Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6627642525178708
  • Última atualização do currículo em 10/07/2018


Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG (2015) e graduado em Matemática pela FAPAM - Faculdade de Pará de Minas (2008). Trabalha desde 1990 com Tecnologia da Informação e desde 1992 atua na Educação. Em Tecnologia da Informação, ênfase em Infraestrutura de TI, Sistemas Operacionais, Software Livre, Redes de Computadores, Segurança da Informação e consultoria. Em Educação, atuações no ensino fundamental II, ensino médio, em cursos técnicos profissionalizantes em instituições particulares e públicas como professor e coordenador pedagógico e na educação superior. Atualmente é proprietário da empresa Image Tecnologia da Informação (desde 1994) Gerente de TI responsável pela Ascipam - Associação Empresarial de Pará de Minas (desde 1995), dentre outras empresas. Professor nos cursos de Gestão de Sistemas de Informação, Pedagogia , Agronegócio e Matemática, e Coordenador do Centro de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação da Fapam. Os interesses acadêmicos são voltados para as áreas de ciência da computação, telecomunicações, tecnologia, educação, educação profissional , tecnologias educativas, projetos interdisciplinares, matemática, estatística, metodologia científica e pesquisa acadêmicas correlatas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão
Nome em citações bibliográficas
GALVÃO, R. R. O.;GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA;RÍCHARDI OLIVEIRA GALVÃO, REINALDO

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade de Pará de Minas.
Rua Ricardo Marinho, 110
São Geraldo
35660398 - Pará de Minas, MG - Brasil
Telefone: (37) 32361308
URL da Homepage: www.fapam.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Educação Tecnológica.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Título: IMPLANTAÇÃO DE CURSOS TÉCNICOS PROFISSIONALIZANTES NAS ESCOLAS ESTADUAIS MINEIRAS ATRAVÉS DO PRONATEC: ANÁLISE DOS DESAFIOS E PROBLEMAS,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Profª Drª Márcia Gorett Ribeiro Grossi.
Palavras-chave: Pronatec; Educação Tecnológica; Educação Profissional; Políticas Educacionais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Ensino Profissionalizante.
Setores de atividade: Educação.
2009 interrompida
Especialização interrompida em 2011 em Sistemas de Telecomunicações. (Carga Horária: 375h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: BOTNETS: Identificação, rastreamento e medidas preventivas em ambientes corporativos.
Orientador: Gabriel Mesquita.
Ano de interrupção: 2011
2006 - 2008
Graduação em Licenciatura Plena em Matemática.
Faculdade de Pará de Minas, FAPAM, Brasil.
Título: Informática Educativa: Aspectos Gerais e Capacitação de Agentes Escolares.
Orientador: Anderson Baptista Leite.
1989 - 1992
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estaduai Fernando Otávio, EEFO, Brasil.
1985 - 1988
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Sagrado Coração de Maria, CSCM, Brasil.
1981 - 1984
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual Governador Valadares, EEGV, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Marketing de Conteúdo. (Carga horária: 12h).
Faculdade de Pará de Minas, FAPAM, Brasil.
2011 - 2011
Desenvolvimentos de Projetos com MS-Project. (Carga horária: 40h).
ASCIPAM - Associação Empresarial de Pará de minas, ASCIPAM, Brasil.
2010 - 2010
Segurança em Sistemas de Informação. (Carga horária: 80h).
Faculdade Impacta de Tecnologia, FIT, Brasil.
2007 - 2007
English Conversation. (Carga horária: 72h).
Freeway English Course, FEC, Brasil.
2005 - 2005
Programa de Educação e Treinamento de 2005. (Carga horária: 16h).
Rede Pitágoras de Ensino, PIT, Brasil.
2005 - 2005
Segurança em ambientes Linux. (Carga horária: 180h).
SETREI, SET, Brasil.
2002 - 2003
Operação e Administração em Software Livre. (Carga horária: 180h).
SETREI, SET, Brasil.
1994 - 1994
Curso de HP-UX Administração. (Carga horária: 40h).
RC Sistemas, RC, Brasil.
1994 - 1994
Curso HP-UX Básico e Programação SHELL. (Carga horária: 40h).
RC Sistemas, RC, Brasil.
1993 - 1993
Linguagem C. (Carga horária: 24h).
Chips Informática, CHIPS, Brasil.
1993 - 1993
Clipper 5.01. (Carga horária: 28h).
IBPI - Instituto Brasileiro de Pesquisa em Informática, IBPI, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Pará de Minas, FAPAM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador CEPE, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 12
Outras informações
2014 - Professor curso Gestão em Tecnologia da Informação 2015 - Professor curso Gestão em Tecnologia da Informação 2015 - Professor Curso Licenciatura em Matemática 2015 - Professor Pedagogia

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Outro (idealizador e instruto), Enquadramento Funcional: idealizador e Instrutor, Carga horária: 6

Atividades

02/2017 - Atual
Ensino, Agronegócio, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elaboração e Análise de Projetos
07/2015 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projetos Interdisciplinares
Tecnologias Educativas
02/2015 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino Matemático
Informática na Educação
09/2014 - Atual
Ensino, Gestão da Tecnologia da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arquitetura e Organização de Computadores
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Portabilidade

IMAGE - Tecnologia da Informação, IMAGE, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - Atual
Vínculo: Sócio-proprietário, Enquadramento Funcional: Prestadora de serviços e Cursos em TI, Carga horária: 20


