Marina Coimbra Casadei Barbosa da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8212620716379796
  • Última atualização do currículo em 29/09/2018


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP- Assis (2011). Mestrado em Educação pela Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho, UNESP- Marilia (2015). Durante a graduação,atuou principalmente nos seguintes temas: contemporaneidade, psicologia social, fundação do núcleo ABRAPSO- assis, pedagogia libertadora, educação e modelos de subjetivação. Possuiu dois trabalhos de pesquisas,ambos fomentados pela PIBIC, sendo estes nas areas : tecnicas terapeuticas com idosos asilados e tribalismo. No mestrado, desenvolveu a pesquisa da qual resultou a dissertação de mestrado "AS FESTAS ESCOLARES NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA LITERATURA SOBRE A TEMÁTICA E À LUZ DA TEORIA CRÍTICA", na área de concentração: Políticas Públicas e Administração da Educação Brasileira. Linha de Pesquisa: Filosofia e História da Educação no Brasil. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação, Ética e Sociedade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marina Coimbra Casadei Barbosa da Silva
Nome em citações bibliográficas
BARBOSA DA SILVA, M.C.C;COIMBRA CASADEI BARBOSA DA SILVA, MARINA


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Filosofia e Historia da Educação no Brasil.
Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita FIlho, campus Marília, UNESP, Brasil.
Orientador: Alonso Bezerra de Carvalho.
2013 - 2015
Mestrado em Mestrado em Educação.
Faculdade de FIlosofia e Ciências Julio De MEsquita FIlho., UNESP, Brasil.
Título: AS FESTAS ESCOLARES NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA LITERATURA SOBRE A TEMÁTICA E À LUZ DA TEORIA CRÍTICA,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Alonso Bezerra de Carvalho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2007 - 2011
Graduação em Psicologia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2003 - 2005
Ensino Médio (2º grau).
Fundação Educacional Dr. Raul Bauab, FUNDAÇÃO, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
SERVIÇO SOCIAL. (Carga horária: 24h).
unesp franca, UNESP, Brasil.
2007 - 2012
inglês.
High language Institute, HIGH, Brasil.
2010 - 2010
Psicanálise Pós-Moderna contra Édipo. (Carga horária: 4h).
UNESP-Assis, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
A dependência a substancias psicoativas de abuso. (Carga horária: 8h).
UNESP- Bauru, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
terapia do esquema:uma possibilidade d intervenção. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em teorias psicanaliticas e a obra de S. Freud. (Carga horária: 30h).
Faculdade de Ciencias e Letras- Assis, UNESP, Brasil.
2008 - 2008
Psicologia. (Carga horária: 30h).
Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita FIlho, campus Marília, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: aluna, Enquadramento Funcional: Aluna Regular de Doutorado em Educação, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaboradora desenvolvimento de projeto
Outras informações
Colaboradora no desenvolvimento do projeto "A Escola Pública e a Educação Alimentar e Nutricional: o resgate cultural da comida brasileira junto a estudantes", no âmbito do Programa Núcleos de Ensino da Unesp.

Atividades

03/2013 - 12/2016
Pesquisa e desenvolvimento , UNESP, UNESP-MARILIA.


Faculdade de FIlosofia e Ciências Julio De MEsquita FIlho., UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: aluna de pós graduação

Atividades

01/2013 - 12/2016
Pesquisa e desenvolvimento , faculdade de filosofia e ciências, .


Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal, FAEF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora titular, Carga horária: 9
Outras informações
Professora titular das disciplinas de: " Psicologia da Aprendizagem", " Metodologia de Pesquisa Científica", "Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso", "Seminário de `Pesquisa", Orientadora de Estágio Supervisionado - Praticas de Entrevista, Orientadora de Bolsa de Iniciação Científica - BIC (NUPES)

Atividades

02/2017 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da aprendizagem
metodologia de pesquisa científica
02/2017 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , departamento de psicologia, departamento de psicologia.

Atividade realizada
orientadora de bolsa de iniciação científica.


Linhas de pesquisa


1.
EAN- Educação Alimentar e Nutricional - pesquisadora colaboradora
2.
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EDUCAÇÃO, ÉTICA E SOCIEDADE (GEPEES)


