Ronal Xavier Silveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9857851806422038
  • Última atualização do currículo em 09/11/2017


Professor de Piano da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, é doutor em Música pela UNIRIO na área de Teoria e Prática da Interpretação, possui mestrado em Música - Performance pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e bacharelado em Instrumento - Piano pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Pianista detentor de 17 prêmios em concursos de piano, atualmente é Diretor Adjunto de Extensão da Escola de Música da UFRJ. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ronal Xavier Silveira
Nome em citações bibliográficas
SILVEIRA, R. X.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música da UFRJ.
Rua Ministro Viveiros de Castro
Copacabana
22021010 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 2125435346
Fax: (21) 25435346


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2012
Doutorado em Música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Aurora para Piano e Orquestra de Almeida Prado e a Metáfora do Amanhecer, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Lúcia Barrenechea.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Aurora; Almeida Prado; Metáforas Musicais; Mapeamento de Cruzamento de Domínios.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Música de Câmara.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Pedagogia do Piano.
Setores de atividade: Educação; Atividades Recreativas, Culturais e Desportivas.
1996 - 1999
Mestrado em Música.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Música: Temporalidade e Movimento como Com-posição da Realidade,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Antônio José Jardim e Castro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Música; Tempo; Ritmo; Filosofia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação; Atividades Recreativas, Culturais e Desportivas.
1990 - 1994
Graduação em Bacharelado em Instrumento - Piano.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Orientador: Salomea Gandelman.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Função Gratificada, Enquadramento Funcional: Diretor Adjunto de Extensão

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenador dos Cursos de Piano, Cravo, Órgão e Canto.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Função Gratificada, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso de Bacharelado


Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2014
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Pedagogia do Piano


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Integrante de grupo e Pesquisa, Enquadramento Funcional: Integrante de grupo de Pesquisa



