IFMA, 2018 (Organizadora de publicação de Anais).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MACIEL, J. Produção do evento de comemoração do Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Maranhão. 2009.

2.
MACIEL, J. Assessoria de Comunicação do III Seminário Arte na Escola. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
MACIEL, J; BRASIL, M. R. A. . Tratamento e seleção de imagens dos ensaios fotográficos do livro 'O Reggae no Caribe Brasileiro', de Ramusyo Brasil. 2014.

2.
MACIEL, J. Cobertura fotográfica do lançamento do Ano da França no Maranhão. 2009.

3.
MACIEL, J. Projeto Deplaçons nous/ Desloquemo-nos. 2009.

Redes sociais, websites e blogs
1.
MACIEL, J. Portfólio foto-poético Jane Maciel. 2013. (Site).

2.
BRUNO, F. ; MACIEL, J ; Carolina Guerra Libério ; BONORANDI, G. D. ; VIDAL JUNIOR, I. F. . ANONIMATO #PROTESTOSBR - Cartografia de Controvérsias. 2013; Tema: Anonimato em meio aos protestos brasileiros a partir de junho de 2013. (Blog).

3.
MACIEL, J; Teresa Bastos ; Victa de Carvalho Pereira da Silva . Blog do Seminário internacional Fotografia e Experiência: os desafios da imagem na contemporaneidade. 2012; Tema: Fotografia e Experiência: os desafios da imagem na contemporaneidade. (Blog).

4.
MACIEL, J. Exposições para a fotografia comum: imagem, tecnologia e estética no Flickr. 2012; Tema: Blog da pesquisa de mestrado ?Exposições para a fotografia comum: imagem, tecnologia e estética no Flickr?. (Blog).

5.
MACIEL, J. Fotografia Comum- notas de pesquisa. 2012; Tema: Fotografia. (Blog).

6.
MACIEL, J; Teresa Bastos . Blog do Seminário Internacional ?As Linguagens Itinerantes da Fotografia?. 2011; Tema: Fotografia. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
MACIEL, J; PIMENTEL, L ; MORGADO, B. ; DANTAS, L. ; CAMPE, M. ; BASTOS, T. . Fotografia, Imagem e Pensamento. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MACIEL, J; FALCÃO, G . FOTO-ARTE-COMUM: fronteiras e tensões nos usos da fotografia contemporânea. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MACIEL, J; Carolina Guerra Libério ; PIMENTEL, L . Inventário de uma cidade em ruínas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MACIEL, J. Oficina de Fotografia - Por dentro da caixa preta. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MACIEL, J; Carolina Guerra Libério ; Almir Valente . Fotografia, Intervenção Urbana e Realidade Social. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Música
1.
MACIEL, J; FERREIRA, B.S. ; BRASIL, M. R. A. ; SIMAS, J. . CD 'Tudo faz Sentido'. 2015. Registro Fonográfico.

2.
FERREIRA, B.S. ; MACIEL, J ; SIMAS, J. ; BRASIL, M. R. A. . Show Lua Cheia- Ninfas Equatoriais. 2015. Apresentação de Obra (para compositores).

3.
MACIEL, J; NO, C. . CD Chico Nô Comvida. 2015. Registro Fonográfico.

4.
FERREIRA, B.S. ; MACIEL, J ; BRASIL, M. R. A. . Ninfas Equinociais. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

5.
MACIEL, J; FERREIRA, B.S. ; BRASIL, M. R. A. . Ninfas Equatoriais. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

Artes Visuais
1.
MACIEL, J. AzulPedraMar. 2015. Instalação.

2.
MACIEL, J; Carolina Guerra Libério ; SANTOS, M. ; FERREIRA, B.S. ; BRASIL, M. R. A. . Banho de Mar Banho de Sal Grosso. 2015. Vídeo.

3.
MACIEL, J; BRASIL, M. R. A. . Maranhão 669. 2014. Filme.

4.
MACIEL, J; Carolina Guerra Libério ; BRASIL, M. R. A. . Documentos da Cultura: a festa, a dança, a fé. 2013. Fotografia.

5.
MACIEL, J; Carolina Guerra Libério ; CORDEIRO, C. E. ; BRASIL, M. R. A. ; VASCONCELOS, M. . A cidade de Nauro Machado. 2013. Fotografia.

6.
MACIEL, J; Carolina Guerra Libério ; BRASIL, M. R. A. . Documentos da Cultura: a festa, a dança, a fé. 2013. Fotografia.

7.
MACIEL, J; FERREIRA, B.S. . Pertencimento/Desocupação - Projeto Narrativas do Cotidiano. 2012. Fotografia.

8.
MACIEL, J; LAROCHE, M. . Olhares sobre a França. 2009. Fotografia.

Outras produções artísticas/culturais
1.
MACIEL, J. O Ritornelo. 2010 (Poesia e Fotografia).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MACIEL, J; BRASIL, M. R. A.. Participação em banca de Márcia Cristina da Silva Sousa.Entre o homem e a máquina: uma análise sobre arte e tecnologia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Instituto Federal do Maranhão.