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
PELA EXPERIENCIA ESTÉTICO-CULTURAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA PROPOSTA EM FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO A PARTIR DA TEORIA CRITICA E SEUS INTERLOCUTORES
Descrição: Este projeto de pesquisa teórica e bibliográfica de caráter exploratório toma como referencial teórico Theodor Adorno e os interlocutores da Teoria Crítica, e outros estudiosos da teoria educacional crítica. Tem por objetivo realizar um estudo abrangente sobre formação estéticocultural no curso de professores da Educação Infantil e dos anos indiciais do Ensino Fundamental (até o 5º ano), de modo a saber se a formação estético-cultural está prevista na formação dos professores, e se sim, de qual modo ela é transmitida nos cursos, sob qual teoria essa formação está pautada e como aparece regulamentada nas ementas, disciplinas e planos de curso da formação docente. Ao findar da pesquisa pretende-se apresentar uma proposta de plano de ação na linha da filosofia da educação pela perspectiva da teoria educacional crítica para quiçá colaborar e potencializar os cursos de formação de professores com as dimensões estético-culturais. Justifica-se este projeto de pesquisa por se compreender potencial crítico da Arte e da cultura para a emancipação do indivíduo e a transformação da sociedade. As experiências estético-culturais na atividade docente em particular, colaboram para que os alunos possam ter a transmissão e a apropriação do legado cultural produzido sócio historicamente. Dessa forma, concebemos a escola como uma instituição socializadora de conhecimentos sistematizados, elaborados, complexos ? isso inclui, evidentemente, outros conhecimentos diversos. Para tanto, é fundamental conhecer a formação estético-cultural na formação docente. Esses conhecimentos poderão levar ao contrapelo da experiência semiformativa que enrijece a capacidade reflexiva e a dimensão sensitiva da educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Marina Coimbra Casadei Barbosa da Silva - Integrante / Alonso Bezerra de Carvalho - Coordenador.
2013 - 2015
AS FESTAS ESCOLARES NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA LITERATURA SOBRE A TEMÁTICA E À LUZ DA TEORIA CRÍTICA
Descrição: A pesquisa da qual resultou este texto objetivou desenvolver uma análise sobre festas escolares no Brasil, em diversas circunstâncias históricas, em busca de identificar seus vários objetivos, bem como compreender sua importância para a educação brasileira nesses vários momentos, mediante literatura especializada e à luz das formulações da Teoria Crítica. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, mediante onze trabalhos acadêmicos que abordam a temática em foco no período de 1890 até o ano de 2009. Utilizamos a Teoria Crítica como referencial teórico para pautar nossas análises. Os resultados indicam que as festas escolares no Brasil foram, no início da escolarização de massa, utilizadas como um instrumento político e ideológico que procurou reforçar e desenvolver alguns aspectos de ordem, progresso e trabalho, com a finalidade de propagar os ideais republicanos. Depois, as festas escolares serviram para mostrar o poder do Estado e assegurar a estabilidade do poder vigente, e ao longo dos anos as festas foram se descaracterizando, sob novas formatações. Na contemporaneidade as festas escolares são transformadas e moldadas pela da indústria cultural, como um produto de consumo, ainda que de baixo custo, só podendo ter algum espaço em um não-lugar. Para nós, as festas escolares são reveladoras de se pensar a escola atual como um não-lugar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marina Coimbra Casadei Barbosa da Silva - Coordenador / Alonso Bezerra de Carvalho - Integrante.
2011 - 2011
A ética da simpatia nos movimentos de comunicação: como pensar a lealdade e a amizade no neo-tribalismo
Descrição: Esta pesquisa procura compreender as tribos dos motociclistas (motoclubes), afim de enxergar se há espaco na sociedade contemporânea para os sentimentos nobres, tais como compaixao, confianca, altruísmo, camaradagem, enfim. Os motociclistas dizem que se regem por uma gama destes sentimentos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marina Coimbra Casadei Barbosa da Silva - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2010 - 2011
Identificando transtornos cognitivos em idosos asilares: Uma proposta interventiva com o uso de técnicas corporais
Descrição: Os estudos na área da gerontologia tem aumentado diante do rápido e significativo aumento da população idosa e com o conseqüente avanço da Psicologia do Envelhecimento. Muitos idosos residem em instituições asilares e esta condição envolve fatores como a identidade, relações sociais, perdas de autonomia e esperança de vida.(Gomes, 2008). Estes idosos sentem-se inválidos, percebendo somente as perdas e faltas constantes, e procuram se reafirmar na própria doença.(Faleiros, 2007). Alterações características do envelhecimento levam aos déficits cognitivos comumente observados como naturais em idosos como por exemplo esquecimento de fatores recentes, dificuldades de cálculo, alterações de atenção entre outros. Porém há alguns transtornos cognitivos que são muito marcantes na população idosa, e também em muitos asilados, como por exemplo a Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, Demência com corpos de Lewy, Doença de Huntington, Depressão, Ansiedade, Hipertensão Arterial sistêmica e a Demência Vascular. O sedentarismo pode contribuir para o agravamento da perda cognitiva, e o estilo de vida dos idosos institucionalizados tem essa característica.(Nordon, 2009). O objetivo deste estudo é identificar através da Abordagem Cognitiva quais são os principais transtornos ou déficits cognitivos dos idosos asilados de uma instituição do Município de Assis-SP, e propor técnicas corporais da bioenergética, tais como exercícios de respiração, relaxamento, massagem e grounding para a amenização do sofrimento físico e psíquico desses asilares; verificar se há minização das queixas das dores físicas e psíquicas através das técnicas corporais; e averiguar se há forte ligação entre as dores físicas e as queixas emocionais. O estudo será realizado com 10 idosos. A pesquisa será desenvolvida em um ano, sendo este período para conhecer a população total do asilo, aplicação da Entrevista Diagnóstica em todos os asilados a fim de selecionar os 10 idosos que apresente maior comprometimen.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2011 - 2011
A universidade ao lado da escola publica: compromisso com a transformação social
Descrição: Este projeto proporciona aos alunos da escola publica oficinas de diversas temáticas com o intuito de contribuir para a formação de uma consciência critica dos alunos. Estas oficinas são elaboradas a partir dos conceitos da psicologia comunitária, e abrangem alunos da 6 a até a 9 a série..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
Universidade aberta a Terceira Idade
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2014 - 2015
A Escola Pública e a Educação alimentar e nutricional: o resgate cultural da comida brasileira junto a estudantes
Descrição: Na sociedade contemporânea o consumo excessivo de alimentos supérfluos culmina no sobrepeso e na obesidade de parte da população. A alimentação excessiva e disfuncional tem contribuindo para que as doenças crônicas degenerativas seja uma das principais causas de morbidade e mortalidade no país, em todas as classes sociais. Seguindo a orientação do Marco de Referência Alimentar e Nutricional para políticas públicas (2012) pontuamos que a alimentação é uma prática social resultante da integração das dimensões biológica, sociocultural, ambiental e econômica. Atuar sobre ela requer, portanto, também uma abordagem integrada que contemple os comportamentos e atitudes envolvidos nas escolhas, preferências, formas de preparação e consumo dos alimentos. Neste contexto, vários profissionais podem e precisam desenvolver ações de EAN. Dessa forma, enquanto educadores, nossas ações têm o propósito de orientação a partir de grupos operativos de reflexão, debates e rodas de conversa, oficinas culinárias e multimídias, sobre as questões culturais e alimentares. As características dos modos de vida contemporâneos influenciam significativamente o comportamento alimentar, com oferta ampla de opções e preparações alimentares, além do apelo midiático, influência do marketing e da tecnologia de alimentos. O desenvolvimento de habilidades pessoais relacionadas ao comportamento alimentar, tanto individual quanto coletivo, assim como a autonomia relacionada a outros aspectos como a preparação dos alimentos deve contemplar esses fatores. Ações nesse contexto é um desafio e devem envolver diferentes setores e profissionais. Dessa forma, entendendo o corpo como um todo complexo que interage com o seu meio de modo dinâmico, interdependente e inter-relacional, a importância da alimentação não se restringe ao aspecto nutricional e extrapola a visão quantitativa da alimentação com vistas à promoção da alimentação saudável e adequada e o combate às duas faces da insegurança alimentar e nutricional: tanto aquela expressa pela falta do alimento, quanto a expressa pelo excesso. Educar no âmbito da alimentação e nutrição é a construção conjunta de processos permanentes e contínuos para aprimorar a produção, a distribuição, a seleção e o consumo de alimentos, de forma adequada, saudável e segura. A valorização de hábitos e tradições culturais de cada indivíduo e do seu grupo social de convívio, além da conscientização cidadã sobre o desperdício de alimentos e sua utilização integral devem estar presentes em propostas educativas em alimentação e nutrição. Uma ação intervencionista e educativa em EAN é um dos caminhos existentes para a promoção da saúde, para a reflexão sobre o comportamento alimentar e sobre a conscientização de uma alimentação para a saúde. Essa ação permitirá a transformação e o resgate dos hábitos alimentares tradicionais, além de debater várias temáticas (geralmente são ocultadas pela indústria alimentícia e pela ideologia capitalista), tais como: o excesso de uso de água na produção de certos alimentos, o uso de agrotóxicos, os aditivos e a produção de resíduos resultantes da produção do excesso de certos alimentos etc. Além disso, a ação educativa possibilita o restabelecimento das relações sociais que outrora eram sociabilizadas em torno da comunhão da mesa e, atualmente, são rejeitadas em razão das refeições individualizadas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marina Coimbra Casadei Barbosa da Silva - Integrante / ANTONIO CARLOS BARBOSA DA SILVA - Coordenador / Alonso Bezerra de Carvalho - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2017 - 2017
Periódico: Revista Científica Eletrônica de Psicologia