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Integrais: a Construção Cooperativa na Interpretração do Repertório Pianístico
Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo principal investigar os processos de construção do repertório pianístico a partir de uma abordagem cooperativa entre os integrantes de um grupo de estudantes de graduação, todos bacharelandos de piano. A pesquisa será desenvolvida na classe de Prática Pianística, disciplina esta ministrada em grupo para alunos de bacharelado em piano da Escola de Música da UFRJ. Questões como: estímulo, transferência de aprendizagem, referenciais bibliográficos e de gravações, bem como todos os processos envolvidos para a preparação de um repertório específico e de produção de recitais, serão observados com o intuito de criar nos alunos envolvidos uma maior autonomia e senso crítico. A proposição desta pesquisa pretende observar se a hipótese de que o estudo estruturado objetivando o estudo independente e a autonomia em situações de ensino coletivo pode resultar em maior desenvolvimento técnico e musical dos alunos, bem como melhor aproveitamento das aulas individuais de piano. Dessa forma busca-se contribuir para o desenvolvimento da área, gerando possíveis desdobramentos teóricos e pedagógicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Ronal Xavier Silveira - Coordenador / Pedro d'Avila Blundi - Integrante / Suellio Brendo Santos Almeida - Integrante.
2013 - Atual
Música e Linguagens II
Descrição: O presente projeto visa organizar o grupo de trabalho de pesquisadores do Departamento de Música da UFES agregando suas produções artística e teórica que discutem as possíveis relações entre Música e Linguagem. Estas relações importam principalmente ao grupo quando resultantes do diálogo entre música e cenografia, esta, em todas as suas vertentes tais quais Teatro, Cinema e outras. Não obstante, o grupo se interessa também nas vertentes de análise musical e suas aplicações na performance e na educação musical.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (4) ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
Africanias UFRJ
Descrição: O patrimônio imaterial de origem africana foi uma das fontes de inspiração e uso dos compositores das academias e conservatórios do Brasil. Visando compilar tal repertório e construir um vocabulário para auxiliar os intérpretes do repertório de música de câmara vocal brasileiro, iremos neste trabalho, mapear as composições de autores brasileiros que tenham utilizado como fonte o material coletado pelo grupo de folcloristas a partir de Mario de Andrade e que atestem a presença africana no Brasil. A música nacionalista brasileira, movimento que tentou justamente construir uma sonoridade nacional a partir destas primeiras pesquisas, foi bastante amplo e como resultado há um enorme grupo de canções, peças de câmara e corais compostas. Este trabalho propõe estudar, e compilação o repertório em que identificamos a presença africana e, ainda, construir um vocabulário de termos africanos na música brasileira, buscando auxiliar a interpretação do cantor.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Integrais: a Construção Cooperativa na Interpretação do Repertório Pianístico
Descrição: O projeto Integrais: a construção colaborativa na Interpretação do Repertório Pianístico envolve alunos de Bacharelado em Piano em um trabalho que busca, a partir de uma construção coletiva, a apresentação integral dos 21 Noturnos do compositor polonês Fréderic Chopin. O enfoque do trabalho consiste em elaborar a interpretação a partir do estudo de bibliografia sobre o autor e sua obra, dentro de um contexto onde os músicos bacharelandos sejam os autores das escolhas interpretativas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Ronal Xavier Silveira - Coordenador / Pedro d'Avila Blundi - Integrante / Amanda Kohn Soares - Integrante / Emerson de Oliveira Mendes - Integrante / Suellio Brendo Santos Almeida - Integrante / Lais Reis - Integrante / Nathália Martins - Integrante.
2015 - Atual
Cursos de Extensão da Escola de Música da UFRJ
Descrição: Atende a todas as faixas de idade a partir dos cinco anos e tem por objetivos principais: Promover o estudo da música e proporcionar a formação necessária ao desenvolvimento das reais potencialidades do educando, incentivando-o ao prosseguimento de seus estudos musicais em aulas teóricas e práticas através das ementas e programas constantes nas várias disciplinas. As disciplinas oferecidas nos Curso são: Vivência Musical, Linguagem Musical, Percepção, Aulas individuais de instrumentos, Prática de Conjunto, Prática-Coral e História da Música. Dentro da premissa de destaque à relação ensino, pesquisa, extensão, os Cursos de Extensão em Música pretendem fundamentar-se na indissociabilidade destes três pilares, caracterizada pela integração da ação extensionista ao ensino e à pesquisa, enfatizando a formação técnica e cidadã do estudante, bem como a produção e difusão de novos conhecimentos musicais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Ronal Xavier Silveira - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Performance Instrumental.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Música de Câmara.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: História da Música.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Pedagogia do Piano.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Percepção.


Prêmios e títulos


2001
3° Lugar - III Concurso Nacional de Piano Pro-Arte, Pro-Arte do Rio de Janeiro.
2001
Prêmio do Movimento Artístico Lúcia Branco - III Concurso Nacional de Piano Pro-Arte, Pro-Arte do Rio de Janeiro.
1998
1° Lugar - XI Concurso Nacional de Piano Artlivre - Duos Pianísticos, Escola de Música Artlivre.
1998
2° Lugar - XV Concurso Nacional de Piano Paulo Giovanini, .
1998
3° Lugar - X Concurso Nacional de Piano Arnaldo Estrella, Pro-Música de Juiz de Fora MG.
1997
3° Lugar - IX Concurso Nacional de Piano Arnaldo Estrella, Pro-Música de Juiz de Fora MG.
1997
Melhor Intérprete de Música Brasileira - IX Concurso Nacional de Piano Arnaldo Estrella, Pro-Música de Juiz de Fora MG.
1997
3° Lugar - II Concurso Nacional de Piano Lorenzo Fernandez, Coservatório Brasileiro de Música.
1996
2° Lugar - V Concurso Nacional de Piano de Ourinhos, .
1996
3° Lugar - V Concurso Nacional de Piano Souza Lima, .
1995
2° Lugar - XII Concurso Nacional de Piano Paulo Giovanini, .
1994
1° Lugar - III Concurso Nacional de Piano de Governador Valadares, .
1994
Melhor Intérprete de Música Romântica - III Concurso Nacional de Pino de Governador Valadares, .
1994
1° Lugar - Concurso Latino Ameicano de Piano Rosa Mística, .
1993
1° Lugar - Concurso Nacional de Piano Jail Brasil da Silva, .
1993
Melhor Intérprete de Bach - I Concurso Nacional de Piano Jail Brasil da Silva, .
1993
2° Lugar - VI Concuso Nacional de Piano Artlivre, Escola de Música Artlivre.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVEIRA, R. X.. Da Música para a Metáfora: contribuições de Lawrence Zbikowski e de Lawrence Kramer para o problema do significado em música.. In: XXIII Congresso anual da ANPPOM, 2013, Natal. Anais do XXIII Congresso anual da ANPPOM. Natal-RN, 2013.

