Dllubia Santclair Matias

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1276895304418143
  • Última atualização do currículo em 22/01/2019


Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologia pela Universidade Estadual de Goiás-UEG. Possui Graduação em Letras português/inglês pela UEG (2003), Especialização em Língua Inglesa pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá(2005), Especialização em Coordenação Pedagógica pela UFG (2014) e Especialização em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Educação São Luis - SP (2016). Desde 2004 é Professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado de Goiás, na área de Língua Estrangeira Moderna - Inglês, com habilitação em Espanhol. Atualmente é lotada na Gerência de Estratégias e Materiais Pedagógico. Elaborando Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem ? ADA; Caderno de Atividade Aprender + e formações de professores in loco. Atua no curso de Letras Português/ Inglês e na Especialização Lato Sensu em Educação e Linguagem da UEG, Câmpus Porangatu e Inhumas. Também coordena o Projeto de Extensão "A interculturalidade no ensino de línguas". As grandes áreas de interesse são: Linguagem, cultura, tecnologia e ensino. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Dllubia Santclair Matias
Nome em citações bibliográficas
SANTCLAIR, Dllubia M

Endereço


Endereço Profissional
Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte.
Avenida Anhanguera, 7171
Setor Oeste
76555000 - Goiânia, GO - Brasil
Telefone: (62) 332013137
URL da Homepage: 52010284@seduc.go.gov.br


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias.
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Título: DIALOGOS INTERCULTURAIS NA AULA DE LÍNGUA INGLESA: um estudo de caso de cunho etnográfico,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Barbra do Rosário Sabota.
Bolsista do(a): Universidade Estadual Goiás, UEG, Brasil.
Palavras-chave: interculturalidade; Formação de professores; letramento intercultural; licenciatura dupla.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2015 - 2016
Especialização em Docência em Ensino Superior. (Carga Horária: 412h).
Faculdade de Educação São Luís, FESL, Brasil.
Título: LÍNGUA, CULTURA E INTERCULTURALIDADE: Implicações para o ensino de Línguas Estrangeiras.
Orientador: Ms Mario Marcos Lopes.
2012 - 2013
Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. (Carga Horária: 405h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Família e escola: encontro ou desencontro na formação?.
Orientador: Profª Ms Amone Inacia Alves.
2005 - 2005
Especialização em lingua inglesa. (Carga Horária: 420h).
Faculdades Integradas de Jacarepaguá, FIJ, Brasil.
Título: Difficulties in the second language acquisition inthe 5th grades of secondary teaching.
Orientador: Bianca Della Nina.
1999 - 2003
Graduação em Letras.
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
1997 - 1999
Curso técnico/profissionalizante.
Colegio Estadual Joao Teodoro de Oliveira, CEJTO, Brasil.




Formação Complementar


2007
Espanhol. (Carga horária: 300h).
Centro Cultural Anglo Americano, CCAA, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Grupo de Estudos Tecnologia Digitais e Ensino Aprendizagem de LE (TDELE)). (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2016 - 2016
English Immersion Program. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em A Prática da Oralidade Na Sala de Aula de Língua Inglesa. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em SPEAK UP - WRITE DOWN! Critical speaking and writing. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2015 - 2015
Grupo de Estudos Tecnologia Digitais e Ensino Aprendizagem de LE (TDELE)). (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2015 - 2015
MÀS ESPAÑOL. (Carga horária: 40h).
Centro Cultural Anglo Americano, CCAA, Brasil.
2014 - 2015
PNEM. (Carga horária: 200h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2014 - 2014
Formação de Tutores. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2014 - 2014
Elaboração e Produção de Material Didático par EaD. (Carga horária: 90h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2014 - 2014
Treinamento e Coordenação de Ensino. (Carga horária: 80h).
Centro Cultural Anglo Americano Rio de Janeiro, CCAA, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Brazil High School Teacher Training Program. (Carga horária: 180h).
Georgia Institute of Technology, GATECH, Estados Unidos.
2013 - 2013
Extensão universitária em Curso de Atualização Juventude Brasileira e Ensino. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2013 - 2013
Libras I. (Carga horária: 50h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2013 - 2013
Formação de Professores. (Carga horária: 40h).
Secretaria da Educação de Goiás, SEE/GO, Brasil.
2012 - 2012
Os recursos tecnológicos e as estratégias de ensin. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2011 - 2012
Extensão universitária em Educação Integral e integrada. (Carga horária: 260h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2003 - 2011
Ingles. (Carga horária: 741h).
Centro Cultural Anglo Americano, CCAA, Brasil.
2010 - 2010
Projetos de Aprendizagem. (Carga horária: 40h).
Secretaria da Educação de Goiás, SEE/GO, Brasil.
2010 - 2010
Tecnologias na Educação - Ensinando e Aprendendo c. (Carga horária: 100h).
Secretaria da Educação de Goiás, SEE/GO, Brasil.
2010 - 2010
XI Curso Grupo de Estudos TV Escola/Salto para o F. (Carga horária: 60h).
Secretaria da Educação de Goiás, SEE/GO, Brasil.
2009 - 2009
Educar na Diversidade. (Carga horária: 120h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
2009 - 2009
introduçao a educaçao digital. (Carga horária: 40h).
Secretaria da Educação de Goiás, SEE/GO, Brasil.
2008 - 2008
Estratégias de Ensino-Aprendizagem. (Carga horária: 80h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
2008 - 2008
O Trabalho em Grupos Diversificados. (Carga horária: 300h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
2007 - 2007
A Pedagogia do Sucesso. (Carga horária: 120h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
2007 - 2007
A Comunicação em Sala de Aula. (Carga horária: 300h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
2007 - 2007
Avaliação Educacional. (Carga horária: 280h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.


