Núbia Carla de Souza Silva

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  • Última atualização do currículo em 30/10/2018


Atualmente é bolsista de mestrado pela agência financiadora CAPES. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade em Educação pela UEG, Inhumas. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). É integrante do grupo de pesquisa Kadjót (Grupo Interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre tecnologias e educação) e COLLIGAT - [(Re)pensado a formação de professores de Ciências e Biologia]. Professora efetiva da secretaria de educação de Itauçu. Tem interesse na área de Educação com ênfase: Educação a distância (EaD), formação inicial de professores e ensino de ciências. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Núbia Carla de Souza Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, N. C. S.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Educação em Ciências e Matemática.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil. Orientador: Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2016 - 2017
Especialização em Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade em Educação. (Carga Horária: 420h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Título: ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E OS ASPECTOS TRANSDISCIPLINARES: conhecimento e aproximações.
Orientador: Yara Fonseca de Oliveira Silva.
2011 - 2014
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Título: O tema de sexualidade e saúde em escolas públicas de Anápolis, Goiás, por meio de um projeto de extensão universitária..
Orientador: Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar.
2007 - 2010
Curso técnico/profissionalizante.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Intr. aos fund. da pesq. sobre as relações entre as tecnol. e a educação. (Carga horária: 40h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Orientação Sexual na Escola. (Carga horária: 60h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
2012 - 2012
Minicurso Formação de P. para Educação [...]. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2012 - 2012
Minicurso Introd. a Bio. e Taxonomia das Briófitas. (Carga horária: 20h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2012 - 2012
Minicurso Algas e Cianob. como B. da Q. Ambiental. (Carga horária: 3h).
Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2012 - 2012
Minicurso Ensino de Biologia em E. Não Formais. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2012 - 2012
Minicurso Corpo, Gênero e Sexualidade [...]. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2012 - 2012
Oficina Manuseio de Materiais R. para Decoração. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2011 - 2011
Minicurso Teórico-prático de Diafanização. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2011 - 2011
Pensamento crítico e formulação de hipóteses científicas. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2011 - 2011
Minicurso Oficina: Plantio Vida Sustentável. (Carga horária: 3h).
Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2011 - 2011
Como interagir-se ao Educar na Cultura Digital?. (Carga horária: 3h).
Centro de Formação dos Profissionais em Educação de Anápolis, CEFOPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de extensão, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto: CEPE - Corpo editorial de produção extensionista - ciências exatas e da Terra.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto: O núcleo da Casa Brasil de Anápolis, a comunidade anapolina e a pesquisa acadêmica

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PVIC, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto de Pesquisa: A formação de professores para o trabalho em espaços não formais de aprendizagem

Atividades

08/2014 - 12/2014
Outras atividades técnico-científicas , Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas - UnUCET, Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas - UnUCET.

Atividade realizada
Monitora da disciplina de Ecologia I.
08/2013 - 02/2014
Outras atividades técnico-científicas , Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas - UnUCET, Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas - UnUCET.

Atividade realizada
Monitoria da disciplina Zoologia de Vertebrados II - Turma de Ciências Biológicas UEG.
08/2013 - 12/2013
Outras atividades técnico-científicas , Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas - UnUCSEH, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas - UnUCSEH.

Atividade realizada
Monitora da disciplina Zoologia de Vertebrados I.
01/2013 - 08/2013
Outras atividades técnico-científicas , Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas - UnUCET, Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas - UnUCET.

Atividade realizada
Monitoria da disciplina Biologia Celular - Turma de Ciências Biológicas UEG.
08/2012 - 07/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas - UnUCET, .

Linhas de pesquisa
Formação de professores
08/2011 - 12/2011
Outras atividades técnico-científicas , Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas - UnUCET, Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas - UnUCET.

Atividade realizada
Monitoria da disciplina Biologia Celular - Turma de Ciências Biológicas UEG..
11/2011 - 11/2011
Outras atividades técnico-científicas , Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas - UnUCSEH, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas - UnUCSEH.

Atividade realizada
Monitora do Seminário de Educação, Linguagem e Tecnologias.
08/2011 - 08/2011
Outras atividades técnico-científicas , Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas - UnUCSEH, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas - UnUCSEH.

Atividade realizada
Monitor no evento "Conhecendo a UEG 2011/02".

Secretaria Municipal de Ciência Tecnologia & Inovação - Anápolis GO, SMCT&I, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: CNPq/CAPES, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolvimento do projeto: Avaliação Sensorial de Alimentos Utilizados em Colégio do Município de Inhumas-GO

Atividades

08/2009 - 07/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Inhumas, .


