Félix Ceneviva Eid

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6541930027992733
  • Última atualização do currículo em 01/11/2018


Mestre em Música - musicologia/etnomusicologia - pelo Instituto de Artes - UNESP (2012). Licenciado em Educação Musical também pelo Instituto de Artes - UNESP (2009). Atua como docente, pesquisador e violonista, focando as três áreas na música e cultura da América Latina. Foi professor de educação musical da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e atualmente é professor de etnomusicologia da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), onde coordena o Projeto de Extensão "Músicas y Danzas de América Latina". É doutorando no Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina PROLAM-USP. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Félix Ceneviva Eid
Nome em citações bibliográficas
EID, F. C.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Programa em Integração da América Latina.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: MÚSICA, EDUCAÇÃO E DESCOLONIZAÇÃO: A BOLÍVIA NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO,
Orientador: Renato Braz Oliveira de Seixas.
Coorientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.
Palavras-chave: Música; Educação; Descolonização; Bolivia; América Latina.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Educação Musical.
2010 - 2012
Mestrado em Música.
Instituto de Artes - UNESP, I.A., Brasil.
Título: Música e Identidade na América Latina: O caso de Agustín Barrios "Mangoré",Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Prof. Dr. Alberto Tsuyoshi Ikeda.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Agustín Barrios Mangoré; Música Latino-Americana; Cueca; América Latina; Música Híbrida.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Etnomusicologia.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2006 - 2009
Graduação em Licenciatura em Educação Musical.
Instituto de Artes - UNESP, I.A., Brasil.
Título: MÚSICA POPULAR LATINO-AMERICANA NO VIOLÃO DE CONCERTO: O caso de Agustín Barrios ? Uma abordagem musical e sócio-cultural..
Orientador: Prof. Dr. Alberto Tsuyoshi Ikeda.




Formação Complementar


2009 - 2009
Curso Intensivo de Elaboração de Projetos. (Carga horária: 25h).
Instituto de Artes - UNESP, I.A., Brasil.
2003 - 2004
Curso de Nível Superior de Violão. (Carga horária: 96h).
Escola Luthier, E.L., Espanha.
2002 - 2003
Ampliación de Estudios p/ Jóvenes Músicos Iberoame. (Carga horária: 1080h).
Fundación Carolina - Centro de Estudos Hispanicos e Iberoamericanos, CEHI, Espanha.
1996 - 2000
Aulas com concertista cubano Gerardo Pérez. (Carga horária: 200h).
Aulas Particulares de Violão, APV, Bolívia.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal da Integração Latino-Americana, .

03/2016 - 07/2016
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Etnomusicologia
03/2016 - 07/2016
Ensino, Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política Na América Lat, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da América Latina I
08/2015 - 12/2015
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Musicologia
03/2015 - 07/2015
Ensino, Geografia - Território e Sociedade Na América Latina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da América Latina I

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2014 - 12/2014
Direção e administração, Curso de Música - CCHS, .

Cargo ou função
Coordenador do Laboratório de Prática de Ensino em Música.
03/2013 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas e Sociais, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Estágio (COE) do Curso de Música.
02/2013 - 12/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMS, .

02/2013 - 12/2014
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio obrigatório I, II, III e IV
Expressão sonora
Instrumento musicalizador/harmônico I, II, III e IV
Instrumento principal - violão III
Prática de ensino em música III, V e VI
Tópicos em educação musical
Tópicos em música latino-americana

Instituto de Artes - UNESP, I.A., Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4

Atividades

03/2008 - 12/2009
Extensão universitária , Instituto de Artes, .

Atividade de extensão realizada
Monitor do Projeto de Extensão de canto coral "CantorIA".

Centre Musical Can Salom, CMCS, Espanha.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações
Professor de violão erudito.



