Stephani Amanda Lukasewicz Ferreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6896869087048838
  • Última atualização do currículo em 21/11/2018


Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Epidemiologia pelo Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFRGS. Especialista em Controle de Infecção Hospitalar pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Atualmente trabalha como enfermeira da empresa Qualis-Soluções em Infectologia prestando assessoria de controle de infecção em hospitais de médio e pequeno porte. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Stephani Amanda Lukasewicz Ferreira
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA, S. A. L.;FERREIRA, STEPHANI AMANDA LUKASEWICZ;Stephani A Lukasewicz;Lukasewicz, Stephani A


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Epidemiologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Predictor factors for non-ventilated hospital-acquired pneumonia: a systematic review,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Patrícia Klarmann Ziegelmann.
Coorientador: Ricardo de Souza Kuchenbecker.
Palavras-chave: Infection control; Hospital-acquired pneumonia; Risk factors.
Grande área: Ciências da Saúde
2013 - 2015
Especialização em Controle de Infecção Hospitalar. (Carga Horária: 5775h).
Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
Título: Concordância de diferentes critérios de diagnóstico de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica em um hospital universitário.
Orientador: Loriane Rita Konkewicz.
Bolsista do(a): Ministério da Educação, ME, Brasil.
2008 - 2012
Graduação em Enfermagem.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Diagnósticos e cuidados de enfermagem implementados na prática clínica para pacientes receptores de transplante de rim.
Orientador: Isabel Cristina Echer.




Formação Complementar


2018 - 2018
Machine Learning e Data Science na Saúde. (Carga horária: 16h).
Fundação Médica do Rio Grande do Sul, FMRS, Brasil.
2017 - 2017
Ferramentas de Gestão da Qualidade para Serviços de Saúde. (Carga horária: 40h).
Organização Nacional de Acreditação - Associação, ONA, Brasil.
2016 - 2016
I Curso de Introdução à Prevenção e Controle de Infecção Relacionada à Assi. (Carga horária: 20h).
Hospital Moinhos de Vento, HMV, Brasil.
2016 - 2016
Curso Avançado em Controle de Infecção. (Carga horária: 27h).
Society for Healthcare Epidemiology of America, SHEA, Estados Unidos.
2015 - 2015
Curso de Revisão de Epidemiologia, Bioestatística. (Carga horária: 30h).
MW Consultoria Científica, MW CONSULTORIA, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Estágio observacional no SCIH. (Carga horária: 80h).
Hospital Mãe de Deus, HMD, Brasil.
2012 - 2012
Advanced English. (Carga horária: 75h).
Malvern House London, MHL, Grã-Bretanha.
2012 - 2012
Curso livre a distância Fundamentos de Eletrocardi. (Carga horária: 60h).
Portal Qualificar, PQ, Brasil.


Atuação Profissional



Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista IC HCPA, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Acadêmica de Enfermagem


Beneficência Hospitais, HBP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira do Serviço de Controle de Infecção, Carga horária: 44


