Cleonice de Fátima Martins

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6257524203637552
  • Última atualização do currículo em 19/07/2018


Mestra em Linguagem, Identidade e Subjetividade, com ênfase na Educação de Jovens e Adultos, Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira e Políticas Linguísticas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2016). Possui graduação em Licenciatura em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2010). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, pela Faculdade Integrada do Vale do Ivaí / ESAP (2011). Especialista em Ensino de Língua Espanhola, pela Faculdade Integrada do Vale do Ivaí / ESAP (2012). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2015). Graduada em Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2017). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cleonice de Fátima Martins
Nome em citações bibliográficas
MARTINS, C. F.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Título: Educação de Jovens e Adultos e o ensino de Língua Estrangeira: um estudo documental à luz das políticas linguísticas,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Djane Antonucci Correa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2015
Especialização em Mídias na Educação. (Carga Horária: 585h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: Mídias tecnológicas educacionais e o desenvolvimento de leitura na Educação de Jovens e Adultos.
Orientador: Ms. Sandra Nara Neves de Oliveira.
2011 - 2012
Especialização em Ensino de Língua Espanhola. (Carga Horária: 360h).
Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação, ESAP, Brasil.
Título: A relevância da língua espanhola como língua estrangeira no curriculo da EJA: reflexões sobre sua implementação.
Orientador: Mestre Federico Natalio Madkur.
2011 - 2011
Especialização em Língua Portuguesa e Literatura.
Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação, ESAP, Brasil.
Título: Oralidade em evidência: reflexeções sobre sua prática no ensino de Língua Portuguesa na EJA.
Orientador: Mirian Rufini Galvão.
2014 - 2017
Graduação em Licenciatura em Pedagogia.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Título: Educação de Jovens e Adultos: Reflexões sobre a prática pedagógica dos professores dos anos iniciais no município de Ponta Grossa..
Orientador: Dra. Jaqueline de Morais Costa.
2007 - 2010
Graduação em Licenciatura em Letras.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Título: Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira na Educação Básica de Jovens e Adultos: um estudo sobre construção de identidades.
Orientador: Djane Antonucci Correa.




