Bartira Santos Trancoso

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4804786921722356
  • Última atualização do currículo em 06/09/2017


Professora e Psicóloga. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pós Graduada em Educação Especial com ênfase em Educação Inclusiva e em Altas Habilidades/Superdotação. Possui experiência como docente no Ensino Regular, Classes Especiais, Salas de Recursos, Escolas Especiais e Formação docente. Ministra palestras e cursos com ênfase nos seguintes temas: Altas Habilidades/Superdotação, Trabalho por Projetos, Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem, TEA, Inclusão e Enriquecimento Curricular. Atualmente é professora regente na Escola Municipal Ali Bark na modalidade de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, Coordena Cursos de Pós Graduação em Altas Habilidades/Superdotação do ITECNE, ministra aulas em Cursos de Pós Graduação (para diversas instituições). É membro do Conselho Brasileiro para Superdotação (CONBRASD) do qual foi vice-presidente no biênio 2013-2014. Atua em consultório com avaliação e atendimento e coordena o projeto MENTORIAL - Programa de Incentivo à maximização do Potencial Superior, na cidade de Curitiba. Graduada em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1985), é especialista em psicoterapia infantil e Terapia Familiar Sistêmica. Tem experiência em atendimento clínico com crianças, adultos e casais. É autora e co-autora de vários livros: poesias, relacionamento conjugal e desenvolvimento socioemocinal de crianças superdotadas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bartira Santos Trancoso
Nome em citações bibliográficas
TRANCOSO, B. S.

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura Municipal de Curitiba, Escola Especial Ali Bark.
Rua Vicente Pontarolla
Seminário
80740200 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 32743121


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2011
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação-Mestrado.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS SUPERDOTADOS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE SEU DESENVOLVIMENTO SÓCIOEMOCIONAL E SEU DESEMPENHO ACADÊMICO.,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Helga Loos.
Palavras-chave: Percepção; Aluno superdotado; Desenvolvimento socioemocional; Desempenho acadêmico.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2006
Especialização em Curso de Pós Graduação em ?Educação Especial/Altas. (Carga Horária: 428h).
Pós-Graduação Bagozzi, CEPPEB, Brasil.
Título: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM SALA DE RUCURSOS PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO..
Orientador: Marlene Salete koch Lins.
2002 - 2002
Especialização em Educação Especial - Gestão Políticas da Educação I. (Carga Horária: 428h).
Campus Universitário Bezerra de Menezes, CPGEX, Brasil.
Título: TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE (tdah) - limites, limitações: quais as possibilidades?.
Orientador: Anne Caroline de Goyos Silva..
1990 - 1990
Graduação em Licenciatura em Psicologia.
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Tuiuti, FFCLT, Brasil.
1981 - 1985
Graduação em Psicologia, Bacharelado e Formação de Psicólogos..
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Tuiuti, FFCLT, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
CAPACITAÇÃO DO WISC IV - ESCALA WECHSLER DE INTELIGÊNCIA PARA CRIANÇAS. (Carga horária: 10h).
SAPIENS INSTITUTO DE PSICOLOGIA, SIP, Brasil.
2015 - 2015
II SEMANA CIENTÍFICA-EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREI. (Carga horária: 2h).
Faculdade São Braz, FSB, Brasil.
2014 - 2014
CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO EM AUTISMO. (Carga horária: 120h).
INSTITUTO COMPLETUDE, COMPLETUDE, Brasil.
2013 - 2013
FOTOGRAFIA ARTE E TÉCNICA. (Carga horária: 30h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PR, SENAC/PR, Brasil.
2013 - 2013
FOTOGRAFIA ARTE E TÉCNICA. (Carga horária: 21h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PR, SENAC/PR, Brasil.
2008 - 2008
WEBQUEST - INTERNET PEDAGÓGICA. (Carga horária: 4h).
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA - PR, SME, Brasil.
2008 - 2008
MAPAS CONCEITUAIS USANDO SOFTWARE CMAP TOOLS. (Carga horária: 4h).
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA - PR, SME, Brasil.
2008 - 2008
OFICINA DE ROBÓTICA. (Carga horária: 20h).
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO-PR, SME, Brasil.
2007 - 2007
Avaliação para Identificação do aluno Superdotado. (Carga horária: 20h).
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO-PR, SME, Brasil.
2006 - 2006
O aluno com dificuldades acentuadas-Cond.Típica. (Carga horária: 21h).
Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, SME-PMC, Brasil.
2006 - 2006
Intervenção pedagógica pelo método PANLEXIA. (Carga horária: 40h).
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO-PR, SME, Brasil.
2005 - 2005
Temas reloacionados as dificuldades de aprendizage. (Carga horária: 24h).
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO-PR, SME, Brasil.
2005 - 2005
Agenda 21. (Carga horária: 32h).
Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, SME-PMC, Brasil.
2003 - 2003
Curso: Construcionismo ? Linguagem LOGO e Internet. (Carga horária: 52h).
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO-PR, SME, Brasil.
2003 - 2003
Habilitação ao Magistério do Ensino Superior.. (Carga horária: 90h).
Centro de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão Bagozzi, CEPPEB, Brasil.
2001 - 2001
ARGILA "ESPELHO DA AUTO EXPRESSÃO". (Carga horária: 16h).
Clinica Imaggo, IMAGGO, Brasil.
1997 - 1998
Extensão universitária em Curso de Especialização em Terapia Familiar. (Carga horária: 360h).
CLÍNICA DE TERAPIA INTEGRADA, CTI, Brasil.
1986 - 1987
TEORIA E SOLFEJO MUSICAL. (Carga horária: 160h).
INSTITUTO DE MÚSICA CARLOS WESLEY, CARLOS WESLEY, Brasil.
1984 - 1986
Extensão universitária em LUDOTERAPIA. (Carga horária: 360h).
CLÍNICA PSYCHÉ ? ATENDIMENTO PSICOLÓGICO, PSYCHÉ, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Curitiba, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Especial, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1995 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Atendimento Terapêutico Educacional, Carga horária: 20


