Cícero Anastácio Araújo de Miranda

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  • Última atualização do currículo em 26/08/2017


Possui graduação em Letras - Português/ Espanhol pela Universidade Estadual do Ceará (2003) e Mestrado (2012) e Doutrorado (2016) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, também é professor do quadro permanente efetivo do Dep. de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará, onde ministra as disciplinas de Teoria e Prática II da Língua Espanhola, Teoria e Prática de Ensino da Língua Espanhola, Estágio de Ensino da Língua Espanhola no Ensino Fundamental e Médio, Semântica e Pragmática e Estágio de Produção de Materiais Didáticos. Atua na Linguística Aplicada, principalmente, com os seguintes temas: formação de professores, prática de ensino, materiais didáticos, pragmática. Desenvolve, ainda, trabalhos em Análise Crítica do Discurso. Coordena desde 2011 o Grupo de Estudos de Pesquisas sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Língua Espanhola (GEPPELE/CNPq). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cícero Anastácio Araújo de Miranda
Nome em citações bibliográficas
MIRANDA, Cícero A. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Departamento de Letras Estrangeiras.
Av. da Universidade, 2853
Benfica
60020903 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 33667612
URL da Homepage: www.geppele.blogspot.com.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Doutorado em Lingüística.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
com período sanduíche em Universidad Autónoma de Madrid (Orientador: María Isabel Alonso Belmonte).
Título: ANÁLISE IDEOLÓGICA DO DISCURSO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA NO BRASIL, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Discurso; formação de professores; Ideologia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2011 - 2012
Mestrado em Lingüística.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: ABORDAGEM IDEOLÓGICA DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SOBRE A FORMAÇÃO DE DOCENTES DE E/LE,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista Baptista.
Palavras-chave: formação de professores; Representação Social; Ideologia; Discurso.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1997 - 2003
Graduação em Letras - Português/ Espanhol.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: Os níveis de compreensão textual nos alunos de Espanhol como Língua Estrangeira dos semestres inciais e finais do Curso de Letras de uma universidade pública.
Orientador: Verônica Balbarzán.
1997 - 2001
Curso técnico/profissionalizante.
Instituto Federal do Ceará - Reitoria, IFCE, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Extensão universitária em Seminario de Formación de Profesores de ELE. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2007 - 2007
Treinamento Oficial para Professores de Espanhol. (Carga horária: 20h).
Sousa e Figueiredo Empreendimentos Educacionais Ltda., CNA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
ESTÁGIO IV: ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA EM ESCOLAS DE NÍVEL FUNDAMENTAL E MÉDIO

Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
COMPREENSAO E ANALISE DE TEXTOS EM L ESPANHOLA ELAB DE MAT DID PEDAG EM ESP COMO L ESTRANGEIRA ESTÁGIO IV: ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA EM ESCOLAS DE NÍVEL FUNDAMENTAL E MÉDIO ESTÁGIO DE ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM LÍNGUA ESPANHOLA ESTAGIO DE OBSERVAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DAS HABILIDADES EM LINGUA ESPANHOLA ESTÁGIO III: ENSINO DAS HABILIDADES COMUNICATIVAS DA LÍNGUA ESPANHOLA EST I:FUND TEOR P O ENSINO DE L ESPANHOLA ESPANHOL IV: LINGUA E CULTURA ESPANHOL VI: LINGUA E CULTURA

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Ministradas: ELAB DE MAT DID PEDAG EM ESP COMO L ESTRANGEIRA ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA A DISTANCIA ESTAGIO II EM ENSINO DE LINGUA ESPANHOLA LITERATURA ESPANHOLA I FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA ESPANHOLA II FONETICA E FONOLOGIA DA LINGUA ESPANHOLA I TOP EM ESTUDOS CULT DOS PAISES FALANTES DE LING ESPANHOLA ESPANHOL I: LINGUA E CULTURA ESPANHOL VIII: LINGUA E CULTURA (64 h) - Turma A

Atividades

05/2016 - Atual
Direção e administração, Centro de Humanidades, Coordenação do Curso de Letras Espanhol Noturno.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
12/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Humanidades, Departamento de Letras Estrangeiras.