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em Anotações de Leitura para os Contos de João Guimarães Rosa. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2015 - 2015
Formação de Tutores. (Carga horária: 80h).
Centro de Ensino a Distância, CENEDI, Brasil.
2015 - 2015
MOODLE. (Carga horária: 60h).
Centro de Ensino a Distância, CENEDI, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Pano Anual de Formação Continuada - PAFC 2014. (Carga horária: 131h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Uso de Tec. Computacionais A. Apres Oral e Escrita. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Montando Mapas Mentais com VUE. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Educação à distância: desafios e possibilidades. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Montando e Gestando Projetos de Pesquisa. (Carga horária: 28h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2014 - 2014
Novo Acordo Ortográfico. (Carga horária: 12h).
SESI - Departamento Regional do Estado do Paraná, SESI/PR, Brasil.
2014 - 2014
Como Estudar a Distãncia. (Carga horária: 4h).
SESI - Departamento Regional do Estado do Paraná, SESI/PR, Brasil.
2014 - 2014
Cominicação Escrita. (Carga horária: 14h).
SESI - Departamento Regional do Estado do Paraná, SESI/PR, Brasil.
2014 - 2014
Secretariado. (Carga horária: 35h).
Prime Cursos do Brasil - ABED, PRIME CURSOS, Brasil.
2014 - 2014
Educação de Jovens e Adultos. (Carga horária: 45h).
Prime Cursos do Brasil - ABED, PRIME CURSOS, Brasil.
2014 - 2014
Atualização de Aprendizagem Didática.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Plano Anual de Formação Continuada - PAFC. (Carga horária: 194h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Planilhas Eletrônicas. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em MOODLE Avançado. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Formação de Tutores em EAD. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Capac. nas Ferramentas Powerpoint, Impress e prezi. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2013 - 2013
Potencia tu Mente. (Carga horária: 24h).
Universidad de Cantabria, UC, Espanha.
2013 - 2013
MOOC - Tutoria. (Carga horária: 25h).
Artesanado Educacional - São Paulo, MOOC, Brasil.
2013 - 2013
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2013 - NRE PONTA GROSSA. (Carga horária: 8h).
Secretaria da Educação do Estado do Paraná, SEED - NRE/PG, Brasil.
2013 - 2013
Políticas da Escrita p Ens. de Língua ( Disc. Ms). (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em MOODLE BÁSICO. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Plano Anual de Formação Continuada em EAD - PAFC. (Carga horária: 105h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2012 - 2012
Sustentabilidade um valor para a nova geração:OPEF. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2012 - 2012
Breaking Free. (Carga horária: 40h).
Centro de Ensino FISK - Ponta Grossa, FISK, Brasil.
2012 - 2012
Formação em Ação - Oficinas Disciplinares da Ed.. (Carga horária: 18h).
Secretaria da Educação do Estado do Paraná, SEED - NRE/PG, Brasil.
2012 - 2012
Sociologia. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Introdução aos Estudos de Pragmática. (Carga horária: 28h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2011 - 2011
Funcionalidades Moodle (UAB). (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2011 - 2011
Políticas Linguísticas (Discip. Isol.mest. Letras). (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2011 - 2011
Formação Continuada - Oficina Disciplinar de Ed. B. (Carga horária: 4h).
Secretaria da Educação do Estado do Paraná, SEED - NRE/PG, Brasil.
2011 - 2011
FORMAÇÃO PARA PROFESSORES SALA DE APOIO. (Carga horária: 8h).
Secretaria da Educação do Estado do Paraná, SEED - NRE/PG, Brasil.
2011 - 2011
USO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGIC. (Carga horária: 40h).
Secretaria da Educação do Estado do Paraná, SEED - NRE/PG, Brasil.
2011 - 2011
OFICINAS DISCIPLINARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. (Carga horária: 8h).
Secretaria da Educação do Estado do Paraná, SEED - NRE/PG, Brasil.
2011 - 2011
A Escola Pública como espaço de promoção da aprend. (Carga horária: 24h).
Secretaria da Educação do Estado do Paraná, SEED - NRE/PG, Brasil.
2010 - 2010
Ensino-aprendizagem de Língua Materna. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2010 - 2010
Actualización para Professores de Español. (Carga horária: 40h).
Consejería de Educación da Embaixada da Espanha em Brasília, EMBAJADA DE ESP, Brasil.
2010 - 2010
Español como Segunda Lengua. (Carga horária: 20h).
International Bureau of Language, IBL, Argentina.
2008 - 2008
Extensão universitária em Língua, Literaturas e Culturas Hispânicas. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Fabulando na Sala de Aula. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2002 - 2003
IPD, Windows, Word, Excel e Internet.. (Carga horária: 42h).
Phoenix Informática, PHOENIX, Brasil.


Atuação Profissional



Justiça Federal / PR. PG., JF/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Nomeado, Enquadramento Funcional: Intérprete
Outras informações
Intérprete nas línguas português/espanhol em audiências e/outros.


CEEBJA-UEPG, CEEBJA-UEPG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: PSS, Enquadramento Funcional: Professor Língua Espanhola e Portuguesa, Carga horária: 20


Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor online, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora online do curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol da modalidade a distância (PROLICEN), pela Universidade Estadual de Ponta Grossa

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Acadêmica Bolsista (BIC), Enquadramento Funcional: Iniciação cientifica


Colégio Estadual Padre Pedro, COL. PE PEDRO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor PSS Língua Portuguesa e Língua Espanhola.


Colégio Estadual Frei doroteu de Pádua, COL. EST. FREI D, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: PSS, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4


Colégio estadual Santa Maria, COL. EST. STª Mª, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: PSS, Enquadramento Funcional: Professor Língua Espanhola, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: PSS, Enquadramento Funcional: Professor Língua Portuguesa, Carga horária: 16


Colégio Estadual Polivalente, COLÉGIO ESTADUAL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: PSS, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Escola de idiomas Fisk, FISK, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Língua Espanhol e Língua Portuguesa, Carga horária: 5


Colégio Estadual Colônia Dona Luiza, CDL, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PSS, Carga horária: 12
Outras informações
Professora da disciplina de Língua Espanhola