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARBOSA DA SILVA, ANTONIO CARLOS2017BARBOSA DA SILVA, ANTONIO CARLOS ; BARBOSA DA SILVA, M.C.C . MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO EM EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA. Revista Científica Eletrônica de Psicologia, v. 28, p. 141-158, 2017.

2.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C2017BARBOSA DA SILVA, M.C.C; CARVALHO, A. B. ; BARBOSA DA SILVA, A. C. . AS FESTAS ESCOLARES NO BRASIL: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS. Revista Científica Eletrônica de Psicologia, v. 28, p. 99-123, 2017.

3.
BARBOSA DA SILVA, ANTONIO CARLOS2016BARBOSA DA SILVA, ANTONIO CARLOS ; BARBOSA DA SILVA, M.C.C . ações educativas em políticas públicas de alimentação. PERCURSO ACADÊMICO, v. 6, p. 1-21, 2016.

4.
BARBOSA DA SILVA, ANTONIO CARLOS2015BARBOSA DA SILVA, ANTONIO CARLOS ; COIMBRA CASADEI BARBOSA DA SILVA, MARINA ; OLIVEIRA, V. E. R. . Educação alimentar e nutricional, cultura e subjetividades: a escola contribuindo para a formação de sujeitos críticos e criativos em torno da cultura alimentar.. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, v. 10, p. 247-257, 2015.

5.
BARBOSA DA SILVA, ANTONIO CARLOS2014BARBOSA DA SILVA, ANTONIO CARLOS ; COIMBRA CASADEI BARBOSA DA SILVA, MARINA . O TEATRO DO OPRIMIDO COMO FERRAMENTA EDUCATIVA: AÇÕES JUNTO AOS ADOLESCENTES EM ESTADO DE VULNERABILIDADE SOCIAL. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 9, p. 123-146, 2014.

6.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C;COIMBRA CASADEI BARBOSA DA SILVA, MARINA2014BARBOSA DA SILVA, M.C.C; BARBOSA DA SILVA, A. C. . O TEATRO DO OPRIMIDO COMO FERRAMENTA PSICOEDUCATIVA. Revista UNIFAMMA, v. 14, p. 01-20, 2014.

7.
BARBOSA DA SILVA, A. C.2013 BARBOSA DA SILVA, A. C. ; BARBOSA DA SILVA, M.C.C . UMA BREVE ANÁLISE DA HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Psicopedagogia On Line, v. 2, p. 5-15, 2013.

8.
BARBOSA DA SILVA, A. C.2012 BARBOSA DA SILVA, A. C. ; BARBOSA DA SILVA, M.C.C . A escola na condição de não lugar. Pesquiseduca, v. 4, p. 340-362, 2012.

9.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C;COIMBRA CASADEI BARBOSA DA SILVA, MARINA2011BARBOSA DA SILVA, M.C.C; SILVA, A.C.B . HÁ POSSIBILIDADES DE UMA PEDAGOGIA LIBERTADORA NA CONTEMPORANEIDADE?. Psicopedagogia On Line, v. 65, p. 1-12, 2011.

10.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C;COIMBRA CASADEI BARBOSA DA SILVA, MARINA2011 BARBOSA DA SILVA, M.C.C; BARBOSA DA SILVA, A. C. ; JUSTO, J. S . Bem-me-quer, malmequer: uma análise dos cuidados dispensados ao idoso asilar. Revista Kairós, v. 14, p. 73-93, 2011.

