Bruna Donato Reche

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  • Última atualização do currículo em 12/09/2018


Pedagoga e mestra em Educação pela Universidade Estadual de Londrina, atualmente é doutoranda em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina na linha Educação, Comunicação e Tecnologia e aluna do curso de bacharelado em Artes Visuais pelo Centro Universitário Internacional. É professora efetiva adjunta do Instituto Federal Catarinense, campus Rio do Sul, onde leciona nos cursos de licenciatura. É coordenadora do Projeto de Extensão "Luzes, câmera, educ(ação): o cinema vem ao IFC". Tem experiência nas áreas: formação de professores, formação pedagógica, docência no ensino superior e artes digitais, mais especificamente a relação do cinema e educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruna Donato Reche
Nome em citações bibliográficas
RECHE, Bruna Donato

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Catarinense, Campus Rio do Sul.
Rua Abraham Lincoln - 210
Jardim América
89160202 - Rio do Sul, SC - Brasil
Telefone: (47) 35258600


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Orientador: Ademilde Silveira Sartori.
Palavras-chave: Educomunicação; Cinema; Formação de professores.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia.
2013 - 2015
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: A formação docente para o ensino superior no Programa de Mestrado em Educação da UEL e a perspectiva de alunos oriundos do bacharelado,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Maura Maria Morita Vasconcellos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Docência no ensino superior.; Formação pedagógica; Formação Docente.
Grande área: Ciências Humanas
2018
Graduação em andamento em Artes Visuais.
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
2009 - 2012
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: EDUCAÇÃO TRANSDISCIPLINAR: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO HUMANA.
Orientador: Profª Drª Rosângela Aparecida Volpato.




Formação Complementar


2017 - 2017
Arte como Cultura: concepções e problematizações.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2017 - 2017
Poética, linguagens e mídias. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2017 - 2017
Ensino da Arte no Brasil: aspectos históricos e metodológicos. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2017 - 2017
Conteúdos e didática de Artes. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2017 - 2017
Emoção, percepção e criatividade. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2017 - 2017
Múltiplas linguagens e gêneros discursivos. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Doutoranda s/ bolsa de fomento, Enquadramento Funcional: Doutoranda em Educação


Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista da CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20


Colégio Marista Londrina, CM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Assistente - Núcleo Pedagógico, Enquadramento Funcional: 44 horas, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Assistente da Equipe Pedagógica do Colégio, comandando a organização e execução das atividades avaliativas e auxiliando o coordenação das séries iniciais e ensino médio.

Atividades

02/2015 - 10/2015
Outras atividades técnico-científicas , Colégio Marista de Londrina, Colégio Marista de Londrina.

Atividade realizada
Assistente da Equipe Pedagógica do Colégio, comandando a organização e execução das atividades avaliativas e auxiliando o coordenação das séries iniciais e ensino médio..

Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 24
Outras informações
Foi docente das disciplinas Seminário Interdisciplinar III, Organização e Didática na Educação Infantil, Projeto de Ensino e Avaliação da Aprendizagem e Ação Docente.

Atividades

02/2016 - 07/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização e Didática na Educação Infantil
Projeto de Ensino
Seminário Interdisciplinar III

Universidade Anhanguera - Uniderp, UNIDERP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4

Atividades

02/2016 - 06/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação e da Pedagogia

Prefeitura Municipal de Londrina, P/LONDRINA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20


Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Docente vinculada ao curso de Pedagogia do campus urbano de Rio do Sul.

Atividades

07/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação, Sociedade e Trabalho
07/2018 - Atual
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática I
07/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa e Processos Educativos IV
02/2018 - 06/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e Metodologia em Artes
07/2017 - 12/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação, Sociedade e Trabalho
07/2017 - 12/2017
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologia e Sociedade
07/2017 - 12/2017
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Educação
02/2017 - 06/2017
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Mundo do Trabalho
02/2017 - 06/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa e Processos Educativos III
02/2017 - 06/2017
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação
02/2017 - 06/2017
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação
02/2017 - 06/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa e Processos Educativos III
02/2017 - 06/2017
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa Científica
09/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Mundo do Trabalho


