Verônica Alcântara Guerra

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7583791270913851
  • Última atualização do currículo em 15/05/2018


Doutoranda em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Mestre (2015) e Bacharel (2013) em Antropologia pela Universidade Federal da Paraíba. Possui pesquisas etnográficas desenvolvidas na área de gênero, sexualidade, corpo e antropologia urbana com mulheres na Paraíba. Pesquisadora do Núcleo de Família, Gênero e Sexualidade da UFPE/FAGES e Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnografias Urbanas UFPB/GUETU (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Verônica Alcântara Guerra
Nome em citações bibliográficas
GUERRA, V. A.;Guerra, V. A.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Antropologia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Orientador: Parry Scott.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2015
Mestrado em Antropologia.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Sou salobra: travestilidade, lazer e sociabilidade no Litoral Norte da Paraíba,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Silvana de Sousa Nascimento.
2007 - 2013
Graduação em Antropologia.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: ?Diague, racha? - travestis entre zonas urbanas e indígenas: Litoral Norte da Paraíba.
Orientador: Silvana de Souza Nascimento.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2009 - 2011
Entre campos, mares e trajetos: experimentos etnográficos no Litoral Norte da Paraíba
Descrição: Esta pesquisa financiada pelo CNPq teve como propósito construir etnografias sobre a configuração de suas cidades, municípios e a multiplicidade de gênero, étnica e cultural de sua população..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Verônica Alcântara Guerra - Coordenador / Luzicleide de Lima Bernado - Integrante / Lívia Freire - Integrante.


Projetos de extensão


2012 - 2012
Diversidade sexual e direitos humanos na Paraíba: novos olhares e ações entre movimento sociais, agentes públicos e universidade
Descrição: Este programa de extensão pretende ampliar e fortalecer a cidadania e os direitos humanos da população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) na Paraíba por meio de ações e cursos de formação social e política, organização de encontros culturais e artísticos e a elaboração de publicações, materiais didáticos e de divulgação. Tem como objetivo construir um espaço permanente de diálogo da Universidade Federal da Paraíba com os movimentos sociais LGBT no estado e promover discussões sobre o preconceito homofóbico dentro e fora da instituição. O programa é composto de três projetos: 'História viva do movimento LGBT na Paraíba', 'Formação política da juventude LGBT' e 'Pelo direito ao respeito e pelo respeito aos direitos - a diversidade sexual e direitos humanos na formação de profissionais de educação, mídia e segurança'. O primeiro visa fortalecer o reconhecimeno social das organizações LGBTs por meio da catalogação e divulgação do seu acervo imagético-textual. O segundo tem como propósito promover atividades de formação política para a juventude LGBT na Região Metropolitana de João Pessoa por meio de eventos culturais. O terceiro tem como propósito oferecer cursos de extensão sobre diversidade sexual e direitos humanos para agentes da segurança pública, da comunicação e da educação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Olhares sobre a diversidade: acervos e narrativas dos movimentos LGBT na Paraíba
Descrição: Esse projeto de extensão pretende ampliar e fortalecer a cidadania e os direitos humanos da população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) na Paraíba, especialmente na Região Metropolitana de João Pessoa, por meio da catalogação e divulgação do acervo imagético-textual das organizações LGBTs e elaborar publicações, materiais didáticos e de divulgação. O projeto pretende iniciar a construção de um espaço permanente de diálogo entre a Universidade Federal da Paraíba e os movimentos sociais LGBT no estado e promover discussões sobre o preconceito homofóbico dentro e fora da instituição..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Verônica Alcântara Guerra - Integrante / silnava souza do nascimento - Coordenador / Paulo Rossi - Integrante.
2010 - 2010
Olhares travestis - direitos humanos, identidade e cidadania
Descrição: O projeto de extensão 'Olhares Travestis - Direitos Humanos, Identidades e Cidadania', do departamento de Ciências Sociais do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)visa ampliar e fortalecer os direitos humanos de travestis e transexuais da Região Metropolitana de João Pessoa a partir de oficinas, encontros e publicações que busquem dar visibilidade ao universo dos trans na mídia, no âmbito universitário e demais setores da sociedade. Um dos propósitos principais é promover debates e conversas entre lideranças e integrantes da ASTRAPA com jovens travestis e transexuais de cidades do litoral norte da Paraíba, principalmente Mamanguape e Rio Tinto, e contribuir para a circulação de informações sobre homofobia, transfobia, saúde, violência, sexualidades, DTS/AIDS, etc. Um dos resultados deste projeto é divulgar imagens e fotografias das participantes e colaboradoras no meio virtual e publicaçoes impressas e quebrar com os estigmas da prostituição e mostrar a diversidade e criatividade do universo das travestis, transexuais e afins..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Verônica Alcântara Guerra - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.


