Jamilly Rodrigues da Cunha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7495209734408646
  • Última atualização do currículo em 27/07/2018


Jamilly Rodrigues da Cunha - Doutoranda em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGA-UFPE).Bacharel em Ciências Sociais com área de concentração em Antropologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Membro dos seguintes grupos: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade - NEPE/UFPE;; Grupo de Estudos Culturais- GEC/UFPB; Laboratório de Estudos em Movimentos Étinicos- LEME/UFCG. Editora da Revista de Estudos e Investigações Antropológicas-REIA. Desenvolve pesquisas de campo e bibliográficas sobre os seguintes temas: Etnicidade, territorialidade, Identidade, políticas públicas, Comunidades ciganas, entre outros. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jamilly Rodrigues da Cunha
Nome em citações bibliográficas
CUNHA, J. R.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Antropologia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Orientador: Renato Monteiro Athias.
Coorientador: Olga Magano.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2015
Mestrado em Antropologia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: ?Olhe nosso Centro! Aqui somos todos ciganos?: construções identitárias e dinâmicas políticas entre os calon de Sousa-PB,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Renato Monteiro Athias.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2015 - 2017
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2008 - 2012
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Título: Sendo cigano e estando em Sousa: Discutindo os modos de ser após 30 anos de "parada"..
Orientador: Mércia Rejane Rangel Batista.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Antropologias Musicais. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2012 - 2012
BASIC 1.
ANGLO BRAZILLIAN, AB, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Análise de discurso. (Carga horária: 14h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2011 - 2011
Beginner A.
Real Life English, RL, Brasil.
2010 - 2010
Vamos discutir o sistema de cotas implantados?. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2010 - 2010
Família Dominação e Resistência. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PET-Antropologia, Carga horária: 20
Outras informações
O Grupo PET-Antropologia foi criado no ano de 1988 e está vinculado ao Curso de Graduação em Ciências Sociais da Unidade Acadêmica de Sociologia e Antropologia do Centro de Humanidade da Universidade Federal de Campina Grande. O Programa de Educação Tutorial (PET) é financiado pelo MEC e pela Sesu. É formado por doze alunos do Curso escolhidos mediante processo de seleção. Estes alunos recebem uma bolsa mensal e tem a oportunidade de permanecer no programa até o final do curso de acordo com o desempenho e participação. As atividades são baseadas no tripé: Ensino; Pesquisa e Extensão e planejadas no início da cada ano letivo.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
PIBIC é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, financiado pelo CNPq ou pela Universidade. Voltado para o aluno de graduação, tem como principais objetivos: despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação universitária, mediante participação em projeto de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado, com vistas à continuidade de sua formação, de modo particular na pós-graduação.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora da discip. Introdução à Antropologia, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2010 - 2011
POLÍTICAS PÚBLICAS, RECONVERSÕES PRODUTIVAS E RECOMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS NO NORDESTE BRASILEIRO: UM OLHAR A PARTIR DO MUNDO RURAL E DE SUAS CONEXÕES COM O URBANO (Projeto Casadinho)
Descrição: Os quatro eixos temáticos a serem articulados neste projeto de pesquisa são: 1. As redefinições das relações de trabalho e das dinâmicas migratórias nos estados do Nordeste, principalmente nos pequenos municípios, no contexto da expansão dos setores mais dinâmicos do agronegócio brasileiro e suas transformações na região Sudeste. 2. A (re)pecuariazação do semi-árido nordestino como efeito de políticas públicas de incentivo à ?modernização? da pecuária na região. 3. A titulação de territórios de comunidades remanescentes de quilombos no estado da Paraíba. O projeto implica em estudos transdiciplinares que permitam identificar e delimitar os respectivos territórios, de forma a contribuir para o resgate do direito às terras onde historicamente as famílias quilombolas têm vivido. 4. As transformações nas relações de trabalho, no Nordeste, com foco nos novos padrões de informalidade e nas políticas públicas referidas ao tema..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (24) .
Integrantes: Jamilly Rodrigues da Cunha - Coordenador / Mercia Rejane Rangel Batista - Integrante / Marilda Aparecida Menezes - Integrante.
2009 - 2011
Comunidades ciganas na Paraíba. Levantamento das fontes histórico-documentais sobre o tema e o mapeamento das discussões a respeito das demandas por acesso às políticas públicas diferenciadas
Descrição: A pesquisa diz respeito a um estudo que possa cotemplar o tema ciganos no sentido de revelar a identidade desse povo. Sendo assim, buscaremos realizar um mapeamento das comunidades ciganas do estado da Paraíba, no sentido de refletir e apontar as principais demandas e condições desses grupos étnicos. Ao mesmo tempo, o levantamento nos permitirá recuperar as discussões teóricas instauradas no campo da antropologia, especialmente no Brasil, no que diz respeito às definições e conceitualizações sobre identidade, identidade étnica e processos de reconhecimentos identitários..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
RECONHECIMENTO ÉTNICO QUILOMBOLA: REFLEXÕES ACERCA DOS ?RELATÓRIOS DE IDENTIFICAÇÃO? NA PARAÍBA
Descrição: A presente proposta de pesquisa busca construir um levantamento das ações instauradas no cenário estadual paraibano, que objetivam o reconhecimento das comunidades quilombolas e os seus desdobramentos legais, especialmente, a possibilidade de regularização de um território. Ao mesmo tempo, o levantamento nos permitirá recuperar as discussões teóricas instauradas no campo da antropologia, especialmente no Brasil, no que diz respeito às definições e conceitualizações sobre identidade, identidade étnica e processos de reconhecimentos identitários..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2009 - 2011
RACISMO À BRASILEIRA
Descrição: REALIZAMOS COM OS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PADRE EMÍDIO VIANA- CAMPINA GRANDE, UMA OFICINA NA QUAL FORAM DISCUTIDOS TEMA COMO RACISMO, DEMOCRACIA RACIAL, FORMAÇÃO DO PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO, ENTRE OUTRO ASPECTOS..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Jamilly Rodrigues da Cunha - Integrante / Mercia Rejane Rangel Batista - Coordenador / LIGIA DE FRANÇA CARVALHO FONSECA - Integrante / JESSICA CUNHA MEDEIROS - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2009 - 2011
Monitoria de Introdução à Antropologia
Descrição: Monitora da disciplina de Introdução à antropologia, no período de 2009.1..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: REVISTA DE ESTUDOS E INVESTIGAÇÕES ANTROPOLOGICAS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
Prêmio Carlos Estevão, LEME-PPGAS-UFRN.
2012
Apresentação ao Prêmio Claude LéviI-Strauss, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA.
2012
Prêmio Carlos Estevão, Laboratório de Estudos em Movimentos Étnicos.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COSTA, E.2017COSTA, E. ; CAVALCANTE, L. ; CUNHA, J. R. . Acampamentos ?ciganos? 2017: os desafios da implementação de direitos. REVISTA DE ESTUDOS E INVESTIGAÇÕES ANTROPOLÓGICAS, v. ii, p. 239, 2017.

