Vanessa Alves Vargas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9958218175191183
  • Última atualização do currículo em 16/02/2016


Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande PPGEDU /FURG. Graduada em Pedagogia Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande-FURG (2011). Onde atuou como bolsista durante 2008 a 2011, no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente ? CAIC/FURG desenvolvendo projetos e pesquisas junto às crianças. Nesta mesma E.M.E.F Cidade do Rio Grande CAIC/FURG foi bolsista de Iniciação a Docência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID nos anos de 2010 e 2011, e em 2012 foi professora contratada da Educação Infantil nesse mesmo centro (CAIC). Atualmente atua como professora alfabetizadora nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na E.E.E.M. Engenheiro Roberto Bastos Tellechea e participa do PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual é um programa integrado cujo objetivo é a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais brasileiras. E-mail: vanessaalvesvargas@gmail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vanessa Alves Vargas
Nome em citações bibliográficas
VARGAS, V. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal do Rio Grande.
Av. Itália Km 8
Carreiros
96201-000 - Rio Grande, RS - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em EDUCAÇÂO.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Linguagens Infantis: As infâncias vividas nos momentos do brincar na Educação Infantil,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Vilmar Alves Pereira.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Infância.
2008 - 2011
Graduação em Pedagogia Licenciatura.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Uma breve reflexão sobre as rodas de conversa na Educação Infantil..
Orientador: Maria Renata Alonso Mota.




Formação Complementar


2013
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. (Carga horária: 240h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2015 - 2015
Leitura e escrita: desafios/Matemática fácil e prazerosa. (Carga horária: 4h).
Sesc- Fecomércio RS, SESC, Brasil.
2012 - 2012
Aluna especial no PPGEDU: Teorias da Educação.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em A ecologia da violência sexual contra crianças. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Repensando a Prática Pedagógica na Ed. Infantil. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2009 - 2009
A escola que se vive e a escola que se sonha:. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2009 - 2009
Programa de Educação Familiar. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Programa de Intervenção Psicoeducacional. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2008 - 2008
Capacitação para o Programa de Intervenção Psicoed. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2002 - 2002
IPD WINDOWS WORD EXCEL POWER POINT MULTIMÍDIA. (Carga horária: 80h).
Exattus, INFORMÁTICA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora no Projeto Olhares Sul-Rio-Grandenses, Carga horária: 10

Atividades

4/2010 - 12/2011
Extensão universitária , Furg, .

Atividade de extensão realizada
Atividades de Pesquisa e Extensão no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID.
10/2009 - 02/2010
Estágios , FURG, .

Estágio realizado
Atividades desenvolvidas como bolsista no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente - CAIC/FURG: Assessoria Pedagógica, acompanhamento aos estudantes, professoras e coordenação pedagógica, desenvolvendo projetos de incentivo à leitura..
08/2009 - 12/2009
Extensão universitária , FURG, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de Ensino "Ler e Interpretar o Mundo", promovido pelo Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG..
08/2009 - 12/2009
Extensão universitária , FURG, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão "Histórias em Rede", atividade vinculada ao Projeto Repensando a Prática Pedagógica, desenvolvida pelo Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente - CAIC/FURG..
4/2008 - 11/2008
Extensão universitária , FURG, .

Atividade de extensão realizada
Participação no Projeto de extensão "Educação Inicial e Continuada: Construindo pontes entre a Universidade e a Escola", promovido pelo Núcleo de Educação de Zero a Seis anos..

E.E.E.F Imperial Marinheiro Marcílio Dias, E.E.E.F, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Nomeada dos Anos Iniciais, Carga horária: 20


Centro de Atenção Integral a Criança e ao Adolescente, CAIC/FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsa Trabalho, Enquadramento Funcional: Professora Contratada da Educação Infantil, Carga horária: 8
Outras informações
Participo do Projeto Histórias em Rede, o qual visa despertar nas crianças o gosto pela leitura de histórias infantis e a contação dessas histórias entre as crianças das diferentes turmas da educação infantil do CAIC e posteriormente ampliar tal contação para outra escola do contexto comunitário das crianças.Além de possibilitar as crianças que leiam e manuseiem/explorem os livros infantis promovendo um ambiente de letramento a elas. Cabe salientar que desenvolvo esse projeto juntamente com as crianças quando a professora regente está em formação continuada e na sua hora atividade.