ASCIPAM - Associação Empresarial de Pará de minas, ASCIPAM, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Gerente de Tecnologia da Informação, Carga horária: 10


Kroton Educacional, KROTON, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Ensino Técnico e Superior, Carga horária: 14


Colégio Técnico São Francisco de Assis, CTSFA, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2006
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor e Coordenador dos Cursos Técnicas, Carga horária: 20
Outras informações
Matérias Lecionadas: - Introdução à informática (Ensino Médio) - Introdução à Informática (Técnico em Informática e Técnico em Eletrônica) - Técnicas de Operação (Informática) - Prática Profissional Simulada (Informática)


Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, SEE-MG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Designado, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 18
Outras informações
PRONATEC - Curso Técnico de Informática


UNINCOR - Fundação Tricordiana de Educaçãp, UNINCOR, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações
Professor de Matemática - Ensino Fundamental e Médio


Escola Comercial Nossa Senhora da Piedade, ECNSP, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Mecanografia e Informática (Curso Técnico de Contabilidade)


Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Verificação de Padrões de Aprendizagem na Faculdade de Medicina
Descrição: Verificar como os padrões de aprendizagem são tratados dentro de um curso de medicina..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão - Coordenador / Larissa Rodrigues Galvão - Integrante.
2017 - Atual
O uso de softwares de Gestão na agricultura familiar
Descrição: Avaliar a agricultura familiar e desenvolver um software de gestão econômica para o setor..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão - Coordenador / Ednei Magela Duarte - Integrante / Wesley Caique de Oliveira - Integrante / THOMÁS JOSÉ MENDES MENDONÇA SOARES - Integrante.
2017 - Atual
Utilização de Cloud Computing em pequenas e médias empresas
Descrição: Objetiva avaliar o uso das tecnologias de nuvem nas empresas em Pará de Minas, verificar a demanda e avaliar possíveis investimentos no setor..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão - Coordenador / Ednei Magela Duarte - Integrante / Fernanda Cássia de Melo Silva Santos - Integrante / Mateus Belchior de Almeida - Integrante.
2017 - Atual
Uma nova proposta para o Curso de Gestão do Agronegócio da Fapam: obtenção de indicadores, ações de Marketing e reformulação do curso
Descrição: Ações para entender o alunado, mercado e reorganizar o curso em questão..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão - Coordenador / Geraldo Sérgio dos Santos - Integrante.
2016 - 2018
Infraestrutura de Redes: diagnóstico, intervenção e gerenciamento de Rede Local
Descrição: - Desenvolver e aplicar um projeto de Redes que atenda as crescentes demandas por tecnologia de telecomunicações da Faculdade de Pará de Minas, ? Diagnosticar o estado atual da rede cabeada da Instituição; ? Elaborar e aplicar um projeto de infraestrutura necessária para as demandas da instituição levando em conta as necessidades estratégicas imediatas e de médio prazo; ? Implementar o Gerenciamento de Redes como forma de prevenção, diagnóstico e controle da Rede Local;.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão - Coordenador / Tiago Emanuel de Jesus - Integrante / César Augusto de Oliveira Soares - Integrante / Rômulo Lemos Francisco - Integrante.
2016 - 2017
Jogos Digitais em prol do ensino da Matemática no Ensino Médio
Descrição: O objetivo é introduzir jogos digitais de matemática através aos alunos em sala de aula, incentivando o uso dos mesmos na prática pedagógica favorecendo novos métodos tecnológicos que possam contribuir para melhores condições no ensino-aprendizagem. ? Difundir o uso dos jogos digitais na prática educacional como forma de integração possibilitando novas abordagens no ambiente da sala de aula. ? Analisar se os jogos ajudaram os alunos numa melhor compreensão do conteúdo matemático. ? Analisar as vantagens e desvantagens das aplicações direcionadas aos alunos. ? Despertar o interesse e a curiosidade através de diferentes jogos matemáticos que possam ajudar nas estratégias de resoluções de cálculos e desenvolvimento cognitivo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão - Coordenador / Delma de Jesus Barbosa - Integrante / Fernanda Aparecida de Faria - Integrante.
2016 - Atual
O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS NA ESCOLA REGULAR
Descrição: Objetiva-se neste estudo aplicar Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no processo ensino-aprendizagem dos alunos surdos, com foco no Ensino de Matemática. Dentre essas ferramentas podemos citar o Prodeaf móvel, o Hand Talk, o Uni LIBRAS, e o IMO..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão - Coordenador / Elisangela Aparecida Ribeiro - Integrante / Matheus Henrique Damasceno - Integrante.
2015 - 2017
TECNOLOGIA E MATEMÁTICA FINANCEIRA ? Em prol da conscientização financeira dos jovens.
Descrição: A Matemática Financeira é de grande importância no processo de ensino da Matemática nas escolas, pois permite aos alunos terem uma um amplo conhecimento para resolver problemas práticos do cotidiano, modelar fenômenos em outras áreas do conhecimento, saber apreciar a importância da matemática no desenvolvimento científico e tecnológico. Além disso, tudo, o aluno se torna capaz de decidir sobre as vantagens e desvantagens de uma compra à vista ou a prazo ou até mesmo, avaliar juros bancários entre outras avaliações econômicas. Considerando essa questão a Matemática Financeira passa a ser fundamental nas escolas, principalmente no ensino médio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão - Coordenador / Anderson Baptista Leite - Integrante / Carmem Silva de M. Lemos - Integrante / Cristian Duarte V. Almeida - Integrante / Cristiano Hortêncio da Silva - Integrante / Isamara Marques de Almeida - Integrante / Kleisiano da Silva Marques - Integrante / Laís Paula Pereira - Integrante.
2015 - 2017
Análise do Comportamento Social na Utlização de redes wireless
Descrição: estudo do comportamento acadêmico em redes wireless no ambiente acadêmico da FAPAM, através da montagem de uma estrutura profissional de serviços wireless em plataforma opensource..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão - Coordenador / Caio Augusto Ribeiro Martins - Integrante / Prentice Roosevelt Nunes Vieira - Integrante / Maurício Antonio Silva Júnior - Integrante / Rafael Henriques Nogueira Diniz - Integrante.
2015 - 2017
ENSINO DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL ATRAVÉS DAS TDICs
Descrição: Tem como objetivo Levar o aluno a ter um melhor entendimento sobre a gravitação universal utilizando as tecnologias digitais, e leva-los a distinguir os efeitos das aulas teóricas tradicionais e das aulas com recursos tecnológicos digitais. Mostrar também que o uso da tecnologia nas aulas pode ser válido, tendo em consideração que, o diferente, sempre desperta interesse..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão - Coordenador / Cristiane Nayara Ferreira - Integrante / Elizândra de Sousa Barroso - Integrante / Janaína Isabela de Jesus - Integrante / Jéssica Cristina Santos Ferreira - Integrante / Lucas Paulo de Oliveira - Integrante / Wellington Clayton da Silva - Integrante.
2015 - 2016
LIBRAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: POR UMA EDUCAÇÃO MELHOR
Descrição: Descrever as ferramentas de comunicação que podem auxiliar a comunidade escolar no processo ensino-aprendizagem dos alunos surdos. Dentre essas ferramentas podemos citar o Prodeaf móvel, o Hand Talk, o Uni LIBRAS, e o IMO. Buscou-se, na visão do profissional, mostrar as metodologias e os recursos utilizados na educação dos surdos, e o progresso que eles esperam ser possível com o uso da tecnologia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão - Coordenador / Elisangela Aparecida Ribeiro - Integrante / Grasiela Oliveira Ferreira - Integrante / José Duarte - Integrante / Matheus Damasceno - Integrante / Rosângela da Conceição Ribeiro - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2013 - 2015
IMPLANTAÇÃO DE CURSOS TÉCNICOS PROFISSIONALIZANTES NAS ESCOLAS ESTADUAIS MINEIRAS ATRAVÉS DO PRONATEC: ANÁLISE DOS DESAFIOS E PROBLEMAS