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA - EDUCOMFLORIPA
Descrição: Este grupo de pesquisa tem por campo epistemológico as interrelações entre as áreas de Comunicação e da Educação. Suas preocupações envolvem os processos de construção de sentidos, o desenvolvimento de processos comunicacionais nas práticas sociais, a integração de tecnologias de informação e comunicação na teoria e na prática pedagógica das diferentes modalidades educativas e desenvolvimento e testagem de instrumentos digitais para avaliação pedagógica. Inclui, portanto, a cidadania e os direitos humanos, a arte, a saúde, a diversidade, a sexualidade, o meio-ambiente e a inclusão social e digital, nos quais linguagens, processos comunicacionais, teoria e prática pedagógica constituem um campo de ação e pesquisa interdisciplinar e interdiscursivo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (8) .
Integrantes: Bruna Donato Reche - Coordenador / Monalisa Pivetta da Silva - Integrante / Wanessa Matos Vieira - Integrante / ademilde silveira sartori - Integrante.
2013 - 2014
DOCENCIA UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO PEDAGÓGICA: PROPOSTAS E AÇÕES NO STRICTO SENSU EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO PARANÁ
Descrição: O presente projeto, na continuidade de estudos anteriores, insere-se na área de formação de professores e tem como foco a docência universitária e a formação pedagógica em Programas de pós-graduação Stricto Sensu. Elege como problema de pesquisa a seguinte questão: Que propostas e ações formativas são desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu das Universidades Públicas do Paraná tendo em vista a necessidade de formação pedagógica para a docência universitária? Num estudo qualitativo, exploratório-descritivo, a investigação visa analisar ações formativas para a docência no ensino superior realizadas pelos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu das Universidades Públicas do Paraná tendo em vista as demandas historicamente construídas de aprimoramento das práticas pedagógicas neste nível de ensino. Especificamente pretende: aprofundar conhecimentos sobre a formação pedagógica do professor de ensino superior no Stricto Sensu; verificar ações desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu das Universidades Públicas do Paraná direcionadas à formação pedagógica de docentes para atuar no ensino superior; identificar perspectivas de coordenadores e alunos de tais programas no que tange à formação pedagógica do docente de ensino superior; analisar concepções e práticas desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu das Universidades Públicas do Paraná relativas à formação pedagógica de docentes do ensino superior. O método hermenêutico-dialético servirá como modelo de análise dos dados coletados. Entre os resultados esperados estão: o fortalecimento da Linha de Pesquisa Docência: Saberes e Práticas, da qual faz parte a autora/coordenadora proponente; a contribuição com subsídios para o trabalho dos docentes formadores de professores do ensino superior; o fomento da discussão a respeito da responsabilidade da Pós-graduação Stricto Sensu na formação pedagógica para atuar no ensino superior e ainda que o estudo venha a inspirar o planejamento de ações efetivas de desenvolvimento de programas de formação pedagógica na própria instituição e de valorização da formação para a docência em Programas de pós-graduação Stricto Sensu.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Bruna Donato Reche - Coordenador / OLIVEIRA, Cláudia Chueire - Integrante / Maura Maria Morita Vasconcellos - Integrante / Amanda Pires Chaves - Integrante.
2011 - 2012
A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INSTITUCIONALIZADA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR RIO GRANDE DO SUL
Descrição: O presente projeto pretende investigar iniciativas institucionais de aperfeiçoamento pedagógico docente a partir do problema: Que programas de formação pedagógica para a docência universitária, já institucionalizados, podem ser encontrados nas Instituições Públicas de Educação Superior do Rio Grande do Sul? De modo a averiguar a existência de programas de formação pedagógica em universidades públicas do Rio Grande do Sul. O objetivo geral é identificar iniciativas institucionais nas IPES do Rio Grande do Sul preocupadas com a formação pedagógica de seus docentes. Os objetivos específicos são: aprofundar conhecimento sobre a formação pedagógica docente do ensino superior; identificar programas de formação pedagógica preocupados com o trabalho docente universitário e analisar/pontuar possibilidades formativas a partir das atividades institucionais de formação pedagógica do docente universitário..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Bruna Donato Reche - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2010 - 2011
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS DE DESIGN GRÁFICO E DESIGN DE MODA A RESPEITO DA QUALIDADE DO ENSINO PRATICADO
Descrição: Visando reconhecer as possíveis relações entre a qualidade do ensino praticado e os processos de formação docente universitária, foi analisados questionários, respondidos pelos professores e pelos alunos nos cursos de Design Gráfico e Design de Moda da Universidade Estadual de Londrina (UEL), sobre a qualidade de ensino dos cursos e sobre o processo de formação do docente para a Universidade, os quais muito influenciam na formação e desempenho dos profissionais. As críticas e/ou as sugestões vindas dos colaboradores contribuem para a reflexão a respeito da melhoria da formação de docentes e construção de programas de formação continuada que podem auxiliar na prática pedagógica e metodológica exercida pelos professores da universidade. Entre os resultados alcançados, estão o aprofundamento de conhecimentos referentes ao papel da universidade e à formação docente como contribuintes para uma boa qualidade de ensino; à docência nos cursos de Design Gráfico e Design de Moda e às contribuições para a área de formação de docentes para o ensino superior..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Bruna Donato Reche - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2009 - 2010
A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE CIÊNCIAS SOCIAIS A RESPEITO DA QUALIDADE DO ENSINO PRATICADO
Descrição: Este trabalho de iniciação científica buscou aspectos referentes à qualidade do ensino praticado no curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A questão norteadora foi: ?Qual a percepção dos docentes de Ciências Sociais sobre a qualidade do ensino do curso e que propostas/sugestões apresentam para o desenvolvimento de programas de formação continuada na UEL?? Os objetivos foram: conhecer as percepções dos docentes do curso de Ciências Sociais da UEL a respeito de problemas de ensino na educação superior; identificar necessidades, críticas e sugestões dos professores para o processo de formação do docente no ensino superior e contribuir com subsídios para o projeto de pesquisa, ao qual este estudo esteve vinculado. Entre os resultados alcançados estão: aprofundamento de conhecimentos sobre a docência no curso de Ciências Sociais e informações que podem contribuir para a área de formação de docentes para o ensino superior..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Bruna Donato Reche - Coordenador.Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2017 - 2018