E.E.E.M Engenheiro Roberto Bastos Tellechea, E.E.E.M, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Nomeada dos Anos Iniciais, Carga horária: 40
Outras informações
Professora Alfabetizadora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Leituras de Infância e Mundo da Vida: um estudo a partir do contexto de crianças que estudam no CAIC RG e CAIC-SJN.
Descrição: Descrição: Este Projeto se propõe realizar um estudo sobre a Construção Social da Infância a partir do contexto da Escola Municipal Cidade do Rio Grande que atende o público da comunidade e da Escola de São José do Norte E.M.E.F. João de Deus Collares (CAIC) que atua da Pré-escola até 9º ano situada Esta escola situada no Bairro Tamandaré. A pergunta orientadora do estudo consiste em perguntar como se dá a construção social da infância nesses contextos? ou de outro modo, como a infância é vivida a partir de situações menos favorecidas? Temos por objetivos: proporcionar compreensões e leituras da infância em contexto onde vivem crianças em situações menos favorecidas; conhecer os projetos desenvolvidos com crianças nesses contextos e a forma que contribuem para o favorecimento de novas aprendizagens; Identificar que direitos são preservados no sentido da vivência plena da infância; Diagnosticar quantas crianças participam de atividades recreativas e quais são essas atividades; Identificar se nesses contextos existem ambientes de lazer disponíveis as crianças (pracinhas, campos de futebol, quadras poliesportivas, pistas de skate) ; Criar em parceria com as secretarias municipais de educação no sentido de sugerir uma proposta de intervenção visando melhorar a qualidade de vida das crianças nessas escolas caso seja necessário; envolver acadêmicos do Curso de Licenciatura em Pedagogia da FURG tanto na execução da pesquisa, quanto no desenvolvimento da proposta de intervenção. A orientação metodológica do estudo é qualitativa com abordagem epistemológica da Hermenêutica Filosófica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Vilmar Alves Pereira - Coordenador / Vilmar Alves Pereira - Integrante..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Vanessa Alves Vargas - Integrante / Vilmar Alves Pereira - Coordenador.
2009 - 2011
Educação Familiar: Estratégias de intervenção protetiva e as interfaces com a Educação Ambiental
Descrição: Descrição: Apesar de ser considerada uma educação não-formal por realizar-se nas relações cotidianas sociais e comunitárias fora do âmbito escolar, a educação nas famílias não deve mais ser pensada e abordada como neutra, naturalizada e descompromissada com a mudança social. O grupo familiar deve ser e estar inserido e participante do processo educativo ambiental. Os programas de educação e apoio familiar devem ser elaborados para serem os propulsores de bem estar e de oportunidades de comprometimento na participação destas populações nas negociações e decisões para que possam ser cidadãos gestores do ambiente em que se inserem. Diante destas considerações, foi elaborado um projeto de Doutorado em Educação Ambiental com o objetivo de identificar os Programas de Educação e Apoio Familiar existentes e compreender o seu papel no fortalecimento destes grupos familiares. Para isso, pretende-se mapear os programas federais, estaduais e municipais de atendimento às famílias e realizar um Programa de Educação e Apoio Familiar em parceria com os conselhos tutelares e escolas públicas do município de Rio Grande/ RS. A partir da pesquisa e intervenção busca-se apontar as contribuições da perspectiva da Educação Ambiental para a formulação e/ou potencialização de programas educativos familiares e comunitários. Os programas de atendimento familiar podem contribuir para a educação ambiental não-formal ao potencializar e possibilitar condições para que as famílias possam refletir e construir ações educativas mais dialógicas e emancipatórias.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Maria Angela Mattar Yunes - Integrante / Priscila Freitas Chaves - Integrante / Adriana Matos de Carvalho Mendes - Integrante / Sheila Fernandéz Garcia - Integrante / Sandra Helena Santos de Azevedo - Integrante / Deise Araújo Christello - Integrante / Juana Gabriela Rosa Benitez - Integrante / Ana Maria Tomas de Almeida -.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Vanessa Alves Vargas - Integrante / Maria Angela Mattar Yunes - Integrante / Viviane Quandt - Integrante / Narjara Mendes Garcia - Coordenador / Priscila Freitas Chaves - Integrante / Adriana Matos de Carvalho Mendes - Integrante / Sheila Fernandéz Garcia - Integrante / Sandra Helena Santos de Azevedo - Integrante / Deise Araújo Christello - Integrante / Juana Gabriela Rosa Benitez - Integrante / Ana Maria Tomas de Almeida - Integrante / Carla Araújo - Integrante.