2.
CUNHA, J. R.2017CUNHA, J. R.; GOMES, F. J. . Identidade cigana e escola: O caso dos Calon em um município da Paraíba. REVISTA DE ESTUDOS E INVESTIGAÇÕES ANTROPOLÓGICAS, v. II, p. 49, 2017.

3.
1CUNHA, J. R.2015CUNHA, J. R.. Ativismo cigano: Discutindo ações e contextos a partir da comunidade cigana de Condado (PB) no processo de (re)construção de sua identidade étnica. Revista ARIÚS, v. 19, p. 06, 2015.

4.
2CUNHA, J. R.2013CUNHA, J. R.; Batista, M. R. R. . Os ciganos em Sousa-PB: Refletindo os modos de ser cigano a partir do atual cenário político brasileiro.. Interfaces de Saberes (FAFICA. Online), v. 13, p. 187.33.80.179, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CUNHA, J. R.. O Centro Calon de Desenvolvimento Integral: Analisando a intervenção do estado brasileiro no interior de um grupo cigano. In: IV Reunião Equatorial de Antropologia, 2013, Fortaleza. O Centro Calon de Desenvolvimento Integral: Analisando a intervenção do estado brasileiro no interior de um grupo cigano, 2013.

2.
CUNHA, J. R.; Batista, M. R. R. ; GOLDFARB, M. P. L. . Processos associativista entre ciganos: discutindo o projeto político de uma família cigana em Condado-PB.. In: 29° Reunião Brasileira de Antropologia, 2004, Natal. Processos associativista entre ciganos: discutindo o projeto político de uma família cigana em Condado-PB., 2014.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CUNHA, J. R.. TITULO: RECONHECIMENTO ÉTNICO QUILOMBOLA: REFLEXÕES ACERCA DOS ?RELATÓRIOS DE IDENTIFICAÇÃO? NA PARAÍBA.. In: VII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2010, CAMPINA GRANDE. C&T DESIGUALDADES REGIONAIS DO BRASIL, 2010. v. II.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CUNHA, J. R.. Pensando Identidade na contemporaneidade e a construção da pesquisa etnográfica. In: I SEMINÁRIO DE ANTROPOLOGIA DO PPGA, 2013, RECIFE. Desafios metodológicos na antropologia: entre clássicos e contemporâneos, 2013.

