Cirléia Pereira Barbosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3425389275119294
  • Última atualização do currículo em 10/12/2018


Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. Mestre em Educação Matemática (2011), Especialista em Educação Matemática (2007) e Licenciada em Matemática (2004) pela Universidade Federal de Ouro Preto. Foi professora da Educação Básica em escolas da rede pública de Ouro Preto de 2005 a 2011. Atuou como colaboradora em cursos de formação continuada de professores, promovidos pela Pró-Reitoria de Extensão da UFOP, entre 2008 e 2010. Atualmente, é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga. Enquanto pesquisadora, tem interesse pelas seguintes áreas: Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática, Investigações Matemáticas, Resolução de Problemas, Prática Pedagógica de Matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cirléia Pereira Barbosa
Nome em citações bibliográficas
BARBOSA, Cirléia Pereira

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga.
Rua Padre Alberico, 440
São Luiz
35570000 - Formiga, MG - Brasil
Telefone: (37) 33214094
Fax: (37) 33222330
URL da Homepage: http://formiga.ifmg.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Ensino de Ciências e Matemática.
Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
Título: Estágio Supervisionado na Licenciatura em Matemática: uma proposta de trabalho colaborativo,
Orientador: Celi Espasandin Lopes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2009 - 2011
Mestrado em Educação Matemática.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: O pensamento geométrico em movimento: um estudo com professores que lecionam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG),Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Ana Cristina Ferreira.
Palavras-chave: Educação Matemática; Pensamento Geométrico; Desenvolvimento Profissional; Professores dos anos iniciais.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2007
Especialização em Educação Matemática. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: Concepções de professores do Ensino Fundamental de Ouro Preto acerca da Matemática e do seu ensino e aprendizagem.
Orientador: Ana Cristina Ferreira.
2001 - 2004
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: Psicologia e Educação Matemática: um olhar sobre as pesquisas produzidas no Brasil.
Orientador: Ana Cristina Ferreira.
1998 - 2000
Ensino Médio (2º grau).
Escola Técnica Federal de Ouro Preto, ETFOP, Brasil.
1990 - 1997
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual Marília de Dirceu, EEMD, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Projeto Pedagógico de Curso (PPC). (Carga horária: 14h).
Carta Consulta, CC, Brasil.
2013 - 2013
A Teoria da Atividade sob diferentes perspectivas. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012 - 2013
OJS/SEER: oficina modular na web para editoração. (Carga horária: 30h).
Content Mind, CM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador (Projeto Universal do CNPq)
Outras informações
Pesquisadora do projeto "Mapeamento e estado da arte da pesquisa brasileira sobre o professor que ensina Matemática", coordenado pelo Professor Dr. Dario Fiorentini. O projeto foi certificado em 23/01/2017.


Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga, IFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMG - campus Formiga, .

Cargo ou função
Membro de Colegiado do Curso de Licenciatura em Matemática.
03/2012 - Atual
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Estágio Curricular Supervisionado I, II e IV
História da Matemática
Laboratório para o Ensino de Matemática
Metodologia do Trabalho Científico
Prática de Ensino I, II e IV
Tendências Metodológicas do Ensino de Matemática
02/2018 - 06/2018
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática II para os cursos técnicos integrados em Administração, Eletrotécnica e Informática
01/2013 - 03/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMG - campus Formiga, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Reformulação dos Projetos Pedagógicos do Curso de Licenciatura em Matemática.
2015 - 2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMG - campus Formiga, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Disciplinar do Corpo Discente.
12/2013 - 12/2013
Extensão universitária , IFMG - campus Formiga, .

Atividade de extensão realizada
Matemática e Dobradura: construindo a árvore de Natal do Campus Formiga (Projeto de Extensão).
08/2013 - 10/2013
Extensão universitária , IFMG - campus Formiga, .

Atividade de extensão realizada
Tratamento da Informação (disciplina ministrada no curso de Auxiliar Administrativo do Programa Mulheres Mil).
05/2013 - 05/2013
Extensão universitária , IFMG - campus Formiga, .

