Eliane Pereira dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0807465867124729
  • Última atualização do currículo em 18/09/2018


Possui graduação em LETRAS PORTUGUêS pela Universidade Estadual do Piauí (2005), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (2013) e doutorado em LETRAS/PORTUGUÊS pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal do Maranhão e professora assistente da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Ensino, Gêneros discursivos, teoria dialógica (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eliane Pereira dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, E. P.;SANTOS, ELIANE PEREIRA


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2018
Doutorado em LETRAS/PORTUGUÊS.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: O GÊNERO COMENTÁRIO ONLINE: UM ENFOQUE AXIOLÓGICO-DIALÓGICO DO ESTILO, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: DÓRIS ARRUDA CARNEIRO CUNHA.
2011 - 2013
Mestrado em Letras.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Título: O GÊNERO COMENTÁRIO ONLINE: diimensão social e verbal,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Francisco Alves Filho.
2005 - 2006
Especialização em LÍNGUA PORTUGUESA. (Carga Horária: 375h).
Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
Título: GÊNEROS TEXTUAIS EM DUAS DIMENSÕES.
Orientador: SILVANA DA SILVA RIBEIRO.
2001 - 2005
Graduação em LETRAS PORTUGUêS.
Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PARNAÍBA, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40


Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor temporário-PARFOR

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 20

Atividades

07/2013 - 07/2013
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Pedagógica Interdisciplinar IV
07/2009 - 12/2010
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura: teorias e prática
Metodologia do ensino da Língua Portuguesa
Prática pedagógica Interdisciplinar I
Teorias das Comunicações e Novas Tecnologias
02/2010 - 02/2010
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Iniciação à Leitura e produção de Textos Acadêmicos
03/2009 - 07/2009
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Linguística
Língua Portuguesa

Instituto Superior de Educação Antônino Freire, ISEAF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

02/2010 - 02/2010
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e Metodologias da Alfabetização
Investigação da Prática pedagógica
Literatura infanto juvenil
Orientação de Monografia

Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor temporário-PARFOR

Atividades

01/2012 - 01/2012
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos

ESCOLA ARCO-ÍRIS, ARCO-ÍRIS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2010
Vínculo: empresa privada, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 15


UNIDADE ESCOLAR CANDIDO OLIVEIRA, CANDIDO OLIVEIRA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 40


UNIDADE ESCOLAR POLIVALENTE LIMA REBELO, POLIVALENTE LIMA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20


Faculdade Evangélica Cristo Rei, FECR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

01/2014 - 01/2014
Ensino, especialização em EM EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Letramento e Alfabetização
06/2013 - 06/2013
Ensino, especialização em Língua Portuguesa e Literatura, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Produção Textual
06/2013 - 06/2013
Ensino, especialização em Língua Portuguesa e Literatura, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Letramento


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, ELIANE PEREIRA2014SANTOS, ELIANE PEREIRA; ALVES FILHO, FRANCISCO . O PLURILINGUISMO NO GÊNERO COMENTÁRIO ONLINE: ENCONTRO E CONFRONTO ENTRE MUITAS VOZES SOCIAIS. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho), v. 11, p. 301-317, 2014.

2.
1SANTOS, E. P.;SANTOS, ELIANE PEREIRA2013SANTOS, E. P.. A Intertextualidade na Construção Argumentativa do Artigo de Opinião. diálogo das Letras, v. 02, p. 300-3014, 2013.

3.
2Alves, Filho2013Alves, Filho ; SANTOS, E. P. . O tema da enunciação e o tema do gênero no comentário online. Fórum Linguistico (Online), v. 10, p. 78-78, 2013.

4.
4SANTOS, E. P.;SANTOS, ELIANE PEREIRA2012 SANTOS, E. P.. O USO DE MODALIZADORES EPISTÊMICOS NO GÊNERO COMENTÁRIO ONLINE (ISSN 2316-1795). DIÁLOGO DAS LETRAS, v. 01, p. 168-181, 2012.

5.
3SANTOS, E. P.;SANTOS, ELIANE PEREIRA2012 SANTOS, E. P.. GÊNEROS DISCURSIVOS: uma abordagem dialógica da linguagem (ISSN 1806-6356). Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho), v. 1, p. 243-258-258, 2012.

