Adriana Eliane Casagrande Bade

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5315144881459985
  • Última atualização do currículo em 28/06/2018


Possui graduação em Licenciatura em Geografia (2011) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Mestrado em Geografia (2014), Área de concentração: Espaço de fronteira: território e ambiente - Linha de Pesquisa: Dinâmica Territorial e Conflitos Sociais em Espaços de Fronteira, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Marechal Cândido Rondon. Atualmente é professora de Geografia na Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED/PR. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adriana Eliane Casagrande Bade
Nome em citações bibliográficas
CASAGRANDE, A. E.;BADE, A.E.C.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Geografia.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: MOBILIDADE POPULACIONAL NA REGIÃO COSTA OESTE DO PARANÁ: DO CAMPO PARA A CIDADE,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Edson Belo Clemente de Souza.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Região Costa Oeste do Paraná; Indicadores socioeconômicos; Relação campo-cidade.
2015 - 2016
Especialização em Educação no Campo.
INSTITUTO EFICAZ, FEM_PPROV, Brasil.
Título: Educação do campo: avanços e desafios.
2008 - 2011
Graduação em Geografia.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, MARECHAL CÂNDIDO, Brasil.
Título: EVOLUÇÃO DOS CENSOS DEMOGRÁFICOS (1991, 2000 e 2010) E INDICATIVOS SOCIOECONÔMICOS NA REGIÃO COSTA OESTE DO PARANÁ.
Orientador: Edson Belo Clemente de Souza.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2005 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual Novo Sarandi, CENS, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Extensão universitária em Geografia. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2011 - 2011
Elaboração de Mapas Temáticos com gvSIG. (Carga horária: 9h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2009 - 2009
Geoprocessamento com aplicativo SPRING. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2008 - 2008
Aperfeiçoamento em Geografia. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Mestrado, Enquadramento Funcional: Estudante, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

2011 - 2011
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, .

Atividade de extensão realizada
A Questão Ambiental em Discussão: trabalhos teóricos e práticos aplicados no ensino fundamental em colégios públicos da cidade de Marechal Cândido Rondon..

Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2012 - 2014
A INDÚSTRIA E O ESPAÇO NA MICRORREGIÃO DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON (PARANÁ): AS DINÂMICAS E SUA REGIÃO DE INFLUÊNCIA
Descrição: O presente projeto de pesquisa (Chamada Universal do CNPq nº14/2011, Processo 481378/2011-1) objetiva analisar a relação de interdependência existente entre os municípios da microrregião de Marechal Cândido Rondon-PR (Brasil), dimensionando especialmente a indústria e sua relação com o espaço e o território. A escolha da microrregião de Marechal Cândido Rondon (MCR), formada pelos seguintes municípios: MCR, Entre Rios do Oeste (ERO), Pato Bragado (PB), Quatro Pontes (QP) e Mercedes (M), deve-se ao contexto histórico e econômico da formação e realidade dessa microrregião, que está relacionada à construção da Hidrelétrica da Itaipu Binacional e à faixa de fronteira do Brasil com o Paraguai. O setor econômico de grande importância na atualidade para a compreensão do arranjo espacial dessa microrregião é a indústria que influência sobremaneira os fluxos regionais, pois a relação do setor industrial com setores a montante, matéria-prima disponível, e a jusante, economia de aglomeração que proporciona suporte ao desenvolvimento industrial, dinamiza a economia da microrregião de MCR, atraindo mão-de-obra e gerando renda aos municípios. Metodologicamente a pesquisa abrange uma revisão da literatura sobre a indústria, numa perspectiva de que a indústria e o espaço (e o território) estão interligados. O espaço, segundo Lefebvre (2001, passim) é condição, meio e produto para que haja a reprodução da sociedade capitalista, assim como a reprodução das relações sociais de produção. Além da base teórica para a pesquisa, é relevante a análise de dados fornecidos pelo IBGE, Ipardes e outros indexadores de órgãos institucionais do Brasil e Paraguai..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
MOBILIDADE POPULACIONAL NA REGIÃO COSTA OESTE DO PARANÁ: DO CAMPO PARA A CIDADE
Descrição: A presente pesquisa tem por objetivo analisar a dinâmica populacional na região Costa Oeste do Paraná, tendo como enfoque a relação campo-cidade. Cabe destacar, nesse estudo, a importância da Geografia da População e do estudo dos censos demográficos, pois por meio deles se torna possível avaliar os movimentos populacionais estabelecidos, assim como obter um panorama geral da população, avaliando as suas potencialidades e as suas demandas em escala regional e local. Para isso realizou-se uma caracterização da região, visualizando processos como a sua distribuição no território, sua estrutura por sexo e faixas etárias, níveis de instrução, migração campo-cidade etc., tomando como base a análise e comparação de indicadores socioeconômicos oriundos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Também se procura, através dos Censos Agropecuários e de pesquisas de campo, compreender a relação campo-cidade, assim como analisar a influência que o campo exerce nos municípios da região. Realizou-se uma breve caracterização da região Costa Oeste do Paraná e de sua agricultura, a fim de compreender a sua estrutura e determinar o tipo de agricultura predominante. Por meio das pesquisas realizadas verificou-se que campo e cidade estão intimamente ligados na região Costa Oeste do Paraná, principalmente nos pequenos municípios, sendo que o campo ainda exerce influência na economia e nas relações socioespaciais na cidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
REGIÃO COSTA OESTE DO PARANÁ E OS CENSOS DEMOGRÁFICOS: EVOLUÇÃO E DINÂMICA DEMOGRÁFICA (1991, 2000 E 2010)
Descrição: A região Costa Oeste do Paraná, por situar-se na faixa de fronteira, apresenta particularidades, marcada por relações complexas, além de possuir grande importância no plano das relações internacionais. Com base nessas questões, esta pesquisa se pautará na investigação dos fluxos e da dinâmica populacional estabelecidos na região, a partir da análise e interpretação dos censos demográficos realizados nos anos de 1991, 2000 e 2010. Além disso, também serão considerados neste estudo quais os programas promovidos pelo Estado com vistas ao planejamento urbano , regional e ao atendimento das necessidades da população da região..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
A REGIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL EM ESPAÇOS FRONTEIRIÇOS ENTRE BRASIL E PARAGUAI
Descrição: Por constituir-se num espaço de inúmeras particularidades e que passou por grandes transformações nas últimas décadas, a faixa de fronteira entre Brasil e Paraguai constitui-se num lócus de estudo das transformações vivenciadas neste espaço geográfico e de que forma que o Estado intervém na sua produção, principalmente através da implantação de programas e políticas públicas de desenvolvimento regional. A faixa de fronteira entre Brasil e Paraguai torna-se também um local privilegiado para o estudo de conceitos como território e região, pois são espaços marcados por relações de conflito, contradições e solidariedade, onde ocorre à sobreposição de vários territórios, o que diferencia este espaço dos demais, demonstrando a existência de uma regionalização. Nos últimos anos vêm sendo criados programas e políticas públicas na busca da integração dos dois lados da fronteira, promovendo a regionalização deste espaço transfronteiriço. Através de programas e políticas públicas, os municípios da região passam a se articular, de forma a se inserirem num contexto regional. Através das políticas direcionadas principalmente ao turismo na região de fronteira, procura-se averiguar os programas de integração fronteiriça, a infraestrutura existente na região e discutir as transformações ocorridas no espaço geográfico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional/Especialidade: Análise Regional.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CASAGRANDE, A. E.2015CASAGRANDE, A. E.; Souza, E.B.C. . A relação campo-cidade na região Costa Oeste do Paraná. Revista Paranaense de Desenvolvimento, v. 36, p. 135-152, 2015.

2.
CASAGRANDE, A. E.2013 CASAGRANDE, A. E.; SOUZA, E. B.C . Do planejamento ao ordenamento territorial: estudo da região Costa Oeste do Paraná. RA'E GA: o Espaço Geográfico em Análise, v. 28, p. 67-85, 2013.

3.
CASAGRANDE, A. E.2012 CASAGRANDE, A. E.; SOUZA, E. B.C . O espaço e a demografia: o planejamento regional em perspectiva nas margens paranaenses do Lago de Itaipu.. Sociedade e Território (Natal), v. 24, p. 2-27, 2012.

4.
CASAGRANDE, A. E.2012CASAGRANDE, A. E.. Contradições do desenvolvimento: Equidades e desigualdades medidas pelos indicadores socioeconômicos na região Costa Oeste do Paraná. Perspectiva Geográfica, v. 7, p. 1, 2012.