Atividade de extensão realizada
Raciocínio Lógico (disciplina ministrada no curso de Auxiliar Administrativo do Programa Mulheres Mil).
11/2012 - 12/2012
Extensão universitária , IFMG - campus Formiga, .

Atividade de extensão realizada
Curso: Desenvolvendo o pensamento geométrico através de materiais manipulativos (RENAFOR).

Escola Municipal Izaura Mendes, EMIM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor P2 - Matemática, Carga horária: 24
Outras informações
Atuou como professora efetiva lecionando Matemática para turmas de 6º a 9º anos do Ensino Fundamental.


Centro Federal de Educação Tecnológica de Ouro Preto, CEFET OURO PRETO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Professora substituta, Enquadramento Funcional: Matemática, Conteúdos Afins e Projetos, Carga horária: 40
Outras informações
Atuou como professora substituta lecionando Matemática para os cursos integrados em Edificações, Instrumentação Eletrônica e Mineração. Participou como professora do curso "Tópicos de Matemática", ofertado para alunos do primeiro ano dos cursos integrados.


Escola Estadual D. Pedro II, EEDP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Designada, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática PEB D3, Carga horária: 24
Outras informações
Atuou como professora designada lecionando Matemática para turmas do 1º e 3º anos do Ensino Médio.


Escola Estadual de Ouro Preto, EEOP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Designada, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática PEB D3, Carga horária: 24
Outras informações
Atuou como professora designada lecionando Matemática para turmas do 1º ao 3º anos do Ensino Médio.


Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Atuou como professora da disciplina "Prática de Ensino Fundamental II", ofertada para graduandos da Licenciatura em Matemática.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Tutoria, Enquadramento Funcional: Tutora a distância da Lic. em Matemática, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora a distância do curso de Licenciatura em Matemática - polo de João Monlevade - nas disciplinas: Prática de Ensino VII - Redação em Educação Matemática e Seminário VII - Apresentação dos Trabalhos. Tais disciplinas visavam a escrita e a apresentação do TCC.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora de projeto de extensão
Outras informações
Participou como professora colaboradora na elaboração e desenvolvimento do Projeto de Extensão "Aprendendo e Ensinando Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental", coordenado pela Profa. Dra. Ana Cristina Ferreira.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora de curso de extensão
Outras informações
Participou na elaboração e desenvolvimento do curso de extensão "Desenvolvendo conceitos geométricos através de atividades investigativas", coordenado pela Profa. Dra. Ana Cristina Ferreira.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora de curso de extensão
Outras informações
Participou como colaboradora na elaboração e desenvolvimento do curso de extensão "Desenvolvendo conceitos matemáticos através da Resolução e Formulação de Problemas", coordenado pela Profa. Dra. Ana Cristina Ferreira.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Tutoria, Enquadramento Funcional: Tutora a distância do Mídias na Educação
Outras informações
Atuou como tutora do Programa de Formação Continuada Mídias na Educação nos seguintes módulos: Integração em Mídias na Educação, Televisão e Vídeo, Rádio, Material Impresso, Informática e Internet, Gestão em Mídias.

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de projeto de extensão
Outras informações
Participou do Projeto de Extensão "Matemática na Escola", atuando como monitora em diversas atividades realizadas em escolas de Ouro Preto e região e em cursos para professores. Projeto coordenado pela Profa. Dra. Roseli de Alvarenga Corrêa.