Atuação Profissional



Colegio Estadual Stellanis Kopanakis Pacheco, CESKP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Projeto Ensino Médio Inovador, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40


Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora da Especialização Lato Sensu, Carga horária: 4
Outras informações
Especialização Lato Sensu em Educação e Linguagem

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Professora de Língua Inglesa I e III . Prática oral II


Colegio Estadual Macob Rodrigues Galvao, CEMRG, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60


Secretaria da Educação de Goiás, SEE/GO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Dinamizador do Laboratorio de Informatica, Carga horária: 30


Secretaria de Estado de Educação e Cultura, SEDUCE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
A interculturalidade no processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras na perspectiva de Byram
Descrição: Buscamos compreender o conceito de Competência Intercultural na perspectiva de Michael Byram (1989), linguista que cunhou o termo em 1997 e analisar suas implicações para a formação de professores de línguas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .

Integrantes: Dllubia Santclair Matias - Coordenador.
2015 - Atual
Tecnologias Digitais e o ensino aprendizagem de Línguas Estrangeiras - TDELE
Descrição: Conviver em uma sociedade densamente semiotizada requer cidadãos hábeis para entender a composição e interpretação dos textos (ROJO, 2015). Para além da compreensão, é importante conseguir fazer sentido e entender-se parte ativa dessa sociedade. Neste sentido, o projeto que ora se apresenta visa favorecer a colaboração de pesquisadores na compreensão do potencial das tecnologias digitais para o processo de ensino-aprendizagem de línguas. Dentre os interesses de pesquisa, incluem-se: recursos tecnológicos, sobretudo os gratuitos, tais como aplicativos ferramentas, e cursos disponíveis online ou para download; atividades de ensino e aprendizagem que envolvam o uso de TDIC; formação de professores para lidar com as TDIC e ações formativas que se dê por meios digitais (híbridos ou à distância)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Dllubia Santclair Matias - Integrante / Anderson Chaves - Integrante / Lorenna Rattes - Integrante / Ricardo Regis de Almeida - Integrante / Mary Soares de Almeida Reis - Integrante / Sanderson Medanha - Integrante / Barbra Sabota - Coordenador.
2014 - 2016
Ciranda Digital da Cidadania
Descrição: Ensinar o uso de tablets e smartphones para acesso à internet a pessoas idosas e de baixa escolaridade, conhecendo o que muda na vida dessas pessoas que participam do estudo. Além se acompanhar a interação no Blog Ciranda Digital da Cidadania..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (4) .

Integrantes: Dllubia Santclair Matias - Coordenador / Mirza Seabra Toschi - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - Atual
A abordagem intercultural no ensino de línguas estrangeiras
Descrição: Este projeto objetiva discutir o desenvolvimento do Letramento Intercultural nas aulas de línguas do ensino médio. Fundamenta-se no conceito de língua (BAKHTIN, 2011), cultura (KRAMSCH, 2001), abordagem intercultural (CORBETT, 2003) e letramento intercultural (SANTCLAIR, 2017). Tendo em vista as Diretrizes Curriculares Nacionais, propomos a elaboração e experenciação de instrumentos mediadores para análise das relações entre culturas no cenário da aula de línguas e avaliação dos limites e possibilidades do letramento intercultural..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .

Integrantes: Dllubia Santclair Matias - Coordenador.
2014 - 2016
A prática da Oralidade na sala de aula de Língua Inglesa
Descrição: O projeto visa aprimorar as habilidades de produção e compreensão oral em Inglês. Conta com a participação de 20 acadêmicos da disciplina de Laboratório de prática oral do curso de Letras da UEG, campus de Porangatu-GO e de 60 alunos do Ensino Médio, do Colégio Estadual Stellanis Kopanakis Pacheco..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .

Integrantes: Dllubia Santclair Matias - Coordenador / Anderson Chaves - Integrante / Lorenna Rattes - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2007
Melhores do Ano, Mary Jones Promoções.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTCLAIR, Dllubia M2017SANTCLAIR, Dllubia M; SABOTA, B. ; ALMEIDA, R. R. . Formação de Professores, Língua e Cultura: a Competência Intercultural para o ensino de LE no curso de Letras.. Revista intercâmbio, v. 34, p. 17-33, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTCLAIR, Dllubia M; TEIXEIRA, I. C. A. ; QUEIROZ, G. R. . TRAJETÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA(S): O FORTALECIMENTO DA COMPETÊNCIA PROFISSIONAL. In: José Carlos Paes de Almeida Filho. (Org.). Competências por dentro - Estrutura e funcionamento das competências de professores e aprendizes de línguas. 1ed.Campinas, SP: Pontes Editores, 2016, v. , p. 45-50.

2.
SANTCLAIR, Dllubia M; REIS, M. S. A. ; SABOTA, B. ; ALMEIDA, R. R. . ENSINO DE LÍNGUAS E A MEDIAÇÃO PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC): Contribuições para o debate sobre a formação universitária de professores de inglês. In: Sandra Regina Gardacho Pietrobon; Damaris Beraldi Godoy Leite. (Org.). COLETÂNEA NACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE. 1ed.Curitiba: Atena Editora, 2016, v. , p. 94-105.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTCLAIR, Dllubia M; SABOTA, B. . Intercultural Competence Through Brazilian University Students lens. In: 9th Annual International Conference on Languages & Linguistics, 2016, Athens, Greece. Languages & Linguistics Abstracts. Athens: ATINER'S Conference Paper, 2016. p. 03-14.

2.
SANTCLAIR, Dllubia M; SABOTA, B. . GÊNEROS ORAIS EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA: uma reflexão sobre empirias vivenciadas em uma escola pública no estado de Goiás. In: XI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2016, Campo Grande - MS. Anais do XI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Campo Grande, MS: CBLA, 2015. p. 951-964.

3.
SANTCLAIR, Dllubia M; SABOTA, B. . Enhancing Oral Skills: Prática e produção oral em língua inglesa com alunos de ensino médio de uma escola pública no estado de Goiás.. In: RIEC, 2016, Goiania. Anais do VII Fórum internacional de Inovação e Criatividade. Goiania: UFG, 2015. p. 687-696.

4.
SANTCLAIR, Dllubia M; ALMEIDA, R. R. ; REIS, M. S. A. . Problematizando textos com dinâmicas de grupo: Experiências com a transdisciplinaridade em uma aula de pós-graduação stricto sensu. In: EDUCERE, 2015, Curitiba. Trabalhos, 2015. v. 1. p. 8594-8605.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTCLAIR, Dllubia M; REIS, M. S. A. ; ALMEIDA, R. R. . ENSINO DE LÍNGUAS E A MEDIAÇÃO PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC): UMA PESQUISA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE PROFESSORES DE INGLÊS. In: EDUCERE, 2015, Curitiba. Tabalhos. Curitiba: PUC, 2015. v. 1. p. 18866-18874.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTCLAIR, Dllubia M; SABOTA, B. ; ALMEIDA, R. R. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LÍNGUA E CULTURA: Um olhar sobre a Competência Intercultural no ensino de Língua Inglesa em um curso de Letras.. In: InPLA, 2015, Sao Paulo. Caderno de Resumos do 20 InPLA. Sao Paulo: PUC, 2015. v. 1. p. 165-166.

