Alexandra Aparecida de Araujo Figueiredo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9066545071392825
  • Última atualização do currículo em 25/11/2018


Doutoranda em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Cascavel, PR. Área de Concentração LINGUAGEM E SOCIEDADE. Sob orientação do professor Dr. Alexandre Sebastião Ferrari Soares. Linha de Pesquisa, Estudos da Linguagem: Descrição dos fenômenos Linguísticos, Culturais, Discursivos e de Diversidade .Bolsista CAPES. Possui Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados, (UFGD), área de Concentração Linguística e Transculturalidade, Bolsista Capes.Pós - Graduação Especialização em Linguística Área de concentração Oralidade e Escrita no Ensino da Língua. Graduação em Letras/Literatura pela Universidade Federal da Grande Dourados (2007). Desenvolve pesquisa na área de Educação Escolar Indígena. Teoria e Análise Linguística, com ênfase em Análise do Discurso. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexandra Aparecida de Araujo Figueiredo
Nome em citações bibliográficas
FIGUEIREDO, A. A. A.


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Letras -Linguagem e Sociedade.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: Saberes indígenas na escola: o tradicional e o novo, o mesmo e o diferente sob o olhar da Análise do Discurso,
Orientador: Alexandre Sebastião Ferrari Soares.
Bolsista do(a): CAPES, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Análise do Discurso, Educação, Educação Escolar In.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Indígenas.
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2013
Mestrado em Letras/Linguistica.
Universidade Federal da Grande de Dourados, UFGD, Brasil.
Título: Uma Leitura dos Indicadores Avaliativos Inep; Provinha Brasil; o caso das escolas indígenas de Dourados MS.,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: PEREIRA, Maria Ceres.
Bolsista do(a): CAPES, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Bilinguismo, Educação Escolar Indígena, Avaliação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Setores de atividade: Educação; Educação.
2009 - 2010
Especialização em Pós Graduação em Linguistica, Oralidade e Ensino d. (Carga Horária: 390h).
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
Título: DIVERSIDADE ÉTNICA RACIAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES; UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA.
Orientador: Maria Ceres PEREIRA.
2004 - 2007
Graduação em Letras/Literatura.
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
Título: Narrativas Orais e Manifestação Cultural por Relatos de Moradores do Jardim Itália(Dourados/MS).
Orientador: Áurea Rita Ávila de Lima Ferreira.
2001 interrompida
Graduação interrompida em 2003 em Letras/Espanhol.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
Ano de interrupção: 2003




Formação Complementar


2013
Extensão universitária em GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICO E LITRÁRIOS DE UNIGRA. (Carga horária: 160h).
Centro Universitário da Grande Dourados, UNIGRAN, Brasil.
2009
Extensão universitária em Investigação em Linguistica Aplicada Entre Politic. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
2009
Extensão universitária em LIET. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
2015 - 2015
Políticas Linguistica. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2015 - 2015
Anáilise do Discurso. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2013 - 2013
CAPACITAÇÃO DE TUTORES. (Carga horária: 30h).
Educação a Distância - Universidade Federal da Grande Dourados, EAD/UFGD, Brasil.
2013 - 2013
Leitura Sobre o Sujeito na Análise do Discurso Fra. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2012 - 2012
Qualificação para Tutor a Distância. (Carga horária: 128h).
Universidade Federal da Grande de Dourados, UFGD, Brasil.
2010 - 2012
Capacitação Docente dos Tekohá Kuera no MS. (Carga horária: 290h).
Universidade Federal da Grande de Dourados, UFGD, Brasil.
2011 - 2011
Educação, Identidade e Diversidade. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
2011 - 2011
FORMAÇÃO; Conhecimentos pedagógicos, Legislação Fe. (Carga horária: 100h).
SINDICATO DO TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO, SINTED, Brasil.
2011 - 2011
Discurso, Identidade e Ideologia. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
2010 - 2010
Formação de professores dos Tekohá Kuera no MS. (Carga horária: 140h).
Universidade Federal da Grande de Dourados, UFGD, Brasil.
2009 - 2009
IIConferência Municipal de Políticas de Promoção. (Carga horária: 16h).
Adelphia Comunicações, VIACABOCOM, Brasil.
2009 - 2009
Formação Continuada dos Proficionais da Educação I. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação de Dourados-Ms, SEMED, Brasil.
2008 - 2008
Formacao Continuada para Profissionais da Educacao. (Carga horária: 16h).
Prefeitura Municipal de Dourados, PMD, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em 1ºSemana de Formacao do Profissional da Linguagem. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em III CELLMS e IV EPGL e IEPPGL. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em III Seminario de Iniciacao Cientifica. (Carga horária: 20h).
Centro Universitário da Grande Dourados, UNIGRAN, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em I S'eminario de Assuntos Estudantis. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em I Congresso "Dourados Cidade Educadora". (Carga horária: 20h).
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em "introdução aos estudos toponimicos". (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em A Dialetologia no Estado de Mato Grosso do Sul. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
2007 - 2007
XII Semana Academica de Letras. (Carga horária: 40h).
Centro Universitário da Grande Dourados, UNIGRAN, Brasil.
2007 - 2007
VI Seminario de Educacao da Rede MUnicipal de Ensi. (Carga horária: 20h).
Prefeitura Municipal de Dourados, PMD, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em IºEncontro "Interfaces da Educacao. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
2006 - 2006
Formacao Continuada. (Carga horária: 20h).
Prefeitura Municipal de Dourados, PMD, Brasil.
2006 - 2006
V Seminario da Rede Municipal de Ensino de Dourado. (Carga horária: 16h).
Prefeitura Municipal de Dourados, PMD, Brasil.
2005 - 2006
Extensão universitária em LIBRAS. (Carga horária: 136h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em "XVI- FALE- Fórum Acadêmico de Letras". (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em "Letras no Cinema". (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2005 - 2005
IV Seminario da Rede Municipal de Ensino. (Carga horária: 40h).
Prefeitura Municipal de Dourados, PMD, Brasil.
2005 - 2005
Formacao Continuada. (Carga horária: 24h).
Prefeitura Municipal de Dourados, PMD, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Projeto de Extensao "Confesso que vivi". (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2004 - 2004
1º SELES. (Carga horária: 16h).
Prefeitura Municipal de Dourados, PMD, Brasil.
2004 - 2004
III Seminario da Rede Municipal de Ensino. (Carga horária: 40h).
Prefeitura Municipal de Dourados, PMD, Brasil.
2003 - 2003
Formacao Continuada. (Carga horária: 56h).
Prefeitura Municipal de Dourados, PMD, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em I Semana de Letras Anglo-Latinas da UEMS. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em I Semana de Letras Anglo-Latinas da UEMS. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
2001 - 2002
Extensão universitária em "A inteligencia Emocional e as Relações Humanas. (Carga horária: 50h).
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Linha de Pesquisa: ESTUDOS DA LINGUAGEM: DESCRIÇÃO DOS FENÔMENOS LINGUÍSTICOS, CULTURAIS, DISCURSIVOS E DE DIVERSIDADE