Consultório de Psicologia, CPC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40
Outras informações
Consultório de PSICOLOGIA


INSTITUTO TECNOLÓGICO E EDUCACIONAL (ITECNE), ITECNE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora em Curso de Pós Graduação, Carga horária: 12
Outras informações
Ministra módulos da área de Altas Habilidades/Superdotação.

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: COORDENADORA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO, Carga horária: 12
Outras informações
Coordena os Cursos de Pós Graduação em Educação Especial e Pós Graduação em Altas Habilidades/Superdotação.


Faculdades Itecne de Cascavel, ITECNE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: OUTROS, Enquadramento Funcional: COORDENAÇÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO


Instituto Tecnológico e Educacional de Curitiba, ITECNE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE PÓS GRADUAÇÃO
Outras informações
várias disciplinas


FACULDADES SÃO BRAZ, FSB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE PSICOLOGIA


COLÉGIO DA POLICIA MILITAR DO PARANÁ, CPM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: PALESTRANTE, Enquadramento Funcional: OUTROS
Outras informações
Palestra sobre ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO.


UNIVERSIDADE POSITIVO (UNICENP), UNICENP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora em Curso de Pós Graduação, Carga horária: 10
Outras informações
Ministra módulos da área de Altas Habilidades/Superdotação.