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REGIÃO DA AMAVI: FUNDAMENTOS E LINGUAGENS DA EXPERIÊNCIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Descrição: No final do ano de 2014 e também ao longo de 2015, houve a manifestação da Secretaria Municipal de Educação de Rio do Sul para que oferecêssemos o curso de Pedagogia no IFC ? campus Rio do Sul. Diante disso, solicitamos à AMAVI informações sobre a realidade educacional da região e recebemos um relatório preliminar no qual foi possível apurar há profissionais (Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental) atuando nos 28 municípios, que compõem esta região, e que não possuem formação em Pedagogia. Atualmente, o curso de Pedagogia e sua legitimidade, é realidade em nosso campus, uma vez que, se forem contabilizadas as matrículas efetivadas pelo SISU/ENEM/2016 (as efetivadas e não as pretendidas. Ou seja, alunos(as) que já são do IFC neste campus como acadêmicos) e as inscrições do cadastro de reserva do edital 020/2016 do IFC (demanda local/regional), temos um percentual de mais de três (3) candidatos por vaga para Pedagogia. Assim, o curso de Pedagogia veio somar-se as outras duas licenciaturas existentes ? Matemática e Física ? no campus com o objetivo central de contribuir com a formação de novos profissionais da educação, contribuindo com a função social atribuída aos institutos federais. A Lei 11.892 de 29/12/2008 que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências, lista dentre seus objetivos que cabe a estas instituições ?ministrar em nível de educação superior?, prevendo ?cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional? (BRASIL, 2008, grifo nosso). Define também que os IFs deverão comprometer-se com, no mínimo, 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do caput do art. 7oque se refere a oferta de cursos de licenciatura. Atualmente no IFC a oferta de cursos de formação de professores atinge o percentual de 8,7% (INSTITUTO..., 2015) o que leva a considerar que ainda temos muito a avançar neste sentido. Reforçando a demanda explicitada, no ano em curso, outra demanda nos foi apresentada pela AMAVI, que congrega 28 municípios no Alto Vale do Itajaí, algo que sua Assessora Pedagógica ? senhora Tânia Moratelli ? indicava a necessidade, antes mesmo da abertura do curso de Pedagogia neste campus. Tal necessidade foi declarada em carta-ofício (em anexo) para que o IFC, em conjunto com os cursos de Licenciaturas (Matemática, Física e Pedagogia) ofereçam, ao longo do ano de 2016 e nos sequentes, um curso de formação continuada para professores/as da educação básica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
LUZES, CÂMERA, (EDUC)AÇÃO: O CINEMA VEM AO IFC
Descrição: O projeto intitulado "Luzes, câmera e (educ)ação: o cinema vai ao IFC" é uma atividade de extensão vinculada ao Curso de Pedagogia do Instituto Federal Catarinense (IFC) ? campus Rio do Sul e propõe o debate de meios audiovisuais junto aos seus acadêmicos, especialmente os das licenciaturas de Pedagogia, Matemática e Física, e demais participantes em ações contínuas ao longo do ano letivo. Tem como objetivo contribuir com a formação dos alunos e da comunidade interna e externa do IFC quanto à linguagem cinematográfica, reflexão e debate sobre questões sociais apresentadas pelas películas. Além disso, intenciona-se partilhar com os participantes as múltiplas leituras possíveis e mais especificamente a leitura dos meios audiovisuais enquanto componentes importantes para a formação pessoal e profissional docente..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
BRINQUEDOTECA CEM LINGUAGENS
Descrição: Um projeto de brinquedoteca precisa ser compreendido na concepção mais ampla do significado do brincar para as crianças, sobretudo, nos espaços institucionalizados para este fim. Atualmente, as crianças começam a frequentar cada vez mais cedo as instituições educativas, como as creches e as escolas de Educação Infantil. Nesses espaços, o brincar, muitas vezes, é desvalorizado em relação a outras atividades, consideradas mais produtivas. A brincadeira acaba por ocupar o tempo da espera pelos pais, do intervalo, quando sobra tempo, etc. Valorizar a brincadeira não é apenas permiti-la, é suscita-la. Destacamos que o espaço da Brinquedoteca, para além de um cumprimento legal, pretende se estabelecer por meio do ensino/pesquisa/extensão, como já anunciado, considerando três demarcações que permeiam os objetivos deste projeto e as ações pertinentes a ele: 1) A Brinquedoteca como espaço de formação inicial (graduandos) e continuada (profissionais do magistério da comunidade); 2) A Brinquedoteca como espaço de interação: docentes e demais servidores do campus; acadêmicos/professores da comunidade/crianças, etc; 3) A Brinquedoteca como espaço de captação de recursos: para estágios / PCCs / oficinas para os acadêmicos, monitorias..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE APROFUNDAMENTO CIENTÍFICO-CULTURAL (AACC)
Descrição: Tem-se por objetivo central contribuir com a formação dos acadêmicos dos cursos superiores do IFC ? campus Rio do Sul, podendo ser contabilizado como horas de Atividades de Aprofundamento Científico Cultural (AACC) para as licenciaturas, cuja exigência é de 200 horas de formação para o licenciado, segundo legislação em vigor, além de contribuir com a formação continuada da comunidade em geral. Outro fator que justifica este projeto diz respeito à possibilidade de articulação entre ensino, pesquisa e extensão, oferecendo à comunidade externa a possibilidade de frequentar as atividades propostas (cursos, minicursos, oficinas, seminários, etc). Para os acadêmicos e comunidade externa será possível fazer desses espaços/tempos oportunidades para investigar aspectos voltados às demandas de formação pessoal ou sociais ou de competência técnico-científica. Dentre os temas abordados terão prioridade: aqueles voltados para uma formação ética, crítica e humanística; que considerem as questões de diversidade cultural e científica necessárias para a formação da identidade profissional de sujeitos conscientes do seu papel na construção e transformação do meio em que vivem; que possam estimular posturas ativas na busca e construção dos espaços sociais, para a definição de caminhos e ressignificações de práticas pessoais, sociais, educacionais, tendo como responsabilidade promover ações para a cidadania, voltando-os às demandas sociais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores para o Ensino Superior.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1RECHE, Bruna Donato2013RECHE, Bruna Donato; TUMA, M. M. . ESTÁGIO E INTERDISCIPLINARIDADE: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NO ESTÁGIO CURRICULAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. REVISTA ELETRÔNICA: PRO-DOCÊNCIA, v. 1, p. 3-12, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
RECHE, Bruna Donato; SARTORI, Ademilde Silveira ; SILVA, Monalisa . REFLEXÕES EDUCOMUNICATIVAS SOBRE CINEMA E MÍDIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. In: Antonella Carvalho de Oliveira. (Org.). Grandes temas da educação nacional 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. 1, p. 208-221.