Projetos de pesquisa


2013 - 2016
MAPEAMENTO E ESTADO DA ARTE DA PESQUISA BRASILEIRA SOBRE O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA
Descrição: Projeto de âmbito nacional que visa mapear, descrever e sistematizar as pesquisas brasileiras produzidas nos programas de Pós-Graduação stricto sensu das áreas de Educação e Ensino - de 2001 a 2012 - e que tem como foco de estudo o professor que ensina matemática. Pretende também descrever e compreender as problemáticas investigadas, os conceitos utilizados e as concepções epistemológicas que atravessa esse campo de pesquisa. Uma atenção especial deverá ser dada às pesquisas que investigam processos, práticas e aprendizagens profissionais. A proposta está sendo gestada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática (GEPFPM) - grupo interinstitucional, com sede na FE/Unicamp. Para o desenvolvimento deste projeto, o grupo contará com o apoio de pesquisadores de todas as regiões do país, prevendo duas fases distintas. A primeira consiste no fichamento e mapeamento das pesquisas em sete regiões do país: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro/Espírito Santo, e São Paulo. A segunda fase consiste na realização de estudos descritivos e analíticos de temáticas e problemáticas específicas do corpus de estudo, tendo por base o mapeamento produzido na primeira fase. Como produto final dessa pesquisa, está prevista a publicação de um e-book de livre acesso à comunidade acadêmica sobre os mapeamentos regionais produzidos no âmbito do Projeto e de artigos em periódicos nacionais e internacionais da área de Educação e um livro impresso contendo os estudos descritivos do estado da arte de temáticas e problemáticas específicas do campo da pesquisa sobre o professor que ensina matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Cirléia Pereira Barbosa - Integrante / Ana Cristina Ferreira - Integrante / Dario Fiorentini - Coordenador / Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid - Integrante / Adair Mendes Nacarato - Integrante / Carmen Lucia Brancaglion Passos - Integrante / Celi Espasandin Lopes - Integrante / Regina Célia Grando - Integrante / Renata Prenstteter Gama - Integrante / Rosana Giaretta Sguerra Miskulin - Integrante / Maria Aparecida Vilela Mendonça Pinto Coelho - Integrante / Eliane Matesco Cristovão - Integrante / Marisol Vieira Melo - Integrante / Vanessa Moreira Crecci - Integrante / Fernanda Assalin Borsari - Integrante / Patrícia Sandalo Pereira - Integrante / Wellington Lima Cedro - Integrante / Admur Severino Pamplona - Integrante / Andreia Maria Pereira de Oliveira - Integrante / Déa Nunes Fernandes - Integrante / Sueli dos Prazeres Santos - Integrante / Tadeu Oliver Gonçalves - Integrante / Itamar Miranda da Silva - Integrante / Rute Elizabete de Souza Rosa Borba - Integrante / Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira - Integrante / Maria Auxiliadora Vilela Paiva - Integrante / Ana Maria Carneiro Abrahão - Integrante / Flávia Cristina Figueiredo Coura - Integrante / Ettiène Cordeiro Guérios - Integrante / Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino - Integrante / Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes - Integrante / João Pedro Mendes da Ponte - Integrante / Marli Eliza Dalmazo Afonso de André - Integrante / Paola Sztajn - Integrante / Maria do Céu Roldão - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.


Projetos de extensão


2013 - 2013
Matemática e Dobradura: construindo a árvore de Natal do Campus Formiga
Descrição: O projeto visou à construção da árvore de Natal do campus Formiga, em que os enfeites foram confeccionados a partir de dobraduras de papel. Para o desenvolvimento da proposta, foram oferecidas - pelos alunos da Licenciatura em Matemática - oficinas à comunidade interna com o objetivo de ensinar algumas dobraduras. Essas oficinas ocorreram no próprio campus e contou com a orientação da proponente deste projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Cirléia Pereira Barbosa - Coordenador / Adeliene Aparecida Porto Garcia - Integrante / Aparecida dos Reis Eufrásio - Integrante / Cristiane Santos de Oliveira - Integrante / Fabiane Aparecida Fonseca - Integrante / Tarcyelle Célia dos Santos - Integrante.
2012 - 2013
Metodologias e Estratégias para a Sala de Aula de Matemática
Descrição: O Projeto, vinculado à Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais da Educação Básica (RENAFOR), tem por objetivo promover a formação continuada de professores que lecionam Matemática em escolas públicas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de Formiga (MG) e região..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Cirléia Pereira Barbosa - Integrante / Chrisley Bruno Ribeiro Camargos - Integrante / Denise Ferreira Garcia Rezende - Integrante / Ivan Reinaldo Meneghini - Integrante / Márcio Pironel - Integrante / Niltom Vieira Júnior - Integrante / Maria Elizabeth de Gouvêa - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Revista ForScience


