Núbia Carla de Souza Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5243417566194322
  • Última atualização do currículo em 06/12/2018


Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade em Educação pela UEG, Inhumas. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). É integrante do grupo de pesquisa Kadjót (Grupo Interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre tecnologias e educação) e COLLIGAT - [(Re)pensado a formação de professores de Ciências e Biologia]. Professora efetiva da secretaria de educação de Itauçu. Tem interesse na área de Educação com ênfase: Educação a distância (EaD), formação inicial de professores e ensino de ciências. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Núbia Carla de Souza Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, N. C. S.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Educação em Ciências e Matemática.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil. Orientador: Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2016 - 2017
Especialização em Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade em Educação. (Carga Horária: 420h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Título: ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E OS ASPECTOS TRANSDISCIPLINARES: conhecimento e aproximações.
Orientador: Yara Fonseca de Oliveira Silva.
2011 - 2014
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Título: O tema de sexualidade e saúde em escolas públicas de Anápolis, Goiás, por meio de um projeto de extensão universitária..
Orientador: Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar.
2007 - 2010
Curso técnico/profissionalizante.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Intr. aos fund. da pesq. sobre as relações entre as tecnol. e a educação. (Carga horária: 40h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Orientação Sexual na Escola. (Carga horária: 60h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
2012 - 2012
Minicurso Formação de P. para Educação [...]. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2012 - 2012
Minicurso Introd. a Bio. e Taxonomia das Briófitas. (Carga horária: 20h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2012 - 2012
Minicurso Algas e Cianob. como B. da Q. Ambiental. (Carga horária: 3h).
Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2012 - 2012
Minicurso Ensino de Biologia em E. Não Formais. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2012 - 2012
Minicurso Corpo, Gênero e Sexualidade [...]. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2012 - 2012
Oficina Manuseio de Materiais R. para Decoração. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2011 - 2011
Minicurso Teórico-prático de Diafanização. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2011 - 2011
Pensamento crítico e formulação de hipóteses científicas. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2011 - 2011
Minicurso Oficina: Plantio Vida Sustentável. (Carga horária: 3h).
Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2011 - 2011
Como interagir-se ao Educar na Cultura Digital?. (Carga horária: 3h).
Centro de Formação dos Profissionais em Educação de Anápolis, CEFOPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de extensão, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto: CEPE - Corpo editorial de produção extensionista - ciências exatas e da Terra.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto: O núcleo da Casa Brasil de Anápolis, a comunidade anapolina e a pesquisa acadêmica

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PVIC, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto de Pesquisa: A formação de professores para o trabalho em espaços não formais de aprendizagem

Atividades

08/2014 - 12/2014
Outras atividades técnico-científicas , Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas - UnUCET, Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas - UnUCET.

Atividade realizada
Monitora da disciplina de Ecologia I.
08/2013 - 02/2014
Outras atividades técnico-científicas , Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas - UnUCET, Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas - UnUCET.

Atividade realizada
Monitoria da disciplina Zoologia de Vertebrados II - Turma de Ciências Biológicas UEG.
08/2013 - 12/2013
Outras atividades técnico-científicas , Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas - UnUCSEH, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas - UnUCSEH.

Atividade realizada
Monitora da disciplina Zoologia de Vertebrados I.
01/2013 - 08/2013
Outras atividades técnico-científicas , Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas - UnUCET, Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas - UnUCET.

Atividade realizada
Monitoria da disciplina Biologia Celular - Turma de Ciências Biológicas UEG.
08/2012 - 07/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas - UnUCET, .

Linhas de pesquisa
Formação de professores
08/2011 - 12/2011
Outras atividades técnico-científicas , Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas - UnUCET, Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas - UnUCET.

Atividade realizada
Monitoria da disciplina Biologia Celular - Turma de Ciências Biológicas UEG..
11/2011 - 11/2011
Outras atividades técnico-científicas , Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas - UnUCSEH, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas - UnUCSEH.

Atividade realizada
Monitora do Seminário de Educação, Linguagem e Tecnologias.
08/2011 - 08/2011
Outras atividades técnico-científicas , Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas - UnUCSEH, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas - UnUCSEH.

Atividade realizada
Monitor no evento "Conhecendo a UEG 2011/02".

Secretaria Municipal de Ciência Tecnologia & Inovação - Anápolis GO, SMCT&I, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: CNPq/CAPES, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolvimento do projeto: Avaliação Sensorial de Alimentos Utilizados em Colégio do Município de Inhumas-GO

Atividades

08/2009 - 07/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Inhumas, .