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Márcia Gorett Ribeiro Grossi em 08/02/2017.
Descrição: O Programa Nacional de Acesso à Educação Tecnológica e Emprego, PRONATEC, foi lançado em 2011 pelo Governo Federal do Brasil, com o objetivo de qualificar a mão de obra do país através de um programa acessível e gratuito de Educação Profissional Tecnológica. Este estudo analisa, através de estudo de casos múltiplos, o processo de implantação dos cursos técnicos através deste programa nas escolas públicas estaduais sob a jurisdição da 46a Superintendência Regional de Ensino do estado de Minas Gerais. Por meio da coleta de dados qualitativos, através de questionários e entrevistas semiestruturadas, aplicados aos agentes escolares envolvidos no processo, é que se dá a estruturação da pesquisa. Os principais fatores apontados nesta pesquisa que dificultam a implantação dos cursos são a matrícula e evasão de alunos, adequação da infraestrutura necessária, utilização do sistema informatizado de cadastro e gestão de recursos financeiros. Este trabalho também apresenta o PRONATEC como uma política pública educacional e traça um perfil dos agentes escolares envolvidos no processo, além de fornecer informações acerca de limites, facilidades e desafios enfrentados que permitem visualizar perspectivas e propor ações para o aprimoramento do mesmo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão - Integrante / Márcia Gorett Ribeiro Grossi - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1
2007 - 2008
Informática educativa no Brasil
Descrição: Hoje, a computação e as telecomunicações (celulares e internet) são parte integrada à vida de milhões de brasileiros, atingindo as mais diversas classes sociais. É inegável a facilidade que esses avanços tecnológicos trazem para as nossas tarefas cotidianas, além do fato de que o potencial de pesquisa e aprendizado que nos proporcionam é fantástico. Mas não são todos os brasileiros que têm acesso ou domínio dessas novas tecnologias, principalmente quando se analisam esses fatos no ambiente escolar, principalmente nos Ensinos Fundamental e Médio da rede pública, que são o foco deste projeto. É necessário enfatizar que o modelo proposto pelos órgãos governamentais estaduais e federais, que propõe uma alfabetização digital baseada numa plataforma de sistema operacional livre ? como o Linux, que também vem sendo utilizado cada vez mais no meio empresarial ? adotado nas escolas públicas torna-se mais uma barreira na utilização desses recursos em sala de aula. Isso ocorre porque os softwares livres estabelecem um contraponto ao aprendizado que a maioria dos alunos tem em cursos de informática, lan-houses e computadores caseiros que utilizam outra plataforma de sistema operacional ? o Windows. É fato que as escolas hoje estão equipadas com recursos tecnológicos como computadores e internet, mas muitas vezes esses recursos não são utilizados ou utilizados de forma incorreta. Isto acaba por prejudicar os alunos, uma vez que uma escola moderna deve preparar o aluno e inseri-lo na sociedade da forma mais completa possível. Desta forma, como exige-se, cada vez mais, um perfil tecnológico aprimorado, seja para o exercício pleno da cidadania ou, principalmente, como requisito para um emprego, a ausência da preparação tecnológica por parte das escolas públicas apenas contribuirá para um aumento do abismo da desigualdade que existe em nosso país. Sendo assim, esse trabalho busca investigar alguns dos problemas enfrentados ? pelas escolas, professores e pelos alunos dos Ensinos Médio e Fundamental da rede pública ? na utilização desses recursos, tentando traçar um planejamento que estabeleça métodos compreensivos de como trabalhar essas ferramentas pedagógicas de uma forma correta, coerente, objetiva e, principalmente, efetiva, preenchendo os objetivos e princípios propostos pelos PCN's..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão - Integrante / Anderson Baptista Leite - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Marketing de Conteúdo
Descrição: Treinamento em Marketing de Conteúdo.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) .
Integrantes: Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão - Coordenador / Frederico Marinho de Oliveira Gonçalves - Integrante / Raíssa de Oliveira Galvão - Integrante.
2017 - 2017
Workshop: Culinária Japonesa
Descrição: Ensino de técnicas básicas de preparo de sushi e sashimi.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão - Coordenador / Anderson Higashi - Integrante.
2016 - 2016
Aedes, Aqui não!
Descrição: Trabalhando a prevenção da dengue junto ao ensino fundamental I..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão - Coordenador.
2016 - 2016
Tecnologias Educativas aplicadas à Educação Básica
Descrição: Concepção, desenvolvimento eplicação de projetos de ensino envolvendo Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino infantil e fundamental I de escolas públicas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (45) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão - Coordenador.
2016 - 2016
Pluralidade Cultural
Descrição: Traballhando a pluralidade cultural junto ao ensino fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão - Coordenador.
2016 - 2016
Meio Ambiente
Descrição: Trabalhando o meio ambiente através dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo no ensino infantil..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão - Coordenador.
2015 - 2015
Software Livre - Fundamentos, operação e noções de administração
Descrição: Realizado na FAPAM nos dias 12, 19 e 26 de setembro de 2016. O objetivo deste curso é capacitar os interessados nos fundamentos do sistema operacional deixando-os aptos a instalar, configurar e operar este sistema operacional, dentro das necessidades de um administrador de sistemas e promover a necessidade de administrar os sistemas de rede com eficácia e segurança..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão - Coordenador / Luciana Mara Freitas Diniz - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2015 - 2015
Trabalhando o meio ambiente com o Ensino Infantil
Descrição: Trabalhando o meio ambiente com o Ensino Infantil.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão - Coordenador.
2015 - 2015
Linux: Fundamentos, operações e noções de administração
Descrição: Realizado na FAPAM nos dias 09, 16 e 23 de maio de 2015..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão - Coordenador.
2015 - 2015
Linux: Fundamentos, operações e noções de amdministração
Descrição: Curso de software no ambiente do Ubuntu Linux.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2016 - 2016
Gestão de TI: Criação de um ambiente computacional em um segmento específico de mercado
Descrição: Configuração um ambiente computacional completo para um segmento empresarial, levando em consideração hardware, software, infraestrutura e quesitos de segurança e particularidades de cada segmento. Levando em consideração todas as características técnicas dos equipamentos necessários, dos softwares e da infraestrutura necessária, bem como preço de aquisição e/ou locação..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão - Coordenador.
2008 - 2008
Uso da Informática como Instrumento Pedagógico nos Ensinos Fundamental e Médio
Descrição: Projeto voltado a capacitar professores a utilizar a informática como recurso pedagógico..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: SynThesis Revista Digital FAPAM