6.
5SANTOS, E. P.;SANTOS, ELIANE PEREIRA2012SANTOS, E. P.. RELAÇÕES DIALÓGICAS E A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO NO GÊNERO COMENTÁRIO ONLINE. Revista Santo Agostinho, v. 9, p. 144-160, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, ELIANE PEREIRA. Como o estilo se caracteriza no gênero notícia: expressão da individualidade ou construção social?. In: Francisco Alves Filho ; Emanoel Barbosa de Sousa ;Lafity dos Santos Alves. (Org.). Gêneros em ação: abordagens sociorretóricas. 1ed.TERESINA: EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, 2014, v. , p. 47-73.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, E. P.. CARACTERIZAÇÃO DO ESTILO NO GÊNERO COMENTÁRIO ONLINE: UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL. In: I ENCONTRO NACIONAL DISCURSO, IDENTIDADE E SUBJETIVIDADE (ENDIS), 2016, Teresina. Encontro Nacional Discurso, Identidade e Subjetividade - Endis., 2016.

2.
SANTOS, E. P.; EMANOEL BARBOSA DE SOUSA . FUNÇÃO RETÓRICA DO GÊNERO RELATÓRIO ESCOLAR ( ISBN: 9788574634258). In: VI COLÓQUIO NACIONAL DA AFIRSE, 2011, TERESINA. PESQUISA EM EDUCAÇÃO::MÚLTIPLOS REFERENCIAIS E SUAS PRÁTICAS. TERESINA: Editora da Universidade Federal do Piauí, 2011. v. 1. p. 101-106.

3.
SANTOS, E. P.; EMANOEL BARBOSA DE SOUSA . HETEROGENEIDADE MOSTRADA E HETEROGENEIDADE CONSTITUTIVA NO GÊNERO CRÔNICA (ISBN: 9788574634258). In: VI COLÓQUIO NACIONAL DA AFIRSE, 2011, TERESINA. PESQUISA EM EDUCAÇÃO:MÚLTIPLOS REFERENCIAIS E SUAS PRÁTICAS. TERESINA: Editora da Universidade Federal do Piauí, 2011. v. 1. p. 112-118.

4.
SANTOS, E. P.; Maria Zuleide Silva da Costa . GÊNEROS TEXTUAIS EM DUAS DIMENSÕES: LINGUÍSTICA E SÓCIO-DISCURSIVA ( ISBN: 9788560146178). In: V SEARLIN-SEMANA DE ARTE E LINGUAGEM, 2010, PARNAÍBA-PI. EDUACAÇÃO LINGUÍSTICA, MUSICAL E LITERÁRIA: pensando práticas sociais e suas interfaces. PARNAÍBA-PI: SIEART GRÁFICA E EDITORA, 2010. p. 36-50.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, ELIANE PEREIRA. Caracterização do estilo no gênero comentário online. In: II Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória: Cultura, Linguagens e Ensino, 2015, Teresina. II Encontro Nacional de Ficção , Discurso e Memória: Cultura, Linguagens e Ensino. Teresina: Edufpi, 2015. p. 147-148.

2.
SANTOS, E. P.. O GÊNERO PIADA: uma construção temática de persongens sociais. In: III Colóquio sobre Gêneros & Textos (III COGITE), 2014, Teresina. Caderno de Resumos e Programação [do] III Colóquio sobre Gêneros & Textos, 2014. p. 13-13.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, ELIANE PEREIRA. A construção dos sentidos do texto e do discurso com base numa estilística sociológica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, E. P.; SANTOS, ELIANE PEREIRA . A ESTILÍSTICA DO GÊNERO DISCURSIVO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, ELIANE PEREIRA. UM OLHAR DIALÓGICO SOBRE OS GÊNEROS DISCURSIVOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS, ELIANE PEREIRA. CARACTERIZAÇÃO DO ESTILO NO GÊNERO COMENTÁRIO ONLINE: UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, ELIANE PEREIRA. O ESTILO NO GÊNERO COMENTÁRIO ONLINE: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA MARCADA PELA INTERAÇÃO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTOS, E. P.. O GÊNERO PIADA: uma construção temática de persongens sociais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS, E. P.; Sousa, V. Ribeiro Cruz . Gêneros discursivos: uma abordagem dialógica da linguagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, E. P.. Como o estilo se caracteriza no gênero notícia: expressão da individualidade ou construção social?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANTOS, E. P.. Heterogeneidade Mostrada e Constitutiva no Gênero Crônica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
SANTOS, E. P.; EMANOEL BARBOSA DE SOUSA . Função Retórica do Gênero Relatório Escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
SANTOS, E. P.. DIALOGISMO E INTERTEXTUALIDADE NO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, E. P.. O desenvolvimento de competências e habilidades no Ensino de Língua Portuguesa. 2014. .

