Carolina Knack

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7428627807517558
  • Última atualização do currículo em 19/10/2018


Professora Adjunta do Instituto de Letras e Artes (ILA) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPG-Letras) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no qual orienta Mestrado. Doutora em Estudos da Linguagem, pela linha de pesquisa Análises Textuais, Discursivas e Enunciativas do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre pela mesma linha de pesquisa (UFRGS), com dissertação vencedora do Prêmio ANPOLL 2014 (prêmio concedido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística à melhor dissertação de mestrado no Brasil no período de 2012 a 2014). Graduada em Licenciatura em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa (UFRGS) e pós-graduada em Estudos Linguísticos do Texto (UFRGS). Tem interesse nos seguintes temas: Epistemologia da Linguística; Teorias do Texto e do Discurso; Linguística da Enunciação; Teoria da Linguagem de Émile Benveniste; Gêneros Textuais e Ensino; Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carolina Knack
Nome em citações bibliográficas
KNACK, C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande.
Avenida Itália, km 8
Carreiros
96203900 - Rio Grande, RS - Brasil
Telefone: (53) 32336680


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Doutorado em Letras.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Por uma dimensão antropológica do discurso: as passagens do aluno nas instâncias de ensino, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Carmem Luci da Costa Silva.
2010 - 2012
Mestrado em Letras.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Texto e enunciação: as modalidades falada e escrita como instâncias de investigação.,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Profa. Dra. Carmem Luci da Costa Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2008 - 2009
Especialização em Estudos Linguísticos do Texto. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Benveniste e a Teoria da Enunciação - Conceitos Fundadores.
Orientador: Dr. Valdir do Nascimento Flores.
2003 - 2007
Graduação em Licenciatura em Letras - Português e Literatura.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Navegando nas águas do sebastianismo: uma leitura de 'As Naus'.
Orientador: Dra. Elisabete Carvalho Peiruque.




Formação Complementar


2011
Formação de Tutores para Educação a Distância. (Carga horária: 40h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Argumentação na Prática Jurídica. (Carga horária: 15h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2013 - 2013
Francês.
NELE - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, NELE, Brasil.
2013 - 2013
Introdução à TBS e à TAP com Marion Carel. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2011 - 2011
História das Ideias Linguísticas no Leste Europeu. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2009 - 2010
Francês.
Escola de Idiomas WIZARD, WIZARD, Brasil.
2000 - 2002
Técnico de Informática. (Carga horária: 1520h).
Colégio Santa Catarina, CSC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2018 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina Obrigatória do Mestrado em Estudos da Linguagem: Bases Epistemológicas da Linguística
Disciplina Optativa: Enunciação e Ensino
08/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), .

Cargo ou função
Representante titular do Instituto de Letras e Artes (ILA) na CPPD-FURG, órgão vinculado à Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande..
02/2017 - Atual
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Textual
02/2017 - Atual
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Textual
Redação Acadêmica
Linguística da Enunciação

Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Atividades

02/2016 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão (Programa de Aprendizagem 7: Empreendedorismo)
02/2016 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão (Programa de Aprendizagem 8: Planejando o futuro)
02/2015 - Atual
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos de Comunicação da Ciência
02/2015 - Atual
Ensino, Gestão Financeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Redação e Comunicação
02/2014 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Comunicação Digital, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Linguagem
02/2014 - Atual
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa III
08/2013 - Atual
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção de textos acadêmicos
02/2016 - 07/2016
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Capacitação para o Trabalho de Conclusão de Curso - Pós-Graduação Lato Senso
08/2014 - 12/2015
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
02/2015 - 07/2015
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Noções Básicas de Linguística
08/2013 - 12/2013
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa II

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista CAPES-REUNI, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora junto ao Programa de Apoio à Graduação - projeto Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Textos (UFRGS), coordenado pela profa.Dra.Carmem Luci da Costa Silva.


Faculdade Porto-Alegrense, FAPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina: "Competências e Saberes para a Revisão e a Assessoria Linguística" (24h), do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Assessoria Linguística e Revisão Textual.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina: "Competências e Saberes para a Revisão e a Assessoria Linguística" (24h), do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Assessoria Linguística e Revisão Textual.


Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, PMNH, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo - SEMFAZ, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Fundamentos enunciativos para a abordagem do discurso
Descrição: Este projeto de pesquisa, filiado à Linguística da Enunciação, especificamente à Teoria da Linguagem de Émile Benveniste, almeja dar continuidade à proposta de Knack (2016) referente ao desenvolvimento das bases teórico-metodológicas para uma abordagem da dimensão antropológica do discurso, a qual se ancora no princípio que considera a indissociabilidade entre homem e linguagem e a relação mútua entre indivíduo e sociedade pela língua-discurso, que comporta a cultura. Para isso, tem-se como objetivos: a) empreender um itinerário de leitura de textos do linguista Émile Benveniste a fim de destacar os fundamentos de sua teoria da linguagem e seus pressupostos enunciativos; b) articular esses fundamentos a uma visada antropológica da linguagem, levando em conta uma possível antropologia da enunciação (FLORES, 2016); c) propor deslocamentos desses fundamentos para a abordagem da língua em uso, isto é, do discurso em diferentes contextos interlocutivos, sobretudo em situação de ensino-aprendizagem de língua(s) na escola e na universidade; e d) desenvolver, com base nesses deslocamentos, projetos de ensino de língua(gem) em contexto escolar e acadêmico, considerando os atos enunciativos de leitura, escrita, escuta e fala..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Carolina Knack - Coordenador / Maiara S. da Costa Brandão - Integrante.
2017 - Atual
Da escrita à reescrita de textos: implicações do processo de avaliação em contexto de ensino de língua materna
Descrição: Considerando que o ato de avaliar é inerente à atuação docente nas diversas instâncias de ensino, este projeto de pesquisa busca explorar as implicações do processo de avaliação na prática de produção textual (da escrita à reescrita de textos) em contexto de ensino de língua materna. Para tanto, parte da investigação de documentos oficiais que tratam do ensino de língua materna no país, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998; 2000; 2002), os Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul (2009), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e a atual Base Nacional Comum Curricular (ainda em desenvolvimento no Ministério da Educação - MEC), com vistas a identificar o estatuto da avaliação nesse contexto. A partir desse percurso, busca-se correlacionar as acepções divulgadas nesses documentos com aquelas propostas por teorias de estudo do texto e do discurso e pela Linguística Aplicada. O mapeamento prévio desses materiais indica uma lacuna de reflexão em torno do ato de avaliação no escopo da Teoria da Enunciação de Émile Benveniste, de tal forma que o presente projeto de pesquisa intenciona, primeiro, propor uma concepção de avaliação atrelada aos pressupostos enunciativos e aliada aos princípios norteadores dos documentos oficiais, e, segundo, refletir acerca dos efeitos da avaliação da escrita-reescrita de textos no processo de constituição do aluno como sujeito de linguagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Carolina Knack - Coordenador.
2016 - Atual
A (re)invenção de discursos na aquisição e no processo ensino-aprendizagem de língua materna: uma abordagem enunciativa (fase 1)

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carmem Luci da Costa Silva em 05/11/2016.
Descrição: Propor bases teóricas para tratar dos processos de aquisição e ensino-aprendizagem de língua materna a partir da perspectiva enunciativa de linguagem de Émile Benveniste. O tema será desenvolvido por meio dos objetivos delineados a seguir. - Objetivo geral: considerando as reflexões de Émile Benveniste sobre a interdependência homem-linguagem e sobre a dimensão metassemântica da significância em sua proposta semiológica, pretende-se propor bases teóricas para tratar da experiência humana na linguagem nos processos de aquisição e ensino-aprendizagem de língua materna. - Objetivos específicos: A) Mapear, a partir da leitura da obra de Émile Benveniste, os primitivos teóricos da reflexão sobre linguagem proposta pelo linguista. B) Estabelecer relações entre termos e conceitos, na obra de Émile Benveniste, para constituir as bases teóricas para tratar da língua em exercício. C) Desenvolver as noções de discurso falado e escrito em interdependência com as noções de escuta e de leitura, a partir da consideração dessas modalidades da língua em uso como modos de enunciação que inscrevem a experiência humana na linguagem. D) Derivar princípios teóricos da reflexão sobre linguagem da abordagem de Émile Benveniste para conceber os processos de aquisição e ensino-aprendizagem de língua materna.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2010 - 2015
Projeto Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Textos
Descrição: O Projeto de Língua Portuguesa-Leitura e produção de textos , desenvolvido no âmbito do Programa de Apoio à Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem como objetivo qualificar o desempenho dos alunos no uso da Língua Portuguesa. Para tanto, estruturamos o Projeto em dois eixos: 1) atividades desenvolvidas em oficinas de leitura e de produção de textos em Língua Portuguesa; 2) atividades culturais de socialização, através de filmes, debates, palestras etc. O Programa de Apoio à Graduação tem o objetivo geral de prevenir a retenção e a evasão na Universidade em áreas de estrangulamento, entre as quais se insere a Língua Portuguesa. Por isso, no interior do Projeto Língua Portuguesa, criamos duas propostas, direcionadas a alunos com dificuldades na leitura e na produção de textos: no primeiro semestre, tem sido desenvolvidas atividades em leitura e produção de textos de diferentes tipos e gêneros e, no segundo semestre, atividades dos diferentes gêneros do tipo dissertativo, sobretudo os acadêmicos. Com as atividades do primeiro semestre, temos o objetivo específico de trabalhar com as dificuldades de leitura e de produção de textos dos alunos com o propósito de inseri-los no sistema acadêmico universitário. Para tanto, as atividades relacionadas ao que denominamos Língua Portuguesa I: leitura e produção de Textos foram elaboradas para levar o aluno a desenvolver sua capacidade para: a) produzir textos adequados às diferentes situações de interlocução.; b) produzir textos de diferentes tipos e gêneros, com estrutura e organização linguística adequadas; c) explorar, na leitura, os elementos textuais, intertextuais, contextuais, enunciativos e discursivos, tornando-se um leitor crítico. Com as atividades do segundo semestre, temos o objetivo de preparar o aluno para a produção e leitura de textos dissertativos de gêneros acadêmico-científicos (p.ex., resumo, resenha, artigo, monografia etc.), com o propósito de oferecer ferramentas para o aluno ler e produzir textos ade.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Entrelinhas (UNISINOS. Online)


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Entrelinhas (UNISINOS. Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/Especialidade: Enunciação.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
Vencedora do Prêmio ANPOLL 2014 - Melhor Dissertação de Mestrado do biênio 2012-2014 em nível nacional., ANPOLL - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
3KNACK, C.2017KNACK, C.. A passagem do aluno do Ensino Médio ao Superior e seus efeitos no discurso: uma análise enunciativa. DOMÍNIOS DE LINGU@GEM, v. 11, p. 1262-1293, 2017.

