Otávio Cezarini Ávila

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4125866560351480
  • Última atualização do currículo em 30/11/2018


Doutorando em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduado em Comunicação Social - Relações Públicas na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e especialista em Comunicação Popular e Comunitária (UEL). Membro do grupo de pesquisa 'Diaspotics: Migrações Transnacionais e Comunicação Intercultural' e editor do site oestrangeiro.org, ligado ao grupo. Está presente no campo da educação e pesquisa há 8 anos, tendo atuado na educação formal e não-formal, em ensino fundamental, médio, técnico e superior. Sua pesquisa está ligada à comunicação intercultural, especialmente em sua interface com os estudos migratórios. Também tem interesse de pesquisa e experiência profissional em comunicação comunitária e produção de eventos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Otávio Cezarini Ávila
Nome em citações bibliográficas
ÁVILA, O. C.;ÁVILA, OTÁVIO CEZARINI


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Comunicação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Uma década de migração: o Brasil narrado pelos haitianos entre 2005-2015,
Orientador: Mohammed Elhajji.
Coorientador: -.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Comunicação; Migração; Interculturalidade.
2014 - 2016
Mestrado em COMUNICAÇÃO.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: O Haiti em Curitiba: um olhar interpretativo das práticas comunicativas dos haitianos no novo território,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Myrian Regina Del Vecchio de Lima.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia / Subárea: Componentes da Dinâmica Demográfica / Especialidade: Migração.
2011 - 2014
Especialização em Comunicação Popular e Comunitária.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA NA IGREJA: UM DEBATE POR DENTRO DA CATEQUESE.
Orientador: Luzia Yamashita Deliberador.
2007 - 2010
Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: A recepção da Publicidade Infantil: uma proposta mediadora das Relações Públicas.
Orientador: Regina Célia Escudero Cesar.




Formação Complementar


2014
Francês. (Carga horária: 120h).
Centro de Línguas UFPR, CELIN, Brasil.
2014
Francês. (Carga horária: 120h).
Centro de Línguas UFPR, CELIN, Brasil.
2012 - 2012
Fotografia - Arte e Técnica. (Carga horária: 30h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PR, SENAC/PR, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Atividades Rondonistas. (Carga horária: 36h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2005 - 2005
Oratória - Como falar em Público. (Carga horária: 15h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PR, SENAC/PR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno, Regime: Dedicação exclusiva.


Colégio Mãe de Deus, CMD, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Coordenador de Pastoral, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Educador de diversas oficinas de cunho religioso, inclusive a criação de uma rádio-escola junto aos alunos.


Centro Social Marista Ir. Acácio, CSM IR. ACÁCIO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Educador Social, Enquadramento Funcional: Educador de Educomunicação, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários, INTES-UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de comunicação, Carga horária: 30
Outras informações
Economia Solidária. Interface com diversas áreas do conhecimento na geração de renda de comunidades carentes.