Prêmios e títulos


2013
Láurea Acadêmica, UFPB.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GUERRA, V. A.2017 GUERRA, V. A.. Espaços e sexualidades trans: lazer como arte da existência na Baía da Traição. PONTO URBE, v. 21, p. 01-15, 2017.

2.
GUERRA, V. A.2016GUERRA, V. A.. Emoção e morte: dores do desejo de ser travesti no Nordeste brasileiro. REVISTA DE ESTUDOS E INVESTIGAÇÕES ANTROPOLÓGICAS, v. 3 (1), p. 288-302, 2016.

3.
GUERRA, V. A.2016 GUERRA, V. A.. TRAVESTILIDADE E MORALIDADES: ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO RETORNO AO INTERIOR PARAIBANO. AMAZÔNICA: REVISTA DE ANTROPOLOGIA (ONLINE), v. 8, p. 40-60, 2016.

4.
GUERRA, V. A.2013GUERRA, V. A.. Fazendo o corpo e desenhando o gênero: travestis da aldeia à cidade. História Agora, v. 15, p. 185-198, 2013.

5.
GUERRA, V. A.2010GUERRA, V. A.. Do cotidiano à rua, variações do 'ser' travesti: Litoral Norte da Paraíba. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, v. 3, p. 73-82, 2010.

6.
GUERRA, V. A.2010 GUERRA, V. A.. Travetis no Vale do Mamanguape: variações, identidade e sociabilidades. Ponto.Urbe (USP), v. 7, p. 135, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
GUERRA, V. A.. A poesia de aprender com as travestis no Litoral Norte (PB): Quando a etnografia passa por nós. In: Aline Cleide Batista et al. (Org.). Uma década de expansão universitária: estudos sobre o Vale do Mamanguape. VII. 1ed.João Pessoa: CCTA, 2017, v. II, p. 43-63.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GUERRA, V. A.. 'Nessa praia tem Tubarão Casa Show': lazer e sociabilidade travesti no Litoral Norte da Paraíba. In: 29° Reunião Brasileira de Antropologia, 2014, Natal. 29° Reunião Brasileira de Antropologia. ABA/UFRN: Natal, 2014. v. 1.

2.
NASCIMENTO, S. S. ; GUERRA, V. A. ; OLIVEIRA, T. . Variações do Feminino na Paraíba: diálogos entre gênero e cidades. In: Reunião Brasileira de Antropologia, 2012, São Paulo. Desafios antropológicos contemporâneos, 2012.