2.
SANTCLAIR, Dllubia M. MOVIE MAKER como ferramenta mediadora na compreensão e produção do gênero reportagem nas aulas de língua inglesa. In: XV Semana Acadêmica do curso de Letras, 2015, Itapuranga - GO. MOVIE MAKER como ferramenta mediadora na compreensão e produção do gênero reportagem nas aulas de língua inglesa. Anápolis - GO: UEG, 2015. v. 1. p. 32-32.

3.
SANTCLAIR, Dllubia M; SABOTA, B. ; REIS, M. S. A. ; ALMEIDA, R. R. ; MEDANHA, S. . Tecnologias Digitais e seu potencial no aprimoramento de habilidades linguísticas. In: XV Semana Acadêmica do curso de Letras, 2015, Itapuranga - GO. Tecnologias Digitais e seu potencial no aprimoramento de habilidades linguísticas. Anápolis - GO: UEG, 2015. v. 1. p. 29-31.

4.
SANTCLAIR, Dllubia M. ENTREVISTA COMO RECURSO PARA A ORALIDADE EM INGLÊS. In: Congresso Acadêmico Científico da UEG Porangatu, 2014, Porangatu. Anais do Congresso Acadêmico Científico da UEG Porangatu, 2014.

5.
SANTCLAIR, Dllubia M; GOMES, A. . A PRÁTICA DA ORALIDADE E O TEATRO. In: Congresso Acadêmico Científico da UEG Porangatu, 2014, Porangatu. Anais do Congresso Acadêmico Científico da UEG Porangatu, 2014.

6.
SANTCLAIR, Dllubia M. LEARNER-CENTERED TEACHING ? COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS. In: Congresso Acadêmico Científico da UEG Porangatu, 2014, Porangatu. Anais do Congresso Acadêmico Científico da UEG Porangatu, 2014.

7.
SANTCLAIR, Dllubia M; OLIVEIRA, L. ; FRANCA, H. . REPORTAGEM: POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA ORAL EM INGLÊS. In: Congresso Acadêmico Científico da UEG Porangatu, 2014, Porangatu. Anais do Congresso Acadêmico Científico da UEG Porangatu, 2014.

8.
SANTCLAIR, Dllubia M. CLASSES IMPROVEMENT ? ESTRATÉGIAS DE ENSINO. In: I Congresso Acadêmico do Curso de Letras, 2012, Porangatu. Anais do Seminário de Letras, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTCLAIR, Dllubia M. INTERCULTURALIDADE E LINGUÍSTICA APLICADA: possibilidades para aula de língua inglesa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANTCLAIR, Dllubia M. MATERIAL DIDÁTICO: possibilidades para uma abordagem intercultural. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SANTCLAIR, Dllubia M. DIÁLOGOS INTERCULTURAIS: um olhar para a formação de professores de um curso de Letras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTCLAIR, Dllubia M. TECNOLOGIA NO ENSINO DE LE: uma formação intercultural. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
SANTCLAIR, Dllubia M. LETRAMENTO INTERCULTURAL: Empoderando o aprendiz de LE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTCLAIR, Dllubia M. Intercultural Competence Through Brazilian University Students Lens. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTCLAIR, Dllubia M. Funcionalidades das Competências. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTCLAIR, Dllubia M; REIS, M. S. A. ; ALMEIDA, R. R. ; MEDANHA, S. . Tecnologias Digitais e seu potencial no aprimoramento de habilidade linguísticas: pesquisas em andamento sobre o processo de ensino-aprendizagem de inglês como LE e as TDIC. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SANTCLAIR, Dllubia M. GÊNEROS TEXTUAIS ORAIS EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UMA REFLEXÃO SOBRE EMPIRIAS VIVENCIADAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO ESTADO DE GOIÁS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTCLAIR, Dllubia M. Tecnologias Digitais e o ensino de inglês como LE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SANTCLAIR, Dllubia M; SABOTA, B. . Enhacing Oral Skills: Prática e produção oral em Lingua Inglesa com alunos de Ensino Medio de uma escola pública do estado de Goias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SANTCLAIR, Dllubia M. Família e escola: encontro ou desencontro na formação?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
SANTCLAIR, Dllubia M. Learner-centered teaching. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
SANTCLAIR, Dllubia M. Classes Improvement. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
SANTCLAIR, Dllubia M. Dinâmica dos porquês. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTCLAIR, Dllubia M. Literatura, letramento e ensino. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
SANTCLAIR, Dllubia M. Dllubia Santclair - refletindo sobre educação. 2011; Tema: Ensino e aprendizagem de línguas. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTCLAIR, Dllubia M; MARQUES, G. R. . WHATSAPP como recurso pedagógico para o ensino de línguas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SANTCLAIR, Dllubia M; SABOTA, B. ; REIS, M. S. A. ; ALMEIDA, R. R. ; SILVA, H. E. . Letramento crítico e interculturalidade no processo de ensino-aprendizagem de inglês. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SANTCLAIR, Dllubia M. Discursive Genre: Para o Desenvolvimento de Habilidades Linguisticas em Inglês. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SANTCLAIR, Dllubia M. A Prática da Oralidade Na Sala de Aula de Língua Inglesa. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SANTCLAIR, Dllubia M. Centro de Idiomas - módulo I. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTCLAIR, Dllubia M; PRADO, A.. Participação em banca de Elisângela Santos Scain. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: Uma Abordagem pelo Viés Literário. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização lato sensu em Educação e Linguagem) - Universidade Estadual de Goiás.