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Tecnologia Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
5.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Metodologia Científica e Divulgação Científica.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Probabilidade e Estatística.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2002
FETEC 2002- Honra ao Mérito - Premiado pela coordenação do evento, Colégio Técnico São Francisco de Assis.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GALVÃO, R. R. O.2016GALVÃO, R. R. O.; RIBEIRO, E. A. ; SILVA NETO, J. D. ; DAMASCENO, M. H. ; RIBEIRO, R. C. . O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS NA ESCOLA REGULAR. SynThesis Revista Digital FAPAM, v. 7, p. 264-274, 2016.

2.
GALVÃO, R. R. O.;GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA;RÍCHARDI OLIVEIRA GALVÃO, REINALDO2015GALVÃO, R. R. O.; Rates, Humberto Angelo . Projeto Responsabilidade Social através das redes sociais: análise da aplicação de TIC [em um projeto interdisciplinar] na educação profissional e tecnológica. SynThesis Revista Digital FAPAM, v. 6, p. 293-308, 2015.

3.
2GALVÃO, R. R. O.;GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA;RÍCHARDI OLIVEIRA GALVÃO, REINALDO2014 GALVÃO, R. R. O.; Grossi, M. G. R. ; Lopes, A. M. . Geração Internet, quem são e para que vieram: um estudo de caso. Revista Iberoamericana de Ciencia Tecnología y Sociedad (En Línea), v. 9, p. 39-54, 2014.