2.
Carolina Guerra Libério; CHAGAS, P.; MACIEL, J. Participação em banca de Verônica Ramos, Maureen Carvalho; Larissa Potes.Comunicação e Cultura da Paz: A mobilização dos profissionais de Comunicação em formação a partir da produção audiovisual para a Agência de Notícias da Infância Matraca. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

3.
MACIEL, J; SILVA, M.; CHAGAS, P.. Participação em banca de João Vitor Oliveira Nascimento.A Comunicação Alternativa dos Racionais MC's. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.

4.
Carolina Guerra Libério; MACIEL, J; AZAMBUJA, Patrícia. Participação em banca de Ana Paula Pereira Coelho.Ciberfeminismo, descriminilização do aborto e Teoria Ator-Rede: uma experiência com controvérsias e redes em ação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Colóquio Internacional de Fotografia e Imagem. DO ARQUIVO AO ATLAS DE IMAGENS: MONTAR PARA ATIVAR MEMÓRIAS DOS PROTESTOS DE 2013. 2018. (Congresso).

2.
Criação e outros percursos na cidade.Território, ritornelos e marcas expressivas. 2015. (Outra).

3.
I Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade.A forma atlas e a contribuição da teoria de Aby Warburg ao estudo das fotografias em rede. 2015. (Simpósio).

4.
Simpósio Internacional de Tecnologia e Narrativas Digitais.Páthos e sobrevivência das imagens nas redes digitais a partir do projeto Atlas #ProtestosBR. 2015. (Simpósio).

5.
VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual - UFG.Atlas #Protestosbr: Tramas Políticas de Imagens Sobreviventes. 2015. (Seminário).

6.
II Simpósio Nacional NUPPI de Arte e Mídia. 2014. (Simpósio).

7.
XII Congresso da Associação Latinoamericana de pesquisadores da Comunicação - ALAIC. Aby Warburg, o ritual da serpente e as visões da Ayahuasca. 2014. (Congresso).

8.
10º POSCOM- Seminário dos alunos do programa de pós-graduação em Comunicação Social da PUC-Rio.Anonimato em vídeos dos #ProtestosBR. 2013. (Seminário).

9.
9º Encontro Nacional de História da Mídia.Olhar fotográfico e jogos de visibilidade. 2013. (Encontro).

10.
A fotografia entre a técnica e a intuição - Comunicação Social UFMA.A fotografia entre a técnica e a intuição. 2013. (Outra).

11.
CONECO - Congresso de Estudantes de Pós-graduação de Comunicação. Minicurso "FOTO-ARTE-COMUM: fronteiras e tensões nos usos da fotografia contemporânea". 2013. (Congresso).

12.
Seminário Fotolivros Latino-americanos - IMS. 2013. (Seminário).

13.
Simpósio Internacional Imagens, Sintomas e Anacronismos. 2013. (Simpósio).

14.
Entre Fotografia e livros: pesquisando na Biblioteca do CCJF.Revisar a teoria, repensar a experiência. 2012. (Outra).

15.
II Colóquio Sociotramas: o tempo nas redes. 2012. (Outra).

16.
Seminário Internacional Fotografia e Experiência. 2012. (Seminário).

17.
V CONECO - Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação. O desejo de ser artista/curador e o lugar do amador. 2012. (Congresso).

18.
Seminário internacional ?Linguagens Itinerantes da Fotografia?. 2011. (Seminário).

19.
Seminário Regiões Narrativas: cultura e subjetividade no mundo virtual. 2011. (Seminário).

20.
Simsocial- Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade: Mídias Sociais, Saberes e Representações.Flickr e o rizoma da fotografia em rede. 2011. (Simpósio).

21.
XI Seminário Internacional da Comunicação PUCRS.Exposições do Flickr e a estetização da fotografia comum. 2011. (Seminário).

22.
XVI Intercom Sudeste- Congresso de Comunicação. Experiência estética cotidiana na fotografia do homem comum. 2011. (Congresso).

23.
ERECOM 2010 - Encontro Regional de Estudantes de Comunicação.Oficina de Fotografia - Por dentro da caixa preta. 2010. (Encontro).

24.
IV Simpósio Nacional ABCiber.Outras imagens, novas observações. 2010. (Simpósio).

25.
Nós Digitais, Cibercultura: Mobilidade, Redes, Entretenimento e Futuros Possíveis. 2010. (Encontro).

26.
VII POSCOM- Seminário de Alunos de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio.Espelho e fotografia: o corpo entre a presença e a representação. 2010. (Seminário).

27.
CONECO 4- Congresso de Estudantes de Pós Graduação em Comunicação. Mitos e Fábulas na Fotografia Contemporânea. 2009. (Congresso).