2.
SILVEIRA, R. X.. A METÁFORA DO AMANHECER EM AURORA, PARA PIANO E ORQUESTRA DE ALMEIDA PRADO. In: II SIMPOM - Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, 2012, Rio de janeiro. Anais do II Simpom O Contexto Brasileiro e a Pesquisa em Música, 2012.

3.
SILVEIRA, R. X.; HARTMANN, E. . Pedagogia do Piano: uma proposta de curso de especialização a partir do modelo CLASP de Keith Swanwick.. In: XXI Congresso da ANPPOM,, 2011, Uberlândia, MG. Anais do XXI Congresso da ANPPOM. Uberlândia:, 2011.


Produção artística/cultural
Música
1.
SILVEIRA, R. X.; BARRENECHEA, L. S. ; Spoladore, M. . Homenagem a Villa-Lobos. 2017. Interpretação.

2.
SILVEIRA, R. X.; ALMEIDA, S. B. S. ; MARTINS, N. ; SOARES, A. K. ; REIS, L. ; MENDES, E. O. ; BLUNDI, P. D. . Integral dos Noturnos de Chopin - 1a parte. 2017. Interpretação.

3.
SILVEIRA, R. X.; REIS, L. ; BLUNDI, P. D. ; MENDES, E. O. ; MARTINS, N. ; SOARES, A. K. ; ALMEIDA, S. B. S. . Integral dos Noturnos de Chopin - 2a. parte. 2017. Interpretação.

4.
SILVEIRA, R. X.; SOARES, A. K. ; BLUNDI, P. D. ; REIS, L. ; ALMEIDA, S. B. S. ; MARTINS, N. . Palestra: Os Noturnos de Chopin. 2017. Outra.

5.
SILVEIRA, R. X.; SOARES, A. K. ; ALMEIDA, S. B. S. ; BLUNDI, P. D. . Integral dos Noturnos de Chopin - 1 Parte. 2017. Interpretação.

6.
SILVEIRA, R. X.; MENDES, E. O. ; BLUNDI, P. D. ; MARTINS, N. . Integral dos Noturnos de Chopin - 2a Parte. 2017. Interpretação.