Linhas de pesquisa


1.
Etnomusicologia, Educação Musical, Cultura e América Latina
2.
Etnomusicologia, Educação Musical, Cultura, América Latina


Projetos de pesquisa


2014 - 2014
Mapeamento de práticas e gêneros musicais populares em Mato Grosso do Sul
Descrição: Pesquisar, mapear e catalogar as práticas e gêneros musicais populares de Mato Grosso do Sul, constituindo um banco de dados e registros de sons, imagens e depoimentos, propiciando a análise não apenas de seus componentes musicológico/estruturais, mas também em seus aspectos funcionais de construção e reconstrução de identidades, de transmissão de conhecimento e de inserção nos meios de produção e consumo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Félix Ceneviva Eid - Integrante / Evandro Rodrigues Higa - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Músicas y Danzas de América Latina
Descrição: "Músicas y Danzas de América Latina" é um projeto de extensão da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA) que assume a tarefa de criar um grupo permanente de dança e música, com a finalidade de pesquisar, vivenciar, criar, recriar e difundir gêneros e ritmos das expressões culturais tradicionais da América Latina. O projeto tem como princípio fundamental a relação de igualdade entre os saberes tradicionais e acadêmicos, e está baseado em três eixos: formação das/dos integrantes; integração latino-americana; trabalho criativo/artístico..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Félix Ceneviva Eid - Coordenador.
2016 - Atual
Músicas da América Latina
Descrição: "Músicas da América Latina" é um projeto de extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana que assume a tarefa de criar um grupo permanente de música, com formação instrumental e vocal flexível, com a finalidade de pesquisar, vivenciar, criar, recriar e difundir gêneros e ritmos das expressões musicais tradicionais de todos os cantos da América Latina. O projeto tem como princípio fundamental a relação de igualdade entre os saberes tradicionais e acadêmicos, e é baseado em três eixos: formação dos integrantes; integração latino-americana; trabalho criativo/artístico..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Félix Ceneviva Eid - Coordenador / Ladislao Landa Vásquez - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Etnomusicologia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Educação Musical.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Interpretação - Instrumento.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Árabe
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2011
Reconhecimento - Intérprete de Violão, Conselho Municipal da Cidade de Vallegrande - Bolívia.
2001
Segundo Prêmio - Categoria Livre, 1o Concurso e Festival Nacional de Violão - Cochabamba - Bolívia.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
EID, F. C.; MARTIN, A. ; GRECO, M. E. ; KASPERSKI, J. ; MUJKANOVIC, E. . How to make a global dance hit: balancing the exotic with the familiar in ?Danza Kuduro? (2010) by Lucenzo feat. Don Omar. In: Ralf von Appen; Andre Doehring; Dietrich Helms; Allan F. Moore. (Org.). Song Interpretation in 21st- Century Pop Music. 1ed.: Ashgate, 2014, v. , p. 226-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
EID, F. C.. Warisata, la Escuela-Ayllu: Una mirada etnomusicológica sobre la educación musical en Bolivia. In: XI Congreso de la Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular Rama Latinoamericana, 2014, Salvador - BA. Anais do XI Congresso da IASPM-AL, 2014.

2.
EID, F. C.. Danza Latinoamericana en la sala de concierto: elaborando una interpretación contextualizada. In: X Congreso de la Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular Rama Latinoamericana, 2012, Córdoba. Actas del X Congreso de la Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular Rama Latinoamericana, 2012.

3.
EID, F. C.. Música Híbrida na América Latina - reflexões para uma interpretação contextualizada. In: V Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2011, Belém (PA). Anais do V Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
EID, F. C.. ?Descolonización, interculturalidad e intraculturalidad en la educación musical: el caso de la revolución educativa en Bolivia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
EID, F. C.. Warisata, la Escuela-Ayllu: Una mirada etnomusicológica sobre la educación musical en Bolivia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
EID, F. C.. Danza Latinoamericana en la sala de concierto: elaborando una interpretación crítica.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
EID, F. C.. MÚSICA HÍBRIDA NA AMÉRICA LATINA: REFLEXÕES PARA UMA INTERPRETAÇÃO CONTEXTUALIZADA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
EID, F. C.. How to make a Global Dance Hit: Balancing the Exotic with the Familiar in. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
EID, F. C.. ALMA LATINA: MÚSICA DE LAS AMÉRICAS BAJO DOMINIO EUROPEO, 2013. (Tradução/Outra).


