Caio de Souza Gomes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8587775939473934
  • Última atualização do currículo em 18/06/2018


Doutorando em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), desenvolve, sob orientação da Profa. Dra. Maria Helena R. Capelato, projeto intitulado Cada verso é uma semente no deserto do meu peito: exílio, resistência e conexões transnacionais na canção engajada latino-americana (anos 1970). Mestre em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), Bacharel em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e Licenciado em História pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Autor do livro Quando um muro separa, uma ponte une: conexões transnacionais na canção engajada na América Latina (Alameda, 2016). E-mail: caio.gomes@usp.br (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Caio de Souza Gomes
Nome em citações bibliográficas
GOMES, Caio S.;GOMES, CAIO DE SOUZA;GOMES, CAIO DE SOUZA


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em História Social.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Cada verso é uma semente no deserto do meu peito: exílio, resistência e conexões transnacionais na canção engajada latino-americana (anos 1970),
Orientador: Profa. Dra. Maria Helena Rolim Capelato.
2010 - 2013
Mestrado em História Social.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Quando um muro separa, uma ponte une. Conexões transnacionais na canção engajada na América Latina (anos 1960-70),Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Profa. Dra. Maria Helena Rolim Capelato.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2007 - 2008
Graduação em Licenciatura em História.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2005 - 2008
Graduação em Bacharelado em História.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Canção: pela unidade latino-americana. Conexões e circulação de idéias entre os movimentos de música engajada na América Latina (anos 1960-70).
Orientador: Profa. Dra. Maria Helena Rolim Capelato.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
A Censura na História da Arte. (Carga horária: 12h).
Sesc Vila Mariana, SESC/SP, Brasil.
2017 - 2017
O cinema na ditadura: resistências e construções da memória. (Carga horária: 8h).
Centro de Pesquisa e Formação do SESC, CPF/SESC, Brasil.
2017 - 2017
América Latina: Cinema e Política. (Carga horária: 18h).
Museu da Imagem e do Som, MIS, Brasil.
2017 - 2017
O clube da esquina: nada ficou como antes. (Carga horária: 8h).
Centro de Pesquisa e Formação do SESC, CPF/SESC, Brasil.
2011 - 2011
Preparação Pedagógica - PAE.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2008 - 2008
Música Popular e Política na América Latina. (Carga horária: 42h).
Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, CBEAL, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio João XXIII, COLJXXIII, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 29


Laboratório de Estudos de História das Américas, LEHA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Secretário, Enquadramento Funcional: Secretário


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Doutorando, Enquadramento Funcional: Doutorando

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Mestrando, Enquadramento Funcional: Mestrando