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20


Educação a Distância - Universidade Federal da Grande Dourados, EAD/UFGD, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância, Carga horária: 60
Outras informações
Professor Tutor a Distância da Disciplina Trabalho de Graduação I- do Curso de Licenciatura em Pedagogia.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor a Distância do Curso de Licenciatura Pedagogia, disciplina Currículo e Ensino de Língua Portuguesa.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância, Carga horária: 54
Outras informações
Professor Tutor a Distância na Disciplina Filosofia da Educação do Curso de Licenciatura em Pedagogia.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Tutoria Pós-Graduação, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenador de Tutoria das Especializações dos Cursos; Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor a Distância do Curso de Licenciatura em Ciência da Computação, disciplina Língua Portuguesa.


Escola Estadual Castro Alves, SED MS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 20
Outras informações
Professora da Disciplina Estudos do Usuário do Curso de Biblioteconomia.


Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Outro (especifique)Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio Técnico, Carga horária: 180

Atividades

06/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .


Faculdade de Educação a Distancia -Universidade Federal da Grande Dourados, EAD-UFGD, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 54
Outras informações
Professor Tutor a Distância da Disciplina Filosofia da Educação do curso de Licenciatura em Pedagogia



Linhas de pesquisa


1.
Formação de Professores, Currículo e práticas pedagógicas

Objetivo: Investigar e compreender as políticas educacionais curriculares e de formação docente. Aborda questões de natureza ética, política e educacional da formação docente inicial e continuada, bem como o seu processo de profissionalização e organização, os saberes e práticas desenvolvidas na perspectiva dos estudos multiculturais e interculturais ligados à docência..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Políticas Curriculares; Formação de Professores; Práticas Pedagógicas.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
TD: Discurso, Memória e Violência
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (5) .
Integrantes: Alexandra Aparecida de Araujo Figueiredo - Integrante / Marcos Lúcio de Sousa Góis - Integrante / Elizete de Souza Bernardes - Coordenador / Carolina Samara Rodrigues - Integrante / Elza Carolina Beckman Pieper - Integrante / Alexandre Luís Gonzaga - Integrante / Ana Maria Casarotti Franco - Integrante / Cristiane Pereira de Morais e Sousa - Integrante / Evelyne Gregório Xavier - Integrante / Guilherme Rocha Moralles - Integrante / Márcia de Fátima Sauro Silva - Integrante / Patrick Vieira de Sousa - Integrante.
2014 - Atual
Discursividade, Língua e Sociedade
Descrição: Com esta pesquisa, focaliza-se a relação entre língua, sujeito e sociedade Interessam, entrou outras investigações, as formas de resistência em suas diferentes materialidades frente à questão da violência (simbólica, urbana, policial, entre outras). A sustentação suporte teórica da pesquisa para essas reflexões acerca da relação sujeito, língua e sociedade é análise de discurso (Pêcheux, Orlandi)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Alexandra Aparecida de Araujo Figueiredo - Coordenador / ALEXANDRE SEBASTIÃO FERRARI SOARES - Integrante / Marco Aurélio More - Integrante / Vanise Gomes de Medeiros - Integrante.
2013 - Atual
Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações étnico-raciais e Formação de professores
Descrição: O grupo tem por escopo investigar e analisar estudos e pesquisas sobre as Relações étnico-raciais e desigualdades na educação, em todos os níveis de ensino e a formação de professores, tendo como eixo central os estudos sobre raça/etnia, identidade e políticas afirmativas, com as interfaces do currículo e práticas pedagógicas. Propõe realizar estudos, no âmbito da pesquisa, ensino e extensão sobre história e cultura afro-brasileira e indígena, com foco no processo instituído e implementado das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Tem-se como preocupações a formação inicial e continuada dos professores, no que tange as práticas pedagógicas de afirmação identitária da diferença e as políticas afirmativas para negros e indígenas. O grupo congrega pesquisadores dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal da Grande Dourados, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, da Universidade Federal de São Carlos e da Universidade Católica Dom Bosco. Difundirá as informações coletadas e publicará as pesquisas desenvolvidas por seus membros em livros e revistas especializadas, bem como fomentará o debate teórico metodológico, trazendo a público, em seminários, reuniões científicas e congressos nacionais e internacionais, os resultados parciais e finais de suas pesquisas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (7) / Mestrado acadêmico: (12) / Doutorado: (8) .