Nucleo terapêutico Menno Simons, NTMS, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1995
Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Psicóloga e Coordenadora do PAVA., Carga horária: 30


SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA NACIONAL, SETEBAN, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1987
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora de Psicologia, Carga horária: 3



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO-DOCÊNCIA-ENSINO ESPECIAL.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICOLOGIA-DOCÊNCIA-ENSINO SUPERIOR.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: AVALIAÇÃO E ATENDIMENTO.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICOLOGIA CLÍNICA-PSICOTERAPIA.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO: AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2007
Experiência Pedagógica- Concurso Agrinho, SENAR- Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TRANCOSO, B. S.2014TRANCOSO, B. S.; LOSS-SANTANA, H. . Socio-Emotional Development in Latin America: Promoting Positive Socio-emotional Development. The Journal of Latino-Latin American Studies, v. 6, p. 54-65, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
TRANCOSO, B. S.; LOOS-SANTANA, H. . Altas Habilidades/Superdotação e desenvolvimento socioemocional: A percepção de alunos superdotados - o que pensam sobre si mesmos.. 1. ed. Beau Bassin, Mauritânia: Novas Edições Acadêmicas, 2017. v. 1. 181p .

2.
FRIESEN, A. ; TRANCOSO, B. S. . CASAMENTO, ALÉM DE DANÇAS E LAMENTOS. 1ª. ed. CURITIBA: PRODUÇÃO INDEPENDENTE, 2015. v. 3000. 184p .

Capítulos de livros publicados
1.
TRANCOSO, B. S.. O DESEJO DA SUPERDOTAÇÃO E O DESEJO DO SUPERDOTADO: MITOS, CRENÇAS E PARADOXOS NA EDUCAÇÃO E AS CONSEQUENTES TENSÕES NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE. In: MOREIRA, L.C.; STOLTZ, T.. (Org.). ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, TALENTO, DOTAÇÃO E EDUCAÇÃO. 1ªed.CURITIBA: JURUÁ EDITORA, 2012, v. 1, p. 181-206.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TRANCOSO, B. S.. Nova forma para tratar a violência. Gazeta do Povo, Curitiba/PR, p. 19 - 19, 26 mar. 1995.

Apresentações de Trabalho
1.
TRANCOSO, B. S.. PROJETO FAZENDO ESCOLA. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
TRANCOSO, B. S.. Trabalhando com Metodologia de Projeto na Educação Especial. 2007. .

2.
TRANCOSO, B. S.. Inclusão, repensando a prática.. 2006. .

3.
TRANCOSO, B. S.. Temas e Ações cotidianas na Classe Especial. 2006. .

4.
TRANCOSO, B. S.. Temas e Ações cotidianas em Sala de Recursos. 2006. .

5.
TRANCOSO, B. S.. Dificuldades, Problemas, Distúrbios de Aprendizagem.. 2001. .

6.
TRANCOSO, B. S.. O co-regente na Escola organizada em ciclos de aprendizagem. 2000. .


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
TRANCOSO, B. S.; OLIVEIRA, Jair. ; BAMBIL, José. . CANTO A TRÊS. 1986 (Literatura).

2.
TRANCOSO, B. S.; Li . Sou Especial. 1984.

3.
TRANCOSO, B. S.; Li . Caminhos. 1984.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II SEMANA CIENTÍFICA DA FACULDADE SÃO BRAZ. 2015. (Outra).

2.
CONFERENCIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO (CONAE-2014). 2014. (Outra).

3.
II CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. COORDENAÇÃO DE MESA. 2014. (Congresso).

4.
II CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. 2014. (Congresso).

5.
VI ENCONTRO NACIONAL DO CONBRASD. COORDENAÇÃO DE MESA. 2014. (Congresso).

6.
VI ENCONTRO NACIONAL DO CONBRASD. 2014. (Encontro).

7.
X CONGRESSO IBEROAMERICANO DE SUPERDOTACIÓN TALENTO Y Y CREATIVIDAD. 2014. (Congresso).

8.
X CONGRESSO IBEROAMERICANO DE SUPERDOTACIÓN TALENTO Y Y CREATIVIDAD. COORDENAÇÃO DE MESA. 2014. (Congresso).

9.
IV ENCONTRO NACIONAL DO CONBRASD.RELAÇÕES ENTRE ASPECTOS IDENTITÁRIOS E DESEMPENHO ACADÊMICO NA PERSECTIVA DO ALUNO SUPERDOTADO. 2012. (Encontro).