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário PAE

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário PAE


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: bolsista de mestrado, Enquadramento Funcional: pesquisa, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: bolsista de IC, Enquadramento Funcional: pesquisa, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Cada verso é uma semente no deserto do meu peito: exílio, resistência e conexões transnacionais na canção engajada latino-americana (anos 1970)
Descrição: O objetivo deste projeto de doutoramento, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em História Social da FFLCH/USP sob orientação da Profa. Dra. Maria Helena R. Capelato, é pensar como os projetos de integração da América Latina por meio da canção, construídos ao longo da década de 1960 e dos anos iniciais da década de 1970, foram reinventados com a ocorrência de golpes militares e a imposição de ditaduras em vários países latino-americanos. Ainda que os novos regimes autoritários tenham tido como objetivo claro aniquilar toda e qualquer experiência de arte política, tentado desarticular completamente as redes de arte engajada, os artistas acabaram por encontrar novas estratégias de sobrevivência, reconfigurando seus projetos, que incorporaram a reflexão sobre dois temas fundamentais diante do novo contexto: a resistência e os exílios..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Caio de Souza Gomes - Coordenador.
2010 - 2013
Quando um muro separa, uma ponte une: conexões transnacionais na canção engajada na América Latina (anos 1960/70)
Descrição: O objetivo deste projeto, que visou a obtenção do título de mestre em História Social (FFLCH/USP) foi analisar como, ao longo das décadas de 1960 e 70, artistas ligados à canção engajada conceberam projetos de integração da América Latina por meio da canção, e como esses projetos resultaram no estabelecimento de uma série de conexões transnacionais . Neste período, os impactos da Guerra Fria tiveram como consequência um contexto político fortemente polarizado, o que afetou diretamente o campo cultural e, especialmente, o campo artístico. As experiências políticas comuns favoreceram as trocas de ideias e a intensa circulação de artistas por todo o continente, permitindo o estabelecimento de uma série de contatos e diálogos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2011
Cultura e Política nas Américas: Circulação de Ideias e Configuração de Identidades (séculos XIX e XX)
Descrição: O projeto temático "Cultura e Política nas Américas: Circulação de Ideias e Configuração de Identidades (séculos XIX e XX)" desenvolveu uma extensa gama de atividades de pesquisas em torno de problemas fundamentalmente referidos à circulação de idéias e saberes e à construção de identidades culturais e políticas nas Américas dos séculos XIX e XX. As pesquisas desenvolvidas neste projeto se inserem no cruzamento dos campos da história política renovada e da história intelectual em constante diálogo com a história da cultura..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História Latino-Americana.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GOMES, CAIO DE SOUZA2016GOMES, CAIO DE SOUZA. POBRE DEL CANTOR QUE NO SE IMPONGA CON SU CANCIÓN: conexões transnacionais no álbum Trópicos, de Daniel Viglietti (1973). Outros Tempos, v. 13, p. 261, 2016.

2.
GOMES, CAIO DE SOUZA2015GOMES, CAIO DE SOUZA. -Los que la represión golpea por igual unieron la unidad-: o exílio chileno e a construção de redes musicais de solidariedade na década de 1970. Nuevo Mundo-Mundos Nuevos, v. 2015, p. 68244, 2015.

3.
GOMES, Caio S.2015GOMES, Caio S.. Es Sudamérica mi voz: o projeto de unidade continental no álbum Cantata Sudamericana (1972). MÚSICA POPULAR EM REVISTA, v. 1, p. 27-46, 2015.

4.
GOMES, Caio S.;GOMES, CAIO DE SOUZA;GOMES, CAIO DE SOUZA2013GOMES, Caio S.. -Por toda América soplan vientos que no han de parar hasta que entierren las sombras-: anti-imperialismo e revolução na canção engajada latino-americana (1967-69) * Anti-imperialism and revolution in Latin American protest song (1967-69). História e Cultura, v. 2, p. 146, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GOMES, Caio S.. Quando um muro separa, uma ponte une: conexões transnacionais na canção engajada na América Latina (anos 1960/70). 1. ed. São Paulo: Alameda, 2016. 224p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, Caio S.. Do canto da boca escorre metade do meu cantar: diálogos entre a canção engajada brasileira e a nueva canción latino-americana a partir do disco Sérgio Ricardo (1973). In: Simpósio Nacional de História. Contra os preconceitos: história e democracia, 2017, Brasília. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia. Brasília: ANPUH, 2017. v. 1. p. 1-16.

2.
GOMES, Caio S.. Quisiera ver el rostro de mi hermano exilado: dilemas da resistência na produção musical do exílio chileno. In: XII Encontro Internacional da ANPHLAC, 2016, Campo Grande. Anais do XII Encontro Internacional da ANPHLAC. Campo Grande: ANPHLAC, 2016.

3.
GOMES, Caio S.. El clamor solidario del mundo entero se levanta: os movimentos de apoio ao povo chileno e a construção de uma rede musical de solidariedade nos anos 1970. In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis/SC. Anais do XXVIII Simpósio Nacional de História. Florianópolis: ANPUH, 2015.