2.
SANTOS, E. P.. CONTOS E POESIAS : uma forma lúdica de despertar o gosto pela leitura. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
Rita Alves Vieira ; Maria Zuleide Silva da Costa ; Rozane da Silva Costa ; SANTOS, E. P. ; Laércio Amorim Mendes . EDUCAÇÃO LINGUÌSTICA, MUSICAL E LITERÁRIA: pensando práticas sociais e suas interfaces. 2010. (Revisão de textos científicos para publicação em revista).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTOS, E. P.. Participação em banca de Ticiana de Araújo Costa Silva. A aquisição da escrita na Educação Infantil: reflexões sobre as metodologias desenvolvidas pelo professor. 2012 - Faculdade Piauiense.

2.
SANTOS, E. P.. Participação em banca de Simony dos Santos Silva;Mariana da Conceição dos Santos. O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA: o olhar sobre as práticas pedagógicas das professoras de Educação infantil. 2012 - Faculdade Piauiense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, E. P.. Participação em banca de Lucielma Rodrigues dos Santos.LITERATURA INFANTIL:despertando o prazer pela leitura nas séries iniciais do ensino fundamental em escolas públicas de Parnaíba-PI. 2011 - Instituto Superior de Educação Antônino Freire.

2.
SANTOS, E. P.. Participação em banca de Elisangela Miranda Cabral.A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE PARNAÍBA. 2010 - Faculdade do Piauí.

3.
SANTOS, E. P.. Participação em banca de Juliana da Silva Brito.O USO DA LITERATURA INFANTIL PELAS PROFESSORAS DA REDE PÚBLICA DA PARNAÍBA. 2010 - Faculdade Piauiense.

4.
SANTOS, E. P.. Participação em banca de Maria do Socorro Miranda da Silva.LEITURA CRÍTICA:uma abordagem dessa prática em turmas de 6ºa 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual de Parnaíba. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS PORTUGUêS) - Universidade Estadual do Piauí.

5.
SANTOS, E. P.. Participação em banca de Anne Francinilda M. Reis.ARTE NO AMBIENTE ESCOLAR: um estudo sobre a metodologia aplicada na sala de aula. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NORMAL SUPERIOR) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire.

6.
SANTOS, E. P.. Participação em banca de Romeila Renata dos Santos Albuquerque.A contribuição das práticas metodológicas do ensino de LÍngua Portuguesa na formação de leitores críticos e reflexivos no ensino fundamental de 6º A 8º ano. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NORMAL SUPERIOR) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire.

7.
SANTOS, E. P.. Participação em banca de AURICÉLIA AMARAL BARBOSA.EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM NOVO DESAFIO. 2009.

8.
SANTOS, E. P.. Participação em banca de CRISTIANE MARIA PEREIRA DE SOUZA.A REALIDADE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA DOS PROFESSORES DE ESCOLAS MUNICIPAIS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NORMAL SUPERIOR) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire.

9.
SANTOS, E. P.. Participação em banca de Patrícia lopes da Rocha.LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL:Uma abordagem reflexiva. 2009 - Universidade Estadual do Piauí.

10.
SANTOS, E. P.. Participação em banca de Michele cardoso Brito.A CONCEPÇÃO ESCOLAR DA LEITURA INTERPRETATIVA NO 1ºANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE PARNAÍBA. 2009 - Universidade Estadual do Piauí.

11.
SANTOS, E. P.. Participação em banca de Kênia Regina dos Santos Cardoso.LEITURA COMO PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO COGNITVO NO 7ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009 - Universidade Estadual do Piauí.

12.
SANTOS, E. P.. Participação em banca de Yana de Carvalho Barros.A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009 - Faculdade Piauiense.

13.
SANTOS, E. P.. Participação em banca de Geilson Antonio Souza Torres.A LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: Uma abordagem gramatical. 2009 - Universidade Estadual do Piauí.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ABRALIN EM CENA PIAUÍ, Linguística de texto: Interfaces e perspectivas. A construção dos sentidos do texto e do discurso com base numa estilística sociológica. 2018. (Congresso).

2.
VI COLÓQUIO SOBRE GÊNERO E TEXTO.A ESTILÍSTICA DO GÊNERO DISCURSIVO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. 2018. (Outra).

3.
I ENCONTRO NACIONAL DISCURSO, IDENTIDADE E SUBJETIVIDADE (ENDIS).CARACTERIZAÇÃO DO ESTILO NO GÊNERO COMENTÁRIO ONLINE: UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL. 2016. (Simpósio).

4.
II ENCONTRO NACIONAL DE LETRAS, XI Encontro de Linguística e Literatura, X Seminário Científico de Letras da UESPI, VII Colóquio do Nucel e II SEMINÁRIO CIENTÍFICO DO PROFLETRAS-UESPI..Um olhar dialógico sobre o ensino dos gêneros discursivos. 2016. (Encontro).