10.
V ENCONTRO NACIONAL DO CONBRASD. 2012. (Encontro).

11.
V ENCONTRO NACIONAL DO CONBRASD.ENRIQUECIMENTO CURRICULAR- AS INTERFACES DA PESQUISA, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO. 2012. (Encontro).

12.
V ENCONTRO NACIONAL DO CONBRASD.PRODUÇÃO DE COMNHECIMENTO COMO RESULTADO DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS DESAFIADORAS. 2012. (Encontro).

13.
V ENCONTRO NACIONAL DO CONBRASD. 2012. (Encontro).

14.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE CRIATIVIDADE.INOVAÇÃO. 2011. (Congresso).

15.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE CRIATIVIDADE.INOVAÇÃO. 2011. (Congresso).

16.
I CONGRESSO INTERNACIONALSOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. ATEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, A TEORIA DE STERNBERG E AS AH/SD. 2010. (Congresso).

17.
I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. 2010. (Congresso).

18.
I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E TDAH. 2010. (Congresso).

19.
I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. CURITIBA EM VERSOS DE CRIANÇAS (DAS ATIVIDADES EXPLORATÓRIAS AO ENRIQUECIMENTO DE NÍVEL iii). 2010. (Congresso).

20.
I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. COORDENADOR DE PALESTRA. 2010. (Congresso).

21.
I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ATRAVÉS DOS SOFTWARS EDUCACIONAIS (Cmap Tools e Robolab.). 2010. (Congresso).

22.
IV ENCONTRO NACIONAL DO CONBRASD. 2010. (Encontro).

23.
IV ENCONTRO NACIONAL DO CONBRASD.COORDENADOR DE PALESTRA. 2010. (Encontro).

24.
IV ENCONTRO NACIONAL DO CONBRASD.APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÃO ORAL. 2010. (Encontro).

25.
IV ENCONTRO NACIONAL DO CONBRASD.ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. 2010. (Encontro).

26.
IV SEMINÁRIO DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO DA UFPR.ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. 2010. (Seminário).

27.
IV SEMINÁRIO DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO DA UFPR.COORDENADOR DE PALESTRA. 2010. (Seminário).

28.
IV SEMINÁRIO DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO DA UFPR. 2010. (Seminário).

29.
EDUCERE IX Congreso Nacional de Educação. 2009. (Congresso).

30.
III ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA. 2009. (Congresso).

31.
III SEMINÁRIO DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO - UFPR.ENRIQUECIMENTO CURRICULAR EM SALA DE RECURSOS - ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO.. 2009. (Seminário).

32.
IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE. 2009. (Congresso).

33.
V CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. O USO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS NO TRABALHO POR PROJETOS PARA ENRIQUECIMENTO CURRICULAR DE AUNOS SUPERDOTADOS.. 2009. (Congresso).

34.
V CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2009. (Congresso).

35.
V CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. O USO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS (CMAPTOOLS E ROBOLAB) NO TRABALHO POR PROJETOS PARA ENRIQUECIMENTO CURRICULAR DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO.. 2009. (Congresso).

36.
V CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2009. (Congresso).

37.
11º Encontro Internacional: DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS. 2008. (Encontro).

38.
Cultura popular numa perspectiva contemporânea. 2008. (Seminário).

39.
II CONGRESSO DE JOVENS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÃO ORAL. 2008. (Congresso).

40.
III CONGRESSO MERCOSUL SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÃO ORAL. 2008. (Congresso).

41.
III ENCONTRO NACIONAL DO CONBRASD. 2008. (Encontro).

42.
III Encontro Nacional do Conselho Brasileiro para Superdotação-CONBRASD..Altas Habilidades/Superdotação e Tecnologias Educacionais:. 2008. (Encontro).

43.
II SEMINÁRIO DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTACÃO DA UFPR.ENRIQUECIMENTO CURRICULAR EM SALA DE RECURSOS PARA ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. 2008. (Seminário).