Rádio UEL FM, UEL FM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de comunicação, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
DIASPOTICS: Migrações Transnacionais e Comunicação Intercultural
Descrição: A questão migratória não pode mais ser apreendida somente em termos de ausência e rupturas. Antigas diásporas e novos imigrantes dispõem, hoje, de sofisticadas tecnologias de informação e comunicação (TICs) que não apenas permitem a manutenção e consolidação dos laços identitários e afetivos para com a sociedade e cultura de origem, mas viabilizam e incentivam a construção de novos quadros comunitários (de ordem étnica, cultural, nacional, linguística e/ou confissional), tanto no plano local como transnacional. É verdade que a principal característica de nossa época é a sua estruturação em torno e em função dos meios de comunicação. A mesma sociedade contemporânea é marcada, por outro lado, pelo imperativo organizador de mobilidade humana e instantaneidade comunicacional. Fluxos e rastros (subjetivos e midiáticos / materiais e humanos) constituem, hoje, um nível imprescindível para a restituição dos mapas cognitivos do mundo no qual evoluímos e atuamos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (10) .
Integrantes: Otávio Cezarini Ávila - Integrante / Mohammed ElHajji - Coordenador / Catalina Revollo Pardo - Integrante / Catarina Gonçalves - Integrante / Guilherme Oliveira Curi - Integrante / Gabriela Azevedo de Aguiar - Integrante / Ana Elizabeth León Gonzalez - Integrante.
2014 - 2015
Representação das migrações contemporâneas na mídia paranaense
Descrição: A imigração é hoje uma problemática que instiga estudiosos de muitas áreas, da sociologia até economia e política. Os fluxos contemporâneos de pessoas têm rendido diversos estudos na América do Norte e Europa, já que nesses continentes a problemática é recente. Entretanto, as crises econômicas e sociais sentidas no hemisfério norte fez com que houvesse um movimento em sentido contrário ao que estavam acostumados países desenvolvidos da Europa e também os EUA. O fluxo de pessoas que entram nesses países tem diminuído ao mesmo tempo em que existe um aumento na imigração em países em pleno desenvolvimento como o Brasil. Com essa nova realidade, os meios de comunicação passam a focar esta problemática de forma mais efetiva. Por isso, esta pesquisa pretende analisar como são construídas as representações da imigração na mídia brasileira, em especial na televisão. Pretende-se observar, através de análise de conteúdo, que valores e atributos são associados aos imigrantes nos telejornais e qual o papel da televisão na criação do imaginário sobre imigração além de, através de um estudo de recepção, perceber como imigrantes e locais entendem a mensagem passada pelos telejornais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2014
NEFICS - Núcleo de Estudos de Ficção Seriada
Descrição: O NEFICS - "Núcleo de Estudos em Ficção Seriada" é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPR. O grupo tem o objetivo de aprofundar leituras, reflexões e estudos de caso acerca da ficção seriada brasileira, latino-americana e a advinda de outros países. Partindo da teledramaturgia, telenovela, minissérie, série, seriados e chegando às HQs e cinema, este núcleo pretende abarcar pesquisas vinculadas às questões como adaptações, processos produtivos e narrativos, matrizes culturais e representações sociais, estética da imagem, formatos e estilística da teledramaturgia, regimes estéticos de interação, estudos de produção e recepção, além de outras temáticas que direta ou indiretamente digam respeito às reflexões do grupo. Um dos objetivos específicos é fomentar a pesquisa junto à graduação em Comunicação Social..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Iconografia da ?Nova República?: Uma compreensão sócio-histórica da transição democrática brasileira a partir da charge na imprensa sindical
Descrição: PROJETO DE PESQUISA DESENVOLVIDO COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR E ANALISAR OS PRINCIPAIS FATOS ECONÔMICOS, POLÍTICOS E SOCIAIS DO PERÍODO DA HISTÓRIA BRASILEIRA CONHECIDO COMO "NOVA REPÚBLICA", A PARTIR DA PRODUÇÃO ICONOGRÁFICA DA IMPRENSA SINDICAL DOS TRABALHADORES, COM PRIORIDADE DE ANÁLISE PARA A PRODUÇÃO CHÁRGICA DOS SINDICATOS REPRESENTATIVOS DE CATEGORIAS INDUSTRIAIS VINCULADOS POLITICAMENTE À CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES (CUT). O PROJETO, POR SUA NATUREZA INTERDISCIPLINAR, CONTRIBUIRÁ PARA UMA COMPREENSÃO HISTÓRICA DO PERÍODO CONHECIDO COMO "NOVA REPÚBLICA", A PARTIR DE UMA REVISÃO HISTORIOGRÁFICA, POSSIBILITANDO UMA PROBLEMATIZAÇÃO DOS FUNDAMENTOS POLÍTICOS, SOCIAIS E CULTURAIS IDENTIFICADOS COMO CONSTITUIDORES DO PROCESSO DE "REDEMOCRATIZAÇÃO" BRASILEIRA. PRETENDE-SE, AINDA, DURANTE A REALIZAÇÃO DO REFERIDO PROJETO, ESTABELECER UMA SISTEMATIZAÇÃO CONCEITUAL SOBRE A CHARGE NA IMPRENSA SINDICAL E DESENVOLVER UMA METODOLOGIA PRÓPRIA PARA A ANÁLISE DE PRODUÇÕES ICONOGRÁFICAS..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
oestrangeiro.org
Descrição: Os objetivos do oestrangeiro.org podem ser resumidos da seguinte maneira: Apoiar os imigrantes, refugiados e estudantes estrangeiros no Brasil. Independentemente de sua origem, classe social, cor ou credo. Orientar, informar, dar a palavra a esses mesmos imigrantes e denunciar, quando é preciso, atitudes discriminatórias, preconceituosas ou contrárias aos princípios de respeito e dignidade humana. Dar a palavra aos cidadãos interessados pelo tema ou preocupados com a questão. Constituir um plataforma de atuação junto à mídia, sociedade civil e opinião publica. Agregar instituições sociais, políticas ou humanas implicadas na questão migratória no Brasil, como também colaborar com as redes de pesquisa que tem o fenômeno migratório como foco de ação e atuação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Otávio Cezarini Ávila - Integrante / Mohammed ElHajji - Coordenador / Catalina Revollo Pardo - Integrante / Catarina Gonçalves - Integrante / Gabriela Azevedo de Aguiar - Integrante.
2009 - 2010
QUALIFICAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS PRODUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE MULHERES ARTESÃS EM RECICLAGEM - AMAR
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - 2010
FORTALECIMENTO DOS PROCESSOS DE INCUBAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS (EES) DA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS (INTES) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - MDS
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - 2009
IMPLANTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE PESQUISAS SÓCIO-POLÍTICA, DE MERCADO E DE OPINIÃO PÚBLICA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Descrição: O projeto visa a implantação de um laboratório de pesquisas na UEL que atenda sob a perspectiva da Comunicação/Relações Públicas, as necessidades de conhecimento de questões relacionadas as áreas: social, política e de mercado de pequenas organizações, ONG's, Organizações sem fins lucrativos e comunidade universitária. Propõe o aprimoramento acadêmico através do desenvolvimento crítico da realidade social e política bem como o treinamento técnico da função pesquisa e o intercâmbio com a comunidade empresarial nas áreas pré-estabelecidas anteriormente. Quanto aos públicos atingidos busca pelo atendimento de suas necessidades de conhecimento e de informação estratégica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Professor homenageado, Curso Técnico Subsequente em Eventos IFPR.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ÁVILA, OTÁVIO CEZARINI2017 ÁVILA, OTÁVIO CEZARINI; DEL VECCHIO DE LIMA, MYRIAN . Uma análise interpretativa sobre as práticas comunicacionais nas construções identitárias dos migrantes haitianos em Curitiba-PR. In Texto (UFRGS. Online), v. 41, p. 152-172, 2017.