2.
4KNACK, C.2017KNACK, C.. O desafio da implementação de uma pedagogia da variação linguística no ensino de língua materna: uma entrevista com Carlos Alberto Faraco. ENTRELINHAS (UNISINOS. ONLINE), v. 1, p. 132-134, 2017.

3.
2KNACK, C.2017KNACK, C.; OLIVEIRA, G. F. . Avaliação de textos acadêmicos escritos: uma perspectiva enunciativa. DESENREDO (PPGL/UPF), v. 13, p. 706-732, 2017.

4.
1KNACK, C.2017KNACK, C.; OLIVEIRA, G. F. . Sobre recepções, heranças e encontros: uma resenha de 'Saussure e Benveniste no Brasil', de Valdir do Nascimento Flores. Revista Gragoatá (UFF), v. 22, p. 1250-1258, 2017.

5.
6Flores, V. do N.2016Flores, V. do N. ; SILVA, C. L. C. ; KNACK, C. . Os efeitos das reflexões de Ferdinand de Saussure nos estudos da linguagem: uma entrevista com Valdir do Nascimento Flores e Carmem Luci da Costa Silva. ENTRELINHAS (UNISINOS. ONLINE), v. 10, p. 378-391, 2016.

6.
5KNACK, C.2016 KNACK, C.. A conversão da língua em discurso no contexto acadêmico e a experiência da significação. Entrelinhas (UNISINOS. Online), v. 10, p. 88-107, 2016.

7.
7SILVA, C. L. C.2013 SILVA, C. L. C. ; KNACK, C. ; JUCHEM, A. . A linguagem e a experiência humana em sala de aula. Letras & Letras (Online), v. 29, p. 1, 2013.

8.
10KNACK, C.2013 KNACK, C.. Émile Benveniste e a linguística do discurso: repercussões no campo dos estudos textuais no Brasil. Entretextos (UEL), v. 13, p. 308-333, 2013.

9.
9KNACK, C.2013KNACK, C.; SILVA, C. L. C. . De Saussure a Benveniste: os caminhos da conversão da língua em discurso.. Nonada : letras em revista, v. 1, p. 1-11, 2013.

10.
8KNACK, C.2013KNACK, C.. Da Teoria da Argumentação na Língua à análise dos discursos: como se pode explicar o sentido construído pela língua?. Letrônica, v. 6, p. 471-493, 2013.

11.
11KNACK, C.2012 KNACK, C.. A enunciação benvenistiana, a cultura e o estudo do texto: percorrendo caminhos em busca de uma noção de contexto. RevLet: Revista Virtual de Letras, v. 04, p. 63-83, 2012.

12.
12KNACK, C.2012KNACK, C.; MACIEL, M. G. . O texto narrativo em contexto de ensino: possibilidades de tratamento. Revista UNIABEU, v. 5, p. 1-18, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
KNACK, C.; FACIN, D. ; MULLER, A. F. . Teorias do Texto. 1. ed. Canoas - RS: Editora ULBRA, 2016. v. 1. 188p .

Capítulos de livros publicados
1.
KNACK, C.. Dos aspectos da enunciação ao texto: a oralidade e a escrita como instâncias de investigação. In: Silvana Silva; Juciane Cavalheiro. (Org.). Atualidade dos estudos enunciativos. 1ed.Curitiba: Prismas, 2016, v. 1, p. 183-200.

2.
KNACK, C.; MULLER, A. F. ; LEAL JUNIOR, C. A. S. . Linguagem e Direito: o verbal e o não verbal no texto jurídico. In: Norberto Luiz Nardi; Marília Possenato Nardi; Fernanda Brandt. (Org.). Direito Acontecendo. 1ed.São Paulo: Ledriprint, 2016, v. 5, p. 220-238.

3.
KNACK, C.. A teoria enunciativa de Émile Benveniste e o estudo do texto: itinerários investigativos. In: CAYSER; DIEDRICH; VALÉRIO. (Org.). Ensino de Língua e Enunciação. 1ed.Passo Fundo: Méritos Editora, 2014, v. 1, p. 87-120.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
KNACK, C.. Enunciação e Estudo do Texto: um esboço de princípios e categorias de análise.. In: Seminário Internacional de Texto, Enunciação e Discurso - SITED, 2010, Porto Alegre - RS. Anais do Seminário Internacional de Texto, Enunciação e Discurso (SITED), 2010.

2.
KNACK, C.. Estudo do Texto e Ensino: Contribuições da Linguística Textual, da Teoria da Enunciação e da Análise do Discurso. In: Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras e de Língua Materna (SELES/SELM), 2010, Passo Fundo/RS. Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras e de Língua Materna: Educação Linguística no séc. XXI-foco na aprendizagem de línguas e de literaturas.. Passo Fundo/RS: Editora da UPF, 2010. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
KNACK, C.; OLIVEIRA, G. F. ; MONTEIRO, R. M. . A produção de textos dissertativos na universidade. In: X Salão de Ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2014, Porto Alegre - RS. Anais do X Salão de Ensino, 2014. v. 1.

2.
KNACK, C.. Dos aspectos da enunciação ao texto: a constituição de um referencial enunciativo para o estudo do texto falado e escrito. In: I Encontro Sul Letras, 2012, São Leopoldo - RS. ANAIS do I Encontro Sul Letras. São Leopoldo - RS: Casa Leiria, 2012. v. 1. p. 511-513.