Qualis Soluções em Infectologia, QUALIS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira de Controle de Infecção Hospitalar, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Projeto Imparare II - Busca ativa de Infecção hospitalar utilizando aprendizado de máquina
Descrição: As infecções hospitalares são um importante agravo com elevada morbi-mortalidade. O diagnóstico correto destas infecções é importante para a implementação de medidas preventivas e pode ser realizado por uma notificação passiva por parte dos profissionais, que têm baixa sensibilidade, ou por busca ativa destas infecções. Esta vigilância epidemiológica ativa é mais sensível, mas é demorada e gasta mais de 60% do tempo das atividades dos profissionais na revisão de prontuários de pacientes. Objetivando a produção de conhecimento e novas metodologias para aprimorar a eficácia da vigilância epidemiológica ativa das infecções hospitalares este estudo aborda um método de machine learning em que os dados se tornam disponíveis em uma ordem sequencial, atualizando nosso melhor preditor para dados futuros em cada etapa, em oposição às técnicas de machine learning em lote, que geram o melhor preditor aprendendo em todo o conjunto de dados de treinamento de uma só vez..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Stephani Amanda Lukasewicz Ferreira - Integrante / Rodrigo Pires dos Santos - Coordenador / Camila Hubner Dalmora - Integrante / Tiago Andres Vaz - Integrante.Financiador(es): Hospital Tacchini - Auxílio financeiro.
2016 - 2018
Fatores Preditores para o Desenvolvimento de Pneumonia Hospitalar não Associada à Ventilação Mecânica: Revisão Sistemática e Metanálise
Descrição: A pneumonia hospitalar não associada à ventilação mecânica (PNVM) é uma infecção importante associada a alta morbidade e mortalidade e que, por ser distinta da pneumonia que se desenvolve em pacientes em ventilação mecânica, precisa ter seus fatores preditores estabelecidos. Este trabalho tem como objetivo identificar, quantificar e sumarizar a evidência existente na literatura sobre os fatores preditores para PNVM em pacientes adultos admitidos em unidades de cuidados não intensivos. Uma busca sistemática da literatura será realizada no PubMed, Embase, Scopus e LILACS. Estudos caso-controle e de coorte avaliando os fatores de risco para PNVM em pacientes adultos serão selecionados de acordo com os critérios de inclusão pré-definidos. Metanálise será realizada para os fatores de risco para os quais os dados estiverem disponíveis em mais de um estudo. A ferramenta de avaliação do National Institute of Health para estudos de coorte e caso-controle será aplicada para avaliar a qualidade metodológica dos estudos incluídos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Stephani Amanda Lukasewicz Ferreira - Coordenador / Patrícia Klarmann Ziegelmann - Integrante / Ricardo de Souza Kuchenbecker - Integrante.
2014 - 2014
Concordância de diferentes critérios de diagnóstico de pneumonia associada à ventilação mecânica em pacientes internados em um hospital universitário
Descrição: Introdução: A Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAVM) é definida como aquela que surge 48-72h após a intubação endotraqueal e instituição de ventilação mecânica (VM) invasiva. Atualmente não há um padrão-ouro para a vigilância epidemiológica das PAVMs, ou seja, a maioria das definições utilizadas não possui sensibilidade e especificidade suficiente para estabelecer um diagnóstico acurado. Como diagnosticar a PAVM adequadamente ainda permanece um assunto controverso em pacientes criticamente enfermos. Atuamente existem três critérios diagnósticos que podem ser utilizados para o diagnóstico de PAVM: o critério do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), o Clinical Pulmonary Infection Score (CPIS) e o critério da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Objetivo: Este estudo se propõe, como objetivo geral, avaliar a concordância das diferentes estratégias diagnósticas (CPIS, critério do CDC e critério da ANVISA) quanto ao diagnóstico de PAVM em pacientes adultos internados no CTI do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) a partir de 48h de VM invasiva. São objetivos específicos: comparar as taxas de PAVM pelas diferentes estratégias diagnósticas; identificar a incidência de PAVM precoce e tardia nas diferentes estratégias diagnósticas; identificar se há associação entre o tempo de internação no CTI e o desenvolvimento de PAVM; identificar qual o microrganismo mais prevalente como agente etiológico da PAVM; identificar a incidência de mortalidade nos pacientes com diagnóstico de PAVM; comparar os desfechos associados aos episódios identificados a partir de cada estratégia diagnóstica. Métodos: Este será um estudo de coorte prospectivo realizado no HCPA. A população do estudo será constituída por todos os pacientes que internarem no CTI e serão amostra todos pacientes que estiverem internados no CTI com mais de 48h de VM no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2015. Os dados serão coletados no banco de dados de vigilância epidemiológica das PAVM da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HCPA por meio de um instrumento elaborado pelos próprios pesquisadores. Os dados serão analisados pelo Statistical Package for Social Sciences..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2012
Diagnósticos e cuidados de enfermagem implementados na prática clínica em pacientes submetidos ao transplante renal