Projetos de pesquisa


2009 - 2010
Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira na Educação Básica de Jovens e Adultos: um estudo introdutório
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2015
PIC - NUTEAD_UEPG - Plano Inovador de Capacitação - Edição 04
Descrição: Descrição: O Plano Inovador de Capacitação é um curso organizado por um grupo de professores formadores e tutores selecionados pela NUTEAD/UEPG, com o objetivo de destacar ações inovadoras para professores da rede pública de ensino , com propostas pedagógicas práticas para desenvolver características comunicativas e socializadoras, via Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle e recursos gratuitos online.As disciplinas EAD do projeto apresentam tutoriais valiosos que usam com recursos tecnológicos possíveis de serem usados em sala de aula, com o auxílio das mídias disponíveis e emergentes. Nesta etapa, sob o título de GESTÃO E INTERVENÇÃO DIGITAL NA ESCOLA, com carga horária total de 206 horas, as disciplinas possibilitaM aos educadores um aprofundamento em alguns assuntos da primeira etapa. Também, novos recursos foram apresentados, bem como noções rápidas de organização pessoal, planejamento e representação gráfica com outras ferramentas gratuitas e um fórum de discussões sobre inovações educacionais para colher impressões dos educadores sobre diversos aspectos abordados nas disciplinas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
PIC - NUTEAD_UEPG - Plano Inovador de Capacitação - Edição 02 e 03
Descrição: Descrição: O Plano Inovador de Capacitação é um curso organizado por um grupo de professores formadores e tutores selecionados pela NUTEAD/UEPG, com o objetivo de destacar ações inovadoras para professores da rede pública de ensino , com propostas pedagógicas práticas para desenvolver características comunicativas e socializadoras, via Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle e recursos gratuitos online.As disciplinas EAD do projeto apresentam tutoriais valiosos que usam com recursos tecnológicos possíveis de serem usados em sala de aula, com o auxílio das mídias disponíveis e emergentes. Nesta etapa, sob o título de GESTÃO E INTERVENÇÃO DIGITAL NA ESCOLA, com carga horária total de 206 horas, as disciplinas possibilitaM aos educadores um aprofundamento em alguns assuntos da primeira etapa. Também, novos recursos foram apresentados, bem como noções rápidas de organização pessoal, planejamento e representação gráfica com outras ferramentas gratuitas e um fórum de discussões sobre inovações educacionais para colher impressões dos educadores sobre diversos aspectos abordados nas disciplinas. As disciplinas trabalhadas foram: Recursos Educacionais Abertos II, Gestão Educativa com Mídias, Fórum de Disussões sobre Inovações Educativas, Intervenção Digital na Escola e Elaborando e Gerenciando o Curriculo Lattes.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
PIC - NUTEAD_UEPG - Plano Inovador de Capacitação - Edição 01
Descrição: Descrição: O Plano Inovador de Capacitação é um curso organizado por um grupo de professores formadores e tutores selecionados pela NUTEAD/UEPG, com o objetivo de destacar ações inovadoras para professores da rede pública de ensino , com propostas pedagógicas práticas para desenvolver características comunicativas e socializadoras, via Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle e recursos gratuitos online.As disciplinas EAD do projeto apresentam tutoriais valiosos que usam com recursos tecnológicos possíveis de serem usados em sala de aula, com o auxílio das mídias disponíveis e emergentes. Na primeira etapa, que se denominou APRENDIZAGEM INOVADORA, com carga horária total de 106 horas, as disciplinas desenvolvidas pelo PIC foram estas: Aprendizagem Inovadora com Mídias, Busca em REAS, Ferramentas de Apresentação, Uso de recursos gratuitos e integradores na educação e Construindo um Disciplina EAD, do conceito ao planejamento.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Revista Foco


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Políticas Linguística.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
MARTINS, C. F.; CLARINDO, L. F. . O uso das mídias educacionais no contexto da EJA: (re)construção de identidades. In: Claudia Cristina Muller; Fernanda Bassani; Luciene Ferreira Iahn; Maria Luzia Fernandes Bertholino dos Santos. (Org.). Inovações Educativas e Ensino Virtual: equipes capacitadas, práticas compartilhadas. 1ed.Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2013, v. 1, p. 78-88.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, C. F.; GODOY, Carlos Alberto ; BASSANI, Fernada ; MAYER, R. A. . Identificando o perfil do grupo de participantes de curso inovador de capacitação para doscentes da rede pública de ensino: um relato de experiência. In: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - Por uma revolução no campo da formação de professores, 2014, Águas de Lindóia. II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - Por uma revolução no campo da formação de professores, 2014.