4.
GROSSI, MÁRCIA GORETT RIBEIRO2014GROSSI, MÁRCIA GORETT RIBEIRO ; LOPES, ALINE MORAES ; JESUS, PATRICK MEDEIROS DE ; GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA . A utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação nas redes sociais pelos universitários brasileiros. Texto Digital (UFSC), v. 10, p. 4-23, 2014.

5.
1Grossi, M. G. R.2013Grossi, M. G. R. ; GALVÃO, R. R. O. ; Lopes, A. M. . THE PERCEPTION OF THE BRAZILIAN FEDERAL GRADUATION EDUCATION STUDENTS REGARDING THE SOCIAL AND ETHICAL CHARACTERS OF THE INTERNET ACCESS. Revista CTS, v. 01, p. 5462-5468-5468, 2013.

6.
3GALVÃO, R. R. O.;GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA;RÍCHARDI OLIVEIRA GALVÃO, REINALDO2012GALVÃO, R. R. O.; Jesus, P. M. ; RAMOS, S. L. . As Tecnologias digitais de informação e comunicação na educação: desafios, riscos e oportunidades. SENEPT - Seminário Nacional de Educação Tecnológica e Profissional, v. 01, p. 01-13, 2012.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA. Bateria dos Smartphones. Portal GRNews, Ciência,Tecnologia e Sociedade, 13 mar. 2016.

2.
GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA. Boletos Falsos. Portal GRNews, Ciência,Tecnologia e Sociedade, 26 fev. 2016.

3.
GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA. Sequestro de Dados. Portal GRNews, Ciência,Tecnologia e Sociedade, 22 jan. 2016.

4.
GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA. Inscrições Abertas. Portal GRNews, Ciência,Tecnologia e Sociedade, 09 nov. 2015.

5.
GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA. Getinfo em Dezembro. Portal GRNews, Ciência,Tecnologia e Sociedade, 22 out. 2015.

6.
GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA. Windows 10: Invasão de Privacidade. Portal GRNews, Ciência,Tecnologia e Sociedade, 16 out. 2015.

7.
GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA. Getinfo 2015 (2). Portal GRNews, Ciência,Tecnologia e Sociedade, 09 out. 2015.

8.
GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA. Getinfo. Portal GRNews, Ciência,Tecnologia e Sociedade, 24 set. 2015.

9.
GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA. Malwares. Portal GRNews, Ciência,Tecnologia e Sociedade, 17 set. 2015.

10.
GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA. Como medir a velocidade da sua Internet. Portal GRNews, Ciência,Tecnologia e Sociedade, 01 set. 2015.

11.
GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA. A velocidade da Internet no Brasil. Portal GRNews, Ciência,Tecnologia e Sociedade, 25 ago. 2015.

12.
GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA. De volta e repensada. Portal GRNews, Ciência,Tecnologia e Sociedade, 11 ago. 2015.

13.
GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA. Hackers. Portal GRNews, Ciência,Tecnologia e Sociedade.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RÍCHARDI OLIVEIRA GALVÃO, REINALDO; CLAYTON SILVA, WELLINGTON ; NAYARA FERREIRA, CRISTIANE ; SOUSA BARROSO, ELIZANDRA ; LOPES CAMPOS, FABIANA ; ISABELA DE JESUS, JANAÍNA ; CRISTINA SANTOS FERREIRA, JÉSSICA ; PAULO DE OLIVEIRA, LUCAS . APPLICATION AND ANALYSIS OF NEW METHODOLOGIES BASED ON MODELS, ANALOGIES AND ICT ON THE TEACHING OF PHYSICS. In: International Conference on Education and New Learning Technologies, 2017, Barcelona. Barcelona: Iated, 2017. v. 1. p. 7889-7898.

2.
RÍCHARDI OLIVEIRA GALVÃO, REINALDO; SILVA DE MEDEIROS LEMOS, CARMEM ; HORTÊNCIO DA SILVA, CRISTIANO ; MARQUES DE ALMEIDA, ISAMARA ; DA SILVA MARQUES, KLEISIANO ; PEREIRA DE PAULA, LAÍS . CONCIOUSNESS AND TEACHING OF FINANCIAL MATHEMATICS: AN EXPERIENCE BY USING OF DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES. In: International Conference on Education and New Learning Technologies, 2017, Barcelona. Barcelona: Iated, 2017. v. 1. p. 2409-2414.

3.
Grossi, M. G. R. ; GALVÃO, R. R. O. ; Lopes, A. M. . THE PERCEPTION OF THE BRAZILIAN FEDERAL GRADUATION EDUCATION STUDENTS REGARDING THE SOCIAL AND ETHICAL CHARACTERS OF THE INTERNET ACCESS. In: 7TH iNTERNATIONAL TECHNOLOGY, EDUCATION AND DEVELOPMENT CONFERENCE, 2013, Valencia. Inted 2013 Proceedings. Valencia: IATED, 2013. v. 001. p. 5462-5468.

4.
GALVÃO, R. R. O.; Jesus, P. M. ; RAMOS, S. L. . AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO N A EDUCAÇÃO: DESAFIOS, RISCOS , E OPORTUNIDADES. In: IV Seminário Nacional de Educação e Tecnologia, 2012, Belo Horizonte. IV SENEPT. Belo Horizonte: CEFET, 2012. v. 001. p. 001-0013.