2.
RECHE, Bruna Donato; VASCONCELLOS, M. M. M. . Mestrado em educação e formação docente: tempo e espaço de formação na perspectiva de bacharéis. In: Diene Eire de Méllo; Sandra Aparecida Pires Franco. (Org.). Educação superior : cenários e perspectivas. 1ed.Londrina: UEL, 2016, v. 1, p. 128-143.

3.
RECHE, Bruna Donato; REZENDE, L. A. . A constituição humana na projeção e identificação com o cinema. In: Lucinea Aparecida Rezende; Cristina Nalon de Araújo; Lisiane de Freitas Freitas. (Org.). Formação de Leitores: leituras entrelaçadas. 1ed.Londrina: Midiograf, 2014, v. 1, p. 16-25.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RECHE, Bruna Donato; VASCONCELLOS, M. M. M. . FORMACAO DOCENTE PARA O ENSINO SUPERIOR E OS MOTIVOS DE BACHARÉIS FREQUENTAREM UM PROGRAMA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO. In: XIII EDUCERE, IV SIRSSE, VI SIPD ? Cátedra UNESCO, 2017, CURITIBA. Anais do XIII EDUCERE, IV SIRSSE, VI SIPD ? Cátedra UNESCO, 2017. p. 10721-10734.

2.
RECHE, Bruna Donato; Marquez, Nakita Gukert ; Santos, Francisléia Giacobbo . EDUCOMUNICAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE CINEMA E DOCÊNCIA. In: XIII EDUCERE, IV SIRSSE, VI SIPD ? Cátedra UNESCO, 2017, CURITIBA. Anais do XIII EDUCERE, IV SIRSSE, VI SIPD ? Cátedra UNESCO, 2017. p. 6327-6344.

3.
RECHE, Bruna Donato; VASCONCELLOS, M. M. M. . A pós-graduação stricto sensu como tempo e espaço de formação docente na perspectiva de bacharéis. In: 1o CONGRESSO INTERNACIONAL SCHOENSTATT DE EDUCAÇÃO: ABORDAGENS E INOVAÇÕES EDUCACIONAIS, 2016, Londrina. Anais do 1 Congresso Schoenstatt de Educação, 2016.