2.
DEL VECCHIO DE LIMA, MYRIAN2017DEL VECCHIO DE LIMA, MYRIAN ; FORT, M. ; ÁVILA, O. C. ; GERN, A. ; FIEBIG, M. F. . Ênfases jornalísticas na cobertura da COP 21 (Paris, 2015)nas versões norte-americana, brasileira e francesado site The Huffington Post. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 40, p. 77, 2017.

3.
DEL VECCHIO DE LIMA, M.2016DEL VECCHIO DE LIMA, M. ; ÁVILA, O. C. ; SILVA, A. R. . Aspectos da representação dos imigrantes haitianos no jornal Gazeta do Povo, de Curitiba/PR. In Texto (UFRGS. Online), v. 35, p. http://seer.ufr-75, 2016.

4.
ÁVILA, O. C.;ÁVILA, OTÁVIO CEZARINI2016ÁVILA, O. C.. Estudos culturais: de Gramsci aos fluxos migratórios contemporâneos. Temática (João Pessoa. Online), v. 12, p. 136-151, 2016.

5.
ÁVILA, O. C.;ÁVILA, OTÁVIO CEZARINI2016ÁVILA, O. C.; DELIBERADOR, L. Y. . Comunicação Comunitária na igreja: um debate por dentro da catequese. Comunicação & Informação (UFG), v. 19, p. 86, 2016.

6.
ÁVILA, O. C.;ÁVILA, OTÁVIO CEZARINI2015ÁVILA, O. C.; LEAO, S. R. C. . Patrícia Secco e a literatura machadiana: pressupostos freireanos e a contestação midiática. Temática (João Pessoa. Online), v. 11, p. 142-154, 2015.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ÁVILA, O. C.; ARAUJO, F. F. . Santuário de Tupãrenda recebe líderes e assessores do Jumas e vivencia mais uma Entrega de Túnica dos noviços dos Padres de Schoenstatt. Tabor em Páginas, 10 ago. 2010.