Artigos aceitos para publicação
1.
GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA; DINIZ, R. H. N. ; SILVA JUNIOR, M. A. ; VIEIRA, P. R. N. ; JESUS, T. E. . Implantação de Rede Wireless e Análise da Utilização da Internet Acadêmica da Faculdade de Pará de Minas. SynThesis Revista Digital FAPAM, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
GALVÃO, R. R. O.. Debate Educação Especial e Inclusiva: práticas, desafios e possbilidades. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
GALVÃO, R. R. O.; CAPANEMA, D. O. . Tópicos Especiais de Arquitetura e Organização de Computadores. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
GALVÃO, R. R. O.. Tecnologias na Educação Matemática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
GALVÃO, R. R. O.. VI Simpósio de Educação FAPAM - Educação para a cidadania. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
GALVÃO, R. R. O.. GETINFO MG - 2015. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA. Estruturação de vídeo aulas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
GALVÃO, R. R. O.. IMPLANTAÇÃO DE CURSOS TÉCNICOS PROFISSIONALIZANTES NAS ESCOLAS ESTADUAIS MINEIRAS ATRAVÉS DO PRONATEC: ANÁLISE DOS DESAFIOS E PROBLEMAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
GALVÃO, R. R. O.; Rates, Humberto Angelo . Informática na Educação - Utilização de Ferramentas Tecnológicas em projetos escolares multidisciplinares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
GALVÃO, R. R. O.; Rates, Humberto Angelo . Projeto Responsabilidade Social através das redes sociais: análise da aplicação de TIC [em um projeto interdisciplinar] na educação profissional e tecnológica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
GALVÃO, R. R. O.. Uso da tecnologia na Educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
GALVÃO, R. R. O.. Tecnologia Digitais e Administração. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA. Uso das TDIC na Educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
GALVÃO, R. R. O.; Jesus, P. M. ; RAMOS, S. L. . Educação ao encontro das Novas Tecnologias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
GALVÃO, R. R. O.; RAMOS, S. L. ; Jesus, P. M. . As tecnologias Digitais de e Informação e Comunicação na educação: Desafios, riscos e oportunidades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
GALVÃO, R. R. O.. IPv6: O futuro da Internet. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
GALVÃO, R. R. O.. Uso da Informática como Instrumento Pedagógico nos Ensinos Fundamental e Médio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
GALVÃO, R. R. O.. Informática educativa no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
GALVÃO, R. R. O.. Controle de Utilização da Internet pelas Empresas 2011 (Portal GrNews).

2.
GALVÃO, R. R. O.. Dicas para evitar a contaminação de seu computador por "malwares". 2010 (Portal GrNews).

3.
GALVÃO, R. R. O.. A Telefonia Celular e a nossa Saúde 2010 (Portal GrNews).

4.
GALVÃO, R. R. O.. Olá, aqui é o Google, em que posso te ajudar? 2010 (Portal GrNews).

5.
GALVÃO, R. R. O.. Linux em casa e nas Empresas 2010 (Portal GrNews).

6.
GALVÃO, R. R. O.. Dicas para evitar a contaminação por malwares 2010 (Jornal da ASCIPAM).

7.
GALVÃO, R. R. O.. LTE - A Provável Quarta Geração da Telefonia Móvel 2010 (Portal GrNews).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
GALVÃO, R. R. O.; DINIZ, R. H. N. ; JESUS, T. E. ; ROOSEVELT, P. ; SILVA JUNIOR, M. A. . Projeto iFAPAM. 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GALVÃO, R. R. O.. Debate Educação Especial e Inclusiva: práticas, desafios e possbilidades. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
GALVÃO, R. R. O.. Organização Getinfo. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
GALVÃO, R. R. O.; MOURA, D. A. S. . Pesquisa Científica em Matemática. 2015.

4.
GALVÃO, R. R. O.; Diniz, E. ; Paulo, J. ; Mendes, D. ; Alvim, P. . Tecnologia da Informação: Mercado atual e Perspectivas para o futuro. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
GALVÃO, R. R. O.; Mendes, D. ; Diniz, E. . Planejamento de Carreira em Tecnologia da Informação. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
GALVÃO, R. R. O.. Sistema Fotovoltaico - Módulo I: Fundamentos e Montagem de Sistemas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GALVÃO, R. R. O.. Disciplina de Projetos e Estudos Transdisciplinares (Pós-graduação em Mídias na Educação). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
GALVÃO, R. R. O.. Disciplina de Projetos e Estudos Transdisciplinares (Pós-graduação em Psicopedagogia). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
GALVÃO, R. R. O.. Disciplina de Projetos e Estudos Transdisciplinares (Pós-graduação em Gestão Estratégica de Empresas e Finanças Corporativas)). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
GALVÃO, R. R. O.. Disciplina de Projetos e Estudos Transdisciplinares (Pós-graduação em Enfermagem: Urgência e Emergência). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
GALVÃO, R. R. O.; DINIZ, L. M. F. . Linux: Fundamentos, operações e noções de administração. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
GALVÃO, R. R. O.. Auxiliar Administrativo. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
GALVÃO, R. R. O.; LEITE, A. B. . Uso da Informática cmo Instrumento Pedagógico nos ensinos fundamental e médio. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Uso da Informática cmo Instrumento Pedagógico).