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Formação@Docente


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRAZ, Suélen Costa2018BRAZ, Suélen Costa ; MIRANDA, Thamara Kristina ; BARBOSA, Cirléia Pereira . A utilização de jogos no ensino de Matemática: uma experiência com alunos do Ensino Médio. FORSCIENCE, v. 6, p. 1-20, 2018.

2.
FERREIRA, Ana Cristina2017FERREIRA, Ana Cristina ; OLIVEIRA, Ana Teresa de Carvalho Correa de. ; BARBOSA, Cirléia Pereira . O professor que ensina Matemática como foco de estudo em mestrados profissionais brasileiros. ZETETIKÉ (ON LINE), v. 25, p. 135, 2017.

3.
BARBOSA, Cirléia Pereira2015BARBOSA, Cirléia Pereira; LIMA, Augusto Elias ; COSTA NETO, Roberto ; SANTOS, Suyara . A utilização de jogos como metodologia de ensino da Matemática: uma experiência com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. ForScience, v. 3, p. 70-86, 2015.

4.
BARBOSA, Cirléia Pereira2013BARBOSA, Cirléia Pereira; FERREIRA, Ana Cristina . Saberes Profissionais e Pensamento Geométrico: o Caso de uma Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Acta Scientiae, v. 15, p. 93-112, 2013.

5.
BARBOSA, Cirléia Pereira2013BARBOSA, Cirléia Pereira; FERREIRA, Ana Cristina . Mobilizando o pensamento geométrico em um grupo de estudos: o caso da professora Vanda. Boletim GEPEM (Online), p. 55-69, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
BARBOSA, Cirléia Pereira; FERREIRA, Ana Cristina ; COURA, Flávia Cristina Figueiredo . Mapeamento da pesquisa mineira sobre o professor que ensina Matemática: principais tendências temáticas. In: Dario Fiorentini; Cármen Lúcia Brancaglion Passos; Rosana Catarina Rodrigues de Lima. (Org.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001 - 2012. 1ed.Campinas: FE/UNICAMP, 2016, v. 1, p. 177-212.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA, Cirléia Pereira. Estágio Supervisionado na Licenciatura em Matemática: uma proposta de trabalho colaborativo. In: XXII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática, 2018, Belo Horizonte. Anais do XXII EBRAPEM, 2018.

2.
BARBOSA, Cirléia Pereira; LOPES, Celi Espasandin. . O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UM PANORAMA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Foz do Iguaçu. Anais - VII SIPEM, 2018.

3.
FERREIRA, Ana Cristina ; COURA, Flávia Cristina Figueiredo ; BARBOSA, Cirléia Pereira . Uma análise da produção mineira sobre a licenciatura em Matemática considerando as teses e dissertações defendidas entre 2001 e 2012. In: VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Pirenópolis. Anais do 6º Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2015.

4.
BARBOSA, Cirléia Pereira; FERREIRA, A. C. . Investigando a mobilização do pensamento geométrico em um grupo de estudos: o caso da professora Andréa. In: V Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto, 2013, Ouro Preto/MG. Educação Matemática na sala de aula: múltiplos olhares sobre a prática pedagógica. Ouro Preto: Editora UFOP, 2013.

5.
BARBOSA, Cirléia Pereira; FERREIRA, A. C. . O pensamento geométrico em movimento: o caso Marta. In: V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012, Petrópolis. V SIPEM, 2012.