2008 - 2008
Participação no Programa Voluntário de Qualificação Acadêmica, no Instituto das Ciências e da Informação, na atividade/projeto Programa de Intervenção Psicoeducacional com professores e alunos do Ensino Fundamental:
Descrição: Programa de Intervenção Psicoeducacional realizado com professores e alunos do Ensino Fundamental visando construir estratégias para denuncias de abuso sexual contra crianças..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2015
Olhares sul-rio-grandenses na formação continuada de jovens e adultos
Descrição: Este projeto se propõe a discutir e apresentar uma proposta concreta de Formação Continuada aos Educadores e Educadoras da Educação de Jovens e Adultos através das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs. Desse modo, se propõe oferecer um curso de formação com Educadores (as) através da demanda e da parceria com a Secretaria Municipal da Educação do Rio Grande e da 18ª Coordenadoria Regional de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. A proposta de formação envolverá educadores da Educação Básica de Escolas situadas desde o Município de São José do Norte, Rio Grande Santa Vitória indo até o Chuí. O curso visa contribuir para o aperfeiçoamento de professores para o exercício da prática pedagógica na docência da EJA, em diferentes áreas do conhecimento, de acordo com a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica e considerando a necessidade de inclusão digital na Educação de Jovens e Adultos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Vanessa Alves Vargas - Integrante / José Roberto de Lima Dias - Integrante / Vilmar Alves Pereira - Coordenador / Júlia Guimarães Neves - Integrante / Lisiane Costa Claro - Integrante / Mariza de Sena Rodrigues - Integrante / Luciane Oliveira Lemos - Integrante / Paola Reyer Marques - Integrante / Veridiana Gomes Caseira - Integrante / Sicero Agostinho Miranda - Integrante / Flávia Luciane Pinheiro Gonzales - Integrante / Marcia Meyer Rodrigues - Integrante / Márcia Luciana de Castro Furtado Agostinho - Integrante.
2008 - 2008
Educação inicial e continuada: construindo pontes entre a universidade e a escola
Descrição: Descrição: Este trabalho apresenta um Projeto de Extensão que vem sendo desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande FURG em parceria com uma escola da rede privada do município do Rio Grande. Este tem por objetivo proporcionar ao grupo de professoras da escola um espaço para a educação continuada, incentivando o diálogo coletivo através de problematizações e estudos, assim como oferecer aos(as) estudantes dos Cursos de Pedagogia, um contato com o cotidiano escolar. A metodologia baseia-se no diálogo dos participantes do projeto e na interlocução com diferentes autores, exigindo para isso, o comprometimento com a leitura de referenciais teóricos. Como resultados deste projeto é importante salientar o comprometimento das professoras com a proposta inicial. O fato de poderem falar sobre suas experiências do cotidiano, possibilitou um compartilhar entre as professoras, socializando-se momentos que ocorriam no particular da sala de aula. A aproximação entre os profissionais também é destacada como um importante resultado, uma vez que os afazeres do cotidiano escolar, por diversas vezes, impossibilitam que tenham espaço para conversar. A inserção de estudantes dos já citados cursos da FURG foi tida como positiva pelo grupo de professoras, pois ao mesmo tempo em que possibilitava ganhos em termos de construção de conhecimentos e algumas desmitificações sobre o ensino por parte dos(as) estudantes, gerava um sentimento de respeito e de tranqüilidade vivenciado pelas professoras, uma vez que utilizavam de sua própria carga horária de trabalho para sobre ele pensar. Quanto aos(as) estudantes é importante destacar sua satisfação por terem tido a aproximação com a escola, muitos reafirmando sua escolha profissional...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
Destaque na apresentação de Trabalho na área de Educação. Trabalho intitulado: Experiências de Formação Inicial no Campo da Alfabetização., 10ª Mostra de Produção Universitária - FURG.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VARGAS, V. A.; PEREIRA, V. A. . Construindo Aprendizagens com as crianças da Educação Infantil. In: I Encontro do CIC: Crianças, infâncias e Culturas., 2012, Pelotas. Anais do I Encontro do CIC: Crianças, infâncias e Culturas.. Pelotas: Ufpel, 2012. v. 1. p. 1-8.