11.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C;COIMBRA CASADEI BARBOSA DA SILVA, MARINA2010BARBOSA DA SILVA, M.C.C; CAETANO, M.C.S ; RODRIGUES, A.C.C . Transtornos alimentares como modelos de subjetivação na contemporaneidade. Revista de Psicologia da UNESP, v. 8, p. 204-208, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
BARBOSA DA SILVA, A. C. ; COIMBRA CASADEI BARBOSA DA SILVA, MARINA . Políticas públicas de alimentação: práticas junto a infância. Política públicas para a infância e adolescência: interlocuções com a psicologia. 1ed.Curitivb: Editora CRV, 2018, v. 1, p. 155-170.

2.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C; OLIVEIRA, V. E. R. ; PIERALISE, M. V. . comidas corrompidas. In: Antonio Carlos Barbosa da silva. (Org.). Debates em educação alimentar e nutricional: contribuições psicológicas e educacionais. 1ed.Marília: editora poiesis, 2017, v. 1, p. 57-68.

3.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C; BARBOSA DA SILVA, ANTONIO CARLOS . Políticas públicas de alimentação: estratégias para uma educação alimentar e nutricional. Debates em educação alimentar e nutricional: contribuições psicológicas e educacionais. 1ed.marília: editora poiesis, 2017, v. 1, p. 1-20.

4.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C; PIERALISE, M. V. . Comidas Corrompidas: as comidas dos não-lugares. In: Antonio Carlos Barbosa da Silva. (Org.). Culturas e práticas alimentares em questão. 1ed.Marília: Poiesis, 2016, v. 1, p. 57-68.

5.
BARBOSA DA SILVA, ANTONIO CARLOS ; COIMBRA CASADEI BARBOSA DA SILVA, MARINA . Educação Alimentar e Nutricional: roda de conversas em torno da cultura alimentar brasileir. In: Laurence Duarte Colvara; José Brás Barreto de Oliveira. (Org.). Núcleos de Ensino da Unesp : artigos 2015. 1ed.São Paulo: cultura academica, 2016, v. 4, p. 149-164.

6.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C; BARBOSA DA SILVA, ANTONIO CARLOS . Sexualidades, identidades e relações de generos: rompendo fronteiras sociais e culturais. In: Laurence Duarte Colvara, José Brás Barreto de Oliveira. (Org.). Núcleos de Ensino da Unesp [recurso eletrônico] : artigos 2013. 1ed.São Paulo: Cultura Academica, 2015, v. 3, p. 99-117.

7.
BARBOSA DA SILVA, A. C. ; BARBOSA DA SILVA, M.C.C . Ações de Educação Alimentar e Nutricional na Escola Pública. In: Laurence Duarte Colvara; José Brás Barreto de Oliveira. (Org.). Núcleo de Ensino da Unesp. Políticas Públicas e Organização Escolar e Tecnologias da Informação e Comunicação. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015, v. 3, p. 6-18.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA, A.C.B ; BARBOSA DA SILVA, M.C.C . CONFRARIA DOS MOTOQUEIROS. UNESP CIENCIA, REVISTA UNESP CIENCIA, p. 36 - 40, 01 abr. 2012.

2.
CAETANO, M.C.S ; BARBOSA DA SILVA, M.C.C ; RODRIGUES, A.C.C . Transtornos alimentares como modelos de subjetivação na contemponeidade. Revista de Psicologia da Unesp, p. 204 - 207, 15 jan. 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA DA SILVA, ANTONIO CARLOS ; BARBOSA DA SILVA, M.C.C . POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO NA ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DA CULTURA ALIMENTAR. In: XVII Jornada Pedagógica: Formação de Professores e os Rumos da Educação Atual, 2018, Marília-SP. anais da XVII Jornada Pedagógica: Formação de Professores e os Rumos da Educação Atual, 2018.

2.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C; CARVALHO, A. B. . A ESTÉTICA DA SENSIBILIDADE PREVISTA NO CURRÍCULO: SENTIDOS E LIMITAÇÕES CONCEITUAIS. In: XVII Jornada Pedagógica: Formação de Professores e os Rumos da Educação Atual,, 2018, Marília- SP. anais da XVII Jornada Pedagógica: Formação de Professores e os Rumos da Educação Atual, 2018.

3.
COIMBRA CASADEI BARBOSA DA SILVA, MARINA; BARBOSA DA SILVA, A. C. . NECESSIDADE DE AÇÕES EDUCATIVAS COMPROMISSADAS COM SOLIDEZ DA HUMANIZAÇÃO: A FILOSOFIA, A ÉTICA, A ESTÉTICA E A POLÍTICA COMO FUNDAÇÕES DO EDUCANDO. In: XVII Jornada Pedagógica: Formação de Professores e os Rumos da Educação Atual, 2018. anais da XVII Jornada Pedagógica: Formação de Professores e os Rumos da Educação Atual, 2018.

4.
BARBOSA DA SILVA, ANTONIO CARLOS ; COIMBRA CASADEI BARBOSA DA SILVA, MARINA . EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: EXPERIÊNCIAS ESCOLARES. In: Diálogos Educacionais: educação e barbárie, elaborar o passado para pensar o presente, 2017, Cornélio Procópio. Anais do Diálogos Educacionais: educação e barbárie, elaborar o passado para pensar o presente, 2017. p. 125-133.

5.
BARBOSA DA SILVA, ANTONIO CARLOS ; COIMBRA CASADEI BARBOSA DA SILVA, MARINA ; OLIVEIRA, V. E. R. . AÇÕES EM EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: UMA PROPOSTA CRÍTICA PARA A VALORIZAÇÃO DA CULTURA ALIMENTAR. In: II conedu, 2015, Campina Grande. Anais do II Conedu. Campina Grande: Editora Reallize, 2015. v. 1. p. 1-1.