3.
KNACK, C.. Princípios enunciativos para o estudo do texto. In: III Colóquio do PPG-Letras UFRGS, 2011, Porto Alegre - RS. Caderno de Resumos III Colóquio do PPG-Letras Ufrgs, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
KNACK, C.; OLIVEIRA, G. F. . Enunciação e argumentação: o funcionamento enunciativo do discurso argumentativo na Universidade. In: IV Sediar - Seminario Internacional de Estudios sobre Discurso y Argumentación, 2018, Buenos Aires - Argentina. Caderno de Resumos do IV Sediar, 2018.

2.
KNACK, C.. Avaliação de textos orais na Universidade: uma reflexão enunciativa sobre a conversão da língua em discurso. In: VI Seminário Nacional de Ensino de Linguística e Língua Portuguesa, 2017, Rio Grande - RS. Caderno de Resumos do VI SENALLP, 2017. v. 1. p. 27-27.

3.
KNACK, C.; MULLER, A. F. . A leitura e a escrita do texto jurídico pelo juiz: aspectos teóricos e práticos. In: VI SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa, 2017, Santarém - Portugal. Resumos do VI SIMELP, 2017.

4.
KNACK, C.; OLIVEIRA, G. F. . Quando avaliar é enunciar: em busca de parâmetros enunciativos para a avaliação de textos acadêmicos. In: SELES-SELM - V Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras e V Seminário de Ensino de Língua Materna, 2016, Passo Fundo - RS. Caderno de resumos. Passo Fundo: Editora da Universidade de Passo Fundo, 2016. v. 1. p. 170-171.

5.
SILVA, C. L. C. ; KNACK, C. ; JUCHEM, A. ; LINHARES, C. ; TITELLO, D.V. . Enunciação e argumentação no ensino de língua materna. In: SELES-SELM - V Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras e V Seminário de Ensino de Língua Materna, 2016, Passo Fundo - RS. Caderno de resumos. Passo Fundo - RS: Editora da Universidade de Passo Fundo, 2016. v. 1. p. 21-22.

6.
KNACK, C.; TITELLO, D.V. ; BARROS, S.L.S . AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CULTURA: OS SENTIDOS DA VOZ-PALAVRA PARA A CRIANÇA EM UMA CONVERSA ?DE BRINCADEIRINHA?. In: III Encontro Nacional sobre a Linguagem da Criança - UFRGS, 2015, Porto Alegre - RS. Caderno de resumos, 2015.

7.
KNACK, C.. Produção textual acadêmica: uma experiência humana na linguagem. In: III Congresso Internacional Linguagem e Interação, 2015, São Leopoldo - RS. Caderno de Resumos, 2015.

8.
KNACK, C.; DIEDRICH, M. S. . Da criança ao aluno universitário: a experiência da significação na linguagem. In: III Congresso Internacional Linguagem e Interação - UNISINOS, 2015, São Leopoldo - RS. Caderno de resumos, 2015.

9.
KNACK, C.; JUCHEM, A. ; BARROS, S.L.S . Gênero exposição oral em seminário: uma reflexão enunciativa sobre a constituição da subjetividade do aluno no contexto acadêmico. In: XI Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL, 2014, Chapecó. Anais do XI Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL, 2014.

10.
KNACK, C.. Saussure e os caminhos da conversão da língua em discurso. In: Congresso Internacional 100 anos com Saussure, 2013, São Paulo - SP. Caderno de Resumos do Congresso Internacional 100 ano com Saussure, 2013. v. 1. p. 5-5.

11.
KNACK, C.. A teoria enunciativa e o estudo do texto falado e escrito. In: VIII Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras e IV Seminário de Ensino de Língua Materina, 2012, Passo Fundo - RS. Letramentos: práticas de leitura e de escrita na escola.. Passo Fundo - RS: Editora Universidade de Passo Fundo, 2012. v. 1. p. 90-91.

12.
KNACK, C.; MACIEL, M. G. . O texto narrativo em debate. In: III SINAL - Seminário Integrado Nacional de Linguagens, 2011, Porto Alegre - RS. Caderno de Resumos, 2011.

13.
KNACK, C.. Estudo do Texto e Ensino: Contribuições da Linguística Textual, da Teoria da Enunciação e da Análise do Discurso.. In: VII Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras e III Seminário de Ensino de Língua Materna, 2010, Passo Fundo - RS. Caderno de Resumos. Passo Fundo - RS: Ed. da UPF, 2010.

14.
KNACK, C.. Enunciação e Estudo do Texto: Princípios e Categorias de Análise.. In: Seminário Internacional de Texto, Enunciação e Discurso (SITED), 2010, Porto Alegre - RS. Caderno de Resumos, 2010.

15.
KNACK, C.. Enunciação, Produção Textual e Avaliação: Processos de Subjetivação.. In: I Seminário Internacional Linguagem, Interação e Aprendizagem e VII Seminário Linguagem, Discurso e Ensino., 2010, Porto Alegre - RS. Caderno de Resumos, 2010.

