José de Ribamar Oliveira Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1437546261865479
  • Última atualização do currículo em 16/11/2018


Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1999), Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (2002) e Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2017). Atualmente é professor da Secretaria de Estado de Educação do Pará, Professor Pesquisador do PARFOR/CAPES pela Universidade Federal Rural da Amazônia e da Universidade Federal do Pará, Professor dos Colégios Teorema e Olimpus e Professor do PACTO pela Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
José de Ribamar Oliveira Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, J. R. O.

Endereço


Endereço Profissional
Governo do Estado do Pará, Secretaria Executiva de Educação do Pará.
Rodovia Augusto Montenegro, Km 10, s/n°
Icoaraci
66820000 - Belém, PA - Brasil
Telefone: (91) 32015000
URL da Homepage: http://www.seduc.pa.gov.br


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em História, Filosofia e Patrimônio da Ciência e da Tecnologia.
Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal.
Orientador: A denfinir..
2015 - 2017
Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Ciência e verdade em Nietzsche,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Maria dos Remédios de Brito.
2001 - 2002
Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. (Carga Horária: 360h).
Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão, IBPEX, Brasil.
Título: As orações coordenadas e subordinadas nos textos dissertativos dos alunos de 5ª a 8ª séries da Escola Estadual José Alves Maia.
Orientador: Jair.
1993 - 2000
Graduação em Letras.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: As tipologias textuais dos alunos da 4ª etapa.
Orientador: Paulo Ornelas.




Formação Complementar


2013 - 2013
Extensão universitária em Curso de Ext. para Avaliad. Redações do ENEM 2013. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2013 - 2013
Formação Continuada de Professores para o Ensino. (Carga horária: 200h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Formação Continuada para Supervisores ENEM 2012. (Carga horária: 100h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2012 - 2012
Formação de Tutores do Pró Letramento. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Serviço Prestado, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 10


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
PACTO pela Educação.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Formador II, Carga horária: 20
Outras informações
Atividade docente desenvolvida no Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR ), no curso de Licenciatura em Letras, em regime especial. Disciplina: Ensino de Língua e Linguística Textual.


Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador II, Carga horária: 20
Outras informações
Atividade docente desenvolvida no Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR ), nos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Pedagogia, em regime especial. Disciplinas: Filosofia da Educação, Leitura e Produção de Texto, Fundamentos Filosóficos e Históricos da Educação.

Atividades

07/2011 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação
Interpretação e Produção Textual
10/2010 - Atual
Ensino, Licenciatura em Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Filosóficos e Históricos da Educação

Colégio Olimpus, OLIMPUS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2016
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8


Secretaria de Estado de Educação do Pará, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Colégio Impacto, COLÉGIO IMPACTO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12


Instituto de Desenvolvimento Educacional do Pará, IDEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Aquisição da Linguagem , Conhecimento, Cultura e Linguagem , Criança, Linguagem e Comunicação , Estudo de Linguagem e Códigos , Linguagem e Meios de Comunicação , Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa , Prática de leitura I, II e III , Prática de Produção de Texto I e III

Atividades

01/2004 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CONHECIMENTO, CULTURA E LINGUAGENS
LINGUAGEM E MEIOS DE COMUNICAÇÃO
06/2001 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
ENFOQUES METODOLÓGICOS - A CRIANÇA, LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
CONHECIMENTO, CULTURA E LINGUAGENS
ESTUDOS DE LINGUAGENS E CÓDIGOS
LINGUAGEM E MEIOS DE COMUNICAÇÃO
METODOLOGIA DO ENSINO DE PORTUGUÊS

Colégio Teorema, COLÉGIO TEOREMA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2015
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12


Colégio Hélio Norman, COLÉGIO HÉLIO NO, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8



Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COSTA, J. R. O.2015COSTA, J. R. O.. Linguagem e verdade em Nietzsche: notas. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 1, p. 76-79, 2015.

2.
CARDOSO, C. M.2014CARDOSO, C. M. ; COSTA, J. R. O. . Leitura e escrita: um desafio para a aprendizagem do conhecimento histórico. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 24, p. 745-749, 2014.