Artigos aceitos para publicação
1.
GUERRA, V. A.. Espaços e sexualidades trans: lazer como arte da existência na Baía da Traição. PONTO URBE, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
Guerra, V. A.. Pensando etnografias: notas sobre gênero, sexualidades e mulheres trans. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GUERRA, V. A.. PENSANDO ETNOGRAFIA: NOTAS SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADES E MULHERES TRANS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GUERRA, V. A.. Corpos, desejos e cidades: perceptivas etnográficas entre Norte, Nordeste e Sudeste. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
GUERRA, V. A.; RIBEIRO, M. L. . Corpos, afetos e acontecimentos em escalas descentradas: olhares sobre sexualidade e gênero em cidades pequenas, contextos rurais e etnicamente diferenciados. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
GUERRA, V. A.. Negociando a moralidade do retorno: circuitos e migrações travestis?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
GUERRA, V. A.. O corpo utópico na velhice: exercício etnográfico em uma academia de ginástica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
GUERRA, V. A.. Aqui os motéis são os becos: sexualidade e lazer entre as travestis na Baía da Traição. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
GUERRA, V. A.. Gênero e sexualidade: a experiência travesti no Litoral Norte da Paraiba em uma perspectiva antropológica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GUERRA, V. A.. Visualidade Travestis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
Guerra, V. A.. 'Despeitadas': Travestis, da aldeia indígena para o mundo.,. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
NASCIMENTO, S. S. ; GUERRA, V. A. ; OLIVEIRA, T. . Variações do Feminino na Paraíba: diálogos entre gênero e cidades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
GUERRA, V. A.. 'Posso parecer, mulher, ter voz de mulher, mas sou homem: travestis no interior da Paraíba. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
GUERRA, V. A.. Do cotidiano à rua: variações do 'ser' travesti do/no Litoral Norte da Paraíba. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
GUERRA, V. A.. Gênero fluido: travestis no/do Litoral Norte paraibano.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
GUERRA, V. A.. Do cotidiano à rua, variações travesti: Litoral Norte da paraibano. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
GUERRA, V. A.. Identidade e sociabilidades fluidas: travestis no Litoral Norte da Paraíba. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
GUERRA, V. A.. Identidade e sociabilidades fluidas: travestis no Litoral Norte da Paraíba. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
GUERRA, V. A.. Variações do ?ser? travesti, do cotidiano à rua: Litoral Norte da Paraíba. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
Luzicleide de Lima Bernado ; NASCIMENTO, S. S. ; GUERRA, V. A. . Glamour e beleza de travestis e gays: experimentos etnográficos na Paraiba. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
GUERRA, V. A.. Gênero no Meio do Mundo: interseccionalidades e políticas públicas. 2016. (Organização de seminário).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
GUERRA, V. A.. Sou salobra: performance travesti na Baia da Traição. 2016. Fotografia.

Outras produções artísticas/culturais
1.
GUERRA, V. A.; NASCIMENTO, S. S. ; Paulo Rossi . VARIAÇÕES DO FEMININO: bastidores do universo trans. 2010.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
29° Reunião Brasileira de Antropologia. Nesta praia tem Tubarão Casa Show: lazer e sociabilidade travesti no Litoral Norte da Paraíba. 2014. (Congresso).

2.
IV Reunião Equatorial de Antropologia / XIII Reunião de Antropólogos do Norte/Nordeste. "Despeitadas": travestis, da aleia indígena para o mundo. 2013. (Congresso).

3.
III Fórum Municipal de Saúde e Direitos Humanos de LGBT em Catolé do Rocha. 2012. (Encontro).

4.
Reunião Brasileira de Antropologia. 2012. (Congresso).

5.
II Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais da Paraíba..II Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais da Paraíba. 2011. (Encontro).

6.
I Seminário de Antropologia Visual Arandu/ BIEV/ NAVISUAL- Percepções, Conhecimentos, Criação de Memórias Coletivas Através da Imagem e do Som. 2011. (Seminário).

7.
IV Seminário do Laboratório de Estudos em Movimentos Étnicos & IV Mostra Leme de fotografias e filmes etnográficos.. 2011. (Seminário).

8.
XXVIII Congresso da Associação Latino-Americana da Sociologia. 2011. (Congresso).

9.
Fazendo Gênero 9. 2010. (Congresso).

10.
5º Prêmio Construindo Igualdade de Gênero.Apenas para convidados e participante. 2009. (Outra).

11.
II Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais. 2009. (Seminário).

12.
I Semana de Antropologia. 2009. (Encontro).

13.
Reunião Equatorial de Antropologia. 2009. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Silvana Souza Nascimento. Do cotidiano à rua: variações do travesti no Litoral Norte da Paraíba. Início: 2011 - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Silvana Souza Nascimento. Do cotidiano à rua: variações do travesti no Litoral Norte da Paraíba. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Antropologia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Verônica Alcântara Guerra.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
GUERRA, V. A.. Espaços e sexualidades trans: lazer como arte da existência na Baía da Traição. PONTO URBE, 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
GUERRA, V. A.. Gênero e sexualidade: a experiência travesti no Litoral Norte da Paraiba em uma perspectiva antropológica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 2:58:49