2.
MARTINS, C. F.; GODOY, Carlos Alberto . Aprendizagem de Língua Estrangeira e os ambientes linguísticos na EJA: Construções de Identidades. In: CD- Impresso, 2013, Curitiba. EDUCERE - 2013 XI Congresso Nacional de Educação - II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação, 2013.

3.
MARTINS, C. F.; HILGENBERG, Annye Zampronio . O Ensino de Língua Espanhola na Educação de Jovens e Adultos: Reflexões sobre sua implementação.. In: II CIPLOM, 2013, Buenos Aires. II Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR - II CIPLOM e II EAPLOM, 2013.

4.
MARTINS, C. F.. Um estudo inicial sobre os ambientes linguísticos para a aprendizagem de língua estrangeira na Educação de Jovens e Adultos: contruções de identidades. In: I CIPLOM - 1º Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do Mercosul, 2010, Foz do Iguaçu. I CIPLOM, 2010.

5.
MARTINS, C. F.; CARLOS, V. G. . Um estudo sobre o ensino e aprendizagem da língua estrangeira na educação de Jovens e Adultos. In: CIEG - II Congresso Internacional de educação, 2010, Ponta Grossa. CIEPG, 2010.

6.
MARTINS, C. F.. O ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira na educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre identidade. In: I Simpósio Interlinguagens - discutindo as interfaces da Língua e Literatura no Ensino, 2010, Prudentópolis. I simpósio Interlinguagens, 2010.

7.
MARTINS, C. F.. ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: IDENTIDADES EM CONSTRUÇÃO. In: 1º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários e 4º CIELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literário, 2010, Maringá. CIELLI, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, C. F.; GODOY, Carlos Alberto ; BASSANI, Fernada ; VIERIA, J. D. ; SANTOS, M. L. F. B. ; MAYER, R. A. . A Relação entre o contextodo livro didático e a tarefa digital criativa no PIC. In: 12º CONEX - Encontro Conversando Sobre Extensão - A Inserção da Extensão na Grade curricular dos Cursos de Graduação, 2014, Ponta Grossa. 12º CONEX - Encontro Conversando Sobre Extensão - A Inserção da Extensão na Grade curricular dos Cursos de Graduação, 2014.

2.
MARTINS, C. F.; Djane Antonucci Correa . Indentidades em construção: um estudo sobre Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira na EJA. In: EAIC, 2010, Guarapuava. XIX EAIC, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, C. F.. Reflexões sobre a língua estrangeira espanhola na Educação de Jovens e Adultos e Políticas Linguísticas. In: VI Jornada do Programa de Pós-graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanholas e Hispano-Americana, 2017, São Paulo. VI Jornada do Programa de Pós-graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanholas e Hispano-Americana, 2017.

2.
MARTINS, C. F.. Um estudo acerca de Políticas Linguísticas e Língua Estrangeira na EJA. In: IX SELISIGNO e X Simpósio de Leitura, 2014, Londrina. IX SELISIGNO e X Simpósio de Leitura, 2014.

3.
MARTINS, C. F.; GODOY, Carlos Alberto . As mídias educacionais na Educação de Jovens e Adutlos. In: IV Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas, 2014, Fortaleza. IV Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas, 2014.

4.
MARTINS, C. F.. Políticas linguísticas e o ensino e aprendizagem de língua estrangeira na Educação de Jovens e Adultos. In: IV Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas, 2014, Fortaleza. IV Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas, 2014.

5.
MARTINS, C. F.. Educação de Jovens e Adultos e o Ensino de Língua Estrangeira: Reflexões Sobre Identidades. In: VI Ciclo de estudos da Linguagem, 2011, Ponta Grossa. anais cd, 2011.