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Isabel Cristina Echer em 14/12/2012.
Descrição: Projeto com objetivo de identificar os diagnósticos e cuidados de enfermagem mais frequentemente implementados na prática clínica para pacientes submetidos ao transplante renal..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Stephani Amanda Lukasewicz Ferreira - Integrante / Isabel Cristina Echer - Coordenador.
2009 - 2012
Fatores de risco para a ocorrência de complicações em pacientes submetidos ao transplante renal
Descrição: O trabalho busca identificar fatores associados com a incidência de complicações nos pacientes submetidos a transplante renal assim como conhecer os fatores associados às complicações e as re-internações destes pacientes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Stephani Amanda Lukasewicz Ferreira - Integrante / Isabel Cristina Echer - Coordenador / Ana Paula Almeida Corrêa - Integrante / Amália de Fátima Lucena - Integrante / Fabiana Bonemann Fehrenbach - Integrante / Michelli Cristina Silva de Assis - Integrante / Mara Regina Ferreira Gouvêa - Integrante / Marise Márcia These Brahm - Integrante / Roberto Ceratti Manfro - Integrante / José Alberto Rodrigues Pedroso - Integrante / Cássia dos Santos Teixeira - Integrante / Carolina de Castilhos Teixeira - Integrante / Nancy Tâmara Denicol - Integrante.
2008 - 2011
Prevalência de tabagismo e exposição tabágica ambiental na Escola de Enfermagem da UFRGS
Descrição: O objetivo do estudo é identificar a prevalência de tabagismo ativo e passivo, e as principais características dos funcionários, alunos e professores da Escola de Enfermagem em relação ao tabagismo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Stephani Amanda Lukasewicz Ferreira - Integrante / Isabel Cristina Echer - Coordenador / Ana Paula Almeida Corrêa - Integrante / Márcia Elaine Costa do Nascimento - Integrante.
2008 - 2010
PREVALÊNCIA DE TABAGISMO E EXPOSIÇÃO TABÁGICA AMBIENTAL EM FUNCIONÁRIOS DO HCPA
Descrição: O trabalho tem como objetivo Identificar a prevalência de tabagismo entre os funcionários do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Stephani Amanda Lukasewicz Ferreira - Integrante / Isabel Cristina Echer - Coordenador / Ana Paula Almeida Corrêa - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2010
Menção Honrosa de melhor pôster da 21ª Semana de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do.
2009
Menção Honrosa de melhor pôster da 29ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Hospital de Clínicas de Porto Alegre.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1DOS SANTOS, R. P.2018DOS SANTOS, R. P. ; DALMORA, C. H. ; Lukasewicz, Stephani A ; CARVALHO, O. ; DEUTSCHENDORF, C. ; LIMA, R. ; LEITZKE, T. ; CORREA, N. C. ; GAMBETTA, M. V. . Antimicrobial stewardship through telemedicine and its impact on multi-drug resistance. JOURNAL OF TELEMEDICINE AND TELECARE, v. 1, p. 1-7, 2018.

2.
3FERREIRA, STEPHANI AMANDA LUKASEWICZ2014FERREIRA, STEPHANI AMANDA LUKASEWICZ; ECHER, ISABEL CRISTINA ; LUCENA, AMÁLIA DE FÁTIMA . Nursing Diagnoses Among Kidney Transplant Recipients: Evidence From Clinical Practice. International Journal of Nursing Knowledge, v. 25, p. 49-53, 2014.

3.
5Amália de Fátima Lucena2013 Amália de Fátima Lucena ; Isabel Cristina Echer ; Michelli Cristina Silva de Assis ; FERREIRA, S. A. L. ; TEIXEIRA, Carolina e Castilhos ; Steinmetz, Q . Infectious complications in kidney transplant and its implicationsto nursing interventions: integrative review. Revista de Enfermagem da UFPE On Line, v. 07, p. 953-959, 2013.

4.
4CORREA, A. P. A.2013CORREA, A. P. A. ; BRAHM, M. M. T. ; TEIXEIRA, C. C. ; FERREIRA, S. A. L. ; MANFRO, R. C. ; Amália de Fátima Lucena ; ECHER, I. C. . Complicações durante a internação de receptores de transplante renal. REVISTA GAÚCHA DE ENFERMAGEM, v. 34, p. 46-54, 2013.

5.
2FERREIRA, S. A. L.2013 FERREIRA, S. A. L.; BRAHM, M. M. T. ; TEIXEIRA, C. C. ; CORREA, A. P. A. ; KUPLICH, N. M. ; LUCENA, A. F. ; ECHER, I. C. . Germes multirresistentes no pós-operatório de transplante renal. Journal of Infection Control, v. 2, p. 130-134, 2013.

6.
7ECHER, I. C.2011ECHER, I. C. ; CORREA, A. P. A. ; LUCENA, A. F. ; FERREIRA, S. A. L. ; KNORST, M.M. . Prevalence of smoking among employees of a university hospital. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 19, p. 179-186, 2011.

7.
8ECHER, I. C.2011ECHER, I. C. ; CORREA, A. P. A. ; FERREIRA, S. A. L. ; LUCENA, A. F. . Tabagismo em uma escola de enfermagem do sul do Brasil. TEXTO & CONTEXTO ENFERMAGEM, v. 20, p. 152-159, 2011.