2.
SANTCLAIR, Dllubia M; PRADO, A.. Participação em banca de Nadir Francisco Rodrigues Pinheiro. LITERATURA E SOCIEDADE: UMA LEITURA DE O GATO MALHADO E A ANDORINHA SINHÁ. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização lato sensu em Educação e Linguagem) - Universidade Estadual de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTCLAIR, Dllubia M; MARQUES, G. R.. Participação em banca de Jaqueline Gomes da Silva e Katrine de Oliveira Paiva.O inglês instrumental no 4 periodo do curso de Sistema de Instrumental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás.

2.
SANTCLAIR, Dllubia M; MARQUES, G. R.. Participação em banca de Erika Pereira Patriota e Gizele Izabel Macedo Ferreira.Desafios na formação do professor de língua inglesa na Universidade Estadual de Goiás (UEG) Campus Porangatu. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás.

3.
SANTCLAIR, Dllubia M. Participação em banca de Dayane Batista de Lima e Larisse Pereira Roque.Tecnologia e Música no Ensino Médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás.

4.
SANTCLAIR, Dllubia M. Participação em banca de Ilza Soares e Edileuza Moraes."Uma reflexão sobre o ensino língua inglesa e seus métodos aplicados no 6º período do ensino médio no C. E. Stellanis Kopanakis Pacheco". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SANTCLAIR, Dllubia M. Comissão de Avaliação de Desempenho dos Servidores Efetivos da SEDUC-GO. 2013. Secretaria da Educação de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
9th Annual International Conference on Languages & Linguistics. Intercultural Competence through Brazilian University Students Lens. 2016. (Congresso).

2.
I Congresso Nacional, VI Congresso Acadêmico-Científico. LETRAMENTO, CULTURA E TECNOLOGIA: ensino com foco no empoderamento do aprendiz. 2016. (Congresso).

3.
Seminário de Pesquisa e Pos-graduação, Ensino e Extensão da UEG.ABORDAGEM INTERCULTURAL: Possibilidades para o ensino de inglês na universidade. 2016. (Seminário).

4.
Colóquio Especial de Verão de Linguística Aplicada.Estrutura e funcionamento das competências. 2015. (Outra).

5.
EDUCERE. 2015. (Congresso).

6.
EDUCERE. Ensino de línguas e a mediação para o uso das TDIC: Uma pesquisa colaborativa na formação universitária de professores de inglês. 2015. (Congresso).

7.
EDUCERE. Problematizando textos com dinâmicas de grupo: Experiências com a transdisciplinaridade em uma aula de pós-graduação stricto sensu. 2015. (Congresso).

8.
InPLA. 2015. (Congresso).

9.
RIEC. 2015. (Seminário).

10.
Seminário de Pesquisa e Pos-graduação, Ensino e Extensão da UEG. 2015. (Seminário).

11.
V Congresso Acadêmico Científico. O uso das TDIC no ensinoaprendizagem de inglês. 2015. (Congresso).

12.
V Congresso Acadêmico Científico. 2015. (Congresso).

13.
V Congresso Acadêmico Científico. Movie Maker e Picktochart: Mediação tecnológica no processo de ensinoaprendizagem de inglês. 2015. (Congresso).

14.
V Congresso Acadêmico Científico. Reflexões sobre o ensino de línguas na perspectiva da interculturalidade. 2015. (Congresso).

15.
VII INCREA E II RIEC.ENHANCING ORAL SKILLS: Prática e produção oral em língua inglesa com alunos de ensino médio. 2015. (Seminário).