6.
BARBOSA, Cirléia Pereira. O pensamento geométrico em movimento: um estudo com professores que lecionam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG). In: 34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2011, Natal. 34ª Reunião Anual da ANPEd: Educação e Justiça Social, 2011.

7.
BARBOSA, Cirléia Pereira; FERREIRA, A. C. . Saberes Profissionais e Pensamento Geométrico: um estudo com professores que lecionam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG). In: XIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática, 2010, Campo Grande/MS. Diversidades e particularidades no cenário nacional. Campo Grande: Editora da UFMS, 2010. v. 1.

8.
BARBOSA, Cirléia Pereira; PATRONO, R. M. ; FERREIRA, A. C. ; BRETAS, J. L. . Desenvolvendo conceitos matemáticos através da Resolução e Formulação de Problemas. In: V Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2009, Lavras/MG. Práticas Educativas em Discussão, 2009.

9.
BARBOSA, Cirléia Pereira; PATRONO, R. M. . Funções afim e quadrática: um estudo utilizando o software geogebra. In: V Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2009, Lavras/MG. Práticas Educativas em Discussão, 2009.

10.
BARBOSA, Cirléia Pereira; PATRONO, R. M. ; FERREIRA, A. C. . Desenvolvendo conceitos matemáticos através da Resolução e Formulação de Problemas. In: IV Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto, 2009, Ouro Preto/MG. IV Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto, 2009.

11.
BARBOSA, Cirléia Pereira; FERREIRA, A. C. ; CASTRO, G. R. M. ; DIAS, B. A. . Desenvolvendo conceitos geométricos através de atividades investigativas. In: IX Semana da Matemática e I Semana da Estatística, 2009, Ouro Preto/MG. IX Semana da Matemática e I Semana da Estatística, 2009. v. 1. p. 317-325.

12.
BARBOSA, Cirléia Pereira; FERREIRA, A. C. . Psicologia e Educação Matemática: um olhar sobre as pesquisas produzidas no Brasil. In: IX Encontro Nacional de Educação Matemática, 2007, Belo Horizonte/MG. Diálogos entre a Pesquisa e a Prática Educativa, 2007.

13.
BARBOSA, Cirléia Pereira; FERREIRA, A. C. . Psicologia e Educação Matemática: um olhar sobre as pesquisas produzidas no Brasil. In: VI Semana da Matemática, 2006, Ouro Preto/MG. VI Semana da Matemática, 2006. p. 53-64.

14.
BARBOSA, Cirléia Pereira; VIANA, M. C. V. . A prática pedagógica dos professores do ICEB. In: VI Semana da Matemática, 2006, Ouro Preto/MG. VI Semana da Matemática, 2006.

15.
BARBOSA, Cirléia Pereira; FERREIRA, A. C. . Psicologia e Educação Matemática: um olhar sobre as pesquisas produzidas no Brasil nos últimos anos. In: III Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto, 2005, Ouro Preto/MG. III Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto, 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA, Cirléia Pereira. O Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP como um contexto de desenvolvimento profissional. In: V Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto, 2013, Ouro Preto/MG. Educação Matemática na sala de aula: múltiplos olhares sobre a prática pedagógica. Ouro Preto: Editora UFOP, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, Ana Cristina ; OLIVEIRA, Ana Teresa de Carvalho Correa de. ; BARBOSA, Cirléia Pereira ; COURA, Flávia Cristina Figueiredo . Uma análise da produção brasileira sobre o professor que ensina matemática realizada no âmbito dos mestrados profissionais de 2001 a 2012. In: VIII Congresso Iberoamericano de Educação Matemática, 2017, Madrid. VIII Congresso Iberoamericano de Educação Matemática, 2017.

2.
BARBOSA, Cirléia Pereira. Desenvolvendo o pensamento geométrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: V Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto, 2013, Ouro Preto/MG. Educação Matemática na sala de aula: múltiplos olhares sobre a prática pedagógica. Ouro Preto: Editora UFOP, 2013.

