Alexandre Henrique Afonso Campos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0733636190059354
  • Última atualização do currículo em 17/01/2019


Graduação em Matemática (UFU - 2012), mestrado em Matemática (UFU - 2014). Atualmente, professor de matemática e leciona nos ensinos superior e médio. Já atuou nas linhas de pesquisa de Robótica Educacional, criação de objetos de aprendizagem na área da educação matemática. Em matemática pura, trabalhou com teoria dos códigos, mais especificamente esteganografia. Possui interesse também em geometria hiperbólica e programação em geral. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexandre Henrique Afonso Campos
Nome em citações bibliográficas
CAMPOS, A. H. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Uberaba.
Avenida Governador Rondon Pachêco, 2000
Lídice
38408100 - Uberlândia, MG - Brasil
Telefone: (34) 32925600
URL da Homepage: http://www.uniube.br/


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Matemática.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Estaganografia do Ponto de Vista da Teoria dos Códigos,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Guilherme Chaud Tizziotti.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Esteganografia; Teoria dos Códigos; Códigos Perfeitos; Protocolos Perfeitos; Códigos em Papel Molhado.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Esteganografia.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Teoria dos Códigos.
2007 - 2011
Graduação em Faculdade de Matemática.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Ensino e Aprendizagem de Robótica Educacional: Uma Perspectiva Matemática.
Orientador: Arlindo José de Souza Junior.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva. (Carga horária: 7056h).
36º Batalhão de Infantaria Motorizada, 36ºBIMTZ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Cálculo, Estatística e Geometria Analítica.

Atividades

02/2014 - 08/2016
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo
Estatística
Geometria Analítica

Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professor de Cálculo, Estatística, Metodologia do Ensino de Matemática e Oficinas de Práticas Pedagógicas.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Instrutor, Carga horária: 20

Atividades

05/2017 - 12/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, FAMAT.

Linhas de pesquisa
Cubo Mágico Educacional
02/2009 - 02/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, FAMAT.

Linhas de pesquisa
Robótica Educacional

Faculdade Pitágoras, UNIMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de cálculo, estatística e geometria analítica.



Linhas de pesquisa


1.
Robótica Educacional
2.
Cubo Mágico Educacional


Projetos de pesquisa


2010 - 2011
Robótica Educacional no Cotidiano da Escola
Descrição: Nesta pesquisa buscamos entender e realizar uma investigação dos saberes construídos pelos alunos do Ensino Fundamental de uma instituição pública com robótica educacional e tecnologia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Alexandre Henrique Afonso Campos - Coordenador / Arlindo José de Souza Júnior - Integrante / Fernando da Costa Barbosa - Integrante / Carlos Roberto Lopes - Integrante.

Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2017 - 2017
Cubo Mágico Educacional
Descrição: O projeto levará oficinas de cubo mágico para escolas públicas de Uberlândia. Nessas oficinas, os alunos aprenderão a resolver um cubo mágico utilizando um método simplificado. Professores parceiros em cada colégio serão instruídos a explorar conceitos inerentes. Um campeonato de cubo mágico será realizado para integrar a comunidade escolar e universitária.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Alexandre Henrique Afonso Campos - Integrante / Arlindo José de Souza Júnior - Coordenador / Francisco Jonas Camilo Lima - Integrante / Paula Bomfim Pinheiro - Integrante / Rafael Carreiro Campos - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Esteganografia.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Teoria dos Códigos.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Geometria e Topologia/Especialidade: Geometria Hiperbólica.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2008
Aspirante-a-Oficial da Reserva, 36º Batalhão de Infantaria Motorizada.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAMPOS, A. H. A.2015 CAMPOS, A. H. A.; TIZZIOTTI, G. C. . Esteganografia e o Método de Inserção por Matriz. Matemática e Estatística em Foco, v. 3, p. 90-103, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARIN, D. ; CAMPOS, A. H. A. . O uso de Tecnologia de informação e comunicação em um contexto interdisciplinar.. In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação e Culturas Populares, 2011, Uberlândia. Educação e cultura populares: produção de conhecimento e superação das desigualdades no Brasil, 2011.