5.
CASAGRANDE, A. E.2011CASAGRANDE, A. E.; SOUZA, E. B.C . Região Costa Oeste do Paraná e os indicadores sociodemográficos: evolução populacional entre os censos de 1991, 2000 e 2010. Ciência Geográfica, v. XV, p. 58-69, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
BADE, A.E.C.; BADE, M. R. . Educação do campo: avanços e desafios. In: DIAS, J. F. de A.; SILVA, I. V da; WESSELLENNS, J. ; RIPPEL, V. C. L.. (Org.). Interfaces na educação: gestão e conhecimento. 1ed.Toledo: Vivens, 2018, v. 1, p. 11-30.

2.
CASAGRANDE, A. E.; SOUZA, E. B.C . O espaço e a demografia: o planejamento regional em perspectiva nas margens paranaenses do Lago de Itaipu. In: Edson Belo Clemente de Souza. (Org.). Estudos regionais: estrutura, agentes e processos. 1ed.Cascavel: Edunioeste, 2012, v. , p. 187-218.

3.
CASAGRANDE, A. E.; SOUZA, E. B.C . Do planejamento ao ordenamento territorial: estudo da região Costa Oeste do Paraná. In: Edson dos Santos Dias; João Edmilson Fabrini. (Org.). Dinâmica territorial e ambiental em espaço de fronteira. 1ed.Cascavel: Edunioeste, 2012, v. 1, p. 64-83.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CASAGRANDE, A. E.; ROOS, D. ; AZEVEDO, S. T. de . Libras e Geografia: Uma questão de inclusão social. Boletim da AGB-Associação de Geógrafos Brasileiros-Seção Local de Marechal Cândido Rondon-PR, Marechal Cândido Rondon.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CASAGRANDE, A. E.; Souza, E.B.C. . DO CAMPO PARA A CIDADE E DA CIDADE PARA O CAMPO: A RURALIDADE E A URBANIDADE NA FRONTEIRA BRASIL-PARAGUAI. In: III SEMINARIO INTERNACIONAL DE LOS ESPACIOS DE FRONTERA, 2015. Anais do III Geofronteiras, 2015.

2.
CASAGRANDE, A. E.; SOUZA, E. B.C . Políticas Públicas de Desenvolvimento da Agricultura na Região Costa Oeste do Paraná. In: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DOS ESPAÇOS DE FRONTEIRA, 2013, Posadas. Anais..., 2013.

3.
BADE, M. R. ; CASAGRANDE, A. E. ; CUNHA, J. E. ; ROCHA, A. S. . A problemática socioambiental no município de Marechal Cândido Rondon: a questão do planejamento. In: X Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2013, Campinas. Anais do Enanpege, 2013. p. 8411-8422.

4.
CASAGRANDE, A. E.; SOUZA, E. B.C . A região Costa Oeste do Paraná sob a perspectiva dos indicadores socioeconômicos. In: X Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2013, Campinas. Anais do Enanpege, 2013. p. 8731-8742.

5.
CASAGRANDE, A. E.; SOUZA, E. B.C . População rural e urbana e a migração campo-cidade na região Costa Oeste do Paraná. In: XVII Encontro Nacional de Geógrafos, 2012, Belo Horizonte. Anais do ENG, 2012.

6.
CASAGRANDE, A. E.; Souza, E.B.C. . Indicadores Socioeconômicos e o Planejamento Regional nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. In: VI Simpósio Paranaense de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia - SIMPGEO, 2012, Guarapuava. Anais do VI SIMPGEO, 2012. p. 1379-1397.

7.
CASAGRANDE, A. E.; SOUZA, E. B.C . A mudança na estrutura etária da população brasileira: o caso da região Costa Oeste do Paraná. In: XVIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2012, Águas de Lindóia. Anais do XVIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais 2012, 2012.

8.
CASAGRANDE, A. E.. Atingidos de Itaipu: resistência, luta e a mediação religiosa (1975-1984). In: III Simpósio Nacional em História, 2012, Marechal Cândido Rondon. Anais do III Simpósio Nacional em História, 2012.