44.
Oficina: Mapas Conceituais utilizando o software CMAP TOOLS. SME. 2008. (Oficina).

45.
Oficina: Webquest ? Internet Pedagógica.. 2008. (Oficina).

46.
SEP - SME - II Seminário de Artes. 2008. (Oficina).

47.
SEP - SME - I Seminário de Ciências e Tecnologia ? A geração digital e a aprendizagem.. 2008. (Seminário).

48.
SEP - SME - Tecnologias promissoras e emergentes para a Educação. 2008. (Outra).

49.
A Leitura e a Escrita de Espanhol na Sala de Aula. 2007. (Outra).

50.
Atendimento de alunos com Altas habilidade/Superdotação. 2007. (Outra).

51.
O Processo neurolinguístico da Aprendizagem. 2007. (Outra).

52.
Semana de Estudos Pedagógicos. 2007. (Outra).

53.
Semana de estudos Pedagógicos - Secretaria Municipal da educação.Projeto: PENSO DIFERENTE, SINTO COMO GENTE, FAÇO COMO POSSO! 2007. Semana de estudos Pedagógicos-SME.. 2007. (Outra).

54.
Semana de Estudos Pedagógicos - Secretaria Municipal da Educação.Sala de Recursos, uma proposta para atender alunos com Altas Habilidades/Superdotação. 2007. 2007. (Outra).

55.
Semana de Estudos Pedagógicos- Secretaria Municipal da Educação. 2007. (Outra).

56.
Semana de estudos Pedagógicos - Secretaria Municipal da Educação..Projeto: PENSO DIFERENTE, SINTO COMO GENTE, FAÇO COMO POSSO! 2007.. 2007. (Outra).

57.
Seminário final do Projeto Escola Universidade - PUC/PR.Projeto: PENSO DIFERENTE, SINTO COMO GENTE, FAÇO COMO POSSO!. 2007. (Seminário).

58.
II Encontro Nacional do Conselho Brasileiro para Superdotação-CONBRASD..Lego/Robótica, a inserção da Tecnologia nas Salas de Recursos para alunos Superdotados.. 2006. (Encontro).

59.
II Encontro Nacional do Conselho Brasileiro para Superdotação-CONBRASD..Sala de Recursos, uma proposta para atender alunos Superdotados em suas necessidades especiais.. 2006. (Encontro).

60.
O Aluno com Dificuldades Acentuadas Associadas a Condutas Típicas.. 2006. (Outra).

61.
Seminário de Educação, Inclusão e Direito à Diversidade. SME..Experiências em Sala de recursos com alunos Superdotados.. 2006. (Seminário).

62.
VI Congresso Iberoamericano de Superdotacion Talento y Creatividad.. 2006. (Congresso).

63.
XX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão/UFPR-2006..Projeto: CONTE COMIGO!. 2006. (Outra).

64.
Agenda 21. 2005. (Outra).

65.
Semana de Estudos Pedagógicos. 2005. (Outra).

66.
Seminário Final do Projeto Fazendo Escola - SME/UFPR.Projeto: Conte Comigo!. 2005. (Seminário).

67.
Congresso Internacional sobre Projetos. 2004. (Congresso).

68.
Seminário Final do Projeto Fazendo Escola. SME e UNICENP..Projeto ?Escola: Uma Janela para o Mundo?.. 2004. (Seminário).

69.
Simpósio sobre Dificuldades de Linguagem e Dislexia ? SME/Hospital de Clínicas/UFPR.. 2004. (Simpósio).

70.
Educação Especial: repensando a prática e assumindo desafios.. 2003. (Outra).

71.
Seminário Final do Projeto Fazendo Escola.PROJETO A VIDA CONVIDA. 2003. (Seminário).

72.
Seminars Families and Social Violence. 1993. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TRANCOSO, B. S.. VII ENCONTRO NACIONAL DO CONBRASD. 2016. (Congresso).

