Vitor Busnardo Torres Teixeira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6129464642348399
  • Última atualização do currículo em 03/04/2017


Vitor Torres é bolsista de doutorado do CNPq no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, linha de Cibercultura, na Universidade Federal da Bahia. Mestre (2013) pelo mesmo programa, é também pesquisador do GJOL - Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-Line da UFBA, do Grupo MID - Mídias Interativas Digitais da UFMT e integra o projeto Laboratório de Jornalismo Convergente (PPP Nº 0060 FAPESB/CNPQ). Foi, entre outubro de 2014 e setembro de 2015, bolsista Capes pelo Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (Proc Nº BEX 6988/14-8) no Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior, Portugal. Seus temas de interesse são: Comunicação, Cibercultura e Jornalismo Digital. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vitor Busnardo Torres Teixeira
Nome em citações bibliográficas
TORRES, Vitor.;TEIXEIRA, V. B. T.


Formação acadêmica/titulação


2013
Doutorado em andamento em Comunicação e Cultura Contemporânea.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Mensuração Editorial. O uso de métricas e dados sobre o público na produção da informação jornalística,
Orientador: Suzana Oliveira Barbosa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Jornalismo Digital; Paradigma Jornalismo Digital em Base de Dados; convergência jornalística; big data; curadoria da informação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cibercultura.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo Digital.
2014 - 2015
Doutorado em Comunicação.
Universidade da Beira Interior, UBI, Portugal.
com período co-tutela/sanduíche em (Orientador: ).
Título: Mensuração Editorial. O uso de métricas e dados sobre o público na produção da informação jornalística, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Suzana Oliveira Barbosa.
Coorientador: João Canavilhas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: cibercultura; Jornalismo Online.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2011 - 2013
Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: O curador de informação em produtos agregadores de notícias,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Suzana Oliveira Barbosa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: comunicação; Jornalismo; Jornalismo Digital; Paradigma Jornalismo Digital em Base de Dados; agregadores de notícias; curadoria da informação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cibercultura.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo Digital.
2004 - 2009
Graduação em Publicidade e Propaganda.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Título: O que você está fazendo? Veiculos de comunicação de massa ocupando espaços em redes sociais.
Orientador: Débora Cristina Tavares.
2001 - 2003
Ensino Médio (2º grau).
Fundação de Apoio ao Desenvolvimento e à Educação do CEFET-Cuiabá, FAED, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Extensão universitária em Agência Laboratório - Comunicação Alternativa. (Carga horária: 442h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Interatividade e mídias digitais, audiovisuais e s. (Carga horária: 432h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2009 - 2009
Ciclo de Estudos em Comunicação Científica. (Carga horária: 216h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Doutorando, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Pesquisador Mestrando, Enquadramento Funcional: Pesquisador


Universidade da Beira Interior, UBI, Portugal.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando - Pesquisador


Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 8



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Laboratorio de Jornalismo Convergente - Segunda Fase
Descrição: O Projeto Laboratório de Jornalismo Convergente iniciou suas atividades no segundo semestre de 2011, com a finalidade de produzir um espaço para pesquisa e experimentação sobre a convergência de meios, contemplando os produtos jornalísticos em multiplataformas: web, tablets e smartphones. Passada a primeira fase (2011-2014), realizada com financiamento por meio do Edital Programa Primeiros Projetos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), o Projeto prossegue em nova etapa a partir de financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, Chamada MCTI/CNPQ/MEC/CAPES Nº 22/2014 - CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E SOCIAIS APLICADAS). Nessa segunda fase, tem-se como um dos objetivos o aprimoramento para o aplicativo Academo, cuja criação e desenvolvimento ocorreram durante a primeira fase do Projeto. Sob a coordenação da Profa. Suzana Barbosa, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCOM), o projeto prossegue contando com a participação de doutores, mestres, doutorandos, mestrandos e técnicos membros do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL); de pesquisadores da Universidade da Beira Interior (Portugal); da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Grupo de Pesquisa em Mobilidade (MOBJOR), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Doutorado: Estudo acerca das bases de dados em produtos noticiosos desenvolvidos para web e dispositivos móveis
Descrição: O tema deste projeto de pesquisa é o emprego de bases de dados (BDs) no monitoramento dos hábitos de consumo de informações jornalísticas nas redes digitais. Pretende-se refletir sobre a potência das BDs, e a ação de coordená-las, como agentes estruturantes dos mecanismos de produção na contemporaneidade partindo da premissa que as BDs se comportam como promotores singulares do processo que garante dinamicidade, automatização e flexibilidade à ação de produzir e disseminar informações jornalísticas adaptadas e produzidas para diferentes plataformas. Pretende-se refletir se o cruzamento de dados, interpretados como a combinação de dimensões e métricas monitoradas dentro de redações ? e que geram relatórios de desempenho ?, torna necessário o desenvolvimento de novas condições para estratégias de produção da informação jornalística digitalizada. Buscaremos descrever os graus de mensuração adotados por organizações jornalísticas contemporâneas assim como diferenciar métricas de audiência e métricas de circulação. Adotamos como modelo teórico o Paradigma Jornalismo Digital em Base de Dados (JDBD), modelo este que intencionamos aprimorar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2014
Laboratorio de Jornalismo Convergente - Primeira Fase
Descrição: Este projeto de pesquisa, contemplado com recursos do Edital-Programa Primeiros Projetos, resultado de convênio entre o CNPq e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) visa à criação do Laboratório de Jornalismo Convergente (Labjor) na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Pretende-se que o laboratório seja um espaço de investigação acerca dos gêneros, dos formatos de conteúdos, do uso da hipertextualidade associado às base de dados na composição e visualização de conteúdos, considerando-se o modelo de produção convergente, com disponibilização e circulação para multiplataformas. A partir da construção de quadro teórico sobre o estado da arte da temática de interesse do projeto, bem como da análise dos produtos web e dos aplicativos para celulares/smartphones e tablets dos oito cibermeios selecionados como corpus da pesquisa (A Tarde, Correio*, Folha de S.Paulo, O Globo, Público/Portugal, El País/Espanha, Guardian/Inglaterra e Le Monde/França), prevê-se, para a terceira fase de vigência do projeto de pesquisa, o desenvolvimento de produto jornalístico convergente. O Laboratório de Jornalismo Convergente, coordenado pelas professoras doutoras Suzana Oliveira Barbosa e Lia da Fonseca Seixas, se insere no âmbito do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJOL) e congrega em sua equipe executora pesquisadores (doutores, mestres, doutorandos, mestrandos e graduandos) da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, da Universidade Estadual da Paraíba, investigadores estrangeiros associados da Universidade da Beira Interior (Portugal) e da Université Robert Schuman (Estrasburgo/França), além de técnicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Mestrado: Redistribuição de Conteúdos: Sistemas Inteligentes na Instituição Jornalística