Colégio Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho, CEARVF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 60


Escola Municipal Cesário Lopes de Oliveira, EMCLO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Avaliação sensorial de alimentos
2.
Formação de professores


Projetos de pesquisa


2012 - 2013
A formação de professores para o trabalho em espaços não formais de aprendizagem
Descrição: A educação não formal é destinada a toda comunidade, abrange tanto a população que deve estar no processo formal como quem não está mais vinculado à escola. Essa modalidade pode ser desenvolvida por diversos segmentos da sociedade, como associação de bairros, ONG e instituições públicas de ensino, através dos trabalhos de extensão universitária. Neste sentido, o presente trabalho almeja pesquisar qual a formação e objetivos dos acadêmicos, de diversas graduações e instituições de ensino superior, ao desenvolverem suas atividades em dois projetos de extensão da secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Anápolis, os projetos ?Ciência Móvel? e ?Casa Brasil?. Além disso, este projeto busca avaliar a aceitação e aproveitamento deste trabalho pelas comunidades atendidas. A pesquisa qualitativa contará com uma revisão bibliográfica sobre os princípios da educação não-formal, a extensão universitária e os projetos supracitados, bem como com entrevistas semi-estruturadas aos envolvidos nos projetos, sejam eles acadêmicos e comunidade. Os resultados após analisados nos permitirão compreender as motivações e expectativas dos acadêmicos envolvidos em projetos de extensão. Além disso, esse estudo apontará as percepções da comunidade para as atividades de extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Avaliação Sensorial de Alimentos Utilizados em Colégio do Município de Inhumas ? GO
Descrição: O PNAE é um programa do Ministério da Educação e Cultura- MEC responsável por atender com qualidade aos alunos do Ensino Pré-escolar e Fundamental da Rede Oficial, o que inclui o preparo e fornecimento da ?merenda escolar? devendo ter índice de aceitabilidade dos cardápios, por parte dos alunos, superior a 85%. Sabe-se que a alimentação desempenha papel primordial durante todo o ciclo de vida dos indivíduos e principalmente na fase infantil. A aceitação da alimentação pelas crianças e adolescentes é um dos principais fatores que determinam à qualidade dos serviços de alimentação das escolas, portanto pesquisas de preferências alimentares são fundamentais para averiguar essa aceitação. Assim, o objetivo desta pesquisa foi realizar a análise sensorial dos alimentos servidos na merenda em Colégio do município de Inhumas ? GO no período de Agosto/2009 a Julho/2010. Selecionou-se a turma do 6º Ano ?A?, período matutino (Ensino Fundamental), perfazendo um total de 41 alunos para as avaliações da pesquisa. Os dados foram obtidos a partir da pesagem e anotação do alimento a ser servido, para o cálculo do índice de aceitabilidade, seguido da avaliação sensorial com aplicação dos formulários com escala hedônica de 7 pontos. Os dados coletados foram tabulados no Microsoft Excel 2010, analisados e comparados através de tabelas e gráficos. Os resultados obtidos mostraram maior preferência dos alunos aos cardápios com panificações, tendo 98% de aceitação para o pão de queijo, 97% para o pão com carne e 97% para o sonho. Já os outros tipos de preparações, as que tiveram o máximo de aceitação foram: arroz amarelinho com salada 88%, o arroz amigos de Goiás 88% e caldo de feijão 3, também com 88%. O índice aceitabilidade da merenda no colégio é regular, visto que há grande resistência dos alunos por alguns tipos de cardápios..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2014
Corpo Editorial de Produção Extensionista - CEPE
Descrição: A partir das atividades desenvolvidas na ação extensionista o aluno envolvido estará contribuindo para um desenvolvimento e comunicação mais eficaz da comissão editorial da Pró-Reitoria de extensão, além de agregar ao bolsista maior capacidade de lidar com as questões de edição e formatação de trabalhos científicos. Atividades Desenvolvidas pelos Bolsistas: - Enviar e controlar o recebimento de email dos oito professores do CEPE - Organizar por área os trabalhos científicos recebidos e encaminhar aos pareceristas - Formatar os trabalhos recebidos dentro das normas da ABNT seguindo o rigor do CEPE - Elaborar folders de divulgação - Elaborar layout dos anais dos eventos da PrE e das ações de extensão - Organizar os arquivos para a gravação dos CDs dps anais de eventos - Organizar os arquivos para a impressão dos materiais dos anais - Organizar os arquivos para o lançamento online na plataforma da PrE Assessorar a gerência de extensão e a coordenação do CEPE Organizar a listagem das produções científicas ..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Núbia Carla de Souza Silva - Coordenador / Vinícius Costa e Silva - Integrante / Kelly Nobre Marra - Integrante / Miciele Sousa Primo - Integrante / Solange Xavier dos Santos - Integrante / Josana de Castro Peixoto - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual de Goiás - Bolsa.
2012 - 2013
O Núcleo Casa Brasil de Anápolis, a comunidade anapolina e a pesquisa acadêm
Descrição: O programa ?Casa Brasil? é um espaço comunitário de acesso universal, livre e gratuito, que visa promover a cidadania pela participação política e social, geração de oportunidades e trabalho, popularização da ciência e da cultura. Nesse sentido, esse projeto de extensão visou auxiliar a comunidade anapolina no que tange as questões ambientais, de sexualidade, ensino de Ciências e de educação tecnológica, a partir de cursos e oficinas oferecidas no Núcleo Casa Brasil de Anápolis. Além disso, o projeto objetivou possibilitar aos licenciandos em Ciências Biológicas uma formação mais efetiva e contextualizada. O estudo foi pautado nos teóricos renomados de cada uma das áreas em que serão oferecidas as oficinas. A pesquisa foi desenvolvida ao longo do processo de estruturação e execução de oficinas à comunidade local e escolar do entorno do Núcleo Casa Brasil de Anápolis. Com o desenvolvimento dessas atividades pode-se propiciar uma formação crítica dos envolvidos bem como a melhoria de qualidade de vida da comunidade local..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Núbia Carla de Souza Silva - Integrante / Adda Daniela Lima Fgueiredo - Coordenador / Jéssica de Andrade Santos - Integrante / Vanessa Cristina Gandêlha Bessa - Integrante / Vinícius Costa e Silva - Integrante.Financiador(es): Prefeitura Municipal de Anápolis - Auxílio financeiro.