16.
KNACK, C.. O sujeito falante no Curso de Linguística Geral. In: Seminário de Pós-Graduação da Universidade Feevale, 2010, Novo Hamburgo - RS. Anais do Seminário de Pós-Graduação da Universidade Feevale. Novo Hamburgo - RS: Núcleo Editorial Feevale, 2010. v. 3. p. 89-89.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, G. F. ; KNACK, C. . Enunciação e argumentação: o funcionamento enunciativo do discurso argumentativo na Universidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
KNACK, C.. Avaliação de textos orais na Universidade: uma reflexão enunciativa sobre a conversão da língua em discurso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
KNACK, C.; MULLER, A. F. . A leitura e a escrita do texto jurídico pelo juiz: aspectos teóricos e práticos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
KNACK, C.; OLIVEIRA, G. F. . Quando avaliar é enunciar: em busca de parâmetros enunciativos para a avaliação de textos acadêmicos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
KNACK, C.. Da criança ao aluno universitário: a experiência da significação na linguagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
KNACK, C.. Produção textual acadêmica: uma experiência humana na linguagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
KNACK, C.; TITELLO, D.V. ; BARROS, S.L.S . Aquisição da linguagem e cultura: os sentidos da voz-palavra para a criança em uma conversa ?de brincadeirinha?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
JUCHEM, A. ; KNACK, C. ; BARROS, S.L.S . Gênero exposição oral em seminário: uma reflexão enunciativa sobre a constituição da subjetividade do aluno no contexto acadêmico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
KNACK, C.. Saussure e os caminhos da conversão da língua em discurso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
KNACK, C.. A teoria enunciativa e o estudo do texto falado e escrito. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
KNACK, C.. Dos aspectos da enunciação ao texto: constituição de um referencial enunciativo para o estudo do texto falado e escrito. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
KNACK, C.. Princípios enunciativos para o estudo do texto. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
KNACK, C.; MACIEL, M. G. . O texto narrativo em debate. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
KNACK, C.; MACIEL, M. G. . O tipo textual narrativo: para além do relato pessoal.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
KNACK, C.. A língua e suas realizações: oralidade e escrita.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
KNACK, C.. Enunciação e estudo do texto: princípios e categorias de análise.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
KNACK, C.. Estudo do texto e ensino: contribuições da linguística textual, da teoria da enunciação e da análise do discurso.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
KNACK, C.. Enunciação, produção textual e avaliação: processos de subjetivação.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
KNACK, C.. A construção do texto: da oralidade à escrita.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
KNACK, C.. O desafio da implementação de uma pedagogia da variação linguística no ensino de língua materna: uma entrevista com Carlos Alberto Faraco 2017 (Entrevista).

2.
KNACK, C.; FLORES, V. N. ; SILVA, C. L. C. . Os efeitos das reflexões de Ferdinand de Saussure nos estudos da linguagem: uma entrevista com Valdir do Nascimento Flores e Carmem Luci da Costa Silva. Revista Entrelinhas, 2016 (Entrevista).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
KNACK, C.. Parecer ad hoc para Revista Letrônica. 2017.

2.
KNACK, C.. Parecer ad hoc Revista Domínios de Lingu@gem. 2017.

3.
KNACK, C.. Parecer ad hoc para Revista Letrônica. 2017.

4.
KNACK, C.. Parecer ad hoc Revista Domínios de Lingu@gem. 2017.

5.
KNACK, C.. Parecer ad hoc para Revista Letrônica. 2017.

6.
KNACK, C.. Revisão Linguística da Revista da Escola Superior da Magistratura Federal no Rio Grande do Sul (ESMAFE/RS). 2017.

7.
KNACK, C.. Parecer ad hoc para Cadernos do IL - Revista do Instituto de Letras da UFRGS. 2017.

8.
KNACK, C.. Parecer ad hoc para Revista Entrelinhas. 2016.

9.
KNACK, C.. Professor-avaliador de redação de Concurso Vestibular UNISINOS (2014/1, 2014/2, 2015/1, 2015/2, 2016/1). 2016.

10.
KNACK, C.. Elaboração de Provas - Exames de Proficiência em Língua Portuguesa - UNISINOS (2016/1 e 2016/2). 2016.

11.
KNACK, C.. Parecer ad hoc para livro (III Encontro Nacional sobre a Linguagem da Criança: Saberes em Contraponto - UFRGS - 2015). 2016.

12.
KNACK, C.. Parecer ad hoc para Revista Cenários. 2016.

13.
KNACK, C.. Parecer ad hoc para Revista Entrelinhas. 2015.

14.
KNACK, C.. XXII Mostra UNISINOS de Iniciação Científica e Tecnológica. 2015.

15.
KNACK, C.. Elaboração de Provas - Exames de Proficiência em Língua Portuguesa - UNISINOS (2015/1 e 2015/2). 2015.

16.
KNACK, C.. Parecer ad hoc para Revista Entrelinhas.. 2014.

17.
KNACK, C.. Professor-avaliador da redação do concurso extravestibular 2015 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).. 2014.

18.
KNACK, C.. Elaboração de Provas - Exames de Proficiência em Língua Portuguesa - UNISINOS (2014/1 e 2014/2). 2014.

19.
KNACK, C.. Avaliador de Resumos da Mostra Científica do VI SIEPE - UNIPAMPA (Universidade Federal do Pampa - RS). 2014.

20.
KNACK, C.. Parecer ad hoc para Revista Entrelinhas.. 2013.

21.
KNACK, C.. Professor-avaliador da prova de redação do Concurso Vestibular 2013 da Universidade de Passo Fundo (UPF).. 2013.