9.
CASAGRANDE, A. E.; ROOS, D. ; BADE, M. R. . A precariedade do trabalho dos catadores de materiais recicláveis em Marechal Cândido Rondon e suas formas de organização coletiva: o caso da Cooperativa de Agentes Ambientais - Cooperagir. In: I Seminário Internacional dos Espaços de Fronteira. III Seminário Regional sobre Território, Fronteira e Cultura. VII Expedição Geográfica da Unioeste: Espaços de Fronteira - Território e Ambiente, 2011, Marechal Cândido Rondon. Anais do Geofronteira, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CASAGRANDE, A. E.; SOUZA, E. B.C . Educação: Taxa de alfabetização e rendimento educacional na região Costa Oeste do Paraná. In: VIII Expedição Geográfica, 2013, Marechal Cândido Rondon. Anais..., 2013.

2.
CASAGRANDE, A. E.; SOUZA, E. B.C . Região Costa Oeste do Paraná e os censos demográficos: evolução e dinâmica demográfica (1991, 2000 e 2010). In: I Seminário Internacional dos Espaços de Fronteira. III Seminário Regional sobre Território, Fronteira e Cultura. VII Expedição Geográfica da Unioeste: Espaços de Fronteira - Território e Ambiente, 2011, Marechal Cândido Rondon. Anais do Geofronteira, 2011.

3.
CASAGRANDE, A. E.; SOUZA, E. B.C . A Regionalização das Políticas Públicas de Desenvolvimento Regional em Espaços Fronteiriços entre Brasil e Paraguai. In: XX Encontro Anual de Iniciação Científica, X Encontro de Pesquisa da UEPG e I Encontro Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, 2011, Ponta Grossa. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom), 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CASAGRANDE, A. E.; Carvalhal, M.D. . A territorialização do trabalho precário em Marechal Cândido Rondon e suas formas de organização coletiva: A Cooperativa dos Catadores de Papel - Cooperagir. In: VI Espedição Geográfica da Unioeste, 2009, Marechal Cândido Rondon. Anais da VI Espedição Geográfica da Unioeste, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
CASAGRANDE, A. E.; SOUZA, E. B.C . Educação: Taxa de alfabetização e rendimento educacional na região Costa Oeste do Paraná. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CASAGRANDE, A. E.; SOUZA, E. B.C . Políticas Públicas de Desenvolvimento da Agricultura na Região Costa Oeste do Paraná. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
BADE, M. R. ; CASAGRANDE, A. E. ; CUNHA, J. E. ; ROCHA, A. S. . A problemática socioambiental no município de Marechal Cândido Rondon: a questão do planejamento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
CASAGRANDE, A. E.; SOUZA, E. B.C . A região Costa Oeste do Paraná sob a perspectiva dos indicadores socioeconômicos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
CASAGRANDE, A. E.; SOUZA, E. B.C . População rural e urbana e a migração campo-cidade na região Costa Oeste do Paraná. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
CASAGRANDE, A. E.. Atingidos de Itaipu: resistência, luta e a mediação religiosa (1975-1984). 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
CASAGRANDE, A. E.; Souza, E.B.C. . Indicadores Socioeconômicos e o Planejamento Regional nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
CASAGRANDE, A. E.; SOUZA, E. B.C . Região Costa Oeste do Paraná e os censos demográficos: evolução e dinâmica demográfica (1991, 2000 e 2010). 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
CASAGRANDE, A. E.; ROOS, D. ; BADE, M. R. . A precariedade do trabalho dos catadores de materiais recicláveis em Marechal Cândido Rondon e suas formas de organização coletiva: o caso da Cooperativa de Agentes Ambientais - Cooperagir. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
CASAGRANDE, A. E.; SOUZA, E. B.C . A regionalização das políticas públicas de desenvolvimento regional em espaços fronteiriços entre Brasil e Paraguai. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
CASAGRANDE, A. E.; Carvalhal, M.D. . A territorialização do trabalho precário em Marechal Cândido Rondon e suas formas de organização coletiva: A cooperativa dos catadores de papel- COOPERAGIR. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Expedição Geográfica/ I Semana integradas de Graduação e Pós-Graduação em Geografia: Geografia Politica e Ambiente. 2015. (Encontro).

2.
CURSO PARA FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES E COORDENADORES LOCAIS. 2014. (Outra).

3.
II SEMINARIO INTERNACIONAL DE LOS ESPACIOS DE FRONTERA.POLÍTICAS PÚBLICAS DE DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA NA REGIÃO COSTA OESTE DO PARANÁ. 2013. (Seminário).