2.
ÁVILA, O. C.. Jumas Brasil escreve seu ideal. Tabor em Páginas, 01 jan. 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ÁVILA, O. C.. Sobre notícias e memórias do presente: o caso da conturbada Audiência Pública com Imigrantes na Assembleia Legislativa do Paraná. In: 6º Encontro Regional Sul de História da Mídia, 2016, Ponta Grossa. Anais do 6º Encontro Regional Sul de História da Mídia: mídia, fluxos migratórios e diásporas: perspectiva histórica. Ponta Grossa: UEPG, 2016.

2.
DEL VECCHIO DE LIMA, M. ; FORT, M. ; ÁVILA, O. C. ; GERN, A. ; FIEBIG, M. F. . Cadrages et projections de la couverture de la Cop 21 par les éditions française, américaine et brésilienne du Huffington Post. In: Journées D'Étude JADN - Les Nouvelles Figures de L'interdépendance, 2016, Lyon. Anais do Journées D'Étude JADN - Les Nouvelles Figures de L'interdépendance, 2016, 2016.

3.
ÁVILA, O. C.; FARIA, G. ; JAVORSKI, E. . O medo do estrangeiro: o vírus ebola no telejornalismo. In: XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul - INTERCOM SUL, 2015, Joinville/SC. XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul ? Joinville - SC ? 04 a 06/06/2015, 2015.

4.
ÁVILA, O. C.; ALMEIDA, P. F. . A representação atual dos imigrantes pela imprensa popular no Brasil: a atuação do Jornal Brasil de Fato. In: 6º Seminário Nacional de Sociologia e Política, 2015, Curitiba/PR. Seminário Nacional de Sociologia e Política, 2015.

5.
ÁVILA, O. C.; SANCHES, G. A. . A interface entre Pastorais em instituições de ensino e o papel das Relações Públicas. In: IX Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial - ECLESIOCOM, 2014, Londrina. Anais do IX Eclesiocom, 2014. v. 2.

6.
SILVA, A. R. ; ÁVILA, O. C. ; DEL VECCHIO DE LIMA, M. . A representação dos imigrantes haitianos no jornal Gazeta do Povo, de Curitiba/PR. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2014, Foz do Iguaçu. Anais Intercom, 2014.

7.
ÁVILA, O. C.. A gestação e os processos de apropriação de uma rádio escola no Colégio Mãe de Deus, em Londrina/PR. In: Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, 2013, Curitiba. -, 2013.

8.
ÁVILA, O. C.; ALMEIDA, P. F. . A interface entre comunicação e educação desenvolvida no Centro Social Marista de Londrina/PR em 2011. In: II Simpósio de Comunicação Popular e Comunitária, 2012, Londrina/PR. Desafios e Limites da Comunicação dos Trabalhadores no Brasil do Século XXI, 2012.

9.
ÁVILA, O. C.; SANCHES, G. A. . Comunicação e Economia Solidária: a valorização do trabalho para a promoção da cidadania. In: I Simpósio de Comunicação Popular e Comunitária, 2011, Londrina/PR. Comunicação Popular e Comunitária: História e Atualidade na Disputa pela Hegemonia, 2011.

10.
GUARIBA, A. M. ; SANTOS, G. A. ; ÁVILA, O. C. ; PIROLO, M. A. M. . As Redes de Relacionamento e seus Reflexos na Interação Social dos Jovens 1. In: INTERCOM Sul, 2009, Blumenau. INTERCOM, 2009.