6.
COIMBRA CASADEI BARBOSA DA SILVA, MARINA; BARBOSA DA SILVA, ANTONIO CARLOS . AS FESTAS ESCOLARES NO BRASIL DE 1890 ATÉ A CONTEMPORANEIDADE: SENTIDOS E PERSPECTIVAS. In: II Conedu, 2015, Campina Grande. Anais do II Conedu. campina Grande: Editora Reallize, 2015. v. 1. p. 1-1.

7.
BARBOSA DA SILVA, ANTONIO CARLOS ; BARBOSA DA SILVA, M.C.C . Educação alimentar e nutricional (EAN) na escola: um programa que alimenta ações políticas.. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE SERVIÇO SOCIAL I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA PÓS GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL 19ª SEMANA DE SERVIÇO SOCIAL, 2014, Franca. Anais do IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE SERVIÇO SOCIAL I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA PÓS GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL 19ª SEMANA DE SERVIÇO SOCIAL, 2014.

8.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C; CARVALHO, A. B. ; MARITINEZ, F. . REFLEXÕES SOBRE ÉTICA E EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE A PARTIR DE CONCEITOS FILOSÓFICOS. In: V Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação e XV Semana da Educação 'Da formação à ação docente: impactos na educação escolar', 2013, Londrina-PR. ANAIS DO V Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação e XV Semana da Educação "Da formação à ação docente: impactos na educação escolar", 2013.

9.
BARBOSA DA SILVA, A. C. ; BARBOSA DA SILVA, M.C.C . AÇÕES PSICOEDUCATIVAS A PARTIR DO TEATRO DO OPRIMIDO. In: V Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação e XV Semana da > Educação - 'Da formação à ação docente: impactos na educação escolar'., 2013, Londrina-PR. Anais do V Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação e XV Semana da > Educação - "Da formação à ação docente: impactos na educação escolar"., 2013.

10.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C; SILVA, A.C.B ; ROZENDO, A.S . GRUPO TERAPÊUTICO COM IDOSOS ASILARES. In: I jornada internacional de praticas clinicas no campo social, 2010, Maringá. Anais da Jornada Internacional de Práticas Clínicas no Campo Social, 2010.

11.
SILVA, A.C.B ; BARBOSA DA SILVA, M.C.C ; ADRIANO . O PSICÓLOGO FRENTE ÀS SISTEMATIZAÇÕES PÓS-MODERNAS DE TRABALHO.. In: I jornada internacional de praticas clinicas no campo social, 2010, Maringá. ana, 2010.

12.
SILVA, A.C.B ; BARBOSA DA SILVA, M.C.C ; ROZENDO, A.S . BEBA, NÃO BEBA! AS CONTRADIÇÕES DE UMA SOCIEDADE QUE INCENTIVA E CONDENA O USO DO ÁLCOOL.. In: I jornada internacional de praticas clinicas no campo social, 2010, Maringá. Anais da Jornada Internacional de Práticas Clínicas no Campo Social, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA DA SILVA, A. C. ; BARBOSA DA SILVA, M.C.C . EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL (EAN): A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL NO RESGATE DA CULTURA ALIMENTAR... In: 2º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 13ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2014, Marília., 2014, MARILIA. Anais do 2º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 13ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília,, 2014.

2.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C; BARBOSA DA SILVA, A. C. . Bem-Me-Quer, Mal-Me-Quer: Uma Análise dos Cuidados Dispensados ao Idoso Asilar. In: XIX Semana e VI Congresso de Psicologia UNESP/Bauru - SP, 2012, Bauru. ANAIS - XIX SEMANA DE PSICOLOGIA E VI CONGRESSO DE PSICOLOGIA UNESP-BAURU, 2012.

3.
BARBOSA DA SILVA, A. C. ; BARBOSA DA SILVA, M.C.C . A ÉTICA DA SIMPATIA NOS MOVIMENTOS DE AMIZADE NO NEO-TRIBALISMO. In: XIX Semana e VI Congresso de Psicologia UNESP/Bauru - SP, 2012, Bauru. ANAIS - XIX SEMANA DE PSICOLOGIA E VI CONGRESSO DE PSICOLOGIA UNESP-BAURU, 2012.

4.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C; REIS, C. E. . IDENTIFICANDO TRANSTORNOS COGNITIVOS EM IDOSOS ASILARES: UMA PROPOSTA INTERVENTIVA COM O USO DE TÉCNICAS CORPORAIS. In: Congresso de Iniciação Cientifica, 2010, Assis. Congresso de Iniciação Cientifica CIC, 2010.

5.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C; REIS, C. E. . IDENTIFICANDO TRANSTORNOS COGNITIVOS EM IDOSOS ASILARES: UMA PROPOSTA INTERVENTIVA COM O USO DE TÉCNICAS CORPORAIS. In: Congresso de Iniciação Cientifica, 2010, Assis. Congresso de Iniciação Cientifica CIC, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CURIONI, B. ; BARBOSA DA SILVA, A. C. ; BARBOSA DA SILVA, M.C.C . - A UNIVERSIDADE AO LADO DA ESCOLA PÚBLICA O TEATRO DO OPRIMIDO BUSCANDO FORMAS CRÍTICAS DE PENSAR AS RELAÇÕES SOCIAIS. In: II FÓRUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA FCL UNESP ASSIS, 2013, Assis. Anais do II FÓRUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA FCL UNESP ASSIS, 2013.

2.
GOUVEA, L. ; BARBOSA DA SILVA, A. C. ; BARBOSA DA SILVA, M.C.C . A UNIVERSIDADE AO LADO DA ESCOLA PÚBLICA EM 2012: OFICINA FIQUE SABENDO DAS SUAS SEXUALIDADES. In: II FÓRUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA FCL UNESP ASSIS, 2013, Assis. ANAIS DO II FÓRUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA FCL UNESP ASSIS, 2013.