Descrição: Nesta pesquisa, nos dedicamos a discutir o papel do jornalismo como instituição social a partir da observação das interferências provocadas por sistemas inteligentes e da participação social que filtram e hierarquizam a informação oferecida ao leitor-usuário em Sites Agregadores de Notícias. Pesquisa desenvolvida no mestrado tendo como orientador a professora Suzana Barbosa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Tendências profissionais e ocupacionais para a área de Comunicação no Brasil para o decênio 2010-2019
Descrição: A pesquisa proposta prevê explicitar a relação lógica que deve existir entre o campo profissional e habilidades requeridas para o desenvolvimento das atividades ligadas ao campo da comunicação e as profissões e ocupações, tanto as consolidadas quanto as emergentes, verificando se a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) do Brasil reflete, ainda, a realidade ou se existe a necessidade da proposta de mudanças a fim de as possibilidades de formação oferecida pelas universidades e escolas técnicas coincidam com as solicitações do mercado de trabalho, de maneira a permitir que o indivíduo desenvolva as habilidades solicitadas por esse novo campo de trabalho, em expansão, principalmente considerando as novas mídias. A consonância entre as solicitações do mercado, a oferta de formação profissional e definição e função das profissões deve produzir maior quantidade de oportunidades no mercado de trabalho, aumento da extensão dos direitos e também inclusão social e cidadania..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Modelo de Produto Híbrido para Comunicação Digital On-line
Descrição: Este trabalho investiga um modelo de produto híbrido de comunicação digital destinado a publicação de conteúdos científicos, informativos e/ou de entretenimento online. Diante da realidade que demonstra que não existe um espaço que possibilite o encontro dos usuários da informação digital, que ora são produtores e ora são consumidores de informação na UFMT. O modelo busca os atributos da interatividade dentro da perspectiva da construção coletiva e colaborativa de conteúdos entre autores que não se conheçam, mas tenham interesses comuns. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica e exploratória para a busca de sites e ferramentas de interatividade digital, compatíveis e de fácil utilização. Este espaço pode ser criado pela disponibilização online desses conteúdos em um modelo que permita a localização e edição de materiais multimídia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Vitor Busnardo Torres Teixeira - Integrante / Talyta Louise Todescat Singer - Integrante / Andrea Ferraz Fernandez - Coordenador / Marcelo Ricardo Miranda Espindola - Integrante / Christine Strussmann - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação e Cultura - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 7
2009 - Atual
MID - Mídias Interativas Digitais
Descrição: Estudo sobre as linguagens das mídias digitais, audiovisuais e sonoras, combinadas com a utilização da rede telemática. Pesquisa sobre os conceitos teóricos e técnicos a produção descentralizada de conteúdos digitais, sejam eles arquivos de dados, textuais, sonoros ou audiovisuais; disponibilizados por mídias interativas. Modelos de comunicação e construção e aprendizados coletivos, levando em conta os atributos da Interatividade, Hipertextualidade e Hipermidiação, características intrínsecas dos meios digitais de comunicação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Vitor Busnardo Torres Teixeira - Integrante / Talyta Louise Todescat Singer - Integrante / Andrea Ferraz Fernandez - Coordenador / Rafaela Almeida de Souza - Integrante / Maurício Falchetti - Integrante / Débora Cristina Tavares - Integrante / Silvia Maria Prado - Integrante / Felipe de Almeida Malvezzi - Integrante / Sara Naftali dos Santos Cardoso Silva - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3


