Mario Victor Vilas Boas

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  • Última atualização do currículo em 07/04/2018


Possui graduação em física - Licenciatura pela Universidade Estadual de Londrina (2011). Atualmente é professor de física do Instituto Federal do Paraná. , atuando principalmente nos seguintes temas: galáxias, lentes gravitacionais e estrelas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mario Victor Vilas Boas
Nome em citações bibliográficas
VILAS BOAS, M. V.


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2011
Graduação em física - Licenciatura.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: -, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2015 - 2016
Palavras Cruzadas: uma Ferramenta Lúdica no Ensino de Matemática e das Ciências da Natureza
Descrição: O estudo da Matemática e das Ciências da Natureza ainda é visto e vivenciado por muitos alunos como algo maçante e monótono. Isso pode ser justificado, em partes, pela maneira estritamente tradicional de se trabalhar os conteúdos, em que predomina a memorização dos nomes, fórmulas e conceitos, prejudicando a construção do conhecimento. Sem contar que, muitas vezes, as informações são transmitidas de forma fragmentada e não são relacionadas aos conhecimentos prévios que os estudantes têm. Diante do desafio de gerar situações que motivem os alunos a aprender, e tentando contribuir para a aprendizagem significativa dos mesmos, propõe-se com esse projeto o uso de atividades lúdicas interdisciplinares, mais especificadamente as palavras cruzadas, a fim de que o aluno possa aprender brincando e brincar aprendendo. E também, a partir do material elaborado, estimular os professores a desenvolver aulas de cunho interdisciplinar. Mediante isso, acreditando que o uso do jogo no ensino reforça a construção do conhecimento, pensou-se em elaborar as palavras cruzadas e aplicá-las em uma turma de 1° ano do Curso Técnico em Administração do Câmpus Avançado Barracão. Como método de coleta de dados, serão aplicados questionários pré-jogo e pós-jogo e um questionário avaliativo de satisfação do jogo. A partir destes, tratar-se-á alguns dados de forma qualitativa e outros de forma quantitativa. A ideia é avaliar as contribuições que essa atividade pode trazer para o processo de ensino aprendizagem. Espera-se que a atividade lúdica proposta favoreça a compreensão pelos alunos, das articulações existentes entre as disciplinas de matemática, física, química e biologia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Desenvolvimento de experimentos utilizando materiais de baixo custo para o Ensino de Física
Descrição: O uso de atividades experimentais vem sendo destacado como uma proposta que contribui para uma melhora na qualidade do ensino e aprendizagem dos alunos na disciplina de Física, podendo motivá-los e familiarizá-los aos conceitos estudados e que estão sendo aplicados. No entanto, devido a algumas dificuldades que são destacadas por muitos professores, como a falta de preparo, um tempo hábil insuficiente, a ausência de laboratórios preparados nas escolas ou a falta de materiais necessários, esse tipo de atividade acaba por se tornar pouco aproveitado. Por esses motivos apresentados, diversos pesquisadores vêm publicando trabalhos que buscam contribuir para a superação dessas dificuldades, por meio da utilização de materiais de baixo custo na construção de experimentos de Física. Nesse contexto, este projeto apresenta uma proposta que envolve: a pesquisa desse tipo de experimento em livros, sites e periódicos, como a Revista Brasileira de Ensino de Física, o Caderno Brasileiro de Ensino de Física, a Revista Brasileira de Pesquisa em Educação e Ciências, entre outros; a construção e teste de funcionamento desses experimentos; uma análise de que outros materiais poderiam ser substituídos e utilizados; a elaboração de um manual que servirá de subsídio aos professores, na construção e aplicação em sala de aula..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Experimentoteca itinerante da trifronteira
Descrição: É notável nos dias de hoje que a realização da experimentação investigativa e lúdica ainda é deficiente nas aulas dos professores de física e de química da educação básica, o que pode justificar, em partes, a aversão que muitos estudantes têm por essas disciplinas. Diante desse contexto e do desafio de gerar situações que levem os alunos a aprender de forma significativa, propõe-se com esse projeto o desenvolvimento de uma experimentoteca itinerante de física e química na região da trifronteira de Barracão/PR, de forma que se possa levar não só aos alunos mas à comunidade em geral, uma abordagem de experimentação investigativa e lúdica. Inicialmente, os integrantes dessa ação de extensão construirão diversos kits experimentais utilizando material alternativo de baixo custo. Os kits serão disponibilizados aos docentes em sistema de empréstimo para que estes possam utilizá-los em suas aulas. Além disso, diversas visitas serão realizadas às escolas da trifronteira e seu entorno, bem como a espaços extraescolares de grande movimentação, para que as atividades da experimentoteca móvel possam ser apresentadas pela equipe do projeto e executadas pelas pessoas visitadas, tendo estas, assim, um contato direto com o espaço itinerante. Para tanto, pretende-se utilizar como método norteador o AEIL (Atividades de Experimentação Investigativas e Lúdicas). Fundamentados por esse método, os integrantes do projeto orientarão a realização das práticas, enquanto o público visitado desenvolverá os experimentos. Assim, a ideia é que a experimentoteca sirva como apoio ao trabalho dos professores da região e, ao mesmo tempo, como uma maneira de disseminar conhecimento científico para toda a comunidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2008 - 2009
Planetário de Londrina e Observatório Astronômico da UEL: Ambientes de Apoio à Educação Informal de Difusão e Ensino-Aprendizagem em Educação Científica
Descrição: O objetivo principal que norteia este projeto é a utilização da Astronomia Obervacional através do Planetário e do Observatório como forma de transferência informal e natural de conhecimentos. Esses conhecimentos deverão servir de auxílio para a popularização da Ciência e, também, para com a melhoria da qualidade de ensino nas escolas das redes particular, municipal e estadual da região norte-paranaense.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
VILAS BOAS, M. V.; Paulo Henrique Gali ; Queiroz, V. ; Romanzini, J. ; SANZOVO, G. C. ; TREVISAN, R. H. . Lentes Gravitacionais em Aglomerados de Galáxias. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
VILAS BOAS, M. V.; Lopes, J. . As Estrelas Cadentes no Ponto de Vista das Crianças. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIII Semana da Física. Painel - As Estrelas Caem?. 2009. (Congresso).

2.
XIV Semana da Física.Lentes Gravitacionais em Aglomerados de Galáxias. 2008. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VILAS BOAS, M. V.. II Ciclo de Observações Lunares. 2011. (Outro).




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