3.
GOUVEA, L. ; BARBOSA DA SILVA, A. C. ; BARBOSA DA SILVA, M.C.C . A UNIVERSIDADE AO LADO DA ESCOLA PÚBLICA EM 2012: OFICINA FIQUE SABENDO DAS SUAS SEXUALIDADES. In: 7 CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNESP, 2013. 7 CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNESP.

4.
BARBOSA DA SILVA, A. C. ; RAMOS, H. C. ; BARBOSA DA SILVA, M.C.C . A ética da simpatia nos movimentos de comunalizações: como pensar a lealdade e a amizade no neo-tribalismo. In: XXIV Congresso de Iniciação Cientifica da Unesp, 2012, Assis SP. Anais do XXIV Congresso de Iniciação Cientifica da Unesp, 2012.

5.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C; SILVA, A.C.B ; SANTOS, D. ; FRIZZAS, M. . EDUCAÇÃO LIBERTADORA E PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA NO CONTEXTO ESCOLAR. In: 6°. Congresso de Extensão Universitária, 2011. anais do 6° Congresso de Extensão Universitaria, 2011.

6.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C; Mariana Frizzas ; SILVA, A.C.B ; SANTOS, D. . A UNIVERSIDADE AO LADO DA ESCOLA PÚBLICA: INTERVENÇÃO, PESQUISA E COMPROMISSO COM A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. In: 6°. Congresso de Extensão Universitária, 2011. anais do 6° Congresso de Extensão Universitaria, 2011.

7.
BARBOSA DA SILVA, A. C. ; BARBOSA DA SILVA, M.C.C . A COMUNALIZAÇÃO NA ERA CONTEMPORÂNEA: O TRIBALISMO COMO RESISTÊNCIA AOS APELOS DO CAPITAL. In: IX Encontro da Póós óós-ss-Gradua --Graduaçção em Psicologia, 2011, assis. anais caderno de resumos, 2011.

8.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C; BARBOSA DA SILVA, A. C. . AÇÕES PARA REPENSAR A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA ? UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO LIBERTADORA. In: IX Encontro da Póós óós-ss-Gradua --Graduaçção em Psicologia, 2011, assis. anais caderno de resumos, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
BARBOSA DA SILVA, A. C. ; BARBOSA DA SILVA, M.C.C . acões psicoeducativas a partir do teatro do oprimido. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C; MARTINEZ, F. W. ; CARVALHO, A. B. . reflexões sobre ética e educação na contemporaneidade a partir de conceitos filosóficos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CURIONI, B. ; BARBOSA DA SILVA, A. C. ; BARBOSA DA SILVA, M.C.C . A UNIVERSIDADE AO LADO DA ESCOLA PÚBLICA O TEATRO DO OPRIMIDO BUSCANDO FORMAS CRÍTICAS DE PENSAR AS RELAÇÕES SOCIAIS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GOUVEA, L. ; BARBOSA DA SILVA, M.C.C ; BARBOSA DA SILVA, A. C. . A UNIVERSIDADE AO LADO DA ESCOLA PÚBLICA EM 2012: OFICINA FIQUE SABENDO DAS SUAS SEXUALIDADES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, A.C.B ; BARBOSA DA SILVA, M.C.C . A ÉTICA DA SIMPATIA NOS MOVIMENTOS DE AMIZADE NO NEO-TRIBALISMO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C; SILVA, A.C.B . Bem-me-quer, mal-me-quer: uma análise dos cuidados dispensados ao idoso asilar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C; BARBOSA DA SILVA, A. C. ; OLIVEIRA, V. E. R. . O ensino a Distância preconizando o fim do espaço escolar: o não-lugar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C; SILVA, A.C.B . A confraria como resistencia as violencias subjetivas impostas pelo capital contemporaneo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C; SILVA, A.C.B . a educação libertadora como resistencia as violencias de um ensino que educa para o mercado de trabalho. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SILVA, A.C.B ; BARBOSA DA SILVA, M.C.C . A COMUNALIZAÇÃO NA ERA CONTEMPORÂNEA: O TRIBALISMO COMO RESISTÊNCIA AOS APELOS DO CAPITAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C; SILVA, A.C.B . AÇÕES PARA REPENSAR A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA ? UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO LIBERTADORA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C; SILVA, A.C.B ; FRIZZAS, M. ; SANTOS, D. . A UNIVERSIDADE AO LADO DA ESCOLA PÚBLICA: INTERVENÇÃO, PESQUISA E COMPROMISSO COM A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
ROZENDO, A.S ; SILVA, A.C.B ; BARBOSA DA SILVA, M.C.C . O psicologo frente às sistematizações pós-modernas de trabalho; beba, não beba: as contradições de uma sociedade que incentiva e condena o uso do alccol; grupo terpêutico com idosos asilares. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C. LEVANTAMENTO DO PERFIL DE UM ASILO: UM DESPERTAR PARA A REALIDADE ATUAL E PLANOS DE AÇÃO SOCIAL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C. REFLEXÕES ACERCA DO CONSTRUCTO ENVELHECIMENTO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ALVES, B. M. ; ROCHA, B. ; VIRGINIO, F.V.P ; BARBOSA DA SILVA, M.C.C ; PACHECO FILHO, J.R ; SILVA, P.A. ; FLAVIA, ; SANTOS, F. H. . Adaptação da Bateria 'Humans' para avaliação neuropsicológica de pessoas com HIV/AIDS.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ROCHA, B. ; BARBOSA DA SILVA, M.C.C ; ALVES, B. M. ; VIRGINIO, F.V.P ; SILVA, P.A. ; SANTOS, F. H. ; PACHECO FILHO, J.R . Adaptação da Bateria 'Humans' para avaliação neuropsicológica de pessoas com HIV/AIDS.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
RODRIGUES, A.C.C ; BARBOSA DA SILVA, M.C.C ; CAETANO, M.C.S . Transtornos alimentares como modelos de subjetivação na contemponeidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C. Identificando Transtornos cognitivos em idosos asilares: Uma proposta interventiva com o uso de técnicas corporais 2010 (artigo).