6.
MARTINS, C. F.. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NA APRENDIZAGEM DA LíNGUA ESTRANGEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. In: 58º. Seminário do GEL, 2010, São Carlos. 58º GEL, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS, C. F.; Djane Antonucci Correa . Discussões acerca dos documentos oficiais e as políticas linguísticas que norteiam o ensino de língua estrangeira na EJA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SANTOS, M. L. F. B. ; MARTINS, C. F. ; GODOY, Carlos Alberto ; ABILHOA, S. ; CLARINDO, L. F. . Trabalhando com a disciplina de Recursos Educacionais Abertos no Projeto de Extensão Plano de Capacitação Inovadora - PIC. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MARTINS, C. F.. Política Linguística e Ensino de LE na EJA: um estudo inicial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MARTINS, C. F.; FRACARO, K. F. L. . Os Recursos Educacionais Abertos (REA) na prática pedagógica: contribuições no ensino de líguas estrangeiras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MARTINS, C. F.. Políticas linguístcas e o ensino de língua estrangeira na Educação de Jovens e Adultoss. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
MARTINS, C. F.; GODOY, Carlos Alberto . As mídias educacionais na Educação de Jovens e Adultos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
MARTINS, C. F.. Políticas linguístcas e o ensino de língua estrangeira na Educação de Jovens e Adultos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
MARTINS, C. F.; HILGENBERG, Annye Zampronio . O ensino de Língua Espanhola na Educação de Jovens e Adultos: Reflexões sobre sua implementação.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MARTINS, C. F.; HILGENBERG, Annye Zampronio . Reflexões sobre o ensino de língua espanhola e a implementação na EJA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
MARTINS, C. F.; GODOY, Carlos Alberto . Aprendizagem de Língua Estrangeira e os ambientes linguísticos na EJA: Construções de Identidades. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
MARTINS, C. F.; CLARINDO, L. F. . O uso das mídias educacionais no contexto da EJA: (re) construção de identidades. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
MARTINS, C. F.. Educação de Jovens e Adultos e o Ensino de Língua Estrangeira: Reflexões Sobre Identidades. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
MARTINS, C. F.; HILGENBERG, Annye Zampronio . REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DA ORALIDADE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA NA EJA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
MARTINS, C. F.; CARLOS, V. G. . Um estudo sobre o Ensino e Aprendizagem da Língua Estrangeira na educação de jovens e Adultos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
MARTINS, C. F.; Djane Antonucci Correa . Indentidades em contrução: um estudo sobre Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira na EJA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
MARTINS, C. F.; Djane Antonucci Correa . Um estudo inicial sobre os ambientes linguísticos para a aprendizagem de língua estrangeira na Educação de Jovens e Adultos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
MARTINS, C. F.. A aprendizagem de uma língua estrangeira na Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre identidades. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
MARTINS, C. F.. Ensino e Aprendizagem de língua estrangeira na Educação de Jovens e Adultos: identidades em construção. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
MARTINS, C. F.. A contrução da identidade na aprendizagem de língua estrangeira na Educação de Jovens e Adultos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MARTINS, C. F.; FRACARO, K. F. L. ; BASSANI, Fernada ; SANTOS, M. L. F. B. . Mídias Tecnológicas Digitais: contribuições no contexto educacional. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARTINS, C. F.; GODOY, Carlos Alberto . MOODLE Básico 1ª Edição 2014. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MARTINS, C. F.; GODOY, Carlos Alberto . MOODLE Básico 2ª edição 2014. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MARTINS, C. F.; BASSANI, Fernada ; BENICIO, M. A. ; CLARINDO, L. F. ; MAYER, R. A. ; SANTOS, M. L. F. B. . Plano Inovador de Capacitação - PIC 2ª edição. 1ª de 2014. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MARTINS, C. F.; GODOY, Carlos Alberto . MOODLE Avançado 1ª edição 2014. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MARTINS, C. F.; SANTOS, M. L. F. B. ; BENICIO, M. A. ; MAYER, R. A. ; CLARINDO, L. F. ; GODOY, Carlos Alberto . Plano Inovador de Capacitção - PIC 1ª Edição. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
MARTINS, C. F.; CLARINDO, L. F. ; SANTOS, M. L. F. B. ; BENICIO, M. A. . Busca em REA - Recursos Educacionais Abertos. 2013. (Curso de extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Indentidades e práticas de letramento em uma escola multisseriada do campo - Defesa dissert.. 2015. (Outra).

