Anderson Carvalho dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3449865830840549
  • Última atualização do currículo em 22/11/2018


Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (2013) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2016). Atualmente cursa Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás e também atua como Técnico em Assuntos Educacionais na mesma Universidade. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ética, Filosofia, Educação e Fundamentos dos Processos Educativos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Anderson Carvalho dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, A. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Odontologia.
Praça Universitária
Setor Leste Universitário
74605220 - Goiânia, GO - Brasil
Telefone: (62) 32096325
URL da Homepage: https://odonto.ufg.br


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Filosofia.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Formação pedagógica e moral em Rousseau: da coação tácita à liberdade transparente,
Orientador: Renato Moscateli.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás, FAPEG/GO, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Filosofia da Educação.
2014 - 2016
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Fortalecimento do corpo e educação dos sentidos: As primeiras lições de Rousseau para a formação do Emílio autônomo,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Ged Guimarães.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Formação Humana; Fortalecimento do corpo; Educação dos sentidos; Autonomia.
Grande área: Ciências Humanas
2008 - 2013
Graduação em Filosofia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Autonomia e Heteronomia na Obra 'Sobre a Pedagogia' de Kant.
Orientador: Luís Eduardo Ramos de Souza.
2005 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Henrique, EEEMCE, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Francês I. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Assuntos Educacionais, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Estudante de Doutorado, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia - FAFIL UFG, .

Linhas de pesquisa
Ética e Filosofia Política
03/2014 - 07/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .


Prefeitura Municipal de Parauapebas, PMP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico Administrativo, Carga horária: 40

Atividades

03/2010 - 05/2014
Direção e administração, Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Parauapebas - DMTT, .

Cargo ou função
Coordenador de Recursos Humanos do Departamento Municipal de Trânsito.

Prefeitura Municipal de Xinguara, PMX, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretario Escolar, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2009 - 02/2010
Direção e administração, Secretaria Municipal de Educação, .

Cargo ou função
Secretário Escolar.

Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente de Ensino Superior, Carga horária: 26



Linhas de pesquisa


1.
Ética e Filosofia Política
2.
Filosofia da Educação, Fundamentos dos processos educativos


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, A. C.2017SANTOS, A. C.. O Emílio de Rousseau e as críticas à educação positiva do século XVIII. REVISTA PEDAGOGIA - UFMT, v. 7, p. 13-28, 2017.

2.
SANTOS, A. C.2016 SANTOS, A. C.. O conceito de amizade em Aristóteles. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA - RENEFARA, v. 10, p. 240-251, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, A. C.. Educação e ética em Kant: Autonomia e Heteronomia na formação pedagógica e moral do homem. In: VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação: O que pode a escola hoje em nossa América, 2014, Rio de Janeiro. Anais do VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2014.

2.
SANTOS, A. C.. O Conceito de Educação em Kant. In: II Encontro nacional de pesquisa na graduação em Filosofia da UFPA: O ensino e a pesquisa em filosofia, suas perspectivas no Brasil, 2012, Belém - PA. Anais do II Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia/UFPA, 2012. v. 1. p. 149-157.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, A. C.. Formação pedagógica e moral do homem em Rousseau: da coação tácita à liberdade transparente. In: IX Seminário Interno do PPGFIL - FAFIL-UFG, 2017, Goiânia. IX SEMINÁRIO INTERNO DO PPGFIL FAFIL-UFG/Caderno de Resumos, 2017.

2.
SANTOS, A. C.. Sobre a autonomia e a heteronomia na ética de Kant. In: III Colóquio de Filosofia da UFLA: Filosofia e Ciências Humanas, 2013, Lavras - MG. Caderno de Resumos, 2013. p. 1-2.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, A. C.. Isaiah Berlin e Charles Taylor: reflexões em torno das concepções de liberdade positiva e negativa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, A. C.. Causas fortuitas, linguagem e perda da igualdade natural no Segundo Discurso de Rousseau. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, A. C.. Uma estrutura inicial para pensar o problema da coação e da liberdade na formação do aluno imaginário de Rousseau. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS, A. C.. Ordem social e religião civil em Rousseau. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, A. C.. Formação pedagógica e moral do homem em Rousseau: da coação tácita à liberdade transparente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTOS, A. C.. Educação e ética em Kant: Autonomia e Heteronomia na formação pedagógica e moral do homem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS, A. C.. Sobre a autonomia e a heteronomia na ética de Kant. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, A. C.. O conceito de educação em Kant. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, A. C.. Corrupção e falta de consciência moral 2015 (Texto em Site de Notícias).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
SANTOS, A. C.; Sales, H.O. . Filosofia e Educação. 2011. (Blog).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Seminário Interno de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFG.Uma estrutura inicial para pensar o problema da coação e da liberdade na formação do aluno imaginário de Rousseau. 2018. (Seminário).

2.
XVIII Encontro Nacional da ANPOF.Causas fortuitas, linguagem e perda da igualdade natural no Segundo Discurso de Rousseau. 2018. (Encontro).

3.
XXV Semana de Filosofia & XX Semana de Integração Graduação/Pós-Graduação da FAFIL-UFG. Isaiah Berlin e Charles Taylor: reflexões em torno das concepções de liberdade positiva e negativa. 2018. (Congresso).

4.
IX Seminário Interno do PPGFIL - FAFIL-UFG.Formação pedagógica e moral do homem em Rousseau: da coação tácita à liberdade transparente. 2017. (Seminário).

5.
XXIV Semana de filosofia / XIX Semana de integração Graduação/Pós-graduação PPGFIL - FAFIL-UFG.Ordem Social e Religião Civil em Rousseau. 2017. (Encontro).

6.
I Conferência sobre formação de professores - PIBID/UFG: Desafios e Perspectivas na Formação de Professores. 2014. (Outra).

7.
VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação: O que pode a escola hoje em nossa América.Educação e ética em Kant: Autonomia e Heteronomia na formação pedagógica e moral do homem. 2014. (Outra).

8.
XXI Semana de Filosofia e XVI semana de integração Graduação/Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia da UFG. 2014. (Seminário).

9.
I Encontro Acadêmico do Câmpus Jataí da Universidade Federal de Goiás. 2013. (Encontro).

10.
III Colóquio de Filosofia da Universidade Federal de Lavras: Filosofia e Ciências Humanas. Sobre a autonomia e a heteronmia na ética de Kant. 2013. (Congresso).

11.
III Congresso de Universitários Adventistas da Associação Sul do Pará (ASPA) Galileus de Hoje. 2013. (Congresso).

12.
1ª CONSOCIAL - Conferência sobre Transparência e Controle Social. 2012. (Outra).

13.
II Congresso de Universitários Adventistas da ASPA(Associação Sul do Pará) Ciência e Religião. 2012. (Congresso).

14.
II Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UFPA: O Ensino e Pesquisa em Filosofia, suas perspectivas no Brasil..O conceito de educação em Kant.. 2012. (Encontro).

15.
III Seminário dos Conselhos Municipais de Parauapebas: A integração para aprimorar e fortalecer as politicas públicas.. 2012. (Outra).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, A. C.. Educação e ética em Kant: Autonomia e Heteronomia na formação pedagógica e moral do homem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 22:20:24