3.
BARBOSA, Cirléia Pereira; PASSOS, C. M. . Construção de Poliedros de Platão através de dobraduras. In: III Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2003, Belo Horizonte/MG. Desafios atuais do professor de Matemática, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
BARBOSA, Cirléia Pereira. Estágio Supervisionado na Licenciatura em Matemática: uma proposta de trabalho colaborativo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
BARBOSA, Cirléia Pereira; LOPES, Celi Espasandin. . O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UM PANORAMA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
BARBOSA, Cirléia Pereira. Saberes profissionais de futuros professores de Matemática: análise de uma proposta de Estágio Curricular Supervisionado realizada num contexto de trabalho compartilhado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BARBOSA, Cirléia Pereira. Construção de Poliedros de Platão com dobraduras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
BARBOSA, Cirléia Pereira; FERREIRA, A. C. . Investigando a mobilização do pensamento geométrico em um grupo de estudos: o caso da professora Andréa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BARBOSA, Cirléia Pereira. Desenvolvendo o pensamento geométrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
BARBOSA, Cirléia Pereira; FERREIRA, A. C. . O pensamento geométrico em movimento: o caso Marta. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
BARBOSA, Cirléia Pereira. Desenvolvendo o pensamento geométrico nos anos iniciais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
PATRONO, R. M. ; BARBOSA, Cirléia Pereira . Desenvolvendo o conceito de fração: uma proposta com o uso de materiais manipulativos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
BARBOSA, Cirléia Pereira. Saberes profissionais e pensamento geométrico: um estudo com professores que lecionam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BARBOSA, Cirléia Pereira. Saberes profissionais e pensamento geométrico: um estudo com professores que lecionam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BARBOSA, Cirléia Pereira; PATRONO, R. M. ; FERREIRA, A. C. . Investigações Matemáticas na sala de aula do Ensino Fundamental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
BARBOSA, Cirléia Pereira; PATRONO, R. M. . Desenvolvendo conceitos matemáticos através da Resolução e Formulação de Problemas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BARBOSA, Cirléia Pereira; PATRONO, R. M. . Investigações Matemáticas na sala de aula. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
BARBOSA, Cirléia Pereira; CASTRO, G. R. M. ; DIAS, B. A. . Desenvolvendo conceitos geométricos através de atividades investigativas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BARBOSA, Cirléia Pereira; PATRONO, R. M. . Funções afim e quadrática: um estudo utilizando o software geogebra. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
BARBOSA, Cirléia Pereira; PATRONO, R. M. . Desenvolvendo conceitos matemáticos através da Resolução e Formulação de Problemas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
BARBOSA, Cirléia Pereira; PATRONO, R. M. ; SILVA, V. C. . Analisando Gráficos das funções Seno e Cosseno usando o GEOGEBRA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
BARBOSA, Cirléia Pereira. Concepções de professores do Ensino Fundamental de Ouro Preto acerca da Matemática e do seu ensino e aprendizagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
BARBOSA, Cirléia Pereira. Investigar para aprender Matemática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
BARBOSA, Cirléia Pereira. Psicologia e Educação Matemática: um olhar sobre as pesquisas produzidas no Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
BARBOSA, Cirléia Pereira; VIANA, M. C. V. . A prática pedagógica dos professores do ICEB. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
BARBOSA, Cirléia Pereira. Psicologia e Educação Matemática: um olhar sobre as pesquisas produzidas no Brasil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
BARBOSA, Cirléia Pereira. Psicologia e Educação Matemática: Um olhar sobre as pesquisas produzidas no Brasil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
BARBOSA, Cirléia Pereira; PASSOS, C. M. . Construção de poliedros de Platão através de dobraduras. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
BARBOSA, Cirléia Pereira; VIANA, A. . Poliedros de Platão: um estudo a partir de dobraduras. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
BARBOSA, Cirléia Pereira; CARVALHO, A. M. ; JESUS, R. V. . O uso de jornais nas aulas de Matemática. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
BARBOSA, Cirléia Pereira; STAIB, F. F. ; SANTOS, S. G. . Pitágoras. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BARBOSA, Cirléia Pereira. O Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP como um contexto de desenvolvimento profissional. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
BARBOSA, Cirléia Pereira; Patrono, R. M. ; CORREIA, W. M. . Condução de Pesquisas em Educação Matemática. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
BORGES, Alex Eduardo Andrade ; BARBOSA, Cirléia Pereira ; SILVA, Danielli Ferreira ; BRAZ, Lúcia Helena Costa ; PAZ, Mônica Lana ; CARVALHO, Nícias José ; MELO, Maísa Kely . O Ensino e a Pesquisa em Matemática: algumas abordagens. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BARBOSA, Cirléia Pereira. Desenvolvendo o pensamento geométrico através de materiais manipulativos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BARBOSA, Cirléia Pereira. Desenvolvendo o pensamento geométrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma proposta de ensino para professores e formadores de professores. 2011. (Produto Educacional).