3.
CARDOSO, C. M.2014 CARDOSO, C. M. ; COSTA, J. R. O. ; MEIRA, J. L. . Leitura e escrita: os desafios da alfabetização matemática. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 24, p. 740-744, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
COSTA, J. R. O.; GUEDES, M. A. . A avaliação dos indícios de autoria. In: Lucília Helena do Carmo Garcez; Vilma Reche Corrêa. (Org.). Textos dissertativo-argumentativos: subsídios para qualificação de avaliadores. 1ed.Brasília: CEBRASPE, 2016, v. , p. 92-100.

2.
CARDOSO, C. M. ; COSTA, J. R. O. ; OLIVEIRA, L. A. . Práticas de escrita e de leitura em Matemática: contribuições da Linguística para o Letramento Matemático. In: Ivan Vale de Souza. (Org.). Compilação linguística. 1ed.Curitiba: Atena Editora, 2016, v. , p. 195-209.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, L. ; COSTA, J. R. O. . Onde está o sentido? Como está o corpo? Um pensamento sobre o aprender na escola. In: VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2014, Rio de Janeiro. Anais do VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2014. p. 1-16.

2.
CARDOSO, C. M. ; SILVEIRA, M. R. A. ; FERREIRA, E. M. A. ; MEIRA, J. L. ; COSTA, J. R. O. . Etnomatemática: uma reflexão sobre as práticas de leitura e escrita da alfabetização matemática. In: III Encontro Paraense de Etnomatemática - EEmPA3 e o II Seminário de Etnomatemática, 2013, Cametá/PA. Anais do III Encontro Paraense de Etnomatemática - EEmPA3 e o II Seminário de Etnomatemática, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARDOSO, C. M. ; COSTA, J. R. O. ; MEIRA, J. L. . Leitura e escrita: os desafios da alfabetização matemática. In: 19º Congresso de Leitura do Brasil (COLE), 2014, Campinas. Caderno de atividades e resumos. Campinas: FE/UNICAMP; ALB, 2014. p. 394-394.

2.
CARDOSO, C. M. ; COSTA, J. R. O. . Leitura e escrita: um desafio para a aprendizagem do conhecimento histórico. In: 19º Congresso de Leitura do Brasil (COLE), 2014, Campinas. Caderno de atifvidades e resumos. Campinas: FE/UNICAMP/ALB, 2014. p. 314-315.

3.
BRASIL, R. ; CRUZ, R. ; COSTA, J. R. O. ; CARDOSO, C. M. . Redações ENEM: espelho que refrata e reflete ações educacionais e socioculturais. In: XVI Encontro Paraense dos Estudantes de Letras (EPEL, 2013, Castanhal. Caderno de Resumos, 2013. v. Único.

Apresentações de Trabalho
1.
CARDOSO, C. M. ; COSTA, J. R. O. . Leitura e escrita: um desafio para a aprendizagem do conhecimento histórico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CARDOSO, C. M. ; MEIRA, J. L. ; COSTA, J. R. O. . Leitura e escrita: os desafios da alfabetização matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CARDOSO, C. M. ; COSTA, J. R. O. ; SILVEIRA, M. R. A. ; FERREIRA, E. M. A. ; MEIRA, J. L. . Etnomatemática: uma reflexão sobre as práticas de leitura e escrita da Alfabetização Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BRASIL, R. ; CRUZ, R. ; COSTA, J. R. O. ; CARDOSO, C. M. . Redações ENEM: espelho que refrata e reflete ações educacionais e socioculturais. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
CARDOSO, C. M. ; COSTA, J. R. O. . TESSITURA TEXTUAL: A COMUNICAÇÃO E A LINGUAGEM NO MUNDO ACADEMICO. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
19º COLE. Leitura e escrita: um desafio para a aprendizagem do conhecimento histórico. 2014. (Congresso).

2.
19º COLE. Leitura e escrita: os desafios da alfabetização matemática. 2014. (Congresso).

3.
VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2014. (Seminário).

4.
III Seminário UFRA/PARFOR. 2011. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 11:04:53