Linhas de pesquisa
Linguística Aplicada
08/2013 - 08/2015
Direção e administração, Centro de Humanidades, Departamento de Letras Estrangeiras.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.

Instituto Federal do Ceará - Reitoria, IFCE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. do Ens. Técnico, Tecnológico e Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Sousa e Figueiredo Empreendimentos Educacionais Ltda., CNA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Espanhol e Inglês, Carga horária: 15


Secretaria de Educação do Estado do Ceará, SEDUC/CE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Pleno I, Carga horária: 40


Centro Universitário 7 de setembro, UNI7, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Português, Inglês e Espanhol, Carga horária: 30


Centro Comunitário Vila Garibaldi, CCVG, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Português e Inglês, Carga horária: 40
Outras informações
Trabalho em Instituiçãopara jovens carentes.


Secretaria de Educação do Ceará, SEDUC/CE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Médio, Carga horária: 20


Secretaria de Educação do Ceará, SEDUC/CE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Médio, Carga horária: 20


Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Bolsista do Núcleo de Línguas, Carga horária: 10


Escola Mundo do Saber, EMS, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Português e Inglês, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Linguística Aplicada


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
ANÁLISE DO DISCURSO DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LM E LE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Descrição: O projeto tem como objetivo principal analisar qual/quais ideologia(s) emerge(m) do(s) discurso(s) em torno do ensino de Língua Materna (LM) e Língua Estrangeira de professores de escolas das redes públicas de ensino de Fortaleza. Como objetivos específicos, é propósito, ainda, desta pesquisa analisar a(s) representação(ões) social(s) (doravante, RS) sobre o ensino de Língua Materna (LM) e Língua Estrangeira evidenciado(s) nos discursos dos docentes considerando-se seus elementos lexicais e temáticos. Por fim, discutir qual/ quais o(s) sistema(s) filosófico(s) que servem(m) de base para a construção da(s) ideologia(s) que sobressaem do discurso e das RS dos professores participantes da pesquisa sobre o ensino de Língua Materna (LM) e Língua Estrangeira. Para isso, recorremos ao quadro teórico-metodológico proposto por van Dijk (1980, 2003, 2004, 2005a, 2005b, 2006a, 2006b, 2006c, 2007, 2008a, 2008b e 2012), de uma abordagem sociocognitiva e crítica do discurso no interior dos Estudos Críticos do Discurso (doravante, ECD), em articulação com a Teoria das Representações Sociais (TRS), desenvolvida por Moscovici (1978, 2009) e com a Linguística Aplicada, conforme o proposto por Baptista (2011) e Almeida Filho (2011). Além disso, nos valemos das discussões de Adorno (1996), Althusser (1996), Eagleton (1997), ?i?ek (1996, 2013), Bauman (2001), Marx e Engels (2003), Lipovestksy, (2004, 2009), Jameson (2005), Berman (2007), Thompsom (2009), Harvey (2012) e Habermas (2015) sobre ideologia, Modernidade e Pós-Modernidade. Metodologicamente, a investigação utilizará a macrocategoria do significado do discurso, no âmbito da teoria desenvolvida por van Dijk (2003), para a definição dos temas emergentes dos discursos examinados e, uma vez cumprida essa etapa, baseados em Spink (2004) analisar as RS, do mesmo modo realçadas nos discursos e, por fim, a ideologia que se ratifica, a partir dessas apreciações..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
AS COMPETÊNCIAS SOCIOCULTURAL E DISCURSIVA NO ENSINO DE LÍNGUA NUMA PERSPECTIVA DOS (MULTI)LETRAMENTOS
