Marcel da Câmara Ribeiro Dantas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1623821220022021
  • Última atualização do currículo em 18/04/2014


Graduando em Engenharia de Computação e Automação Industrial na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Pesquisador no Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) no Hospital Universtário Onofre Lopes (HUOL), ativista de Software Livre com expertise em Telerradiologia, Telemedicina e Automação Hospitalar. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcel da Câmara Ribeiro Dantas
Nome em citações bibliográficas
DANTAS, M. C. R.;DANTAS, MARCEL R

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Hospital Universitário Onofre Lopes, Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde.
Avenida Nilo Peçanha
Petrópolis
59012300 - Natal, RN - Brasil
URL da Homepage: www.huol.ufrn.br


Formação acadêmica/titulação


2009
Graduação em andamento em Engenharia de Computação e Automação Industrial.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2006 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Maria Auxiliadora.




Formação Complementar


2012 - 2012
Desenvolvimento para Dispositivos Móveis Android. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2012 - 2012
Oficina de Robótica. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2008 - 2008
Introdução a Shell Script. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Ceará.
2007 - 2007
Montagem e Manutenção de Computadores. (Carga horária: 180h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RN.


Atuação Profissional



Maternidade Escola Januário Cicco, MEJC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Responsável projeto RUTE, Carga horária: 20


Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
ELA Home Care: Monitoramento Remoto de Pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica

Descrição: A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa, caracterizada por fraqueza muscular progressiva que leva o paciente ao óbito, usualmente devido a complicações respiratórias. A degeneração dos neurônios motores inferiores e superiores, atingindo a medula espinhal, o tronco encefálico e o córtex motor resultam na definição da ELA como doença do neurônio motor. No momento que os músculos ventilatórios são comprometidos os indivíduos apresentam restrições pulmonares, caracterizadas por redução da Capacidade Vital (CV) e do Volume Corrente (VC) com, conseqüente, insuficiência respiratória crônica. A Ventilação Não-Invasiva (VNI) consta na administração de ventilação mecânica aos pulmões sem que haja a necessidade de vias aéreas artificiais, podendo ser oferecida ao paciente por meio de ventiladores mecânicos ou através de aparelhos denominados Pressão Positiva Bifásica nas Vias Aéreas (Bilevel). Quando estes pacientes estão internados em ambiente hospitalar, a perda de calibração pode ser facilmente corrigida por técnico da área de saúde especialista responsável pelo paciente. No entanto, quando se trata de um paciente em casa, o contexto é outro, pois nem sempre é possível ter um técnico especialista que possa garantir que o equipamento estará sempre em sincronia com as necessidades do paciente com ELA, essa tarefa é realizada nestes casos por um familiar ou um cuidador. Neste contexto, o presente projeto de pesquisa visa desenvolver um dispositivo baseado na computação móvel e em sistemas embarcados que possibilite monitorar de forma on-line os ventiladores mecânicos, de forma a garantir que quando houver perda de calibração um técnico especialista em uma unidade hospitalar será notificado via celular que o paciente pode está passando por dificuldades. Com isso, contribuindo significativamente para melhoria da qualidade de vida destes pacientes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) .

Integrantes: Marcel da Câmara Ribeiro Dantas - Integrante / Pablo Holanda Cardoso - Coordenador / Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim - Integrante / Antonio Higor Freire de Morais - Integrante.
2011 - Atual
Open-PACS (Open Picture Archiving and Communication System): Uma solução baseada em software livre para armazenamento, comunicação, processamento de imagens médicas como emissão de laudos a distância