2.
VARGAS, V. A.; PERES. J. C . Relato de Experiência: Problematizando Questões Ambientais com as Crianças Pequenas.. In: V CPEA SUL Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul e IV EDEA Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental, 2012, Rio Grande. Anais do V CPEA SUL Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul e IV EDEA Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental. Rio Grande: FURG, 2012. p. 1-5.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
VARGAS, V. A.; PERES. J. C . Experiências de formação inicial na Educação Infantil: Problematizando questões ambientais com as crianças pequenas.. In: II Seminário Internacional de Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande-FURG, 2012, Rio Grande. Anais do II Seminário Internacional de Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Rio Grande: FURG/NUEPEC, 2012. p. 79-81.

2.
QUERES, Patrícia Rosa de Andrade ; VARGAS, V. A. ; SOUSA, T.P. ; RODRIGUES, G.S. . (Re) significando o currículo escolar através do PIBID Pedagogia.. In: Encontro 2011 do PIBID - Institucional, 2011, Rio Grande. Encontro 2011 do PIBID - Institucional. Rio Grande: FURG, 2011. p. 1-4.

3.
TELMO, B.B. ; SOUSA, T.P. ; DORNELLES, L.P.S. ; VARGAS, V. A. ; VIEIRA, B.S. ; SILVA, S.M.G. . Um mundo de aprendizado proporcionado a quem pretende 'ensinar' na Educação Infantil.. In: X Encontro sobre Investigação na Escola, 2010, Rio Grande. X Encontro sobre Investigação na Escola. Rio Grande: FURG, 2010. p. 1-3.

4.
VARGAS, V. A.; GARCIA, N. M. ; SIMOES, G. F. ; SILVA, G. M. F. ; RODRIGUES, E. C. ; POUJEAUX, G. M. ; LAVALL, M. A. F. ; QUANDT, V. ; GONDRAN, T. G. S. ; Yunes, M.A.M . As experiências dos grupos de apoio educativo para as crianças como parte de um programa de educação familiar. In: VIII Mostra da Produção Universitária, 2009, Rio Grande. VIII mostra da produção universitária. Rio Grande: FURG, 2009. p. 1-3.

5.
VARGAS, V. A.; PERES. J. C ; SOTTER. D. A . O que Significa ser criança no Bairro Castelo Branco II?. In: VIII Seminário Educação Infantil em debate: Problematizando Políticas... Consolidando ações para Educação da Infância., 2009, Rio Grande. VIII Seminário Educação Infantil em Debate: Problematizando políticas... Consolidando ações para Educação da Infância.. Rio Grande: FURG, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PERES. J. C ; VARGAS, V. A. ; DELGADO, Ana Cristina Coll . Vivenciando a influência da Mídia no Consumo de Brinquedos entre as Crianças.. In: IX Educação Infantil em Debate: Currículo, Linguagens e Infâncias e VII Encontro Estadual do Fórum Gaúcho de Educação Infantil., 2011, Rio Grande. IX Educação Infantil em Debate: Currículo, Linguagens e Infâncias e VII Encontro Estadual do Fórum Gaúcho de Educação Infantil.. Rio Grande: FURG, 2011. p. 1-1.

2.
VARGAS, V. A.; VIEIRA, Belissa Saadi ; RODRIGUES, Giovana dos Santos ; MOTA, M.R.A. . Práticas Educativas de uma Futura Professora da Educação Infantil. In: IX Educação Infantil em Debate: Currículo, Linguagens e Infâncias e VII Encontro Estadual do Fórum Gaúcho de Educação Infantil., 2011, Rio Grande. IX Educação Infantil em Debate: Currículo, Linguagens e Infâncias e VII Encontro Estadual do Fórum Gaúcho de Educação Infantil.. Rio Grande: FURG, 2011. p. 1-2.