Descrição: O projeto tem como objetivo geral compreender a importância das competências sociocultural e discursiva, como componentes de uma competência comunicativa, para o ensino de língua materna e estrangeira na educação básica. E, como específicos, relacionar as congruências entre teorias pragmáticas e as teorias de ensino no desenho da abordagem comunicativa de ensino de LM e LE; Analisar criticamente o discurso presente nem documentos do governo brasileiro que servem de diretriz para o ensino de LM e LE da educação básica; e, como contribuição dos resultados da pesquisa, elaborar propostas de materiais didáticos de ensino de LM e LE que contemplem a construção de práticas letradas, no âmbito de um ensino comunicativo, por parte dos alunos da educação básica. No que diz respeito às bases teóricas, revisaremos os elementos centrais das proposições pragmáticas de linguagem dentro do que delineia Rajagopalan (2010), evidenciando o elo dessa teoria com as propostas da abordagem comunicativa e, como decorrentes destas, da competência comunicativa, apresentada por Hymes (2009), Gargallo (2010) e Bordería (2005). Tudo isto, no sentido de construir o desenho de um ensino inclusivo de LM e LE, através de práticas de letramento, conforme Cassany (2006) e em consonância com o que preveem documentos oficiais como as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2016
A contribuição dos Estudos da Pragmática para o Ensino de E/LE e suas repercussões nos documentos oficiais e em projetos pedagógicos dos Cursos de Letras do Brasil ? PARTE I
Descrição: Em nossa proposta de investigação se pergunta: A qual modelo de ensino e aprendizagem de língua correspondem as teorias da Pragmática? Há repercussão dessas teorias nas abordagens desenhadas até hoje como propostas para o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras, mais especificamente de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE)? Em caso positivo, quais? De que forma as teorias pragmáticas influenciam e contribuem para as propostas de ensino e aprendizagem de E/LE? Além desses questionamentos, pretendemos com este projeto responder igualmente, se há alguma repercussão das propostas que se desvelem no estudo em documentos oficiais governamentais como as Diretrizes dos Cursos de Letras do Conselho Nacional de Educação e das Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio, ambos documentos do Ministério da educação que, por sua vez, por se tratarem de documentos de referência, repercutem nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Letras do Brasil, documentos também incluídos nas análises deste projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Cícero Anastácio Araújo de Miranda - Coordenador.
2013 - 2016
AS COMPETÊNCIAS SOCIOCULTURAL E DISCURSIVA COMO PARTE DE UMA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE E/LE NUMA PERSPECTIVA DOS (MULTI)LETRAMENTOS - Elaboração de Materiais Didáticos para Formação de Professores
Descrição: Este trabalho tem o objetivo de reflexionar sobre a importância das competências sociocultural e discursiva, como componentes de uma competência comunicativa, para a formação de professores de espanhol como língua estrangeira, no âmbito de uma proposta de bases comunicativas de ensino, a partir da revisão dos referenciais teóricos adotados, bem como da apresentação de propostas de materiais didáticos de ensino de E/LE para formação de professores que contemplem tais pautas e parâmetros de atuação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Cícero Anastácio Araújo de Miranda - Coordenador.
2012 - 2016
E AGORA PROFESSOR? AS REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS DE ESPANHOL EM FORMAÇÃO INICIAL COM RELAÇÃO AO MATERIAL DIDÁTICO DE E/LE
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a dimensão ideológico-discursiva da representação ou representações partilhadas por alunos dos últimos semestres do Curso de Letras sobre o material didático de espanhol como língua estrangeira. Para isso, apresenta uma abordagem ideológica das RS dos sujeitos investigados, a partir da articulação da Teoria das Representação Social (MOSCOVICI, 1978) com os Estudos Críticos do Discurso (VAN DIJK, 2003)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Cícero Anastácio Araújo de Miranda - Coordenador.