2.
Olhares para as políticas linguísticas no município de Itaiópolis/SC:ente o in vivo e o in vitro - Defesa de dissert de.s. 2015. (Outra).

3.
Uma Proposta de estudo a partir de atos de fala do romance Vidas Secas - Defesa dissert.. 2015. (Outra).

4.
Um repesar sobre as práticas de escrita escolar: em evidência o 5º e o 6º ano do ensino fundamental - Defesa dissert.. 2015. (Outra).

5.
Conversando sobre Pragmática e Comunicação. 2014. (Outra).

6.
IX SELISIGNO e X Simpósio de Leitura da UEL. 2014. (Seminário).

7.
2º CIPLOM - Congresso Internacional de Profesor de las Lenguas Oficiales del MERCOSUR y 2º EAPLOM - Encuentro Interancional de Asociaciones de Profesores de Lenguas del MERCOSUR. O Ensino de Língua Espanhola na Educação de Jovens e Adultos: Reflexões sobre sua implementação.. 2013. (Congresso).

8.
2º Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR. 2013. (Congresso).

9.
3º Encontro de Comunicação e Educação de Ponta Grossa e 1º Encontro Jovem de Mídias e Educação de Ponta Grossa. 2013. (Congresso).

10.
Conversa entre Amigos - Encontro com Luiz Antônio de Assis Brasil. 2013. (Outra).

11.
Conversa entre Amigos - Encontro com Márcia Tiburi. 2013. (Outra).

12.
REA - Recursos Educacionais Abertos - Palestra Drª Andrea Inamorato. 2013. (Outra).

13.
Simposio de Gramática del Portugués. 2013. (Simpósio).

14.
VII Ciclo de Estudos em Linguagem: Linguagem, Identidade e Subjetividade no breve séc.O Ensino de Língua Espanhola na Educação de Jovens e Adultos: Reflexões sobre sua implementação.. 2013. (Simpósio).

15.
VII Ciclo de Estudos em Linguagem: Linguagem, Identidade e Subjetividade no breve séc. xx. 2013. (Outra).

16.
XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Aprendizagem de Língua Estrangeira e os ambientes linguísticos na EJA: Construções de Identidades. 2013. (Congresso).

17.
XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. 2013. (Congresso).

18.
Aula inaugural de mestrado - Espaços possiveis: a cidade na narrativa contemporãnea. 2011. (Outra).

19.
VI Ciclo de Estudos em Linguagem. 2011. (Outra).

20.
1º CIELLI- Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 2010. (Outra).

21.
Aula inaugural do programa de pós-graqduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade. 2010. (Outra).

22.
Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do Mercosul. 2010. (Congresso).

23.
Evento de Extensão - Agatha Christie no cinema. 2010. (Outra).

24.
Evento de extensão - Ciclo de Palestras sobre Relações Étnico-Raciais, de Gênero e Sexualidade. 2010. (Outra).

25.
Evento de Extensão - Texto e Ensino em Debate. 2010. (Outra).

26.
Fórum das Licenciaturas. 2010. (Outra).

27.
II Congresso Internacional de Educação. 2010. (Congresso).

28.
II Simpósio Literatura, Experiência e Identidade:Fernando Pessoa. 2010. (Simpósio).

29.
I Semana de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. 2010. (Outra).

30.
Encontro de mobilização para avaliação dos cursos de de graduação de UEPG. 2009. (Encontro).

31.
Fórum das Licenciaturas. 2009. (Outra).

32.
I Simpósio Literatura, Experiência e Identidade: Camões Épico. 2009. (Simpósio).

33.
Fabulando em Sala de Aula. 2008. (Oficina).

34.
Fórum das Licenciaturas. 2008. (Outra).

35.
Invitación a la Cultura Hispánica. 2008. (Outra).

36.
Intertextualidade e Antropologia: A visão de Pesquisadores Russos em comunidades Brasileiras e Africanas. 2007. (Outra).