4.
GOMES, Caio S.. Qué será de mis hermanos que están lejos de esta tierra: o selo Le Chant Du Monde e a produção discográfica latino-americana no exílio. In: XI Encontro Internacional da ANPHLAC, 2014, Niterói- RJ. Anais do XI Encontro Internacional da ANPHLAC. Niteroi: ANPHLAC, 2014.

5.
GOMES, Caio S.. América mía, este cantar despierta el canto del pueblo: los cantautores como intelectuales y los proyectos de unidad continental a partir de la canción. In: I Congreso de Historia Intelectual de América Latina, 2012, Medellin. Anais del I Congreso de Historia Intelectual de América Latina. Medellin, 2012.

6.
GOMES, Caio S.. Yo quiero romper mi mapa, formar el mapa de todos: conexões transnacionais na canção engajada latino-americana. In: X Encontro Internacional da ANPHLAC, 2012, São Paulo. Anais do X Encontro da ANPHLAC. São Paulo: ANPHLAC, 2012.

7.
GOMES, Caio S.. Mas um dia tudo mudou, a vida se transformou, e a nossa canção também: música e engajamento no Brasil e no Uruguai a partir das obras de Geraldo Vandré e Daniel Viglietti (1968). In: XXVI Simpósio Nacional de História. ANPUH: 50 anos, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História ? ANPUH. São Paulo: ANPUH, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, Caio S.. Do canto da boca escorre metade do meu cantar: diálogos entre a canção engajada brasileira e a nueva canción latino-americana a partir do disco Sérgio Ricardo (1973). In: XXIX Simpósio Nacional de História, 2017, Brasília - DF. Caderno de Resumos do XXIX Simpósio Nacional de História. Contra os preconceitos: História e Democracia.. Brasília: ANPUH, 2017. v. 1. p. 103-104.

2.
GOMES, Caio S.. Habrá solo una canción: tensões e polêmicas em torno do folclore na produção musical chilena de 1968 e 1969. In: III Colóquio Internacional História e Música: Tempos de música e seus fazeres, 2016, Franca. Caderno de Resumos do III Colóquio Internacional História e Música: Tempos de música e seus fazeres. Franca: UNESP, 2016. v. 1. p. 11.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, Caio S.. Quisiera ver el rostro de mi hermano exilado: dilemas da resistência na produção musical do exílio chileno. In: XII Encontro Internacional da ANPHLAC, 2016, Campo Grande. Caderno de resumos do XII Encontro Internacional da ANPHLAC. Campo Grande: ANPHLAC, 2016.

2.
GOMES, Caio S.. El clamor solidario del mundo entero se levanta: os movimentos de apoio ao povo chileno e a construção de uma rede musical de solidariedade nos anos 1970. In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis. Caderno de resumos do XXVIII Simpósio Nacional de História. Florianópolis: ANPUH, 2015.

3.
GOMES, Caio S.. Qué será de mis hermanos que están lejos de esta tierra: o selo Le Chant Du Monde e a produção discográfica latino-americana no exílio. In: XI Encontro Internacional da ANPHLAC, 2014, Niterói. Caderno de resumos do XI Encontro Internacional da ANPHLAC. Niteroi: ANPHLAC, 2014.

4.
GOMES, Caio S.. Yo quiero romper mi mapa, formar el mapa de todos: conexões transnacionais na canção engajada latino-americana. In: X Encontro Internacional da ANPHLAC, 2012, São Paulo. Caderno de resumos do X Encontro da ANPHLAC. São Paulo: ANPHLAC, 2012.

5.
GOMES, Caio S.. Mas um dia tudo mudou, a vida se transformou, e a nossa canção também: música e engajamento no Brasil e no Uruguai a partir das obras de Geraldo Vandré e Daniel Viglietti (1968). In: XXVI Simpósio Nacional de História. ANPUH: 50 anos, 2011, São Paulo. Caderno de resumos do XXVI Simpósio Nacional de História. São Paulo: ANPUH, 2011.