Colégio Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho, CEARVF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 60


Escola Municipal Cesário Lopes de Oliveira, EMCLO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30



Linhas de pesquisa


1.
Avaliação sensorial de alimentos
2.
Formação de professores


Projetos de pesquisa


2012 - 2013
A formação de professores para o trabalho em espaços não formais de aprendizagem
Descrição: A educação não formal é destinada a toda comunidade, abrange tanto a população que deve estar no processo formal como quem não está mais vinculado à escola. Essa modalidade pode ser desenvolvida por diversos segmentos da sociedade, como associação de bairros, ONG e instituições públicas de ensino, através dos trabalhos de extensão universitária. Neste sentido, o presente trabalho almeja pesquisar qual a formação e objetivos dos acadêmicos, de diversas graduações e instituições de ensino superior, ao desenvolverem suas atividades em dois projetos de extensão da secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Anápolis, os projetos ?Ciência Móvel? e ?Casa Brasil?. Além disso, este projeto busca avaliar a aceitação e aproveitamento deste trabalho pelas comunidades atendidas. A pesquisa qualitativa contará com uma revisão bibliográfica sobre os princípios da educação não-formal, a extensão universitária e os projetos supracitados, bem como com entrevistas semi-estruturadas aos envolvidos nos projetos, sejam eles acadêmicos e comunidade. Os resultados após analisados nos permitirão compreender as motivações e expectativas dos acadêmicos envolvidos em projetos de extensão. Além disso, esse estudo apontará as percepções da comunidade para as atividades de extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Avaliação Sensorial de Alimentos Utilizados em Colégio do Município de Inhumas ? GO
Descrição: O PNAE é um programa do Ministério da Educação e Cultura- MEC responsável por atender com qualidade aos alunos do Ensino Pré-escolar e Fundamental da Rede Oficial, o que inclui o preparo e fornecimento da ?merenda escolar? devendo ter índice de aceitabilidade dos cardápios, por parte dos alunos, superior a 85%. Sabe-se que a alimentação desempenha papel primordial durante todo o ciclo de vida dos indivíduos e principalmente na fase infantil. A aceitação da alimentação pelas crianças e adolescentes é um dos principais fatores que determinam à qualidade dos serviços de alimentação das escolas, portanto pesquisas de preferências alimentares são fundamentais para averiguar essa aceitação. Assim, o objetivo desta pesquisa foi realizar a análise sensorial dos alimentos servidos na merenda em Colégio do município de Inhumas ? GO no período de Agosto/2009 a Julho/2010. Selecionou-se a turma do 6º Ano ?A?, período matutino (Ensino Fundamental), perfazendo um total de 41 alunos para as avaliações da pesquisa. Os dados foram obtidos a partir da pesagem e anotação do alimento a ser servido, para o cálculo do índice de aceitabilidade, seguido da avaliação sensorial com aplicação dos formulários com escala hedônica de 7 pontos. Os dados coletados foram tabulados no Microsoft Excel 2010, analisados e comparados através de tabelas e gráficos. Os resultados obtidos mostraram maior preferência dos alunos aos cardápios com panificações, tendo 98% de aceitação para o pão de queijo, 97% para o pão com carne e 97% para o sonho. Já os outros tipos de preparações, as que tiveram o máximo de aceitação foram: arroz amarelinho com salada 88%, o arroz amigos de Goiás 88% e caldo de feijão 3, também com 88%. O índice aceitabilidade da merenda no colégio é regular, visto que há grande resistência dos alunos por alguns tipos de cardápios..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2014
Corpo Editorial de Produção Extensionista - CEPE
Descrição: A partir das atividades desenvolvidas na ação extensionista o aluno envolvido estará contribuindo para um desenvolvimento e comunicação mais eficaz da comissão editorial da Pró-Reitoria de extensão, além de agregar ao bolsista maior capacidade de lidar com as questões de edição e formatação de trabalhos científicos. Atividades Desenvolvidas pelos Bolsistas: - Enviar e controlar o recebimento de email dos oito professores do CEPE - Organizar por área os trabalhos científicos recebidos e encaminhar aos pareceristas - Formatar os trabalhos recebidos dentro das normas da ABNT seguindo o rigor do CEPE - Elaborar folders de divulgação - Elaborar layout dos anais dos eventos da PrE e das ações de extensão - Organizar os arquivos para a gravação dos CDs dps anais de eventos - Organizar os arquivos para a impressão dos materiais dos anais - Organizar os arquivos para o lançamento online na plataforma da PrE Assessorar a gerência de extensão e a coordenação do CEPE Organizar a listagem das produções científicas ..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Núbia Carla de Souza Silva - Coordenador / Vinícius Costa e Silva - Integrante / Kelly Nobre Marra - Integrante / Miciele Sousa Primo - Integrante / Solange Xavier dos Santos - Integrante / Josana de Castro Peixoto - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual de Goiás - Bolsa.
2012 - 2013
O Núcleo Casa Brasil de Anápolis, a comunidade anapolina e a pesquisa acadêm
Descrição: O programa ?Casa Brasil? é um espaço comunitário de acesso universal, livre e gratuito, que visa promover a cidadania pela participação política e social, geração de oportunidades e trabalho, popularização da ciência e da cultura. Nesse sentido, esse projeto de extensão visou auxiliar a comunidade anapolina no que tange as questões ambientais, de sexualidade, ensino de Ciências e de educação tecnológica, a partir de cursos e oficinas oferecidas no Núcleo Casa Brasil de Anápolis. Além disso, o projeto objetivou possibilitar aos licenciandos em Ciências Biológicas uma formação mais efetiva e contextualizada. O estudo foi pautado nos teóricos renomados de cada uma das áreas em que serão oferecidas as oficinas. A pesquisa foi desenvolvida ao longo do processo de estruturação e execução de oficinas à comunidade local e escolar do entorno do Núcleo Casa Brasil de Anápolis. Com o desenvolvimento dessas atividades pode-se propiciar uma formação crítica dos envolvidos bem como a melhoria de qualidade de vida da comunidade local..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Núbia Carla de Souza Silva - Integrante / Adda Daniela Lima Fgueiredo - Coordenador / Jéssica de Andrade Santos - Integrante / Vanessa Cristina Gandêlha Bessa - Integrante / Vinícius Costa e Silva - Integrante.Financiador(es): Prefeitura Municipal de Anápolis - Auxílio financeiro.