9.
GALVÃO, R. R. O.. Operação e Administração em Linux. 2006. .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Metodologias Ativas. 2018. (Oficina).

2.
Sistema de Avaliação Integrada. 2018. (Oficina).

3.
Startup Weekend Pará de Minas.Startup Weekend Pará de Minas. 2018. (Outra).

4.
VII Encontro de Formação Acadêmica da Fapam. 2018. (Encontro).

5.
9th International Conference on Eucation and New Learning Technologies. Conciousness and Teaching of Financial Mathematics: An Experience by using of digital information and communication technologies. 2017. (Congresso).

6.
9th International Conference on Eucation and New Learning Technologies. Application and Analysis of New Technologies based on models, Analogies and ICT on the teaching of physics. 2017. (Congresso).

7.
Autorregulação e sua Importância na Educação. 2017. (Outra).

8.
Educação Contemporânea: Trabalho Docente.Educação Contemporânea: Trabalho Docente. 2017. (Encontro).

9.
I Simpósio Internacional da UFOP. 2017. (Simpósio).

10.
Palestra: Colaboratividade e Humanologia. 2017. (Encontro).

11.
Palestra Atitude Positiva. 2017. (Outra).

12.
Seminário Acelera Fapam. 2017. (Seminário).

13.
V Encontro de Formação Docente da FAPAM. 2017. (Encontro).

14.
Campus Party Minas Gerais. 2016. (Encontro).

15.
Conhecer para conviver melhor com a pessoa com deficiência: O espectro do autismo. 2016. (Encontro).

16.
Diálogos com a Neurociência.Diálogos com a Neurociência. 2016. (Seminário).

17.
Espaço Multiverso MAES-3DMF.Nossas estrelas não tem pontas. 2016. (Oficina).

18.
IV Encontro de Formação Docente da FAPAM. 2016. (Encontro).

19.
VII Simpósio de Educação da Escola de Educaçao.A Tecnologia como ferramenta de ensino. 2016. (Simpósio).

20.
XII Enem - Encontro Nacional de Educação Matemática. 2016. (Congresso).

21.
II Encontro de Formação Docente da FAPAM. 2015. (Encontro).

22.
III Encontro de Formação Docente da FAPAM.Currículo baseado em competências. 2015. (Encontro).

23.
IV SENEPT - Simpósio Nacional de Educação Tecnológica.Projeto Responsabilidade Social através das Redes Sociais: Análise da Aplicação de TDICs [em um projeto interdisciplinar] na Educação Profissional e Tecnológica. 2014. (Simpósio).

24.
III SENEPT - Seminário nacional de Educação Profissional e Tecnológica.As Tecnologias digitais de informação e comunicação na educação: desafios, riscos e oportunidades. 2012. (Seminário).

25.
GETINFO MG.IPv6: O futuro da Internet. 2011. (Simpósio).

26.
Semana da Matemática.Demonstrações variadas do Teorema de Pitágoras. 2008. (Oficina).

27.
Semana da matemática.Fractais. 2006. (Simpósio).

28.
V Olimpíada Brasileira de Informática.Olimpiada Brasileira de Informática. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA. Arquitetura e Organização de Computadores - BenchMarks. 2017. (Outro).

2.
GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA; H, Anderson . Workshop - Culinária Francesa. 2017. (Outro).

3.
GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA; SOARES, C. A. O. ; DINIZ, L. M. F. . Trabalho Integrador - Gestão de Tecnologia da Informação. 2017. (Outro).

4.
GALVÃO, R. R. O.; GONCALVES, F. M. O. . Marketing Digital: o que é preciso para sua empresa se tornar um ser vivo na internet. 2016. (Outro).

5.
GALVÃO, R. R. O.. Softwares, aplicativos e Apps na Educação Matemática. 2016. (Outro).

6.
GALVÃO, R. R. O.; RIBEIRO, L. A. . Existência saudável no Ciberespaço. 2016. (Outro).

7.
GALVÃO, R. R. O.. Pesquisando e conhecendo cidades históricas de Minas Gerais através das TDICs. 2016. (Outro).

8.
GALVÃO, R. R. O.. Uso das Ferramentas Tecnológicas como recurso pedagógico. 2016. (Outro).

9.
GALVÃO, R. R. O.. GETINFO MG - 2015. 2015. (Outro).

10.
GALVÃO, R. R. O.. FETEC - Feira Tecnologia do colegio técnico São Francisco de Assis. 1995. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Vanilsa Perpétua Ferreira. A TECNOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA FERRAMENTA E NÃO UM OBSTÁCULO. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pará de Minas. (Orientador).

2.
Camila Patrícia da Rocha. O USO DAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pará de Minas. (Orientador).

3.
Laís Chaves Moreira. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO (TDIC's) NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pará de Minas. (Orientador).

4.
Sara Shirley Viana da Conceição Felício. A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA ASSISTIVA NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO AUTISTA. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pará de Minas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Laís Chaves Moreira. CARACTERIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pará de Minas. Orientador: Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão.

2.
Sara Shirley Viana da Conceição Felício. O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E INCLUSÃO DO ALUNO COM AUTISMO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pará de Minas. Orientador: Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão.

3.
Camila Patrícia da Rocha. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pará de Minas. Orientador: Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão.