4.
IV Colóquio de Estudos Regionais: Economia e desenvolvimento regional no Oeste Paranaensense. 2013. (Outra).

5.
VIII Expedição Geográfica - Ensino, praticas e formação em Geografia.Educação: Taxa de alfabetização e rendimento educacional na região Costa Oeste do Paraná. 2013. (Outra).

6.
X Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia.A região Costa Oeste do Paraná sob a perspectiva dos indicadores socioeconômicos. 2013. (Encontro).

7.
A "reinvenção da negritude" e as políticas de igualdade no Brasil. 2012. (Outra).

8.
III Simpósio Nacional em História - Trabalho Cultura e Poder.Atingidos de Itaipu: resistência, luta e a mediação religiosa (1975-1984). 2012. (Simpósio).

9.
VI Simpósio Paranaense de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia - SIMPGEO.Indicadores Socioeconômicos e o Planejamento Regional nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. 2012. (Simpósio).

10.
XVII ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS.POPULAÇÃO RURAL E URBANA E A MIGRAÇÃO CAMPO-CIDADE NA REGIÃO COSTA OESTE DO PARANÁ. 2012. (Encontro).

11.
"Acreanidade: invenção e reinvenção da identidade acreana". 2011. (Outra).

12.
"Pesquisa/Ensino na Geografia e a AGB". 2011. (Outra).

13.
"Socialismo e agricultura cubana no século XXI". 2011. (Outra).

14.
2˚ Colóquio de Estudos Regionais: O IBGE e o CENSO de 2010. 2011. (Outra).

15.
Elaboração de mapas temáticos com gvSIG. 2011. (Outra).

16.
I Seminário Internacional dos Espaços de Fronteira. III Seminário Regional sobre Território, Fronteira e Cultura. VII Expedição Geográfica da Unioeste: Espaços de Fronteira - Território e Ambiente..Região Costa Oeste do Paraná e os censos demográficos: evolução e dinâmica demográfica (1991, 2000 e 2010). 2011. (Seminário).

17.
XX Encontro Anual de Iniciação Científica.A regionalização das políticas públicas de desenvolvimento regional em espaços fronteiriços entre Brasil e Paraguai. 2011. (Encontro).

18.
1˚ Colóquio de Estudos Regionais: espaço fronteiriço e espaço agroecológico, com a palestra "A agricultura ecológica na Itália: dados, mapas e projetos pioneiros". 2010. (Outra).

19.
1˚ Colóquio de Estudos Regionais: espaço fronteiriço e espaço agroecológico com a palestra "Apresentação do Plano de Ações para o Desenvolvimento da Faixa de Fronteira". 2010. (Outra).

20.
A fronteira internacional na perspectiva geográfica.. 2010. (Outra).

21.
A Interdisciplinaridade nos Estudos Paleoambientais no Quaternário Tardio. 2010. (Outra).

22.
X SEU - SEMINÁRIO DE EXTENÇÃO DA UNIOESTE. 2010. (Seminário).

23.
"Educação Especial". 2009. (Seminário).

24.
" Geoprocessamento com aplicativo SPRING". 2009. (Oficina).

25.
VI Expedição Geográfica da UNIOESTE.A Territorialização do Trabalho Precário em Marechal Cândido Rondon e suas Formas de Organização Coletiva: A Cooperativa dos Catadores de Papel - COOPERAGIR. 2009. (Encontro).

26.
XVI Encontro Paranaense de Estudantes de Geografia. 2009. (Encontro).

27.
" Alemães protestantes no Brasil: história em discurso (1874-1945). 2008. (Seminário).

28.
" Curso de Aperfeiçoamento em Geografia". 2008. (Oficina).

29.
" O Plano Diretor Participativo de Marechal Cândido Rondon. 2008. (Seminário).

30.
" Um viajante em Cali". 2008. (Seminário).

31.
I CINE CLUBE GEOLUTAS. 2008. (Encontro).

32.
XIII Encontro Paranaense de Estudantes de Geografia. 2008. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CASAGRANDE, A. E.. I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DOS ESPAÇOS DE FRONTEIRA - III SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE TERRITÓRIO, FRONTEIRA E CULTURA - VII EXPEDIÇÃO GEOGRÁFICA DA UNIOESTE: ESPAÇOS DE FRONTEIRA - TERRITÓRIO E AMBIENTE. 2011. (Outro).

2.
CASAGRANDE, A. E.. 2° Colóquio de Estudos Regionais: O IBGE e o CENSO de 2010. 2011. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 13:59:40