4.
RECHE, Bruna Donato; VASCONCELLOS, M. M. M. . A construção da carreira docente por bacharéis: considerações iniciais. In: X ANPED Sul, Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - Reunião Científica Regional da ANPED, 2014, Florianópolis. Anais da X ANPED Sul, 2014. p. 1-20.

5.
RECHE, Bruna Donato. A Formação stricto sensu e as Práticas Docentes de Professores Bacharéis no Ensino Superior. In: III JORNADA D DIDÁTICA: DESAFIOS PARA A DOCÊNCIA E I SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CEMAD, 2014, Londrina. Anais da III JORNADA D DIDÁTICA: DESAFIOS PARA A DOCÊNCIA E I SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CEMAD, 2014.

6.
RECHE, Bruna Donato; VASCONCELLOS, M. M. M. . Concepções de professores de Agronomia sobre formação docente e qualidade de ensino na Educação Superior. In: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - Por uma revolução no campo da formação de professores, 2014, Águas de Lindóia. Anais do XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - Por uma revolução no campo da formação de professores, Águas de Lindóia 2014, 2014. p. 1-11.

7.
RECHE, Bruna Donato; VOLPATO, R. A. . A TRANSDISCIPLINARIDADE E OS ASPECTOS HUMANOS NA FORMAÇÃO ESCOLAR. In: XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO - SIRSSE E IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE - SIPD/UNESCO, 2013, Curitiba. Anais do XI EDUCERE, II SIRSSE E IV SIPD/UNESCO, 2013. p. 5711-5726.

8.
RECHE, Bruna Donato; OLIVEIRA, Cláudia Chueire ; VASCONCELLOS, M. M. M. . PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DOCENTE E INICIATIVAS DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO SUL. In: XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO - SIRSSE E IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE - SIPD/UNESCO, 2013, Curitiba. Anais do XI EDUCERE, II SIRSSE E IV SIPD/UNESCO, 2013. p. 11946-11956.

9.
RECHE, Bruna Donato; TUMA, M. M. . O Estágio e o Enfoque Interdisciplinar na Formação Docente. In: V SIMPÓSIO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E XV SEMANA DA EDUCAÇÃO, 2013, Londrina. ANAIS DO V SIMPÓSIO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E XV SEMANA DA EDUCAÇÃO, 2013.

10.
RECHE, Bruna Donato; VASCONCELLOS, M. M. M. . Pedagogia Universitária e Formação Docente: Qualidade do Ensino e Transformações na Universidade. In: II JORNADA DE DIDÁTICA - DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CAMINHOS PARA UMA PRÁXIS TRANSFORMADORA E I SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CEMAD, 2013, Londrina. ANAIS DA II JORNADA DE DIDÁTICA - DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CAMINHOS PARA UMA PRÁXIS TRANSFORMADORA E I SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CEMAD, 2013.

11.
RECHE, Bruna Donato; PIASSA, Zuleika Aparecida Claro . Cultura, Cultura de Consumo e Cultura Comum: Reflexões sobre as Práticas Sociais e Propostas para a Educação. In: XIII SEMANA DA EDUCAÇÃO E IV SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UEL, 2011, Londrina. ANAIS DA XIII SEMANA DA EDUCAÇÃO E IV SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UEL, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RECHE, Bruna Donato. Luzes, Câmera, (educ)ação: um ano do projeto de extensão sobre cinema e educação no IFC. In: XIX FETEC - Feira do Conhecimento Tecnológico e Científico, 2018, Rio do Sul. Anais da XIX FETEC, 2018.

2.
FRENA, Lariça ; BEPLER, Alan Felipe ; STEIN, Suelen Sasse ; RECHE, Bruna Donato . A PERSPECTIVA DOS DOCENTES MATEMÁTICOS EM RELAÇÃO À DISCALCULIA. In: XIX FETEC - Feira do Conhecimento Tecnológico e Científico, 2018, Rio do Sul. Anais da XIX FETEC, 2018.

3.
ALEXANDRE, A. C. O. ; RECHE, Bruna Donato . A ARTE REPRESENTADA POR MEIO DAS MÃOS E DOS SENTIMENTOS DE FRANKLIN JOAQUIM CASCAES. In: XVIII FETEC Feira de Conhecimento Tecnológico e Científico, 2017, Rio do Sul. Anais daXVIII FETEC Feira de Conhecimento Tecnológico e Científico, 2017.

4.
RECHE, Bruna Donato; SILVA, Monalisa ; VIEIRA, Wanessa . Cinema e Educomunicação na escola: uma proposta de construção de conhecimento compartilhado. In: III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação - COLBEDUCA, 2017, Florianópolis. Anais do III COLBEDUCA, 2017.