5.
II ENCONTRO NACIONAL DE FICÇÃO, DISCURSO E MEMÓRIA : CULTURA, LINGUAGENS E ENSINO.CARACTERIZAÇÃO DO ESTILO NO GÊNEOR COMENTÁRIO ONLINE: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA MARCADA PELA INTERAÇÃO. 2015. (Encontro).

6.
O ensino da língua materna: dentro e fora da sala de aula. 2014. (Simpósio).

7.
III Colóquio sobre Gêneros & Textos (III COGITE),.O GÊNERO PIADA: uma construção temática de persongens sociais. 2013. (Simpósio).

8.
VIII Jornada de Estudos em Línguas e culturas ibéricas.Gêneros discursivos: uma abordagem dialógica da linguagem. 2012. (Seminário).

9.
5º Congresso de Educação sobre Dificuldades de Aprendizagem. 2011. (Congresso).

10.
VI COLÓQUIO NACIONAL DA AFIRSE.Heterogeneidade mostrada e constitutiva no gênero crônica. 2011. (Simpósio).

11.
II salão do livro de Parnaíba. 2010. (Outra).

12.
VI simpósio de Educação-docência: ensino, Pesquisa e Gestão de contextos Educativos. 2010. (Simpósio).

13.
XXIII Jornada de Estudos Linguísticos do Nordeste. 2010. (Congresso).

14.
V Searlin: semana de arte e linguagem.GÊneros textuais em duas dimensões: Linguística e Sócio-discursiva. 2009. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, E. P.. III Colóquio sobre Gêneros & Textos (III COGITE),. 2013. (Outro).

2.
SANTOS, E. P.. V SEARLIN- SEMANA DE ARTE E LINGUAGEM. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Dario José Araújo dos Santos. Uma análise das práticas docentes voltadas para o uso do gêneros textuais como ferramenta pedagógica no ensino de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS PORTUGUêS) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Eliane Pereira dos Santos.

2.
Jeane Vanessa Rios Rodrigues. LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL MAIOR DE 6º AO 8º ANO : interação e criticidade na formação de bons leitores em uma escola pública de Parnaíba. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS PORTUGUêS) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Eliane Pereira dos Santos.

3.
Joyce Cleide Araújo da Silva. LINGUAGEM E ESCOLA: Os desafios de uma prática contextualizada da Língua Portuguesa no ensino fundamental menor em uma escola pública na cidade de Parnaíba. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em NORMAL SUPERIOR) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire. Orientador: Eliane Pereira dos Santos.

4.
Iomara Dutra dos Santos. PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA :desafios de alfabetizar letrando em escolas públicas da cidade de Parnaíba-PI. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em NORMAL SUPERIOR) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire. Orientador: Eliane Pereira dos Santos.

5.
Elizete Machado Carvalho. METODOLOGIAS DE ENSINO NA ALFABETIZAÇÃO:desafios e perspectivas para uma aprendizagem significativa nas escolas públicas da cidade de Parnaíba-PI. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em NORMAL SUPERIOR) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire. Orientador: Eliane Pereira dos Santos.

6.
Cristiane Morais de Sousa. A LEITURA E ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS : uma abordagem significativa em relação ao ato de ler e escrever. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em NORMAL SUPERIOR) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire. Orientador: Eliane Pereira dos Santos.

7.
Maria franciane Souza da Silva. LETRAMENTO:Um ensino de Língua Portuguesa voltado para as práticas sociais de leitura e escrita no Ensino Fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS PORTUGUêS) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Eliane Pereira dos Santos.

8.
Adailton Telles. METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA: Uma reflexão para o ensino de língua materna no Ensino Fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS PORTUGUêS) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Eliane Pereira dos Santos.

9.
Kassia dos Santos Neves. A INFLUÊNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO-REFLEXIVO NO ENSINO MÉDIO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS PORTUGUêS) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Eliane Pereira dos Santos.

10.
Djanira Araújo de souza. METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA:Uma abordagem interacional da linguagem no Ensino Médio de uma escola pública de Parnaíba. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS PORTUGUêS) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Eliane Pereira dos Santos.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
2Alves, Filho2013Alves, Filho ; SANTOS, E. P. . O tema da enunciação e o tema do gênero no comentário online. Fórum Linguistico (Online), v. 10, p. 78-78, 2013.



Outras informações relevantes


Cursando o Doutorado em Linguística No Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A tese, intitulada: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DA CONSTITUIÇÃO TEMÁTICA, ESTILÍSTICA E COMPOSICIONAL DO GÊNERO COMENTÁRIO ONLINE, é orientada pela Doutora Dóris Arruda C. da Cunha



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 7:30:16