2.
CAMPOS, A. H. A.; SOUZA JUNIOR, A. J. ; BARBOSA, F. C. ; CAMPOS, S. G. V. B. ; LOPES, C. R. . A Robótica Educacional no Contexto Escolar do Ensino Fundamental. In: XI Semana da Matemática e I Semana da Estatística, 2011, Uberlândia. Anais da XI Semana da Matemática e I Semana da Estatística, 2011.

3.
CAMPOS, A. H. A.; AGUSTINI, E. . Construções Hiperbólicas no Software de Geometria Dinâmica GeoGebra. In: XI Semana da Matemática e I Semana da Estatística, 2011, Uberlândia. Anais da XI Semana da Matemática e I Semana da Estatística, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROSA, A. H. ; SILVA, E. C. ; ALVES, A. J. ; CAMPOS, A. H. A. . GeoGebra nas Aulas de Cálculo na Perspectiva de Alunos. In: XVI SEMAT e VI SEMEST, 2016, Uberlândia. XVI Semana da Matemática e VI Semana da Estatística, 2016.

2.
CAMPOS, A. H. A.; AGUSTINI, E. . Construções Hiperbólicas no Software de Geometria Dinâmica GeoGebra. In: XI Semana da Matemática e I Semana da Estatística, 2011, Uberlândia. Anais da XI Semana da Matemática e I Semana da Estatística, 2011.

3.
CAMPOS, A. H. A.; SOUZA JUNIOR, A. J. ; BARBOSA, F. C. ; CAMPOS, S. G. V. B. ; LOPES, C. R. . A Robótica Educacional no Contexto Escolar do Ensino Fundamental. In: XI Semana da Matemática e I Semana da Estatística, 2011, Uberlândia. Anais da XI Semana da Matemática e I Semana da Estatística, 2011.

4.
MARIN, D. ; CAMPOS, A. H. A. . O uso de Tecnologia de informação e comunicação em um contexto interdisciplinar.. In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação e Culturas Populares, 2011. Educação e cultura populares: produção de conhecimento e superação das desigualdades no Brasil.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMPOS, A. H. A.. Utilização do Cubo Mágico no Contexto Educacional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CAMPOS, A. H. A.. Esteganografia e Protocolos Esteganográficos Construídos por Códigos Corretores de Erro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CAMPOS, A. H. A.; LIMA, R. S. . Geometria Hiperbólica no Software GeoGebra e Visualização de Gráfico de Funções no Disco de Poincaré. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CAMPOS, A. H. A.; CANDIDO, M. R. . Aproximações para o Número pi por Diferentes Áreas da Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CAMPOS, A. H. A.; AGUSTINI, E. . Hyperbolic Constructions with GeoGebra. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CAMPOS, A. H. A.; AGUSTINI, E. . Construções Hiperbólicas no Software de Geometria Dinâmica GeoGebra. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CAMPOS, A. H. A.; SOUZA JUNIOR, A. J. ; BARBOSA, F. C. ; CAMPOS, S. G. V. B. ; LOPES, C. R. . A Robótica Educacional no Contexto Escolar do Ensino Fundamental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MEDEIROS, A. ; SILVA, J. C. ; SILVA, J. A. N. ; CAMPOS, A. H. A. . Objetos de Aprendizagem e Ambientes Virtuais de Ensino: Contribuições para a EAD e para o Ensino Presencial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
CAMPOS, A. H. A.; MARIN, D. . O Uso da Tecnologia de Informação e Comunicação em um Contexto Interdisciplinar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
CAMPOS, A. H. A.. Aprenda a Montar um Cubo Mágico. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Semana de Matemática do Pontal & III Workshop de GeoGebra do Pontal. 2013. (Congresso).

2.
Curso de Atualização para Professores de Matemática do Ensino Médio. 2012. (Congresso).

3.
XI Semana da Matemática I Semana da Estatística. 2011. (Congresso).

4.
VII Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional. 2007. (Encontro).



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CAMPOS, A. H. A.. Utilização do Cubo Mágico no Contexto Educacional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CAMPOS, A. H. A.. Aprenda a Montar um Cubo Mágico. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


Programador em Python. Conhecimento de C e outras linguagens.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 17:48:17