Integrantes: Alexandra Aparecida de Araujo Figueiredo - Coordenador / Adriana Oliveira de Sales - Integrante / Cintia Santos Diallo - Integrante / Aline Anjos da Rosa - Integrante / Andélson José do Nascimento - Integrante / Danielle Barbosa dos Santos Ferreira - Integrante / Eduardo Henrique Oliveira da Silva - Integrante / Gisele Carrara Cruz - Integrante / Higor de Siqueira Marques - Integrante / Karem Angely Grubert Rojas - Integrante / Marcio Mucedula Aguiar - Integrante / Maria Edinalva do Nascimento - Integrante / Reinaldo Antonio Valentim - Integrante / Renata Rodrigues de Assis - Integrante / Rosana Batista Monteiro - Integrante / Rute Martins Valentim - Integrante / Tania Milene Nugoli Moraes - Integrante / Thaise da Silva - Integrante / Valéria Aparecida Mendonça de Oliveira Calderoni - Integrante / Eugenia Portela de Siqueira Marques - Integrante.
2009 - 2012
Investigação em Linguistica Aplicada Entre Politica Linguistica Aplicada á Educação Bilingue. O Caso dos Tekohá Kuera np MS.
Descrição: Projeto voltado para compor o ?observatório escolar indígena? e a questão dos territórios etnoeducacionais. Assim, consideram-se dois eixos relevantes: a) que o Programa de Mestrado em Letras/UFGD tem uma área de concentração: Lingüística e Transculturalidade que se desdobra em duas linhas de pesquisa ? Lingüística Aplicada e Estudos de Fronteira. Estas linhas desenvolvem diversas pesquisas com mestrandos cujo foco está nas questões indígenas (questões de política lingüística em escolas de fronteira) e recortes que vão desde a questão discursiva até a etnografia de sala de aula. Há pontos comuns entre os grupos de pesquisa que fortalecem as linhas, por isso decidiu-se juntar esforços no sentido de ampliar e maximizar os resultados dos trabalhos. Por outro lado, a UFGD através da Faculdade de Educação (FAED) tem a licenciatura intercultural indígena Teko Arandu, cuja proposta é a de oferecer a formação continuada de professores indígenas de escolas de abrangência da UFGD (Grande Dourados cujos municípios estão especificados no projeto). Desta forma, consorciando os pesquisadores dos dois grupos de pesquisa, objetiva-se através de seminários, preparar um grupo de docentes indígenas, representantes indicados pelas escolas, para qualificá-los como pesquisadores em suas comunidades. Nesse sentido, qualificá-los para que descrevam que tipo de educação bilíngüe suas escolas propõem, caso proponham; e, se desejarem, rever qual tipo de educação bilíngüe é mais condizente com seus anseios e os anseios de suas comunidades. Além disso, podem avaliar materiais por eles produzidos para o ensino, reorganizando-os de forma a atender a necessidade de materiais próprios as suas necessidades educacionais de acordo com o Referencial Curricular para as Escolas Indígenas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Alexandra Aparecida de Araujo Figueiredo - Integrante / Maria Ceres Pereira - Coordenador / Rinaldo Vitor da Costa - Integrante / Rita de Cássia Pacheco Limberti - Integrante / Maria Aparecida Silva Ramos - Integrante / Cristiane Helena P. Gonçalves - Integrante / Andreia Lourenço Alves dos Anjos - Integrante / Sandra Teixeira Gomes Ribeiro - Integrante / Marina Oliveira Brandão - Integrante / Pedro Pablo Velasquez - Integrante / Jussara Marques Lopes - Integrante / Adriana Oliveira de Sales - Integrante / Santa Cariaga Portolan - Integrante / Olinda Siqueira Correa Viana - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Curso sobre concepções de ciência, teorias e processos educacionais no contexto do ensino superior
Descrição: promover o desenvolvimento conceitual dos professores sobre o fazer docente na universidade; e viabilizar subsídios teóricos e metodológicos para que possam trabalhar os conteúdos de sua disciplina considerando a significação e contextualização desses conteúdos na vida social/profissional de seus alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (10) .
Integrantes: Alexandra Aparecida de Araujo Figueiredo - Coordenador / Adriana Alves de Lima Rocha - Integrante.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Revista EAD & Tecnologia Digitais na Educação
2012 - Atual
Periódico: Revista Internacional de Letras, Educação e Cultura-Interletras


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Indígenas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
1º Lugar Eixo Temático - Diversidade e Cultura, Centro Universitário da Grande Dourados UNIGRAN.
2014
1º Lugar Eixo Temático - Diversidade e Cultura, Centro Universitário da Grande Dourados UNIGRAN.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FIGUEIREDO, A. A. A.2017FIGUEIREDO, A. A. A.; SGARBI, N. M. F. Q. ; RODRIGUES, M. L. . CONFINAMENTO E RESISTÊNCIA: O DESAFIO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA. INTERLETRAS (DOURADOS), v. 06, p. 03, 2017.