Prêmios e títulos


2016
1º lugar no Concurso para Professor de Ciências, Prefeitura Municipal de Itauçu.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, V. C. E.2014SILVA, V. C. E. ; SILVA, N. C. S. ; ECHALAR, J. D. ; ECHALAR, A. D. L. F. . A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS NA SOCIEDADE - O DEBATE REALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ANÁPOLIS, GOIÁS - BRASIL. Colabor@ (Curitiba), v. 8, p. 1-12, 2014.

2.
SILVA, N. C. S.2013 SILVA, N. C. S.; ECHALAR, A. D. L. F. . O TEMA SEXUALIDADE E SAÚDE EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ANÁPOLIS, GOIÁS, POR MEIO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Revista de Educação Dom Alberto, v. 1, p. 209-224, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, N. C. S.; ECHALAR, A. D. L. F. . Apontamentos iniciais sobre as pesquisas que investigam a formação inicial a distância de professores da área das Ciências da Natureza. In: XIV ANPED CO Encontro de pesquisa em Educação da região Centro Oeste, 2018, Cáceres MT. XIV ANPED CO Encontro de pesquisa em Educação da região Centro Oeste, 2018.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Késia Rodrigues ; FERNANDES, L. B. ; SILVA, N. C. S. . Desenvolvimento de polpa mista de vegetais com o reaproveitamento do bagaço. In: Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, 2010, São Paulo. Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. São Paulo: Vida e Consciência, 2010. v. 8.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, N. C. S.; SILVA, Y. F. O. . ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E OS ASPECTOS TRANSDISCIPLINARES: conhecimento e aproximações. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SILVA, N. C. S.; SILVA, V. C. E. ; ECHALAR, A. D. L. F. . Aspectos positivos e negativos da tecnologia em sala de aula. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SILVA, N. C. S.. A formação de professores para o trabalho em espaços não formais de aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SILVA, N. C. S.; FGUEIREDO, A. D. L. . Participação dos acadêmicos da cidade de Anápolis-GO em atividades não formais de educação.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SANTOS, J. A. ; FGUEIREDO, A. D. L. ; BESSA, V. C. G. ; SILVA, V. C. E. ; SILVA, N. C. S. . A Extensão na Casa Brasil de Anápolis: Apontamentos Iniciais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SILVA, V. C. E. ; SILVA, N. C. S. ; FGUEIREDO, A. D. L. . O Começar na Educação Tecnológica e no Cuidar Ambiental - uma Ação Extensionista na Escola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
SANTOS, J. A. ; FGUEIREDO, A. D. L. ; BESSA, V. C. G. ; SILVA, V. C. E. ; SILVA, N. C. S. . A Extensão na Casa Brasil de Anápolis: Apontamentos Iniciais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
SILVA, N. C. S.; SILVA, V. C. E. ; FGUEIREDO, A. D. L. . Educação Sexual e Saúde: Oficinas em Escola Pública de Anápolis-GO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
SILVA, V. C. E. ; SILVA, N. C. S. . A introdução a educação tecnológica e educação sexual na escola - uma estratégia de ação extensionista na comunidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
SILVA, N. C. S.; LUCAS, S. B. . Avaliação Sensorial de Alimentos Utilizados em Colégio do Município de Inhumas-GO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SILVA, N. C. S.; Pedro Paulo Palominio Lúcio ; Késia Rodrigues . Análise e Informações sobre reutilização e manejo dos dejetos suínos na contemporaneidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, N. C. S.; ECHALAR, A. D. L. F. . Projeto de extensão leva educação sexual a escolas de Anápolis. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI Seminário de Integração do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.AS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO INICIAL A DISTÂNCIA DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO. 2018. (Seminário).