4.
Vanilsa Perpétua Ferreira. A importância do uso das TDICs no processo ensino-aprendizagem da Geração Internet. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pará de Minas. Orientador: Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão.

Iniciação científica
1.
RIBEIRO, A R; SILVA NETO, J D; DAMASCENO, MR; RIBEIRO. R C. O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS NA ESCOLA REGULAR. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena em Matemática) - Faculdade de Pará de Minas. Orientador: Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
GALVÃO, R. R. O.;GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA;RÍCHARDI OLIVEIRA GALVÃO, REINALDO2015GALVÃO, R. R. O.; Rates, Humberto Angelo . Projeto Responsabilidade Social através das redes sociais: análise da aplicação de TIC [em um projeto interdisciplinar] na educação profissional e tecnológica. SynThesis Revista Digital FAPAM, v. 6, p. 293-308, 2015.

Artigos aceitos para publicação
1.
GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA; DINIZ, R. H. N. ; SILVA JUNIOR, M. A. ; VIEIRA, P. R. N. ; JESUS, T. E. . Implantação de Rede Wireless e Análise da Utilização da Internet Acadêmica da Faculdade de Pará de Minas. SynThesis Revista Digital FAPAM, 2017.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA. De volta e repensada. Portal GRNews, Ciência,Tecnologia e Sociedade, 11 ago. 2015.

2.
GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA. A velocidade da Internet no Brasil. Portal GRNews, Ciência,Tecnologia e Sociedade, 25 ago. 2015.

3.
GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA. Como medir a velocidade da sua Internet. Portal GRNews, Ciência,Tecnologia e Sociedade, 01 set. 2015.

4.
GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA. Malwares. Portal GRNews, Ciência,Tecnologia e Sociedade, 17 set. 2015.

5.
GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA. Getinfo. Portal GRNews, Ciência,Tecnologia e Sociedade, 24 set. 2015.

6.
GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA. Windows 10: Invasão de Privacidade. Portal GRNews, Ciência,Tecnologia e Sociedade, 16 out. 2015.

7.
GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA. Getinfo em Dezembro. Portal GRNews, Ciência,Tecnologia e Sociedade, 22 out. 2015.

8.
GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA. Inscrições Abertas. Portal GRNews, Ciência,Tecnologia e Sociedade, 09 nov. 2015.

9.
GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA. Hackers. Portal GRNews, Ciência,Tecnologia e Sociedade.

10.
GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA. Sequestro de Dados. Portal GRNews, Ciência,Tecnologia e Sociedade, 22 jan. 2016.

11.
GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA. Boletos Falsos. Portal GRNews, Ciência,Tecnologia e Sociedade, 26 fev. 2016.

12.
GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA. Bateria dos Smartphones. Portal GRNews, Ciência,Tecnologia e Sociedade, 13 mar. 2016.

13.
GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA. Getinfo 2015 (2). Portal GRNews, Ciência,Tecnologia e Sociedade, 09 out. 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA. Uso das TDIC na Educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
GALVÃO, R. R. O.; Rates, Humberto Angelo . Informática na Educação - Utilização de Ferramentas Tecnológicas em projetos escolares multidisciplinares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
GALVÃO, R. R. O.; Rates, Humberto Angelo . Projeto Responsabilidade Social através das redes sociais: análise da aplicação de TIC [em um projeto interdisciplinar] na educação profissional e tecnológica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
GALVÃO, R. R. O.. GETINFO MG - 2015. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA. Estruturação de vídeo aulas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Cursos de curta duração ministrados
1.
GALVÃO, R. R. O.. Disciplina de Projetos e Estudos Transdisciplinares (Pós-graduação em Mídias na Educação). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
GALVÃO, R. R. O.. Disciplina de Projetos e Estudos Transdisciplinares (Pós-graduação em Psicopedagogia). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
GALVÃO, R. R. O.. Disciplina de Projetos e Estudos Transdisciplinares (Pós-graduação em Gestão Estratégica de Empresas e Finanças Corporativas)). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
GALVÃO, R. R. O.. Disciplina de Projetos e Estudos Transdisciplinares (Pós-graduação em Enfermagem: Urgência e Emergência). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
GALVÃO, R. R. O.; LEITE, A. B. . Uso da Informática cmo Instrumento Pedagógico nos ensinos fundamental e médio. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Uso da Informática cmo Instrumento Pedagógico).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GALVÃO, R. R. O.; Mendes, D. ; Diniz, E. . Planejamento de Carreira em Tecnologia da Informação. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
GALVÃO, R. R. O.. Organização Getinfo. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
GALVÃO, R. R. O.; MOURA, D. A. S. . Pesquisa Científica em Matemática. 2015.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GALVÃO, R. R. O.. GETINFO MG - 2015. 2015. (Outro).

2.
GALVÃO, R. R. O.; GONCALVES, F. M. O. . Marketing Digital: o que é preciso para sua empresa se tornar um ser vivo na internet. 2016. (Outro).

3.
GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA. Arquitetura e Organização de Computadores - BenchMarks. 2017. (Outro).

4.
GALVÃO, REINALDO RÍCHARDI OLIVEIRA; SOARES, C. A. O. ; DINIZ, L. M. F. . Trabalho Integrador - Gestão de Tecnologia da Informação. 2017. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/10/2018 às 1:56:28