2.
FIGUEIREDO, A. A. A.2017FIGUEIREDO, A. A. A.; SGARB, N. M. F. Q. . Educação escolar indígena e os reflexos de um imaginário social: uma leitura sob o viés da análise do discurso. TRAÇOS DE LINGUAGEM - REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, v. 01, p. 09-19, 2017.

3.
FIGUEIREDO, A. A. A.2016FIGUEIREDO, A. A. A.; SGARB, N. M. F. Q. . Da Casa Grande á Academia Não: Racismo (Des) velado: uma leitura a partir da Análise do Discurso. Interletras (Dourados), v. 4, p. 1, 2016.

4.
FIGUEIREDO, A. A. A.2015FIGUEIREDO, A. A. A.; SGARBI, N. M. F. Q. ; RODRIGUES, M. L. . Educação Escoalr e Educação Escolar Indígena: Sob o Viés da Análise do Discurso. Interletras (Dourados), v. 3, p. 1-12, 2015.

5.
FIGUEIREDO, A. A. A.2013FIGUEIREDO, A. A. A.; SGARB, N. M. F. Q. . A análise do discurso e os 'silêncios audíveis' na Educação Infantil. Revista Philologus, v. 55, p. 682-690-690, 2013.

6.
FIGUEIREDO, A. A. A.2013FIGUEIREDO, A. A. A.; SGARB, N. M. F. Q. . O desvendar da 'voz' silenciada dos excluídos por meio da análise do discurso. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. 1, p. 174-185-185, 2013.

7.
FIGUEIREDO, A. A. A.2013FIGUEIREDO, A. A. A.; PEREIRA, Maria Ceres . EDUCAÇÃO INDÍGENA E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UMA REPRESENTAÇÃO EM TEXTOS DE PROFESSORES INDÍGENAS.. Interletras (Dourados), v. 2, p. 5-23, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
FIGUEIREDO, A. A. A.; SGARB, N. M. F. Q. . ECOS DISCURSIVOS: O IMAGINÁRIO SOCIAL DE UM ÍNDIO INCAPAZ. In: Ivan Vale de Sousa. (Org.). COMPILAÇÃO LINGUÍSTICA. 01ed.Curitiba PR: Editora Atena, 2016, v. , p. 71-84.

2.
FIGUEIREDO, A. A. A.; SGARBI, N. M. F. Q. . Discursos, Charges e Quadrinhos: Leitura das Representações Ideológicas. In: Nataniel dos Santos Gomes; Daniel Abrão. (Org.). Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades - Refletindo sobre o uso das Histórias em Quadrinhos em sala de aula. 1ed.Curitiba: Appris, 2014, v. 1, p. 133-155.

3.
FIGUEIREDO, A. A. A.; PEREIRA, Maria Ceres . SITUAÇÃO DE BILINGUÍSMO EM XEQUE NA APLICAÇÃO DA PROVABRASIL EM ESCOLAS INDÍGENAS EM DOURADOS/MS. In: MARIA CERES PEREIRA. (Org.). TETÃ - GUARANI: PELOS CAMPOS SUL DO MATO GROSSO DO SUL. 1ed.CAMPO GRANDE: EKOS EDITORA, 2013, v. 1, p. 61-77.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FIGUEIREDO, A. A. A.; SGARBI, N. M. F. Q. . Interdiscurso e Memória Discursiva na Constituição da Imagem Indígena no MS. In: VII SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS FILOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS CURSO DE VERÃO DO CIFEFIL, 2015, Durados MS. VII SINEFIL, 2015. v. 61. p. 720-7729.

2.
FIGUEIREDO, A. A. A.; SGARBI, N. M. F. Q. . ECOS DISCURSIVOS: O IMAGINÁRIO SOCIAL DE UM ÍNDIO INCAPAZ. In: IX Congresso Internacional da ABRALIN, 2015, Belém PR. IX Congresso Internacional da ABRALIN, 2015. v. 2. p. 529-5539.

3.
FIGUEIREDO, A. A. A.; SOARES, A. S. F. . Do Des-cobrimento ao século XXI: Memória Discursiva na constituição da imagem do índio.. In: 3ª JIED-Jornada Internacional de Estudos do Discurso 2º Encontro Internacional de Imagem em Discurso, 2015, Maringá PR. 3ª JIED-Jornada Internacional de Estudos do Discurso 2º Encontro Internacional de Imagem em Discurso, 2015. v. 1. p. 1-14.

4.
FIGUEIREDO, A. A. A.; SOARES, A. S. F. . 1 A IMAGEM DO ÍNDIO A PARTIR DE NARRATIVAS DE ALU NOS INDÍGENAS: UMA LEITURA SOB O VÍEIS DA ANÁLISE DO DISCURSO. In: II SEMINÉRIO INTERNACIONAL DE ETNIA, DIVERSIDADE E FORMAÇÃO, 2014, CASCAVEL PR. II SEMINÉRIO INTERNACIONAL DE ETNIA, DIVERSIDADE E FORMAÇÃO, 2014.

5.
FIGUEIREDO, A. A. A.; SGARB, N. M. F. Q. . Ecos discursivos da AD em sala de aula: do período da escravidão ao século XXI. Revista Philologus,. In: VI SINEFIL, 2014, Rio de Janeiro. VI SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS FILOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS CURSO DE VERÃO DO CIFEFIL, 2014. v. 5. p. 338-349.