5.
RECHE, Bruna Donato; OLIVEIRA, Cláudia Chueire . FORMAÇÃO DOCENTE, QUALIDADE DE ENSINO E CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE AGRONOMIA. In: X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE DE EDUCAÇÃO, 2011, Curitiba. Anais do X EDUCERE E I SIRSE, 2011. p. 12155-12165.

6.
RECHE, Bruna Donato; MORAES, Dirce Aparecida Foletto de . AS PRÁTICAS AVALIATIVAS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES. In: X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE DE EDUCAÇÃO, 2011, Curitiba. Anais do X EDUCERE E I SIRSE, 2011. p. 12638-12648.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RECHE, Bruna Donato; OLIVEIRA, Cláudia Chueire . A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INSTITUCIONALIZADA NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RIO GRANDE DO SUL. In: 21 Encontro Anual de Iniciação Científica e 2 Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação, 2012, Maringá. Anais DO 21 EAIC e 2 EAIT - Universidade Estadual de Maringá, 9 a 11 de outubro de 2012, 2012. p. 1-4.

2.
RECHE, Bruna Donato; OLIVEIRA, Cláudia Chueire . FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS DE DESIGN GRÁFICO E DESIGN DE MODA A RESPEITO DA QUALIDADE DO ENSINO PRATICADO. In: XX Encontro Anual de Iniciação Científica ? EAIC X Encontro de Pesquisa - EPUEPG, 2011, Ponta Grossa. Anais do XX EAIC ? 20 a 22 de outubro de 2011, UEPG, Ponta Grossa ?PR, 2011. p. 1-4.

3.
RECHE, Bruna Donato; OLIVEIRA, Cláudia Chueire . PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE CIÊNCIAS SOCIAIS A RESPEITO DA QUALIDADE DO ENSINO PRATICADO. In: XIX ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2010, Guarapuava. Anais do XIX Encontro Anual de Iniciação Científica - 28 a 30 de outubro de 2010, UNICENTRO, Guarapuava ?PR, 2010. p. 1-4.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
RECHE, Bruna Donato. Parecer de Artigo Científico 10123-23093. Revista Docência no Ensino Superior. 2018.

2.
RECHE, Bruna Donato. Avaliadora ad hoc de resumos estendidos da IX Mostra da Educação Profissional e Tecnológica (MEPT 2018). 2018.

3.
RECHE, Bruna Donato. Avaliadora ad hoc de resumos estendidos e Membro do Comitê Científico na VI Feira Nacional de Matemática. 2018.

4.
RECHE, Bruna Donato. Avaliador Ad Hoc de resumos estendidos e Membro do Comitê Científico da XXXII Feira Catarinense de Matemática. 2016.

Trabalhos técnicos
Redes sociais, websites e blogs
1.
RECHE, Bruna Donato. Luzes, Câmera, educAção: o cinema vem ao IFC. 2017; Tema: Página na rede social Facebook para divulgação das ações do projeto de extensão do IFC/ campus Rio do Sul sobre Cinema e Educação.. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
RECHE, Bruna Donato. DocDebate: Reflexões a partir do documentário Nunca me Sonharam.. 2018. (Oficina ministrada durante a VI Jornada Acadêmica das Licenciaturas do IFC/ Rio do Sul).

2.
RECHE, Bruna Donato; Müller, Isabel Cristina . Mini curso: Plataforma Lattes (criação de currículo lattes). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
RECHE, Bruna Donato; Müller, Isabel Cristina . Mini Curso: Plataforma Lattes (Manutenção de Currículo Lattes). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
RECHE, Bruna Donato; Marin, Adriana . Curso de qualificação profissional para professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da região da AMAVI: fundamentos e linguagens da experiência escolar. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
RECHE, Bruna Donato; Marquez, Nakita Gukert . Avaliação diagnóstica: o que é e como faze-la?. 2017. (Capacitação dos professores do IFC - Rio do Sul).

6.
RECHE, Bruna Donato. Disciplina Avaliação da Aprendizagem e Ação Docente. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaulas, aulas-atividades e questões da disciplina Avaliação da Aprendizagem e Ação Docente UNOPAR).

7.
RECHE, Bruna Donato; Jardim, Tatiane ; Gonçalves, Taísa Liduenha ; Vidotti, Vilze . Capacitação dos tutores presenciais do curso de Pedagogia da Universidade do Norte do Paraná. 2016. (Capacitação de tutores).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
RECHE, Bruna Donato; Bitencourt, Amauri Carboni; Quadros, Adriana. Banca de seleção de professor substituto de Sociologia do IFC - Rio do Sul. 2017. Instituto Federal Catarinense.

2.
NAZARI, LUIS FERNANDO; CIVIERO, PAULA ANDREIA G.; RECHE, Bruna Donato. Banca de seleção de professor na área de Matemática do campus Rio do Sul do IFC. 2017. Instituto Federal Catarinense.