Projetos de extensão


2010 - 2010
Conhecimento além da escola e dos muros da UFMT
Descrição: Descentralizar o saber relacionado às mídias digitais, levando o conhecimento prático às comunidades de jovens de Mato Grosso, relacionadas aos pontos de cultura do estado. Este é o objetivo primordial dessa proposta, que prevê, em parceria com o próprio Pontao Açao Cultural e a emissora Uniderp FM, desenvolver propostas pertinentes a temática das novas tecnologias de comunicação. As ações serão coordenadas pelos membros do pontão e pela Prof.ªDrª Andréa Ferraz Fernandez, líder do núcleo de pesquisas digitais, o MID ? Mídias Interativas Digitais, da UFMT. O projeto 'Conhecimento além da escola e dos muros da UFMT' deseja fortalecer o protagonismo juvenil, empoderamento social e o desenvolvimento pessoal e social de jovens. A idéia recebeu o apoio do Ministério da Cultura, sendo o único projeto aprovado no estado de Mato Grosso. O programa está possibilitando uma parceria inédita no estado, uma vez que Pontão de Cultura tem como parceiro o grupo de pesquisa MID - Mídias Interativas Digitais, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), coordenado pela professora Andrea Ferraz..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - Atual
Curso EaD ?Promovendo a Diversidade com Ferramentas e Mídias Digitais?
Descrição: Esta proposta pretende o desenvolvimento e disseminação de metodologias educacionais para a inserção dos temas da diversidade no cotidiano das salas de aula. O objetivo priomordial desse curso é instruir e treinar os professores da rede pública da educação básica na utilização de ferramentas e mídias digitais para que possam utilizá-las na construção de material didático, dentro da temática ?Diversidade?. Assim, com foco no estudo dos processos interativos, a tendência para a aplicação das ferramentas de comunicação busca disseminar novos produtos e tecnologias digitais para a população em geral, especialmente àquelas relacionadas à educação. Tal iniciativa visa diminuir as diferenças sociais, à partir da integração completa dos segmentos sociais, na chamada sociedade da informação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2009 - 2009
Agência Laboratório - núcleo de comunicação alternativa
Descrição: A Agência Laboratório é um núcleo de comunicação que se baseia nas novas tecnologias e na mídia independente para formar comunicadores. A Agência se preocupa em atender demandas de outros coletivos da Universidade e da comunidade prestando serviços nas mais diversas áreas de comunicação. Seus membros se pautam pela construção coletiva e livre aprendizagem para desenvolver suportes de comunicação que trabalhem com a veiculação responsável de conteúdo informativo. O foco dos trabalhos é a experimentação que surge quando o mercado da comunicação se encontra entre as discussões das mídias portáteis, dos conteúdos digitais e da segmentação do público. Enquanto projeto de extensão, a Agência Laboratório supera as discussões do mercado e se ocupa em criar alternativas sustentáveis para o jornalismo, a publicidade e o audiovisual, se aproximando da mídia ativista e da comunicação comunitária. A Agência Laboratório busca formar de forma consciente os comunicadores, fazendo entender o papel social da mídia na construção de valores e na responsabilidade com o material que publica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Vitor Busnardo Torres Teixeira - Coordenador / Talyta Louise Todescat Singer - Integrante / Haroldo de Arruda Junior - Integrante / Maria Santíssima de Lima - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Mato Grosso - Bolsa.
2009 - 2009
Semana da Comunicação - UFMT
Descrição: A Semana da Comunicação é um evento acadêmico e científico que aconteceu na Universidade Federal de Mato Grosso de 13 a 16 de outubro de 2009 em Cuiabá/MT. Com tema Ctrl+C, Ctrl+V: a potência da cópia, as questões do direito autoral e da reprodução de valores na mídia são o centro das discussões que também englobam outros temas da pesquisa em comunicação e da prática profissional dos comunicadores, além de favorecer a vivência acadêmica e as trocas de conhecimento entre professores e estudantes.. O evento é voltado para os estudantes de Comunicação de toda a cidade de Cuiabá, pesquisadores das áreas a fins e profissionais da comunicação em geral..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - 2009
Interatividade e Mídias Digitais, Audiovisuais e Sonoras
Descrição: É possível observar que as características dos novos sistemas de comunicação digital ainda não são suficientemente conhecidas. Faz-se necessário o desenvolvimento de estudos e pesquisas que possibilitem a compreensão dos termos e objetos aqui dispostos, para a construção desse novo corpo de conhecimento. Assim, propõe-se um projeto de pesquisa que permita a elaboração de conceitos técnicos e teóricos, aplicáveis às especificidades regionais e contemporâneas, que culmine na proposição de um modelo de comunicação para a produção de mídias digitais interativas. À partir dos âmbitos de estudo acima descritos, este projeto objetiva abordar as possibilidades de comunicação e construção e aprendizados coletivos das mídias digitais interativas, observáveis hoje apenas com a Internet, mas que tendem a se multiplicarem com a implantação e utilização massiva do Rádio e da TV Digital.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cibercultura.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo Digital.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Mídias Digitais.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Mídias Audiovisuais.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Publicidade e Propaganda.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Classificado em segundo lugar no concurso para professor substituto (área Comunicação, Fundamentos e Técnicas de Comunicação, Jornalismo Especializado), Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia..
2013
1º Colocado na seleção para o doutorado, Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CANAVILHAS, João2016CANAVILHAS, João ; TORRES, Vitor. ; LUNA, Diógenes. . Da audiência presumida à audiência real: influência das métricas nas decisões editoriais dos jornais online. Mediapolis: revista de comunicação, jornalismo e espaço público, v. 1, p. 135-149, 2016.

2.
CANAVILHAS, João2016CANAVILHAS, João ; SATUF, Ivan ; LUNA, Diógenes. ; TORRES, Vitor. ; BACCIN, A. ; MARQUES, Alberto . Jornalistas e tecnoatores: a negociação de culturas profissionais em redações on-line. Revista FAMECOS (Impresso), v. 23, p. 1, 2016.