6.
GOMES, Caio S.. Canção: pela unidade latino-americana. Conexões e circulação de idéias entre os movimentos de música engajada na América Latina (anos 1960-70). In: 16 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP), 2008, São Paulo. Anais do 16 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
GOMES, Caio S.. As conexões transnacionais na nueva canción latino-americana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GOMES, Caio S.. Eis o lixo do meu canto que é permitido escutar: resistência e conexões transnacionais na canção engajada latino-americana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GOMES, Caio S.. La guitarra americana peleando aprendió a cantar: a invenção da Nueva Canción latino-americana na década de 1960. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
GOMES, Caio S.. Do canto da minha boca escorre metade do meu cantar: diálogos entre a canção engajada brasileira e a nueva canción latino-americana a partir do disco Sérgio Ricardo (1973). 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
GOMES, Caio S.. O Encuentro de la Canción Protesta de 1967 e a defesa do modelo cubano de revolução. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
GOMES, Caio S.. Quando um muro separa, uma ponte une: conexões transnacionais na canção engajada na América Latina. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
GOMES, Caio S.. Quando um muro separa, uma ponte une: conexões transnacionais na canção engajada na América Latina. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
GOMES, Caio S.. Quisiera ver el rostro de mi hermano exilado: dilemas da resistência na produção musical do exílio chileno. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GOMES, Caio S.. Cada verso é uma semente no deserto do meu peito: exílio, resistência e conexões transnacionais na canção engajada latino-americana (anos 1970). 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
GOMES, Caio S.. Habrá sólo una canción: tensões e polêmicas em torno do folclore na produção musical chilena dos anos de 1968 e 1969. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
GOMES, Caio S.. El clamor solidario del mundo entero se levanta: os movimentos de apoio ao povo chileno e a construção de uma ?rede musical de solidariedade? nos anos 1970. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
GOMES, Caio S.. Es Sudamerica mi voz: o projeto de unidade continental no álbum Cantata Sudamericana (1972). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
GOMES, Caio S.. Conexões Transnacionais na canção engajada latino-americana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
GOMES, Caio S.. Conexões Transnacionais na canção engajada latino-americana (1960-1970). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
GOMES, Caio S.. Qué será de mis hermanos que están lejos de esta tierra: o selo Le Chant Du Monde e a produção discográfica latino-americana no exílio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
GOMES, Caio S.. A Canção Engajada na América Latina, anos 1960 e 1970. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
GOMES, Caio S.. Yo quiero romper mi mapa, formar el mapa de todos: conexões transnacionais na canção engajada latino-americana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
GOMES, Caio S.. América mía, este cantar despierta el canto del pueblo: los cantautores como intelectuales y los proyectos de unidad continental a partir de la canción. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
GOMES, Caio S.. Mas um dia tudo mudou, a vida se transformou, e a nossa canção também: música e engajamento no Brasil e no Uruguai a partir das obras de Geraldo Vandré e Daniel Viglietti (1968). 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
GOMES, Caio S.. De aquí y de allá: un análisis de las conexiones transnacionales en la canción popular latino-americana de los años 1970. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
GOMES, Caio S.. Quando um muro separa, uma ponte une: conexões transnacionais na canção engajada na América Latina. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
GOMES, Caio S.. Canção: pela unidade latino-americana. Conexões e circulação de idéias entre os movimentos de música engajada na América Latina (anos 1960-70). 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

23.
GOMES, Caio S.. Canção: pela unidade latino-americana. Conexões e circulação de idéias entre os movimentos de música engajada na América Latina (anos 1960-70). 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
GOMES, Caio S.. Revista Eletrônica da ANPHLAC. 2018.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GOMES, Caio S.. A Canção Engajada na América Latina, anos 1960 e 1970 - parte 1. 2015.