2.
CUNHA, J. R.. QUEM PESQUISA QUEM?: A relação pesquisador-informante e o trabalho de campo na antropologia. In: XVII ENCONTRO NACIONAL DOS GRUPOS PET-ENAPET, 2012, SÃO LUIZ. EDUCAÇÃO TUTORIAL: novos rumos, novas fronteiras, 2012.

3.
CUNHA, J. R.. REFLETINDO SOBRE AS PRINCIPAIS DIFICULDADES NA IMPLANTAÇÃO DOS DIREITOS DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS NA PARAÍBA. In: IV JORNADA DE ESTUDOS SOBRE ETNICIDADE DE PERNAMBUCO, 2011, RECIFE. JORNADA DE ESTUDOS SOBRE ETNICIDADE DE PERNAMBUCO, 2011.

4.
CUNHA, J. R.. A PERSPECTIVA TEÓRICA DO ESTRUTURALISMO E FUNCIONALISMO. In: X ENEPET, 2011, NATAL. PET +10 - REENCONTRO PARA NOVAS IDEIAIS, 2011.

5.
CUNHA, J. R.. Um estudo sobre identidade, raça e demandas sociais: as novas etnias e a pesquisa em Antropologia.. In: XI ENAPET, 2010, NATAL. ANAIS DO ENAPET- ENCONTRA NACIONAL DO GRUPO PET, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
CUNHA, J. R.. Povos Romani e o acesso a saúde. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CUNHA, J. R.. Povos Romani e o acesso a saúde. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CUNHA, J. R.. METODOLOGIA QUALITATIVA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CUNHA, J. R.. Povos Romani ? os assim chamados Ciganos: da invisibilidade à cidadania. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CUNHA, J. R.. O empoderamento da mulher cigana: romper com a invisibilidade e o desafio da afirmação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CUNHA, J. R.. Ser Cigano: etnicidade, identidade e essencialismo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CUNHA, J. R.. Olhe nosso Centro! Aqui somos todos ciganos: construções identitárias e dinâmicas políticas entre os Calon de Sousa-PB. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CUNHA, J. R.. Os ciganos no sertão da Paraíba: alguns contextos de pesquisa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CUNHA, J. R.. Os ciganos, o cenário de invisibilidade e a recente tentativa de ?integrar?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CUNHA, J. R.; Batista, M. R. R. ; GOLDFARB, M. P. L. . Processos associativista entre ciganos: discutindo o projeto político de uma família cigana em Condado-PB.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CUNHA, J. R.; Batista, M. R. R. . O Centro Calon de Desenvolvimento Integral: As novas configurações da comunidade cigana que vive em Sousa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CUNHA, J. R.; Batista, M. R. R. . O Centro Calon de Desenvolvimento Integral: Analisando a intervenção do estado brasileiro no interior de um grupo cigano. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CUNHA, J. R.. Pensando Identidade na contemporaneidade e a construção da pesquisa etnográfica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CUNHA, J. R.. 'O QUE QUEREM OS CIGANOS?' NOTAS SOBRE AS RELAÇÕES SOCIAIS/POLÍTICAS INSTAURADAS NO UNIVERSO DE SOUSA-PB.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
CUNHA, J. R.. A reconstrução do conhecimento social no trabalho de campo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
CUNHA, J. R.; Batista, M. R. R. . Racismo à Brasileira: discutindo as desigualdades raciais e sociais... 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
Batista, M. R. R. ; CUNHA, J. R. . ?O papel de um jornal paraibano na construção da imagem dos ciganos?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
CUNHA, J. R.; Batista, M. R. R. . QUEM PESQUISA QUEM? A RELAÇÃO PESQUISADOR-INFORMANTE E O TRABALHO DE CAMPO NA ANTROPOLOGIA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
CUNHA, J. R.; MEDEIROS, J. C. . PENSANDO IDENTIDADE, DEMANDAS E O SEDENTARISMO ENTRE OS CIGANOS DA PARAÍBA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
CUNHA, J. R.; Batista, M. R. R. . ?Refletindo sobre as Principais Dificuldades na implantação dos Direitos das Comunidades Quilombolas na Paraíba?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
CUNHA, J. R.. RECONHECIMENTO ÉTNICO QUILOMBOLA: REFLEXÕES ACERCA DOS RELATÓRIOS DE IDENTIFICAÇÃO NA PARAÍBA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
CUNHA, J. R.. PERSPECTIVA TEÓRICA DO FUNCIONALISMO BRITÂNICO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
CUNHA, J. R.. A perspectiva teórica do Estruturalismo e do Funcionalismo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
CUNHA, J. R.; Batista, M. R. R. . Reconhecimento Étnico Quilombola: Reflexões acerca dos Relatórios de Identificação na Paraíba. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
CUNHA, J. R.. Um Estudo sobre Identidade, Raça e Demandas Sociais : as novas etnias e a pesquisa em Antropologia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
CUNHA, J. R.. Reconhecimento Étnico Quilombola: Reflexões acerca dos Relatórios de Identificação na Paraíba. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
CUNHA, J. R.; Batista, M. R. R. . RACISMO À BRASILEIRA: DISCUTINDO AS DESIGUALDADES SOCIAIS E RACIAIS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
CUNHA, J. R.; Batista, M. R. R. . AS NOVAS ETNIAS E O PROCESSO DE DEMANDA POR DIREITOS: PESQUISAS EM ANTROPOLOGIA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
CUNHA, J. R.; Batista, M. R. R. . UM ESTUDO SOBRE RAÇA, IDENTIDADE E DEMANDAS SOCIAIS: AS NOVAS ETNIAS E A PESQUISA ANTROPOLOGICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
CUNHA, J. R.. Gênero e Sexualidades 2016 (Organização de revista).