Produção artística/cultural
Música
1.
EID, F. C.. Afghanistan Annual Winter Academy. 2014. Interpretação.

2.
EID, F. C.; PEREIRA, M. F. . Música Latinoamericana. 2013. Interpretação.

3.
EID, F. C.. Recital de violão - Aniversário da Província de Vallegrande. 2011. Interpretação.

4.
EID, F. C.; Teófilo, Mariana. ; Mariana, Lívia. . Recital de Voz, Violino, Violão. 2010. Interpretação.

5.
EID, F. C.. Recital de Violão. 2009. Interpretação.

6.
EID, F. C.. Recital de Violão. 2009. Interpretação.

7.
EID, F. C.. Recital de Violão. 2009. Interpretação.

8.
EID, F. C.. Concierto 'Momentos'. 2008. Interpretação.

9.
EID, F. C.. Concierto 'Momentos'. 2008. Interpretação.

10.
EID, F. C.. Concierto 'Momentos'. 2008. Interpretação.

11.
EID, F. C.. Recital de Violão. 2008. Interpretação.

12.
EID, F. C.; Teófilo, Mariana. ; Miranda, P. . Semana Nacional do Livro e da Biblioteca do Instituto de Artes - UNESP. 2007. Interpretação.

13.
EID, F. C.. Recital de Violão. 2005. Interpretação.

14.
EID, F. C.. Concerto para violão e orquestra: Auditorio Nacional de Madrid. 2003. Interpretação.

15.
EID, F. C.. III Festival Música nas Montanhas. 2002. Interpretação.

16.
EID, F. C.. Concerto de Violão: 9no Concurso y Festival Internacional de Guitarra de La Habana 1998. 1998. Interpretação.

17.
EID, F. C.. Concerto de Violão: III Festival Departamental de Música Estilo Romántico. 1996. Interpretação.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
EID, F. C.. Participação em banca de MELANIE KRISTEL CAMACHO LAGOS.DESCOLONIZACIÓN Y MÚSICA: El PENSAMIENTO DECOLONIAL EN LA INTERPRETACIÓN DE MÚSICA INDÍGENA BOLIVIANA EN EL PIANO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Piano) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
EID, F. C.. Participação em banca de SEBASTIAN MARTIN PEREYRA.SOTAQUES INTERPRETATIVOS EN EL GUALAMBAO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Violão) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
EID, F. C.. Participação em banca de JAVIER SALAS CCENTE.ENTRE WEIZMANN Y CARLEVARO: ESTUDIO DE TÉCNICA PURA EN ORQUESTA DE GUITARRAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Violão) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

4.
EID, F. C.. Participação em banca de ELISA MERCEDES LEZCANO VERÓN.Piano Paraguayo: el lenguaje de Oscar Cardoso Ocampo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Piano) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

5.
EID, F. C.. Participação em banca de ROSANA RIVEROS VELÁZQUEZ.ELCANTO CON CAJA EN LA METRÓPOLIS: UN ESTUDIO SOBRE EL CANTO CON CAJA EN LA METRÓPOLIS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Canto) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

6.
EID, F. C.. Participação em banca de JONATHAN PATRICIO CUMBICOS GÓMEZ.PORQUE CANTAM OS VELHINHOS: UMA ETNOGRAFÍA DE PRIMEIRA VIAGEM EM UM ASILO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

7.
EID, F. C.. Participação em banca de JAIME ALEX MAMANI MAMANI.DIÁLOGO ENTRE TRADICIÓN Y MODERNIDAD EN EL REPERTÓRIO DE GRUPOS DE MÚSICA POPULAR BOLIVIANA CONTEMPORÁNEA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

8.
EID, F. C.. Participação em banca de VIVIANA CAROLINA JARAMILLO ALEMÁN.ENTRE LA APOLOGÍA Y LA CRÍTICA: ANÁLISIS DE LA RED DE ORQUESTAS PERTENECIENTES A LA CORRIENTE DE ?EL SISTEMA? EN ARGENTINA, PARTIENDO DE LA EXPERIENCIA DE SU APLICACIÓN EN LA PROVINCIA DE MISIONES. 2015.