2011 - 2016
Representações Sociais e práticas discursivas contemporâneas: uma análise multidisciplinar
Descrição: A investigação objetiva contribuir para a elucidação dos papeis sociais e para a conscientização acerca das ideologias de grupos e relações assimétricas de poder presentes na sociedade. Nesse sentido, propõe-se como macro objetivo analisar as representações de grupos (profissionais e étnicos) veiculadas pela mídia ou por instituições e instâncias profissionais, tendo em vista a relação discurso, representação e práticas sociais, focalizando aspectos linguísticos (formais e discursivos) e sócio-históricos. Quanto a sua metodologia e natureza da pesquisa, pretende-se, por meio de uma abordagem teórico-analítica multidisciplinar, empreender a análise das representações sociais, focalizando como na sociedade contemporânea os sujeitos estabelecem interações por meio da linguagem e como essa se estrutura nas diferentes práticas sociais. Essa investigação, em conformidade com o exposto, fundamenta-se nos Estudos Críticos do Discurso, como proposto por Teun van Dijk (2003, 2006, 2008a), na Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 2009; Jodelet, 2001) e, ainda, para alguns vieses empreendidos pelo grupo da pesquisadora, na Semiótica social, principalmente, a partir das categorias da Gramática do Design Visual (Kress; van Leeuwen, 1996; Jewitt; Oyama, 2001) a fim de empreender análises sociossemióticas das representações sobre diferentes grupos e da conformação das diversas identidades (BAPTISTA, 2011)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Cícero Anastácio Araújo de Miranda - Integrante / Germana da Cruz Pereira - Integrante / Lívia Márcia T. R. Baptista (orientadora) - Coordenador / Maria Valdênia Falcão do Nascimento - Integrante / LUCINEUDO MACHADO IRINEU - Integrante.
2011 - 2012
ABORDAGEM IDEOLÓGICA DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SOBRE A FORMAÇÃO DE DOCENTES DE E/LE
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a representação social que os professores universitários de uma universidade pública do Ceará constroem sobre a formação de docentes de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) cujo foco é a constituição ideológica desta representação explicitada nas estruturas linguísticas do discurso..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2011 - Atual
Fórum on line de Discussão do GEPPELE
Descrição: Fórum de discussão on line de textos e pesquisas na área de Linguística Aplicada, voltados para a formação de professores e práticas de ensino de Língua Espanhola. As discussões se dão através da Plataforma de Aprendizagem SOLAR, do Instituto UFC Virtual, colaborador da ação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Cícero Anastácio Araújo de Miranda - Coordenador / Maria Valdênia Falcão do Nascimento - Integrante / LUCINEUDO MACHADO IRINEU - Integrante / Kélvya Frietas - Integrante.
2010 - Atual
Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Língua Espanhola
Descrição: O GEPPELE é um Programa de Extensão que busca atender, de modo prioritário, professores de espanhol em formação inicial, alunos do curso de Licenciatura em Letras/ Espanhol da Universidade Federal do Ceará, alcançando, ainda, através de seu Fórum de discussão on line e outras ações, os demais alunos de graduação em Letras do Estado do Ceará (UECE, UVA, URCA, UNIFOR, UAB/ UFC Virtual), os professores de espanhol do ensino básico (fundamental e médio), preferentemente os da rede pública, bem como os recém-formados..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Cícero Anastácio Araújo de Miranda - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: PONTOS DE INTERROGAÇÃO (ONLINE)
2013 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica do GEPPELE