2.
TRANCOSO, B. S.. II SEMANA CIENTÍFICA DA FACULDADE SÃO BRAZ. 2015. (Outro).

3.
BARRERA, S. G. P. ; TRANCOSO, B. S. . VI ENCONTRO NACIONAL DO CONBRASD. 2014. (Congresso).

4.
BARRERA, S. G. P. ; TRANCOSO, B. S. . II CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. 2014. (Congresso).

5.
BARRERA, S. G. P. ; ALONSO, J. ; TRANCOSO, B. S. . X CONGRESSO IBEROAMERICANO DE SUPERDOTACIÓN, TALENTO Y CREATIVIDAD. 2014. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Dulcinéia Fernandes Ferreira. A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) PARA A INCLUSÃO ESCOLAR E CIDADÃ DO DEFICIENTE AUDITIVO. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA) - INSTITUTO TECNOLÓGICO E EDUCACIONAL (ITECNE). Orientador: Bartira Santos Trancoso.

2.
JOELMA NOGUEIRA FERNANDES. O ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: LIMITES E POSSIBILIDADES. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA) - INSTITUTO TECNOLÓGICO E EDUCACIONAL (ITECNE). Orientador: Bartira Santos Trancoso.

3.
Marcelo de Mello. A IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA) - INSTITUTO TECNOLÓGICO E EDUCACIONAL (ITECNE). Orientador: Bartira Santos Trancoso.

4.
Michelli Lichakouski. A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O PREPARO ADEQUADO DOS EDUCADORES. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA) - INSTITUTO TECNOLÓGICO E EDUCACIONAL (ITECNE). Orientador: Bartira Santos Trancoso.

5.
Silmara Bobeck Ishida. O PAPEL DO BRINCAR NA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA) - INSTITUTO TECNOLÓGICO E EDUCACIONAL (ITECNE). Orientador: Bartira Santos Trancoso.

6.
Ana Maria Chaves Viana. A IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA) - INSTITUTO TECNOLÓGICO E EDUCACIONAL (ITECNE). Orientador: Bartira Santos Trancoso.

7.
Maria Ivete da Silva Walek. O FENÔMENO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) E A INCLUSÃO ESCOLAR. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA) - INSTITUTO TECNOLÓGICO E EDUCACIONAL (ITECNE). Orientador: Bartira Santos Trancoso.

8.
Sarah Aline Roza. O ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: REVISITANDO DOCUMENTOS E PESQUISAS NO CENÁRIO NACIONAL. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA) - INSTITUTO TECNOLÓGICO E EDUCACIONAL (ITECNE). Orientador: Bartira Santos Trancoso.

9.
Inaiá de Souza. A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA OS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA) - INSTITUTO TECNOLÓGICO E EDUCACIONAL (ITECNE). Orientador: Bartira Santos Trancoso.

10.
Myrla Chela Magalhães de Oliveira. A BUSCA DE INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM UMA CLASSE DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA) - INSTITUTO TECNOLÓGICO E EDUCACIONAL (ITECNE). Orientador: Bartira Santos Trancoso.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
TRANCOSO, B. S.; LOOS-SANTANA, H. . Altas Habilidades/Superdotação e desenvolvimento socioemocional: A percepção de alunos superdotados - o que pensam sobre si mesmos.. 1. ed. Beau Bassin, Mauritânia: Novas Edições Acadêmicas, 2017. v. 1. 181p .


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARRERA, S. G. P. ; TRANCOSO, B. S. . VI ENCONTRO NACIONAL DO CONBRASD. 2014. (Congresso).

2.
BARRERA, S. G. P. ; TRANCOSO, B. S. . II CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. 2014. (Congresso).

3.
BARRERA, S. G. P. ; ALONSO, J. ; TRANCOSO, B. S. . X CONGRESSO IBEROAMERICANO DE SUPERDOTACIÓN, TALENTO Y CREATIVIDAD. 2014. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 17:20:12