Fernanda Monteiro de Castro Rezende

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5562668404232993
  • Última atualização do currículo em 08/04/2016


Possui Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP (2013), pós-graduação em Docência do Ensino Superior e Planejamento Educacional ESAB(2009) e graduação em Matemática pela Universidade Presidente Antônio Carlos UNIPAC (2004). Atualmente é Professora Adjunta IA de Cálculo, Equações Diferenciais, Álgebra Linear e Estatística e Probabilidade dos cursos de Engenharia da Faculdade Presidente Antônio Carlos-Conselheiro Lafaiete. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em ensino de Matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernanda Monteiro de Castro Rezende
Nome em citações bibliográficas
REZENDE, F. M.C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Presidente Antônio Carlos.
MG 482 - Km 3
Gigante
36400000 - Conselheiro Lafaiete, MG - Brasil
Telefone: (031) 37634000
URL da Homepage: URL da home page: www.unipaclafaiete.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em Educação Matemática.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: Desenvolvimento Profissional e Pensamento Probabilístico: estudo do Processo Vivido por um Grupo de Professores de Matemática de Conselheiro Lafaiete (MG),Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Professora Doutora Ana Cristina Ferreira.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2009
Especialização em Docência do Ensino Superior e Planejamento Educaci. (Carga Horária: 480h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
Título: Os Desafios da Educação Superior: Por uma Formação Universitária Democrática e de Qualidade.
Orientador: Beatriz Christo Gobbi.
2001 - 2004
Graduação em Licenciatura Plena em Matemática.
Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Brasil.
1995 - 1997
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Monsenhor Horta, MONSA, Brasil.




Formação Complementar


2010
Educação Matemática Superior. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2011 - 2011
Educação Matemática a Distância. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2010 - 2010
Etnomatemática. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Jeceaba, PMJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Secretária da Educação, Carga horária: 30


Escola Estadual General Sylvio Raulino de Oliveira, EEGSRO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Matemática Efetivo, Carga horária: 24


Colégio Professora Vânia Jadir, CPVJ, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor do ensino Fundamental, Carga horária: 24


Colégio Queluz de Minas, CQM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2008
Vínculo: Professor Regente, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica, Carga horária: 25


Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Aluna Mestrado, Enquadramento Funcional: Professor-pesquisador


Escola Estadual Isaura Ferreira, ISAURA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática Efetivo, Carga horária: 20


Unidade de Ensino Moderno, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática Aplicada, Carga horária: 16



Projetos de pesquisa


2012 - 2013
Desenvolvimento profissional e pensamento probabilístico na Educação Básica: estudo do processo vivido por um grupo de professores que ensinam Matemática em Conselheiro Lafaiete (MG)
Descrição: Pesquisa de Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. Palavras-chave: Desenvolvimento Profissional, Professores que lecionam Matemática, Pensamento Probabilístico, Educação Básica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
REZENDE, F. M.C.. Desenvolvimento Profissional e Pensamento Probabilístico: estudo do Processo Vivido por um Grupo de Professores de Matemática de Conselheiro Lafaiete (MG). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
REZENDE, F. M.C.; FERREIRA, A. C. . O Ensino de Probabilidade na Educação Básica: Análise da Produção de um Grupo de Estudos de Professores de Matemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
REZENDE, F. M.C.; COSTA. E. A. S. ( Evandro Alexandre da Silca Costa) ; GARCIA, F. T. (Fabiano Teixeira Garcia) . História da Matemática em foco: uma análise de livros didáticos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
REZENDE, F. M.C.. Desenvolvendo o Pensamento Probabilístico: experiências vividas por um grupo de Professores de Matemática de Conselheiro Lafaiet. 2013.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro deEnsino e Pesquisa em Educação Matemática. 2012. (Encontro).

2.
XVI EBRAPEM.Desenvolvimento Profissional e Pensamento Probabilístico: estudo do Processo Vivido por um Grupo de Professores de Matemática de Conselheiro Lafaiete (MG). 2012. (Encontro).

3.
II Encontro deEnsino e Pesquisa em Educação Matemática. 2011. (Encontro).

4.
III Colóquio de Educação Matemática.HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM FOCO: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS. 2011. (Outra).

5.
XV EBRAPEM.O Ensino de Probabilidade na Educação Básica: Análise da Produção de um Grupo de Estudos de Professores de Matemática. 2011. (Encontro).

6.
XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação em Educação Matemática.O Ensino de Probabilidade na Educação Básica: Análise da Produção de um Grupo de Estudos de Professores de Matemática. 2011. (Encontro).

7.
Mini-curso Projeto Qualidade Soma- PQS.Educação Matemática a serviço da Formação da Criança. 2004. (Oficina).

8.
Projeto Qualidade Soma.Por uma Matemática menos Teórica. 2003. (Oficina).

9.
XII Semana da Matemática.Mini- curso: Informática e Prática Docente. 2003. (Oficina).

10.
XI Semana da Matemática.Curso de Matemática Financeira. 2001. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Leonardo de Aquino Gomes. MODELO DE SIMULAÇÃO PARA AUXÍLIO DURANTE AS OPERAÇÕES DE LAVRA DE MINÉRIO DE FERRO NO CURTISSÍMO PRAZO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Minas) - Universidade Presidente Antônio Carlos. Orientador: Fernanda Monteiro de Castro Rezende.

2.
Tarcísio Weder de Sousa. ANÁLISE COMPARATIVA PARA ESCOLHA DO SISTEMA A SER UTILIZADO NO TERCEIRO SILO DE CARREGAMENTO DO TERMINAL FERROVIÁRIO ?X?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Minas) - Universidade Presidente Antônio Carlos. Orientador: Fernanda Monteiro de Castro Rezende.



Inovação



Produto tecnológico
1.
REZENDE, F. M.C.. Desenvolvendo o Pensamento Probabilístico: experiências vividas por um grupo de Professores de Matemática de Conselheiro Lafaiet. 2013.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 4:35:54