8.
6FERREIRA, S. A. L.;FERREIRA, STEPHANI AMANDA LUKASEWICZ;Stephani A Lukasewicz;Lukasewicz, Stephani A2011FERREIRA, S. A. L.; TEIXEIRA, C. C. ; CORREA, A. P. A. ; LUCENA, A. F. ; ECHER, I. C. . Motivos que contribuem para indivíduos de uma escola de nível superior tornarem-se ou não tabagistas. REVISTA GAÚCHA DE ENFERMAGEM, v. 32, p. 287-293, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
KUPLICH, N. M. ; FERREIRA, S. A. L. . Conceitos e critérios diagnósticos das infecções relacionadas à assistência em saúde. In: Cassiana Gil Prates; Cláudio Marcel Stadñik. (Org.). Segurança do Paciente, Gestão de Riscos e Controle de Infecções Hospitalares. 1ªed.Porto Alegre: Moriá, 2016, v. , p. 71-.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, S. A. L.; LEITZKE, T. ; DALMORA, C. H. ; SANTOS, R. P. . REDUÇÃO DAS TAXAS DE PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA APÓS A IMPLANTAÇÃO DE UM BUNDLE COM A TELESSAÚDE. In: XII Sul Encontro de Controle de Infecção 2017, 2017, Gramado. Journal of Infection Control, 2017. v. 6. p. 21-22.

2.
FERREIRA, S. A. L.; KONKEWICZ, L. R. ; LISBOA, T. ; CARNIEL, A. C. S. ; SILVEIRA, D. T. . Concordância de diferentes critérios de diagnóstico de pneumonia associada à ventilação mecânica em pacientes internados em um hospital universitário. In: 35ª Semana Científica do HCPA - Ciência e Assistência: conhecimento transformando realidades, 2015, Porto Alegre. 35ª Semana Científica do HCPA - Anais. Porto Alegre: Clinical and Biomedical Research, 2015. v. 35. p. 289-290.

3.
FERREIRA, S. A. L.; PREVE, C. P. ; KONKEWICZ, L. R. ; SANTOS, R. P. . ANÁLISE DAS PNEUMONIAS ASSOCIADAS À VENTILAÇÃO MECÂNICA (PAVM) OCORRIDAS NA UTIs ADULTO DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE NOS ANOS DE 2012 E 2013. In: 25ª Semana de Enfermagem, 2014, Porto Alegre. 25ª Semana de Enfermagem. Porto Alegre: Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2014. v. 25. p. 158-158.

4.
PREVE, C. P. ; MURARO, L. O. ; FERREIRA, S. A. L. ; PIRES, M. R. . Análise da transmissão intrahospitalar de bronquiolites virais em unidades pediátricas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre no ano de 2013. In: 34ª Semana Cinetífica do HCPA: O estado da arte, 2014, Porto Alegre. 34ª Semana Cinetífica do HCPA: O estado da arte, 2014. v. 34. p. 61-62.

5.
FERREIRA, S. A. L.; PREVE, C. P. ; KONKEWICZ, L. R. ; SANTOS, R. P. . Pneumonias associadas à ventilação mecânica (PAVM) nas UTIs adulto do Hospital de Clínicas de Porto Alegre nos anos de 2012 e 2013. In: 34ª Semana Científica do HCPA: O estado da arte, 2014, Porto Alegre. 34ª Semana Científica do HCPA: O estado da arte, 2014. v. 34. p. 63-63.

6.
FERREIRA, S. A. L.; KONKEWICZ, L. R. ; SANTOS, R. P. ; CARNIEL, A. C. S. . Análise de 8 anos de incidência de pneumonias associadas à ventilação mecânica após implantação de um bundle de prevenção em um hospital universitário. In: XVI Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, 2014, Curitiba. XVI Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, 2014. v. 3. p. 109-109.

7.
FERREIRA, S. A. L.; KONKEWICZ, L. R. ; LISBOA, T. . Concordância de diferentes critérios de diagnóstico de pneumonia associada à ventilação mecânica em pacientes internados em um hospital universitário. In: XVI Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, 2014, Curitiba. XVI Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, 2014. v. 3. p. 109-109.

8.
FERREIRA, S. A. L.; KONKEWICZ, L. R. ; LISBOA, T. . Incidência de pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM) com diferentes critérios de diagnóstico em pacientes de um hospital universitário. In: XVI Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, 2014, Curitiba. XVI Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, 2014. v. 3. p. 110-110.