3.
CANAVILHAS, João2014CANAVILHAS, João ; TORRES, Vitor. ; SATUF, Ivan ; LUNA, Diógenes. . Jornalistas e tecnoatores: dois mundos, duas culturas, um objetivo. ESFERAS - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro Oeste, v. 1, p. 85-95, 2014.

4.
BARBOSA, Suzana2013 BARBOSA, Suzana ; TORRES, Vitor. . Extensões do Paradigma JDBD no jornalismo contemporâneo: modos de narrar, formatos e visualização para conteúdos. Galáxia (PUCSP), v. 25, p. 152-164, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
BACCIN, A. ; TORRES, Vitor. . "Perde-se em poesia, ganha-se em eficiência": O sistema de mensuração na configuração de narrativas jornalísticas. In: Maria Guilhermina Castro; Carlos Sena Caires; Daniel Ribas; Jorge Palinhos. (Org.). CARTOGRAFIA DAS FRONTEIRAS DA NARRATIVA AUDIOVISUAL. 1ed.Porto: Universidade Católica Editora, 2016, v. 1, p. 70-80.

2.
TORRES, Vitor.. O Controle da Circulação de Notícias Digitalizadas. In: André Lemos. (Org.). Teoria ator-rede e estudos de comunicação. 1ed.Salvador: Editora Edufba, 2016, v. 1, p. 1-205.

3.
BARBOSA, Suzana ; TORRES, Vitor. ; ALMEIDA, Yuri . Bases de dados como agentes estruturantes do jornalismo no contexto multiplataforma. In: Elaide Martins; Marcos Palacios. (Org.). FERRAMENTAS PARA ANÁLISE DE QUALIDADE NO CIBERJORNALISMO - VOLUME 2: APLICAÇÕES. 1ed.Covilhã: Editora LabCom.IFP, 2016, v. 2, p. 15-46.

4.
TORRES, Vitor.. O curador de informação jornalística em dispositivos móveis: análise de agregadores e do aplicativo NYT Now. In: João Canavilhas; Ivan Satuf. (Org.). Jornalismo para Dispositivos Móveis: produção, distribuição e consumo. 1ed.Covilhã: Livros Labcom, 2015, v. 1, p. 241-269.

5.
TORRES, Vitor.. Entre a Audiência, as Ocorrências Cotidianas e a Instituição Jornalismo: O Sistema de Recompensa Simbólica de The Huffington Post. In: José Carlos Ribeiro; Thais Miranda; Ana Terse Soares. (Org.). Práticas interacionais em rede. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2013, v. 1, p. 1-.

6.
FERNANDEZ, A. F. ; PRADO, S. M. ; TORRES, Vitor. ; ESPINDOLA, M. R. M. ; FRONZA, C. G. ; SINGER, T. L. T. . Tendências Ocupacionais e Profissionais. In: CASTRO, Cosette; MELO, José Marques de; CASTRO, Daniel.. (Org.). Panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil: colaborações para o debate sobre telecomunicações e comunicação.. Brasilia: IPEA/MPO, 2011, v. 3, p. 73-172.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TORRES, Vitor.. Personalizando a circulação de informações jornalísticas nas redes digitais. In: VI Congresso Internacional de Ciberperiodismo y Web 2.0, 2014, Bilbao. Las audiencias como garante de la calidad de la información en los cibermedios, 2014.

2.
TORRES, Vitor.; NORMANDE, N.L. . Experiências de estágio docente no ensino de ciberjornalismo. In: 4° Simpósio de Ciberjornalismo, 2013, Campo Grande, MS. 4° Simpósio de Ciberjornalismo, 2013.

3.
TORRES, Vitor.. Estado da arte da pesquisa sobre agregadores de notícias. In: SBPJor, 2013, Brasilia. XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Brasilia: Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, 2013.

4.
BARBOSA, Suzana ; TORRES, Vitor. . EXTENSÕES DO PARADIGMA JDBD NO JORNALISMO CONTEMPORÂNEO: modos de narrar, formatos e visualização. In: XXI Encontro Nacional da Compós (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação), 2012, Juiz de Fora. XXI Enxontro Anual Compós 2012. Juiz de Fora: PPGCOM, 2012. v. 1.