Demais tipos de produção técnica
1.
CUNHA, J. R.. REVISTA DE ESTUDOS E INVESTIGAÇÕES ANTROPOLOGICAS. 2016. (Editoração/Periódico).

2.
CUNHA, J. R.; Batista, M. R. R. . Comunidades ciganas na Paraíba. Levantamento das fontes histórico-documentais sobre o tema e o mapeamento das discussões a respeito das demandas por acesso às políticas públicas diferenciadas.. 2012. (Relatório de pesquisa).

3.
CUNHA, J. R.; MEDEIROS, J. C. ; Batista, M. R. R. ; FONSECA, L. F. C. . VAMOS DISCUTIR O SISTEMA DE COTAS IMPLANTADO NO BRASIL? COTAS: RACIAL? SOCIAL? ÉTNICO?. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
CUNHA, J. R.; Batista, M. R. R. . RECONHECIMENTO ÉTNICO QUILOMBOLA: REFLEXÕES ACERCA DOS RELATÓRIOS DE IDENTIFICAÇÃO NA PARAÍBA. 2010. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CUNHA, J. R.. Participação em banca de Anaíra Sarmento.Aqui quem manda somos nós. A história do único acampamento cigano chefiado por mulheres.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DESFAZENDO GÊNERO. 2017. (Seminário).

2.
30º REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA.O empoderamento da mulher cigana: romper com a invisibilidade e o desafio da afirmação. 2016. (Encontro).

3.
Capacitação em Pesquisa CIganos no Nordeste.METODOLOGIA QUALITATIVA. 2016. (Encontro).

4.
I SEMINÁRIO DIÁLOGOS INTERCULTURAIS POVOS CIGANOS NO AGRESTE DE DE PERNAMBUCO.POVOS CIGANOS NO BRASIL. 2015. (Seminário).

5.
V REUNIÃO EQUATORIAL DE ANTROPOLOGIA.«Olhe nosso Centro! Aqui somos todos ciganos: construções identitárias e dinâmicas políticas entre os Calon de Sousa-PB. 2015. (Encontro).

6.
29°Reunião Brasileira de Antropologia.Processos associativista entre ciganos: discutindo o projeto político de uma família cigana em Condado-PB.. 2014. (Outra).

7.
Comemorações do Dia Internacional do cigano.Os ciganos no sertão da Paraíba: alguns contextos de pesquisa. 2014. (Encontro).

8.
I CirKula.Os ciganos, o cenário de invisibilidade e a recente tentativa de ?integrar?. 2014. (Seminário).

9.
Seminário sobre Povos Ciganos em Pernambuco.Etnografando os ciganos de Condado: algumas notas de pesquisa. 2014. (Seminário).

10.
13° Encontro de Ciências Sociais. 2013. (Encontro).

11.
III Semana de Antropologia do PPGA/UFPB."O QUE QUEREM OS CIGANOS?" NOTAS SOBRE AS RELAÇÕES SOCIAIS/POLÍTICAS INSTAURADAS NO UNIVERSO DE SOUSA-PB.. 2013. (Encontro).

12.
I Seminário de Antropologia.PENSANDO IDENTIDADE NA CONTEMPORANEIDADE E A CONSTRUÇÃO DA PESQUISA ETNOGRÁFICA. 2013. (Seminário).