7.
SILVEIRA, R. X.. Pianolatria Carioca. 2015. Interpretação.

8.
SILVEIRA, R. X.. O Piano Latino Americano. 2015. Interpretação.

9.
SILVEIRA, R. X.. Recital de Piano. 2013. Interpretação.

10.
SILVEIRA, R. X.. Recital de Piano. 2013. Interpretação.

11.
SILVEIRA, R. X.; SENISE, L. H. . Tributo a Brahms. 2013. Interpretação.

12.
SILVEIRA, R. X.. Recital de Piano. 2013. Interpretação.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVEIRA, R. X.; Matta, A. P. da. Participação em banca de Mikely Pereira Brito. Fatores da Influência na Construção das Preferências Musicais dos Jovens. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
SILVEIRA, R. X.; Ramalho, Celso; Grosman, M.. Participação em banca de Rosângela Fernandes. Aprendizado do Piano em Grupo: história, reflexões e propostas. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
SILVEIRA, R. X.; BARRENECHEA, L. S.. Participação em banca de Cláudia de Araujo Marques. Fantasia Brasileira Para Piano e Orquestra de Radamés Gnatalli: Uma Redução Orquestral. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
CAMARA, F. A.; BARRENECHEA, L. S.; SILVEIRA, R. X.. Participação em banca de Daniel Felipe Leite Sanches. ESTUDO Nº 2 E ESTUDO Nº 4 DE JOSÉ VIERIA BRANDÃO: ASPECTOS INTERTEXTUAIS NA HOMENAGEM MUSICAL A ERNESTO NAZARETH. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
SILVEIRA, R. X.; BARRENECHEA, L. S.. Participação em banca de Maria Teresa Madeira. Banca de Ensaiio II do Curso de Doutorado em Música Carolina Cardoso de Menezes - Biografia. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em programa de Pós Graduação em Música - UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
SILVEIRA, R. X.; Grosman, M.. Participação em banca de Soaria Valéria Lüders Berti. Medo de Palco. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
SILVEIRA, R. X.; Matta, P. da. Participação em banca de Ana Alice do Nascimento Silva. O Musical Godó, o Bobo Alegre de Francisco Mignone com texto de Pedro Bloch: um estudo sob a dinâmica de ensaios em coros infantis aplicada à obra. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
SILVEIRA, R. X.; Adour, A. A. Participação em banca de Mikely Pereira Brito. Fatores de Influência na Construção das Preferências Musicais dos Jovens: O Caso de vitória- ES. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
SILVEIRA, R. X.; Grosman, M.. Participação em banca de Rosângela Fernandes. Aprendizado de Piano em Grupo: Refelexões e Propostas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Rachid, A.; Rufino, I.; SILVEIRA, R. X.. Participação em banca de Jéssica Bernardes.Recital de Formatura - Graduação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Piano) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
SILVEIRA, R. X.; SENISE, L. H.. Participação em banca de João Elias Soares.Recital de Formatura - Graduação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Piano) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SILVEIRA, R. X.; SIMOES, M. T. S.. 1º Concurso de Piano - Maria Guilhermina. 2015. Colégio Pedro II.

2.
SILVEIRA, R. X.; Spoladore, M.. 18º Concurso Nacional de Piano Arnaldo Estrella. 2014. Centro Cultural Pró-Música de Juiz de Fora.

3.
SILVEIRA, R. X.. II Concurso Jovem Destaque. 2010.

4.
SILVEIRA, R. X.. I Concurso Jovem Destaque (Pré Seleção). 2007.

5.
SENISE, L. H.; SILVEIRA, R. X.; CONDE, C.; RIPPER, J. G.. Concurso Jovens Intérpretes. 2005.

6.
MADEIRA, M. T.; SILVEIRA, R. X.. III Concurso Nacional de Piano Maria Teresa Madeira. 2004.

7.
SILVEIRA, R. X.; TUTTMANN, R.. XX Concurso Nacional Cidade de Araçatuba - Piano. 2003.

8.
TUTTMANN, R.; SILVEIRA, R. X.. XX Concurso Nacional Cidade de Araçatuba - Canto. 2003.

9.
CONDE, C.; JORDAO, A.; SILVEIRA, R. X.; SIMOES, M. T. S.; FERNANDEZ, M. L.. Concurso Internacional de Piano Maria Campina de Portugal (Etapa Brasil). 2002. Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário.

10.
SILVEIRA, R. X.; SENISE, L. H.. III Concurso Jovens Intérpretes. 1995.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro de Professores de Piano da UNIRIO.O ingresso no bacharelado em música/instrumento: discutindo o teste de habilidade específica. 2015. (Encontro).



Inovação



Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 13:49:29