4.
BARBOSA, Cirléia Pereira; FERREIRA, A. C. . Aprendendo e ensinando Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
BARBOSA, Cirléia Pereira; FERREIRA, A. C. . Desenvolvendo conceitos geométricos através de atividades investigativas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
BARBOSA, Cirléia Pereira; PATRONO, R. M. ; FERREIRA, A. C. . Desenvolvendo conceitos matemáticos através da Resolução e Formulação de Problemas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
BARBOSA, Cirléia Pereira. Programa de Formação Continuada Mídias na Educação. 2007. .

8.
BARBOSA, Cirléia Pereira; CORREA, R. A. . Curso de Capacitação para Alfabetizadores de Jovens e Adultos do Programa Alfabetização Solidária. 2003. .

9.
BARBOSA, Cirléia Pereira; CORREA, R. A. . Curso de Capacitação para Alfabetizadores de Jovens e Adultos do Programa Alfabetização Solidária. 2002. .



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BARBOSA, Cirléia Pereira; PAZ, Mônica Lana da; CAMARGOS, Chrisley Bruno Ribeiro; TEIXEIRA, Vera Lúcia Alves. Processo Seletivo Simplificado - Professor Substituto - Edital 11/2018. 2018. Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga.

2.
BORGES, Alex Eduardo Andrade; BARBOSA, Cirléia Pereira; BRAZ, Lúcia Helena Costa. Processo Seletivo Simplificado - Professor Substituto - Edital 007/2015. 2015. Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga.

3.
BORGES, Alex Eduardo Andrade; BARBOSA, Cirléia Pereira; PAZ, Mônica Lana da. Processo Seletivo Simplificado - Professor Substituto - Edital 057/2015. 2015. Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga.

4.
BORGES, Alex Eduardo Andrade; CAMARGOS, C. B. R.; BARBOSA, Cirléia Pereira. Processo Seletivo Simplificado - Professor Substituto - Edital 005/2014. 2014. Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga.

5.
OLIVEIRA, Viviane Cristina Almada; BARBOSA, Cirléia Pereira; PIRONEL, M.; OLIVEIRA, Márcia Soares de. Concurso Público de Provas e Títulos - Professor Efetivo - Edital 46/2014. 2014. Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Evento comemorativo dos dez anos do Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática. 2018. (Outra).

2.
Encontro de Produção Discente - Programas MINTER e DINTER.Saberes profissionais de futuros professores de Matemática: análise de uma proposta de Estágio Curricular Supervisionado realizada num contexto de trabalho compartilhado. 2017. (Encontro).

3.
I MEI - Metodologias de Ensino Inovadoras. 2017. (Encontro).

4.
V Encontro do PIBID - IFMG.Construção de Poliedros de Platão com dobraduras. 2016. (Encontro).

5.
II Seminário do Projeto Universal: Mapeamento e estado da arte da pesquisa brasileira sobre o professor que ensina Matemática.Mapeamento da pesquisa sobre o professor que ensina Matemática e sua formação. 2015. (Seminário).