11.
ÁVILA, O. C.; SILVA, A. ; PIROLO, M. A. M. . Internet: Isolamento Social dos Jovens ou uma Alternativa para a Transformação Social?. In: 5ª Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, 2009, Guarapuava. Mídia Cidadã, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ÁVILA, O. C.. Uma década de Brasil: Olhares pela Imprensa Haitiana entre 2005- 2015. In: V Simpósio de Pesquisa sobre Migrações, 2018, Rio de Janeiro. V Simpósio de Pesquisa sobre Migrações: Caderno de Resumos - Interculturalidade, comunicação e migrações transnacionais: fronteiras, políticas e cidadania. Rio de Janeiro: Périplos, 2018. p. 122-125.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ÁVILA, O. C.. Conceitos fundamentais dos estudos migratórios e a comunicação intercultural. In: VI Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas - América latina e o Mundo Globalizado: Crise, Perspectivas e Alternativas, 2018, Rio de Janeiro. VI Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas - América latina e o Mundo Globalizado: Crise, Perspectivas e Alternativas, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
ÁVILA, O. C.. ?Dialogando com Psicólogos e Sociedade sobre Refugiados, Migrantes e Apátridas?.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ÁVILA, O. C.. Comunidade, território e lugar na conceituação de comunicação comunitária. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
ÁVILA, O. C.. Estudos Culturais: de Gramsci aos fluxos migratórios contemporâneos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
ÁVILA, O. C.. A gestação e os processos de apropriação de uma rádio escola no Colégio Mãe de Deus, em Londrina/PR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ÁVILA, O. C.. 1º Simpósio Internacional sobre Migrações, Refúgios e Laços Culturais. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
ÁVILA, O. C.; DEL VECCHIO DE LIMA, M. . Em Tese | Comunicação no cotidiano dos haitianos (05/04/17). 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
ÁVILA, O. C.; ELYSEE, R. ; CASAGRANDE, M. M. . Interculturalidade, migração e refúgio. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
ÁVILA, O. C.; ELHAJJI, M. . oestrangeiro.org. 2018; Tema: Imigração e Refúgio. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
DMITRUK, E. J. ; ARAUJO JUNIOR, M. E. ; SANTOS, R. C. N. ; ÁVILA, O. C. ; UCHIMURA, G. C. ; FARIA, G. . Passo a passo: associação de moradores. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Primeiro Simpósio Internacional sobre Migrações, Refúgios e Laços Culturais.Apresentação do Grupo Diaspotics. 2018. (Simpósio).

2.
Encontro Regional de Estudantes de Relações Públicas.GT Relações Públicas. 2015. (Encontro).

3.
Seminario de Estudios Integrados del ambiente, territorio, economía social y solidaria y práctica de autogestión. 2015. (Seminário).

4.
IX Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial. A interface entre Pastorais em instituições de ensino e o papel das Relações Públicas. 2014. (Congresso).

5.
IX Conferência Brasileira de Mídia Cidadã.A gestação e os processos de apropriação de uma rádio escola no Colégio Mãe de Deus, em Londrina/PR. 2013. (Outra).

6.
III Mostra Cultural e de Iniciação à Pesquisa - Colégio Mãe de Deus. Consultor e Avaliador dos Projetos da Categoria Junior e Categoria Iniciação Científica. 2012. (Feira).

7.
II Mostra Cultural e de Iniciação à Pesquisa. Avaliador dos projetos da Categoria Junior e Categoria Iniciação Científica. 2012. (Feira).

8.
II Simpósio de Comunicação Popular e Comunitária.A interface entre comunicação e educação desenvolvida no Centro Social Marista de Londrina/PR em 2011. 2012. (Simpósio).

9.
I Simpósio de Comunicação Popular e Comunitária.Comunicação e Economia Solidária: a valorização do trabalho para a promoção da cidadania. 2011. (Simpósio).

10.
II Conferência Macro Regional de Economia Solidária. 2010. (Outra).

11.
VI Seminário de Economia Solidária INTES/UEL: Economia Solidária no cotidiano no da sociedade e da universidade.Fortalecimento e visibilidade da Economia Solidária através da Comunicação Popular. 2010. (Seminário).

12.
I Semana de Comunicação Social. 2009. (Outra).

13.
IV Jornada de Relações Públicas. 2009. (Outra).

14.
V Conferência Brasileira de Mídia Cidadã.Internet: Isolamento Social dos Jovens ou uma Alternativa para a Transformação Social?. 2009. (Outra).

15.
XXI Semana de História da UENP.Representação Iconográfica da Nova República: a greve na charge sindical (4h). 2009. (Oficina).

16.
Ciclo de debates "Comunicação e Mercado", Faculdade Pitágoras.Atuação do Relações Públicas. 2008. (Outra).

17.
I Encontro de Relações Públicas. 2008. (Encontro).

18.
III ECOS - Encontro de Comunicação Social. 2008. (Encontro).

19.
III Jornada Científica de Relações Públicas. 2008. (Outra).

20.
II Jornada de Relações Públicas UEL. 2007. (Outra).

21.
INTERCOM - XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2007. (Congresso).

22.
Relações Públicas: Cultura, Inteligência e Informação. 2007. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ÁVILA, O. C.. VII Jornada Científica e V Feira Tecnológica do IFPR - Campus Curitiba. 2017. (Congresso).