6.
FIGUEIREDO, A. A. A.; SOARES, A. S. F. . A Imagem do índio a partir de narrativas de alunos indígenas: Uma leitura sob o víes da Análise do Discurso. In: III Seminário Internacional de Etnia, Diversidade e Formação, 2014, Cascavel PR. III Seminário Internacional de Etnia, Diversidade e Formação, 2014. v. 1. p. 03-10.

7.
FIGUEIREDO, A. A. A.; PEREIRA, Maria Ceres . Diversidade étnica e cultural: o (não) ensino da cultura negra e indígena.. In: I Seminário Internacional de Etnia, Diversidade e formação. v. 1, p. 3, 2010., 2010, Cascavel PR. Diversidade étnica e cultural: o (não) ensino da cultura negra e indigena., 2010. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FIGUEIREDO, A. A. A.; SOARES, A. S. F. . Saberes Indígenas na Escola: Entre o Profano e o sagrado. Uma Análise Discursiva de Narrativas de Proessores Indígenas de Dourados MS. In: XII Seminário Nacional de Literatura,História e Memória e III Congresso Internacional de Pesquisa em letras no Contexto Latino - Americano, 2015, Cascavel - PR. XII Seminário Nacional de Literatura,História e Memória e III Congresso Internacional de Pesquisa em letras no Contexto Latino - Americano, 2015.

2.
FIGUEIREDO, A. A. A.; SOARES, A. S. F. . Interdiscurso: Fronteira Imaginária nas Narrativas de professores Indígenas no MS. In: XI Congresso Internacional Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso, 2015, Argentina. ALED, 2015.

3.
FIGUEIREDO, A. A. A.; SGARBI, N. M. F. Q. . ECOS DISCURSIVOS: O IMAGINÁRIO SOCIAL DE UM ÍNDIO INCAPAZ. In: IX Congresso Internacional da ABRALIN, 2015, BELÉM - PR. IX Congresso Internacional da ABRALIN, 2015.

4.
FIGUEIREDO, A. A. A.; SGARBI, N. M. F. Q. . INTERDISCURSO E MEMÓRIA DISCURSIVA NA CONSTITUIÇÃO DA IMAGEM INDÍGENA NO MS. In: VII SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS FILOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS CURSO DE VERÃO DO CIFEFIL, 2015, Campo Grande MS. VII SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS FILOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS CURSO DE VERÃO DO CIFEFIL, 2015. v. 21. p. 720-729.

5.
FIGUEIREDO, A. A. A.; SGARB, N. M. F. Q. . Fronteira Imaginárias: Os desafios de Professores Indígenas para chegar à Academia. In: XI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2015, Campo Grande MS. XI CBLA, 2015.

6.
FIGUEIREDO, A. A. A.; SOARES, A. S. F. . Avaliação em Contexto Sociolinguisticamente Complexo: a provinha Brasil nas escolas indígenas de Dourados MS. In: O CARÁTER PLURICÊNTRICO DA LÍNGUA PORTUGUESA E AS PRÁTICAS AVALIATIVAS, 2014, Londrina PR. SIMPÓSIO SIPLE 2014, 2014.

7.
FIGUEIREDO, A. A. A.; SOARES, A. S. F. . DO DES-COBRIMENTO AO SÉCULO XXI: REFLEXOS DISCURSIVOS NA CONSTITUIÇÃO DA IMAGEM DO ÍNDIO.. In: Congresso Internacioanl sobre Estudos Interculturais: Seminário de Avaliação do PIBID Diversidade, 2014, Dourados MS. Congresso Internacioanl sobre Estudos Interculturais, 2014.

8.
FIGUEIREDO, A. A. A.; SGARB, N. M. F. Q. . ECOS DISCURSIVOS DA AD EM SALA DE AULA: DO PERÍODO DA ESCRAVIDÃO AO SÉCULO XXI. In: VI SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS FILOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS CURSO DE VERÃO DO CIFEFIL, 2014, Rio de Janeiro. VI SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS FILOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS CURSO DE VERÃO DO CIFEFIL, 2014.

9.
FIGUEIREDO, A. A. A.; PEREIRA, Maria Ceres . Provinha Brasil- Desafios para Alunos e Professores Indígenas em Dourados /MS. In: II Conferência Internacional BRASIL-CANADÁ. Transletramento, Fronteira e Ensino de Línguas e Literatura., 2013, Campo Grande MS. II Conferência Internacional BRASIL-CANADÁ. Transletramento, Fronteira e Ensino de Línguas e Literatura., 2013.

10.
FIGUEIREDO, A. A. A.; PEREIRA, Maria Ceres . OS PROFESSORES DO TEKOHA KUERA NO MS. UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE INTERNACIONAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA, 2011, ASSUNÇÃO - PARAGUAI. CONSIPLE 2011, 2011.

11.
FIGUEIREDO, A. A. A.; PEREIRA, Maria Ceres . DIVERSIDADE ÉTNICO RACIAL NA EDUCAÇÃO INANTIL. In: 5º ENCONTRO GRUPO DE PESQUISA DE LINGUAGEM DO CENTRO OESTE, 2010, DOURADOS MS. 5º ENCONTRO GELCO, 2010.