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MIRANDA, Cícero A. A.2014MIRANDA, Cícero A. A.. FORMACIÓN DE PROFESORES DE E/LE EN EAD: LOS DESAFIOS PARA LA ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE DE ORALIDAD. REVISTA ELETRÔNICA DO GEPPELE, v. I, p. 89-104, 2014.

2.
MIRANDA, Cícero A. A.2013MIRANDA, Cícero A. A.. OS SISTEMAS FILOSÓFICOS E SÓCIO-POLÍTICOS REFLETIDOS NAS VÁRIAS ABORDAGENS DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA E SEUS PRESSUPOSTOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE E/LE. REVISTA ELETRÔNICA DO GEPPELE, v. 1, p. 10-31, 2013.

3.
MIRANDA, Cícero A. A.2013MIRANDA, Cícero A. A.. DIZER E FAZER: A IDEOLOGIA SUBJACENTE AO DISCURSO DE FORMADORES DE PROFESSORES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL. REVISTA ELETRÔNICA DO GEPPELE, v. 01, p. 165-199, 2013.

4.
MIRANDA, Cícero A. A.2010 MIRANDA, Cícero A. A.. AS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO E COMPOSIÇÃO DE CURRÍCULO E MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE ESPANHOL NO NÍVEL MÉDIO DA REDE PÚBLICA ? EM BUSCA DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. XIV, p. 2426-2435, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
MIRANDA, Cícero A. A.. Um olhar sobre a implementação da Lei 11.161 no Ceará: currículo, formação de professores, políticas públicas e ideologias. In: BARROS, C.; COSTA, E.; GALVÃO, J.. (Org.). Um olhar sobre a implementação da Lei 11.161 no Ceará: currículo, formação de professores, políticas públicas e ideologias. 01ed.Belo Horizonte: Edições Viva Voz, 2016, v. 01, p. 201-220.

2.
MIRANDA, Cícero A. A.. Uma proposta metodológica para abordagem ideológica da representação social. In: DIEB, Messias; BAPTISTA, Lívia M. T. R.; ARAÚJO, Júlio. (Org.). Discursos Ideologias e Representações Sociais. 1ªed.Curitiba: Editora CRV, 2014, v. 01, p. 33-54.

3.
MIRANDA, Cícero A. A.. As competências sociocultural e discursiva como parte de uma formação inclusiva inicial de professores de E/LE. In: OLIVEIRA, Flávia Farias de; MARTÍN, Juan Pablo. (Org.). Formación de profesores de lengua española: una reflexión sobre las práticas docentes. 1ªed.Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013, v. 01, p. 11-22.

4.
MIRANDA, Cícero A. A.. O Ensino de E/LE na rede pública estadual de Fortaleza e sua aproximação com as práticas letradas propostas nas OCEM. In: BAPTISTA, L. M. T. R.. (Org.). MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS MÚLTIPLOS SENTIDOS - O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO ESPANHOL EM FOCO. 1ªed.Brasília: Editora Kiron, 2012, v. 01, p. 91-106.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MIRANDA, Cícero A. A.. A MP do ensino médio e as ameaças à carreira docente. Jornal O Povo, Fortaleza- CE, 07 nov. 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, G. R. S. ; MIRANDA, Cícero A. A. . OS OBJETOS EDUCACIONAIS DO BANCO INTERNACIONAL DE OBJETOS EDUCACIONAIS (BIOE) COMO RECURSOS AUXILIADORES NA COMPOSIÇÃO DAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA. In: II COLÓQUIO DO GEPPELE, 2013, FORTALEZA. ANAIS DO II COLÓQUIO DO GEPPELE, 2013. v. 01. p. 155-169.

2.
BRASIL, J. O. ; MIRANDA, Cícero A. A. ; PEREIRA, L. L. O. . POTENCIAL DAS AÇÕES DE INFORMAÇÃO DO PROJETO MOVE NO COMBATE À EVASÃO NOS CURSOS DE LETRAS ESPANHOL. In: II COLÓQUIO DO GEPPELE, 2013, FORTALEZA. ANAIS DO II COLÓQUIO DO GEPPELE, 2013. v. 01. p. 226-236.

3.
MIRANDA, Cícero A. A.. A interface entre a análise crítica do discurso e a teoria da representações sociais e sua aplicação à realidade do professor de língua estrangeira.. In: IX Congresso Latino-Americano de Estudos do Discurso ALED 2011, 2011, Belo Horizonte. Anais do IX Congresso Latino-Americano de Estudos do Discurso ALED 2011, 2011.

4.
SILVA, G. R. S. ; MIRANDA, Cícero A. A. . Tiempo de Pronunciar: Uma Experiência do Ensino da Pronúncia de Espanhol como Língua Estrangeira.. In: I Colóquio do GEPPELE, 2011, Fortaleza. Anais do I Colóquio do GEPPELE, 2011. v. 01. p. 221-228.