2.
XIV ANPED CO Encontro de pesquisa em Educação da Região Centro Oeste.Apontamentos iniciais sobre as pesquisas que investigam a formação inicial a distância de professores da área das Ciências da Natureza. 2018. (Encontro).

3.
VII ENCONTRO ESTADUAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO (EDIPE). 2017. (Congresso).

4.
VI SEMANA DE INTEGRAÇÃO - UNIVERSIDADE, FORMAÇÃO E CIDADANIA, XV SEMANA DE LETRAS, XVII SEMANA DE PEDAGOGIA, III SIMPÓSIO DE PESQUISA E EXTENSÃO..ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E OS ASPECTOS TRANSDISCIPLINARES: conhecimento e aproximações. 2017. (Outra).

5.
X SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE PROJETOS. 2017. (Seminário).

6.
V Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino - EDIPE. Participação dos acadêmicos da cidade de Anápolis-GO em atividades não formais de educação.. 2013. (Congresso).

7.
XI Seminário de Iniciação Científica.A formação de professores para o trabalho em espaços não formais de aprendizagem. 2013. (Seminário).

8.
II Encontro Regional de Ensino de Biologia. 2012. (Encontro).

9.
III Seminário Anapolino de Educação Ambiental - "Cerrado Sustentável - Desafio de Todos". 2012. (Seminário).

10.
I Seminário das Licenciaturas da UnUCET: Caminhos da licenciatura na UnUCET. 2012. (Seminário).

11.
I SIMPÓSIO DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS.A Extensão na Casa Brasil de Anápolis: Apontamentos Iniciais. 2012. (Simpósio).

12.
IV Encontro Nacional de Ensino de Biologia. 2012. (Encontro).

13.
IX Encontro Regional de Botânicos do Centro-Oeste (ENBOC). 2012. (Congresso).

14.
Minicurso: Introdução a Biologia e Taxonomia das Briófitas no IX ENBOC. 2012. (Encontro).

15.
Minicurso Corpo, Gênero e Sexualidade nos contextos educacionais de aulas de Ciências e Biologia. 2012. (Encontro).

16.
Minicurso Ensino de biologia em espaços não formais. 2012. (Encontro).

17.
Minicurso Formação de professores para Educação Científica em ambientes não formais - XVII ENBIO. 2012. (Encontro).

18.
Oficina Manuseio de materiais recicláveis para decoração XVII ENBIO. 2012. (Oficina).

19.
Seminário de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste.A extensão na Casa Brasil de Anápolis: apontamentos iniciais. 2012. (Seminário).

20.
V SEREX - Seminário de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste.A Extensão na Casa Brasil de Anápolis: Apontamentos Iniciais. 2012. (Seminário).

21.
X Seminário de Iniciação Científica.Educação Sexual e Saúde: oficinas em escola pública de Anápolis-GO. 2012. (Seminário).

22.
XVII Encontro de Biologia: Meio Ambiente e Biodiversidade, Educação, Saúde e Biotecnologia: um campo aberto para o profissional de Ciências Biológicas,.A introdução a educação tecnológica e educação sexual na escola - uma estratégia de ação extensionista na comunidade. 2012. (Encontro).

23.
63ª Reunião Anual da SBPC. Avaliação Sensorial de Alimentos Utilizados em Colégio do Município de Inhumas ? GO. 2011. (Congresso).