22.
KNACK, C.. Professor-avaliador da Prova de Redação do Vestibular 2013 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 01/2013. 2013.

23.
KNACK, C.. Professor-avaliador da redação do concurso extravestibular 2014 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
KNACK, C.. Avaliação e educação linguística. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
KNACK, C.. A língua como prática humana: desdobramentos das relações entre língua e sociedade. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
KNACK, C.. II Direito e Linguagem: um diálogo necessário (Debtatedora). 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
KNACK, C.. I Direito e Linguagem: um diálogo necessário (debatedora da mesa). 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
KNACK, C.; MULLER, A. F. . Reflexões sobre a Docência no Direito - Capacitação Docente da Escola Superior da Magistratura Federal no Rio Grande do Sul (ESMAFE/RS). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
KNACK, C.. Da universidade à escola: a Teoria da Enunciação na sala de aula. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
KNACK, C.. Artigo científico: como escrever?. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
KNACK, C.. Leitura e interpretação de textos e enunciados de provas em contexto acadêmico. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
KNACK, C.. Capacitação em Língua Portuguesa - Redação Empresarial. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
KNACK, C.. Linguagem e Comunicação no Ambiente Empresarial. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SILVA, C. L. C. ; KNACK, C. ; JUCHEM, A. ; LINHARES, C. ; TITELLO, D.V. . Enunciação e argumentação no ensino de língua materna. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
KNACK, C.. Redação Empresarial. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
KNACK, C.. Capacitação em Língua Portuguesa - Atualização de Redação Empresarial Módulo II - Revisão Gramatical e Escrita do Dia a Dia Profissional. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
KNACK, C.; MULLER, A. F. . Curso de Formação Inicial da Magistratura - Escola da Magistratura do Tribunal Regional Federal da 4a Região. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
KNACK, C.. Redação Empresarial. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
KNACK, C.. Redação Empresarial. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
KNACK, C.. Redação Empresarial. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
KNACK, C.; OLIVEIRA, G. F. ; MONTEIRO, R. M. . A produção de textos dissertativos na universidade. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
KNACK, C.; OUDESTE, C. S. T.; DIEDRICH, M. S.. Participação em banca de Gisandra Cemin da Rocha. Língua e sociedade: o caso do discurso de Leonel Brizola e o semantismo social nele revelado. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo.

2.
ROTTAVA, L.; BARCELLOS, P. S. C. C.; KNACK, C.. Participação em banca de Raiany Tomazzi. Concepções de linguagem e língua em livro didático de língua inglesa e uma proposta de diálogo com a reflexão enunciativa: possíveis deslocamentos para a sala de aula. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
KNACK, C.; SILVA, S.; SIMOES, L. J.. Participação em banca de André Barbosa Bernhard. Enunciação e política de assistência social: a sintagmatização das formas da língua como instância de investigação para a construção de sentidos no discurso da LOAS e da PNAS. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Teses de doutorado
1.
KNACK, C.; FLORES, V. N.; COLUSSI, E. L.; DIEDRICH, M. S.. Participação em banca de Cinara Sabadin Dagneze. Tá rindo do quê? O processo de humor sob um olhar benvenistiano. 2018. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de Passo Fundo.

Qualificações de Doutorado
1.
KNACK, C.. Participação em banca de Raquel Veit Holme. A perspectiva enunciativa de Émile Benveniste: deslocamentos para os estudos textuais. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
KNACK, C.; CHASSOT, A.; MIRANDA, A. R. M.; NORNBERG, M.. Participação em banca de Bianca Alves Lehmann. Quem é o cientista? Do estatuto científico da linguística teórica e da linguística aplicada. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

3.
KNACK, C.. Participação em banca de Rafael de Souza Timmermann (orient.: prof.Dra.Claudia Toldo). Língua, simplesmente: a língua [estrangeira] sob o viés da linguística da enunciação. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade de Passo Fundo.

Qualificações de Mestrado
1.
OUDESTE, C. S. T.; KNACK, C.; VALERIO, P. S.. Participação em banca de Cristiane de Oliveira Eugenio. A instauraçao do aluno como sujeito nas aulas de redação no ensino médio sob a perspectiva enunciativa. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade de Passo Fundo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
KNACK, C.; VIER, S.. Participação em banca de Ana Carolina Brandini Gonçalves.A presença ou ausência de artigo definido junto ao pronome possessivo: uma análise quantitativa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

2.
MELLO, V. H. D.; KNACK, C.. Participação em banca de Julia Wolf.Escrita como território relacional singular: uma proposta de análise à luz da teoria benvenistiana. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

3.
KNACK, C.; VIER, S.. Participação em banca de Caroline Roos.A atividade argumentativa em sala de aula: um olhar enunciativo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

4.
KNACK, C.; CHISHMAN, R. L. O.. Participação em banca de Jéssica Maria Stockmanns.O papel semântico-discursivo das orações relativas: uma abordagem enunciativa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

5.
KNACK, C.; BRIGGMANN, A. P.. Participação em banca de Nathália Dornelles Guazina.Transposição didática: dialogismo e intersubjetividade em atividades de sala de aula como preparação para o ENEM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
KNACK, C.; CHISHMAN, R. L. O.. Participação em banca de Jordana Molinetti Silvestrin.Os valores semânticos expressos pelo articulador sendo que: uma análise quantitativa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

7.
BERTOLDI, A.; KNACK, C.. Participação em banca de Ana Patrícia Becker.O letramento acadêmico em um contexto de formação docente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