12.
FIGUEIREDO, A. A. A.; PEREIRA, Maria Ceres . AS INFLUENCIAS DO BILINGUISMO NA ESCRITA DO PORTUGUÊS: O CASO DE ALUNOS INDÍGENAS DE DOURADOS MS. In: I Congresso Internacional de Línguas Oficiais do Mercosul e I Encontro Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL, 2010, Foz do Iguaçu PR. I CIPLOM, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
FIGUEIREDO, A. A. A.. Educação escolar indígena e Educação indígena: reflexões sobre suas singularidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FIGUEIREDO, A. A. A.; SGARBI, N. M. F. Q. ; RODRIGUES, M. L. . Um sistema Panóptico e seus reflexos na educação escolar indígena de Dourados MS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FIGUEIREDO, A. A. A.. METODOLOGIA DE ENSINO EM CONTEXTO COMPLEXO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FIGUEIREDO, A. A. A.. METODOLOGIAS DE ENSINO EM CONTEXTOS COMPELXOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FIGUEIREDO, A. A. A.; SOARES, A. S. F. . Do Des-Cobrimento ao Século XXI: Memória Discursiva na Constituição da Imagem do Índio.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FIGUEIREDO, A. A. A.; SGARB, N. M. F. Q. . INTERDISCURSO E MEMÓRIA DISCURSIVA SOBRE EDUCAÇÃO ESCOLAR EM NARRATIVAS DE PROFESSORES INDÍGENAS NO MS.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FIGUEIREDO, A. A. A.; SGARB, N. M. F. Q. . Ecos Discursivos: O imaginário Social de um índio Incapaz. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FIGUEIREDO, A. A. A.; SOARES, A. S. F. . .Saberes Indígenas na escola: O tradicional e o novo,o mesmo e diferente sob o olhar da Análise do Discurso.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FIGUEIREDO, A. A. A.; SGARB, N. M. F. Q. . Fronteira Imaginárias: Os desafios de Professores Indígenas para chegar à Academia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FIGUEIREDO, A. A. A.; SOARES, A. S. F. . V I SIMPÓSIO GRUPO DE TEORIA DO DISCURSO: A ÉTICA DO (PSIC)ANALISTA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
FIGUEIREDO, A. A. A.; SGARBI, N. M. F. Q. . Educação Escolar Indígena:m Paráfrase e Simulacro nas Narrativas de Professores Indígenas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FIGUEIREDO, A. A. A.; SGARB, N. M. F. Q. . 'AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ERA DIGITAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
FIGUEIREDO, A. A. A.; SOARES, A. S. F. . Entre o Profano e o Sagrado. Uma Análise Discursiva de Narrativa de Professores Indígenas de Dourados MS.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
FIGUEIREDO, A. A. A.; SOARES, A. S. F. . Do Des-Cobrimento ao Século XXI;Reflexos Discursivos Constituição na Imagem do índio.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
FIGUEIREDO, A. A. A.; SOARES, A. S. F. . A IMAGEM DO ÍNDIO A PARTIR DE NARRATIVAS DE ALUNOS INDÍGENAS: uma leitura sob o víeis da Análise do Discurso.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
FIGUEIREDO, A. A. A.; SOARES, A. S. F. . O Imaginário Social de um Índio incapaz, sob o viés da Análise do Discurso.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
FIGUEIREDO, A. A. A.; SGARB, N. M. F. Q. . Da Senzala ao sáculo XXI: Reflexos discursivos na constituição da imagem do negro.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
FIGUEIREDO, A. A. A.; SGARB, N. M. F. Q. . Educação Escoalr e Educação Escolar Indígena: Sob o Viés da Análise do Discurso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
FIGUEIREDO, A. A. A.. A provinha Brasill nas Escolas Indígenas de Dourados MS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
FIGUEIREDO, A. A. A.; PEREIRA, Maria Ceres . Provinha Brasil: Desafios para alunos e professores indígenas em Dourados. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
FIGUEIREDO, A. A. A.; PEREIRA, Maria Ceres . Narrativas de Professores Indigenas: Afirmação da Identidade Através da Educação Não Indio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
FIGUEIREDO, A. A. A.. Narrativas de professores indígenas: Afirmação da identidade através da educação escolar do não índio.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
FIGUEIREDO, A. A. A.; PEREIRA, Maria Ceres . A Avaliação como reflexo das Praticas Pedagógicas e Administrativas.Avaliação como Reflexo das praticas pedagógicas e Administrativas: Prova Brasil.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
FIGUEIREDO, A. A. A.; PEREIRA, Maria Ceres . Uma Leitura dos Indicadores Avaliativos Inep; Provinha Brasil; o caso das escolas indígenas de Dourados MS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
FIGUEIREDO, A. A. A.; PEREIRA, Maria Ceres ; Rodrigues, Cristiane . DA REALIDADE DE MINORIA AO PROGRAMA DE MESTRADO O SONHO VIRA REALIDADE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
FIGUEIREDO, A. A. A.; PEREIRA, Maria Ceres . Os Professores do Tekorá Kuera no MS, Uma Experiencia de Formaçã. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
FIGUEIREDO, A. A. A.; PEREIRA, Maria Ceres . Formação de Professores e a Lei 11.645/08. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
FIGUEIREDO, A. A. A.; PEREIRA, Maria Ceres . Lei 11.645/08 ? Discussões Étnicas em Sala de Aula. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
FIGUEIREDO, A. A. A.; PEREIRA, Maria Ceres . Diversidade Étnica e Racial: o(não) Ensino da Cultura Negra e Indígena. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
FIGUEIREDO, A. A. A.; PEREIRA, Maria Ceres . Diversidade Etinico Racial na Educação Infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
FIGUEIREDO, A. A. A.; PEREIRA, Maria Ceres . As Influências do Bilinguismo na Escrita do Português- O Caso de alunos ingígenas de Dourados-MS. 2010.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
FIGUEIREDO, A. A. A.. Reflexões sobre a produção de materiais didáticos para o ensino de línguas. 2017. .