5.
SANTOS, D. C. F. ; MIRANDA, Cícero A. A. . O Ensino de Espanhol nas Escolas Públicas do Estado do Ceará.. In: I Colóquio do GEPPELE, 2011, Fortaleza. Anais do I Colóquio do GEPPELE, 2011. v. 01. p. 189-194.

6.
MIRANDA, Cícero A. A.. Retos en la Formación de Profesores de Español en la Educación a Distancia: La Cuestión del aprendizaje de la destreza oral. In: III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, 2010, Taubaté - SP. Anais do III CLAFPL. Taubaté - SP: Editora Casa Cultura, 2010.

7.
MIRANDA, Cícero A. A.. O Ensino de Espanhol no Nível Médio da Rede Públlica Estadual: Práticas de Avaliação e Composição de Currículo e Materiais Didáticos. In: VII Semana de Humanidades, 2010, Fortaleza - CE. Semana de Humanidades- UFC_UECE: 1º Encontro de pesquisa e pós-graduação em humanidades. Fortaleza: UFC/UECE, 2010. v. VII.

8.
MIRANDA, Cícero A. A.. As Múltiplas Inteligências e o Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira: Propostas de Atividades na Sala de Aula. In: XIII Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2009, João Pessoa. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2009. p. 131-141.

9.
MIRANDA, Cícero A. A.. Avaliação e Elaboração de Material Diadático para o ensino do Espanhol com fins específicos: Curso de Turismo - Quixadá/CE. In: XIII Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2009, João Pessoa. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MIRANDA, Cícero A. A.. As políticas Linguísticas e a Formação de professores de espanhol: as representações de ensino.. In: I Colóquio do GEPPELE, 2011, Fortaleza. Anais do I Colóquio do GEPPELE, 2011. v. 01.

2.
SANTOS, D. C. F. ; MIRANDA, Cícero A. A. . O Ensino de Espanhol nas Escolas Públicas do Estado do Ceará.. In: I Colóquio do GEPPELE, 2011, Fortaleza. Anais do I Colóquio do GEPPELE, 2011. v. 01.

3.
SILVA, G. R. S. ; MIRANDA, Cícero A. A. . Tiempo de Pronunciar: Uma Experiência do Ensino da Pronúncia de Espanhol como Língua Estrangeira.. In: I Colóquio do GEPPELE, 2011, Fortaleza. Anais do I Colóquio do GEPPELE, 2011. v. 01.

Apresentações de Trabalho
1.
MIRANDA, Cícero A. A.. La utilización didáctica de las TIC en las clases de lengua y literatura.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MIRANDA, Cícero A. A.. A difícil travessia: entre as aulas de teoria de ensino e a elaboração de um plano de aula por alunos de espanhol nos estágios curriculares. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MIRANDA, Cícero A. A.. A contribuição dos estudos da Pragmática para o ensino de língua materna e estrangeira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MIRANDA, Cícero A. A.. A interface entre a análise crítica do discurso e a teoria da representações sociais e sua aplicação à realidade do professor de língua estrangeira.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, D. C. F. ; MIRANDA, Cícero A. A. . O Ensino de Espanhol nas Escolas Públicas do Estado do Ceará.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MIRANDA, Cícero A. A.. As políticas linguísticas e a formação do professor de espanhol: As representações de ensino. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MIRANDA, Cícero A. A.. GEPPELE ? de grupo de estudo a programa de extensão: um relato de experiência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
MIRANDA, Cícero A. A.. AS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO E COMPOSIÇÃO DE CURRÍCULO E MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE ESPANHOL NO NÍVEL MÉDIO DA REDE PÚBLICA - EM BUSCA DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MIRANDA, Cícero A. A.. O Ensino de Espanhol no Nível Médio da Rede Públlica Estadual: Práticas de Avaliação e Composição de Currículo e Materiais Didáticos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MIRANDA, Cícero A. A.. Retos en la Formación de Profesores de Español en la Educación a Distancia: La Cuestión del aprendizaje de la destreza oral. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MIRANDA, Cícero A. A.. O uso do fórum de discussão na construção do letramento digital e na formação inicial de professores de E/LE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MIRANDA, Cícero A. A.. As múltiplas Inteligências e o Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira: Propostas de Atividades na Sala de Aula. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MIRANDA, Cícero A. A.. Avaliação e Elaboração de material Didático para o Ensino de Espanhol com Fins Especpificos: Curso de Turismo - Quixadá/CE.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MIRANDA, Cícero A. A.; Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista ; DIAS, M. L. . Políticas de difusão e de ensino da língua espanhola. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MIRANDA, Cícero A. A.; SILVA, A. T. ; CARDOSO, L. . Programa Casa Aberta. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MIRANDA, Cícero A. A.; LIMA, B. F. A. . Literatura em Língua Espanhola I. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático-Pedagógico para Curso de Licenciatura Semipresencial).