6.
VI Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. 2015. (Encontro).

7.
Seminário de Pesquisa: Mapeamento e estado da arte da pesquisa brasileira sobre o professor que ensina matemática. 2014. (Seminário).

8.
V Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. 2014. (Encontro).

9.
V Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto.O Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP como um contexto de desenvolvimento profissional. 2013. (Encontro).

10.
III Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática.Desenvolvendo o pensamento geométrico nos anos iniciais. 2012. (Encontro).

11.
V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.O pensamento geométrico em movimento: o caso Marta. 2012. (Seminário).

12.
II Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. 2011. (Encontro).

13.
Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática.Saberes profissionais e pensamento geométrico: um estudo com professores que lecionam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG). 2010. (Encontro).

14.
XIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática.Saberes profissionais e pensamento geométrico: um estudo com professores que lecionam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG). 2010. (Encontro).

15.
X Semana da Matemática e II Semana da Estatística.Investigações Matemáticas na sala de aula do Ensino Fundamental. 2010. (Oficina).

16.
IV Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto.Desenvolvendo Conceitos Matemáticos Através da Resolução e Formulação de Problemas. 2009. (Encontro).

17.
IX Semana da Matemática e I Semana da Estatística.Desenvolvendo conceitos geométricos através de atividades investigativas. 2009. (Encontro).

18.
V Encontro Mineiro de Educação Matemática.Desenvolvendo conceitos matemáticos através da Resolução e Formulação de Problemas. 2009. (Encontro).

19.
XIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática. 2009. (Encontro).

20.
I Encontro Regional de Educação Matemática de Ipatinga - MG.Analisando Gráficos das funções Seno e Cosseno usando o GEOGEBRA. 2008. (Encontro).

21.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Investigar para aprender Matemática. 2008. (Oficina).

22.
VIII Semana da Matemática.Concepções de professores do Ensino Fundamental de Ouro Preto acerca da Matemática e do seu ensino e aprendizagem. 2008. (Encontro).

23.
IX Encontro Nacional de Educação Matemática.Psicologia e Educação Matemática: Um olhar sobre as pesquisas produzidas no Brasil. 2007. (Encontro).

24.
VI Semana da Matemática.A prática pedagógica dos professores do ICEB. 2006. (Encontro).

25.
III Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto.Psicologia e Educação Matemática: Um olhar sobre as pesquisas produzidas no Brasil. 2005. (Encontro).

26.
V Semana da Matemática. 2004. (Encontro).

27.
III Encontro Mineiro de Educação Matemática.Construção de poliedros de Platão através de dobraduras. 2003. (Oficina).

28.
IV Semana da Matemática.Poliedros de Platão: um estudo a partir de dobraduras. 2003. (Oficina).

29.
II Congresso Internacional de Etnomatemática. 2002. (Congresso).

30.
III Semana da Licenciatura em Matemática.O uso de jornais nas aulas de Matemática. 2002. (Encontro).

31.
II Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto.Pitágoras. 2001. (Encontro).

32.
II Semana da Licenciatura em Matemática. 2001. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Karine Araújo Barroso. Funções afim usando o software GeoGebra: um estudo com alunos do 1º ano da EJA de uma escola pública de João Monlevade (MG). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Cirléia Pereira Barbosa.

2.
Habraão Lincoln Vilaça Silva. A Licenciatura em Matemática a distância do polo de João Monlevade (MG): um olhar sobre o curso da primeira turma. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Cirléia Pereira Barbosa.



Outras informações relevantes


Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Estatística e Matemática (GEPEEM) da Universidade Cruzeiro do Sul.

Foi avaliadora de resumos expandidos apresentados no Seminário de Pesquisa e Inovação (SEMPI), evento integrante da VII Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia do IFMG - Campus Formiga, realizada nos dias 23 a 26 de outubro de 2017.

Foi parecerista do VI Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do IFMG.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 10:43:05