Descrição: A informática médica tem contribuído de forma significativa com a medicina. Os avanços tecnológicos estão influenciando de maneira recorrente inovações aplicadas em equipamentos radiológicos para o processamento de imagens, principalmente, para o diagnóstico médico, agregando informações vitais que auxiliam o médico no tratamento eficaz de pacientes. Neste processo, a informática médica contribui essencialmente na coleta, no armazenamento e na análise de exames provenientes de vários equipamentos, ajudando conseqüentemente todas as áreas relacionadas à saúde da sociedade. As imagens médicas são amplamente utilizadas no processo de diagnóstico, e portanto, tornaram-se ferramentas importantes na prática da Medicina moderna, pois tais imagens têm oferecido, não apenas uma forma de visualização não-invasiva de órgãos, tecidos, ossos e outras estruturas do corpo de um paciente, mas também um meio para monitorar os efeitos de tratamentos e planejar cirurgias. Todavia, com a utilização crescente de equipamentos digitais de imagens médicas, uma instituição que mantém um Centro ou Departamento de Radiologia gera um grande volume de dados, o que torna complexo o processo de armazenamento e busca destas imagens. Nesta perspectiva, este projeto visa desenvolver uma solução de PACS baseado em software livre, para tanto provendo a integração de sistemas baseado na plataforma Web: DCM4chee e Weasis..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Marcel da Câmara Ribeiro Dantas - Integrante / Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim - Coordenador / José Macêdo Firmino Filho - Integrante.
2011 - Atual
Telessaúde do Rio Grande do Norte

Descrição: O presente Projeto de Pesquisa é resultante da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o Ministério da Saúde e objetiva o desenvolvimento, refinamento, implantação (piloto) e normatização de métodos e tecnologias de Tele-educação e Tele-assistência com foco na atenção básica à saúde nas seguintes áreas: - Telepediatria; - Telecardiologia; - Segunda Opinião Formativa; - Teleoftalmologia; - Teledermatologia; - Teleradiologia; - Teleaudiologia e - Teleeducação. Projeto busca ajustar o disposto na Portaria nº 402 de 24/02/2010 do Ministro de Estado da Saúde com os encaminhamentos que já estavam sendo realizados dentro do Projeto de Telemática e Telemedicina, desenvolvido também pela UFRN e a SES com apoio técnico e financeiro do Ministério da Saúde (MS). Além de considerar o pacto nacional para a redução da Mortalidade infantil, em seu componente estadual quando da criação do Plano estadual de enfretamento a mortalidade infantil e materna 2009. Integrando assim, em uma infra-estrutura única, a ser implantadas com esse projeto, as ações de informação, formação e comunicação em saúde.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Marcel da Câmara Ribeiro Dantas - Integrante / José Diniz Júnior - Coordenador / Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim - Integrante.


Projetos de extensão


2010 - 2010
Políticas e Gestão da Educação Básica: Um Estudo de Caso na Implantação do I-EDUCAR no Município de Jardim do Seridó RN

Descrição: O aspecto mediador da administração manifesta-se de forma peculiar na gestão educacional, pois neste meio os fins a serem realizados relacionam-se à emancipação cultural de sujeitos, para os quais a apropriação do saber se apresenta como elemento decisivo na construção de sua cidadania. Por esse motivo, tanto o conceito de qualidade da educação quanto o de democratização de sua gestão ganham novas configurações. O primeiro está situado na concepção de produto educacional que transcende a mera exposição de conteúdos e de conhecimento, para ser construído em resultado de prática social que permite atualizar o educando em todas as dimensões do saber. O segundo, ultrapassando os limites da democracia política, articula-se com a noção de controle democrático do Estado pela população como condição necessária para a construção de uma verdadeira democracia social que, no âmbito da unidade escolar, assume a participação da população nas decisões, no duplo sentido de direito dos usuários e de necessidade da escola para o bom desempenho de suas funções. Nesta perspectiva, o presente projeto visa, portanto, o desenvolvimento e a implantação de um ambiente de gestão pública da educação de forma sistêmica e norteado pela adoção de softwares livres na área educacional, os quais são fomentados pelo Governo Federal e pelo Ministério de Educação. Desta forma, permeando todos o níveis do processo de gestão escolar, o qual permitirá ao gestor público e também a sociedade acompanhar o desenvolvimento dos indicadores da educação, bem como, de criar novos indicadores direcionados a qualidade da escola pública..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Marcel da Câmara Ribeiro Dantas - Integrante / DENNER OLIVEIRA DE ARAUJO CARDOSO NAVARRO - Integrante / Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Biomédica.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Engenharia de Computação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Russo
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Menção Honrosa em reconhecimento pela excelência de seu trabalho Uma Arquitetura para Detecção Online de Transientes em Sinais de Eletrocardiograma sobre o Protocolo PM-AH - Prêmio RBEB 30 anos, Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica e Revista Brasileira de Engenharia Biomédica..