3.
RECHE, Bruna Donato; Souza, Rogério Pires; NUNES, Tatiane Escobar. Banca de Seleção de professor substituto na área de Educação Especial. 2017. Instituto Federal Catarinense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3o Seminário Internacional de Educação e Cinema: Luz na Docência. 2018. (Seminário).

2.
Atividades pedagógicas de aprofundamento científico-cultural: cine-educação. 2017. (Outra).

3.
Atividades pedagógicas de aprofundamento científico-cultural: Yoga no espaço escolar: equilíbrio corpo e mente. 2017. (Outra).

4.
Colóquio: ?Educação Especial, Educação Inclusiva e Acessibilidade: Provocativos para um mundo melhor?.. 2017. (Outra).

5.
1o Congresso Internacional Schoenstatt de Educação: Abordagens e Inovações Educacionais. 2016. (Congresso).

6.
Atividades pedagógicas de aprofundamento científico-cultural: O EDUCADOR E PROPÓSITOS DE VIDA: SINGULARIDADES PARA MELHORA FÍSICA, EMOCIONAL, MENTAL, ESPIRITUAL,. 2016. (Outra).

7.
Colóquio: Gênero e Relações Étnico-Raciais o que você tem a ver com isso. 2016. (Outra).

8.
XXXII FEIRA CATARINENSE DE MATEMÁTICA. Coordenadora de Grupos de Avaliação. 2016. (Feira).

9.
CINEMA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE ESTADUAL DE LONDRINA. 2014. (Outra).

10.
II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - Por uma revolução no campo da formação de professores. 2014. (Congresso).

11.
III Jornada de Didática ? desafios para a docência e II Seminário de Pesquisa do CEMAD.A formação stricto sensu e as práticas docentes de professores bacharéis no Ensino Superior. 2014. (Outra).

12.
IV Seminário sobre Inclusão no Ensino Superior - IV SIES. 2014. (Seminário).

13.
X ANPED Sul, Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - Reunião Científica Regional da ANPED.A CONSTRUÇÃO DA CARREIRA DOCENTE POR BACHARÉIS: CONSIDERAÇÕES INICIAIS. 2014. (Seminário).

14.
II JORNADA DE DIDÁTICA ? DESAFIOS PARA A DOCÊNCIA E I SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CEMAD.Pedagogia Universitária e Formação Docente: Qualidade de Ensino e Transformações na Universidade. 2013. (Outra).

15.
V SIMPÓSIO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E XV SEMANA DA EDUCAÇÃO.O ESTÁGIO E O ENFOQUE INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DOCENTE. 2013. (Outra).

16.
XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO - SIRSSE E IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE - SIPD/CÁTEDRA UNESCO. 2013. (Congresso).

17.
21º Encontro Anual de Iniciação Científica.A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INSTITUCIONALIZADA NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RIO GRANDE DO SUL. 2012. (Encontro).

18.
CEMAD 35 Anos. 2011. (Encontro).

19.
X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade de Educação - SIRSSE. As práticas avaliativas do processo de ensino e aprendizagem e as concepções dos professores. 2011. (Congresso).

20.
X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade de Educação - SIRSSE. Formação Docente, Qualidade de Ensino e Concepções dos Professores de Agronomia. 2011. (Congresso).

21.
SEMINÁRIO DE ESTÁGIO DO CURSO DE PEDAGOGIA: REFLEXÕES E APRENDIZAGENS. 2010. (Seminário).

22.
XII Semana da Educação: Filosofia e Educação: Contra Pontos. 2010. (Simpósio).

23.
XIX EAIC - ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE CIÊNCIAS SOCIAIS A RESPEITO DA QUALIDADE DO ENSINO PRATICADO. 2010. (Encontro).

24.
2º Vídeo-Fórum: Educação e Práticas Sociais. 2009. (Outra).

25.
O Estudo ao Específico das Áreas do Conhecimento para o Currículo Escolar, com Vistas à Formação Humana Plena. 2009. (Outra).

26.
VI Conferência Latino-Americana de Software Livre. 2009. (Congresso).

27.
XI Semana da Educação: História da Educação. 2009. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HOELLER, S. A. O. ; Bitencourt, Amauri Carboni ; RECHE, Bruna Donato . Fórum de Formação de Professores/2018 Instituto Federal Catarinense. 2018. (Outro).

2.
RECHE, Bruna Donato. Oficina de Técnicas e Materiais de Pintura com a professora Noeli Maria Finardi Floriani dos Santos. 2018. (Outro).