28.
Forum Mundial Social.Lançamento do Prêmio de Mídias Livres. 2009. (Encontro).

29.
I MUSICOM - Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Música.A punga como performance: comunicação corpo e música no Tambor de Crioula. 2009. (Encontro).

30.
60ª Reunião Anual da SBPC. Espelho e Eu: o auto-retrato na fotografia digital. 2008. (Congresso).

31.
Comunicação, Consciência e Cobertura de Políticas Sociais. 2008. (Oficina).

32.
Curso de Documentário, Roteiro, Produção e Direção- Maranhão na Tela. 2008. (Oficina).

33.
Expocom 2008- Intercom Nordeste. Revelando o Campus. 2008. (Congresso).

34.
Fotojornalismo e documentarismo - Intercom Nordeste. 2008. (Oficina).

35.
Intercom Jr- Intercom Nacional. Auto-retrato na Fotografia Digital: Espelhos e Narcisos. 2008. (Congresso).

36.
Intercom Jr - Intercom Nordeste. O Espelho e Eu: o auto-retrato na fotografia digital. 2008. (Congresso).

37.
A imagem da criança e do Adolescente na Mídia. 2007. (Oficina).

38.
A imagem da Criança e do Adolescente na Mídia: o papel do profissional da imagem na proteção dos direitos de Crianças e Adolescentes. 2007. (Seminário).

39.
Encontro Regional de Estudantes de Comunicação. 2007. (Encontro).

40.
Encontro Regional de Estudantes de Comunicação. 2005. (Encontro).

41.
Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação. 2004. (Encontro).

42.
Encontro Regional de Estudantes de Comunicação. 2004. (Encontro).

43.
Reunião Regional da SBPC-MA. 2004. (Congresso).

44.
Encontro Regional de Estudantes de Comunicação. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRASIL, M. R. A. ; MACIEL, J ; FERREIRA, B.S. ; CORDEIRO, C. E. ; PIMENTEL, L . III Simpósio Nacional de Arte e Mídia. 2017. (Congresso).

2.
BRASIL, M. R. A. ; MACIEL, J ; Carolina Guerra Libério ; FERREIRA, B.S. ; CORDEIRO, C. E. ; CARVALHO, F. R. F.de ; GRECIANO, A. . II Simpósio Nacional NUPPI de Arte e Mídia. 2014. (Congresso).

3.
MACIEL, J; Carolina Guerra Libério ; BRASIL, M. R. A. . Documentos da Cultura: a festa, a dança, a fé. 2013. (Exposição).

4.
MACIEL, J; BRASIL, M. R. A. ; Carolina Guerra Libério ; FERREIRA, B.S. ; CARVALHO, F. R. F.de ; CORDEIRO, C. E. ; COSTA FILHO, J. A. V. ; SOARES, Denise B. . I Simpósio Nacional NUPPI de Arte e Mídia. 2013. (Congresso).

5.
Victa de Carvalho Pereira da Silva ; Teresa Bastos ; MACIEL, J ; Carreira, L.S. . Seminário Internacional Fotografia e Experiência. 2012. (Outro).

6.
MACIEL, J. SEMINÁRIO INTERNACIONAL ?AS LINGUAGENS ITINERANTES DA FOTOGRAFIA?. 2011. (Outro).

7.
MACIEL, J. Laboratório Internacional de Mídias Livres. 2009. (Outro).

8.
MACIEL, J. Projeto Deplaçons nous/ Desloquemo-nos. 2009. (Outro).

9.
MACIEL, J; BRASIL, M. R. A. . II Comemoração do Dia Mundial da Fotografia. 2009. (Outro).

10.
MACIEL, J; BRASIL, M. R. A. . I Comemoração do Dia Mundial da Fotografia. 2008. (Outro).

11.
MACIEL, J. Festival Maranhão na Tela. 2008. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Nayra Helena Albuquerque Silva. CINEMA DE ENCONTRO E RESISTÊNCIA: UM FILME SOBRE A JUREMA. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Radialismo) - Universidade Federal do Maranhão. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
STEPHANY RODRIGUES PINHO. IMAGENS FORAGIDAS E AS APARIÇÕES DO PRESO-AUTOR: experimento cartográfico Ator-Rede sobre o conflito em Pedrinhas e suas visibilidades midiáticas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Jane Cleide de Sousa Maciel.

2.
Vitor Rodrigues Bruno da Silva. Estratégias de comunicação das Memórias e Histórias de Organizações Terreiro no Meio Digital. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Jane Cleide de Sousa Maciel.

3.
Tamires de Jesus Morais. A sustentabilidade em grandes empreendimentos: comunicação e relacionamento com a comunidade no caso da implantação da Usina Termelétrica Porto Itaqui. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Jane Cleide de Sousa Maciel.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 8:32:48