5.
SINGER, T. L. T. ; TORRES, Vitor. . Objetos conectados na cidade: relações entre Internet das Coisas e território informacional. In: ALAIC - XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, 2012, Montevidéu. Ponencias ALAIC. Montevidéu: ALAIC, 2012.

6.
SILVA, M. M. ; TORRES, Vitor. ; BARBOSA, Suzana . Impressão Digital 126: Uma experiência Laboratorial de Jornalismo Hipermídia. In: Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2012, Recife. Anais do XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. São Paulo: Intercom, 2012.

7.
TORRES, Vitor.. Entre a audiência, as ocorrências cotidianas e a instituição jornalismo: o sistema de recompensa simbólica do The Huffington Post. In: SIMSOCIAL 2012 - Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade, 2012, Salvador, Bahia. Anais do SIMSOCIAL 2012 - Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade, 2012.

8.
TORRES, Vitor.. Agregadores de Notícias e a Redistribuição de Conteúdos: Curadores de Informação na Instituição Jornalística. In: VI Simpósio Internacional da ABCiber, 2012, Novo Hamburgo. VI Simpósio Internacional da ABCiber. Entretenimento Digital., 2012.

9.
TEIXEIRA, V. B. T.; SINGER, T. L. T. . Conexões Entre o Imaginário Social Contemporâneo, as Cidades e a Indexação de Conteúdo na Internet. In: XIII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste, 2011, Maceió, Alagoas. Anais do XIII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste, 2011.

10.
TEIXEIRA, V. B. T.; SINGER, T. L. T. . Agregadores de Noticias e Sistemas Automatizados: Teoria Ator-Rede aplicada no Jornalismo Digital. In: V Simpósio da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Cibercultura, 2011, Florianópolis, Santa Catarina. Anais do V Simpósio da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Cibercultura, 2011.

11.
TORRES, Vitor.; TAVARES, D. C. . ADAPTAÇÃO DE DINÂMICAS DE DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDO INFORMATIVO. VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA OCUPANDO ESPAÇOS EM SITES DE REDES SOCIAIS. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2010.

12.
FERNANDEZ, A. F. ; ESPINDOLA, M. R. M. ; FALCHETTI, M. ; TORRES, Vitor. . RedeIFES: Propostas para Otimização de uma Plataforma de Compartilhamento. In: Intercom XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba - Paraná. Anais Intercom XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo - SP: Intercom, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
TORRES, Vitor.; BACCIN, A. . Perde-se em poesia, ganha-se em eficiência: O sistema de mensuração na configuração de narrativas jornalísticas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
TORRES, Vitor.. Personalizando a circulação de informações jornalísticas nas redes digitais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
TORRES, Vitor.. O curador de informação jornalística em dispositivos móveis: Análise de agregadores e do aplicativo NYT Now. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
TORRES, Vitor.. Experiências de estágio docente no ensino de ciberjornalismo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
TORRES, Vitor.. Estado da arte da pesquisa sobre agregadores de notícias. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BARBOSA, Suzana ; TORRES, Vitor. . EXTENSÕES DO PARADIGMA JDBD NO JORNALISMO CONTEMPORÂNEO: modos de narrar, formatos e visualização para conteúdos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SINGER, T. L. T. ; TORRES, Vitor. . Objetos conectados na cidade: relações entre Internet das Coisas e território informacional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
TORRES, Vitor.. Entre a audiência, as ocorrências cotidianas e a instituição jornalismo: o sistema de recompensa simbólica do The Huffington Post. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
TORRES, Vitor.. VI Simpósio Nacional da ABCiber. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
TORRES, Vitor.; SINGER, T. L. T. . Crime e protesto - Media frame do termo hacker no jornalismo digital nos Estados Unidos e Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
TORRES, Vitor.; SINGER, T. L. T. . Conexões Entre o Imaginário Social Contemporâneo, as Cidades e a Indexação de Conteúdo na Internet. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
TORRES, Vitor.; SINGER, T. L. T. . Agregadores de Noticias e Sistemas Automatizados: Teoria Ator-Rede aplicada no Jornalismo Digital. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
TORRES, Vitor.; TAVARES, D. C. . ADAPTAÇÃO DE DINÂMICAS DE DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDO INFORMATIVO. VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA OCUPANDO ESPAÇOS EM SITES DE REDES SOCIAIS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
TORRES, Vitor.. O que vccê está fazendo? Veículos de Comunicação de Massa Ocupando o Espaço das Redes Sociais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
FERNANDEZ, A. F. ; ESPINDOLA, M. R. M. ; TORRES, Vitor. ; FALCHETTI, M. . RedeIFES: Propostas para Otimização de uma Plataforma de Compartilhamento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BARBOSA, Suzana ; TORRES, Vitor. . Impressão Digital 126. 2012.