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FIRMINO, MACEDO2014FIRMINO, MACEDO ; MORAIS, ANTÔNIO H ; MENDONÇA, ROBERTO M ; DANTAS, MARCEL R ; HEKIS, HELIO R ; VALENTIM, RICARDO A . Computer-Aided Detection System for Lung Cancer in Computed Tomography Scans: Review and Future Prospects.. Biomedical Engineering Online (Online), v. 13, p. 41, 2014.

2.
SOUZA, V. S. V.2014SOUZA, V. S. V. ; VALENTIM, R. A. M. ; BRANDAO, G. B. ; SILVEIRA, L. F. Q. ; DANTAS, M. C. R. ; SOUZA, P. T. V. . Wi-Bio: management policy aimed at the establishment of networks for patient monitoring using IEEE 802.11. Revista Brasileira de Engenharia Biomédica (Impresso), v. 30, p. 1-15, 2014.

3.
FIRMINO FILHO, J. M.2013FIRMINO FILHO, J. M. ; VALENTIM, R. A. M. ; DANTAS, M. C. R. ; CAVALCANTE, L. R. . OpenPACS Sistema Open Source para Comunicação e Arquivamento de Imagens Médicas: Relato de Experiência em um Hospital Universitário. RECIIS. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (Edição em Português. Online), v. 7, p. 1-13, 2013.

4.
Araújo, B. G.2012 Araújo, B. G. ; VALENTIM, R. A. M. ; Lacerda, J. M. T ; CARVALHO, Diego R. ; DANTAS, M. C. R. ; DINIZ JUNIOR, J. . Modelo arquitetural para geração de alertas aplicado ao monitoramento de pacientes em ambiente hospitalar. Revista Brasileira de Engenharia Biomédica (Impresso), v. 28, p. 1-10, 2012.

5.
CARVALHO, Diego R.2012CARVALHO, Diego R. ; Araújo, B. G. ; Lacerda, J. M. T ; DANTAS, M. C. R. ; VALENTIM, R. A. M. . UMA ARQUITETURA PARA DETECÇÃO ONLINE DE TRANSIENTES EM SINAIS DE ELETROCARDIOGRAMA SOBRE O PROTOCOLO PM-AH. Revista Brasileira de Engenharia Biomédica (Impresso), v. 28, p. 1-9, 2012.

6.
LIMA, Jalerson R. F. de2011 LIMA, Jalerson R. F. de ; VALENTIM, R. A. M. ; Araújo, B. G. ; Lacerda, J. M. T ; CARVALHO, Diego R. ; DANTAS, M. C. R. . XRTPS EXTENSIBLE REAL-TIME PUBLISH-SUBSCRIBE: MIDDLEWARE MULTICAST PARA TROCA DE DADOS BASEADO EM XML PARA REDES DE TEMPO REAL. Holos (Natal. Online), v. 3, p. 191-2010, 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Araújo, B. G. ; MORAIS, P. S. G. ; DANTAS, M. C. R. . e-Guia: Accessibility System Using Wireless Technology and Mobile Devices for Guiding Blind People in Urban Transport System. In: First IEEE Healthcare Technology Conference: Translational Engineering in Health & Medicine, 2012, Houston, TX. First IEEE Healthcare Technology Conference: Translational Engineering in Health & Medicine. Houston, TX: IEEE, 2012., 2012.