9.
EID, F. C.; PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Participação em banca de Ismael Pereira dos Santos.O ensino de flauta doce nas escolas particulares de Campo Grande. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

10.
EID, F. C.; PEREIRA, M. F.. Participação em banca de Éder Cristaldo Franchini.O projeto CEEEMS: Um estudo sobre o ensino coletivo de violão em Campo Grande. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

11.
EID, F. C.; SYLVESTRE, M.L,M.. Participação em banca de Luiz César Gonzaga.O repertório para violão nas três primeiras décadas do século XIX a partir da produção de três compositores: Fernando Sor, Mauri Giuliani e Matteo Carcassi.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

12.
EID, F. C.; OLIVEIRA, L. F.. Participação em banca de Júlio César Matos Borba.Obras para violão de Radamés Gnatalli e seus contemporâneos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

13.
EID, F. C.; PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Participação em banca de Marcos Antônio de Lemos.A guitarra e suas técnicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

14.
EID, F. C.; PEREIRA, L.R.O.M.. Participação em banca de Fábio Figueiredo Franklin Canela.Perfil do ensino coletivo de violino em Campo Grande - MS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

15.
EID, F. C.; Miranda, P.; Verissimo, P.. Participação em banca de Daniel Montanaro.Flauta doce e ensino coletivo: Experiência em Iniciação Musical em ONG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Musical) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

16.
EID, F. C.; Miranda, P.; Verissimo, P.. Participação em banca de Lorraine Lino Costa.O ensino coletivo da música: a experiência da Banda Marcial Francisco, de São Paulo, entre os anos de 2008 e 2010. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Musical) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

17.
EID, F. C.; Miranda, P.; Verissimo, P.. Participação em banca de Patrícia Toledo Nalin.A linguagem musical no ambiente escolar: experiência com professores na educação infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Musical) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

18.
EID, F. C.; Miranda, P.; Verissimo, P.. Participação em banca de William Marcelo de Campos.Inserção musical em uma ONG na cidade de São Paulo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Musical) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
HIGA, E. R.; CAZNOK, Y. B.; EID, F. C.. Concurso Público para ingresso na Carreira do Magistério Superior na Classe de Professor Auxiliar, Grande Área: Linguística, Letras e Artes / Artes / Música - (858) - CCHS. 2014. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

2.
PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros; HIGA, E. R.; EID, F. C.. Comissão Especial de Seleção de Professor Substituto para o Curso de Música da UFMS. 2014. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

3.
Taffarello, T. M.; Moreira, A. L. G.; EID, F. C.. Concurso Público para ingresso na Carreira do Magistério Superior na Classe de Professor Auxiliar, Grande Área: Linguística, Letras e Artes/Artes/Música/Instrumentação Musical - (1072) - CCHS. 2014.

Outras participações
1.
EID, F. C.. Consultor "ad hoc" na análise da proposta de iniciação científica. 2017. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
EID, F. C.. Consultor "ad hoc" na análise da proposta de iniciação científica. 2017. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
EID, F. C.. Consultor "ad hoc" na análise da proposta de iniciação científica. 2017. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

4.
EID, F. C.. Consultor "ad hoc" na análise de proposta de iniciação científica. 2017. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXIV Seminario Latinoamericano de Educación Musical - FLADEM.Descolonización, interculturalidad e intraculturalidad en la educación musical: el caso de la revolución educativa en Bolivia. 2018. (Seminário).

2.
1a Jornada de Investigação em Música Latino-Americana da UNILA.Musicologia Histórica na América Latina. 2017. (Simpósio).

3.
Afghanistan National Institute of Music Annual Winter Academy.Oficinas de Educação Musical. 2014. (Oficina).

4.
XI Congreso de la Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular Rama Latinoamericana. Warisata, la Escuela-Ayllu: Una mirada etnomusicológica sobre la educación musical en Bolivia. 2014. (Congresso).