24.
Como integrar-se ao educar na cultura digital?. 2011. (Outra).

25.
II Seminário Anapolino de Educação Ambiental, Comunicando para a Sustentabilidade. 2011. (Seminário).

26.
I Semana do Calouro de Ciências Biológicas. 2011. (Outra).

27.
I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TERMITOLOGIA. 2011. (Simpósio).

28.
Minicurso Plantio: vida sustentável no II Seminário de Educação Ambiental, "Comunicando para a sustentabilidade.. 2011. (Seminário).

29.
Minicurso Teórico-prático de Diafanização. 2011. (Outra).

30.
Minicurso Teórico-prático de Diafanização. 2011. (Outra).

31.
Seminário de Educação, Linguagem e Tecnologias. 2011. (Seminário).

32.
Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.Desenvolvimento de polpa mista de vegetais com o reaproveitamento do bagaço. 2010. (Outra).

33.
II Jornada Acadêmica e I Seminário de Educação On- line e Produção Sucroalcooleira do IFG. 2010. (Seminário).

34.
IV Seminário de Iniciação Científica do IFG.Avaliação Sensorial de Alimentos Utilizados em Colégio do Município de Inhumas - GO. 2010. (Seminário).

35.
Minicurso Lições de Geometria Analítica - Módulo. 2010. (Encontro).

36.
Minicurso Lições de Geometria Analítica - Modulo II. 2010. (Encontro).

37.
Resolução de Exercícios - Geometria Analítica e Polinômios. 2010. (Encontro).

38.
A Atuação do Profissional da Área de Química na Indústria de Alimentos. 2009. (Outra).

39.
A Construção de Goiás: um estudo Interdiciplinar do Desenvolvimento Histórico-Espacial da Sociedade Goiana (séc. XVII - XXI). 2009. (Outra).

40.
II Feira de Ciências, II Semana da Saúde, II Semana do Livro do IFG.Avaliação sensorial de alimentos utilizados em colégio do município de Inhumas-GO. 2009. (Outra).

41.
II Feira de Ciências, II Semana da Saúde e II Semana do Livro no IFG.Análise e Informações sobre a reutilização e manejo dos dejetos suínos na contemporaneidade. 2009. (Outra).

42.
III Seminario do Programa de niciação Cientifica do Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia de Goiás- IFG. 2009. (Seminário).

43.
II Olimpiada do IFG.Olimpíadas do IFG. 2009. (Outra).

44.
I Jornada Acadêmica do IFG. 2009. (Outra).

45.
O Conselho Profissional e a Atuação do Técnico da Área de Química. 2009. (Outra).

46.
Oficina sobre Técnicas de Estudo e Produção de Textos. 2009. (Oficina).

47.
Programa SESI Cozinha Brasil. 2009. (Outra).

48.
Olimpíadas do IFG.Olimpíadas do IFG. 2008. (Outra).

49.
Pensar a Educação, Ciência e Tecnologia na Sociedade Globalizada.Interdiciplinariedade no Ensino Médio: em foco, a energia. 2008. (Simpósio).

50.
Pensar a Educação , Ciência e Tecnologia na Sociedade Globalizada.A Invenção da Identidade Cultural: Uma Abordagem Teórica. 2008. (Simpósio).

51.
Pensar a Educação e Tecnologia na Sociedade Globalizada.Alimentos Funcionais e Potencial Atioxidante. 2008. (Simpósio).

52.
Dia do Quimico.Segurança Alimentar e a contaminação dos alimentos. 2007. (Encontro).

53.
Dia do Quimico.Produção de Cerveja e Matéria-prima. 2007. (Encontro).

54.
I Feira de Ciências do CEFET-GO/UNED Inhumas.Quimica na produção de perfumes. 2007. (Oficina).

55.
I Feira de Ciências do CEFET-GO/UNED Inhumas.A relação entre o consumo de petróleo versus sua extinção. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, V. C. E. ; SILVA, N. C. S. ; FGUEIREDO, A. D. L. . XVII Encontro de Biologia: Meio Ambiente e Biodiversidade, Educação, Saúde e Biotecnologia: um campo aberto para o profissional de Ciências Biológicas. 2012. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SILVA, V. C. E.2014SILVA, V. C. E. ; SILVA, N. C. S. ; ECHALAR, J. D. ; ECHALAR, A. D. L. F. . A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS NA SOCIEDADE - O DEBATE REALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ANÁPOLIS, GOIÁS - BRASIL. Colabor@ (Curitiba), v. 8, p. 1-12, 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, N. C. S.; SILVA, V. C. E. ; ECHALAR, A. D. L. F. . Aspectos positivos e negativos da tecnologia em sala de aula. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 14:27:10