3.
MARQUES, C. E. R. ; QUERES, Patrícia Rosa de Andrade ; SOUSA, T.P. ; MACHADO, Cláudia Maria Xavier ; DORNELLES, L.P.S. ; RODRIGUES, G.S. ; VARGAS, V. A. ; MOTA, M.R.A. . Inserção no Pibid Pedagogia: Contribuições na formações inicial.. In: 10ª Mostra da Produção Universitária: Ciência, tecnologia e compromisso social: um desafio para a Universidade., 2011, Rio Grande. 10ª Mostra da Produção Universitária Ciência, tecnologia e compromisso social: um desafio para a Universidade.. Rio Grande: FURG, 2011. p. 1-2.

4.
VARGAS, V. A.; PERES. J. C . Experiências de Estagio na Alfabetização.. In: 11º Repensando a Prática Pedagógica: dialogando com Paulo Freire, 2011, Rio Grande. Anais do 11º Repensando a Prática Pedagógica: dialogando com Paulo Freire.. Rio Grande: Furg, 2011. v. 1. p. 1-2.

5.
VARGAS, V. A.; PERES. J. C ; GOMES, V. S. . Experiências de Formação Inicial no campo da Alfabetização.. In: 10ª Mostra da Produção Universitária. Ciência, tecnologia e compromisso social: um desafio para a Universidade., 2011, Rio Grande. 10ª Mostra da Produção Universitária. Ciência, tecnologia e compromisso social: um desafio para a Universidade.. Rio Grande: Furg, 2011. p. 1-1.

6.
SOUSA, T.P. ; DORNELLES, L.P.S. ; TELMO, B.B. ; VARGAS, V. A. ; MARQUES, C. E. R. ; RODRIGUES, G.S. ; MOTA, M.R.A. . Observando o mundo com olhos de criança. In: IX Mostra da Produção Universitária, 2010, Rio Grande. 9ª Mostra de Produção Universitária FURG- A Universidade no universo da cidade. Rio Grande: FURG, 2010. p. 1-2.

7.
VARGAS, V. A.; RODRIGUES, G.S. ; MOTA, M.R.A. . Múltiplas e diferentes Linguagens no contexto da Educação Infantil. In: II Seminário Nacional de Linguagem, Cultura e Educação, 2010, Rio Grande. II Seminário Nacional de Linguagem, Cultura e Educação: Dos Meios às Mediações de Ensino. Caderno de Resumos.. Rio Grande: FURG, 2010. p. 64-64.

8.
VARGAS, V. A.; RODRIGUES, G.S. ; MOTA, M.R.A. . As experiências de uma Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência - PIBID no contexto da Educação Infantil. In: 9ª Mostra de Produção Universitária, 2010, Rio Grande. 9ª Mostra de Produção Universitária FURG- A Universidade no universo da cidade. Rio Grande: FURG, 2010. p. 1-2.