5.
Foro Latinoamericano de Educación Musical. 2013. (Seminário).

6.
X Congreso de la Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular Rama Latinoamericana. Danza Latinoamericana en la sala de concierto: elaborando una interpretación crítica. 2012. (Congresso).

7.
XXVI Reunión Anual de Etnología. Etnomusicología en Bolivia: trayectoria y desafíos. 2012. (Congresso).

8.
International Postrgraduate Summerschool ?Methods of Popular Music Analysis?.How to make a Global Dance Hit: Balancing the Exotic with the Familiar in "Danza Kuduro". 2011. (Oficina).

9.
I Simpósio Paulista de Saúde do Músico. 2011. (Simpósio).

10.
V Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologiagia. Música Híbrida na América Latina - reflexões para uma interpretação contextualizada. 2011. (Congresso).

11.
II Encontro de Núcleo de Ensino Campus de São Paulo - UNESP. 2010. (Encontro).

12.
II Simpósio de Inovação Tecnológica da UNESP. Instituto de Artes, UNESP.. 2010. (Simpósio).

13.
Curso Intensivo de Elaboração de Projetos de Pesquisa para Trabalhos de Conclusão de Curso. Instituto de Artes - UNESP. 2009. (Oficina).

14.
III Seminário da Associação Amigos do Projeto Guri - Gestão de Qualidade em Projetos Socioculturais. 2009. (Seminário).

15.
Semana da Educação Musical - Instituto de Artes da UNESP.Educação Musical na Bolívia. 2009. (Seminário).

16.
Ciclo de Debates: A Obrigatoriedade do Ensino de Música na Educação Básica. 2008. (Encontro).

17.
XVII Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical. 2008. (Encontro).

18.
I Congresso Nacional de Educação Musical. 2007. (Congresso).

19.
V Encontro Regional da ABEM - Região Sudeste. 2007. (Encontro).

20.
XVII Congresso da ANPPOM. 2007. (Congresso).

21.
Criar seu instrumento para criar sua música - Fernando Sardo. 2006. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
EID, F. C.. 1a Jornada de Investigação em Música Latino-Americana da UNILA. 2017. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
PEDRO DANIEL MARTINEZ PINO. "La Guarania: Sistematización de los elementos estructurales presentes en la práctica musical. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música - Violão) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Félix Ceneviva Eid.

2.
MARYANNE FRANCESCON. A GAITA PONTO NA REGIÃO SUL DO BRASIL: RELAÇÃO DIALÉTICA ENTRE SEUS ASPECTOS SOCIOCULTURAIS E TÉCNICOMUSICAIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Félix Ceneviva Eid.

3.
Svetka Nathaly Ramírez Jiménez. Ritual, religiosidad y sonidos: la música de las bandas de pueblo en el ritual de la romería a la Virgen del Cisne, Loja-Ecuador. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Félix Ceneviva Eid.

4.
FRANKO NATALIO NICOLÁS FIORI. Musica e Integración Regional: el papel del Foro Latinoamericano de Educación Musical (FLADEM) para integrar los pueblos latinoamericanos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Félix Ceneviva Eid.

5.
Willian Carvalho. Música nas escolas a partir do ensino coletivo de violão popular. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Félix Ceneviva Eid.

6.
Daniel da Silva. O ensino dos instrumentos musicais de Banda de Música através do método coletivo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Félix Ceneviva Eid.

7.
Fernando de Oliveira Melo. O ensino dos instrumentos musicais de Banda de Música através do método coletivo "Essential Elements 2000". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Félix Ceneviva Eid.

8.
Arthur Phillip Stach. Improvisação: Uma experiência com alunos de violão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Musical) - Faculdade Mozarteum de São Paulo. Orientador: Félix Ceneviva Eid.

9.
Eduard Michael Cavalcanti Ribeiro. Música em Hospitais: a ONG Canto Cidadão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Musical) - Faculdade Mozarteum de São Paulo. Orientador: Félix Ceneviva Eid.

10.
Lilian Freire Fiel. Educação Musical Infantil em ONGs. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Musical) - Faculdade Mozarteum de São Paulo. Orientador: Félix Ceneviva Eid.



Inovação



Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 4:10:14