Alice Bezerra de Mello Moura

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5234183909421609
  • Última atualização do currículo em 12/10/2016


Mestre em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2014-2016). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2009-2013), realizou o primeiro período do mesmo curso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2008), foi intercambista pelo Rotary Internacional na França (Belleville - Rhône-Alpes), onde permaneceu por um ano (2006-2007). Participou do programa de mobilidade estudantil da UFPE, através do qual estudou um semestre letivo na Université Lumière Lyon 2, no curso de Anthropologie e Sociologie na França (Lyon, 2011-2012). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Família, Gênero e Sexualidade (FAGES, UFPE) na linha de pesquisa Poder, Desenvolvimento e Desigualdade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alice Bezerra de Mello Moura
Nome em citações bibliográficas
MOURA, A. B. M.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Antropologia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Remoções forçadas, moradas desmanteladas: uma intervenção estatal no Loteamento São Francisco.,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Russell Parry Scott.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: moradia; remoções forçadas; grandes projetos; antropologia.
Grande área: Ciências Humanas
2009 - 2013
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: "Tudo isso por causa de uma bola?": desapropriações e resistências decorrentes das obras para a Copa do Mundo de 2014 em Camaragibe e Recife..
Orientador: Russell Parry Scott.




Formação Complementar


2012 - 2012
Curso de Direitos Humanos e PNDH3. (Carga horária: 14h).
Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares, GAJOP, Brasil.
2011 - 2012
Extensão universitária em Anthropologie et Sociologie. (Carga horária: 165h).
Université Lumiere Lyon 2, LYON II, França.
2011 - 2011
Workshop de Cartografia e Pesquisa Social. (Carga horária: 9h).
Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
2010 - 2010
Dimensões das Culturas Indígenas. (Carga horária: 30h).
Museu do Índio, MUSEU DO ÍNDIO, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisa "Uma Arena para Pernambuco: impactos e avaliações de promotores, vizinhos, beneficiados e atingidos." coordenada pelo professor dr. Parry Scott no Núcleo de Estudos Família, Gênero e Sexualidade (FAGES) na UFPE. (CNPQ/APQ 400083/2013-2) O objetivo maior era monitorar diversos impactos de acordo com as etapas de construção e uso da Arena Pernambuco e da Cidade da Copa, ouvindo diversos atores e instituições. Meu enfoque foi nos impactos das desapropriações das famílias em diversos bairros da Região Metropolitana do Recife. Alguns dos resultados da pesquisa foram: produção de dois vídeos (Limpando a Area - https://www.youtube.com/watch?v=8fISwXKd1DM / Olhares desviantes - https://www.youtube.com/watch?v=w6JbsMYP1L0), publicação de artigos, participação em eventos nacionais e internacionais, organização de livro eletrônico, etc.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desdobramento do PIBIC anterior com o projeto "Práticas tradicionais de cura Fulni-ô e o sistema médico oficial: construindo um diálogo", orientado pelo prof. dr. Renato Athias no NEPE (UFPE).

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Colaboração no Observatório dos Direitos Indígenas em Pernambuco - NEPE/UFPE. Atividades desenvolvidas: levantamento de bibliografia; levantamento de dados relativos à saúde indígena na FUNASA, Ministério da Saúde e Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI); ida a campo para realizar entrevistas com o povo alguns povos indígenas de Pernambuco; sistematização dos dados; elaboração de relatório sobre saúde dos povos indígenas de Pernambuco.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: PIBIC, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O subprojeto de pesquisa que foi desenvolvido (Estudo Sobre as Práticas Tradicionais de Cura entre os Fulni-ô) fez parte do projeto maior "Saberes e Práticas Tradicionais de Cura entre os Indígenas de Pernambuco" coordenado pelo Prof. Dr. Renato Monteiro Athias no Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE) em parceria com o Museu do Estado de Pernambuco.


Associação Politécnica de Consultoria, POLICONSULT, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação no programa federal de habitação ?Minha Casa, Minha Vida? em áreas urbanas e em áreas rurais através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) nas áreas de Tamandaré ? PE, São Lourenço da Mata ? PE e Bezerros ? PE. Atividades desenvolvidas: processo de apresentação de proposta da intervenção habitacional à Caixa Econômica Federal; orientação quanto ao cadastramento no CADÚNICO (requisito do programa); preparação da documentação necessária; organização todos envolvidos na execução do projeto para assegurar a harmonia na implementação do empreendimento, acompanhamento com as populações, aplicação de questionário e produção de relatórios.



Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2010
Diplôme d'études en langue française (DELF) - B2, Alliance Française Recife.
2007
Diplôme d'études en langue française (DELF) - B1, Cité Scolaire Internationale - Lyon.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SCOTT, P.2014 SCOTT, P. ; MOURA, A. B. M. . Desapropriações, resistências e o megaevento da Copa do Mundo: tempo, poder e projetos de desenvolvimento. Revista Anthropológicas, v. 25(2), p. 94-132, 2014.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MOURA, A. B. M.. Vai ter Copa, mas para alguns. Folha de Pernambuco, Recife, PE, p. Esportes 4 - Esportes 4, 18 maio 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
SCOTT, P. ; MOURA, A. B. M. ; LEMOS, J. R. . Territorializando a Copa: discursos em torno das mudanças territoriais na construção da Arena e da Cidade da Copa em Pernambuco.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MOURA, A. B. M.. Desapropriações e Resistências decorrentes das obras para a Copa do Mundo de 2014 em Camaragibe e Recife (PE), análise dos impactos de um megaevento.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MOURA, A. B. M.; OLIVEIRA, T. . Movimentos sociais e resistências na Copa do Mundo de 2014 em Pernambuco.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SCOTT, P. ; SANTOS, D. A. ; SOUZA, E. A. ; MOURA, A. B. M. . Disputas em diferentes tempos na construção da Arena Pernambucana para a Copa do Mundo: planejando, executando, mitigando. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MOURA, A. B. M.. 'Tudo isso por causa de uma bola?': desapropriações e resistências decorrentes das obras para a Copa do Mundo de 2014 em Camaragibe e Recife.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
MOURA, A. B. M.. Estudo sobre as práticas tradicionais de cura entre os Fulni-ô. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
SCOTT, P. ; MOURA, A. B. M. ; OLIVEIRA, T. ; LEMOS, J. R. ; SANTOS, D. A. ; RIBEIRO, F. ; ACIOLY, R. ; SOUZA, R. ; SOUZA, E. A. . Limpando a Área. 2014. Filme.

2.
MOURA, A. B. M.; M., Camlia . Diga lá que coco é esse?. 2010. Fotografia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
29ª Reunião Brasileira de Antropologia. Desapropriações e resistências decorrentes das obras para a Copa do Mundo de 2014 em Camaragibe e Recife (PE), análise dos impactos de um megaevento.. 2014. (Congresso).

2.
II Conferência Internacional Megaeventos e a Cidade. Territorializando a Copa: discursos em torno de mudanças territoriais na construção da Arena e da Cidade da Copa em Pernambuco. 2014. (Congresso).

3.
II Conferência Internacional Megaeventos e a Cidade. Disputas em diferentes tempos na construção da Arena Pernambucana para a Copa do Mundo: planejando, executando, mitigando. 2014. (Congresso).

4.
I Seminário de Antropologia PPGA. "Tudo isso por causa de uma bola?": desapropriações e resistências decorrentes das obras para a Copa do Mundo de 2014 em Camaragibe e Recife.. 2013. (Congresso).

5.
Seminário Nacional Dialogando sobre os Rumos da Antropologia Brasileira. 2012. (Seminário).

6.
III Encontro Nacional do GT Patrimônio da ABA: Museus, Patrimônios e fazer antropológico.. 2010. (Encontro).

7.
XII Encontro de Ciências Sociais. 2010. (Encontro).

8.
Colóquio Internacional Jean Rouch. 2009. (Outra).

9.
II Reunião Equatorial de Antropologia. 2009. (Congresso).

10.
Simpósio Brasil-África. 2009. (Simpósio).

11.
XI Reunião de Antropólogos Norte-Nordeste. 2009. (Congresso).

12.
I Seminário Nacional de Educação em Ciências Sociais. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SCOTT, P. ; SANTOS, D. A. ; MOURA, A. B. M. ; OLIVEIRA, T. ; ACIOLY, R. ; LEMOS, J. R. ; SOUZA, E. A. ; SOUZA, R. ; RIBEIRO, F. . Seminário Impactos da Copa do Mundo em Pernambuco. 2014. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MOURA, A. B. M.. Estudo sobre as práticas tradicionais de cura entre os Fulni-ô. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Artes Visuais
1.
MOURA, A. B. M.; M., Camlia . Diga lá que coco é esse?. 2010. Fotografia.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/01/2019 às 7:04:02