13.
IV Reunião Equatorial de Antropologia e XIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste..O Centro Calon de Desenvolvimento Integral: Analisando a intervenção do estado brasileiro no interior de um grupo cigano.. 2013. (Outra).

14.
VI SEMINÁRIO DO LEME.O Centro Calon de Desenvolvimento Integral: As novas configurações da comunidade cigana que vive em Sousa. 2013. (Seminário).

15.
28º REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA. O papel de um jornal paraibano na construção da imagem dos ciganos. 2012. (Congresso).

16.
XI ENEPET - PET E CONHECIMENTO COLABORATIVO.A RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOCIAL NO TRABALHO DE CAMPO. 2012. (Encontro).

17.
III ENCAD - Encontro de Administração da Universidade Federal de Campina Grande..Racismo à Brasileira: discutindo as desigualdades raciais e sociais... 2011. (Encontro).

18.
IV JORNADA DE ESTUDOS SOBRE ETNICIDADE DE PERNAMMBUCO.REFLETINDO AS PRINCIPAIS DIFICULDADES NA IMPLANTAÇÃO DOS DIREITOS DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DA PARAÍBA. 2011. (Outra).

19.
VI SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS EM MOVIMENTO ÉTNICOS.REFLETINDO SOBRE AS PRINCIPAIS DIFICULDADES NA IMPLANTAÇÃO DOS DIREITOS DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS NA PARAIBA. 2011. (Seminário).

20.
V Sarau Cultural- Memórias, Performances e Sensibilidade.?UM ESTUDO SOBRE IDENTIDADE, RAÇA E DEMANDAS SOCIAIS: as novas etnias e pesquisas em Antropologia?. 2011. (Encontro).

21.
X ENCONTRO NORDESTINO DOS GRUPOS PET-ENEPET.A Perspeciva teórica do Estruturalismo e do Funcionalismo. 2011. (Encontro).

22.
ENEPET.RACISMO À BRASILEIRA: DISCUTINDO AS DESIGUALDADES SOCIAIS E RACIAIS. 2010. (Encontro).

23.
III SEMINÁRIO DO LEME.RECONHECIMENTO ÉTNICO QUILOMBOLA: REFLEXÕES ACERCA DOS RELATÓRIOS DE IDENTIFICAÇÃO DA PARAÍBA. 2010. (Seminário).

24.
III SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS DE HISTÓRIA R INDÍGENAS. 2010. (Seminário).

25.
IX ENPET.AS NOVAS ETNIAS E O PROCESSO DE DEMANDA POR DIREITOS: PESQUISAS EM ANTROPOLOGIA. 2010. (Encontro).

26.
VII CONCRESSO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UFCG. Reconhecimento Étnico Quilombola: Reflexões acerca dos Relatórios de Identificação na Paraíba. 2010. (Congresso).

27.
VIII Fórum Paraibano dos Grupos PET. 2010. (Outra).

28.
XI Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades.Um Estudo sobre Identidade, Raça e Demandas Sociais : as novas etnias e a pesquisa em Antropologia. 2010. (Outra).

29.
ENECS-ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS SOCIAIS. 2009. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CUNHA, J. R.. REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA. 2016. (Congresso).

2.
CUNHA, J. R.. Mostra audiovisual e fotográfica Cirkula. 2016. (Congresso).

3.
CUNHA, J. R.. III CIRKULA - INSIDERS E OUTSIDERS, ANTROPOLOGIA EM MOVIMENTO. 2016. (Congresso).

4.
CUNHA, J. R.. II CIRKULA HABILIDADES E SABERES ANTROPOLÓGICOS. 2015. (Congresso).

5.
CUNHA, J. R.. I CirKula - Habilidades e Saberes Antropologicos. 2014. (Outro).

6.
CUNHA, J. R.. I Seminário de Antropologia do PPGA/UFPE. 2013. (Congresso).

7.
CUNHA, J. R.. V Jornada de Estudos sobre Etnicidade. 2013. (Outro).

8.
CUNHA, J. R.. X FÓRUM PARAIBANO DOS GRUPOS PET. 2012. (Outro).

9.
CUNHA, J. R.. MINICURSO: A Utilização de Mapas Cognitivos Adaptados à Medidas Qualitativas de Política Cultural. 2012. (Outro).

10.
CUNHA, J. R.. PET de A a Z. 2011. (Exposição).

11.
CUNHA, J. R.. PET de A a Z. 2010. (Exposição).

12.
CUNHA, J. R.; FONSECA, L. F. C. ; Batista, M. R. R. . V Seminário Multidisciplinar sobre Diabetes.. 2010. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 23:53:11