8.
KNACK, C.; LORANDI, A.. Participação em banca de Josiane Patrícia Brandt.A relação forma-sentido no discurso jurídico: uma análise enunciativa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

9.
MIRA, C.; KNACK, C.. Participação em banca de Melissa Liú Ellwänger.Os articuladores metanunciativos e a produção de sentidos no artigo de opinião: uma abordagem enunciativa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

10.
DUARTE, M.L.; KNACK, C.. Participação em banca de Vania Regina Werner.A oralidade em sala de aula: perspectiva e desafios. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Alemão) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

11.
KNACK, C.; VIER, S.. Participação em banca de Maria Helena Schüler Luft.Estratégias para a formação do leitor de literatura nas séries iniciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português e Inglês) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

12.
KNACK, C.; VIER, S.. Participação em banca de Bárbara Luzia Covatti Malcorra.Um olhar enunciativo para pareceres descritivos de alunos do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

13.
KNACK, C.; SILVA, M.. Participação em banca de Bárbara Alessandra Ruschel.Uma proposta de formação continuada sobre projeto didático de gênero para professores de língua portuguesa da rede municipal de ensino de Lindolfo Collor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

14.
KNACK, C.; SELL, M.. Participação em banca de Bruna Bergamo.Efeitos de comunicação intersubjetiva em interlocução médico-paciente: um estudo na interface entre enunciação e ergologia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

15.
KNACK, C.; NAUJORKS, J.. Participação em banca de Elisa Rates Vieira.A simbiose entre texto e gramática sob um olhar enunciativo: uma proposta para o ensino de língua portuguesa na escola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

16.
KISSMANN, S.; KNACK, C.. Participação em banca de Anderson Kilpp.A subjetividade na linguagem: do discurso político à notícia.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português e Inglês) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

17.
NAUJORKS, J.; KNACK, C.. Participação em banca de Juliana Ferreira Paz.Preenchendo os "vazios" dos sentidos: uma leitura-análise enunciativa de um artigo de opinião.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FRITSH, V. H. C.; KIRSCH, W.; KNACK, C.. Banca para Seleção de Professor Substituto de Português/Inglês para o Campus de São Lourenço do Sul - Universidade Federal do Rio Grande (FURG). 2018. Universidade Federal do Rio Grande.

Outras participações
1.
AMARAL, M. P.; FRITSH, V. H. C.; KNACK, C.; SCHEIFER, C. L.. Integrante Titular da Comissão de Seleção para Ingresso em Mestrado em Estudos da Linguagem. 2018. Universidade Federal do Rio Grande.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV SEDIAR - Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Agumentação.Enunciação e argumentação: o funcionamento enunciativo do discurso argumentativo na Universidade. 2018. (Seminário).

2.
VI Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa.Avaliação de textos orais na Universidade: uma reflexão enunciativa sobre a conversão da língua em discurso. 2017. (Seminário).

3.
VI SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa.A leitura e a escrita do texto jurídico pelo juiz: aspectos teóricos e práticos. 2017. (Seminário).

4.
Formação Pedagógica para Professores e Tutores 2016/1 - Educação das Relações s Etnicorraciais na Universidade: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento. 2016. (Outra).

5.
Congresso Internacional Linguagem e Interação. 2015. (Congresso).

6.
Inovação docente e responsabilidade Sociambiental. 2015. (Outra).

7.
Tendências e Provocações na Educação Superior - Capacitação para Professores e Tutores -UNISINOS. 2015. (Outra).

8.
Introdução à Teoria das Operações Enunciativas de Culioli (Márcia Romero - UNIFESP). 2014. (Outra).

9.
O impacto das avaliações externas no contexto universitário - UNISINOS. 2014. (Outra).

10.
Reinvenções da Docência Universitária: formas de ensinar e aprender na contemporaneidade - Capacitação para Professores e tutores. 2014. (Outra).

11.
XI Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL.Gênero exposição oral em seminário: uma reflexão enunciativa sobre a constituição da subjetividade do aluno no contexto acadêmico. 2014. (Encontro).

12.
X Salão de Ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).O texto dissertativo na universidade. 2014. (Outra).

13.
Congresso Internacional 100 anos com Saussure. Saussure e os caminhos da conversão da língua em discurso. 2013. (Congresso).

14.
Congresso Internacional 100 anos com Saussure. 2013. (Congresso).

15.
I Encontro Sul Letras. Dos aspectos da enunciação ao texto: a constituição de um referencial enunciativo para o estudo do texto falado e escrito. 2012. (Congresso).

16.
VIII Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras (SELES) & IV seminário de Ensino de Língua Materna (SELM). 2012. (Seminário).

17.
VIII Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras e IV Seminário de Ensino de Língua Materna: Letramentos - Práticas de leitura e de escrita na escola.. A teoria enunciativa e o estudo do texto falado e escrito. 2012. (Congresso).

18.
III Colóquio do PPG-Letras - UFRGS.Princípios enunciativos para o estudo do texto. 2011. (Outra).

19.
III SINAL - Seminário Integrado Nacional das Linguagens.O texto narrativo em debate. 2011. (Seminário).

20.
VII Salão de Ensino UFRGS.O TIPO TEXTUAL NARRATIVO: PARA ALÉM DO RELATO PESSOAL. 2011. (Outra).

21.
Fundamentos da Análise do Discurso - ministrado por DOMINIQUE MAINGUENEAU.. 2010. (Outra).

22.
I Seminário Internacional Linguagem, Interação e Aprendizagem e VII Seminário Linguagem, Discurso e Ensino. 2010. (Seminário).