2.
MIRANDA, Cícero A. A.. Panorama Histórico-Social Da Literatura Em Língua Espanhola. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático-Pedagógico para Curso de Licenciatura Semipresencial).

3.
MIRANDA, Cícero A. A.; CARDOSO, M. I. P. . Literatura em Língua Espanhola II. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático-Pedagógico para Curso de Licenciatura Semipresencial).

4.
MIRANDA, Cícero A. A.. Sintaxe da Língua Espanhola. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático-Pedagógico para Curso de Licenciatura Semipresencial).

5.
MIRANDA, Cícero A. A.. Leitura, Escrita e Gramática. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MIRANDA, Cícero A. A.. Informante de Turismo. 2001. .

7.
MIRANDA, Cícero A. A.. Informante de Turismo. 2001. .

8.
MIRANDA, Cícero A. A.. Informante de Turismo. 2001. .

9.
MIRANDA, Cícero A. A.. Condutor Turístico. 2001. .

10.
MIRANDA, Cícero A. A.. Amigo do Turista. 2001. .

11.
MIRANDA, Cícero A. A.. Capacitação para Recepcionista de Hotel. 2001. .

12.
MIRANDA, Cícero A. A.. Amigo do Turista. 2001. .



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MIRANDA, Cícero A. A.. Concurso Público de Provas e Títulos para a área de Português e Inglês. 2010. Instituto Federal do Ceará - Reitoria.

2.
MIRANDA, Cícero A. A.; PEREIRA, G. C.; FONSECA, M. C. M.. Comissão Especial Encarregada de Emissão de Parecer sobre legalidade da documentação dos candidatos inscritos para Concurso de Professor Adjunto - setor de Estudos: Língua e Prática de Ensino do Alemão. 2010. Universidade Federal do Ceará.

3.
MIRANDA, Cícero A. A.. Elaboração e correção de provas do Vestibular 2009.2 IFCE Campus de Quixadá. 2009. Instituto Federal do Ceará - Reitoria.

Outras participações
1.
MIRANDA, Cícero A. A.. Seleção para Professor Bolsista da Casa de Cultura. 2012. Universidade Federal do Ceará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVI CONGRESO INTERNACIONAL DE LA SOCIEDAD ESPAÑOLA DE DIDÁCTICA DE LA LENGUA Y LA LITERATURA. La utilización didáctica de las TIC en las clases de lengua y literatura.. 2015. (Congresso).

2.
II FLAEL.O uso do fórum de discussão na construção do letramento digital e na formação inicial de professores de E/LE. 2010. (Outra).

3.
III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores. Retos en la Formación de Profesores de Español en la Educación a Distancia: La Cuestión del aprendizaje de la destreza oral. 2010. (Congresso).

4.
VII Semana de Humanidades.O Ensino de Espanhol no Nível Médio da Rede Públlica Estadual: Práticas de Avaliação e Composição de Currículo e Materiais Didáticos. 2010. (Encontro).

5.
XIV Congresso Nacional de Linguística e Filologia. AS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO E COMPOSIÇÃO DE CURRÍCULO E MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE ESPANHOL NO NÍVEL MÉDIO DA REDE PÚBLICA - EM BUSCA DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO. 2010. (Congresso).