9.
FERREIRA, S. A. L.; PIRES, M. R. ; KONKEWICZ, L. R. ; KUPLICH, N. M. ; LOVATTO, C. G. ; MARQUES, R. B. ; SANTOS, R. P. . COQUELUCHE: SETE ANOS DE ACOMPANHAMENTO DOS CASOS NO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE. In: 33ª SEMANA CIENTÍFICA DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE, 2013, Porto Alegre. 33ª SEMANA CIENTÍFICA DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE. Porto Alegre: Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2013. v. 33. p. 155-155.

10.
FERREIRA, S. A. L.; PIRES, M. R. ; KUPLICH, N. M. ; KONKEWICZ, L. R. ; LOVATTO, C. G. ; MARQUES, R. B. ; SANTOS, R. P. . BRONQUIOLITES VIRAIS: SETE ANOS DE ACOMPANHAMENTO NO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE. In: 33ª SEMANA CIENTÍFICA DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE, 2013, Porto Alegre. 33ª SEMANA CIENTÍFICA DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE. Porto Alegre: Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2013. v. 33. p. 155-155.

11.
FERREIRA, S. A. L.; TEIXEIRA, C. C. ; ASSIS, M. C. S. ; LUCENA, A. F. ; ECHER, I. C. . Complicações em pacientes transplantados renais e sua implicação para as intervenções de enfermagem. In: 23ª Semana de Enfermagem: 40 anos de Enfermagem no HCPA: trajetória e desafios, 2012, Porto Alegre. 23ª Semana de Enfermagem: 40 anos de Enfermagem no HCPA: trajetória e desafios: anais, 2012.

12.
FERREIRA, S. A. L.; TEIXEIRA, C. C. ; GOUVEA, M. R. F. ; LUCENA, A. F. ; ECHER, I. C. . Diagnósticos de enfermagem identificados na prática clínica em pacientes transplantados renais. In: VI Simpósio do Processo de Enfermagem do HCPA, 2012, Porto Alegre. VI Simpósio do Processo de Enfermagem do HCPA: Processo de Enfermagem na Prática Clínica. Porto Alegre: HCPA, 2012. v. 6. p. 63-63.

13.
FERREIRA, S. A. L.; TEIXEIRA, C. C. ; CORREA, A. P. A. ; BRAHM, M. M. T. ; LUCENA, A. F. ; ECHER, I. C. . INFECÇÃO POR GERME MULTIRRESISTENTE EM PÓS-OPERATÓRIO DE TRANSPLANTE RENAL. In: 32ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2012, Porto Alegre. 32ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre: HCPA sem fronteiras Anais, 2012. v. 32. p. 33-33.

14.
FERREIRA, S. A. L.; TEIXEIRA, C. C. ; ECHER, I. C. ; KONKEWICZ, L. R. ; KUPLICH, N. M. ; SANTOS, R. P. . Estratégias de Prevenção na Transmissão de Germes Multirresistentes: educação aos profissionais de saúde. In: 22ª Semana de Enfermagem, 2011, Porto Alegre. 22ª Semana de Enfermagem - Educação e trabalho: desafios contemporâneos:resumos, 2011.

15.
TEIXEIRA, C. C. ; FERREIRA, S. A. L. ; ECHER, I. C. ; LUCENA, A. F. . Infecções por germe multirresistente em pacientes submetidos ao transplante renal. In: 31° Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre:40 anos produzindo conhecimento, 2011, Porto Alegre. Anais da 31° semana científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre:40 anos produzindo conhecimento. Porto Alegre: HCPA, 2011. v. 31. p. 52-52.

16.
FERREIRA, S. A. L.; ECHER, I. C. . Prevalência do tabagismo em uma escola de enfermagem do sul do Brasil. In: XXII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2010, Porto Alegre. Livro de resumos/XXII Salão de Iniciação Científica, XIX Feira de Iniciação à Inovaçao e ao Desenvolvimento Tecnológico, V Salão UFRGS Jovem, 2010.

17.
MARQUES, C. R. ; SILVA, P. S. ; BLOSS, T. ; TEIXEIRA, C. C. ; FERREIRA, S. A. L. . Ação-síntese: prevenindo dores lombares na comunidade da enfermagem. In: 21ª Semana de Enfermagem, 2010, Porto Alegre. 21ª Semana de Enfermagem - Compreender e construir redes de saúde:resumos, 2010.

18.
FERREIRA, S. A. L.; CORREA, A. P. A. ; TEIXEIRA, C. C. ; ECHER, I. C. . Motivos de professores, alunos e funcionários da escola de enfermagem da UFRGS para tornar-se ou não tabagista. In: 21ª Semana de Enfermagem, 2010, Porto Alegre. 21ª Semana de Enfermagem - Compreender e construir redes de saúde:resumos, 2010.