9.
VARGAS, V. A.; PERES. J. C ; LIMA, M. A. ; SHMUTZ, A. P. ; AZEVEDO, S. ; BORGES, J. ; COUTINHO, K. ; FIDELIS, S. ; KAISER, S. ; TAROUCO, V. L. ; Pietro, T.A ; Yunes, M.A.M . Inserção Ecológica de acadêmicos no ambiente escolar. In: V Seminário de Práticas Educativas na Infância, 2008, Rio Grande. V Seminário de Práticas Educativas na Infância, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
VARGAS, V. A.; PERES. J. C . Experiências de formação inicial na Educação Infantil: Problematizando questões ambientais com as crianças pequenas.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
VARGAS, V. A.; PERES. J. C . Relato de Experiência: Problematizando Questões Ambientais com as Crianças Pequenas.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
VARGAS, V. A.; PEREIRA, V. A. . Construindo aprendizagens com as crianças da Educação Infantil.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
PERES. J. C ; VARGAS, V. A. ; DELGADO, Ana Cristina Coll . Vivenciando a influência da Mídia no Consumo de Brinquedos entre as Crianças.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
VARGAS, V. A.; VIEIRA, Belissa Saadi ; RODRIGUES, Giovana dos Santos ; MOTA, M.R.A. . Práticas Educativas de uma Futura Professora da Educação Infantil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
VARGAS, V. A.; PERES. J. C ; GOMES, V. S. . Experiências de Formação Inicial no campo da Alfabetização.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
VARGAS, V. A.; PERES. J. C ; GOMES, V. S. . Experiências de Estágio na Alfabetização.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
VARGAS, V. A.; RODRIGUES, Giovana dos Santos ; Maria Renata Alonso Mota . Múltiplas e diferentes Linguagens no Contexto da Educação Infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
TELMO, B.B. ; SOUSA, T.P. ; DORNELLES, L.P.S. ; VARGAS, V. A. ; VIEIRA, Belissa Saadi ; SILVA, S.M.G. . Um mundo de aprendizado proporcionado a quem pretende 'ensinar' na Educação Infantil.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
VARGAS, V. A.; RODRIGUES, Giovana dos Santos ; MOTA, M.R.A. . As experiências de uma bolsista do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à docência - PIBID no contexto da Educação Infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
QUANDT, V. ; GARCIA, N. M. ; VARGAS, V. A. ; SILVA, G. M. F. ; SIMOES, G. F. ; RODRIGUES, E. C. ; POUJEAUX, G. M. ; LAVALL, M. A. F. ; GONDRAN, T. G. S. ; Yunes, M.A.M . As experiências dos grupos de apoio educativo para as crianças: como parte de um programa de educação familiar.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
VARGAS, V. A.; GARCIA, N. M. ; SIMOES, G. F. ; SILVA, G. M. F. ; RODRIGUES, E. C. ; POUJEAUX, G. M. ; LAVALL, M. A. F. ; QUANDT, V. ; GONDRAN, T. G. S. ; Yunes, M.A.M . As experiências dos grupos de apoio educativo para as crianças como parte de um programa de educação familiar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
PERES. J. C ; VARGAS, V. A. ; Pietro, T.A ; Yunes, M.A.M . A importância do brincar para o desenvolvimento Infantil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
VARGAS, V. A.; PERES. J. C ; SOTTER. D. A . O que significa ser criança no Bairro Castelo Branco II. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
HAFFELE, M. V. S. ; OLIVEIRA, F. O. ; PERES. J. C ; VARGAS, V. A. ; FIDELIS, S. . Universo Infantil: Um olhar sobre seus cuidados na perspectiva da história.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
PERES. J. C ; VARGAS, V. A. ; SOTTER. D. A . Prática de Formação Inicial no CAIC. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
OLIVEIRA, F. O. ; HAFFELE, M. V. S. ; PERES. J. C ; VARGAS, V. A. . O olhar para o Universo Infantil: paradigmas correntes sobre a criança na história. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
VARGAS, V. A.; PERES. J. C ; DIAS, J. R. L. . Os motivos que levam a evasão na classe de jovens e adultos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
VARGAS, V. A.; PERES. J. C ; SOTTER. D. A . O que Significa ser Criança no Bairro Castelo Branco II. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
VARGAS, V. A.; PERES. J. C ; LIMA, M. A. ; SHMUTZ, A. P. ; AZEVEDO, S. ; SENA, B. ; BORGES, J. ; COUTINHO, K. ; FIDELIS, S. ; KAISER, S. ; LAVALL, M. A. F. ; MAGALHAES, R. ; PEDERZOLLI, P. ; TAROUCO, V. L. ; Pietro, T.A ; Yunes, M.A.M . Inserção Ecológica de acadêmicos no ambiente escolar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
VARGAS, V. A.. Monitora no I Encontro do CIC: Crianças, Infâncias e Culturas: Pesquisas e Práticas em Diálogo.. 2012.

Trabalhos técnicos


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário de Formação para Professores do Ciclo da Alfabetização. 2015. (Seminário).

2.
V CPEASul- Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul e IV EDEA- Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental. 2013. (Encontro).

3.
XV Encontro de Pós-Graduação na XII Mostra da ProduçãoUniversitária.Projeto conhecendo o mundinho, as plantas e os animais do nosso lugar uma forma de problematizar questões ambientais com as crianças pequenas. 2013. (Encontro).

4.
I Encontro do CIC: Crianças, Infâncias e Culturas: Pesquisas e Práticas em Diálogo..Construindo aprendizagens com as crianças da Educação Infantil.. 2012. (Encontro).

5.
II Seminário Internacional de Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande- FURG.Experiências de formação inicial na Educação Infantil: Problematizando questões ambientais com as crianças pequenas.. 2012. (Seminário).