Artigos aceitos para publicação
1.
SOUZA, V. S. V. ; VALENTIM, R. A. M. ; BRANDAO, G. B. ; SILVEIRA, L. F. Q. ; DANTAS, M. C. R. ; SOUZA, P. T. V. . WI-BIO: POLÍTICA DE GERENCIAMENTO VOLTADA AO ESTABELECIMENTO DE REDES DE MONITORAMENTO DE PACIENTES UTILIZANDO O PADRÃO IEEE 802.11. Revista Brasileira de Engenharia Biomédica (Impresso), 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
DANTAS, M. C. R. . OpenPACS: Gerenciando imagens médicas com Software Livre. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DANTAS, M. C. R. . Multidisciplinaridade na Computação: do Software Livre a Engenharia Biomédica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
DANTAS, M. C. R. ; VALENTIM, R. A. M. ; SOUZA, P. C. O. . INVESALIUS COMO FERRAMENTA DE TELEMEDICINA NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES PARA LAUDAGEM A DISTÂNCIA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
DANTAS, M. C. R. . Software Livre: a essência do movimento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
DANTAS, M. C. R. . GNU+Linux: GNU (braço) forte, Linux (mão) amigo. Há colaboratividade?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
DANTAS, M. C. R. . Software Livre: Versatilidade, Produtividade e Segurança. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
DANTAS, M. C. R. . Levando o pinguim para o seu dia-a-dia: Suprindo as necessidades de um ambiente Desktop com Software Livre. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
DANTAS, M. C. R. . OpenPACS. 2011.

2.
DANTAS, M. C. R. . IEDSetup. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
DANTAS, M. C. R. ; VALENTIM, R. A. M. ; FIRMINO FILHO, J. M. . Reportagem sobre o Projeto OpenPACS. 2013.

2.
VALENTIM, R. A. M. ; Araújo, G. B. ; DANTAS, M. C. R. . Reportagem sobre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde do Hospital Universitário Onofre Lopes - UFRN. 2012.

3.
DANTAS, M. C. R. ; CARDOSO, P. H. ; VALENTIM, R. A. M. . Reportagem sobre o Projeto Um Anjo para ELA. 2012.


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre.OpenPACS: Gerenciando imagens médicas com Software Livre. 2013. (Encontro).

2.
X Seminário de Informática e Engenharia de Computação. 2012. (Seminário).

3.
I Workshop sobre Normalização e Avaliação de Dispositivos Indicadores de Imagens Médicas: Certificação Compulsória Está em Pauta. 2012. (Oficina).

4.
Talk a bit: Transformação pela Informação.Multidisciplinaridade na Computação: do Software Livre a Engenharia Biomédica. 2012. (Encontro).

5.
XVII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura CIENTEC.INVESALIUS COMO FERRAMENTA DE TELEMEDICINA NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES PARA LAUDAGEM A DISTÂNCIA. 2011. (Outra).

6.
Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre 2009.Software Livre: a essência do movimento. 2009. (Encontro).

7.
ConectaRN. 2009. (Encontro).

8.
WebNatal. 2009. (Encontro).

9.
II Bienal de Informática do Rio Grande do Norte. 2009. (Outra).

10.
III Semana do Software Livre da Universidade Federal do Ceará. Software Livre: Versatilidade, Produtividade e Segurança. 2007. (Congresso).

11.
8 Seminário de Informática e Engenharia da Computação da UFRN.GNU+Linux: GNU (braço) forte, Linux (mão) amigo. Há colaboratividade?. 2007. (Seminário).

12.
Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre 2007.Levando o pinguim para o seu dia-a-dia: Suprindo as necessidades de um ambiente Desktop com Software Livre. 2007. (Encontro).

13.
I Bienal de Informática do Rio Grande do Norte.Levando o pinguim para o seu dia-a-dia: Suprindo as necessidades de um ambiente Desktop com Software Livre. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DANTAS, M. C. R. ; L. Beraldo ; Pereira, L. L. ; Ribeiro, G. . Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre (FLISOL). 2007. (Festival).



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VALENTIM, R. A. M. ; Araújo, G. B. ; DANTAS, M. C. R. . Reportagem sobre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde do Hospital Universitário Onofre Lopes - UFRN. 2012.

2.
DANTAS, M. C. R. ; VALENTIM, R. A. M. ; FIRMINO FILHO, J. M. . Reportagem sobre o Projeto OpenPACS. 2013.

3.
DANTAS, M. C. R. ; CARDOSO, P. H. ; VALENTIM, R. A. M. . Reportagem sobre o Projeto Um Anjo para ELA. 2012.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/10/2014 às 14:04:33