19.
CORREA, A. P. A. ; FERREIRA, S. A. L. ; TEIXEIRA, C. C. ; ECHER, I. C. . Prevalência do tabagismo na comunidade da escola de enfermagem da universidade federal do Rio Grande do Sul. In: 21ª Semana de Enfermagem, 2010, Porto Alegre. 21ª Semana de Enfermagem - Compreender e construir redes de saúde:resumos, 2010.

20.
FERREIRA, S. A. L.; TEIXEIRA, C. C. ; ECHER, I. C. ; LUCENA, A. F. ; FEHRENBACH, F. B. ; ASSIS, M. C. S. ; GOUVEA, M. R. F. ; BRAHM, M. M. T. ; TEIXEIRA, C. S. ; CORREA, A. P. A. . Fatores de risco para a ocorrência de complicações em pacientes submetidos ao transplante renal. In: 21ª Semana de Enfermagem, 2010, Porto Alegre. 21ª Semana de Enfermagem - Compreender e construir redes de saúde:resumos, 2010.

21.
TEIXEIRA, C. C. ; FERREIRA, S. A. L. ; MARQUES, C. R. ; BLOSS, T. ; MIRANDA, M. N. ; CROSSETTI. M.G.O. . Avaliação da dor de pacientes oncológicos adultos pelo enfermeiro: uma revisão integrativa. In: 21ª Semana de Enfermagem, 2010, Porto Alegre. 21ª Semana de Enfermagem - Compreender e construir redes de saúde:resumos, 2010.

22.
FERREIRA, S. A. L.; CORREA, A. P. A. ; TEIXEIRA, C. C. ; ECHER, I. C. . EXPOSIÇÃO AO FUMO PASSIVO NA COMUNIDADE DE UMA ESCOLA DE ENFERMAGEM DO SUL DO BRASIL. In: 30° Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2010, Porto Alegre. Anais da 30° Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Porto Alegre: HCPA, 2010. v. 30. p. 83-83.

23.
FERREIRA, S. A. L.; CORREA, A. P. A. ; ECHER, I. C. . Prevalência de tabagismo e exposição tabágica ambiental na escola de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. In: XXI Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2009, Porto Alegre. Livro de Resumos/XXI Salão de Iniciação Científica, XVIII Feira de Iniciação Científica da UFRGS, IV Salão UFRGS Jovem, 2009.

24.
CORREA, A. P. A. ; FERREIRA, S. A. L. ; ECHER, I. C. . Motivação para abandono do tabagismo em funcionários de um hospital universitário. In: XXI Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2009, Porto Alegre. Livro de resumos/XXI Salão de Iniciação Científica, XVIII Feira de Iniciação Científica da UFRGS, IV Salão UFRGS Jovem, 2009.

25.
CORREA, A. P. A. ; ECHER, I. C. ; FERREIRA, S. A. L. . PREVALÊNCIA DO TABAGISMO ASSOCIADA AO CARGO ASSISTENCIAL OU ADMINISTRATIVO. In: 29° Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2009, Porto Alegre. Anais da 29° Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Porto Alegre: HCPA, 2009. v. 29. p. 222-222.

26.
FERREIRA, S. A. L.; CORREA, A. P. A. ; ECHER, I. C. . NÍVEL DE INSTRUÇÃO COMO FATOR RELEVANTE PARA SER OU NÃO FUMANTE EM. In: 29° Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2009, Porto Alegre. Anais da 29° Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Porto Alegre: HCPA, 2009. v. 29. p. 223-223.

Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, S. A. L.. Ações de controle ambiental voltadas para a prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FERREIRA, S. A. L.. Cuidados com a manutenção dos dispositivos intravasculares. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FERREIRA, S. A. L.. Germes multirresistente no âmbito hospitalar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FERREIRA, S. A. L.. Pacientes com GMR. Cuidados no atendimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVI Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar e I Congresso Brasileiro de Controle de Infecção em Pediatria e Neonatologia. Fatores de risco para pneumonia hospitalar não associada à ventilação mecânica: revisão sistemática e metanálise. 2018. (Congresso).

2.
XVI Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar e I Congresso Brasileiro de Controle de Infecção em Pediatria e Neonatologia. 2018. (Congresso).

3.
17th Congress of the International Federation of Infection Control,. 2017. (Congresso).

4.
V Jornada de Estudos sobre Processamento de Produtos para Saúde - Segurança do Paciente no Processamento. 2017. (Encontro).