6.
V Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul - V CEPEASul e IV Encontro e Diálogos pela Educação Ambiental - IV EDEA.Relato de Experiência: Problematizando Questões Ambientais com as Crianças Pequenas.. 2012. (Encontro).

7.
XI Mostra da Produção Universitária.Problematizações sobre a importância do diálogo nas rodas de conversa em face a sociedade contemporânea. 2012. (Seminário).

8.
X Jornada de Estudos do CEP-Rua " A escola e seus entornos: tecendo redes protetoras". 2012. (Seminário).

9.
IX Educação Infantil em Debate: Currículo, Linguagens e Infâncias e VII Encontro Estadual do Fórum Gaúcho de Educação Infantil..Práticas Educativas de uma Futura Professora da Educação Infantil.. 2011. (Seminário).

10.
XI Repensando as Práticas Pedagógicas: Dialogando com Paulo Freire.Experiências de Estágio na Alfabetização. 2011. (Seminário).

11.
X Mostra da Produção Universitária.Experiências de Formação Inicial no campo da Alfabetização. 2011. (Seminário).

12.
II Seminário Nacional de Linguagem, Cultura e Educação.Múltiplas e diferentes Linguagens no Contexto da Educação Infantil. 2010. (Seminário).

13.
I Seminário "Outras Estéticas nos Fazeres Pedagógicos". 2010. (Seminário).

14.
IX Mostra da Produção Universitária. As experiências de uma bolsista do programa institucional de Bolsa de Iniciação à docência - PIBID no contexto da Educação Infantil. 2010. (Congresso).

15.
X Encontro sobre Investigação na Escola: 'Rodas de formação de professores em conversas de sala de aula.Um mundo de aprendizado proporcionado a quem pretende "ensinar" na Educação Infantil.. 2010. (Encontro).

16.
4° Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade. 2009. (Seminário).

17.
Aula Inaugural do Ano Letivo de Pedagogia. 2009. (Encontro).

18.
Palestra Exploração Sexual: identificando a realidade e propondo estratégias de enfrentamento. 2009. (Encontro).

19.
Seminário e mostra sobre a cultura do brincar em Rio Grande. 2009. (Seminário).

20.
VIII Mostra da Produção Universitária.As Experiências dos grupos de apoio educativo para as crianças como parte de um programa de educação familiar. 2009. (Seminário).

21.
VIII Seminário Educação Infantil em debate: Problematizando Políticas... Consoidando ações para Educação da Infância..O que significa ser criannça no bairro Castelo Branco II?. 2009. (Seminário).

22.
X Semana Acadêmica de Pedagogia- Que currículo? que Pedagogia?.O que significa ser criança no Bairro Castelo Branco II?. 2009. (Seminário).

23.
Aula Inaugural do Ano Letivo de Pedagogia. 2008. (Encontro).

24.
Ciclo de Oficinas da IX Semana Acadêmica de Pedagogia. 2008. (Oficina).

25.
II Congresso Nacional de Alfabetização e Educação Ambiental. 2008. (Congresso).

26.
IX Semana Acadêmica de Pedagogia - A Educação gera conhecimento, o conhecimento gera sabedoria e só um povo sábio pode mudar o planeta.. 2008. (Outra).

27.
Oficina no V Seminário de Práticas Educativas na Infância. 2008. (Seminário).

28.
Palestra Instituições de Abrigo e Repercussões no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes. 2008. (Outra).

29.
Palestra Violência e Direitos Humanos. 2008. (Outra).

30.
VII Mostra da Produção Universitária. 2008. (Seminário).

31.
VI Jornada de Estudos do CEP-RUA/FURG: Discutindo e Retratando Cenários de Violência. 2008. (Outra).

32.
V Seminário de Práticas Educativas na Infância.Inserção Ecológica de Acadêmicos no ambiente escolar. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, V. A. ; VARGAS, V. A. ; NEVES, J. G. ; CLARO, L. C. . VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire. 2013. (Congresso).

2.
VARGAS, V. A.. X Encontro sobre Investigação na Escola. PIBID. 2010. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
VARGAS, V. A.; PERES. J. C ; GOMES, V. S. . Experiências de Estágio na Alfabetização.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 24:06:05