3.
RECHE, Bruna Donato; SABINO, P. C. . AACC do curso de Pedagogia: conhecendo a Equoterapia. 2018. (Outro).

4.
RECHE, Bruna Donato; Bitencourt, Amauri Carboni ; Marquez, Nakita Gukert ; Sabino, Patricia da Costa ; HOELLER, S. A. O. ; Tavares, Moacir Gubert ; Pires, Rogerio Sousa ; Santos, Francisléia Giacobbo . V Jornada Acadêmica das Licenciaturas: Profissão Docente e Desafios Contemporâneos para a Educação Básica. 2017. (Outro).

5.
RECHE, Bruna Donato. OLIMAR - Olimpíadas Marista. 2015. .

6.
RECHE, Bruna Donato; ARAUJO, C. N. ; CUNHA, M. E. ; REZENDE, L. A. . Cinema nas Escolas Públicas da rede estadual de Londrina. 2014. (Outro).

7.
RECHE, Bruna Donato. V SIMPÓSIO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E XV SEMANA DA EDUCAÇÃO "DA FORMAÇÃO À AÇÃO DOCENTE: IMPACTOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR". 2013. (Outro).

8.
RECHE, Bruna Donato. XI Semana da Educação: História da Educação. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Larissa Morgana Jandt. A EDUCAÇÃO COMO ATO DE TRANSFERIR CONHECIMENTOS: A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE ACERCA DE UM ENSINO BANCÁRIO. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal Catarinense. (Orientador).

2.
Gabriele Alves. A MÚSICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal Catarinense. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Vitória Stuy. Estágio Não-obrigatório nos anos iniciais do ensino fundamental relacionado ao Curso de Pedagogia IFC. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Instituto Federal Catarinense. (Orientador).

2.
Anna Júlia Visentainer Trapp. Estágio Não-obrigatório nos anos iniciais do ensino fundamental relacionado ao Curso de Pedagogia IFC. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto Federal Catarinense. (Orientador).

3.
Maria Eduarda Gastaldi Klaumann. Estágio Não-obrigatório nos anos iniciais do ensino fundamental relacionado ao Curso de Pedagogia IFC. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto Federal Catarinense. (Orientador).

4.
Josimeri de Fátima Cordeiro. Estágio Não-obrigatório nos anos iniciais do ensino fundamental relacionado ao Curso de Pedagogia IFC. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto Federal Catarinense. (Orientador).

5.
TAINARA APARECIDA KALESKI. Estágio Não-obrigatório nos anos iniciais do ensino fundamental relacionado ao Curso de Pedagogia IFC. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto Federal Catarinense. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Tainara Carla Maciesk. Estágio Não-obrigatório nos anos iniciais do ensino fundamental relacionado ao Curso de Pedagogia IFC. 2017. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Instituto Federal Catarinense. Orientador: Bruna Donato Reche.

2.
Vitória Stuy. Estágio Não-obrigatório nos anos iniciais do ensino fundamental relacionado ao Curso de Pedagogia IFC. 2017. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Instituto Federal Catarinense. Orientador: Bruna Donato Reche.

3.
OLIVEIRA, Marcela da Silva. O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Bruna Donato Reche.

4.
FABIANE CRISTINA FERREIRA DE MELLO. A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Bruna Donato Reche.

5.
ANDRÉA CRISTINA RIBEIRO DANTAS. LITERATURA E LUDICIDADE: Uma proposta interdisciplinar para o trabalho docente na Educação Infantil. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Bruna Donato Reche.

6.
DARLENE DE SOUZA BRAGATO GOMES. MÚSICA PRA QUE?. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Bruna Donato Reche.

7.
ADRIANA ROSI SIENI. A ARTE DE APRENDER COM JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Bruna Donato Reche.

8.
MARCIA FURUKAWA YAGUINUMA. A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE 4 A 5 ANOS: Um aprendizado com alegria e diversão. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Bruna Donato Reche.

9.
GIANI CRISTINA MARQUES. A importância dos jogos e brincadeiras na infância e no ensino. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Bruna Donato Reche.

10.
IRACEMA MATEUS DA SILVA. FAZENDO ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Bruna Donato Reche.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RECHE, Bruna Donato; Bitencourt, Amauri Carboni ; Marquez, Nakita Gukert ; Sabino, Patricia da Costa ; HOELLER, S. A. O. ; Tavares, Moacir Gubert ; Pires, Rogerio Sousa ; Santos, Francisléia Giacobbo . V Jornada Acadêmica das Licenciaturas: Profissão Docente e Desafios Contemporâneos para a Educação Básica. 2017. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
RECHE, Bruna Donato. Luzes, Câmera, educAção: o cinema vem ao IFC. 2017; Tema: Página na rede social Facebook para divulgação das ações do projeto de extensão do IFC/ campus Rio do Sul sobre Cinema e Educação.. (Rede social).



Outras informações relevantes


Participante da Atividade de Pesquisa para Validação da Matriz de Referência da Prova Docente, pelo INEP, em 2012



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 9:37:34