2.
FIGUEIREDO, A. A. A.. O ensino de Língua Portuguesa na escola indígena: realidades e desafios. 2017. .

3.
FIGUEIREDO, A. A. A.. O ensino de Língua Portuguesa na escola indígena: realidades e desafios. 2017. .

4.
FIGUEIREDO, A. A. A.. Produção de Textos. 2013. .



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
FIGUEIREDO, A. A. A.; SOARES, A. S. F.. Vestibular dos Povos Indígenas do Estado do Paraná. 2016. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I COLÓQUIO IN(TER)DISCIPLINAR MICHEL FOUCAULT. 2017. (Outra).

2.
Três perspectivas na análise da imagem: Ciclo de Conferência Estudo Humanísticos e Multidiciplinariedade. 2016. (Outra).

3.
21º CIAED- Congresso Internacional ABED de Educação a Distância.. "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ERA DIGITAL". 2015. (Congresso).

4.
3ª JIED-Jornada Internacional de Estudos do Discurso 2º Encontro Internacional de Imagem em Discurso.Do Des-Cobrimento ao Século XXI: Memória Discursiva na Constituição da Imagem do Índio. 2015. (Seminário).

5.
Discurso produção de identidade e minorias: Ciclo de Conferência Estudos Humanísticos e Multidiciplinariedade. 2015. (Outra).

6.
I JORNADA DE ESTUDOS EM SEMÂNTICA E ANÁLISE DO DISCURSO MARCHA, IDENTIDADE E FROTEIRA.INTERDISCURSO E MEMÓRIA DISCURSIVA SOBRE EDUCAÇÃO ESCOLAR EM NARRATIVAS DE PROFESSORES INDÍGENAS NO MS. 2015. (Outra).

7.
IX Congresso Internacional da ABRALIN. 2015. (Congresso).

8.
Le figément linguistique: Ciclo de Conferências Estudos Humanísticos e Multidiciplinariedade. 2015. (Outra).

9.
Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e III Congresso Internacional de Pesquisa em letras no Contexto Latino-Americano. Entre o Profano e o Sagrado. Uma Análise Discursiva de Narrativa de Professores Indígenas de Dourados MS. 2015. (Congresso).

10.
VI CBLA Linguística Aplicada para Além das ronteiras. Fronteiras Imaginárias: os desafios de professores indígenas para chegar á academia.. 2015. (Congresso).

11.
V I SIMPÓSIO GRUPO DE TEORIA DO DISCURSO: A ÉTICA DO (PSIC)ANALISTA. 2015. (Simpósio).

12.
Congresso Internacional sobre Estudos Internacional sobre Estudos Interculturais & Seminário de Avaliação do PIBID DIVERSIDADE. Do Des-Cobrimento ao Século XXI;Reflexos Discursivos Constituição na Imagem do índio.. 2014. (Congresso).

13.
II Seminário Internacional de Etnia, Diversidade e Formação.A IMAGEM DO ÍNDIO A PARTIR DE NARRATIVAS DE ALUNOS INDÍGENAS: uma leitura sob o víeis da Análise do Discurso. 2014. (Seminário).

14.
II Seminário Internacional de Etnia, Diversidade e Formação. 2014. (Seminário).

15.
I MARCO- Colóquio Marginalidades Contemporânea - 100 Anos de Carolina Maria de Jesus.O Imaginário Social de um Índio incapaz, sob o viés da Análise do Discurso. 2014. (Encontro).

16.
I Simpósio Nacional de Línguas e Literaturas e I Encontro Nacional de Liteteratura e Flosofia.Da Senzala ao sáculo XXI: Reflexos discursivos na constituição da imagem do negro. 2014. (Oficina).

17.
IX Encontro de inciação científica, IV Salão de Pesquisa Docente, IV Mostra de Pós Graduação..Educação Escoalr e Educação Escolar Indígena: Sob o Viés da Análise do Discurso. 2014. (Encontro).

18.
Simpósio da Sociedade Internacional de Portugues Língua Estrangeira.Avaliação em Contexto Sociolinguisticamente Complexo; A provinha Brasill nas Escolas Indígenas de Dourados MS. 2014. (Simpósio).

19.
III Conferência Internacional Brasil - Canadá - Transletramentos , Fronteira e Ensino de Línguas e Literaturas os.Provinha Brasil: Desafios para alunos e professores indígenas em Dourados - MS. 2013. (Seminário).

20.
III Worksop EAD da UFGD - Experiência, Prática e Autonomia.. 2013. (Outra).

21.
15ª JELL Jornada Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 2012. (Outra).

22.
II Ciclo de Oficinas Pedagógicas & I Ciclo de Palestras do Grupo de Apoio á Gestão Educacional: A Avaliação como reflexo das Praticas Pedagógicas e Administrativas.Avaliação como Reflexo das praticas pedagógicas e Administrativas: Prova Brasil. 2012. (Oficina).

23.
III Seminário Internacional de Bilinguismo, Discurso e Politica Linguística e II Jornada de Estudos de Linguagens.os.Uma Leitura dos Indicadores Avaliativos Inep; Provinha Brasil; o caso das escolas indígenas de Dourados MS.. 2012. (Seminário).