Prêmios e títulos


2016
1º lugar no Concurso para Professor de Ciências, Prefeitura Municipal de Itauçu.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, V. C. E.2014SILVA, V. C. E. ; SILVA, N. C. S. ; ECHALAR, J. D. ; ECHALAR, A. D. L. F. . A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS NA SOCIEDADE - O DEBATE REALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ANÁPOLIS, GOIÁS - BRASIL. Colabor@ (Curitiba), v. 8, p. 1-12, 2014.

2.
SILVA, N. C. S.2013 SILVA, N. C. S.; ECHALAR, A. D. L. F. . O TEMA SEXUALIDADE E SAÚDE EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ANÁPOLIS, GOIÁS, POR MEIO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Revista de Educação Dom Alberto, v. 1, p. 209-224, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Késia Rodrigues ; FERNANDES, L. B. ; SILVA, N. C. S. . Desenvolvimento de polpa mista de vegetais com o reaproveitamento do bagaço. In: Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, 2010, São Paulo. Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. São Paulo: Vida e Consciência, 2010. v. 8.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, N. C. S.; SILVA, Y. F. O. . ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E OS ASPECTOS TRANSDISCIPLINARES: conhecimento e aproximações. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SILVA, N. C. S.; SILVA, V. C. E. ; ECHALAR, A. D. L. F. . Aspectos positivos e negativos da tecnologia em sala de aula. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SILVA, N. C. S.. A formação de professores para o trabalho em espaços não formais de aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SILVA, N. C. S.; FGUEIREDO, A. D. L. . Participação dos acadêmicos da cidade de Anápolis-GO em atividades não formais de educação.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SANTOS, J. A. ; FGUEIREDO, A. D. L. ; BESSA, V. C. G. ; SILVA, V. C. E. ; SILVA, N. C. S. . A Extensão na Casa Brasil de Anápolis: Apontamentos Iniciais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SILVA, V. C. E. ; SILVA, N. C. S. ; FGUEIREDO, A. D. L. . O Começar na Educação Tecnológica e no Cuidar Ambiental - uma Ação Extensionista na Escola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
SANTOS, J. A. ; FGUEIREDO, A. D. L. ; BESSA, V. C. G. ; SILVA, V. C. E. ; SILVA, N. C. S. . A Extensão na Casa Brasil de Anápolis: Apontamentos Iniciais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
SILVA, N. C. S.; SILVA, V. C. E. ; FGUEIREDO, A. D. L. . Educação Sexual e Saúde: Oficinas em Escola Pública de Anápolis-GO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
SILVA, V. C. E. ; SILVA, N. C. S. . A introdução a educação tecnológica e educação sexual na escola - uma estratégia de ação extensionista na comunidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
SILVA, N. C. S.; LUCAS, S. B. . Avaliação Sensorial de Alimentos Utilizados em Colégio do Município de Inhumas-GO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SILVA, N. C. S.; Pedro Paulo Palominio Lúcio ; Késia Rodrigues . Análise e Informações sobre reutilização e manejo dos dejetos suínos na contemporaneidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, N. C. S.; ECHALAR, A. D. L. F. . Projeto de extensão leva educação sexual a escolas de Anápolis. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI Seminário de Integração do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.AS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO INICIAL A DISTÂNCIA DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO. 2018. (Seminário).