2.
BARBOSA, Suzana ; TORRES, Vitor. . Impressão Digital 126. 2011.

Redes sociais, websites e blogs
1.
BARBOSA, Suzana ; TORRES, Vitor. . Impressão Digital 126. 2012; Tema: Produto Laboratorial da Oficina de Jornalismo Digital da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. (Site).

2.
TORRES, Vitor.. Agregativo. 2012; Tema: Blog sobre Agregadores de Notícias e Curadoria da Informação. (Blog).

3.
BARBOSA, Suzana ; TORRES, Vitor. . Impressão Digital 126. 2011; Tema: Produto Laboratorial da Oficina de Jornalismo Digital da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
TORRES, Vitor.; SINGER, T. L. T. . Ferramentas Alternativas de Comunicação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TORRES, Vitor.; HOLANDA, A. F. C.; MOTTA, T.. Participação em banca de Lorena Moreira Soares de Souza.Revista Online: Muvuca Cult. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Faculdade 2 de Julho.

2.
TORRES, Vitor.; HOLANDA, A. F. C.; MOTTA, T.. Participação em banca de Jones França de Oliveira.Assessoria de Comunicação "Interaje". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Faculdade 2 de Julho.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colóquio Teorias da Comunicação Brasil Canadá. 2012. (Outra).

2.
Simpósio em Tecnologia Digitais e Sociabilidade.Entre a audiência, as ocorrências cotidianas e a instituição jornalismo: o sistema de recompensa simbólica do The Huffington Post. 2012. (Simpósio).

3.
II Colóquio Internacional Discurso & Mídia.Crime e protesto - Media frame do termo hacker no jornalismo digital nos Estados Unidos e Brasil ? Vitor Teixeira e Talyta Singer. 2011. (Outra).

4.
Seminário Internacional Análise de Telejornalismo: desafios teórico-metodológico. 2011. (Seminário).

5.
Seminário Internacional Análise de Telejornalismo desafios teórico-metodológicos. 2011. (Seminário).

6.
SIMSOCIAL Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade. 2011. (Simpósio).

7.
V Simpósio Nacional ABCiber.Agregadores de Noticias e Sistemas Automatizados: Teoria Ator-Rede aplicada no Jornalismo Digital. 2011. (Simpósio).

8.
XV Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste ? Intercom Nordeste. Conexões Entre o Imaginário Social Contemporâneo, as Cidades e a Indexação de Conteúdo na Internet. 2011. (Congresso).

9.
Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. RedeIFES: Propostas para Otimização de uma Plataforma de Compartilhamento. 2009. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TORRES, Vitor.; SATUF, Ivan. ; LUNA, Diógenes. . Congresso Internacional Jornalismo e Dispositivo Móveis. 2014. (Congresso).

2.
DALMONTE, E. ; TORRES, Vitor. . 22º Encontro Anual da COMPÓS. 2013. (Congresso).

3.
ARRUDA JUNIOR, H. ; FERNANDEZ, A. F. ; TAVARES, D. C. ; TORRES, Vitor. ; SINGER, T. L. T. ; SOUZA, R. A. ; SILVA, S. N. S. C. . Semana da Comunicação da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso. 2009. (Outro).

4.
TORRES, Vitor.; SINGER, T. L. T. ; OTOMURA, F. T. . 24 horas de cultura. 2008. (Festival).

5.
TORRES, Vitor.; SINGER, T. L. T. ; OTOMURA, F. T. . 24h de Cultura. 2007. (Festival).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 13:19:13