2.
GOMES, Caio S.. A Canção Engajada na América Latina, anos 1960 e 1970 - parte 2. 2015.

3.
GOMES, Caio S.. A Canção Engajada na América Latina, anos 1960 e 1970 - parte 4. 2015.

4.
GOMES, Caio S.. A Canção Engajada na América Latina, anos 1960 e 1970 - parte 3. 2015.

Redes sociais, websites e blogs
1.
GOMES, Caio S.. Site do LEHA - Laboratório de Estudos de História das Américas. 2012. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
GOMES, Caio S.. Quando um muro separa, uma ponte une: conexões transnacionais na canção engajada na América Latina. 2013. (Relatório de pesquisa).

2.
GOMES, Caio S.. Quando um muro separa, uma ponte une: conexões transnacionais na canção engajada na América Latina. 2012. (Relatório de pesquisa).

3.
GOMES, Caio S.. Canção: pela unidade latino-americana. Conexões e circulação de idéias entre os movimentos de música engajada na América Latina (anos 1960-70). 2008. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Simpósio Internacional de Ciência Política. 100 anos da Revolução Russa: revolução, contrarrevolução e imperialismo.Mesa Redonda: Cultura e Revolução. 2017. (Simpósio).

2.
II Simposio Internacional LASA Cono SUR.La guitarra americana peleando aprendió a cantar: a invenção da Nueva Canción latino-americana na década de 1960. 2017. (Simpósio).

3.
XXIX Simpósio Nacional de História.Do canto da minha boca escorre metade do meu cantar: diálogos entre a canção engajada brasileira e a nueva canción latino-americana a partir do disco Sérgio Ricardo (1973). 2017. (Simpósio).

4.
III Colóquio Internacional História e Música: tempos de música e seus fazeres.Habrá sólo una canción: tensões e polêmicas em torno do folclore na produção musical chilena dos anos de 1968 e 1969. 2016. (Outra).

5.
III Colóquio Internacional História e Música: Tempos de música e seus fazeres.Música Folclórica: entre o campo e a cidade. 2016. (Outra).

6.
XII Encontro Internacional da ANPHLAC.Quisiera ver el rostro de mi hermano exilado: dilemas da resistência na produção musical do exílio chileno. 2016. (Encontro).

7.
I Encontro de Música Popular Brasileira: a MPB em questão.Es Sudamerica mi voz: o projeto de unidade continental no álbum Cantata Sudamericana (1972). 2015. (Encontro).

8.
XXVIII Simpósio Nacional de História.El clamor solidario del mundo entero se levanta: os movimentos de apoio ao povo chileno e a construção de uma rede musical de solidariedade nos anos 1970. 2015. (Simpósio).

9.
XI Encontro Internacional da ANPHLAC. Qué será de mis hermanos que están lejos de esta tierra: o selo Le Chant Du Monde e a produção discográfica latino-americana no exílio. 2014. (Congresso).

10.
I Congreso de Historia Intelectual de América Latina. América mía, este cantar despierta el canto del pueblo: los cantautores como intelectuales y los proyectos de unidad continental a partir de la canción. 2012. (Congresso).

11.
X Encontro Internacional da ANPHLAC.Yo quiero romper mi mapa, formar el mapa de todos: conexões transnacionais na canção engajada latino-americana. 2012. (Encontro).

12.
XIX Jornadas de Historia de Chile.De aqui y de allá: un análisis de las conexiones transnacionales en la canción popular latino-americana de los años 1970. 2011. (Seminário).

13.
XXVI Simpósio Nacional de História. ANPUH: 50 anos.Mas um dia tudo mudou, a vida se transformou, e a nossa canção também: música e engajamento no Brasil e no Uruguai a partir das obras de Geraldo Vandré e Daniel Viglietti (1968). 2011. (Simpósio).

14.
16º. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (SIICUSP).Canção: pela unidade latino-americana. Conexões e circulação de idéias entre os movimentos de música engajada na América Latina (anos 1960-70). 2008. (Simpósio).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 7:29:55