6.
Seminario de Formación de Professores de Español como Lengua Extranjera. 2009. (Seminário).

7.
Seminario de Formación de Professores de Español como Lengua Extranjera. 2009. (Seminário).

8.
XIII Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. Avaliação e Elaboração de material Didático para o Ensino de Espanhol com Fins Especpificos: Curso de Turismo - Quixadá/CE. 2009. (Congresso).

9.
XIII Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. As múltiplas Inteligências e o Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira: Propostas de Atividades na Sala de Aula. 2009. (Congresso).

10.
Treinamento Oficial para Professores de Espanhol. 2007. (Oficina).

11.
Simpósio Internacional de Educação do Ceará. 2006. (Simpósio).

12.
Simpósio Internacional de Educação do Ceará. 2005. (Simpósio).

13.
Conferencia Una Nueva Propuesta de Métodos para la enseñanza del Español. 2002. (Outra).

14.
XVI Semana da Linguagem. 2001. (Outra).

15.
I Curso de Enseñanza de Español como Lengua Extranjera en Fortaleza (CE). 2000. (Encontro).

16.
Ceará: uma indústria de eventos. 1999. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MIRANDA, Cícero A. A.. III Colóquio do GEPPELE. 2015. (Congresso).

2.
MIRANDA, Cícero A. A.; NASCIMENTO, M. V. F. . II Colóquio do GEPPELE. 2013. (Congresso).

3.
MIRANDA, Cícero A. A.; NASCIMENTO, M. V. F. . I Colóquio do GEPPELE. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Daniele Helena Genuca de Lima. Análisis de libros didácticos desde el punto de vista de la literacidad: la cuestión de la compresnión lectora. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Cícero Anastácio Araújo de Miranda.

Orientações de outra natureza
1.
Jéssika de Oliveira Brasil. AS REPRESENTAÇÕES DE LÍNGUA DOS ALUNOS CONCLUEDENTES DO CURSO DE LETRAS ESPANHOL: UMA ANÁLISE DO COMPONENTE LEXICAL. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Ceará. Orientador: Cícero Anastácio Araújo de Miranda.

2.
Dilne Cleia dos Santos Silva. ANÁLISE DO COMPONENTE CULTURAL NO LIVRO ESPAÑOL EM MARCHA NÍVEL BÁSICO A1 +A2 LIBRO DEL ALUMNO. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Cícero Anastácio Araújo de Miranda.

3.
Gerlylson Rubens dos Santos Silva. A TENDÊNCIA NA NASALIZAÇÃO DAS VOGAIS MÉDIAS E ALTA DA LÍNGUA ESPANHOLA POR ESTUDANTES BRASILEIROS. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Cícero Anastácio Araújo de Miranda.

4.
Dilne Cleia dos Santos Silva. ORIENTAÇÃO DA MONITORIA PRÁTICAS DE ENSINO DE ESPANHOL. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Cícero Anastácio Araújo de Miranda.

5.
Gerlylson Rubens dos Santos Silva. ORIENTAÇÃO DA MONITORIA FONÉTICA E FONOLOGIA DO ESPANHOL. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Cícero Anastácio Araújo de Miranda.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MIRANDA, Cícero A. A.2010 MIRANDA, Cícero A. A.. AS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO E COMPOSIÇÃO DE CURRÍCULO E MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE ESPANHOL NO NÍVEL MÉDIO DA REDE PÚBLICA ? EM BUSCA DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. XIV, p. 2426-2435, 2010.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MIRANDA, Cícero A. A.; Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista ; DIAS, M. L. . Políticas de difusão e de ensino da língua espanhola. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MIRANDA, Cícero A. A.; SILVA, A. T. ; CARDOSO, L. . Programa Casa Aberta. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MIRANDA, Cícero A. A.. III Colóquio do GEPPELE. 2015. (Congresso).

2.
MIRANDA, Cícero A. A.; NASCIMENTO, M. V. F. . I Colóquio do GEPPELE. 2011. (Congresso).




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