2.
XIV ANPED CO Encontro de pesquisa em Educação da Região Centro Oeste.Apontamentos iniciais sobre as pesquisas que investigam a formação inicial a distância de professores da área das Ciências da Natureza. 2018. (Encontro).

3.
VII ENCONTRO ESTADUAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO (EDIPE). 2017. (Congresso).

4.
VI SEMANA DE INTEGRAÇÃO - UNIVERSIDADE, FORMAÇÃO E CIDADANIA, XV SEMANA DE LETRAS, XVII SEMANA DE PEDAGOGIA, III SIMPÓSIO DE PESQUISA E EXTENSÃO..ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E OS ASPECTOS TRANSDISCIPLINARES: conhecimento e aproximações. 2017. (Outra).

5.
X SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE PROJETOS. 2017. (Seminário).

6.
V Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino - EDIPE. Participação dos acadêmicos da cidade de Anápolis-GO em atividades não formais de educação.. 2013. (Congresso).

7.
XI Seminário de Iniciação Científica.A formação de professores para o trabalho em espaços não formais de aprendizagem. 2013. (Seminário).

8.
II Encontro Regional de Ensino de Biologia. 2012. (Encontro).

9.
III Seminário Anapolino de Educação Ambiental - "Cerrado Sustentável - Desafio de Todos". 2012. (Seminário).

10.
I Seminário das Licenciaturas da UnUCET: Caminhos da licenciatura na UnUCET. 2012. (Seminário).

11.
I SIMPÓSIO DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS.A Extensão na Casa Brasil de Anápolis: Apontamentos Iniciais. 2012. (Simpósio).

12.
IV Encontro Nacional de Ensino de Biologia. 2012. (Encontro).

13.
IX Encontro Regional de Botânicos do Centro-Oeste (ENBOC). 2012. (Congresso).

14.
Minicurso: Introdução a Biologia e Taxonomia das Briófitas no IX ENBOC. 2012. (Encontro).

15.
Minicurso Corpo, Gênero e Sexualidade nos contextos educacionais de aulas de Ciências e Biologia. 2012. (Encontro).

16.
Minicurso Ensino de biologia em espaços não formais. 2012. (Encontro).

17.
Minicurso Formação de professores para Educação Científica em ambientes não formais - XVII ENBIO. 2012. (Encontro).

18.
Oficina Manuseio de materiais recicláveis para decoração XVII ENBIO. 2012. (Oficina).

19.
Seminário de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste.A extensão na Casa Brasil de Anápolis: apontamentos iniciais. 2012. (Seminário).

20.
V SEREX - Seminário de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste.A Extensão na Casa Brasil de Anápolis: Apontamentos Iniciais. 2012. (Seminário).

21.
X Seminário de Iniciação Científica.Educação Sexual e Saúde: oficinas em escola pública de Anápolis-GO. 2012. (Seminário).

22.
XVII Encontro de Biologia: Meio Ambiente e Biodiversidade, Educação, Saúde e Biotecnologia: um campo aberto para o profissional de Ciências Biológicas,.A introdução a educação tecnológica e educação sexual na escola - uma estratégia de ação extensionista na comunidade. 2012. (Encontro).

23.
63ª Reunião Anual da SBPC. Avaliação Sensorial de Alimentos Utilizados em Colégio do Município de Inhumas ? GO. 2011. (Congresso).