5.
XII Sul Encontro de Controle de Infecção 2017. 2017. (Congresso).

6.
XII Sul Encontro de Controle de Infecção 2017. REDUÇÃO DAS TAXAS DE PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA APÓS A IMPLANTAÇÃO DE UM BUNDLE COM A TELESSAÚDE. 2017. (Congresso).

7.
"XV Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. 2016. (Congresso).

8.
68º Congresso Brasileiro Enfermagem ? CBEn. PREVALÊNCIA DE DEFICIÊNCIA VISUAL AUTORREFERIDA NO BRASIL: RESULTADOS DA PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE 2013. 2016. (Congresso).

9.
Desinfecção de Ambientes Hospitalares. 2016. (Simpósio).

10.
IV Simpósio Internacional 3M de Acesso Vascular e I Simpósio do Time de Acessos Vasculares e Terapia Infusional da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. 2016. (Simpósio).

11.
Palestra Internacional - Johns Hopkins Medicine. 2016. (Outra).

12.
Preparo da pele em Foco: campos incisionais e a manutenção da superfície estéril. 2016. (Seminário).

13.
X Jornada do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar - SCIH e do VI Encontro do Serviço de Epidemiologia e Gerenciamento de Riscos - SEGER. 2016. (Encontro).

14.
35ª Semana Científica do HCPA.CONCORDÂNCIA DE DIFERENTES CRITÉRIOS DE DIAGNÓSTICO DE PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA EM PACIENTES INTERNADOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. 2015. (Outra).

15.
Como organizar e implementar um Programa de CIH. 2015. (Oficina).

16.
Desinfecção Química e Física: etapas do processo e monitoramento. 2015. (Encontro).

17.
IX Jornada do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e do V Encontro do Serviço de Epidemiologia e Gerenciamento de Riscos. 2015. (Encontro).

18.
XI Sul Encontro de Controle de Infecção e VIII Encontro Gaúcho de Microbiologia Aplicada ao Controle de Infecção. 2015. (Congresso).

19.
25ª Semana de Enfermagem do HCPA.Análise das pneumonias associadas à ventilação mecânica (PAVM) ocorridas nas UTIs aduto do Hospital de Clínicas de Porto Alegre nos anos de 2012 e 2013. 2014. (Outra).

20.
25ª Semana de Enfermagem do HCPA. 2014. (Outra).

21.
34ª Semana Científica do HCPA.Análise da transmissão intrahospitalar de bronquiolites virais em unidades pediátricas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre no ano de 2013. 2014. (Outra).

22.
34ª Semana Científica do HCPA.Pneumonias associadas à ventilação mecânica (PAVM) nas UTIs adulto do Hospital de Clínicas de Porto Alegre nos anos de 2012 e 2013. 2014. (Outra).

23.
I Jornada de Controle e Prevenção de Infecção Hospitalar. 2014. (Encontro).

24.
IV Jornada de Estudos sobre Processamento de Produtos para Saúde. 2014. (Encontro).

25.
Segurança em CME - Legislação Sanitária Vigente e Qualificação de Equipamentos. 2014. (Seminário).

26.
V Seminário de Esterilização e Controle de Infecção da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. 2014. (Seminário).

27.
X Simposium Internacional de la Asociación Española de nomenclatura, taxonomía y diagnósticos de enfermería.Cuidados de enfermería implementados para los pacientes receptores de transplante renal. 2014. (Simpósio).

28.
XVIII Jornada Internacional de Terapia Intensiva da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. 2014. (Outra).

29.
33ª Semana Científica do HCPA. 2013. (Outra).

30.
33ª Semana Científica do HCPA.Bronquiolites virais: sete anos de acompanhamento no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 2013. (Outra).

31.
33ª Semana Científica do HCPA.Coqueluche: sete anos de acompanhamento dos casos no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 2013. (Outra).

32.
Curso teórico-prático de reanimação cardiorrespiratória básica do adulto. 2013. (Outra).

33.
II Jornada de Controle de Infecção e Infectologia do Hospital São Lucas da PUCRS. 2013. (Outra).

34.
IV Simpósio de Infecções em Pacientes Transplantados. 2013. (Simpósio).

35.
IV Simpósio de Infecções em Pacientes Transplantados. 2013. (Oficina).

36.
Seminário Estadual de Influenza. 2013. (Seminário).

37.
VI Curso de Comunicação de Más Notícias. 2013. (Outra).

38.
XVIII Curso de Introdução à Bioética. 2013. (Outra).

39.
XXXII Encontro de Enfermagem do Hospital da Criança Santo Antônio - C. 2013. (Encontro).

40.
XXXII Encontro de Enfermagem do Hospital da Criança Santo Antônio - Curso Cuidados com Cateteres. 2013. (Encontro).

41.
23ª Semana de Enfermagem do HCPA. 2012. (Outra).