37.
Semana de Trânsito - Jovem, Paz e Amor no Trânsito. 2007. (Outra).

38.
XVIII Seminário do CELLIP. 2007. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINS, C. F.; GODOY, Carlos Alberto ; LEVANDOSKI, E. M. ; BASSANI, Fernada ; VIERIA, J. D. ; CLARINDO, L. F. ; IAHN, L. F. ; BANDEIRA, M. ; RODRIGUES, M. ; SANTOS, M. L. F. B. ; BENICIO, M. A. ; LEMOS, P. C. M. ; MAYER, R. A. ; MULLER, C. C. ; ABILHOA, S. . Plano Inovador de capacitação - PIC 2ª edição - 1ª de 2014. 2014. (Outro).

2.
MARTINS, C. F.; GODOY, Carlos Alberto ; MULLER, C. C. ; LEVANDOSKI, E. M. ; BASSANI, Fernada ; VIERIA, J. D. ; CLARINDO, L. F. ; RODRIGUES, M. ; BANDEIRA, M. ; SANTOS, M. L. F. B. ; BENICIO, M. A. ; LEMOS, P. C. M. ; MAYER, R. A. ; ABILHOA, S. ; IAHN, L. F. . Plano Inovador de capacitação - PIC 2ª edição - 2ª de 2014. 2014. (Outro).

3.
MARTINS, C. F.; ABILHOA, S. ; BANDEIRA, M. ; BASSANI, Fernada ; BENICIO, M. A. ; CLARINDO, L. F. ; GODOY, Carlos Alberto ; IAHN, L. F. ; LEMOS, P. C. M. ; LEVANDOSKI, E. M. ; MAYER, R. A. ; MENDES, M. B. E. ; MULLER, C. C. ; RODRIGUES, M. ; SANTOS, M. L. F. B. ; VIERIA, J. D. . Plano Inovador de Capacitação - PIC - 1ª edição. 2013. (Outro).

4.
HARMUCH, Rosana Apolonia ; MARTINS, C. F. . VI Ciclo de Estudos em Linguagem. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Eliete Dutka e Iolanda Marques Paloco. reflexões sobre afetividade no Ensino e Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras (PROLICEN)) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Cleonice de Fátima Martins.

2.
Ana Cândida Correa. Desenvolvimento do hábito da leitura na Educação de Jovens e Adultos: Reflexões sobre construções identidades. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras (PROLICEN)) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Cleonice de Fátima Martins.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
MARTINS, C. F.; CLARINDO, L. F. . O uso das mídias educacionais no contexto da EJA: (re)construção de identidades. In: Claudia Cristina Muller; Fernanda Bassani; Luciene Ferreira Iahn; Maria Luzia Fernandes Bertholino dos Santos. (Org.). Inovações Educativas e Ensino Virtual: equipes capacitadas, práticas compartilhadas. 1ed.Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2013, v. 1, p. 78-88.


Cursos de curta duração ministrados
1.
MARTINS, C. F.; GODOY, Carlos Alberto . MOODLE Básico 1ª Edição 2014. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MARTINS, C. F.; GODOY, Carlos Alberto . MOODLE Básico 2ª edição 2014. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MARTINS, C. F.; SANTOS, M. L. F. B. ; BENICIO, M. A. ; MAYER, R. A. ; CLARINDO, L. F. ; GODOY, Carlos Alberto . Plano Inovador de Capacitção - PIC 1ª Edição. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MARTINS, C. F.; BASSANI, Fernada ; BENICIO, M. A. ; CLARINDO, L. F. ; MAYER, R. A. ; SANTOS, M. L. F. B. . Plano Inovador de Capacitação - PIC 2ª edição. 1ª de 2014. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MARTINS, C. F.; GODOY, Carlos Alberto . MOODLE Avançado 1ª edição 2014. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MARTINS, C. F.; FRACARO, K. F. L. ; BASSANI, Fernada ; SANTOS, M. L. F. B. . Mídias Tecnológicas Digitais: contribuições no contexto educacional. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 23:15:00