16.
XV Semana do Curso de Letras UEG - Itapuranga. 2015. (Seminário).

17.
Bakhtin e o Círculo. 2014. (Outra).

18.
III Capacitação para elaboração de questões. 2014. (Oficina).

19.
SESC Atuale. 2014. (Oficina).

20.
Speech Genre. 2014. (Oficina).

21.
V Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. 2014. (Congresso).

22.
Alinhamento para Aplicação de Exames e Avaliações do Inep. 2013. (Outra).

23.
I Encontro do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. 2013. (Encontro).

24.
II Seminário de Letras. 2013. (Seminário).

25.
SESC Atuale. 2013. (Oficina).

26.
VI Formação continuada da Rede de Apoio a Inclusão. 2013. (Encontro).

27.
II Congresso Acadêmico-Científico - Educação e Ciência:> desafios para um mundo sustentável. 2012. (Congresso).

28.
Metodologias de ensino com foco na avaliação da aprendizagem. 2012. (Encontro).

29.
VIII Seminário de Línguas Estrangeiras. 2012. (Seminário).

30.
I Congresso Acadêmico-Científico UEG em Movimento: "Perspectivas Socioambientais". Sessão de Painéis. 2011. (Congresso).

31.
O Desafio da escola. 2010. (Encontro).

32.
2ª Bienal do Livro. 2009. (Encontro).

33.
Novo Acordo Ortográfico. 2009. (Oficina).

34.
II Seminário Mídias na Escola. 2008. (Seminário).

35.
Jornada Pedagogica.Entendendo os Porquês. 2008. (Oficina).

36.
Pensar- Congresso e Feira. 2008. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTCLAIR, Dllubia M. III SEMINARIO DE LETRAS. 2014. (Outro).

2.
SANTCLAIR, Dllubia M. "Educação, Tecnologia e Interdisciplinaridade". 2013. (Congresso).

3.
SANTCLAIR, Dllubia M. II Seminário de Letras. 2013. (Outro).

4.
SANTCLAIR, Dllubia M. I Congresso Acadêmico Científico. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
DLLUBIA SANTCLAIR. Analise do livro Touchstone 1: uma perspectiva intercultural. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás. (Orientador).

2.
DLLUBIA SANTCLAIR. JANE EYRE E A ABORDAGEM INTERCULTURAL: atividades práticas. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Aparecida de Souza Costa. TECNOLOGIA E LETRAMENTO: Processo de ensino- aprendizagem na educação básica. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização lato sensu em Educação e Linguagem) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Dllubia Santclair Matias.

2.
Elizete Soares Arcebispo. O blog como potencializador no processo de ensino. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização lato sensu em Educação e Linguagem) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Dllubia Santclair Matias.

3.
Vanderson Gonçalves Ferreira. Empoderamento e sexualidade na perspectiva de Foucault: um olhar para unidade soioeducativa de Porangatu. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização lato sensu em Educação e Linguagem) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Dllubia Santclair Matias.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Anderson Chaves e Lorena Rattes. Multiletramentos no ensino de inglês. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Dllubia Santclair Matias.

2.
Illana Regina da Silva e Fabiana Leal Fonseca. Inglês no ensino médio: movie maker e o gênero conto. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Dllubia Santclair Matias.

3.
Gisele Cristina Oliveira e Nusia Silva souza. O ensino-aprendizagem de Lingua Inglesa no Ensino Fundamental: uma abordagem colaborativa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Dllubia Santclair Matias.

Orientações de outra natureza
1.
Thais Vieira Lima. Bolsa de Monitoria da UEG. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Dllubia Santclair Matias.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SANTCLAIR, Dllubia M2017SANTCLAIR, Dllubia M; SABOTA, B. ; ALMEIDA, R. R. . Formação de Professores, Língua e Cultura: a Competência Intercultural para o ensino de LE no curso de Letras.. Revista intercâmbio, v. 34, p. 17-33, 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
SANTCLAIR, Dllubia M. INTERCULTURALIDADE E LINGUÍSTICA APLICADA: possibilidades para aula de língua inglesa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SANTCLAIR, Dllubia M. Centro de Idiomas - módulo I. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTCLAIR, Dllubia M. "Educação, Tecnologia e Interdisciplinaridade". 2013. (Congresso).

2.
SANTCLAIR, Dllubia M. III SEMINARIO DE LETRAS. 2014. (Outro).

3.
SANTCLAIR, Dllubia M. II Seminário de Letras. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 22:05:24