42.
23ª Semana de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Complicações infecciosas em transplantados renais e sua implicação para as intervenções de enfermagem. 2012. (Outra).

43.
32ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Infecção por germe multirresistente em pós-operatório de transplante renal. 2012. (Outra).

44.
32ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 2012. (Outra).

45.
32ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Motivos de reinternações de transplantados renais durante o primeiro ano pós transplante. 2012. (Outra).

46.
IV Jornada de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante. 2012. (Outra).

47.
NANDA International 40th Anniversary Conference. Nursing diagnoses in kidney transplant patients in a Brazilian university hospital. 2012. (Congresso).

48.
VI Simpósio do Processo de Enfermagem.Diagnósticos de enfermagem identificados na prática clínica em pacientes transplantados renais. 2012. (Simpósio).

49.
VI Simpósio do Processo de Enfermagem do HCPA. 2012. (Simpósio).

50.
22ª Semana de Enfermagem do HCPA.Complicações em pacientes submetidos ao transplante renal. 2011. (Outra).

51.
22ª Semana de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 2011. (Outra).

52.
III Jornada de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do HCPA.Complicações em pacientes transplantados renais internados em um hospital universitário do sul do Brasil. 2011. (Outra).

53.
Treinamento Prático em Reanimação Cardiorrespiratória Básica Pediátrica. 2011. (Outra).

54.
XIII Curso do Núcleo de Treinamento em Reanimação Cardiorrespiratória Adulto e Pediátrica. 2011. (Outra).

55.
XXIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS.Infecção por germe multirresistente durante a internação de pacientes transplantados renais. 2011. (Outra).

56.
21ª Semana de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Ação-síntese: prevenindo dores lombares na comunidade da enfermagem. 2010. (Outra).

57.
21ª Semana de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Avaliação da dor de pacientes oncológicos adultos pelo enfermeiro: uma revisão integrativa. 2010. (Outra).

58.
21ª Semana de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Fatores de risco para a ocorrência de complicações em pacientes submetidos ao transplante renal. 2010. (Outra).

59.
21ª Semana de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Motivos de professores, alunos e funcionários da escola de enfermagem da UFRGS para tornar-se ou não tabagista. 2010. (Outra).

60.
21ª Semana de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 2010. (Outra).

61.
21ª Semana de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Prevalência do tabagismo na comunidade da escola de enfermagem da universidade federal do Rio Grande do Sul. 2010. (Outra).

62.
30ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Exposição ao fumo passivo na comunidade de uma escola de enfermagem do sul do Brasil. 2010. (Outra).

63.
Clube de Revista da Enfermagem do HCPA. 2010. (Outra).

64.
I Jornada Acadêmica de Enfermagem UFRCSPA - Enfermagem Contemporânea: campos de atuação profissional. 2010. (Outra).

65.
XXII Salão de Iniciação Científica da UFRGS.Prevalencia do Tabagismo em uma escola de enfermagem do sul do Brasil. 2010. (Outra).

66.
29ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Artigos sobre a temática tabagismo publicados por enfermeiros brasileiros na última década: uma revisão sistemática. 2009. (Outra).

67.
29ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Prevalência de tabagismo associada ao cargo assistencial ou administrativo em um hospital universitário. 2009. (Outra).

68.
29ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Nível de instrução como fator relevante para ser ou não fumante em funcionários de um hospital universitário. 2009. (Outra).

69.
Décimo Salão de Extensão da UFRGS. 2009. (Oficina).

70.
Seminário Temático. 2009. (Seminário).

71.
Seminário Temático "Como Elaborar um Relatório Científico". 2009. (Seminário).

72.
Seminário Temático "Currículo Lattes". 2009. (Seminário).

73.
XXI Salão de Iniciação Científica da UFRGS.Motivação para abandono do tabagismo em funcionários de um hospital universitário. 2009. (Outra).

74.
XXI Salão de Iniciação Científica da UFRGS.Prevalência de Tabagismo e Exposição Tabágica Ambiental na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2009. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERREIRA, S. A. L.. 22ª Semana de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 2011. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 5:56:42