23.
IX Seminário de Redação de Vestibular da UFRGS: Reflexões Linguísticas e Redação de Vestibular. 2010. (Seminário).

24.
Salão de Ensino - UFRGS.(A língua e suas realizações: oralidade e escrita.). 2010. (Outra).

25.
Seminário Internacional de Texto, Enunciação e Discurso - PUCRS. 2010. (Seminário).

26.
VII Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras e III Seminário de Ensino de Língua Materna - UPF. 2010. (Seminário).

27.
VI Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino - SENALE. 2010. (Seminário).

28.
I Fórum Internacional da Diversidade Linguística. 2007. (Congresso).

29.
História do Brasil e Cinema. 2006. (Outra).

30.
II Encontro Nacional de Língua e Literatura (ENALLI) - Ensino, Língua, Literatura e Cultura. 2006. (Encontro).

31.
II Seminário Internacional de Estudos Interculturais: a Educação como Via para uma Prática Intercultural. 2006. (Seminário).

32.
Oficinas Lúdicas. 2006. (Oficina).

33.
Seminário Nacional Guimarães Rosa - 50 anos de "Grande Sertão: Veredas". 2006. (Seminário).

34.
Uma leitura multimodal do texto televisivo: a relação entre as linguagens verbal e não-verbal. 2006. (Oficina).

35.
II Seminário Internacional sobre Universidades Regionais Brasileiras: Planejamento e Avaliação Acadêmica com vistas ao Desenvolvimento Regional. 2005. (Seminário).

36.
Oficinas Lúdicas- Projeto Brinquedoteca. 2005. (Oficina).

37.
Seminário Estudos e Família. 2005. (Seminário).

38.
III Fórum Mundial de Educação - A Educação para um Outro Mundo Possível. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
KNACK, C.. Leitura e interpretação de textos em contexto acadêmico. 2018. (Outro).

2.
KNACK, C.; MULLER, A. F. . Capacitação Docente da Escola Superior da Magistratura Federal no Rio Grande do Sul (ESMAFE/RS): Reflexões sobre a Docência no Direito. 2017. (Outro).

3.
KNACK, C.; MULLER, A. F. . II Direito e Linguagem: um diálogo necessário. 2016. (Outro).

4.
KNACK, C.; MULLER, A. F. . I Direito e Linguagem: um diálogo necessário. 2015. (Outro).

5.
KNACK, C.. III Encontro Nacional sobre a Linguagem da Criança. 2015. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Simoni Machado Gomes. A representação de gênero na publicidade: um olhar enunciativo. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande. (Orientador).

2.
Bruna Berres Hartmann. A construção da identidade em aulas de língua não materna. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Maiara Stefani Costa Brandão. Bases enunciativas para a análise de textos na escola. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa Institucional de Desenvolvimento do Estudante (PDE) da FURG. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
André Felipe Santos da Silva Conceição. Monitoria das disciplinas de Produção Textual e Linguística da Enunciação. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio Grande. Programa Institucional de Desenvolvimento do Estudante (PDE) da FURG. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Magdiele Lucas Ferreira. O processo de interlocução entre aluno e Instituição de Ensino Superior: análise enunciativa de uma escrita mediadora. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Carolina Knack.

2.
Joanne Reis de Lima. A intersubjetividade e o processo de argumentação na produção textual escrita de alunos de Ensino Médio: uma análise enunciativa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Carolina Knack.

3.
Carla Andrea Torres. A leitura na escola: uma abordagem do processo de leitura no 6º ano do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Carolina Knack.

4.
Lohana Costa. O papel do professor de Língua Portuguesa a partir da análise da constituição da (inter)subjetividade no discurso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Carolina Knack.

Iniciação científica
1.
Vanessa Bernardo Chaves. Enunciação e ensino: avaliação da produção textual na escola. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa Institucional de Desenvolvimento do Estudante (PDE) da FURG. Orientador: Carolina Knack.

2.
André Felipe Santos da Silva Conceição. Enunciação e ensino: avaliação da produção textual na escola. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Carolina Knack.

3.
Emerson Luis Maurmann Lemos. Enunciação e ensino: avaliação da produção textual na escola. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Carolina Knack.

4.
Maiara Stefani Costa Brandão. Enunciação e ensino: avaliação da produção textual na escola. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Carolina Knack.

Orientações de outra natureza
1.
Loraine Machado. Estágio Curricular Supervisionado III - Língua Portuguesa. 2018. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Carolina Knack.

2.
André Felipe Santos da Silva Conceição. Monitoria das disciplinas de Produção Textual e Redação Acadêmica. 2018. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa Institucional de Desenvolvimento do Estudante (PDE) da FURG. Orientador: Carolina Knack.

3.
Matheus Soares de Lima. Monitoria das disciplinas de Produção Textual e Redação Acadêmica. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa Institucional de Desenvolvimento do Estudante (PDE) da FURG. Orientador: Carolina Knack.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
KNACK, C.; OLIVEIRA, G. F. ; MONTEIRO, R. M. . A produção de textos dissertativos na universidade. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
KNACK, C.. I Direito e Linguagem: um diálogo necessário (debatedora da mesa). 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
KNACK, C.. II Direito e Linguagem: um diálogo necessário (Debtatedora). 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 19:09:46