24.
Como integrar-se ao educar na cultura digital?. 2011. (Outra).

25.
II Seminário Anapolino de Educação Ambiental, Comunicando para a Sustentabilidade. 2011. (Seminário).

26.
I Semana do Calouro de Ciências Biológicas. 2011. (Outra).

27.
I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TERMITOLOGIA. 2011. (Simpósio).

28.
Minicurso Plantio: vida sustentável no II Seminário de Educação Ambiental, "Comunicando para a sustentabilidade.. 2011. (Seminário).

29.
Minicurso Teórico-prático de Diafanização. 2011. (Outra).

30.
Minicurso Teórico-prático de Diafanização. 2011. (Outra).

31.
Seminário de Educação, Linguagem e Tecnologias. 2011. (Seminário).

32.
Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.Desenvolvimento de polpa mista de vegetais com o reaproveitamento do bagaço. 2010. (Outra).

33.
II Jornada Acadêmica e I Seminário de Educação On- line e Produção Sucroalcooleira do IFG. 2010. (Seminário).

34.
IV Seminário de Iniciação Científica do IFG.Avaliação Sensorial de Alimentos Utilizados em Colégio do Município de Inhumas - GO. 2010. (Seminário).

35.
Minicurso Lições de Geometria Analítica - Módulo. 2010. (Encontro).

36.
Minicurso Lições de Geometria Analítica - Modulo II. 2010. (Encontro).

37.
Resolução de Exercícios - Geometria Analítica e Polinômios. 2010. (Encontro).

38.
A Atuação do Profissional da Área de Química na Indústria de Alimentos. 2009. (Outra).

39.
A Construção de Goiás: um estudo Interdiciplinar do Desenvolvimento Histórico-Espacial da Sociedade Goiana (séc. XVII - XXI). 2009. (Outra).

40.
II Feira de Ciências, II Semana da Saúde, II Semana do Livro do IFG.Avaliação sensorial de alimentos utilizados em colégio do município de Inhumas-GO. 2009. (Outra).

41.
II Feira de Ciências, II Semana da Saúde e II Semana do Livro no IFG.Análise e Informações sobre a reutilização e manejo dos dejetos suínos na contemporaneidade. 2009. (Outra).

42.
III Seminario do Programa de niciação Cientifica do Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia de Goiás- IFG. 2009. (Seminário).

43.
II Olimpiada do IFG.Olimpíadas do IFG. 2009. (Outra).

44.
I Jornada Acadêmica do IFG. 2009. (Outra).

45.
O Conselho Profissional e a Atuação do Técnico da Área de Química. 2009. (Outra).

46.
Oficina sobre Técnicas de Estudo e Produção de Textos. 2009. (Oficina).

47.
Programa SESI Cozinha Brasil. 2009. (Outra).

48.
Olimpíadas do IFG.Olimpíadas do IFG. 2008. (Outra).

49.
Pensar a Educação, Ciência e Tecnologia na Sociedade Globalizada.Interdiciplinariedade no Ensino Médio: em foco, a energia. 2008. (Simpósio).

50.
Pensar a Educação , Ciência e Tecnologia na Sociedade Globalizada.A Invenção da Identidade Cultural: Uma Abordagem Teórica. 2008. (Simpósio).

51.
Pensar a Educação e Tecnologia na Sociedade Globalizada.Alimentos Funcionais e Potencial Atioxidante. 2008. (Simpósio).

52.
Dia do Quimico.Segurança Alimentar e a contaminação dos alimentos. 2007. (Encontro).

53.
Dia do Quimico.Produção de Cerveja e Matéria-prima. 2007. (Encontro).

54.
I Feira de Ciências do CEFET-GO/UNED Inhumas.Quimica na produção de perfumes. 2007. (Oficina).

55.
I Feira de Ciências do CEFET-GO/UNED Inhumas.A relação entre o consumo de petróleo versus sua extinção. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, V. C. E. ; SILVA, N. C. S. ; FGUEIREDO, A. D. L. . XVII Encontro de Biologia: Meio Ambiente e Biodiversidade, Educação, Saúde e Biotecnologia: um campo aberto para o profissional de Ciências Biológicas. 2012. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SILVA, V. C. E.2014SILVA, V. C. E. ; SILVA, N. C. S. ; ECHALAR, J. D. ; ECHALAR, A. D. L. F. . A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS NA SOCIEDADE - O DEBATE REALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ANÁPOLIS, GOIÁS - BRASIL. Colabor@ (Curitiba), v. 8, p. 1-12, 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, N. C. S.; SILVA, V. C. E. ; ECHALAR, A. D. L. F. . Aspectos positivos e negativos da tecnologia em sala de aula. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).




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