2.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C; RODRIGUES, A.C.C ; CAETANO, M.C.S . TRANSTORNOS ALIMENTARES COMO MODELOS DE SUBJETIVAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE 2009 (resumo expandido).

3.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C; MORELLI, P.R ; VILELA, C.B ; BOTTARI, R.S ; MOREIRA, A.M ; SIQUEIRA, A.M.L . A PERCEPÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS SOBRE A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA FORMAÇÃO DO COMPORTAMENTO CONSUMISTA 2007 (oral).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CARVALHO, A. B. ; BARBOSA DA SILVA, A. C. ; BARBOSA DA SILVA, M.C.C ; COLOMBANI, F. . IV SEMEAR, I Colóquio do GEPEES e Jornada do Núcleo de Ensino. 2016.

2.
BARBOSA DA SILVA, A. C. ; BARBOSA DA SILVA, M.C.C . ' A Escola Pública e a Educação alimentar e nutricional: o resgate cultural da comida brasileira junto a estudantes'. 2015.

3.
BARBOSA DA SILVA, A. C. ; BARBOSA DA SILVA, M.C.C . 'A Escola Pública e a Educação alimentar e nutricional: o resgate cultural da comida brasileira junto a estudantes'. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C. As transformações de educação na contemporaneidade: a escola enquanto nao lugar-nas supervisoes do estágio específico 'ações educativas em psicologia social: uma forma de promover estudos educativos junto às tribos contemporâneas I e Acoes educativas em psicologia social junto as comunidades alternativas I. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C. Processos e a educação nao formal junto às insituições asilares nas supervisoes do estágio - Ações educativas em psicologia social: uma forma de promover estudos educativos junto às tribos contemporâneas I e Ações educativas em psicologia social junto às comunidades alternativas I. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C; RAMOS, H.C . A ÉTICA DA SIMPATIA NOS MOVIMENTOS DE AMIZADE NO NEO-TRIBALISMO. 2011. (Relatório de pesquisa).

4.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C; Mariana Frizzas . A universidade ao lado da escola pública: intervenção, pesquisa e compromisso com a transformação social?. 2011. (Relatório de pesquisa).

Demais trabalhos
1.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C. Desenvolvimento de oficina. 2011 (Estagio- Trabalho em Instituição escolar.) .

2.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C. Atendimento psicologico Na abordagem Cognitivo Comportamental. 2011 (Estagio - atendimento psicológico no CPPA- Centro de Psicologia Pura e Aplicada - Unesp Assis) .

3.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C. Atendimento psicologico Na abordagem Cognitivo Comportamental. 2010 (Estagio - atendimento psicológico no CPPA- Centro de Psicologia Pura e Aplicada - Unesp Assis) .

4.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C. Estagio de Convivencia com idosos asilares. 2010 (Trabalho Institucional em Asilos) .

5.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C. Identificando transtornos cognitivos em idosos asilares: Uma proposta interventiva com o uso de técnicas corporais. 2010 (Projeto de Bolsa PIBIC - Identificando transtornos cognitivos em idosos asilares) .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVII Jornada Pedagógica: Formação de Professores e os Rumos da Educação Atual.NECESSIDADE DE AÇÕES EDUCATIVAS COMPROMISSADAS COM SOLIDEZ DA HUMANIZAÇÃO: A FILOSOFIA, A ÉTICA, A ESTÉTICA E A POLÍTICA COMO FUNDAÇÕES DO EDUCANDO. 2018. (Outra).

2.
XVII Jornada Pedagógica: Formação de Professores e os Rumos da Educação Atual.A ESTÉTICA DA SENSIBILIDADE PREVISTA NO CURRÍCULO: SENTIDOS E LIMITAÇÕES CONCEITUAIS. 2018. (Outra).

3.
?Ciclo de Debates: Formação de professores em tempo de (Contra) Reformas: o que dizem as pesquisas??. 2017. (Outra).

4.
?XII Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UNESP ? Marília. 2017. (Encontro).

5.
?XIX Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação?.PELA EXPERIENCIA ESTÉTICO-CULTURAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA PROPOSTA EM FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO A PARTIR DA TEORIA EDUCACIONAL CRÍTICA. 2017. (Seminário).

6.
IV SEMEAR, I Colóquio do GEPEES e Jornada do Núcleo de Ensino.Comissão Cientifica e Parecerista. 2016. (Seminário).

7.
5ª Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional. 2015. (Outra).

8.
IV Congresso Internacional de Serviço Social, I Seminário Internacional da Pós-Graduação em Serviço Social e 19 Semana de Serviço Social. 2014. (Congresso).

9.
Encontro Ibero-americano de educação.A ÉTICA ALIADA À EPSTEMOLOGIA PARA O ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NE EDUCAÇÃO. 2013. (Encontro).

10.
VIII Encnotro Ibero-americano de educação.A universidade ao lado da escola pública: transformação e compromisso social. 2013. (Encontro).

11.
VIII Encontro Ibero-americano de Educação.Projeto Interação. 2013. (Encontro).

12.
v SIMPOSIO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E xv SEMANA DA EDUCAÇÃO "DA FORMAÇÃO À AÇÃO DOCENTE : IMPACTOS NA FORMAÇÃO ESCOLAR. acões psicoeducativas a partir do teatro do oprimido. 2013. (Congresso).

13.
v SIMPOSIO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E xv SEMANA DA EDUCAÇÃO "DA FORMAÇÃO À AÇÃO DOCENTE : IMPACTOS NA FORMAÇÃO ESCOLAR. reflexões sobre ética e educação na contemporaneidade a partir de conceitos filosóficos. 2013. (Congresso).