24.
O papel da Educação a Distância na Formação e Qualificação Profissional. 2012. (Outra).

25.
Palestra: O papel da educação a distância na qualificação profissional.. 2012. (Outra).

26.
Congresso da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira. Os Professores do Tekorá Kuera no MS, Uma Experiencia de Formação. 2011. (Congresso).

27.
I ENCONTRO ?DIÁLOGOS ENTRE LETRAS? ? EDEL ? Pesquisas e Perspectivas: trocas na Pós-Graduação.Curso de formação de professores indígenas. 2011. (Encontro).

28.
III Seminário de Bilinguísmo, Discurso e Politica Liguística e II jornada Internacional de Estudos da Linguagem. 2011. (Seminário).

29.
III Seminário do Observatório da Educação e I Seminário do Observatório da Educação Escolar Indígena.DA REALIDADE DE MINORIA AO PROGRAMA DE MESTRADO O SONHO VIRA REALIDADE. 2011. (Seminário).

30.
II Seminário de Bilinguismo, Discurso e Politica Linguística e Jornada Internacional de Estudo de Linguagem. 2011. (Seminário).

31.
II Seminário de Bilinguismo, Discurso e Politica Linguística e Jornada Internacional de Estudo de Linguagem.Da Lei 10.639 à 11.645- um caminho a ser percorrido. 2011. (Seminário).

32.
I Seminário da Educação Escolar Indígena.DA REALIDADE DE MINORIA AO PROGRAMA DE MESTRADO O SONHO VIRA REALIDADE. 2011. (Seminário).

33.
Letramento Digital. 2011. (Outra).

34.
Aula Inalgural do Curso de Formação de Professores Indígenas. 2010. (Outra).

35.
Aula Inalgural do Program de Mestrado. 2010. (Outra).

36.
Curso de EXrensão Relações Interétnicas no AmbienteEscolar- Afro-descendente no (Con)Texto. 2010. (Outra).

37.
ISeminário Regional de BIlinguismo, Discurso e Politica Linguistica. 2010. (Seminário).

38.
ISeminário Regional de BIlinguismo, Discurso e Politica Linguistica.Monitor de Sala. 2010. (Seminário).

39.
I Seminário Regional de Bilinguismo, Discurso e Política Linguística. 2010. (Seminário).

40.
Iº Congresso Internacional de Professores de Linguas Oficiais do MERCOSUL (I CIPLOM). As Influências do Bilinguismo na Escrita do Português- O Caso de alunos ingígenas de Dourados-MS. 2010. (Congresso).

41.
V Encontro Nacional do Grupo de Estudos da Linguagem. 2010. (Encontro).

42.
Formação Continuada dos Profissionais da Educação Infantil da REME. 2009. (Encontro).

43.
I Simposio de Educação Infantil. 2009. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOARES, A. S. F. ; FIGUEIREDO, A. A. A. ; MEDEIROS, V. G. . VI SIMPÓSIO GRUPO DE TEORIA DO DISCURSO: A ÉTICA DO (PSI)CANALISTA. 2015. (Outro).

2.
FIGUEIREDO, A. A. A.; SOARES, A. S. F. . XII SEMINÁRIO NACIONAL DE LITERATURA, HISTÓRIA E MEMÓRIA E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO AMERICANO. 2015. (Outro).

3.
PEREIRA, Maria Ceres ; FIGUEIREDO, A. A. A. . III Seminário Internacional de Bilinguismo, Discurso e Política Linguística? e a ?II Jornada Internacional de Estudos de Linguagens. 2012. (Outro).

4.
FIGUEIREDO, A. A. A.; PEREIRA, Maria Ceres . II SEMINÁRIO DE BILINGUISMO, DISCURSO E POLITICA LINGUÍSTIA E I JORNADA DE ESTUDOS DA LINGUAGEM. 2011. (Outro).

5.
FIGUEIREDO, A. A. A.. I Seminário Regional de Bilinguismo, Discurso e Politica Linguistica. 2010. (Outro).



Outras informações relevantes


Participou do Minicurso intitulado: Análise do Discurso. Ministrado pelo Professor Doutor Sírio Possenti, (UNICAMP). Realizado na Universidade Federal do Pará, na Cidade de Belém PA. Durante o IX Congresso Internacional da ABRALIN, no XXII Instituto da ABRALIN - Entre os dias 2 a 5 de Marco de 2015, com carga horária de 15 HORAS

Participou do Minicurso intitulado: Discurso e Políticas: Reflexões e Análises Sobre Mídia e Voz no Brasil Contemporâneo: Ministrado pela Professora Doutora Maria do Rosário de Fátima Valencise Gregolin (UNESP). Realizado durante a 3ª JIED- Jornada Internacional de Estudo do Discurso e 2º EIID- Encontro Internacional da Imagem em Discurso - Entre os dias 24 a 27 de Março de 2015. Realizado na Universidade Estadual de Maringá PR.

Participou do Minicurso intitulado: Política Linguística. Ministrado pelo Professor Doutor Kanavillil Rajagopalan, (UNICAMP). Realizado na Universidade Federal do Pará, na Cidade de Belém PA. Durante o IX Congresso Internacional da ABRALIN, no XXII Instituto da ABRALIN - Entre os dias 2 a 5 de Marco de 2015, com carga horária de 15 HORAS.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 13:21:00