2.
ÁVILA, O. C.. II Seminário de Alinhamento Conceitual do PROFEPT. 2017. (Outro).

3.
ÁVILA, O. C.. Seminario de estudios integrados del ambiente, territorio, economía social y solidária y prácticas de gestión. 2015. (Congresso).

4.
ÁVILA, O. C.. III Simpósio de Comunicação Popular e Comunitária. 2014. (Outro).

5.
ÁVILA, O. C.. Encontro de Pesquisa em Comunicação. 2014. (Congresso).

6.
ÁVILA, O. C.. Encontro Paranaense Pelo Direito à Comunicação. 2014. (Outro).

7.
ÁVILA, O. C.; ALMEIDA, P. F. ; CASTANHO, P. Z. ; NICZAY, V. H. ; RIBEIRO, D. ; WONSY FILHO, A. M. . II Congresso de Comunicadores de Schoenstatt. 2012. (Congresso).

8.
SOROS, E. ; ÁVILA, O. C. . II Congreso Internacional de Comunicadores de Schoenstatt. 2012. (Congresso).

9.
ÁVILA, O. C.; NICZAY, V. H. ; OBERLE, G. F. ; WONSY FILHO, A. M. . I Congresso de Comunicadores de Schoenstatt. 2011. (Congresso).

10.
ÁVILA, O. C.. VI Seminário de Economia Solidária INTES/UEL: Economia Solidária no cotidiano da sociedade e da universidade. 2010. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
DEL VECCHIO DE LIMA, M.2016DEL VECCHIO DE LIMA, M. ; ÁVILA, O. C. ; SILVA, A. R. . Aspectos da representação dos imigrantes haitianos no jornal Gazeta do Povo, de Curitiba/PR. In Texto (UFRGS. Online), v. 35, p. http://seer.ufr-75, 2016.

2.
ÁVILA, O. C.;ÁVILA, OTÁVIO CEZARINI2016ÁVILA, O. C.. Estudos culturais: de Gramsci aos fluxos migratórios contemporâneos. Temática (João Pessoa. Online), v. 12, p. 136-151, 2016.

3.
ÁVILA, O. C.;ÁVILA, OTÁVIO CEZARINI2016ÁVILA, O. C.; DELIBERADOR, L. Y. . Comunicação Comunitária na igreja: um debate por dentro da catequese. Comunicação & Informação (UFG), v. 19, p. 86, 2016.

4.
ÁVILA, OTÁVIO CEZARINI2017 ÁVILA, OTÁVIO CEZARINI; DEL VECCHIO DE LIMA, MYRIAN . Uma análise interpretativa sobre as práticas comunicacionais nas construções identitárias dos migrantes haitianos em Curitiba-PR. In Texto (UFRGS. Online), v. 41, p. 152-172, 2017.

5.
DEL VECCHIO DE LIMA, MYRIAN2017DEL VECCHIO DE LIMA, MYRIAN ; FORT, M. ; ÁVILA, O. C. ; GERN, A. ; FIEBIG, M. F. . Ênfases jornalísticas na cobertura da COP 21 (Paris, 2015)nas versões norte-americana, brasileira e francesado site The Huffington Post. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 40, p. 77, 2017.


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
DMITRUK, E. J. ; ARAUJO JUNIOR, M. E. ; SANTOS, R. C. N. ; ÁVILA, O. C. ; UCHIMURA, G. C. ; FARIA, G. . Passo a passo: associação de moradores. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ÁVILA, O. C.. 1º Simpósio Internacional sobre Migrações, Refúgios e Laços Culturais. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
ÁVILA, O. C.; DEL VECCHIO DE LIMA, M. . Em Tese | Comunicação no cotidiano dos haitianos (05/04/17). 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
ÁVILA, O. C.; ELYSEE, R. ; CASAGRANDE, M. M. . Interculturalidade, migração e refúgio. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Redes sociais, websites e blogs
1.
ÁVILA, O. C.; ELHAJJI, M. . oestrangeiro.org. 2018; Tema: Imigração e Refúgio. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 6:15:46