14.
Quase mais nada causa estranheza no mundo conteporâneo. 2012. (Outra).

15.
Quase mais nada causa estranheza no mundo conteporâneo.Debates de Filmes. 2012. (Outra).

16.
"I ciclo de debates sobre a queixa escolar: Processos de exclusão e medicalização" Sob o tema: Processos de Medicalização da Infancia e da adolescencia". 2011. (Outra).

17.
"I ciclo de debates sobre a queixa escolar: Processos de exclusão e medicalização" Sob o tema "A queixa escolar: reflexões sobre a produção e encaminhamentos".. 2011. (Outra).

18.
6°. Congresso de Extensão Universitária. EDUCAÇÃO LIBERTADORA E PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA NO CONTEXTO ESCOLAR. 2011. (Congresso).

19.
6°. Congresso de Extensão Universitária Educação Congresso de Extensão Universitária Educação. A UNIVERSIDADE AO LADO DA ESCOLA PÚBLICA: INTERVENÇÃO, PESQUISA E COMPROMISSO COM A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. 2011. (Congresso).

20.
IX Encontro Cientifico de Pos Graduacao: modos de produção do conhecimento: desafios das subjetividades.AÇÕES PARA REPENSAR A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA ? UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO LIBERTADORA. 2011. (Encontro).

21.
IX Encontro Cientifico de Pos Graduacao: modos de produção do conhecimento: desafios das subjetividades.A COMUNALIZAÇÃO NA ERA CONTEMPORÂNEA: O TRIBALISMO COMO RESISTÊNCIA AOS APELOS DO CAPITAL. 2011. (Encontro).

22.
X encontro local de psicologia social comunitária ABRAPSO Bauru e II encontro local de psciologia social Abrapso Cuesta de Botucatu.a educação libertadora como resistencia as violencias de um ensino que educa para o mercado de trabalho. 2011. (Encontro).

23.
X encontro local de psicologia social comunitária ABRAPSO Bauru e II encontro local de psciologia social Abrapso Cuesta de Botucatu."A confraria como resistência as Violências subjetivas impostas pelo Capital contemporâneo". 2011. (Encontro).

24.
i FORUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA FCL/ASSIS.universidade aberta a terceira idade. 2010. (Outra).

25.
I jornada internacional de praticas clinicas no campo social.O psicologo frente às sistematizações pós-modernas de trabalho; beba, não beba: as contradições de uma sociedade que incentiva e condena o uso do alccol; grupo terpêutico com idosos asilares. 2010. (Outra).

26.
XV Encontro Paranaense e X Congresso Brasileiro de Psicoterapias Corporais. 2010. (Congresso).

27.
XXII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESP-AREA DE HUMANAS. IDENTIFICANDO TRANSTORNOS COGNITIVOS EM IDOSOS ASILARES:UMA PROPOSTA INTERVENTIVA COM O USO DE TÉCNICAS CORPORAIS. 2010. (Congresso).

28.
XXII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESP-AREA DE HUMANAS.A ETICA EM PESQUISA NO CONTEXTO DA UNESP. 2010. (Oficina).

29.
"III Congresso de Psicologia e XVI Semana de Psicologia Unesp Bauru- Psicologia e suas Interfaces". Psicologia e suas Interfaces. 2009. (Congresso).

30.
"Medicação em Debate: SImpósio sobre a expnasão do uso de psicofarmacos na contemporaneidade"."Medicação em Debate: Simposio sobre a expansao do uso de psicofarmacos na contemporaneidade". 2009. (Outra).

31.
Encontro "Saúde na Roda: que cenários estamos pintando?",. 2009. (Encontro).

32.
I Encontro de Psicologias: INTEGRANDO VERTENTES". 2009. (Encontro).

33.
II Seminario Pensando os Gêneros: Desrritorializando as normatividades "acá Yallá". 2009. (Seminário).

34.
Mini curso:Terapia do Esquema: uma possibilidade de intervenção na abordagem cognitivo-comportamental.. 2009. (Outra).

35.
Oficina Gênero e Cinema do II Seminário Pensando os Generos: Desrritorializando as normatividades "acá Yallá". 2009. (Oficina).

36.
VIII ENCONTRO CIENTÍFICO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA: Modos de Subjetivação no Contemporâneio". 2009. (Encontro).

37.
VI JORNADA DE PSICOSSOMÁTICA E PSICOLOGIA HOSPITALAR & II ENCONTRO DE PSICOLOGIA DA SAÚDE. 2009. (Outra).

38.
XVII Encontro de Clínicas-Escola de Psicologia do Estado de São Paulo.. 2009. (Encontro).

39.
XVII Encontro de Serviços e ~Clínicas-Escola de Psicologia do Estado de São Paulo. 2009. (Encontro).

40.
"Disorders Associated with HIV-AIDS: Assessment and Treatment".. 2008. (Seminário).

41.
"Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes"."Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes". 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARVALHO, A. B. ; BARBOSA DA SILVA, M.C.C ; COLOMBANI, F. ; BUENO, S. F. . IV SEMEAR, I Colóquio do GEPEES e Jornada do Núcleo de Ensino. 2016. (Outro).

2.
BARBOSA DA SILVA, A. C. ; BARBOSA DA SILVA, M.C.C ; SOUZA, L. L. . "Quase nada mias causa estranheza no mundo contemporâneo". 2012. (Outro).

3.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C; SILVA, A.C.B ; Luis Carlos Rocha . Fundação do Núcleo Regional e Assis-SP da Associação Brasileira de Psicologia Social. 2011. (Exposição).

4.
BARBOSA DA SILVA, M.C.C; SILVA, A.C.B . DA POLÍTICA À PORNOGRAFIA. 2010. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Curso Complementar "Estatistica Ineferencial", com duração de 30 horas. Ministrado pelas docentes Dra. Maria Laura Nogueira Pires e Dra. CArina Alexandra Rondini Marretto, durante 28/07/2008 a 01/08/2008 e homologado pelo Conselho de Curso de Graduação em Psicologia em 16/10/2008



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 5:21:32